dicas de doha qatar - National Museum of Qatar
Oriente Médio

Dicas de DOHA QATAR – Vale a pena visitar além da conexão?

Encontre aqui nesse post dicas de DOHA QATAR. Saiba o que fazer em Doha, a capital do Qatar. Dicas de onde ficar (dicas de hotéis em Doha), restaurantes, segurança e muito mais. Claro que vamos considerar a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, mas nossa ideia é ir além disso como conteúdo.

Para trazer esse conteúdo aqui no blog, convidei a querida Ju Nakad
do instagram @natripdaju e do blog natripdaju.com.br


Por Ju Nakad:

VALE A PENA VISITAR DOHA?

Sou daquelas que adora deixar um suspense no texto e dar a resposta no final, mas dessa vez vou estragar a surpresa: Sim! Vale a pena visitar Doha, capital do Catar. Ainda mais se você estiver voando Qatar Airways, aproveite para fazer um stopover. Dois a três dias são suficientes para visitar museus, estádios e bibliotecas projetados pelos maiores arquitetos do mundo, fazer comprinhas no Souq e conhecer um dos poucos desertos do mundo banhados pelo oceano! Uma cidade onde a modernidade encontra a tradição árabe.

PASSEIO DESERTO QATAR
Sunset no deserto – DOHA QATAR | foto: Ju Nakad

Se mesmo assim você preferir não esticar e tiver apenas uma conexão longa no aeroporto (8 horas ou mais), recomendo fortemente fazer uma passeio de algumas horas pela cidade. Assim que sair do avião, procure o quiosque da “Discover Qatar”.

São duas opções de passeio: principais pontos turísticos (a partir de 25 euros) ou 4X4 no deserto (tipo 100 euros). Eles cuidam de tudo e se responsabilizam em estar de volta em segurança para o horário do seu vôo. Você não vai se arrepender. Falaram tanto que o aeroporto de Doha era sensacional e não achei nada demais, já vi muitosss aeroportos mais confortáveis, completos e interessantes pelo mundo. Então confia em mim e váaa passear!

Apesar do Catar ser o país mais rico do mundo, não é nada fácil competir com seus poderosos vizinhos, especialmente os Emirados Árabes com Dubai e Abu Dhabi já bem posicionadas no cenário do turismo. Com a Copa do Mundo da FIFA, que será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, esse pequeno emirado do Oriente Médio está em destaque, fazendo pesados investimentos para receber bem o mundo, se consolidar como opção de destino turístico da região e encontrar um lugar ao sol.

DOHA CATAR ESTÁDIOS DA COPA - LUSAIL ICONIC STADIUM
Lusail Iconic Stadium- receberá a grande final da Copa 2022 | foto: Ju Nakad
DOHA CATAR ESTÁDIOS DA COPA - STADIUM 974
Stadium 974 – um dos estádios da Copa 2022. O nome refere-se a quantidade de contêineres usados para sua construção | foto: Ju Nakad

::: Leia aqui todas as nossas dicas de Dubai
::: Leia aqui todas as nossas dicas de Abu Dhabi

E por falar em sol…que calor, gente! Evite ir nos meses mais quentes (de maio a setembro) mas se você, assim como eu, não tiver outra oportunidade, vá assim mesmo. Só se prepare. O clima desértico é insuportável, daqueles que o calor vai subindo queimando a perna e não conseguimos ficar mais do que 10 minutos caminhando outdoor. Os óculos até embaçam quando a gente sai. Os termômetros marcam de 38 a 40 graus À NOITE!!! Por isso a mudança da Copa para o mês de novembro.


ONDE FICAR

A oferta de hotéis é excelente e achei os preços beemmm justos, assim como a comida e os itens do mercado local. Eu não falei barato, hein! Falei justo!

Eu me hospedei no hotel Marsa Malaz Kempinski-The Pearl e super indico. Serviço gentil e impecável e quarto gigante com aquela decoração árabe que amooo. Com várias piscinas e de frente para praia, spa e boas opções de restaurantes também.

Outros hotéis recomendados: Mandarin Oriental, Doha, Mondrian Doha e St. Regis.
Quem quiser praia, existe uma ilha linda a 20 minutos de ferry chamada Banana Island Resort Doha by Anantara.

::: Veja mais dicas de hotéis em Doha aqui.

DICAS DE DOHA QATAR - Praia do Hotel Marsa Malaz Kempinski - The Pearl
Praia do Hotel Marsa Malaz Kempinski – The Pearl, em Doha | foto: Ju Nakad
Marsa Malaz Kempinski Hotel - hotel doha qatar
Lobby do Marsa Malaz Kempinski Hotel, em Doha Qatar | foto: Ju Nakad

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O CATAR

– Pequeno país do golfo pérsico, tão pequeno que em menos de duas horas e meia você cruza o país todo. É um Emirado do Oriente Médio e fica numa península. Faz fronteira com a Arábia Saudita e é cercado pelo Golfo Pérsico. Tornou-se independente do Reino Unido em 1971.

Capital é Doha e a língua é árabe e, assim como Dubai, Doha possui muitos estrangeiros, principalmente hindus, paquistaneses e filipinos. Por isso, todos falam inglês.

– Rico em recursos naturais e um dos maiores produtores de gás e petróleo do mundo.

País muçulmano onde a religião islâmica norteia o cotidiano, daí a proibição de bebida alcóolica. Apenas bares e restaurantes de hotéis têm permissão para servir bebidas. É proibido sair pela rua com uma latinha de cerveja na mão, por exemplo. Fumar em espaço público não é permitido.

Moeda é o Rial do Qatar. A maioria dos estabelecimentos aceita dólar americano (apenas notas novas!) e Euro.

Demonstrações de afeto e carinho em público são proibidos no Catar.

– Metrô é baratérrimo e super moderno.

– Uber barato também e muito fácil a toda hora com bons carros e motoristas tranquilos. Acho desnecessário alugar carro.

– O Emirado é comandado pela família Thani desde meados do século XIX. Achei impressionante o carinho que todos passam quando o assunto é o Emir (título de nobreza tipo o “príncipe no Ocidente”).

– Brasileiros não precisam de visto, porém há obrigação de preencher um formulário on-line bem chatinho, daqueles que você deve ir salvando porque cai sempre. É necessário comprovar reserva de hotel e fazer upload de passaporte, comprovante de vacinas e, na época que fui (junho/2022), teste negativo de PCR.

Uso de trajes ocidentais são permitidos, mas é de bom tom que as mulheres cubram os ombros e pernas. Não é PROIBIDO andar na rua de short. Mas o Catar é definitivamente um país mais conservador. Sinceramente? Acho bem deselegante mostrar demais o corpo sabendo que não é usual no país. Não custa nada ter uma pashmina na bolsa e usar um vestido midi ao menos cobrindo os joelhos.


OS 10 MELHORES PASSEIOS EM DOHA

1. MUSEU NACIONAL DO CATAR

Desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel (o mesmo do Louvre de Abu Dhabi) o National Museum of Qatar foi construído em torno de um palácio que foi residência da família real e sede do governo. Oferece 11 galerias que contam a história geológica do país, sua fauna, flora, a vida das tribos nômades e os recursos naturais. Sua arquitetura foi inspirada na rosa das areias e suas pétalas para evocar o árido deserto catari. É belíssimo.

dicas de doha qatar - National Museum of Qatar
National Museum of Qatar | foto: Ju Nakad

2. MESQUITA DA CIDADE DA EDUCAÇÃO

Existem várias mesquitas em Doha, mas não são todas que simpatizam com a visita dos turistas. Minha sugestão é conhecer a Al-Rayyan Mosque – Nunca vi tanta modernidade. Uma mesquita com dois minaretes ultracontemporâneos e cinco colunas representando os pilares do Islã. Localizada na Education City, a arquitetura futurista impressiona. Projetada pelo escritório londrino de arquitetura Mangera Yvars pode acomodar até 1800 pessoas. É de babar! Pode entrar quando não for a hora das orações. Não esqueça de cobrir ombros e pernas e tirar os sapatos.

A Education City é simplesmente emblemática. Criada pela Qatar Foundation cuja presidente é a elegante Sheikha Moza bint Nasser, é um campus de 12 quilômetros quadrados que abriga várias universidades internacionais, incubadoras de start-ups e instituições de pesquisa. É uma educação ocidental num ambiente do Oriente Médio. Infelizmente não consegui visitar a Biblioteca Nacional do Catar (QNL) que é uma instalação toda modernosa que oferece ao povo catari acesso a mais de um milhão de livros.

3. SOUQ WAQIF e COMPRAS

Um dos programas que mais amo em viagens é visitar os mercados locais. E quando se trata de mercado árabe, então, sou apaixonada. Amo estar mais perto da cultura local, do ambiente antigo, com aromas das especiarias, com a diversidade cultural, as vestimentas dos moradores, isso tudo me fascina.

A oportunidade de negociar também é deliciosa, apesar de ter sido muito suave lá. Os próprios vendedores já baixam o valor “better price for you” e não cai muito o preço como no Marrocos, por exemplo, onde a negociação é exaustiva e não acaba nuncaa. Outro detalhe bom: você não será assediado a comprar. Sem vendedores insistentes, sem desconforto mesmo para uma mulher andar sozinha. Basta um “No, thanks” e pronto. Fora que são extremamente pacientes, educados e respeitosos. Me senti absolutamente segura. Na verdade, segura em toda a cidade!

O “Souq” é como são chamados os tradicionais mercados árabes, normalmente onde os beduínos, habitantes nômades do deserto, trocavam suas cabras e ovelhas por outras mercadorias. O Souq Waqif é o mercado mais antigo de Doha e é bem setorizado com diversidade de especiarias, roupas, tecidos, tapeçarias, perfumes, pérolas e animais. Aliás, a área de passarinhos é triste. Milhares deles presos em gaiolas. Não foi o mercado mais interessante que já visitei. Senti falta de artigos mais locais, mais cataris. Tem muita loja meio “Chinatown”.

dicas de doha qatar - SOUQ WAQIF
Souq Waqif em Doha, Qatar | foto: Ju Nakad

Vale dar um passeio por curiosidade na área dos falcões. Isso mesmo! Eles são tão apaixonados por essas aves que até um hospital de falcões tem. Isso porque eles valorizam demais a falcoaria, muito importante no golfo Pérsico. Além dos falcões tem a área dos cavalos árabes, bem valorizados por lá, também. E se você se animar nas comprinhas, tem os carregadores que usam um carrinho de mão todo fofo decorado para levar suas compras. Os turistas são bem-vindos, embora a maioria das mercadorias à venda sejam claramente destinadas a uma clientela local.

Doha tem mais de 20 shoppings com as melhores marcas do mundo, das mais chiques às mais casuais, o árabe (e árabe rico!) consome MUITOOOO. As vitrines são um passatempo nacional e sempre um alívio ao calor.

A última coisa que quero conhecer em viagens é shopping. Até fui, mas com pouco tempo na cidade não aconselho perder tempo em lojas que você pode encontrar em qualquer canto do mundo. Mas deixo aqui 3 opções. O Al Hazm parecido com a Galleria Vittorio Emanuele II de Milão, a Place Vendôme que se inspira na praça do primeiro arrondissement de Paris e o Villagio Mall, para você se sentir em Veneza.

4. KATARA CULTURAL VILLAGE

É um centro que reúne um projeto cultural multidimensional. Com teatros, salas de concertos e um anfiteatro greco-romano, que pode abrigar até 5.000 pessoas em um grande espaço de 3.275 m², e já recebeu de tudo, desde shows musicais internacionais a dançarinos folclóricos de todo o mundo. Suas galerias de exposições promovem artistas locais para venda de suas obras. A Mesquita Dourada e a Mesquita Azul são lindas para fotos externas, pois é difícil a entrada de turistas, principalmente nas horas das orações.

dicas de doha qatar - KATARA CULTURAL VILLAGE
Katara Cultural Village | foto: Ju Nakad
dicas de doha qatar - KATARA CULTURAL VILLAGE
Torres de pombo na Katara Cultural Village | foto: Ju Nakad
dicas de doha qatar - KATARA CULTURAL VILLAGE
Escultura The Force of Nature II de Lorenzo Quinn na Katara | foto: Ju Nakad

Da Katara caminhe até as Galeries Lafayette onde terá a oportunidade incrível de andar por um corredor a céu aberto deliciosamente resfriado por um potente ar condicionado. É uma nova tecnologia que o ar vem de baixo geladinho por uma espécie de bueiro. Muitoo interessante e inacreditavelmente refrescante.

5. SAFARI 4X4 NO DESERTO

Um safari 4×4 de meio dia no deserto, reserva natural Património Mundial da UNESCO. Uma beleza singular. Só existem dois desertos no mundo banhados pelo oceano. O de Doha é um deles. O Mar Interior (Inland Sea) invade as areias e forma belas piscinas (parece um pouco com nossos Lençóis Maranhenses). Ainda avista-se a costa da Arábia Saudita. Alguns passeios se estendem até a costa oeste para chegar no “meio do nada” até a instalação artística de Richard Serra“Leste-Oeste / Oeste-Leste”, 4 pilares muito altos de ferro enferrujado se confrontam no vazio do deserto, como antigos portões de civilizações esquecidas. Muito interessante.

O passeio começa com uma parada bem turistona para uma voltinha de camelo. É bem “pega-turista” mas nada que prejudique a experiência no deserto. It’s ok!

Minha dica é ir na hora do pôr do sol, por estar mais fresco e curtir um belo visual.

Deserto Inland Sea QATAR DOHA
Deserto – Inland Sea. Ao fundo fronteira com Arábia Saudita | foto: Ju Nakad
DICAS DE DOHA QATAR - passeio de camelo no deserto
Passeio de camelo no deserto do Qatar | foto: Ju Nakad

6. MUSEU DE ARTE ISLÂMICA (Museum of Islamic Art)

Inaugurado em 2008, está passando por reformas e reabrirá no outono de 2022. Projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei (fez a pirâmide do Louvre) remonta 14 séculos de história e arte do mundo islâmico.

7. THE PEARL (Pérola)

É uma ilha artificial, construída para se parecer com uma corda com baías representando pérolas e diamantes. Endereço mais glamoroso onde estão os melhores hotéis, cafés, restaurantes sofisticados e luxuosos apartamentos de expatriados. Também chamada de Riviera Árabe.

8. THE MIRACULOUS JOURNEY

Não deixe de ao menos passar de carro por essa instalação artística do controverso artista britânico Damien Hirst. São 14 grandes esculturas de bronze, de 5 a 11  metros de altura, representando a jornada humana desde a concepção até o nascimento. Em frente ao Sidra Medical and Research Center.

DICAS DE DOHA QATAR
Uma das esculturas de bronze “The Miraculous Journey” de Damien Hirst

9. MSHEIREB SQUARE

Barahat Msheireb é o coração de Msheireb Downtown Doha, o distrito urbano mais inteligente e sustentável do mundo, desenvolvido pela Msheireb Properties.

É um espaço aberto para socialização e networking com restaurantes casuais e requintados ao ar livre, ancorado pelo edifício do Fórum Cultural e pelo luxuoso hotel Mandarin Oriental. Esta praça em estilo piazza é a maior praça coberta ao ar livre do Oriente Médio, com o maior teto retrátil da região. Apoiado por sistemas inovadores de piscina fria para circulação de ar refrigerado, esse teto faz com que a temperatura seja bem mais amena. Interessante.

Msheireb Square Doha Qatar
Msheireb Square em Doha e o hotel Mandarin Oriental ao fundo | foto: Ju Nakad

10. CORNICHE e WEST BAY

Uma vez em Doha, certamente passará de carro pela corniche e pelo distrito financeiro. A Corniche é um grande calçadão à beira mar com 7 km de extensão. A área foi aterrada nos anos 70 criando a principal avenida à beira mar. De lá você avista o mar e a região “The Pearl”.

West Bay é o distrito financeiro da cidade, onde tem prédios modernosos com uma arquitetura ímpar. Muito parecido com Dubai/Abu Dhabi. Basta passar de carro e ir admirando os arranha-céus. Um dos prédios marcantes é o Burj Doha, edifício comercial, conhecido como Doha Tower, com 46 andares. Projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, a ideia era que seu design sugerisse “uma virilidade totalmente assumida”.

DICAS DE DOHA QATAR
West Bay District – Doha, Qatar | foto: Ju Nakad

RESTAURANTES EM DOHA

Doha está se tornando rapidamente o lar de vários super chefs e cadeias de restaurantes renomados internacionalmente.

A vasta opção de restaurantes atende aos paladares mais exigentes. Então não faltará na sua wishlist o japonês Nobu, o chinês Hakkasan, o Idam do chef francês Alain Ducasse. Todos com suas decorações modernosas e pratos de culinária criativa e sofisticada. Mas nesses, você já sabe o que vai encontrar…

Então, se você tem poucos dias, sugiro mergulhar na cultura local e se esbaldar na culinária árabe nesses 3 restaurantes que indico aqui.

  • Parisa – uma viagem à antiga Pérsia através de sabores e aromas tradicionais. Fica no meio do Souq Waqif e seu interior é daqueles que você vai querer tirar muitas fotos e postar um vídeo no Instagram rsrs. Digno de um jantar de “mil e uma noites”. O mais gostoso é ir pedindo um pouco de cada e toda a mesa compartilhar. São pratos tradicionais árabes com um toque moderno. Tudo fresquíssimo e leve. A gente come muito e não sai pesado, sabe?
ONDE COMER EM DOHA - RESTAURANTE PARISA
Restaurante Parisa em Doha, Qatar | foto: Ju Nakad
  • Yasmine Palace – Os melhores pratos libaneses e sírios que experimentei em Doha. O restaurante é enorme e com decoração árabe carregada como a do Parisa. Cada prato no menu é excelente, saboroso e de primeiríssima. Há música ao vivo, também. A princípio você pode achar “turistão” por ter a decoração típica, mas ambos são divinos e com serviço muito gentil.
ONDE COMER EM DOHA - RESTAURANTE YASMINE PALACE
Restaurante Yasmine Palace em Doha, Qatar | foto: Ju Nakad
ONDE COMER EM DOHA - RESTAURANTE YASMINE PALACE
Olha como vem fofas as entradas do Restaurante Yasmine Palace | foto: Ju Nakad
  • Hasan Kolcuoglu – esse restaurante turco é uma boa opção para um almoço casual. Bom para aquele dia de tour pela cidade e dar uma paradinha. Foi dica da galera local que gosta de comer bem. Vem uma tábua com um pouco de cada carne e várias opções de saladas, coalhada, hommus e um pão árabe de comer rezando. Muito farto e delicioso.
ONDE COMER EM DOHA - RESTAURANTE
Restaurante Turco Hasan Kolcuoglu | foto: Ju Nakad

Eu realmente curto me aprofundar no “espírito” local do país, então comi muito bem em Doha.

O único defeito desses restaurantes é que não há bebidas alcoólicas, pois ambos não ficam em hotéis e não é permitido o consumo.


Enfim, encontrei pessoas amigáveis, autênticas e prestativas. Em nenhum momento tive qualquer sentimento ruim e me senti insegura. Na verdade, ao contrário. Senti-me bem e em boas mãos. Não importa onde eu estava e não importa a que horas. As pessoas lá são muito respeitosas. Definitivamente, um lugar que reúne a hospitalidade do velho mundo com a sofisticação cosmopolita.

Realmente vale a pena visitar Doha. Não é um destino sonho que eu escolheria ir do nada. Mas vale parar por 2 ou 3 dias, sim. Só não me pergunte se eu preferi Doha, Dubai ou Singapura… Aí é assunto para outra matéria… 😉

::: Para ver minha viagem completa acesse meu Instagram @natripdaju.

Por Ju Nakad

dicas de hotéis


Que tal combinar essa viagem do Qatar com…

Gostou de Doha? Leia também:

Comentários