Air France Business Class [review] – Em maio de 2022 tivemos uma incrível oportunidade de viajar para o Marrocos com as crianças, coincidindo com o mesmo momento que meu filho, Vinicius, de 4 anos, completaria 100 VOOS.
Não pensamos duas vezes antes de buscar a Air France para realizar esse voo. Voamos com a companhia em novembro de 2021, na classe Premium Economy e amamos a experiência (leia sobre nossa experiência na Premium Economy da Air France aqui). Além disso, a Air France opera muitos voos de Paris para Marrakech – nosso destino – com conexões rápidas e descomplicadas no aeroporto Charles de Gaulle. Como voo é noturno, com 11 horas de duração, isso ajuda na experiência com as crianças e na adaptação ao fuso horário.
::: Veja aqui todas as dicas de Paris com crianças
::: Veja aqui todas as dicas de Marrakech
::: Nosso roteiro de viagem para o Marrocos
E já que estaríamos celebrando 100 VOOS do Viniajante (e o 38° do meu bebê Miguel, de 2 anos – sim, anoto todos!!), concluímos que essa era a oportunidade para fazer o melhor voo da história da nossa família: BUSINESS CLASS DA AIR FRANCE.
Se o Vini curtiu e aproveitou?? A foto abaixo diz por si só!!!
NOSSA EXPERIÊNCIA A BORDO
Tivemos duas experiências distintas – ambas muito positivas – na ida e na volta, principalmente por causa da aeronave.
Na ida, fomos a bordo do Boeing 777-300, que inclusive conta com a classe La Première, além da Business, e na volta viemos com o novíssimo Airbus A350. Uma aeronave super moderna, ecológica (que consome até 25% menos combustível), extremamente confortável e uma Business Class elegantérrima. Amaaaamos!
Destaque para as poltronas cinza claro com o detalhe caramelo do cinto, compartimento para guardar itens pessoais, com espelho e fone antirruído, uma tela enorme com muitas opções de entretenimento e a poltrona que vira cama, CLARO (com 2 metros de comprimento)!! A configuração 1-2-1 confere bastante privacidade.
A iluminação da cabine também está incrível. As luzes individuais são discretas e confortáveis. Destaque para o Air France CONNECT, com wi-fi gratuito durante o voo (para envio de mensagens). Para internet mais “potente” (ex: baixar emails, enviar fotos) é preciso pagar.
Também amo o check-in no espaço reservado da Air France no Charles de Gaulle (sem filas) e, claro, o acesso aos lounges.
Assista aos melhores momentos do nosso voo de ida:
View this post on Instagram
E aos melhores momentos do voo de volta (esse foi o 100° voo do Vini):
View this post on Instagram
- Bebês e crianças na Business Class
Sei que essa é uma dúvida recorrente: BEBÊ PODE VIAJAR NA CLASSE EXECUTIVA? SIM, PODE.
Eu não sei as regras de todas as cias aéreas mas, na Air France, crianças são bem-vindas (não só aceitas, e sim “acolhidas”) em todas as classes.
E há vários “mimos” e serviços para facilitar e ajudar no voo com os pequenos:
. Menu especial para crianças: refeições adaptadas com pratos mais simples, como macarrão ao molho sugo, frutinhas pré-cortadas, suquinho de caixinha, tudo com apresentação mais lúdica. E para os bebês menores de 2 anos, há a opção das papinhas. Atenção: precisa solicitar essas refeições especiais com 48h de antecedência.
. Kit com joguinhos, brincadeiras e máscara de olhos mini
. Berço: a Air France oferece, mediante disponibilidade, berços adaptados para bebês pesando menos de 10 kg e medindo menos de 70 cm. Precisa solicitar previamente. Os bebês também ganham um kit com naninha na La Première, Business e Premium Economy.
. Tarifas para crianças: bebês de até 2 anos viajando no colo têm 90% de desconto; crianças maiores de 2 anos têm 20% de desconto em voos de curta duração e até 33% de desconto em voos de longa duração.
. Entretenimento a bordo: muitas opções de filmes e desenhos para os pequenos! As telas da Business Class são enormes.
Sei que muitos se perguntam sobre a criança ir “isolada” dos pais, já que as poltronas da business são mais distantes umas das outras, mas conosco deu tudo certo.
O Miguel, como acabou de fazer 2 anos, teve assento próprio e sim, deu um certo trabalhinho para ficar na própria poltrona em alguns momentos. Mas depois que dormiu e deitou como em uma casa, não acordou mais.
Já com o Vini, 4 anos, foi simplesmente perfeito. Ele nem quis levantar, curtiu muito seu próprio espaço.
Para quem tem bebês de colo, voar de Business Class é realmente a mais cômoda das opções, pois o bebê tem mais espaço para deitar com a mãe ou pai na mesma poltrona (os comissários fornecem um cinto infantil especial para acoplar ao do adulto). Caso seja um bebê de até 10 quilos e 70cm, é possível também solicitar o bercinho.
- Gastronomia
Sem dúvidas, um dos maiores diferenciais da Business Class. As refeições são impecáveis (França, né?! Como seria diferente?), já que chefs franceses são convidados para idealizarem o menu dos voos. Quando voamos (maio-junho 2022), o Chef da vez era Régis Marcon, um dos melhores do país.
Comemos, na volta, vitela em molho cremoso de cogumelos e lasanha de pato com molho de cassis. De sobremesa, macaron de morango, Paris-Brest e brownie de chocolate e caramelo.
Dois tipos de vinho tinto, dois de branco e Champagne (aliás, há Champagne em todas as classes da Air France!).
PROGRAMA DE FIDELIDADE FAMILIAR – Flying Blue Family
Eu simplesmente AMEI esse novo serviço! Bom, o Flying Blue é o programa de fidelidade da Air France. Com esse novo serviço chamado “Flying Blue Family”, qualquer membro Flying Blue acima de 18 anos pode fazer parte e convidar até sete outras pessoas para entrar (total de 8 pessoas, sendo no máximo 2 adultos e 6 crianças).
O líder do Flying Blue Family poderá transferir milhas de contas de outros membros para a sua própria a qualquer momento. Ou seja, isso permite um acesso mais rápido às ofertas e recompensas do programa.
E ainda tem mais benefícios: o programa de passageiro frequente oferece 25% de desconto em bilhetes de resgate para crianças entre 2 e 11 anos de idade viajando com um adulto. Além disso, as milhas não expiram para membros com menos de 18 anos.
Veja mais informações sobre o Flying Blue aqui.
READY TO FLY
Um serviço que facilita a vida, principalmente em tempos de pandemia que as informações e documentos exigidos mudam a todo momento.
Alguns dias antes do voo, os clientes fazem o upload dos documentos (vacinas, exames, passaporte e tudo o que for solicitado) para checagem. Se estiverem corretos, o cliente já recebe a confirmação e vai tranquilo fazer o check-in. Se estiverem incompletos, dá tempo de providenciar para apresentar no balcão na data do embarque.
Para checar os documentos necessários para cada viagem, eu adoro o site TravelDoc.
SUSTENTABLIDADE
A Air France está cada vez mais comprometida com o meio ambiente e o clima e vem criando várias iniciativas para tornar as viagens mais responsáveis. Uma dessas iniciativas é o lançamento do programa Air France ACT em abril de 2022. Vem investindo e participando do desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e modernizando a frota com a aeronaves de última geração, como o Airbus A350 e o Boeing 787 Dreamliner, que consomem até 25% menos combustível.
Outro ponto importante é reduzir o peso a bordo das aeronaves, com materiais mais leves, e combater o desperdício alimentar. Nós, por exemplo, fizemos a seleção do nosso cardápio e preferências alimentares previamente, pelo site.
A Air France vem se esforçando também para eliminar o plástico a bordo (por exemplo, em 2019, a companhia retirou 210 milhões de objetos de plástico de uso único, como copos, talheres e misturadores).
O passageiro também é convidado a compensar sua emissão de carbono por meio do apoio a projetos de reflorestamento e/ou apoio à produção e uso de combustível sustentável de aviação. Através do programa Trip and Tree, o passageiro pode fazer uma contribuição correspondente às emissões ligadas à sua viagem. 3 euros = 1 árvore plantada. Meu voo de ida teve a compensação realizada 🙂
Foi uma experiência fantástica, que ficará na memória da família por muitos anos!
Me conta!! Já viveu uma experiência bacana em uma business class? Aqui já estamos sonhando com a próxima!
Por Lala Rebelo
::: Acompanhe nossas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
Voamos à convite da Air France.