Conto aqui nesse post a nossa experiência em família, com crianças pequenas, na nova KLM Business Class (KLM World Business Class – classe executiva). Em março e abril desse ano fizemos uma super viagem com nossos filhos: Amsterdam e Dinamarca (Copenhagen e Billund – a terra do LEGO). Dois países que, em um primeiro momento, as pessoas não imaginam que sejam “kids friendly”, mas são perfeitos para os pequenos. Vivemos dias incríveis! A começar pela experiência de voo na ida e na volta.
Já voei muitas vezes com a KLM, mas sempre na classe econômica. Essa foi a primeira vez viajando na Executiva da companhia. Mas pretendo também, em breve, conhecer a nova Premium Comfort, uma classe intermediária que oferece mais conforto que a Economy, porém mais acessível que a Business.
Os voos são super cômodos, com saídas diárias de São Paulo (GRU), com duração de aproximadamente 11 horas. Acho uma ótima opção porque a companhia conecta o Brasil a muitos países sem voos diretos, e é sempre uma ótima oportunidade de um stopover em Amsterdam (que cidade gostosa!!).
A nova World Business Class da KLM
Nessa viagem, experimentamos a novíssima Business Class da KLM (desde outubro de 2023 nos voos que partem de São Paulo). E desde junho de 2024, a operação dessa nova business class (e da Premium Comfort) passou a ser diária.
Um dos destaques é que, além das poltronas serem mais amplas, elas são mais “privativas”. Todos os viajantes têm acesso direto ao corredor e cada assento possui uma porta deslizante. Pode ser totalmente reclinado (a melhor parte, pra mim!!) se transformando em uma verdadeira cama com 198cm de comprimento.
E nem só de botões de “deitar e levantar” vive essa nova business! rsrs. São várias opções de ajustes pessoais, incluindo um suporte de lombar ajustável e uma configuração para relaxamento, com recurso de leve massagem nas costas.
Gostei do compartimento com espelho e fechadura, para guardar pertences de valor e o porta-copo e garrafas. Assim nossas bebidas ficam mais seguras em caso de turbulência.
E mesmo não faltando tomadas e entradas USB, o assento também conta com a opção de carregamento sem fio (por contato).
Os comfort kits são compostos de uma nécessaire super bonitinha “holandesa”, com produtos da RITUALS exclusivos para a KLM (uma linha creme e protetor labial com tulipa), além de escova de dente, creme dental, caneta e máscara de olhos.
Gastronomia a bordo
Creio que essa é uma das grandes vantagens de se escolher viajar com a KLM. Pra começar, o menu da ida (voos que partem do Brasil para a Holanda) é um tributo ao Brasil, assinado pelo Chef Rodrigo Oliveira, que comanda o Mocotó, premiado restaurante de comida sertaneja tradicional localizado na Vila Medeiros, em São Paulo, e do Balaio IMS.
No retorno (Amsterdam – Brasil) temos menus assinados por chefs holandeses, como Jonnie Boer. Esses menus mudam a cada 3 meses. Para acompanhar, uma ótima carta de vinhos, selecionados pela sommelier Thérèse Boer.
Obs: os menus do Chef Rodrigo Oliveira estão presentes também na classe Premium Economy. A KLM anunciou a volta desses pratos do Chef também para a econômica (era assim antes da pandemia).
Talheres, copos e louças
Daqueles que a gente quer levar para casa (mas não pode! hein!? Rsrs). Foram criados por Marcel Wanders. Têm beleza e personalidade holandesa e ainda são super leves.
Kids menu
Crianças a partir de 2 anos podem solicitar o child menu, com uma antecedência de pelo menos 24 horas antes da viagem. O menu pode variar, mas no nosso voo estava bem gostoso: hambúrguer com batata frita!!
Fica a dica: menores de dois anos, que viajam no mesmo assento que seus pais, não têm “refeição incluída”. A cia aérea pode fornecer uma papinha, mediante disponibilidade, mas indica-se que o passageiro traga essa comida para o bebê a bordo. As restrições de líquidos não se aplicam à alimentação de bebês.
Outros mimos para crianças / Entretenimento a bordo / Conforto
As crianças receberam um kit com mini máscara, livrinho de pintura e lápis de cor. Muito fofo!
E o entretenimento a bordo também é bem completo para crianças, com várias opções de desenhos, filmes, séries, jogos… Aliás, a KLM tem também o “Bluey”, um personagem criado pela própria cia.
Nas classes Business, Premium Comfort e Economy, a KLM pode disponibilizar bercinho, mediante disponibilidade (bebês com até 10kg e com menos de 70cm). Entre em contato com a cia aérea antes da viagem para solicitar.
Delft Blue
Já que falei em cima sobre “querer levar os talheres e louças para casa” rsrs! Quero destacar sobre o DELFT BLUE que eu não conhecia (Como??? Eu nunca tinha voado na business da KLM antes, mas as casinhas existem desde 1952!!). Fiquei simplesmente APAIXONADA por essa coleção.
Todos os passageiros que fazem voos intercontinentais na World Business Class da KLM, são presenteados com casinhas de cerâmica em miniatura, cheias de “gins” BOLS (que eu não tenho coragem de abrir e consumir!!). São réplicas de casas holandesas clássicas. Praticamente todas as casinhas existem de verdade no Reino dos Países Baixos (o que inclui casinhas até de Curaçao e Aruba).
Todos os anos são lançados uma nova casinha a cada aniversário da KLM e este ano a casinha número 105 será adicionada à coleção em outubro. Existe aplicativo para ir marcando suas casinhas e ver a história de cada uma (claro que já baixei!! Estou com 8 casinhas, mas minha meta é ter muito mais!!).
Uma casinha mais linda que a outra.
SkyPriority
Passageiros voando em Business e Premium Comfort contam automaticamente com SkyPriority. Essa facilidade permite ao passageiro prioridade ao longo de todo o seu percurso no aeroporto: check-in, despacho e entrega de bagagens, formalidades e embarque. Esse benefício está presente em mais de 1.000 aeroportos da rede SkyTeam, da qual a KLM é membro.
Sim, você leu certo: prioridade não só nas filas “da KLM”, mas também na parte de formalidades do aeroporto (fila de raio x, imigração etc. – em alguns aeroportos).
Quem pode ter o benefício SkyPriority em voos realizados pela KLM?
- Associados SkyTeam Elite Plus
- Passageiros das classes Business (Executiva) e Premium Comfort
- Passageiros que viajam com uma passagem Flex nos voos entre a Holanda e a Europa ou o Norte da África
Lounges
A cia aérea conta com dois lounges KLM Crown no aeroporto de Amsterdam, abertos de 4h45 às 22h.
- Lounge 52 (Internacional – fora do Espaço Schengen)
Localizado entre os terminais E e F do aeroporto, tem dois andares e foi recentemente renovado. O salão está dividido em cinco áreas, cada uma com uma atmosfera única, dedicada a atender às diferentes necessidades dos clientes (Polder, City, Sea, Dutch Mountain e Sky – este último tem um terraço com vista das pistas de Schiphol).
- Lounge 25 (Internacional – Espaço Schengen)
O Lounge 25 é destinado aos passageiros viajando dentro do Espaço Schengen a partir de Amsterdam. Gostei do buffet de comidas e bebidas. Bastante opção!! Conta também com armários para guardar bagagens e chuveiros.
Acesso gratuito
Os lounges podem ser acessados sem custo pelos passageiros voando na classe Business (tarifa Standard ou Flex) e associados Flying Blue Platinum, Flying Blue Gold ou SkyTeam Elite Plus.
Acesso pago
Os passageiros que não possuem os lounges VIP inclusos no bilhete, podem adquirir acesso mediante compra em “Suas reservas”, totem da KLM no aeroporto ou recepção da sala VIP, caso haja essa opção.
Flying Blue
Esse é o nome do programa de fidelidade da Air France-KLM, que acumula mais milhas quanto mais o cliente voa e pode trocar por prêmios ou acumular XP (pontos de experiência) para subir de categoria. O cliente já tem vantagens desde que se associa ao programa, como ganhar 4 milhas a cada euro gasto, economizar até 10 euros na sua primeira bagagem adicional e aproveitar 10% de desconto nas opções de assento.
Mas a parte que eu quero destacar no Flying Blue é algo que é muito relevante pra nós e paga o público família que nos acompanha: o Flying Blue Family (válido para Air France e KLM).
Qualquer associado com mais de 18 anos pode convidar até sete outros membros. O líder do Flying Blue Family pode transferir milhas de um membro da sua família para sua própria conta sempre que quiser. Esse programa pode agrupar até 8 membros da família (máximo 2 adultos e 6 crianças).
Vale dizer que tem conexão wi-fi a bordo em todos os voos da KLM (isso é bom demais, principalmente em voos diurnos, né?!).
Espero que tenham gostado do review!!
Por Lala Rebelo
Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram: @lalarebelo
Leia mais sobre nossas viagens aqui:
- Holanda com crianças
- Dicas de Amsterdam [sem crianças]
- Dinamarca com crianças (Copenhagen e Billund)
- Paris com crianças
- Londres
- Veneza, Itália
- Dubai e Abu Dhabi
Saiba também como foi nossa experiência na Air France com crianças pequenas