Marrocos com crianças
África

Marrocos com crianças – um roteiro fácil e interessante em família

7 noites

Marrocos com crianças pequenas, em um primeiro momento, pode até parecer improvável, né?! Mas quem me conhece sabe que pra nós – quase – não existe isso de “destino para ir com bebês e crianças ou sem”. Acredito que, com um bom planejamento, pensando bem o roteiro, escolhendo bons hotéis (Mandarin Oriental + Kasbah Tamadot foram perfeeeitos) e tendo o suporte de boas empresas locais (e um bom seguro de saúde, claro) praticamente o mundo todo é possível. E sem perrengue. 

marrocos com crianças - passeio de sidecar vintage marrakech
Tour de sidecar vintage pelas ruas de Marrakech – que experiência!! | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS CLUB
Aula de jardinagem no kids club do Mandarin Oriental, Marrakech | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças
Experiências especiais no Marrocos com as crianças. Kasbah Tamadot – Atlas Mountains

Buscávamos um destino para ir no Carnaval de 2022 e escolhemos o Marrocos. Queríamos algo “diferentão”, com clima ameno e não muito longe, já que não tínhamos muitos dias. Eu já tinha ido para o Marrocos em 2008, enquanto fazia intercâmbio no sul da Espanha (Málaga), mas tinha sido apenas para o norte (Tanger, Tétouan e Chefchaouen). Hora então de voltar com a família (eu, marido e dois filhos; Vini 4 anos e Miguel 2 anos).

Maaas, pegamos c0v1d uns dias antes da viagem e remarcamos pra MAIO. E no fim das contas, foi até melhor, porque maio já está calor e é uma delícia para aproveitar as piscinas dos hotéis, os passeios ao ar livre e não congelar no deserto. 

agafay desert scarabeo camp
Piscina do Scarabeo Camp, no Deserto de Agafay | foto: Lala Rebelo

Acredite (e eu vou provar aqui ao longo do post): Marrocos, principalmente Marrakech e arredores, é muito mais kids friendly do que parece. E é um prato cheio para famílias que desejam “se iniciar” nas viagens exóticas. Aquele exótico pertinho da Europa, fácil e rápido de chegar e com toda a infraestrutura que uma cidade grande oferece. 

IMPORTANTE – Viajando em família ou não, recomendo explorar o país sempre junto a um guia e um motorista. Nossa viagem foi com a Experience Morocco, que prestou um serviço de altíssima qualidade, com van confortável, que contava até com internet wi-fi e cadeirinhas de bebê, essenciais para a segurança nas estradas marroquinas. Eles cuidaram de todo o roteiro, todos os passeios, reservas, ingressos, guias, traslados e tudo mais. Impecáveis. Fale com sua agência de confiança. 

Indico a Specialité Turismo, que trabalha com a Experience Morocco e esteve no país recentemente também (Fabíola – 11 93003-2763). Por favor, diga que foi uma indicação minha! 😉

motorista marrocos
Nossa van da Experience Morocco, com Guia e Motorista | foto: Lala Rebelo
dmc marrocos
Na nossa van – com cadeirinhas – da Experience Morocco | foto: Lala Rebelo
Experience Morocco
Nosso motorista Mohammed, da Experience Morocco – Temos um carinho enorme!!! Que pessoa incrível! Amamos e as crianças também amaram! Obrigada por tudo, Mohammed!!

SOBRE O PAÍS

O Marrocos, ou melhor, o “Reino do Marrocos”, é um país (monarquia constitucional) localizado no norte da África. Possui cerca de 35 milhões de habitantes. Apesar da maior cidade ser Casablanca, a capital é Rabat. Marrakech é uma das cidades mais famosas e cosmopolitas.

A cultura é uma mistura de árabes, povos berberes nativos e muita influência europeia, principalmente francesa. A língua oficial é o árabe e o berbere, mas nos comunicamos tranquilamente com francês (muitooo falado), espanhol e inglês. 99% da população do país é muçulmana.

dinheiro marrocos

como chegar em marrakech
Marrocos no mapa – O pin está em Marrakech | imagem: Google Maps

COMO CHEGAR NO MARROCOS

Chegar é um dos pontos mais convincentes para ir em família para o Marrocos. Enquanto outros destinos exóticos e interessantes estão lááá do outro lado, na Ásia, Marrocos está “logo ali”. 

O jeito mais confortável atualmente de voar para Marrakech é via Europa. Você pode fazer uma rápida conexão em uma capital europeia, como Paris, Madri ou Lisboa, por exemplo, ou dar aquela esticadinha de alguns dias (nada mal combinar Marrocos com Europa, né?!). 

Voamos de Guarulhos a Paris com a Air France, que oferece conexões rápidas para Marrakech, e o segundo trecho leva menos de 3h. Comemoramos na volta o 100° voo do meu filho Vinicius e foi SENSACIONAL. Voamos de Business Class e o serviço foi impecável. Contei sobre a experiência aqui

Na volta do Marrocos, decidimos fazer o stopover em Paris e pegar o trem de alta velocidade TGV para ir para a Bélgica. Passamos 3 dias em Bruxelas. Leia mais aqui

Se preferir fazer o stopover em Paris mesmo, temos um guia maravilhoso e super completo de Paris com crianças. Leia aqui.

Obs: a Royal Air Maroc deixou de voar para São Paulo, mas noticiou que vai voltar em breve com seus voos para Casablanca. 

aeroporto de marrakech
Aeroporto de Marrakech | foto: Lala Rebelo
como chegar ao marrocos
Trecho Paris – Marrakech de Air France | foto: Lala Rebelo
Como é viajar de business com criança
Voo São Paulo – Paris na Business Class da Air France

O QUE PRECISA PARA ENTRAR NO MARROCOS – DOCUMENTOS

Checar na véspera da sua viagem pois as regras mudam com frequência.
No momento, precisa de:

  • Passaporte
  • Certificado de vacinação completa contra covid em inglês
  • Certificado de vacinação contra febra amarela
  • Formulário preenchido, impresso e assinado

Quando fomos, precisava também de PCR dos adultos 48h antes do embarque. Fizemos o exame (aquela cotonetada) e aí 12h depois, ainda antes de embarcarmos, caiu a exigência. Fué!

Sempre uso os sites TravelDoc e Sherpa para checar a documentação necessária / restrições. E conto com a sabedoria de um bom agente de viagens.

DRONE NO MARROCOS – NÃO LEVE DRONE!!!

É totalmente banido. Nos confundimos e lemos uma informação antiga de que era permitido. Levamos. Ao chegar no aeroporto de Marrakech, vimos as placas de “NO DRONE”. Avisamos que portávamos um na mala de mão, ninguém disse nada. Inclusive a mala passou no raio X. Porém, na hora de VOLTAR (sim, ir embora), havia um raio X na entrada do aeroporto, no qual detectaram nosso drone e o apreenderam. No fim, foi “só” o drone, depois de quase 2h resolvendo, com muito medo e receio. Levaram o Ricardo pra delegacia e eu fiquei com as crianças e as malas aguardando, sem ideia do que estava acontecendo (nada de ruim, mas eu não tinha como saber e estava muito muito tensa).


SEGURO DE SAÚDE INTERNACIONAL

Recomendo a REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Sempre escolho os seguros da Assist Card e o da Universal Assistance. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. Sou comissionada a cada seguro feito. Agradeço muito se utilizar o meu link na compra. Obrigada.


NOSSO ROTEIRO NO MARROCOS

Duração: 7 noites 

Decidimos fazer apenas Marrakech e arredores. Mas não ache que “arredores” quer dizer “logo ali e tudo igual”. Não!!! Em menos de 2h de carro você vai do deserto à montanha de neve. É sério! A ideia era justamente deixar a viagem bem confortável e compacta pra fazer com crianças pequenas, sem longos trajetos na estrada. O roteiro que a gente apelidou de “Nem tão pra lá de Marrakech” ficou bem completo, com uma “pincelada” de várias experiências únicas e muito marroquinas.

MARRAKECH | 4 noites 

/// O que fazer em Marrakech:

– City tour guiado na Medina, incluindo os souks (aquela bagunça deliciosa), a praça mais insana do mundo, Jemaa el-Fnaa, o Palácio Bahia e a vista da Mesquita Koutobia (não podemos entrar). 

marrocos com crianças - medina marrakech souk
Passeando pela loucurinha dos souks da Medina de Marrakech | foto: Lala Rebelo

marrocos com crianças - medina marrakech souk

marrocos com crianças - medina marrakech souk

Jemaa el-Fnaa
Praça Jemaa el-Fnaa, Marrakech | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças - medina marrakech souk
Na loucurinha da praça! | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças - medina marrakech souk
Palácio da Bahia – Marrakech | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças - medina marrakech souk
Mesquita Koutoubia – Marrakech | foto: Lala Rebelo

marrocos com crianças - medina marrakech souk

– Passeio de Sidecar Vintage – um dos pontos mais altos da viagem. Em cerca de 1h30 de passeio de moto, percorremos várias partes de Marrakech, de pontos turísticos como a Mesquita Koutobia e a Palmeraie, a vielas escondidas da Medina e bairros nada conhecidos, onde a vida real pulsa. Fizemos com a Marrakech Insider, mas isso foi totalmente uma sugestão da Experience Morocco, jamais teríamos pensado. Acertaram em cheio!!

marrocos com crianças - passeio de sidecar vintage marrakech
Passeio de sidecar vintage pelas ruas de Marrakech – INCRÍVEL!! | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças - passeio de sidecar vintage marrakech
Fomos em duas motos, foi demais!! 1h30 de passeio | foto: Lala Rebelo

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)

– Workshop de cerâmica marroquina – junto de seu Mohammed, um senhor que produz seus pratinhos, xícaras e tagines há 50 anos, colocamos a mão no barro para tentar fazer nossas peças. Os meninos amaram!

O que fazer em marrakech - workshop cerâmica
Família animada para o workshop de cerâmica marroquina!! | foto: Lala Rebelo

O que fazer em marrakech - workshop cerâmica

O que fazer em marrakech - workshop cerâmica

O que fazer em marrakech - workshop cerâmica
E tudo terminou em chá! Com o seu Mohammed! | foto: Lala Rebelo

Jardin Majorelle pertencia ao pintor francês Jacques Majorelle (sua casa desde 1931), mas depois de sua morte, a propriedade ficou abadonada. Yves Saint Laurent e Pierre Bergé a comprou em 1980 e adicionou muitas plantas novas (trata-se de um jardim belíssimo, com muitos cactos!) e um museu dedicado à cultura Berbere. O ingresso do museu precisa ser comprado à parte, mas recomendo!! Compre tudo com antecedência.

Jardin Majorelle - Marrakech
Pelos azuis do Jardim Majorelle | foto: Lala Rebelo
Jardin Majorelle - Marrakech
Matching 🙂
Jardin Majorelle - Marrakech
Muitas espécies de cactos no Jardin Majorelle | foto: Lala Rebelo

Jardin Majorelle - Marrakech

Museu Yves Saint Laurent um museu dedicado à vida e ao trabalho de YSL. O local é BELÍSSIMO. Fica bem ao lado do Jardin Majorelle, pra fazer no mesmo dia.

Musée Yves Saint Laurent em Marrakech
Musée Yves Saint Laurent em Marrakech | foto: museeyslmarrakech.com

– Visitar os jardins do hotel La Mamounia, caso não esteja hospedado nele (também é possível reservar um almoço em um dos restaurantes da propriedade).

La Mamounia Marrakech
Hotel La Mamounia em Marrakech | foto: Lala Rebelo
La Mamounia Marrakech
Hotel La Mamounia em Marrakech | foto: Lala Rebelo
Hotel La Mamounia em Marrakech
Buffet do restaurante Le Pavillon, La Mamounia | foto: Lala Rebelo

– Curtir tranquilamente seu hotel maravilhoso na cidade (suas piscinas, restaurantes, SPA…. Que tal fazer um hammam?!). Vivemos dias M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S no Mandarin Oriental, Marrakech (recomendo TANTO esse hotel. Amamos!).

/// Onde ficar em Marrakech: 

Se há uma tarefa difícil em Marrakech, essa tarefa é escolher o hotel que você irá se hospedar. Não porque faltam boas opções e sim porque simplesmente tudo o que há de melhor está presente na cidade. De marcas internacionais de luxo, como Mandarin Oriental, Four Seasons, Aman, Oberoi e Fairmont, às propriedades essencialmente marroquinas como La Mamounia e Royal Mansour. 

Nossa escolha:

Simplesmente um oásis em meio ao agito da cidade, o “MO” tem o charme do Marrocos, com seus jardins, piscinas e espelhos d’água a perder de vista, mas com toques orientais típicos do grupo.

Simplesmente fiquem em uma POOL VILLA. Guardada atrás de uma enorme porta de madeira, em meio ao jardim florido do hotel, a sensação que causa ao darmos de cara com seu interior é ARREBATADORA. Uma piscina privativa fabulosa é o grande destaque da acomodação, que tem ares de um riad contemporâneo. Interiores super espaçosos, com um ou dois quartos (ficamos em uma de 1 quarto, mas a sala foi preparada para os meninos dormirem – só não tinha blackout), e um banheiro que é uma verdadeira sala de banho. 

Não pensaria duas vezes antes de escolher o MO, Marrakech para uma viagem em família. Além da paz que traz, possui ótimos restaurantes (destaque para o asiático Ling Ling, mas os outros dois, mais internacionais, são ótimos também) e um kids club – o Kids Kasbah – com atividades lúdicas e envolventes relacionadas à cultura local. As crianças podem participar de oficinas de cerâmica, oficinas de pão, de mosaicos, jardinagem, aula de culinária, entre outras programações. Ah, e ainda tem uma fazendinha! O Vini e o Mig falam do Mandarin até hoje! 

Reservamos nossa estadia no hotel através Magari Blu, agência de viagens de uma querida amiga.

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Nossa pool villa fabulosa no Mandarin Oriental, Marrakech | foto: Lala Rebelo
MANDARIN ORIENTAL MARRAKECH
Reparem no detalhe das paredes!! | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Banheiro super elegante, que era enorme! Com uma banheira redonda | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Quem resiste às pantufinhas do MO, Marrakech? Tem até para as crianças! | foto: Lala Rebelo

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
A entrada da nossa acomodação, pelos jardins do hotel | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Piscina principal – MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
O hotel é todo rodeado de espelhos d’água. Um verdadeiro oásis | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS
Café da manhã do MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
As crianças super entretidas com a música ao vivo no café | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS CLUB
No Kids Club mais fofo – Kasbah Kids – MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS CLUB

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS CLUB
Atividade de jardinagem – MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS CLUB
Oficina de mosaicos e cerâmica – kids club do Mandarin Oriental, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos - KIDS CLUB
Fazendinha do MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Lobby do hotel – uma entrada UAU | foto: Lala Rebelo

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Restaurante Shirvan – MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
SPA do Mandarin Oriental, Marrakech | foto: Lala Rebelo

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)

Outras boas opções para ir em família {fora da Medina}:

“E o La Mamounia, Lala?” Achei o La Mamounia lindíssimo, histórico, localização perfeita pertinho da Medina e ainda mais “instigante” depois que apareceu na série Inventing Anna. Porééém, como é um “ponto turístico”, achei muito movimento de gente de fora circulando. Com crianças pequenas, achei que essas opções mais isoladas, citadas anteriormente, funcionam melhor. “Pra deixar solto e correndo” rs. Me senti bem segura no MO, Marrakech. 

Se for em casal ou amigos(as), é sim uma super opção.

Dentro da Medina:

Sei que quem vai sem kids também quer ter a experiência da hospedagem dentro da medina. Os melhores hotéis e riads dentro da medina de Marrakech, na minha opinião, são (os que eu gostaria de ter ficado):

/// Onde comer em Marrakech:

  • Le Jardin (Medina)
  • Ling Ling (asiático do MO, Marrakech – aberto a não hóspedes com reserva)
  • El Fenn (rooftop na Medina)
  • Kabana (rooftop na Medina)
  • Nomad (rooftop na Medina)
  • La Famille (Medina)
  • La Mamounia
    (comemos no Pavillon da piscina, mas dizem que o L’Italien é o melhor)
Le Jardin Marrakech
Restaurante Le Jardin, na Medina de Marrakech | foto: Lala Rebelo
Le Jardin Marrakech
Entrada do Le Jardin. Se não sabe, nem percebe!! | foto: Lala Rebelo
Ling Ling Mandarin Oriental Marrakech
Ling Ling – restaurante asiático do Mandarin Oriental, Marrakech | foto: Lala Rebelo
Ling Ling Mandarin Oriental Marrakech
Ling Ling – interior do restaurante – MO, Marrakech | foto: Lala Rebelo

rooftop bars and restaurants marrakech

marrocos com criancas

MONTANHAS ATLAS | 2 noites

Em menos de 2h de carro, chegamos em um cenário completamente distinto: montanhas com picos nevados, pastos, cachoeiras… Chegamos Montanhas Atlas, onde se escondem vários vilarejos autênticos e um hotel que parece ter saído de um livro de histórias, o Kasbah Tamadot

O hotel faz parte da coleção de refúgios da Virgin Limited Edition (de Sir Richard Branson) e foi eleito o melhor hotel do norte da África. São apenas 28 acomodações (sendo 10 tendas berberes com vista panorâmica. Mas nós ficamos em uma suíte tradicional, com 2 quartos), duas piscinas externas e uma interna (todas aquecidas, em diferentes temperaturas) e serviço impecável. As crianças amaram porque tinha até fazendinha!! 

Obs: durante a sua estadia, tente visitar a Eve Branson Foundation, que fica nas proximidades. Fazem um trabalho lindo na região! 

Kasbah Tamadot
Entrada do Kasbah Tamadot – parece um conto de fadas | foto: Lala Rebelo
Kasbah Tamadot
Pátio sempre com o Sr Mohammed servindo o chá! | foto: Lala Rebelo
Kasbah Tamadot
Belíssimo, heim? | foto: Lala Rebelo
Kasbah Tamadot
Piscina principal – Kasbah Tamadot | foto: Lala Rebelo

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Tendas espalhadas perto das piscinas | foto: Lala Rebelo

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Olha que charme o “do not disturb” ou “limpeza, por favor” | foto: Lala Rebelo
Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Um dos quartos da nossa suíte | foto: Lala Rebelo
Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Banheiro de príncipe e princesa | foto: Lala Rebelo

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Café da manhã delicioso | foto: Lala Rebelo

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition

Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Cozinha berbere – Kasbah Tamadot | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças
Vini colocou a mão na massa para fazer o pãozinho berbere | foto: Lala Rebelo
Kasbah Tamadot Virgin Limited Edition
Pelos caminhos floridos do hotel | foto: Lala Rebelo

Kasbah Tamadot - virgin limited edition

De lá partem alguns passeios para os vilarejos no topo das Montanhas Atlas. Nós subimos de camionete 4×4 em uma estrada em zigue-zague, mas o mais “famoso” é subir fazendo uma trilha ou com as mulas (os meninos desceram apenas uma partezinha do caminho com as mulas).

Vivemos uma das experiências mais especiais da vida: uma cerimônia de chá na casa de uma família berbere no vilarejo mais alto que se pode chegar. E depois ainda teve um almoço em um rooftop belíssimo (simples, porém muito charmoso) chamado Roches Armed, que também é uma hospedaria (pernoite pra quem faz trecking). 

roteiro marrocos - montanhas atlas
A estrada para chegar de 4×4 ao local (no lugar do trecking) | foto: Lala Rebelo
roteiro marrocos - montanhas atlas
A casa da família berbere onde participamos da cerimônia do chá | foto: Lala Rebelo
Marrocos com crianças
Repare no dedinho do Vini tomando chá… | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças
E Miguel se acabando no pãozinho… | foto: Lala Rebelo
roteiro marrocos - montanhas atlas
Fazendo o pão berbere | foto: Lala Rebelo

roteiro marrocos - montanhas atlas

roteiro marrocos - montanhas atlas
Depois ainda fomos almoçar no rooftop dessa hospedaria, baita vista | foto: Lala Rebelo
roteiro marrocos - montanhas atlas
Comida típica marroquina maravilhosa | foto: Lala Rebelo

 

Marrocos com crianças
Os meninos desceram um pedacinho do caminho de mulas, depois pegamos o carro | foto: Lala Rebelo

Um tour pelo Kasbah Tamadot:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)

A experiência do chá na casa da família berbere:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)

marrocos com criancas

DESERTO DE AGAFAY | 1 noite

Difícil não associar uma viagem ao Marrocos àquele visual de dunas e camelos. Porém chegar até o Saara resulta em mais de 8 horas de carro em cada trecho, o que para nós, em um roteiro de 7 noites, nos pareceu inviável, ainda mais com dois filhos pequenos. Já o Agafay, a apenas 50 MINUTOS de Marrakech, é um destino que oferece um “gostinho” de tudo o que se espera de uma experiência de glamping no deserto: camelos, cabanas, fogueira, céu estrelado e até mesmo passeios de UTV. O Agafay é um deserto de pedra. 

*** Colocamos o camp no Deserto de Agafay na última noite, mas teria feito em outra ordem! 4 Marrakech – 1 Agafay – 2 Kasbah Tamadot. É porque o camp é mais rústico e faz bastante calor durante o dia nas tendas pra conseguir arrumar tudo pra ir pro aeroporto. *** 

/// Onde ficar no Agafay Desert:

  • Scarabeo Camp

Tendas brancas espalhadas pelas rochas de Agafay, com decoração charmosa e boa infraestrutura. Nossa tenda (família) possuía uma cama de casal + duas camas de solteiro, ducha com água quente, vaso sanitário (ambos dentro da tenda, o que é uma vantagem), ventilador e tomada com energia elétrica. Dentro do que pode ser uma tenda, eu achei confortável pra um dia / uma noite. Adoramos e os meninos também!! 

O Camp tem também uma piscina linda e cenográfica, serve todas as refeições (o café da manhã é um pequeno buffet, bem gostosinho, e almoço e jantar são com pratos marroquinos, menu fixo). A noite, tínhamos fogueira sob as estrelas e música ao vivo. 

Achei nossa chegada e organização dos passeios um pouco confusas, mas mesmo assim nossa experiência no Scarabeo foi ótima.

Evite ir nos meses mais quentes ou muito frios.

agafay desert scarabeo camp
Piscina do Scarabeo Camp, Agafay Desert | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Repare no grupo de camelos prontos para o passeio no fim de tarde, lá atrás!! | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Área comum do camp | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
O interior da nossa tenda família – cama de casal | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Duas camas de solteiro e o “banheiro” ali no fundo | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Tenda da ducha e pia, dentro da tenda | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Vaso sanitário, dentro da tenda | foto: Lala Rebelo

agafay desert scarabeo camp

agafay desert scarabeo camp
Brinquedoteca? Temos!! HAHAHA | foto: Lala Rebelo

agafay desert scarabeo camp

agafay desert scarabeo camp
Mesas arrumadas para o almoço no camp | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
O Agafay é um deserto de pedra | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
No anoitecer, fogueira e drinks antes do jantar | foto: Lala Rebelo

agafay desert scarabeo camp

agafay desert scarabeo camp
Pratos do jantar – menu fixo – Scarabeo Camp | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Vini olhando as estrelas | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Família acordando no deserto!!! Pijaminhas Milus | foto: Lala Rebelo
agafay desert scarabeo camp
Buffet de café da manhã – compacto mas bem gostoso | foto: Lala Rebelo

agafay desert scarabeo camp

agafay desert scarabeo camp
Último descansinho na piscina antes de ir embora do Marrocos SCARABEO CAMP | foto: Lala Rebelo

Um tour pela nossa tenda:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)

Outras camps em Agafay muito bem recomendados:

/// O que fazer em Agafay Desert:

O próprio camp possui uma lista de atividades que você paga à parte (reserva com antecedência), como passeios de camelo, passeios de UTV (um “buggy” que você pilota), observação de estrelas com astrônomo, passeio de balão etc. A empresa Ciel d’Afrique é a mais recomendada para passeios de balão em Marrakech e região (mas você pode fechar direto com seu camp).

marrocos com crianças - passeio no deserto
Camelos no Deserto de Agafay, Marrocos | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças - passeio no deserto
E o Mig que dormiu? hahaha
marrocos com crianças - passeio de UTV no deserto
Passeio de UTV no Deserto de Agafay | foto: Lala Rebelo
marrocos com crianças - passeio de UTV no deserto
O carro cabe duas pessoas. Fomos Eu & Vini / Ricardo & Mig

dicas de hotéis

Agora também temos parceria com agências de viagem 🙂
Specialité Turismo (Fabiola – 11 93003-2763). Fale que é minha indicação.


O QUE EU FARIA DE DIFERENTE SE TIVESSE SEM AS CRIANÇAS?

Teria incluído o Deserto do Saara (são aproximadamente 8h de carro pra ir e mais outro pra voltar) e estadia no charmoso Dar Ahlam. Chefchaouen fui em 2008 e sinceramente acho “desvio de rota demais” só por umas fotos bonitas azuis. Mas claro, se seu roteiro também incluir o norte do Marrocos (ex: Fez) aí vale a pena passar por Chaouen sim! 😉 Mas se for só Marrakech “pra baixo”, acho que não precisa!!

dar ahlam marrocos
Hotel Dar Ahlam, no Marrocos | foto: divulgação

COMO SE LOCOMOVER NO MARROCOS

Com certeza, com um carro privativo com motorista (e guia, em certos locais), ou uma van, dependendo do tamanho do seu grupo. Nós fizemos tudo em terra com a Experience Morocco. Nossa van era espaçosa, cheirosa, com wi-fi, carregadores à disposição e lanchinhos. Nosso motorista, Mohammed, é uma das melhores pessoas que conhecemos nos últimos tempos 🙂 Os meninos simplesmente o amaaaram. E falando em “meninos”, tínhamos também cadeirinhas instaladas no carro. Nos sentimos muito seguros viajando assim! 


QUANDO IR – MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA O MARROCOS 

Evite o calor intenso do verão (meio do ano). Nos meses de julho e agosto as temperaturas ultrapassam os 40°C. Fomos na segunda quinzena de maio, estava mais quente que o normal pra época, mas foi ótimo. Conseguimos curtir as piscinas dos hotéis e passear bastante sem “fritar”. Céu super azul todos os dias!! Não costuma chover de junho a setembro. 

Se for no inverno, também dá pra aproveitar. A única queixa de quem foi no frio foi dormir na tenda do deserto. Congelante! 

Evite também ir no RAMADAN. O período do Ramadan (que dura aproximadamente 1 mês) não acontece sempre na mesma data. Então cheque antes de ir. Muitos comércios fecham e os muçulmanos fazem jejum durante o dia. Pode ser interessante por um lado, mas a viagem fica mais restrita. Com crianças, eu jamais cogitaria ir nessa época.

Mandarin Oriental Marrakech Marrocos
Dias lindos no Marrocos! Foto no belíssimo Mandarin Oriental, Marrakech

O QUE VESTIR NO MARROCOS – MULHERES

o que vestir no marrocos

Você vê turistas de TODOS os jeitos no Marrocos. Mas acho respeitoso evitar shorts e vestidos curtos e blusas decotadas.

Nesse reels eu compilei todos os looks que usei no Marrocos:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)


DINHEIRO – QUE MOEDA LEVAR PARA O MARROCOS

O melhor é já levar Euros do Brasil. Chegando lá, você pode trocar por Dirham Marroquino em uma casa de câmbio. Euros também são aceitos em muitos lugares. 

/// NEGOCIAÇÃO

A “alma” do Marrocos: PECHINCHAR. Absolutamente tudo!! Nunca aceite o primeiro preço. Irá apagar absurdamente caro.


MAPA

Veja no mapa abaixo todos os pontos citados aqui no post:


E aí? O que acharam do Marrocos? Espero que o post tenha sido útil para quem vai com ou sem crianças, porque não deixamos de conhecer nada que gostaríamos em Marrakech / Montanhas Atlas / Agafay Desert por estarmos com eles. Foi demais!! Interessantíssimo!! Um outro mundo “logo ali”.

Beijos,
Lala Rebelo

Obs: não esqueça de usar meus links ou minhas indicações 🙂 É nossa forma de remuneração. Assim conseguimos manter o conteúdo de qualidade, gratuito. Você não paga nada a mais por isso. Obrigada!!

::: Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo

Assista aos stories que foram postados durante a viagem:

roupas lala rebelo

 

Lihá Store / Prissé / Studio Co.lab / Nidas (maiô)

 

Gostou do post? Então leia também:

Marrocos com crianças
Curtindo cada segundo com as crianças no Marrocos!

Comentários