curacao - viagem para curacao - dicas
Caribe

Tudo sobre Curaçao – dicas para sua viagem – com ou sem crianças

Que bom voltar!

Encontre aqui nesse post dicas para sua viagem para Curaçao, para que seus dias na ilha sejam incríveis como foram os nossos (aliás, as duas viagens, em 2014 e 2021, foram inesquecíveis). Fizemos uma viagem para Curaçao em família, com dois filhos pequenos (um bebê de 1 ano e uma criança de 3 anos) mas as dicas que trarei aqui abrangem outros públicos, como casais, casais em lua de mel, famílias com filhos maiores, grupos de amigos e mais! 

curacao em familia - curacao com criancas pequenas e bebes
Curaçao em família – ótimo destino para quem viaja com bebês e crianças pequenas! Playa Lagun | foto: Lala Rebelo

Abordaremos aqui:

  • Como chegar em Curaçao / opções de voos / onde fica Curaçao
  • Documentos necessários para viajar a Curaçao / Protocolos e exigências para brasileiros viajarem a Curaçao na pandemia do Covid-19
  • Coronavírus em Curaçao
  • Melhor época para viajar para Curaçao – como é o clima na ilha (spoiler: Curaçao não está na rota de furacões do Caribe)
  • Como se locomover em Curaçao – porque alugar carro é a melhor opção 
  • Onde ficar – melhores opções de hotéis em Curaçao 
  • Onde comer – dicas de restaurantes em Curaçao 
  • Praias de Curaçao – quais são as praias mais bonitas, imperdíveis – de explodir o turquesômetro! 
  • Outras atrações em Curaçao além das praias
  • Sugestão de roteiro 
  • Idioma – Que língua fala em Curaçao
  • Quantos dias ficar em Curaçao
  • Dinheiro – qual moeda usar em Curaçao 
  • Curaçao com crianças – como é a ilha para famílias com filhos pequenos 

E vamos ao post com todas as dicas…

Em 2014, eu e Ricardo estivemos em Curaçao. Na época, morávamos no Panamá e a distância era de apenas 2h de voo. Portanto, visitamos a ilha em um feriado, por apenas 4 dias. Foi o suficiente para nos apaixonarmos por Curaçao. Mas não o suficiente para dar a ilha como “vista”. Faltou muuuuita coisa no nosso roteiro. E olha que, naqueles tempos sem filhos, fizemos MUITA COISA. Tínhamos um ritmo frenético. Mas prometemos voltar um dia, com nossos filhos de preferência! 🙂 

A primeira viagem para Curaçao já rendeu um post super completo aqui no blog. Acesse aqui

Aliás, sei que muitos leitores e seguidores do instagram @lalarebelo já estiveram na ilha com nossas dicas! 

Kenepa grandi curacao - viagem em casal
Eu e Ricardo em Curaçao em 2014 – Praia Kenepa Grandi
Kenepa grandi curacao - viagem com crianças
Eu, Ricardo e filhos em Curaçao em 2021 – Praia Kenepa Grandi

Bom, promessa é dívida pra nós… E em 2021, 7 anos depois, voltamos para a Curaçao levando o Vinicius (3 anos) e o Miguel (1 ano). Sempre achamos que era um destino perfeito para famílias com filhos pequenos, principalmente para o nosso estilo de viajante: que gosta de explorar várias praias além do hotel. Curaçao é assim, cheia de praias lindas espalhadas, pequenas enseadas, jóias escondidas.

Então o post de hoje é ULTRA completo (se o de 4 dias já era, imagina agora que ficamos 15 DIAS no paraíso hahaha). Uma enciclopédia!! Já peço desculpas de antemão por ser tão prolixa!

Estou tentando nem sequer ler o post de 2014 pra não “roubar” as impressões da primeira viagem (um casal sem filhos, em um feriado prolongado na ilha VS. um casal com dois filhos pequenos, em um ano de pandemia, com estadia de 15 dias).

Obs: é possível conhecer a ilha em menos tempo. Creio que 7-10 dias é o suficiente. A gente foi por 15 dias/noites a princípio para uma quarentena pré Estados Unidos, mas depois decidimos ficar tudo isso na ilha porque queríamos fazer algo mais “slow travel” mesmo (além de poder conhecer vários hotéis pra trazer a vocês as dicas). Nunca ficamos tanto tempo assim em um mesmo lugar. Mas vocês verão que de slow, a viagem não teve nada. Fizemos mil coisas, exploramos a ilha de cabo a rabo. 

E por que Curaçao agora? Confesso que essa foi a viagem mais em cima da hora que já planejamos. Participei de um webinar sobre a ilha, com o comitê de turismo e agentes de viagem e nesse webinar descobri que o voo da Copa Airlines, que liga o Panamá a Curaçao tinha sido retomado. Também descobri que a ilha estava aberta a brasileiros vacinados ou não-vacinados (tanto faz, as exigências do momento são as mesmas para todos os turistas vindos de países de “alto risco”) e que a situação do coronavírus em Curaçao estava super controlada, com pouquíssimos novos casos ao dia. Era a hora de ir!! Boraaaa

/// Como chegar a Curaçao – opções de voos – onde fica Curaçao 

Curaçao é uma ilha do Caribe, que já fez parte das Antilhas Holandesas. Junto com Aruba e Bonaire, formam o grupo conhecido como Ilhas ABC, que se estendem junto ao litoral da Venezuela. Por estar bem ao sul do Caribe, Curaçao está fora da zona de furacões. É parte do Reino dos Países Baixos (uma monarquia constitucional, na qual o monarca é Guilherme Alexandre, rei da “Holanda”). 

Leia aqui nosso post com dicas de Aruba.

Para chegar em Curaçao, o jeito mais fácil é voar de Copa Airlines, fazendo uma conexão na Cidade do Panamá. O voo de São Paulo até o Panamá dura cerca de 7 horas (mas há saídas de outras cidades brasileiras) e o voo do Panamá até Curaçao dura aproximadamente 1h50. 

No momento, a Copa Airlines não está operando diariamente o trecho PTY-CUR, apenas 3x por semana. 

Eu sempre recomendo uma saidinha no Panamá (ficar uns 3/4 dias) mas na pandemia está mais difícil, pois o país está exigindo quarentena de 3 dias em um hotel aprovado pelo governo (info de junho/21).

Outro jeito fácil de chegar a Curaçao é via Bogotá, Colômbia, voando com a Avianca

Fechamos nossos voos com a Andréia da @gaiahtur. Ela foi demais! Recomendo. Se for cotar com ela, diga que foi minha recomendação.

voos para curacao
Família rumo a Curaçao de Copa Airlines e Vinicius (3 anos) em seu 71º voo!

Obs: se for para o aeroporto perto da hora do almoço, recomendo comer antes (fora da área do embarque), pois lá dentro não há quase nada. Há um Wendy’s na entrada do aero.

/// Documentos necessários para viajar a Curaçao / Protocolos e exigências para brasileiros viajarem a Curaçao na pandemia do Covid-19

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Curaçao (a não ser que você vá via Estados Unidos, aí precisará do visto americano). Apenas passaporte válido durante o período da estadia e certificado internacional de vacinação contra a febre amarela

Atenção! Durante a pandemia, é exigido de todos os passageiros provenientes de “países de alto risco” (a qual o Brasil se inclui) um resultado negativo de exame RT-PCR feito até no máximo 72h antes do embarque ou um resultado negativo do teste de antígeno feito até no máximo 24h antes do embarque. Crianças com 6 anos e menores de 6 anos não precisam realizar o exame. O laudo precisa ser apresentado em inglês no check-in no Brasil e na imigração de Curaçao. 

Veja o passo a passo que copiei e colei do site curacao.com:

  1. Preencher o cartão digital de imigração online antes da partida.
  2. Dentro de 48 horas antes da partida, preencher o cartão digital localizador de passageiros (PLC), mantendo com você uma cópia impressa do documento como comprovante.
  3. Todo visitante que entra em Curaçao deverá apresentar um resultado negativo de um exame PCR certificado para COVID-19, feito em até 72 horas antes do voo para Curaçao, ou um resultado negativo de um exame antígeno feito num prazo máximo de 24 horas antes do voo para Curaçao. Será necessário portar um documento impresso como comprovante. Será necessário enviar o resultado negativo do exame PCR para COVID-19 dicardcuracao.com antes da partida.
  4. Exame de antígeno no terceiro dia na ilha. Todos os passageiros que embarquem destes países precisam realizar um exame de antígeno em um laboratório local, no terceiro dia de sua estadia em Curaçao. A reserva e o pagamento pelo exame de antígeno no terceiro dia faz parte do processo de PLC. Clique aqui para obter mais informações.

Obs: Após preencher os dados do PLC online, você receberá o link por email para agendar seu exame no local de preferência. Fizemos no próprio hotel, Avila (os laboratórios vão em vários hotéis realizar a coleta). Precisa fazer o pagamento online. Crianças com 6 anos e menores de 6 anos não precisam. Apenas com esse agendamento/pagamento do teste de antígeno, é possível finalizar o seu PLC (imprescindível para a viagem). O exame custa 20usd por pessoa

Eu sei que parece complexo, mas NÃO É. O site é super friendly e intuitivo. Qualquer coisa me gritem ajuda pelo insta @lalarebelo

Baixe o app “Dushi Stay” e acompanhe pelo site curacao.com/pt/article/travel-updates. As informações e exigências mudam com frequência. Essas são do final de junho/2021. 

dicas de curacao

ATENÇÃO: O Brasil exige um exame de RT-PCR a todos os passageiros chegando no Brasil (menores de 12 anos, acompanhados de adultos “negativados”, não precisam realizar). O exame precisa ser feito em no máximo 72h antes do embarque. Recomendo não fazer TÃO antes, porque se o voo de ida atrasar muito, pode ser que seu exame perca validade. Indico dois laboratórios em Curaçao: ACD (enviou o resultado do PCR por email em menos de 24h. Fizemos na unidade que fica dentro do Papagayo Hotel. Custou 90usd) e MLS (o laboratório que fez nosso teste de antígeno no 3º dia na ilha. Também fazem PCR).

O teste é solicitado no momento do check-in e sem isso você não embarca. Levamos impresso (pedimos pra o hotel imprimir), mas na página da Anvisa não diz sobre ser ou não impresso. Outro item OBRIGATÓRIO é o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) em no máximo 72h antes do embarque. Uma para cada passageiro, incluindo crianças, bebês etc. Você precisa apresentar a confirmação que vai chegar no seu email (pode ser online). Veja mais aqui. Não deixe para última hora, porque há dias que o sistema está congestionado e o email simplesmente não chega.

Viagem para curaçao - dicas de curaçao

/// Seguro de saúde internacional

Olha, eu já não viajava sem seguro de saúde internacional antes, agora na pandemia é que eu não fico sem MESMO. Os seguros de saúde que têm cobertura em caso de covid são de fato muito mais caros, mas é aquela tranquilidade que não tem preço.

Recomendo a REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. Sou comissionada a cada seguro feito. Agradeço muito se utilizar o meu link na compra. Obrigada.

/// Coronavírus em Curaçao 

Durante a nossa viagem (junho – julho de 2021), a situação da pandemia estava bem controlada em Curaçao, com uma média de 2 novos casos por dia e nenhuma morte. Mais de 60% da população está vacinada e a intenção é vacinar 100% da ilha muito em breve. 

Como Curaçao tem mais de 160 mil habitantes, julgo que a situação parece estar muito bem! 

coronavirus em curacao

Eles estiveram fechados por muito tempo, com várias restrições ao turismo e aos habitantes. Agora achei bem “liberado”. Não é mais necessário o uso de máscaras em locais abertos, apenas supermercados, lojas fechads etc. Está tudo muito tranquilo, a gente até esquece que existe covid. Bom, mais ou menos, porque sempre fui bem paranóica com álcool gel e segui usando máscara quando precisava falar mais de perto com alguém. Casos ainda ocorrem, melhor se cuidar. 

Cabe aqui dizer que nada é estável, a situação sempre pode mudar pra melhor ou pior. Espero que para ainda melhor. Mas esse é o panorama de junho/julho de 2021. 

/// Melhor época para viajar a Curaçao – como é o clima na ilha

A informação mais importante quando se fala em férias no Caribe: FURACÕES. Curaçao está fora da zona de furacões do Caribe, portanto é possível e seguro visitá-la em todos os meses do ano. Mas claro que existiram anos que Curaçao foi afetada por tempestades consequentes de algum super furacão na região, mas é incomum. 

O clima em Curaçao é bem seco, com poucos dias de chuva no ano. Vocês verão muita terra, poeira, cactos… Fomos a primeira vez no começo de novembro e a segunda vez no final de junho. O clima esteve parecido nas duas ocasiões: muuuito calor, sol o dia todo, com céu azul e alguns dias mais nublados. Choveu apenas por alguns minutos em 2 dias do total 15 (junho). Em novembro não pegamos chuva, apenas céu nublado em alguns momentos.

A média de temperatura é de 27ºC o ano todo.

A informação oficial do clima de Curaçao é: historicamente, costuma chover mais de outubro a dezembro. Mas são chuvas rápidas. 

Veja nas fotos abaixo, baita chuva na estrada por uns 10 minutos e dias de sol…

melhor época para ir a curaçao

clima em curaçao

/// Temperatura da água do mar de Curaçao

Eu sou A friorenta, e não acho o mar de Curaçao frio. Depende da praia, das correntes, mas a média também é de 27º C 😀 Ou seja, água quentinha! Vocês olham esse site pra ver temperatura da água dos destinos? Ajuda a friorenta aqui rs. Não é tão quentinha quanto Maldivas, Tailândia ou Zanzibar… Menos quentinha também do que no norte de Alagoas, no Brasil. Mas é bem agradável sim!! Fiquem tranquilos. Se não fosse, vocês não veriam fotos minhas dentro do mar! hahaha.

/// Como se locomover em Curaçao

O melhor jeito de conhecer Curaçao é alugando um carro. Isso é unanimidade. 

Curaçao definitivamente não é um destino de ficar todo dia no hotel. Alguns hotéis tem sim praias lindas, mas as praias mais lindas da ilha não tem hotéis nelas. E são muuuitas, espalhadas por todo o território. 

Alugamos o carro com a Platinum Car Rental, que é uma empresa local, com dono português (ótimo atendimento que fala a língua!). Eles tinham as cadeirinhas de bebê em bom estado. O valor foi ótimo também. Eles entregam o carro no aeroporto ou no seu hotel. Gostei muito do serviço. Não é necessário carro 4×4, a ilha é toda asfaltada (ao menos nas principais estradas. Para demais aventuras, há passeios/aluguel de quadriciclo rsrs).

As principais empresas de aluguel de carro (redes internacionais) também estão presentes na ilha e possuem balcão no aeroporto. 

O custo da gasolina, quando fomos, estava em aprox. 60usd o tanque cheio. 

aluguel de carro em Curaçao
Nosso carro alugado em Curaçao
aluguel de carro em Curaçao
A locadora já nos entregou o carro com as cadeirinhas

/// Onde ficar em Curaçao – melhores hotéis 

Existem hotéis para todos os perfis e bolsos em Curaçao. Dessa vez, dividimos a experiência em 4 hotéis bem diferentes entre si, justamente para trazer aqui uma informação bem precisa e ajudá-los a escolher conforme seu estilo. 

Não está por ordem de preferência e sim em ordem alfabética (e por coincidência, por ordem da nossa estadia). 

Achei o Avila uma ótima opção de hospedagem em Curaçao principalmente por sua localização. Está em Willemstad, em uma área com vários bons restaurantes para ir a pé. Isso para mim é uma grande vantagem. Outro ponto positivo é ser “centralizado” na ilha, sendo perto se deslocar para as praias do sul ou de Westpunt. E por último, não menos importante (pelo contrário) é sua praia. É muuuito gostoso ter praia no hotel, e o Avila tem duas. São praias bonitas, com águas calmas e azulzinhas. Fato que Curaçao não é um destino que PRECISA ter praia no hotel, já que tem mil coisas pra fazer fora, mas, principalmente viajando com crianças, ajuda muito poder ter um tempo tranquilo sem ir muito longe do quarto. 

O Avila é um hotel histórico, de 1949. É o primeiro hotel da ilha e já foi um hospital no passado. Existe o edifício principal que tem estilo bem local Dutch-Caribenho (La Belle Alliance) e é mais antigo (porém apartamentos repaginados por dentro) e tem outros edifícios em anexo, mais atuais.

Nós ficamos em um novíssimo beachfront apartment, com 2 quartos. Tem opções com 3 quartos também. Esse bloco de acomodações fica bem no cantinho do hotel, bem reservado. Amamos! O apartamento era beeem espaçoso, com cozinha completa (o que em Curaçao, com bebê, fez toda a diferença), máquina de lavar e secar roupa, sala interna, uma varanda com sofá e mesa de jantar. Tínhamos 2 banheiros e um lavabo. Realmente nos sentimos em uma casinha. Nosso apartamento era térreo, então tinha acesso direto à areia da praia. Mas tem outros apartamentos do mesmo tipo nos andares superiores. Estilo bem contemporâneo.

Não me hospedei nos apartamentos “comuns” para avaliar. Um outro tipo de acomodação que achei bem interessante para casais (são adults only) foram os Oceanfront Blues (Blueswing). Bangalôs construídos em estrutura de madeira, sobre o píer, com bela vista do mar (e alguns do pôr do sol).

O hotel conta com piscina (que acabamos não utilizando) e dois restaurantes. O principal, The Pen, é o local onde é servido o café da manhã (estava incluído na nossa diária, é bem modesto). O restaurante Blues parece ser muito legal, com música ao vivo, mas não estava aberto durante nossa estadia. Olha, confesso que o serviço não é dos melhores, principalmente na área do restaurante / café da manhã , mas achei que como um todo, o hotel é uma boa opção. O mood é muito gostoso… As luminárias antigas, o pôr do sol, as duas praias privativas liiindas… Gostei! Recomendo o hotel!! Ótimo custo-benefício!

::: Reserve aqui a sua estadia no Avila Beach Resort em Curaçao.

Avila Beach Resort Curacao
Fachada histórica do Avila Beach Resort em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Praia delícia do Avila, bem em frente ao nosso quarto | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Pelos caminhos do Avila Beach Resort… Ele tem estilo bem caribenho! | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Nosso quarto (beachfront apartment) ficava nesse edifício novo do Avila | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Primeira suíte do nosso beachfront apartment no Avila Beach Resort | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Segunda suíte do nosso beachfront apartment no Avila Beach Resort | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Cozinha completa no nosso apartamento no Avila Resort, em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Amamos essa varanda a poucos passos da praia | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Banheiro de um dos quartos do nosso apartamento no Avila | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Máquina de lavar e de secar roupas | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Praia privativa do hotel Avila Beach Resort, Curaçao | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Piscina do Avila Beach Resort Curaçao | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Buffet de café da manhã do Avila, Curaçao | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Buffet de café da manhã do Avila, Curaçao | foto: Lala Rebelo
Avila Beach Resort Curacao
Lindo fim de tarde no Avila | foto: Lala Rebelo
  • Baoase Luxury Resort

O Baoase é considerado o melhor hotel de Curaçao. O hotel mais luxuoso e mais exclusivo da ilha. Claro que isso condiz com os valores da diária, que são acima das demais opções. Hospedar-me no Baoase era um sonho pessoal, venho pensando nisso desde que fui jantar em seu restaurante em 2014 (que aliás, é aberto a não-hóspedes mediante reserva). Feliz que consegui realizar esse sonho 7 anos depois! 

O conceito do Baoase é todo asiático. Tanto na decoração (muita madeira no piso, teto e móveis) como na atmosfera do hotel. É beeem tranquilo, um silêncio! São apenas 23 acomodações, divididas entre villas, suítes e quartos. As mais novas acomodações são as suítes com piscina privativa.

Nós nos hospedamos em uma Tropical Villa com 3 quartos (acomoda até 6 pessoas). O quarto principal (suíte) ficava no térreo e os dois outros quartos e um banheiro no piso superior. Por receio da escada, acabamos dormindo todos no quarto térreo. A villa contava com uma cozinha completa (geladeira, fogão, forno, cafeteira, chaleira) com todos os utensílios e uma varanda que era o mais lindo da “casa”. Essa ampla varanda tem acesso à piscina, que é como uma lagoa de água salgada, que serve a 5 vilas no total (apesar de não se privativa, dá super a  sensação de ser).

O café da manhã incluído, buffet de apoio + pratos à la carte, é maravilhoso, pé-na-areia (adoro!). Por apenas 10usd é possível solicitar o café da manhã na varanda do quarto. O que mais amei no Baoase foi a praia, um cenário que nem parece real. Muita tranquilidade (mesmo recebendo – poucas – crianças), um verdadeiro oásis. As espreguiçadeiras fofinhas, as cabanas, o serviço de praia, o azul do mar…

As crianças foram bem recebidas, com bercinho, cadeirão, brinquedos de praia etc. e até uma cerquinha em volta da nossa varanda, que tinha acesso direto à piscina, mas claro que é um hotel com super mood lua de mel!

Além da nossa tropical villa, existem outros tipos de quartos (mais caros ou mais econômicos). O Baoase está localizado em Willemstad. Não há atrações para fazer a pé saindo do hotel, mas está muito próximo a várias praias (como Mambo Beach) e bons restaurantes, bem central.

Baoase Luxury Resort Curacao - o melhor hotel de Curacao
Bem-vindos ao Baoase Luxury Resort e sua praia UAU | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
A entrada da nossa villa, super asiática | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Varanda da nossa vila no Baoase | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Café da manhã servido na varanda do nosso quarto | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Cozinha completa no quarto | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Suíte no piso térreo da tropical villa | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Banheiro MARAVILHOSO | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Quarto nº 2, no andar superior – Tropical Villa | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Quarto nº 3, no andar superior – Tropical Villa | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Banheiro do andar superior, com ducha externa (coberta) | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Nossa villa tinha acesso direto a essa piscina | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Essa piscina “passa” por 5 tropical villas | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Café da manhã pé-na-areia, delícia! | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Pães no buffet de café da manhã | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Iogurtes e sucos no buffet de café da manhã | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Pratos quentes à la carte | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Restaurante do Baoase | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Área de praia do Baoase, com várias tendas e espacinhos privados | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Praia do Baoase… Uma paz! | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Essa lagoa do Baoase é uma delícia! | Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Baoase Luxury Resort, Curaçao | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao kids friendly
Brinquedos de praia para as crianças | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Olha como essas espreguiçadeiras são fofinhas!! | foto: Lala Rebelo
Baoase Luxury Resort Curacao - melhor hotel de Curacao
Baoase Restaurant – Jantar | foto: Lala Rebelo

Se você gosta de hotéis all inclusive, o Dreams Resort é a melhor opção de Curaçao. O hotel está novíssimo. Inaugurado em 2019, acabou ficando algum tempo fechado pela pandemia, e agora reaberto novamente. Para quem já foi a Curaçao, vai se lembrar: este era o antigo Hilton, que passou por um super extreme makeover. Os quartos são amplos e a decoração é contemporânea, bem clean com toques locais (amei a decor do restaurante principal do café da manhã e almoço). É um all inclusive de nível superior aos outros da ilha, mais premium.  

Está localizado em Piscadera Bay, em uma região bem propícia para explorar tanto o sul quanto o norte (na verdade, Westpunt) da ilha. Não está “nem em cima, nem embaixo demais”.

O café da manhã é buffet, porém na pandemia, apenas os funcionários podem servir a comida (fica tudo fechado ou separado por acrílico). O almoço também é no buffet (bem completo, aliás), porém como só se inicia às 13h (achei tarde, principalmente com crianças pequenas, não aguentávamos esperar até 13h para almoçar direito). Antes disso há um buffet com snacks (Barefoot Grill) próximo à piscina (com hambúrguer, quesadillas, hot dog etc. à vontade).

O jantar é à la carte, e há 4 opções de restaurantes: Oceana (frutos do mar com vista linda do pôr do sol), Portofino (culinária italiana – massas e pizzas – sob luzinhas), Seaside Grill (carnes e outras especialidades, ao lado da piscina) e Iguana Café (cervejaria e tex-mex). Só não conhecemos o último. As bebidas são de qualidade: cervejas, coquetéis, vinho etc. Não somos de beber muito, mas aprovamos! 🙂 Gostamos também do “open sorvete” o dia todo. \o/

O destaque fica com a piscina principal, que é beeem linda. O resort conta também com uma piscina infantil, um kids club (você pode deixar seu filho com a monitoria se ele tiver de 3 a 12 anos), parquinho ao ar livre, spa, dive center e uma academia super completa. Ah, o hotel conta também com um cassino, mas não entramos para ver!!

A área de praia é pequena, porém é uma praia LINDA! Deliciosa, entre rochas! E um ponto bem legal é que há serviço de garçom na areia da praia também.

O Dreams faz parte de uma rede de hotéis chamada AM Resorts, com hotéis em todo o Caribe, América Central, América do Norte e também Espanha.

::: Reserve aqui a sua estadia no Dreams Curaçao.

Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Dreams Resort Curaçao está novíssimo | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Piscina principal lindíssima no Dreams Curaçao | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Lindo fim de tarde na piscina do Dreams | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Piscina infantil do Dreams Curaçao | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Os meninos amaram | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Pôr do sol na praia do Dreams | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
A praia é pequenininha, fato, mas é bem bonita | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Dreams Curaçao | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Nosso quarto: junior suite com ocean view | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Bercinho e bichinhos que colocaram para o Miguel | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curacao all inclusive
Banheiro do nosso quarto | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Amenidades de banho | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Vista da nossa varanda | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Restaurante buffet onde é servido café da manhã e almoço | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Restaurante Oceana – seafood – O jantar é à la carte | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Pôr do sol no Oceana Seafood Restaurant | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
UAU UAU UAU
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Meu prato de frango grelhado no Oceana | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Restaurante italiano Portofino, no Dreams | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Parquinho – Dreams Curaçao | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Parquinho – Dreams Curaçao | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Kids club – crianças de 3 a 12 anos podem ficar com a monitoria | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Academia do Dreams Curaçao | foto: Lala Rebelo
Dreams Resort Curaçao - hotel all inclusive
Tim tim de piña colada e mojito do all inclusive | foto: Lala Rebelo

Desde 2014 que sou doida para me hospedar no Papagayo, simplesmente porque eu AMOOOO a vibe de Jan Thiel! Jan Thiel é uma região ao sul da ilha de Curaçao, com uma energia muito boa, um astral animado, gente jovem… E é onde mais vemos também turistas holandeses (e europeus em geral), com ou sem filhos pequenos! Amamos Jan Thiel há 7 anos e não podíamos deixar de ficar uns dias hospedados nessa área. Mas, como estávamos com dois filhos pequenos, optamos pelo Papagayo RESORT (tem o HOTEL também, explico mais abaixo).

O Papagayo Resort fica cerca de 5 minutos caminhando da praia (atenção, há uma subida na volta da praia, mas com carrinho, achei bem ok! Você também pode ir de carro e usar o estacionamento do beach club sem custo) e é composto por dezenas de casinhas no maior estilo caribenho.

casinhas com dois ou três quartos, todos com ar condicionado (há também uma royal villa com piscina privativa). As casinhas, bem amplas, com decoração moderninha e colorida, têm cozinha completa com todos os utensílios (e isso ajuda muito quando se viaja com crianças pequenas para Curaçao!). Um dos quartos é suíte e os outros dois quartos dividem um banheiro, que também serve como lavabo. Amei o estilo das casas! Apenas o banheiro que achei muito simples e básico.

Poderia passar muitos e muitos dias nas casinhas do Papagayo Beach Resort. A gente realmente se sente em casa… O varandão, com mesa de jantar, balanço e sofás, é simplesmente uma delícia. Ficamos muito felizes que o hotel colocou um cadeirão de alimentação no quarto (e um super cadeirão, da Stokke), além do bercinho. Isso ajuda muito!

O Resort possui uma piscina principal bem bacana e também uma rasinha para as crianças. Além disso, os hóspedes podem utilizar a piscina do Beach Hotel assim como toda a área do beach club.

::: Reserve aqui a sua estadia no Papagayo Beach Resort.

Papagayo Beach Resort Curacao
Nossa casinha no Papagayo Beach Resort – Jan Thiel – Curaçao | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Suíte da nossa casa no resort | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Banheiro da suíte | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
2º quarto da casa | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
3º quarto da casa | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Sala super ampla na nossa casa do Papagayo Beach Resort | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Cozinha completa integrada | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Amamos o cadeirão na acomodação!! | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Delícia de varanda no Papagayo Beach Resort | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Tem até balanço!! | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Nada mal para um jantarzinho em casa, heim?! | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Piscina do Papagayo Beach Resort | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Área de praia do Papagayo Beach Club que hóspedes do resort podem usar | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Resort Curacao
Temos essa imensa piscina de água salgada | foto: Lala Rebelo

Papagayo Beach Resort Curacao

Tem também o Papagayo Beach HOTEL, que é a propriedade que fica em frente ao mar, junto ao beach club. É um hotel bem contemporâneo, com vários blocos de apartamentos. Achei bem legal também, os quartos são bem bonitos (hotel design!!). Porém não tem todo o espaço e facilidades das casinhas do Papagayo Beach Resort (mas tem a vantagem de já estar na “praia”, onde tudo acontece em Jan Thiel). Se você não for viajar com filhos pequenos, não fizer questão de espaço extra, infra de cozinha etc. com certeza o Beach HOTEL é melhor opção que o resort. 

Tanto os hóspedes do resort e do hotel têm direito a utilizar a infraestrutura do beach club do Papagayo (espreguiçadeiras comuns). As daybeds têm um custo de 100 florins, tanto para hóspedes e não-hóspedes. Tem a piscina exclusiva para hóspedes e a piscina de água salgada, com borda infinita, que parece muito com praia. Eu amo a vibe desse lugar (Jan Thiel)! O Zest Café, que fica ao lado, também é muito gostoso! Na área do Papagayo, temos toda uma infraestrutura com lojas e até mesmo um supermercado holandês bem legal chamado Van den Tweel. 

::: Reserve aqui a sua estadia no Papagayo Beach HOTEL.

No site do Papagayo você encontra mais dicas sobre a região.

Papagayo Beach Hotel Curacao - Jan Thiel
Papagayo Beach Hotel | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Hotel Curacao - Jan Thiel
Lobby super moderninho | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Hotel Curacao - Jan Thiel
Piscina exclusiva para hóspedes do Papagayo | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Hotel Curacao - Jan Thiel
Papagayo Beach Club | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Hotel Curacao - Jan Thiel
Será que dá pra sentir o clima desse lugar? Super pra cima! | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Hotel Curacao - Jan Thiel
Atrás de nós, a piscina salgada de borda infinita do Papagayo | foto: Lala Rebelo

••••••• 

OUTRAS OPÇÕES DE HOTÉIS EM CURAÇAO

Atenção! Exceto Marriott, nenhum deles eu me hospedei, heim?! Mas estou repassando as dicas para ajudá-los com mais opções. Alguns vi apenas a fachada, outros conheci sem me hospedar (como Renaissance e Coral Estate), outros foram amigos que me recomendaram e outros encontrei pela internet e achei bacana dividir aqui com vocês! 

Quando fomos em 2014, ficamos hospedados no Marriott Curaçao. Ele tem a mesma localização do Dreams em Otrobanda, fica ao lado. Ou seja, central, fácil pra ir para Westpunt ou para o sul. Mas em volta dele não tem absolutamente nada para ir “a pé”. O Marriott Curaçao tem uma piscina linda, uma super infra!! Não é all inclusive. A praia dele também é bem legal. 

Marriott Curacao
Marriott Curaçao quando fomos em 2014. Não sei como está agora! | foto: Lala Rebelo

Me falaram muuuito bem desse hotel, como uma super opção de hotel boutique em Curaçao. Muito bem localizado, com várias atrações nas redondezas. Apesar de não estar na praia (3 minutos), os hóspedes podem usar a infra de dois beachclubs: Cabana Beach e Mood Beach.

Kontiki Beach Resort - hotel boutique em Curacao
Kontiki Beach Resort – Hotel boutique em Curaçao | foto: divulgação

O Renaissance Curaçao é boa opção de hospedagem principalmente por sua localização. Está bem no centrinho, pertinho da ponte entre Punda & Otrobanda. Fica em Otrobanda e, aliás, é um dos grandes responsáveis pela revitalização do centrinho. O hotel está todo construído no estilo das casinhas coloridas de Curaçao. Embaixo dele tem um pequeno shopping ao ar livre (com a única Starbucks da ilha) e sua área inclui um forte histórico restaurado (Rif Fort), com restaurantes. De lá, é fácil ir a pé para Punda, onde há mais lojinhas. Tem uma enorme piscina salgada, com areia na borda (praia feelings). É nesse local que param os cruzeiros que chegam a Curaçao.

renaissance curacao
Vista aérea do Renaissance Curaçao | foto: divugação

Conheci esse resort rapidamente, porque fomos almoçar em um restaurante / beach club que está dentro dele, o Karakter. E me pareceu uma gracinha! Super lindo o ambiente, os quartos, a piscina… Tem uma boa localização mais ao norte da ilha. Para quem vai dividir hospedagem, é legal porque ele fica mais perto das praias paradisíacas de Westpunt. O Coral Estate não tem praia, mas tem acesso ao mar (pedras / escadinha) e um super pôr do sol.

Coral Estate Resort Curacao
Coral Estate Resort em Curacao | foto: divulgação

Outro hotel boutique gracinha, que ficava bem pertinho do Avila, onde nos hospedamos no início da viagem (ou seja, ótima localização, perto de vários restaurantes para explorar a pé). O hotel está instalado em um casarão histórico revitalizado e possui uma piscina. Poucos quartos, ambiente tranquilo, decor colorida… Não tem praia, mas como vocês acompanharam pelos meus posts, isso não é um super MUST em Curaçao se você tiver alma “exploradora”, já que você tem dezenas de praias incríveis para ir diariamente, com infra da básica aos beach clubs mais elegantes.

Villa Tokara Hotel Boutique Curaçao
Villa Tokara – Hotel Boutique Curaçao bem localizado | foto: divulgação

Trouxe essa opção aqui por ser mais low budget. É tipo hostel, com cozinha compartilhada. Tem quartos compartilhados e também privativos. Achei legal o conceito de “Bed & bike” (bicicletas gratuitas). Tem piscina e o hotel é todo estilozinho, com casinhas coloridas. Passamos muitas vezes em frente, pois fica próximo ao Papagayo.

bed and bike jan thiel curacao hostel albergue
Bed and Bike Jan Thiel – hotel descolado em Curaçao | foto: divulgação

Passei em frente esse hotel e achei uma graça. Aí fui pesquisar os quartos e também amei a decor moderninha em contraste com o exterior “de época”. Está em Pietermaai, um centro histórico antigo e que agora está na moda, com restaurantes descolados (como o Mundo Bizarro, que fui em 2014 e trouxe a dica aqui). Me relataram apenas que costuma ter barulho a noite, por conta dos bares ao redor.

Pietermaai Boutique Hotel - hotel boutique em Curaçao
Pietermaai Boutique Hotel – hotel boutique em Curaçao | foto: divulgação

Outro hotel boutique gracinha, nessa área que mencionei acima, Pietermaai (está na moda, com muitos restaurantes e bares). Parece uma casinha de boneca! hehehe.

BOHO Bohemian Boutique Hotel em Curacao
BOHO Bohemian Boutique Hotel em Curaçao, em Pietermaai | foto: divulgação

Esse é o mais novo hotel all inclusive da ilha. É um hotel ENORME (tanto que achava que era um cruzeiro estacionado e depois fui me dar conta que não hahaha). A piscina me pareceu bem legal e para quem tem crianças, principalmente maiorzinhas, pode ser uma boa opção por causa do parque aquático. Tem também uma área de praia e está próximo ao centrinho de Otrobanda.

Lembre-se ao escolher um all inclusive em Curaçao: isso não pode te prender heim!? Curaçao é pra fazer miiiiil coisas fora do hotel. Uma ilha para se explorar 🙂

Corendon Resort all inclusive em curacao com parque aquatico
Corendon Resort – o mais novo hotel all inclusive de Curaçao, com parque aquático | foto: divulgação

O Sunscape é um hotel mais antigo em Curaçao (porém com quartos reformados – não sei se todos), mas segue sendo uma boa opção por sua praia belíssima e por sua localização central (ao lado do Seaquarium e de Mambo Beach). Tem uma praia privativa extensa, o que é uma vantagem. É um hotel all inclusive, mas fiquei sabendo que agora há a opção de apenas café da manhã incluído!! Faz parte da AM Resorts, mesma rede do Dreams que me hospedei. Não conheci o Sunscape pessoalmente.

Sunscape Curacao
Vista aérea da praia do Sunscape Resort em Curaçao | foto: divulgação

Quis colocar essa opção aqui porque adoro a vibe da praia em que este hotel está, a Mambo Beach (bem no cantinho, colado no Seaquarium). É um hotel standard, com piscina semi-olímpica, com foco em mergulhadores mas também agradável para famílias!

lionsdive resort mambo beach curacao
LionsDive Beach Resort em Curaçao | foto: divulgação

Esses dois hotéis estão aqui na lista unicamente por sua localização!!! Não conheci por dentro, apenas pude vê-los da Playa Lagun, que foi uma das minhas preferidas!! Um lugar mágico, escondidinho… Lindooo! Eles ficam no alto da montanha, com vista pra esse mar. Então decidi colocar aqui pra quem não se importa com muito luxo, mas quer ter um visual UAU. Esses hotéis estão entre as praias de Westpunt.

***

Eu recomendo dividir a estadia em dois hotéis se você for ficar mais do que 8-10 dias (pra valer a pena o tempo gasto com logística e arrumação de malas). Pois, sinceramente, as distâncias não são TÃO grandes. Tipo, 40-50 minutos máximo da ponta sul até Westpunt (onde estão as praias mais lindas).

Eu, como amante de hotelaria, ameeei dividir a estadia, pois cada novo hotel era uma “praia base” diferente, um café da manhã da manhã diferente, uma piscina diferente. Mas entendo quem queira apenas descansar hahaha. 

Quem vai ficar muitos dias, poderia dividir em um hotel mais ao “norte” (na verdade, Westpunt, mas nem existem hotéis bons nessa região. Mais apartamentos e lodges de mergulhadores, mas você também os encontra no booking aqui), para conhecer as praias dessa região mais selvagem, e depois um hotel mais ao sul (tipo Jan Thiel) ou mais central (tipo Willemstad ou Pietermaai).

Nós fomos pra Westpunt em vários dias, mesmo quando estávamos mais ao sul, e fomos a Jan Thiel quando estávamos mais centralizados em Willemstad. Ou seja, dá para ficar em um lugar só se preferir! 🙂

dicas de hotéis

/// Onde comer em Curaçao – dicas de restaurantes

[WILLEMSTAD / PIETERMAAI]

  • Nultwintig Restaurant (Willemstad)

Como eu vibro com um bom achadinho! O @restaurant_nultwintig (o nome significa 020, que é o código de Amsterdam) é um spot descolado para almoçar ou jantar em Willemstad. Pratos principais custam 56 florins. Delicioso para uma comidinha leve, um vinho… O 020 tem piscina de borda infinita e funciona como beach club também. Recomendo fortemente reservar (fomos sem reserva e ficamos numa mesa interna). O que mais amei foi a decor descontraída, em um casarão antigo restaurado. Os talheres ficam guardados em uma gaveta sob a mesa e há redes em um “tanque” de areia. Bem bacana! Reserve aqui.

Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Nultwintig Restaurant em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Nultwintig Restaurant – área externa deliciosa | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Amei a decor despojada | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Jantar em família, bem cedinho, no Nultwintig (020) | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Couvert super interessante | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
O pratinho kids aqui foi bom! Peixe com legumes | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Meu prato: pato com batata doce, cogumelos e molho de mostarda e mel (56 florins) | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Prato do Ri: peixe com pérolas de couscous e creme de abóbora (56 florins) | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Amei os talheres que ficam guardados na gaveta sob a mesa | foto: Lala Rebelo
Nultwintig Restaurant Curacao - onde comer em curacao
Nultwintig Restaurant Curacao – aprovado!! | foto: Lala Rebelo
  • Baoase Restaurant (Willemstad)

Fomos jantar no restaurante do Hotel Baoase em 2014, nos apaixonamos, e por isso voltamos para ficar em 2021. E lá jantamos novamente duas vezes, almoçamos e tomamos café todos os dias (todas as refeições também são abertas a não hóspedes, mediante reserva). O cenário, pé-na-areia, de frente para o mar, é simplesmente espetacular. Reserve por email restaurant@baoase.com ou whatsapp +5999 564 0111.

No menu, pratos variados e elaborados, entre frutos do mar, peixes e carnes. Entradas custam em torno de 30 dólares, pratos principais em torno de 50 dólares e uma taça de vinho 10 dólares.

Baoase Restaurant - onde comer em curaçao
Baoase Restaurant – café, almoço e jantar pé-na-areia | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Chips com pasta de trufas como couvert | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Olha que lindo esse amuse bouche | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Codfish | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Tenderloin steak | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Vini bonitinho no jantar (por alguns minutos hehehe) | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Decor linda, asiática | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
O restaurante é todo na areia | foto: Lala Rebelo
Baoase Restaurant - onde comer em Curacao
Look para ir jantar no Baoase Restaurant | foto: Lala Rebelo
  • Rozendaels Original Cuisine (Willemstad)

Que boa surpresa esse restaurante! Fica pertinho do Avila, nosso primeiro hotel. Não demos muita bola ao passar em frente, mas decidimos entrar. E a comida estava deliciosa!! Simples, sabe? Com jeito de comfort food! Também provamos alguns pratos bem locais. Meu saté krioyo (espetinho de frango com molho de amendoim) estava muito gostoso. O pão de milho também é ótimo. Pratos principais custam 30 florins.

Restaurante Rozendaels Curacao
Restaurante Rozendaels em Curaçao – comida simples e muito gostosa! | foto: Lala Rebelo
Restaurante Rozendaels Curacao
Não esperávamos tanto e tivemos um ótimo jantar!! | foto: Lala Rebelo
Restaurante Rozendaels Curacao
Meu prato: saté krioyo (30 florins) | foto: Lala Rebelo
Restaurante Rozendaels Curacao
Prato do Ri: Caribbean Catch Krioyo Style (30 florins) | foto: Lala Rebelo

Ali pertinho do Rozendaels, em uma pracinha, fica o MOSA RESTAURANT. Ambiente muito bacaninha! Nos recomendaram bastante, mas infelizmente no dia que tentamos ir, estava fechado (acho que era segunda-feira). Não consegui experimentar, mas deixo aqui a dica.

Delicinha de lugar para ir no fim de tarde, com linda vista do mar! Fica junto ao hotel Scuba Lodge. Menu variado, com carnes, peixes e massas (pratos principais em torno de 30-40 florins). O De Heeren at Sea fica em Pietermaai, região com vários bares e restaurantes. Tinha um parquinho legalzinho no local, uma pena que o Vini estava dormindo!! Recomendo reservar.

De Heeren at sea restaurante curacao
De Heeren @ Sea – restaurante pé-na-areia em Curaçao | foto: Lala Rebelo
De Heeren at sea restaurante curacao
Menu do De Heeren @ Sea | foto: Lala Rebelo
De Heeren at sea restaurante curacao
Beef truffle pasta – De Heeren | foto: Lala Rebelo
De Heeren at sea restaurante curacao
Snapper Fillet – De Heeren | foto: Lala Rebelo
De Heeren at sea restaurante curacao
Mig na maior alegria e o irmão dormindo… | foto: Lala Rebelo
De Heeren at sea restaurante curacao
Delicinha de lugar no fim de tarde – De Heeren @ Sea | foto: Lala Rebelo

De Heeren at sea restaurante curacao

Fomos a esse restaurante em 2014 e achamos o máximo. Não conseguimos ir dessa vez, mas achei válido repetir aqui a dica, pois ele segue bem recomendado. A decor é de fato bizarra rs e o ambiente no geral, é uma graça (casarão histórico, cordão de luzinhas….).

Mundo Bizarro restaurante Curaçao
Restaurante Mundo Bizarro no bairro de Pietermaai, Curaçao | foto: divulgação
Mundo Bizarro restaurante Curaçao
Eu e Ricardo no Mundo Bizarro em 2014 | foto: Lala Rebelo

O Hemingway é um restaurante e bar localizado no LionsDive Beach Resort, na Seaquarim Beach / Mambo Beach. O visual do mar ali é bem lindo, azulzinho! E no fim de tarde também (pôr do sol)!! Vale mais pelo ambiente do que pela comida em si… Coloquei a dica aqui porque é uma ótima opção para almoçar ou curtir praia depois que for ao Seaquarium!!

Hemingway Beach Restaurant and Bar Curacao
Hemingway Beach Restaurant and Bar em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Hemingway Beach Restaurant and Bar Curacao
O Hemingway fica em Mambo Beach (ou Seaquarium Beach) | foto: Lala Rebelo
Hemingway Beach Restaurant and Bar Curacao
Menu um pouco trash, mas vale pelo lugar bonito! | foto: Lala Rebelo
Hemingway Beach Restaurant and Bar Curacao
A praia do Hemingway (a mesma do LionsDive Resort) | foto: Lala Rebelo
Hemingway Beach Restaurant and Bar Curacao
Pôr do sol no Hemingway em 2014 | foto: Lala Rebelo

[JAN THIEL]

  • Zest Beach Café & Zest Mediterranean Restaurant (Jan Thiel)

Aqui estou falando de dois estabelecimentos diferentes. O restaurante é mais “formal”, para almoçar ou jantar mesmo, com um menu mais elaborado – ou diria “difícil” para os mais enjoados rs (veja aqui). O ambiente é uma delícia, em Jan Thiel.

E o Zest Beach Café é o bar de praia, com mesas de madeira, na areia, sob cordões de luzinhas. AMO AMO esse lugar! O fim de tarde é muito especial. Simplesmente peçam as local cheese balls (12 florins). Não precisa de reserva.

Zest Mediterranean restaurante curaçao
Restaurante Zest Mediterranean em Jan Thiel | foto: Lala Rebelo
Zest café beach jan thiel restaurante curaçao
O Zest Café na praia de Jan Thiel! Eu amooo esse lugar! | foto: Lala Rebelo
Zest café beach jan thiel restaurante curaçao
Pé-na-areia, música boa, luzinhas… | foto: Lala Rebelo
Zest café beach jan thiel restaurante curaçao
Comidinhas no Zest Café. PEÇAM CHEESE BALLS! | foto: Lala Rebelo
Zest café beach jan thiel restaurante curaçao
Parquinho do Zest | foto: Lala Rebelo
  • Papagayo Restaurant (Jan Thiel)

O restaurante do Papagayo também tem um ambiente gostoso. Você pode escolher entre as mesas do salão interno ou as pé-na-areia. Obviamente escolhemos a segunda opção. No menu, encontramos de tudo um pouco: saladas (30 florins), hambúrgueres (25 florins) e várias opções de massas (25 florins). Estava bem tranquilo todas as vezes que passamos por lá, não creio que precise de reserva em algum momento.

Além do Papagayo e do Zest, em Jan Thiel também há o Zanzibar Beach & Restaurant (é nele que todo sábado rola baladinha mega animada e happy hour de 17h às 18h) e o Tinto Bar y Cocina (culinária argentina). Não conheci pessoalmente mas falam bem!

Papagayo Beach Restaurant jan thiel restaurante curaçao
Papagayo Restaurant em Jan Thiel | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Restaurant jan thiel restaurante curaçao
Massa com frutos do mar no Papagayo | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Restaurant jan thiel restaurante curaçao
Massa aos 4 queijos no Papagayo | foto: Lala Rebelo
Papagayo Beach Restaurant jan thiel restaurante curaçao
Restaurante e beach club do Papagayo durante o dia | foto: Lala Rebelo

[MAIS AO NORTE DE OTROBANDA, SENTIDO WESTPUNT]

Esse é um restaurante (que também é beach club) com super visual que fica no caminho das praias de Westpunt, junto ao Coral Estate Resort. Aliás uma ótima ideia é parar para almoçar ou fechar o dia lá, após curtir as praias de Westpunt (Kenepa, Lagun etc etc.). Dizem que o pôr do sol no Karakter é lindo. Menu internacional bem variado. Exemplo de preços: paella – 29 florins / Jerk Chicken – 39 florins / Hambúrguer com fritas – 34 florins / Ceasar Salad – 31 florins.

O acesso ao mar no Karakter se dá por uma escadinha. Não tem “praia” propriamente dita, e sim pedras. Mas o visual é mesmo muito lindo e a água bem turquesa.

Karakter beach restaurant curaçao
Karakter Beach, Lounge and Restaurant, em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Karakter beach restaurant curaçao
Paella do Karakter | foto: Lala Rebelo

Esse beach club é BEACH mesmo, ou seja, tem praia. Não paga nada para entrar, mas não pode levar comida e bebida. Precisa consumir no local. Nós fomos especialmente pelo restaurante, que é bem gostoso. O local é tão point de holandeses, que nem menu em inglês tinha! Amamos o fish & chips (30,50 florins), a batata frita bem apimentadinha e o sanduíche de beef teriyaki (22 florins).

O famoso do Kokomo é o balanço no mar! Acabamos não subindo, mas me disseram que se engana quem acha que é fácil hahaha. O pôr do sol no local também é lindo. O Kokomo já fica bem pertinho da cidade.

Kokomo beach Curaçao
Kokomo Beach – praia e restaurante – olha o visual | foto: Lala Rebelo
Kokomo beach Curaçao
Kokomo Beach Curaçao | foto: Lala Rebelo
Kokomo beach Curaçao
Restaurante de beed teriyak – muito gostoso | foto: Lala Rebelo
Kokomo beach Curaçao
Fish and chips para os meninos (é o que tinha para os pequenos…) | foto: Lala Rebelo

Kokomo beach Curaçao

[RESTAURANTES EM PONTOS TURÍSTICOS]

Falei desse restaurante desde 2014, que queria ir e não fui e, agora em 2021, não fui de novo! rsrs. Não sei o porquê, na verdade, já que é uma gracinha e a melhor opção para comer no centrinho. Fica em Otrobanda, já bem pertinho da ponte para cruzar para Punda, em um casarão histórico. Reserve e garanta um lugar na varanda, com vista para as casinhas coloridas. Veja menu com preços aqui.

Restaurante Gouverneur em Otrobanda Centrinho curaçao
Restaurante Gouverneur em Otrobanda – o mais recomendado do centrinho de Curaçao | foto: Lala Rebelo

Esse restaurante foi uma baita superação de expectativas. Ele fica em um forte histórico, de 1797, e o principal atrativo é de fato a vista 360º de Curaçao. Confesso que achei que seria mais “turistão”, mas a comida estava realmente muuuito boa e as porções muito bem servidas. By Chef Thomas Groen. Fomos à convite do comitê de turismo de Curaçao e adoramos. Reserve para o horário do pôr do sol. É bem lindo.

Claro que é turístico. Mas a comida é boa, bem servida e a vista é linda mesmo!

Fort Nassau Restaurant Curaçao
Chegando no restaurante Fort Nassau, Curaçao | foto: Lala Rebelo
Fort Nassau Restaurant Curaçao
Vista 360º de toda a ilha | foto: Lala Rebelo
Fort Nassau Restaurant Curaçao
Esse foi o prato kids do Vini. Muito bom | foto: Lala Rebelo
Fort Nassau Restaurant Curaçao
Vieiras do Ricardo – Fort Nassau | foto: Lala Rebelo
Fort Nassau Restaurant Curaçao
Pôr do sol de cima do Fort Nassau é bem bonito | foto: Lala Rebelo

/// Praias de Curaçao

Um compilado das melhores praias de Curaçao. Dizer aqui quais são “as praias mais bonitas de Curaçao” é um pouco audacioso, já que depende muito do dia e horário que você vai a cada uma (tem praia que virou minha preferida em 2021, mas que não tinha achado tudo isso em 2014). Vou dizer aqui as minhas preferidas, mas você faz seu veredito pelas fotos a seguir!! Ou melhor, depois que visitar todas elas! 🙂

[WESTPUNT]

Essa é a região onde estão concentradas as praias mais bonitas de Curaçao. É tipo no “norte” da ilha (mas na verdade é noroeste). Uma região com praias de areia branca, algumas extensas e outras pequenas enseadas. Naturais… Tem praias públicas e privadas! Uma mais linda que a outra!!

  • Kenepa Grandi (Grote Knip)

Muito linda e muuuuito azul turquesa. Uma das praias mais lindas de Curaçao. A primeira que decidimos ir em 2021 porque amamos demais em 2014. Assim que você estaciona seu carro (gratuitamente) já vê pelo mirante uma vista maravilhosa. São poucos degraus, super fácil chegar com baby. Antes não tinha infra nenhuma e agora já tem aluguel de espreguiçadeiras (15 dólares o combo 2 espreguiçadeiras + guarda-sol / 5 dólares apenas uma espreguiçadeira / 10 dólares apenas um guarda-sol) e um bar com bebidas. Quem aluga na Kenepa Grandi, também pode usar com o mesmo ticket as espreguiçadeiras e guarda-sol na vizinha Kenepa Chiki.

Recomendo fazer snorkel no canto esquerdo da praia! Vimos peixes lindos, inclusive um peixe papagaio que o Vini apelidou de “peixe Seychelles” por causa da bandeira.

Como é uma praia pública, melhor visitá-la em dia de semana porque costuma encher. Nós fomos no domingo, estava cheia, mas não lotada. Mas disseram que demos muita sorte.

Obs: quando fomos em 2014, não existia estrutura alguma!! E super vazia. Mudou bastante mas continua lindíssima, das nossas preferidas!!!!

Kenepa Grandi Curaçao
A primeira vista de Kenepa Grandi | foto: Lala Rebelo
viagem para Curacao
Olha esse azul!! | foto: Lala Rebelo
Kenepa Grandi Curaçao
Maravilhados com a beleza dessa praia… Kenepa Grandi | foto: Lala Rebelo
Kenepa Grandi Curaçao
7 anos depois, em família nessa praia que tanto amamos em 2014 | foto: Lala Rebelo
viagem para Curacao
Esse cantinho à esquerda tem muita vida marinha | foto: Lala Rebelo
dicas de curaçao kenepa grandi
Olhem Kenepa Grandi 7 anos atrás, sem as espreguiçadeiras… | foto: Lala Rebelo
  • Kenepa Chiki (Kleine Knip)

Essa praia é vizinha de Kenepa Grandi e também é linda! Mas pela segunda vez, decidimos não ficar nela. Achamos a “irmã” mais linda e decidimos focar nela e nas demais praias da ilha.

  • Playa Lagun

Não conheci Lagun em 2014 (como assim???) e dessa vez se tornou uma de nossas praias preferidas de Curaçao. Ela é bem diferente de Kenepa, pois é uma pequena enseada, limitada costões dos dois lados. Muito charmosa mesmo. A estrutura é bem básica: espreguiçadeiras por 5 dólares ou cadeiras por 2 dólares. Há algumas árvores no canto da praia que você pode se instalar ou embaixo de um telhado antigo. Em cima do costão há um restaurante – simples – do hotel Bahia Apartments and Dive, com uma bela vista!! Praia pública.

Playa Lagun Curaçao
Playa Lagun em Curaçao – pequenininha e PERFEITA!! | foto: Lala Rebelo
Playa Lagun Curaçao
Essa foi uma das nossas praias favoritas de Curaçao – Lagun | foto: Lala Rebelo
Playa Lagun Curaçao
Alugamos essas duas espreguiçadeiras em Lagun | foto: Lala Rebelo
Playa Lagun Curaçao
Meu baby estiloso em Curaçao, nessa praia mais linda da vidaaa! Lagun | foto: Lala Rebelo
  • Playa Santa Cruz

Nós não paramos nessa praia, só passamos em frente. É bem gostosinha. Massss o real atrativo da praia é um passeio de barco que parte de terça a domingo às 13h e custa 15 dólares por pessoa (com o Capitão Good Life). Esse passeio visita uma praia, chamada Santu Pretu, que só pode ser acessada por água ou por trilha. Perto dessa praia existe uma caverna (meeeega escondida) chamada BLUE ROOM. Você passa por debaixo da rocha, mergulhando (de fora você nem imagina o que tem dentro) e acessa uma caverna UAU, com água azul turquesa. Claustrofóbicos, fujam hahahaha. São pouquíssimos segundos nadando por baixo da rocha… Dizem que o passeio vale muito!

  • Porto Mari

É a praia com melhor infraestrutura de Westpunt, por isso chegue cedo (máximo às 10h) pra conseguir um bom lugar. Tem restaurante (ok que o menu é mais “trash” do que gostoso hehehe, mas já ajuda), tem lojinha, tem centro de mergulho… Dizem que tem até alguns porcos nessa praia à la Exuma style, mas não vimos (ainda bem! hehehe).

A praia é privada e a entrada custa 3 dólares e o aluguel de espreguiçadeiras, 3,50 dólares. Há também uma tal de cadeira de luxo, estofada, por 14,50 dólares, mas não achamos necessário.

Porto Mari é belíssima!! Perfeita também para snorkel e mergulho. O píer e a plataforma logo a frente dão todo um charme. Amamos.

Playa Porto Mari Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao
Playa Porto Mari – linda e com ótima infraestrutura em Westpunt | foto: Lala Rebelo
Playa Porto Mari Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao
Espreguiçadeiras para locação na Playa Porto Mari | foto: Lala Rebelo
Playa Porto Mari Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao
Tem até lojinha em Porto Mari! E restaurante e centro de mergulho | foto: Lala Rebelo
Playa Porto Mari Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao
Que mar é esse meu povo? Praia perfeita para crianças também! | foto: Lala Rebelo

Playa Porto Mari Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao

  • Playa Kalki

Mais uma descoberta de 2021, que não fomos em 2014. Linda linda, charmosa, pequenininha… Meio de areia, meio de corais, com um mar azul estonteante. Fica no extremo norte, é a praia mais mais na pontinha da ilha de Curaçao (das que fomos, talvez tenha alguma ainda mais em cima). Praia pública, com bar/restaurante e aluguel de espreguiçadeira por 6 dólares cada. Não há aluguel de guarda-sol, mas na praia existem algumas palapas (cabaninhas de palha). Quem chega primeiro pega!

Playa Kalki Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao
A maravilhosa Playa Kalki em Westpunt, Curaçao | foto: Lala Rebelo
Playa Kalki Curaçao - praias imperdíveis em Curaçao
Restaurante / lanchonete no local – Playa Kalki | foto: Lala Rebelo
Playa Kalki Curaçao - praias imperdíveis em Curaçao
Mar calminho… Mix de areias e corais! | foto: Lala Rebelo

Playa Kalki Curaçao - praias imperdíveis em Curaçao

Playa Kalki Curaçao - praias imperdíveis em Curaçao
Essas caverninhas no canto direito da Playa Kalki são um charme | foto: Lala Rebelo

Playa Kalki Curaçao - praias imperdíveis em Curaçao

Playa Kalki Curaçao - praias imperdíveis em Curaçao
Playa Kalki – a praia mais distante de Westpunt que fomos | foto: Lala Rebelo
Playa Kalki Curaçao - as praias mais bonitas de Curaçao
Mais uma foto aérea de drone porque a Playa Kalki é muito linda e tranquila | foto: Lala Rebelo
  • Playa Piskado (tartarugas)

Sinceramente, não achei essa praia bonita. O principal atrativo dela são as tartarugas. Como diz seu nome, “pescador”, nessa praia os pescadores limpam os peixes ali na beirinha do mar, o que atrai as tartarugas pela comida fácil. Tem muitas tartarugas, fácil de ver pelo píer, da praia ou de dentro da água. A praia é de pedrinhas, mais escura. Você não precisa pagar nada para ver as tartarugas, mas provavelmente será abordado por algum local querendo algum $$$ para mostrá-las. O par de espreguiçadeiras + guarda-sol custam 12 dólares. Não adianta chegar TÃO cedo, e sim entre 9-10h, porque é quando os pescadores estão por lá. Uma ideia é visitar a Playa Piskado, ver as tartarugas rapidamente e, em seguida, partir para Kalki que fica pertinho e é linda.

Playa Piskado Curacao - nadar com tartarugas
Playa Piskado – o melhor lugar para ver tartarugas em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Playa Piskado Curacao - nadar com tartarugas
Uma das muitas tartarugas da Playa Piskado, em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Playa Piskado Curacao - nadar com tartarugas
Pescadores limpam os peixes nessa casinha da praia, o que atrai as tartarugas | foto: Lala Rebelo
  • Playa Jeremi

Eu sou muito da praia de areia branca mas, Jeremi, apesar de não ter (é mais de pedrinhas marrons, corais) é uma das praias mais especiais de Curaçao. É mais “exótica”, com cactos na paisagem e os costões das laterais. A vista já na chegada é linda. Em 2014, não tinha infra alguma, agora há espreguiçadeiras para alugar por 4 dólares e guarda-sol por 6 dólares. Acabamos ficando pouco tempo porque estávamos em busca de uma praia com areia fina para os meninos. Mas é linda!! Praia pública.

Playa Jeremi Curaçao
Essa praia é especial… As cores, os cactos. Não sei explicar! Linda! | foto: Lala Rebelo
  • Playa Cas Abao

Ta aí uma praia que gostamos em 2014, mas não tinha sido eleita nossa preferida, e em 2021 simplesmente AMAMOS. Talvez tenha sido pelo horário. Como dessa vez fomos mais perto de meio-dia, o mar estava um azul turquesa neon. É uma praia beeeem comprida, então nunca parece cheia. Areia branca fininha. Do lado esquerdo da praia, é mais vazio, porém para entrar há corais e pedras. Já do lado direito, é pura areia. Trata-se de uma praia privada. A entrada (por carro) custa 6 dólares de segunda a sábado e 7 dólares aos domingos e feriados.  O aluguel da espreguiçadeira custa 3 dólares e inclui uma ficha para usar a ducha. Não alugam a “sombra”, mas tem várias palapas disponíveis para quem chega cedo. No local há lanchonete com bebidas e lanches.

Praia Cas Abao Beach Curaçao
A Praia Cas Abao é uma das nossas preferidas em Curaçao | foto: Lala Rebelo
Praia Cas Abao Beach Curacao
Olha a cor desse mar! Cas Abao | foto: Lala Rebelo
Praia Cas Abao Beach Curacao
No canto esquerdo (onde estávamos) tem mais pedras e corais na entrada do mar | foto: Lala Rebelo
Praia Cas Abao Beach Curacao
Veja o canto direito da praia, com pura areia! Foto de 2014 | foto: Lala Rebelo
Praia Cas Abao Beach Curacao
Papo bom dos irmãos em Cas Abao | foto: Lala Rebelo

Uma boa ideia para finalizar um dos dias de passeio por Westpunt, é ir para o Karakter, que é um restaurante bem gostoso no Coral Estate Resort e tem uma bela vista do pôr do sol. Não tem “praia” e sim acesso ao mar por escadinha (pedras), mas o mar é bem azul turquesa nesse local.

praias mais bonitas de curaçao westpunt

dicas de curacao

[JAN THIEL]

  • Zest Beach Club
  • Papagayo Beach Club
  • Zanzibar Beach Club

Eu AMOOO essa região! Tem uma vibe muito animada, pra cima, sabe? E você vai ver que tudo é mais holandês nesse ponto de Curaçao. Jan Thiel fica mais ao sul. As praias são bonitas mas já são mais “man made”, sabe? Mas não deixa de ser gostoso passar um dia por lá. Você pode alugar espreguiçadeiras no Zest (a daybed com telhadinho custa 50 florins – cerca de 27 usd) ou no Papagayo (daybed custa 100 florins – cerca de 55 usd. Inclui frutas, água e uma porção de apertivos). Eu curto até mais a do Zest, porque tem praia real (de mar) em frente, mas são poucas unidades, então chegue cedo. Mas a piscina enooorme do Papagayo, com água salgada, também é uma delícia.

Zest:

Jan Thiel Beach Curacao - Zest Café
As cabanas do Zest Café, na praia de Jan Thiel | foto: Lala Rebelo
Jan Thiel Beach Curacao - Zest Café
Curtimos muito com as crianças em Jan Thiel | foto: Lala Rebelo
Jan Thiel Beach Curacao - Zest Café
Uma das daybeds que você pode passar o dia em Jan Thiel – Zest Café | foto: Lala Rebelo
Jan Thiel Beach Curacao - Zest Café
Nós chegamos cedo e conseguimos pegar a palapa (de palha), muito mais fresco! | foto: Lala Rebelo
Jan Thiel Beach Curacao - Zest Café
Zest Café – Jan Thiel

Papagayo:

papagayo beach club - jan thiel curacao
Papagayo Beach Club – Jan Thiel – Curaçao | foto: Lala Rebelo
papagayo beach club - jan thiel curacao
Olha que lugar gostoso, good vibes! | foto: lala Rebelo
papagayo beach club - jan thiel curacao
As daybeds do Papagayo Beach Club – Jan Thiel | foto: Lala Rebelo
papagayo beach club - jan thiel curacao
Todo mundo apagado no Papagayo | foto: Lala Rebelo
papagayo beach club - jan thiel curacao
Piscina de água salgada “tipo praia” do Papagayo Beach Club, em Jan Thiel | foto: Lala Rebelo

Ah…No estacionamento do Papagayo, há uma “praça” com várias lojinhas. Entre elas, uma de roupa de bebê / criança fofíssima chamada Milk (a roupinha de praia laranja do Mig que aparece nas fotos foi comprada lá) e uma de lembrancinhas estilosas de Curaçao (compramos uma xícara escrito Dushi). Há tamb;em uma unidade (menorzinha) do supermercado Van Den Tweel.

Além desses dois beach clubs, tem também o Zanzibar, que pelo que me falaram, é mais em conta. Mas não cheguei a ver. Aliás, aos sábados a partir das 17h rola happy hour e baladinha mega animada no Zanzibar.

Zanzibar beach club jan thiel curacao
Um pouquinho Zanzibar Beach Club em Jan Thiel | foto: Lala Rebelo

O fim de tarde em Jan Thiel é uma delíiiicia!! Pegue uma mesinha no Zest Café, sob cordões de luzinhas e curta muito o pôr do sol maravilhoso.

Zest café beach jan thiel restaurante curaçao
Zest Café – Jan Thiel – Curaçao | foto: Lala Rebelo
por do sol mais bonito de curaçao - jan thiel
Nosso último pôr do sol da viagem foi simplesmente o mais perfeito – em Jan Thiel | foto: Lala Rebelo

Jan Thiel é uma área privativa e a entrada custa 3,50 usd por pessoa.

jan thiel curacao

dicas de curacao

[PRAIAS NA ÁREA DE WILLEMSTAD]

O Kokomo entrou aqui como dica de restaurante, mas também de praia!! Achei o mar bonito nesse ponto, bem azul turquesa, e o balanço dentro do mar dá um charme especial. Achei a atmosfera muito gostosa. É tão frequentado por holandeses que nem tem menu em inglês! rsrs. Local bem descolado. Não é meeeega lindo (ainda mais se comparado às praias de Westpunt. Ou talvez eu tenha ido em horário menos favorável?!) mas muitos dizem ser imperdível.

Não paga nada para entrar, porém não pode entrar com comidas ou bebidas, precisa consumir no local.

O pôr do sol no Kokomo é bem UAU.

Kokomo beach Curaçao
O que acham desse balanço lindo no Kokomo? | foto: Lala Rebelo
  • Mambo Beach / Seaquarium Beach

Não fomos curtir a Mambo Beach dessa vez, apenas fomos no cantinho dela, almoçar no bar e restaurante Hemingway Beach Bar. Portanto vou copiar e colar o relato de 2014:

Seaquarium Beach é o nome da praia mas ela acabou ficando conhecida por sua principal e mais famosa “barraca”, a Mambo Beach. Achei um lugar super legal. A praia em frente é bem bonita e o lugar tem uma ótima estrutura, com piscina e tudo. Tomamos apenas um drink lá para assistir ao por do sol (uau!!!) mas eu com certeza passaria mais tempo naquela região.

Chama-se Sea Aquarium porque o aquário de Curaçao está lá (olhando para o mar, à sua esquerda).

Na extensão dessa praia, que é beeeem comprida, existem várias “barracas” legais. Entre elas, está a Cabana Beach, que é mais badalada e o Hemingway que fomos (contei em “onde comer”).

Obs: Além da praia em si, Mambo é como um “centro comercial” (Mambo Beach Boulevard) com lojas, restaurantes e beach clubs. Clima bem jovem!!!

mambo beach curacao
Foto de 2014 em Mambo Beach, Curaçao | foto: Lala Rebelo
mambo beach curacao
Mambo Beach Curaçao, em 2014 | foto: Lala Rebelo

dicas de curacao

[KLEIN CURACAO]

 A vencedora: a praia mais bonita de Curaçao é Klein Curaçao. Não que as demais não sejam, pelo contráááário! Curaçao tem muitas praias maravilhosas. Mas Klein é mais azul turquesa e a areia é mais mais branquinha (tipo talco mesmo, e bem macia). Talvez a “dificuldade” de chegar dá esse Q a mais.

Klein Curaçao é uma ilha pequenininha desabitada a 28km de Curaçao. Para chegar, é preciso contratar um passeio de barco. Nós cogitamos até contratar um barco privado mas iria custar mais do que mil dólares. Além de que não teríamos propriamente uma ESTRUTURA na praia (como alguns barcos grandes têm). A vantagem seria mesmo flexibilidade de horário. Colocamos na balança e achamos melhor encarar o passeio normal. Principalmente pela dita cuja “estrutura”, já que a ilha é deserta e só algumas empresas têm condições de não nos deixarem o dia todo torrando sob o sol.

Existem muuuuitas empresas que oferecem os passeios a Klein Curaçao. Alguns mais “improvisados” e outras duas bem bacaninhas: Mermaid e Miss Ann. Ambas tem casa de praia em Klein, com bastante sombra, espreguiçadeiras, servem almoço num espaço coberto. Bem cômodo mesmo!! A principal diferença entre as duas é que a Miss Ann tem um barco mais rápido e mais moderno e faz cada trecho em aproximadamente 1h (e lota mais rápido, porque tem capacidade para menos pessoas).

Nós fomos com a Mermaid, que é a principal “especialista” em Klein (e a casa de praia é a maior). Eles têm um barco bem grande, parecido com uma balsa. Mais estável, porém mais lento (cada trecho é feito em aproximadamente 2h). Valores: 120 dólares para a partir de 12 anos, 60 dólares para crianças de 4 a 12 anos, grátis para crianças de até 3 anos. Inclui café da manhã e almoço.

O maior receio de todos na hora de ir para Klein, principalmente na ida, porque é em mar aberto, contra o sentido das ondas, é PASSAR MAL. Muiiiita gente enjoa mesmo. Então se você tem tendência a enjoar, melhor já tomar remédio antes como fiz. Mas nós demos sorte. O mar estava bem liso no dia que fomos, a ida foi até mais rápida! Ninguém no barco vomitou. Não vi. A dica é também pegar um assento no andar de baixo, no “meio”. Mexe menos!

O passeio parte às 7h da manhã de uma marina que fica em Jan Thiel, e chega na ilha aproximadamente às 9h. Recomendo chegar no barco às 6:30 para garantir seu lugar. Na ilha, fazemos o típico “dolce far niente” (que significa: NADA!! hehehehe). Mar calminho, delícia… É servido café da manhã na chegada (pães, frutas, café, suco) e 12:30 o almoço (frango, carne, hambúrguer, salada, arroz…). O almoço estava bem gostoso, viu? Apenas muito “forte” para crianças pequenas. Então, se você, como nós, vai levar os filhos babies (tenho um de 1 ano e outro de 3 anos), recomendo levar a comidinha em um pote térmico (levamos macarrão, cenourinha, batata cozida, pão etc.).

Na ilha, existe um farol antigo que é mega fotogênico. Apesar das valas (mamãe treme hahaha) os meninos amaram. O farol original foi destruído por um raro furacão em 1877. Aí na sequência construíram esse.

Tem também um naufrágio enorme na praia na “parte de trás” da ilha (onde o mar é bem batido). A carcaça do navio está encalhada na praia. Mas com os dois filhos pequenos, preferimos não caminhar até lá (um deles teria que ir no colo, não levamos carrinho ou canguru, e o outro pediria colo uns passos depois hehehhe).

É muito comum ver tartarugas em Klein (não esqueça seu snorkel!!) mas nós só conseguimos ver já indo embora. Este vídeo que postei no reels resume bem nosso dia em Klein: aqui.

Bom… ir ou não ir a Klein Curaçao? Entendo que se você tem pouquíssimos dias na ilha, usar um dia TODO em um passeio de barco de mais de 100 dólares por pessoa, já que Curaçao tem infinitas praias lindas “gratuitas” e que se chega em alguns minutos de carro, pode não valer a pena. Nós não fomos também a Klein na primeira oportunidade.

Agora se você está fazendo uma viagem mais tranquila, de uma semaninha, NÃO PERCA!! É lindo demais. Sim, tudo em Curaçao é lindo, mas Klein é ainda mais paradisíaco.

Outra dúvida que nos rondou: Klein Curaçao com crianças pequenas? Com bebês? Esse também era nosso maior receio e quase não fomos. Desistimos na verdade, e arranjamos outra chance em cima da hora!! Olha, tirando o tempo de ida e volta no barco (ponto negativo para o povo que fuma a bordo, inclusive da tripulação), que pode ser sim um perrenguinho (mas eles dormiram, ufa!! Recomendo até levar um travesseiro, pois o banco da Mermaid é BEM duro), o passeio em si é super apropriado para crianças. Dia na praia, sombrinha, mar calmo, suco à vontade, frutas… Como não ser, né?!

Klein Curacao
Na marina para pegar o barco da Mermaid rumo a Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao com bebê
Todos já a postos! Klein Curaçao aí vamos nós!! | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao com bebê
Dizem que esse lugar embaixo e no meio é onde enjoa menos. Atenção: levem um travesseirinho para as costas!! Fez falta, ainda mais com babies… | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao
CHEGAMOS! Fala se essa praia não é um DEBOCHE? Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao com crianças
Maravilhados com Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao
Mar super tranquilinho – Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao with baby
Tartaruguinha indo rumo ao mar… | foto: Lala Rebelo
Klein Curacao with kids
A caminho do farol antigo em Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Farol de Klein Curaçao
Vendo o farol mais de pertinho. Vini adorou | foto: Lala Rebelo
Farol de Klein Curaçao
Matching com o farol de Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Klein Curaçao lighthouse
Essas valas davam um medinho. Não dá pra deixar as crianças soltas no farol! | foto: Lala Rebelo

Klein Curaçao lighthouse

Klein Curaçao lighthouse

viagem para curacao - klein curacao - mermaid
Essa é a barraca da Mermaid em Klein Curaçao | foto: Lala rebelo
viagem para curacao - klein curacao - mermaid
Assim que chegamos na ilha, é servido o café da manhã | foto: Lala Rebelo
viagem para curacao - klein curacao - mermaid
O almoço é servido por volta de 12:30. Carnes, salada, pães… | foto: Lala Rebelo
viagem para curacao - klein curacao - mermaid
E de sobremesa, tem frutas à vontade! | foto: Lala Rebelo
dicas de klein curacao
Bem abobada com essa ilha de explodir meu #turquesometro! | foto: Lala Rebelo
dicas de klein curacao
16h e todos no botinho para voltar para o barco da Mermaid | foto: Lala Rebelo
mermaid klein curacao
Barraca da Mermaid vista do mar – é bem confortável, cheia de sombras! | foto: Lala Rebelo
mermaid klein curacao
Soninho no caminho de volta… Aprox. 2h até Curaçao | foto: Lala Rebelo

klein curacao

/// Outras atrações em Curaçao além das praias

  • Centrinho

Pare seu carro no Renaissance Mall, em Otobanda (gratuito) e vá caminhando.

Willemstad é a capital de Curaçao e o “centrinho” (a parte turística) está dividido em duas regiões: OTROBANDA e PUNDA. Elas estão separadas por um canal e ligadas por uma ponte exclusiva para pedestres (a ponte para carros, que é altíssima por sinal, fica mais atrás). Essa ponte é de madeira, articulada, e se abre para a passagem de grandes navios. Quando isso acontece, barquinhos fazem a travessia gratuitamente.

– OTROBANDA
“Outro lado” em Papiamento. Era a parte mais pobre (onde viviam os escravos) mas hoje, graças ao novo porto que foi construído para receber cruzeiros g-i-g-a-n-t-e-s-c-o-s, ao Renaissance e à restauração do Rif Fort, a região está cada vez mais viva. É de Otrobanda e também da ponte que cruza o canal que você tirará as fotos mais bonitas com as famosas casinhas coloridas holandesas ao fundo (elas ficam em Punda).

– PUNDA
É o lado mais antigo, mais desenvolvido e mais rico (onde viviam as pessoas com posses no passado). É onde estão as casinhas coloridas holandesas, cartão postal de Curaçao.

Caminhe um pouco pelas duas regiões. Mas melhor que seja de DIA. O centrinho não tem movimento a noite (ou mesmo de dia, quando não tem cruzeiros, é meio morto), exceto às QUINTAS, quando acontece o PUNDA VIBES!!! Aí sim lojinhas e restaurantes vão até mais tarde, há música na rua… Bem legal.

Há também um letreiro CURAÇAO e outro DUSHI em uma pracinha ali no centrinho, em Punda. Vini amou escalar as letras.

Quem quiser comprar cosméticos em geral, a loja PENHA é Duty Free.

Recomendo tirar umas horinhas para fazer um city tour com um guia local (acho sempre interessante!!!). Gostamos muito do Rignald (whatsapp +599 9 668 0248). Uma figura! Super sorridente!

Quem quiser tomar um sorvetinho, em Punda, numa rua bem estreitinha chamada Bloksteeg, tem uma sorveteria bem gostosinha (Dagaz Gelato). Você verá uma vaca pintada nas cores da bandeira italiana para sinalizar a rua.

Renaissance Hotel mall Curaçao
Esse é o Renaissance Mall e Resort de Curaçao | foto: Lala Rebelo
Renaissance Hotel mall Curaçao
Esse é o estacionamento no Renaissance Mall que indiquei parar | foto: Lala Rebelo
Renaissance RIF FORT Curaçao
Rif Fort – forte restaurado, parte do complexo do Renaissance | foto: Lala Rebelo
centrinho de Curaçao
Mercado local em Otrobanda – acontece de manhã | foto: Lala Rebelo
centrinho de Curaçao
Vini se deliciando! Como aproveitou a viagem | foto: Lala Rebelo
Otrobanda Curacao
De Otrobanda, vendo as casinhas coloridas de Punda | foto: Lala Rebelo

centrinho de curacao

centrinho de curacao
Atravessando a ponte que liga Punda a Otrobanda. Ela se abre | foto: Lala Rebelo

Punda Curacao

Punda Curacao
Punda em Curaçao – essa é a loja de cosméticos Penha, Duty Free | foto: Lala Rebelo
letreiro de Curacao
O letreiro de Curaçao, em uma pracinha em Punda | foto: Lala Rebelo
guia local em Curaçao
O guia local Rignald – super recomendo! | foto: Lala Rebelo
Punda curaçao
Essa viagem vai ficar marcada para sempre!

Eu achava que pelo nome, o Seaquarium era mais um AQUÁRIO mesmo. Mas a parte que é aquário de fato é bem mini e bem antigona. O foco do local são as interações como encontro com golfinhos (Dolphin Academy – valores à parte), alimentação de flamingos e arraias etc. O valor de entrada no Sea Aquarium é de 15 dólares para pessoas acima de 13 anos, 7 dólares de 5 a 12 anos e grátis até 4 anos.

  • Mergulho de cilindro em Curaçao

Curaçao é considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Há vários pontos incríveis espalhados pela ilha, para ir de barco ou até mesmo pela praia!! E tem também o famoso Tugboat. Veja dive sites aqui.

Meu marido, ou melhor, o correspondente submarido, fez um mergulho com a Caribbean Sea Sports, e foi ótimo!! O dive center fica dentro do Dreams Resort, mas não-hóspedes também podem mergulhar com eles!! Claro!! Inclusive fazer cursos para tirar seu PADI, caso não tenha.

mergulho em curacao
Correspondente subMARIDO em Curaçao 🙂
  • Supermercados

Curaçao tem uns supermercados ótimos!!! Cheios de produtinhos importados. Recomendo um “tour” no holandês Van Den Tweel (unidade de Zeelandia, que fica em ’28 Kaya Jacob Posner, Willemstad’).

Além de comidas gostosas, frutas, verduras, queijo, vinhos… Achei os supermercados de Curaçao ótimos para produtos baby (fraldas, lenços, xampus, comidinhas/papinhas para todos os gostos), protetor solar (spray, roll-on, bastão), produtos para remover manchas de roupas e quitutes holandeses como stroopwafel (hum!!). Ahh, e achei também o dry-shampoo da Batiste que é maravilhoso e não chega mais no Brasil.

van den tweel curacao
Supermercado Van Den Tweel em Curaçao | foto: Lala Rebelo
supermercados em curaçao
Muitos queijos maravilhosos! Herança holandesa | foto: Lala Rebelo
supermercados em curaçao
Papinhas squeeze (pouch) para todos os gostos em Curaçao | foto: Lala Rebelo

Essas cavernas ficam próximas ao aeroporto de Curaçao e tem mais de 300 MIL ANOS! É uma formação geológica muito interessante. A visita é muito organizada, iluminada… E pode ser que você encontre morcegos! hehehe. O parque é acessível a adultos e crianças. A entrada na caverna custa 9 dólares para pessoas acima de 13 anos de idade, 7 dólares para pessoas de 4 a 12 anos, e grátis para menores de 4 anos.

hato caves curacao
Hato Caves em Curaçao | foto: divulgação

dicas de curacao

A Val, do @dicasdecuracao, é uma brasileira que mora na ilha e pode te ajudar com todos os passeios e dicas também.

Val dicas de curacao
Com a querida Val do @dicasdecuracao

/// Idioma – Que língua fala em Curaçao

O idioma de Curaçao é o papiamento. Uma língua super simpática, que é uma mistura de português, espanhol, dutch e várias outras coisas. Você precisa ir sabendo a palavra DUSHI, que é usada pra praticamente TUDO. Dushi é querido, gostoso, lindo, fofo… Hahaha! Tudo o que é bom é dushi.

Obrigado é Dankee

Bom dia é Bon Dia

Mas não se preocupe, você não precisa falar papiamento pra se virar em Curaçao (apesar de parecer simples entender). Quase todos falam inglês, espanhol e alguns até se arriscam no português.

/// Quantos dias ficar em Curaçao

4 foi pouco quando fomos da primeira vez. E 15 é muito pra maioria (sei que ninguém tem férias eternas hahaha). A gente achou que seria muito também e que acabaríamos entediados, repetindo praias. Mas não foi. Foi perfeito!! Fizemos tudo o que mais queríamos, com calma, e nem repetimos nada.

Mas acho que o tempo de viagem ideal para Curaçao, para conhecer o melhor da ilha, é de 7 a 10 dias.

/// Dinheiro – qual moeda usar em Curaçao 

A moeda de Curaçao é o Florin das Antilhas Holandesas (ANG). A moeda local também é chamada de “Guilders“. 1 florin vale R$2,80 atualmente. Mas dólares americanos são aceitos em todos os lugares. Levamos dólares em cash e nem fizemos câmbio. Usamos a moeda americana ou cartão de crédito em todas as compras. A cotação é de 1 USD para 1,80 florins. Todos os locais faziam a conversão justa, sem abusos na hora do pagamento.

MOEDA CURACAO VOLTAGEM CURACAO TOMADA CURACAO

*Voltagem: como há muito turista europeu, praticamente todos os hotéis tinham também muitas tomadas 220V nos quartos. 

/// Curaçao com crianças – como é a ilha para famílias com filhos pequenos 

Definitivamente Curaçao é uma ilha incrível para viajar com crianças pequenas (e grandinhas também). A ilha é super family friendly, tem uma vibe muito pra cima!!! É um destino muito popular para famílias holandesas com bebês (e europeus em geral)!

As praias são praticamente todas com água calminha em uma temperatura gostosa. Não vou dizer que é MORNA (como Maldivas, Tailândia ou Zanzibar), mas também não é FRIA / GELADA!! Eu sou uma pessoa beeem friorenta e consegui entrar com muito gosto em todas as praias. 

É uma ilha pequena? Sim, se comparado a quem vem do Brasil, é de fato, pequena. Mas tem toda a infra de supermercados, shoppings, restaurantes, lojas…

A única dificuldade foi mesmo a alimentação. Quase todos os menus kids eram pura fritura e sucos industrializados. Para encontrar um prato mais saudável, como um grelhado, precisávamos pedir do menu adulto. E mesmo assim, com modificações. Portanto, pra você ficar tranquilo viajando com criança em Curaçao, recomendo pegar um quarto de hotel ou apartamento que tenha cozinha! Os supermercados em Curaçao são ótimossss! Têm de tudo! Considerei até uma atração turística!! Rsrs. Nos sentimos mais tranquilos quando compramos vegetais, ovos e carninha e fazíamos o almoço para levar no pote térmico onde fôssemos.

Quanto aos cadeirões de alimentação, isso não falta. TODOS os restaurantes e hotéis que fomos contavam com isso!! E bercinho também! Todos os hotéis disponibilizaram bercinho ou cama extra sem nenhum custo adicional. 

Não precisa se preocupar com fraldas: tem Pampers, Huggies e outras marcas boas (compramos uma tal de AH no supermercado holandês, Van den Tweel, e era ótima! Creio que é marca própria). Tem muuuita marca de papinhas squeeze (pouch), fórmulas (Nutrilon da Nutricia, que é a Danone no Brasil), comidinhas, protetor solar (roll-on, spray, bastão…). Dá uma olhadinha aqui e aqui.

AMAMOS!!!

Curaçao com bebês
Praias perfeitas para crianças pequenas! Foto em Klein Curaçao | foto: Lala Rebelo
Curaçao com crianças pequenas
Olha que calmaria para as crianças esse dia na praia Porto Mari… | foto: Lala Rebelo

turquesometro curacao

E aí, o que acharam de Curaçao? Realmente essa é uma ilha que mora no meu coração. Prometi voltar e não me arrependi. Agora com a família foi ainda mais especial!

Assista nossos dias em Curaçao em detalhes (mostrados ao vivo pelos stories do Instagram):
Parte 1 ]
Parte 2 ]
Parte 3 ]
[ Parte 4 ]

Beijos, Lala Rebelo

::: Acompanhe nossas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta nossa página no facebook /LalaRebeloTravelBlog

Por favor, nos apoie e reserve seu hotel pelos links aqui do blog! No seguro, também ganho uma pequena comissão. Clique aqui.

(aliás, qualquer hotel, em qualquer destino que você for pesquisar/reservar – independente de estar citado aqui no blog ou não – se iniciar a busca por este link, eu sou comissionada e você não paga nada a mais). É dessa forma que o blog se mantém! 🙂 Obrigada!!

dicas de curacao

Explore no mapa abaixo tudo que citei aqui sobre Curaçao! Praias, hotéis, restaurantes e outros pontos de interesse, para você planejar melhor a sua viagem!!

***

Que tal combinar Curaçao com Aruba ou Bonaire? Tem voos entre as ilhas com a Divi Divi Air, EZ Air e Tui. Vi que também é possível combinar com St. Maarten, voando JetAir e com Santo Domingo (República Dominicana) voando Sky High.

Se interessou por Curaçao? Então leia também: 

Dicas de Exuma – Bahamas
Dicas de Nassau – Bahamas
Dicas de Turks and Caicos
Dicas de Aruba
Canouan – St. Vincent & the Grenadines
Dicas de Barbados
Dicas de Anguilla
Dicas de St. Maarten
Dicas de St. Barth
Dicas de St. Lucia
Dicas de Trinidad e Tobago
Viagem para a Jamaica
Dicas de Samaná – um lado menos explorado da República Dominicana

lala-veste
Maiôs: Nidas, Lenny Niemeyer e Adriana Degreas / Óculos: Fendi
Saídas e chemises: Lenny Niemeyer, Guess What, Pitusa e Riachuelo
Roupas: Dolps, Prissé e Zara

Roupinhas de praia das crianças: UV Line, BOAT Swimwear, Babybeh e Milk Curaçao
Óculos de sol das crianças: Izipizi

Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link e fazer seu seguro de saúde internacional por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂

Comentários