Uma das grandes dúvidas ao se programar uma viagem para Marrakech é decidir onde se hospedar. Fato que a cidade reúne importantes nomes da hotelaria de luxo internacional, além de grandes propriedades marroquinas charmosíssimas e os pequenos riads cheios de personalidade dentro da medina. Não é tarefa fácil decidir. Nós escolhemos o surpreendente Mandarin Oriental, Marrakech que, só pelas imagens, já era para mim o mais fotogênico. E foi, sem pestanejar, uma escolha muito certeira. E já te contarei o porquê (ou melhor, os “porquês”).
::: Clique aqui para ler nosso guia completo de Marrakech
Viajamos com duas crianças pequenas e buscamos um hotel que estivesse fora do borburinho, mas não distante demais. Em poucos minutos de carro você está dentro da caótica medina de Marrakech, mas afastado o suficiente para se sentir em um refúgio. Em PAZ mesmo.
O hotel é todo rodeado de espelhos d’água, piscinas e jardins floridos, com vilas bem espalhadas pela propriedade. Tem o charme do Marrocos, com toques orientais típicos do grupo. Não vemos muita gente, sejam hóspedes ou “passantes”, como em alguns outros hotéis de Marrakech. Portanto nos sentimos mais seguros viajando com nossos filhos. Em um destino agitado assim, acho importante escolher uma hospedagem bem tranquila, com ou sem crianças.
ACOMODAÇÕES
Outro ponto decisivo na escolha do MO, Marrakech foram as villas. Cada villa, guardada atrás de uma enorme porta de madeira, é digna de um “UAU” bem entoado. Creio que ninguém está preparado para o choque que é encontrar uma piscina privativa fabulosa assim, em uma acomodação que mais parece um riad contemporâneo. Chega a ser enigmático.
Nos hospedamos em uma Mandarin Pool Villa que possuía apenas 1 quarto, mas era muito espaçosa (288m²) e as crianças foram acomodadas na sala de estar. Apesar da falta de blackout nesse cômodo, elas dormiram bem.
Acordar e dar de cara com a piscina logo em frente, no maior estilo “mil e uma noites” era simplesmente surreal. Claro que o botão que abria a cortina e a TV de forma automática deram o toque especial de magia.
View this post on Instagram
O banheiro era uma verdadeira sala de banho, com banheira redonda, uma bancada em mármore chiquérrima pontuada com bandejas e potes em madrepérola (não pude deixar de notar as toalhas – todas – com detalhes de “pompom” marroquino) e uma ducha com vários jatos e funções que se transformava em uma sauna à vapor. A pantufa do MO é um charme à parte, no estilo das babouches locais, inclusive para as crianças (roupões também). Como não levar para casa, não é mesmo?
Amenidades de banho de rótulo próprio “The SPA at Mandarin Oriental”, em frascos de alumínio, evitando o uso de plásticos single-use.
Detalhes que sempre amo em hotéis, presentes no MO, Marrakech: máquina de café espresso com cápsulas, chaleira e vários tipos de chá, muitas garrafas de água e frutas de boas-vindas (tudo cortesia). Outro mimo que amei foram os docinhos típicos deixados diariamente no quarto, dentro de potes de potes de cerâmica. Cada dia um tipo de doce diferente, acompanhado de cartãozinho contando mais sobre a iguaria do dia.
Obviamente a área externa é o clímax da acomodação. Lounge beds, sofás, mesa de jantar e até uma pequena cozinha… Tudo na parte de fora é convidativo para passar mais tempo ali. E é exatamente o que fizemos em todo o tempo livre que tivemos em nossas 4 noites em Marrakech. Achei o tempo ideal para curtir a cidade, realizar atividades interessantes dentro e fora do hotel (como workshop de cerâmica e tour de sidecar vintage) e relaxar.
Veja que incrível esse vídeo com um pouquinho da área externa da nossa pool villa no MO, Marrakech:
View this post on Instagram
Obs: há villas maiores e há também as suítes, no edifício principal. Não conheci.
GASTRONOMIA
O hotel possui três restaurantes:
- Shirvan: uma jornada culinária pela Rota da Seda, com um mix de norte da África, Ásia e mediterrâneo.
- Pool Garden: é o restaurante da piscina do hotel, bem despojado e com menu internacional, aberto no almoço.
- Ling Ling by Hakkasan: o grande destaque, na minha opinião. De culinária cantonesa, é um must até mesmo para os que não estão hospedados no hotel. Além dos pratos e drinks deliciosos, o ambiente é super charmoso, principalmente se reservar um lugar na área externa, com vista para os espelhos d’água. A noite fica cheio de luzinhas e é ainda mais mágico.
Obs: o restaurante Shirvan também possui essa mesma vista do Ling Ling (estão lado a lado).
Como uma família que viaja muito com crianças pequenas, precisamos pontuar o quanto o menu do room service do MO, Marrakech é bacana. Claro que amamos sair para comer e explorar diferentes restaurantes do hotel e fora dele. Mas adoramos fazer algumas refeições no quarto – e que quarto, né? Convenhamos… – e é muito bom quando podemos comer bem de verdade dessa forma.
Pontos para o kids menu do hotel, que mistura opções de pratos locais, saudáveis e também o “trash” que muita criança gosta (pizza, hambúrguer e nuggets) mas que não pode viver só disso! rs.
Acreditam que o MO, Marrakech conta também com um menu de comida para cachorros?
É sério! 🙂
[Café da manhã]
O café da manhã é servido no mesmo espaço do restaurante Shirvan, chamado nessa refeição de “Le Salon Berbère”. É composto por um buffet com pães, bolos e frutas mais os pratos à la carte. O menu, quase todo incluído, é muito farto, com várias opções deliciosas que vão além do “básico”. Oferece uma bela seleção de pratos típicos marroquinos.
Um músico tocando ao vivo nos deixou encantados.
KIDS FRIENDLY
Esse também foi um dos grandes “porquês” de escolher o Mandarin Oriental como nosso hotel em Marrakech. É muito kids friendly, não apenas pelas piscinas, pelas acomodações espaçosas, cheias de amenities kids & baby, ou pelas diferentes opções de comida, mas também por seu KIDS CLUB (o Kasbah Kids).
A experiência autêntica começa já pela arquitetura do espaço, um “Kasbah” – castelo típico marroquino – como os das cidades fortificadas. Mas não pense que é um espaço cheio de tobogãs e parquinhos. A proposta é justamente oferecer atividades relacionadas à cultura local. Nossos pequenos podem participar de programas como oficina de pão árabe, de mosaicos, carpintaria, pintura, costura e até cerâmica! Tem também jardinagem e sessão de yoga para as crianças.
A fazendinha também é uma graça.
O hotel oferece serviço de babá (baby sitting) mediante pedido prévio.
SPA
Como vocês devem imaginar, eu já visitei diferentes SPAs fabulosos pelo mundo, mas esse do MO, Marrakech entrou para a minha lista de preferidos, principalmente por sua arquitetura. Um dos mais bonitos, sem dúvidas. Projeto inspirado nas catedrais e mesquitas da Andaluzia (sul da Espanha), todo em tijolinhos, com corredores e tetos altos, emoldurando um espelho d’água. O espaço é gigantesco, com mais de 1800m² totalmente dedicados ao relaxamento e bem-estar. A piscina indoor também é maravilhosa.
Fiz uma massagem oriental que recomendo. Mas se puder, faça também um hammam tradicional para mergulhar de fato na cultura local.
POR QUE ESCOLHER O MANDARIN ORIENTAL, MARRAKECH?
Para sair do automático e descobrir o quão surpreendente pode ser se hospedar em um refúgio em plena Marrakech. Para estar rodeado de água, flores e sons de passarinhos (mesmo!!) a poucos minutos de uma medina agitada. As pool villas são belíssimas e incomparáveis, a comida é deliciosa e as crianças são muito bem-vindas.
Repito sobre a “tranquilidade” do hotel. Vai por mim: você se sente muito mais seguro em um lugar assim.
::: Quer dicas do Marrocos? Acesse meu guia completo aqui.
Assista aos stories que foram postados durante a viagem, no meu instagram @lalarebelo:
Por Lala Rebelo
Reservamos nossa hospedagem no MO, Marrakech com a Magari Blu.