dicas de gramado e canela
Rio Grande do Sul

Dicas de Gramado e Canela

O destino mais querido do Brasil

Encontre aqui nesse post todas as dicas de Gramado e Canela, para você programar a sua viagem para o Rio Grande do Sul da melhor forma possível. Traremos aqui dicas de hotéis em Gramado (onde ficar em Gramado? Nós ficamos no delicioso Hotel Casa da Montanha), dicas de restaurantes em Gramado e Canela, como chegar, melhor época para ir e quando evitar e os passeios imperdíveis em Gramado (na nossa opinião, claro, afinal Gramado e Canela tem milhares de atrações e você precisa escolher bem pra não precisar ficar 1 mês todo na região! Rsrs).

::: Leia aqui nosso review completo sobre o Hotel Casa da Montanha em Gramado. 

***

No feriado de Tiradentes (abril/2021) escolhemos Gramado como nosso destino de viagem em família. Tanto eu como meu marido já estivemos na cidade na infância e achamos que era hora de voltar com nossos filhos para “o destino mais kids friendly do Brasil”. Alguns chamam Gramado até de “Orlando brasileira”.

Fato é que a cidade concentra dezenas e dezenas de atrações para os pequenos (e grandes também). Inclusive atrações / parques BEM aleatórios, que não fazem o menor sentido no lugar (por exemplo, Museu dos Beatles e Museu Egípcio rs). Mas tem também muita coisa legal, inclusive bem a ver com o lugar e também com sua “fama natalina” (o estilo alpino das construções remete muito ao Natal, não tem jeito). Sem falar que o clima da cidade é uma delícia, as ruas com seus restaurantes e lojas são super charmosos e ainda dá pra combinar com a vizinha Canela, que tem muitas atrações de natureza (você passa de uma cidade a outra sem ao menos perceber, realmente é com se fossem “um único destino”).

/// COMO CHEGAR EM GRAMADO

Bom, pra começar, Gramado e Canela são cidades vizinhas, no Estado do Rio Grande do Sul.

O melhor jeito de chegar é voando para Porto Alegre e depois alugando um carro no aeroporto (veja aluguel de carro em Porto Alegre aqui). De Porto Alegre até Gramado leva cerca de 1h40 (aproximadamente 100km) de estrada ótima.

Há dois caminhos: o “normal” e a “rota romântica” (vá pela BR-116 até Nova Petrópolis, passando por Picada Café, e depois a RS-235). Bastante curva e “túneis” de árvores. Fomos pela Romântica – que demora uns 20 minutos mais – e voltamos pela normal (no caminho tem uma cervejaria muito simpática: Fat Bull Beer). 

No mapa, no fim do post, eu destaquei esse trecho da “ROTA ROMÂNTICA” que pegamos. Leia mais sobre a rota aqui (ela abrange vários municípios).

rota romantica gramado
Trecho da Rota Romântica para chegar a Gramado

DICAS DE GRAMADO - ROTA ROMANTICA

DICAS DE GRAMADO - ROTA ROMANTICA

Para quem não quiser alugar carro, pode contratar um transfer. A Monet Viagens (aliás, deixo a dica de uma super agência de viagens, que pode organizar Gramado e outros destinos mundo afora pra você), recomendou muito:

Conectar Gramado – (54) 9908-0744 
Empresa pequena e familiar, ótimo atendimento, carros novos.

Também é possível chegar pelo aeroporto de Caxias do Sul, que está a menos de 70km de Gramado. Porém, Porto Alegre é mesmo o mais comum, devido a frequência.


/// ONDE FICAR EM GRAMADO – DICAS DE HOTÉIS

Pra mim, não tem nem o que pensar: você PRECISA ficar hospedado no centrinho (próximo à avenida Borges de Medeiros, onde tudo acontece).

Nós simplesmente AMAMOS esse hotel. Não existe o combo de hospedagem mais perfeito em Gramado: o mais charmoso na melhor localização. Até existem outros hotéis de luxo em Gramado (citei no final dessa lista), mas nenhum deles está no melhor lugar da cidade como o Casa da Montanha. Para você explorar os restaurantes, lojas e atrações do centrinho A PÉ, sem se preocupar com estacionamento, taxi, uber etc. No meio de tudo mesmo. Faz diferença, vai por mim!

Além da localização, ficamos muito bem impressionados com o nível de serviço do hotel. Todos os funcionários MUITO AMÁVEIS. Sem falar o quanto são receptivos com as crianças. Não só tratam bem como fazem os pequenos se sentirem realmente bem-vindos, queridos. O hotel proporciona várias experiências e mimos para os mini clientes (alguns deles, com custo extra. Recomendo muuuito contratar a atividade “um sonho de criança”. Mini-roupão, pantufa e amenities baby disponíveis apenas na categoria suíte). Tem kids club e uma equipe de recreação disponível em boa parte do tempo para cuidar e brincar com as crianças.

O café da manhã merece nosso super destaque porque além de lindo (dos mais fotogênicos!!) é uma delícia. Um buffet super completo com várias opções à la carte de pratos quentes (incluído). O lugar parece a casa do Papai Noel (dizem que no Natal, é fantástico!!) ou uma casa de bonecas, no maior estilo alpino, todo de madeirinha com cortinas floridas, sofá xadrez… Fofo e aconchegante.

Em frente ao hotel há um carrossel que os hóspedes (e até não hóspedes) podem utilizar sempre que desejarem. O Hotel Casa da Montanha também conta com uma piscina aquecida, jacuzzi, sauna, academia e um SPA L’Occitane.

Escrevi mais sobre o Hotel Casa da Montanha aqui.

::: Reserve aqui sua estadia no Hotel Casa da Montanha.

Hotel Casa da Montanha Gramado
Tenda no quarto para receber as crianças no Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha Gramado
Nosso quarto – Suíte Natalina – no Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
hotel casa da montanha banheiro
Banheiro da suíte | foto: Lala Rebelo
hotel casa da montanha amenities
Amenities de banho L’Occitane e de kids/baby da Natura | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha Gramado - carrossel
O carrossel do Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel casa da montanha gramado - crianças
Roupões e pantufas kids no Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
hotel casa da montanha gramado piscina aquecida
Piscina aquecida do Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
hotel casa da montanha gramado academia
Academia | foto: Lala Rebelo
kids club hotel casa da montanha
O Kids Club do Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel casa da montanha gramado - crianças
Uma monitora exclusiva para fazer a atividade do Desbravador da Montanha com a criança | foto: Lala Rebelo
Hotel casa da montanha gramado - crianças
Achooou o Tulipito Dourado! Atividade do programa “um sonho de criança” | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - café da manhã
Café da manhã do Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - café da manhã
Tudo tão lindo que até parece cenográfico | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - café da manhã
Estação de geléias | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - café da manhã
Estação de queijos e embutidos – Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - restaurante Varanda
Macarrão Mamma Mia – penne artesanal, iscas de filé, cogumelos Paris frescos, alecrim e nata no restaurante VARANDA, do hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - restaurante Varanda
Bistrô Varanda – Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
DICAS DE GRAMADO E CANELA
Sala de estar do Hotel Casa da Montanha | foto: Lala Rebelo
Hotel Casa da Montanha - café da manhã
Detalhe do copinho kids | foto: Lala Rebelo

O Hotel Wood é do mesmo grupo do Casa da Montanha (Casa Hotéis, assim como o Petit e o Parador) e é uma opção super moderninha e descolada no centro de Gramado. Fui jantar no Wood e amei o local (aliás, imperdível jantar em seu restaurante, mesmo se não for hóspede). O conceito, a decor, a localização. Ótimo custo-benefício de hospedagem em Gramado!

Hotel Wood Gramado
Hotel Wood em Gramado | foto: Lala Rebelo
wood hotel gramado
Um dos quartos do Hotel Wood, em Gramado | foto: divulgação

Outras opções legais, bem localizadas também no centrinho:

Outros hotéis de luxo, mas que ficam um pouco afastadinhos do centro: 

Se desejar esticar seu roteiro, recomendo uns dias no Parador Cambará do Sul. Também é possível fazer Bento Gonçalves (e seus vinhos maravilhosos) na mesma viagem.

Booking.com

dicas de hotéis


/// RESTAURANTES EM GRAMADO E CANELA – Onde comer

Esse é o restaurante do Hotel Wood, aberto também a não hóspedes, e é simplesmente imperdível no jantar! Reserve (contato no insta)!! Menu assinado pelo Chef Rodrigo Bellora, super criativo, descontraído e comfy, farm to table. Pratos individuais e pequenas proções para dividir. Olha, até a “sopa da colônia” (brodo de aves com capelletti artesanal) estava maravilhosa.

hotel wood gramado restaurante
Restaurante do Hotel Wood em Gramado | foto: Lala Rebelo
hotel wood gramado restaurante
Quem vê até pensa… Dura 5 minutos assi hahaha
hotel wood gramado restaurante
Meu cappelletti comfort food 🙂 Mais gostoso que bonito, juro! rs | Lala Rebelo

 

Restaurante gostosinho, perto da igreja principal, com clima agradável e decoração charmosa. Peça um risoto!

Josephina Bistro Gramado
Fachada do Josephina Bistrô, em Gramado | foto: Lala Rebelo

O Hotel Casa da Montanha, que nos hospedamos, conta com dois restaurantes: o La Caceria, especializado em carnes de caça, aberto apenas no jantar (não fomos) e o Bistrô Varanda, mais casual, aberto no almoço e no jantar. Recomendo o Varanda. Muito gostoso tudo!!!

Muita gente me recomendou esse lugar não só pelo restaurante e sim por toda a experiência. Acabamos chegando no horário do pôr do sol, quando já estava quase na hora de fechar de não entramos. Mas creio que vale a pena!

Paramos na “Tenda caminho das Olivas”, por acaso, e foi SENSACIONAL. Um “puxadinho” na estrada, de madeira, com simplesmente a vista mais incrível do pôr do sol. Você não paga nada pra entrar, mas precisa consumir algo nos quiosques (o que não é difícil: pão com calabresa assado na hora, no forno à lenha, pinhão, queijos, embutidos, biscoitinhos com goiabada… Também dá pra pedir um vinho da casa, mas achei super forte!!). Recomendo demais! Acho que foi um dos pontos mais altos da viagem. Os meninos tinham dormido, então consegui uns minutinhos com o Ricardo para apreciar o entardecer.

Veja só:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lala Rebelo Travel Blog (@lalarebelo)

Voltando do Olivas de Gramado para a cidade, passamos pelo Villa Itália. Que lugar CHARMOSO!!! Ficamos com muita vontade de parar quando vimos o senhorzinho italiano acenando na porta!! Com varal de luzinhas e um clima muito especial (e com parquinho para as crianças rsrs). Ficou pra próxima, mas quis deixar a dica. Depois me contem!!

  • Pizzarias Temáticas de Gramado

Esse é quase um tema “polêmico” em Gramado, porque a princípio parece uma bizarrice você pagar caro pra ir em uma pizzaria com show misturado. Olha, confesso que eu “entortei o nariz” e quase não fui, mas isso é algo que faz TANTO sucesso que quis ir ver com meus próprios olhos. E paguei a língua porque eu achei super legal (melhor do que Medieval Times em Orlando)! hahaha.

Fomos na HECTOR Dragão, tema “escola de magia” (no maior estilo Harry Potter, só que sem dizer que é Harry Potter). Bom, as pizzas são gostosas (normais, nada extraordinário) mas os sabores vão dos comuns aos estrambólicos. É um rodízio e é NON-STOP. Você não para de comer um único segundo. O ingresso – que recomendo que compre com antecedência pelo site COM RESERVA DE MESA pra não ficar horas na fila – realmente não é nada barato (de R$189 a R$230 por pessoa) mas o valor é principalmente pelo show e toda a experiência. Tudo muito bem ensaiado, atores ótimos. Achei que os meninos ficariam com medo, por ser escuro e tal, mas no fim eles foram os que mais aproveitaram!! O Miguel de 2 anos, inclusive!

Se você for, vá de coração (e bolso kkk) aberto, heim?! Para entrar na onda. Que você vai se divertir, ainda mais se curtir Harry Potter e afins.

pizzaria tematica gramado hector
Pizzaria temática HECTOR | foto: Lala Rebelo
pizzaria tematica gramado hector
O Hector é o dragão ali atrás | foto: Lala Rebelo
pizzaria tematica gramado hector
O local te transporta a uma escola de magia | foto: Lala Rebelo
pizzaria tematica gramado hector
Como é rodízio, esses são os sinais para pedir pizzas aos garçons | foto: Lala Rebelo
pizzaria tematica gramado hector
Pizzas dos sabores mais diferentões que você imaginar! Ops, discos de sabor! | foto: Lala Rebelo
pizzaria tematica gramado hector
Os personagens estão muito bem caracterizados | foto: Lala Rebelo

pizzaria tematica gramado hector

pizzaria tematica gramado hector
Tem uma brinquedoteca com monitores também | foto: Lala Rebelo

Além da Hector, as outras duas melhores pizzarias temáticas são: KONGO (tema selva) e CARA DE MAU (tema piratas).

  • Onde comer fondue em Gramado

Ir a Gramado e não comer fondue é tipo não ir pra Gramado, concordam? rs. Há dezenas e dezenas de opções pelo centro. Nós comemos na CASA GALO, que nos pareceu simpático e não era tão caro (R$129 por pessoa, incluindo o fondue de queijo, carne e chocolate. Não cobraram as crianças).

casa galo fondue gramado
CASA GALO – fondue em Gramado | foto: Lala Rebelo

casa galo fondue gramado

Nosso hotel nos recomendou muito  fondue do DIVINO, um restaurante bem aconchegante e com área ao ar livre, na avenida principal, Borges de Medeiros. Não testamos mas pareceu bom olhando de fora!!

Já a Monet Viagens indicou o BELLE DU VALAIS como o melhor fondue de Gramado!

De qualquer forma, na Rua Coberta, você também encontrará ótimas opções! 🙂

Olha, o que você mais vai ver em Gramado é loja de chocolate. Tem as suuuuuper comerciais (Lugano, Florybal, Caracol etc etc.) mas tem uma que é sóbria e elegante, que talvez seu filho não vai pedir pra entrar, mas que você PRECISA entrar: PRAWER. Que delícia! Vai por mim… A loja mais linda fica na avenida principal, Borges de Medeiros. A marca Prawer é da mesma família do hotel Casa da Montanha.

prawer chocolates gramado
Loja da Prawer na Borges | foto: Lala Rebelo

Na avenida principal de Gramado, Borges de Medeiros, é onde você vai provar o considerado “o melhor doce de Gramado”. É um pão doce assado no espeto com açúcar e canela, de origem romena.

O mais esperado hotel de Canela, o Kempinski Laje de Pedra (UAUUUU) ainda não está pronto (quero voltar só pra conhecer!!). Mas já é possível comer em seu restaurante 1835 (leia “dezoito três cinco” – reserve!!) e no mirante.


/// O QUE FAZER EM GRAMADO
O QUE FAZER EM CANELA – Passeios e atividades 

Acho que não existe um único roteiro igual em Gramado e Canela. São MILHARES de atrações (eu não to exagerando) então vai muito das suas prioridades decidir o que fazer ou não. Impossível fazer tudo. Há realmente as “atrações imperdíveis clássicas” e as atrações super aleatórias. Gramado e Canela são campeões de “rolê aleatório” do Brasil rsrs.

E o que quer dizer “rolê aleatório”? Atrações, parques, museus etc. que não tenham NADA A VER com o local, como por exemplo: Museu dos Beatles, Museu Egípcio, Selfie Gramado, Super Carros, Museu da Moda, Museu de Cera, Hollywood Dream Car etc. Lugares que você vai se quiser muito, se tiver a ver com você.

O que eu recomendo fazer (atrações que visitamos e outras que gostaria de ter visitado e não fui por falta de tempo):

  • Avenida principal e arredores

A avenida principal do centro de Gramado, Borges de Medeiros, é super bacaninha. Cheia de lojas de chocolates, restaurantes, lojas de tricô e outras atrações turísticas. Recomendo passear tranquilamente por ela. Gramado é tanto “museu” e “parque” que se a gente deixar, acaba pulando essa parte gostosa.

Família em Gramado
Família em Gramado – avenida principal | foto: Lala Rebelo

O que ver na rua principal:

. Rua Coberta – um trecho coberto com vários restaurantes

rua coberta gramado
Rua Coberta – Gramado | foto: Lala Rebelo

. Mundo de Chocolate Lugano – são várias esculturas, monumentos enormes de todas as partes do mundo, feitos em chocolate. Ingresso adulto R$35; infantil de 6 a 12 anos R$15,50.

Mundo de Chocolate Lugano - Gramado
Mundo de Chocolate Lugano – Gramado | foto: Lala Rebelo

Mundo de Chocolate Lugano - Gramado

. Carrossel Casa da Montanha – o hotel Casa da Montanha tem um carrossel bem na entrada, aberto também a não hóspedes, até às 17h. Vale uma passadinha com as crianças.

. Paróquia São Pedro – a igreja principal no centro de Gramado é linda pra fotografar por fora e vale a pena uma visitinha a seu interior também.

igreja gramado

igreja gramado

. Criamigos – essa é uma loja de bichinhos de pelúcia que cada criança “faz” seu próprio bichinho. Escolhe o que vai ser, coloca enchimento, põe coração dentro, nomeia, compra acessórios… O bichinho sai até com certidão de nascimento e cordão umbilical rsrs (e você sairá mais pobre – o céu é o limite dos acessórios!!!). Achei uma ótima ideia para vender um brinquedo tão “old times” em tempos de tablets. É febre, há fila na porta! Há Criamigos em outras cidades também.

criamigos gramado
Loja da Criamigos em Gramado | foto: Lala Rebelo
criamigos gramado
Os meninos enchendo o próprio bichinho de pelúcia | foto: Lala Rebelo

criamigos gramado

. Loja de chocolates – todas estão na rua principal. Você pode escolher a mais sóbria e elegante, eleita a melhor, como a PRAWER, ou outras mais comerciais com lojas mais “divertidas” para crianças, como Florybal, Lugano (onde fica o Mundo de Chocolate), Caracol, entre outras.

  • Lago Negro

Uma das programações mais clássicas de Gramado é a visita ao Lago Negro e é realmente imperdível. O lago e o parque a sua volta são lindos. Ainda mais se não for no inverno e vir tudo florido com hortênsias.

Para quem desejar andar de pedalinho, o menor para 1 ou 2 pessoas, custa R$50 (cisne) e o maior (cismo ou caravela), para 2 adultos com 1 ou 2 crianças, custa R$60. Duração de 20 minutos.

Vini dormiu e acordou sem vontade de ir, Miguel não estava afim… Não fomos no pedalinho! Mas fizemos algo muito legal no parque, grátis: UM PIQUENIQUE!! Gramadão delicioso, embaixo das auraucárias, para esticar uma toalha e fazer um lanchinho.

Nosso hotel, Casa da Montanha, nos emprestou a toalha e a cesta charmosíssima (aliás, eles podem preparar o piquenique completo). Mas a gente acabou comprando frutas, pães e sucos em um mercadinho no centro e levou (uma mercearia atrás da igreja principal).

Lago Negro Gramado
Lago Negro – Gramado | foto: Lala Rebelo
Lago Negro Gramado piquenique
Veja que lugar delícia para um piquenique! Lago Negro | foto: Lala Rebelo

Lago Negro Gramado piquenique

Lago Negro Gramado pedalinhos
Embarque dos pedalinhos do Lago Negro | foto: Lala Rebelo

Outra dica clássica de Gramado mas que é mesmo imperdível, principalmente se você tiver filhos com mais de 4 / 5 anos. Eu fui quando criança (que nostalgia!!) e tinha a ideia na minha cabeça que o Mini Mundo era maior… Não é tão grande assim e não tem tantos monumentos conhecidos por mais gente (ex: Torre Eiffel e tal), mas tem uma parte grande de Brasil, de sul, de Alemanha (o Castelo Neuschwanstein é o mais lindo).

Achei as cenas do cotidiano super interessantes (até mais que os monumentos). Pessoas, animais e objetos interagindo… Os mini trens também são legais!!

O Mini Mundo é uma visita rápida, em torno de 1h30 (a duração vai depender do seu interesse). Ingresso adulto (acima de 15 anos) R$78, meio ingresso (3 a 15 anos, estudantes, acima de 60 anos) R$39. Indico comprar antes pela internet.

Mini Mundo Gramado
Mini Mundo Gramado | foto: Lala Rebelo
Mini Mundo Gramado
A parte que achei mais bonita! Repare no quanto estava cheio… Feriado! | foto: Lala Rebelo

Mini Mundo Gramado

Mini Mundo Gramado
O Vini adorou (4 anos). Já para o Miguel (2 anos) não fez tantoooo sentido!! Mas foi gostoso! | foto: Lala Rebelo

Ir ou não ir a esse parque… Amar ou detestar… O Snowland divide opiniões e é bem 8 ou 80. É um parque com neve “de verdade” e eu, curiosa, quis ir ver de perto. Achei o valor do ingresso bem salgado: R$199/adulto e R$169/criança (o Miguel, com 1 ano e 11 meses na data, ainda não pagou – não paga até 3 anos e 11 meses). Recomendo comprar com antecedência pelo site, porque esgota tudo.

VÁ MUITO AGASALHADO! O ingresso inclui o empréstimo de roupas, botas e luvas, mas mesmo assim, faz muito frio. Recomendo também levar meias para trocar, porque acabam molhando. Gorro também ajuda.

Na parte da montanha de neve, a temperatura é de -5ºC. Tem uma parte menos fria, onde está a pista de patinação de gelo.

Por causa da altura das crianças, elas não puderam aproveitar muitas atividades. Para o Miguel, 2 anos, foi um mistake total, porque ele só sentiu frio e nem conseguia aproveitar. Já o Vini, com 4 anos, aproveitou a neve caindo, o castelinho e o escorregador que desce na bóia “donut”.

Já os mais velhos aproveitam muito mais a pista de esqui, snowboard, ice slice, tubing etc.

Eu achei que fosse um parque para uma visita de dia todo, mas acabamos ficando apenas meio período.

No local (último andar), há restaurantes com lanches e “comida” mesmo.

Se vale a pena? Conheço MILHARES de pessoas que simplesmente amaram. Considerando os filhos da idade dos meus e com os interessos dos meus, foi bem atrapalhado. Teria feito outra coisa. Mas só dá pra saber se vai amar muito, médio ou nada indo, né?! rs

snowland gramado
Snowland Gramado | foto: Lala Rebelo
snowland gramado
A atração que o Vini gostou de ir | foto: Lala Rebelo

snowland gramado

snowland gramado
Pista de patinação no gelo | foto: Lala Rebelo
snowland gramado
O local onde os clientes pegam as roupas | foto: Lala Rebelo
snowland gramado
Alguém não curtiu essa roupa toda kkkk | foto: Lala Rebelo
snowland gramado
Altura mínima dos brinquedos | foto: Lala Rebelo
snowland gramado
Mapa do parque Snowland | foto: Lala Rebelo

Esse é o parque aquático coberto do meso grupo do Snowland. Não fomos conhecer mas muitos me indicaram. Mas, ao contrário do parque gelado, o Acquamotion é de água quentinha. Não sei dizer se vale a pena.

Outra atração nostálgica pra mim, que fui quando criança! O Mundo a Vapor já chama a atenção pela fachada, com um trem “saindo” do edifício. Isso remete a um acidente real que aconteceu em 1895 em Paris, França. Uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.

Mas ao contrário do que muitos pensam, o Mundo a Vapor NÃO É um museu sobre TRENS. É um museu que conta a história das máquinas a vapor, de todos os lugares, que mudaram o mundo.

A mais interessante, a meu ver, é a fábrica de papel (a menor fábrica de papel do mundo – e é real, ela realmente faz papel!!).

No jardim do museu, você pode dar uma volta de trenzinho também!!

Valor do ingresso: R$80/adulto | R$40 acima de 4 anos de idade (compramos na hora)

Mundo a Vapor Canela Gramado
Famosa fachada do Mundo a Vapor | foto: Lala Rebelo
Mundo a Vapor Canela Gramado
Por dentro do Mundo a Vapor | foto: Lala Rebelo

Mundo a Vapor Canela Gramado

Mundo a Vapor Canela Gramado
Trem que dá uma voltinha no jardim – Mundo a Vapor | foto: Lala Rebelo

Mundo a Vapor Canela Gramado

  • Foto antiga

Essa também parece ser uma atração “todo mundo faz, todo mundo entra na onda” de Gramado!!! Nós não fizemos, mas você verá estúdios para fazer cliques à moda antiga, com caracterização e tudo, em várias partes de Gramado. Na saída do Mundo a Vapor há um.

foto antiga gramado

O Olivas de Gramado é mais do que um restaurante, é um “parque” com muita área ao ar livre e uma super vista. Dizem ser o melhor lugar para ver o pôr do sol e conta com uma fazendinha para as crianças. Uma atividade que indicam muito fazer no Olivas de Gramado é um piquenique. Veja opções no site.

O ingresso custa R$149 para adultos e metade do valor para até 16 anos e a partir de 60 anos.

Chegamos perto das 18h, quando já ia fechar, e não achamos que compensaria o valor. Na volta para Gramado, encontramos na estrada a….

  • Tenda Caminho das Olivas

Como contei acima em “onde comer”, foi um achadinho e foi sensacional. Super simples, praticamente grátis (basta consumir algo do quiosque) e uma vista fantástica do pôr do sol. Autêntico e muito especial.

Ainda nessa estrada, tem também a Villa Itália Museu e Cantina que me pareceu um programa legal – e gostoso – também.

tenda caminho das olivas - por do sol gramado
A Tenda Caminho das Olivas – que achadinho!! | foto: Lala Rebelo
tenda caminho das olivas - por do sol gramado
Olha essa vista!!! | foto: Lala Rebelo
tenda caminho das olivas - por do sol gramado
Pôr do sol da serra!!! Espetacular! | foto: Lala Rebelo
tenda caminho das olivas - por do sol gramado
Quiosque para comprar algum lanche, tábua de frios, vinho da casa… | foto: Lala Rebelo
onde ver o por do sol em gramado
Pão de calabresa feito no forno à lenha | foto: Lala Rebelo
onde ver o por do sol em gramado
LINDO!!! AMAMOS! | foto: Lala Rebelo
  • Mirante do hotel Kempinski Laje de Pedra

Falando em vista, temos o mirante do hotel Kempinski Laje de Pedra, em Canela. O hotel, que vai ficar uau uau uau, ainda não está pronto, mas é possível visitar o mirante e comer no restaurante 1835.

Passeio lindo de se fazer em Canela. Compramos os ingressos no site e demos sorte, pois não tinha fila. Os bondinhos fazem 2 paradas (além da estação de entrada), uma em uma trilha, “Parada animal”, que é uma delícia de fazer (curtinha), cheia de explicação sobre a flora e fauna local e um pequeno museu interativo no final, com esculturas de animais em madeira, que emitem o som dos bichos.

Nessa parada há também um parquinho bem legal para as crianças. Ficamos horas ali!!

A segunda parada é o mirante da cascata do Caracol. Parada rápida, para foto com a cachoeira ao fundo.

Ingressos: R$70/adulto | R$35/crianças 6+ e idosos 60+

Nesse mesmo parque, há também uma tirolesa chamadaEagle, que desce a 45km por hora. Para os mais aventureiros, me pareceu bem legal!

dicas de gramado - bondinhos aereos caracol canela
Bondinhos Aéreos no Caracol | foto: Lala Rebelo
bondinhos aereos caracol canela
Primeira parada “animal” | foto: Lala Rebelo
bondinhos aereos caracol canela
A trilha é bem simpática | foto: Lala Rebelo
bondinhos aereos caracol canela
Esse é o pequeno museu dos “bichos que falam”, em madeira | foto: Lala Rebelo
bondinhos aereos caracol canela
O parquinho simpático que tem no fim da trilha da “Parada Animal” | foto: Lala Rebelo

bondinhos aereos caracol canela

bondinhos aereos caracol canela
No bondinho, chegando na “Parada Cascata” | foto: Lala Rebelo
bondinhos aereos caracol canela
Cascata do Caracol – Canela – RS | foto: Lala Rebelo

Vou ter que voltar para ir nessa atração. Parece muuuuito legal mas para as crianças na idade dos meus, não achei que era prioridade. Você pode ir apenas à plataforma de vidro com a vista UAU ou também ao “abusado”, que é um “brinquedo” suspenso (muuuuito alto) que pssa por baixo da plataforma. Teria coragem?

Pra todo mundo que perguntei sobre esse parque, a resposta foi unânime: um lugar esquisito, meio de mal gosto, uma mistureba de temas… Mas as crianças simplesmente AMAM e ficam fascinadas!!!! Eu acabei não indo por falta de tempo, mas teria colocado no lugar do Snowland pelo tanto que me falaram que os filhos adoraram e se divertiram muito. Ficou pra próxima.

É um parque temático “Natal” aberto o ano todo. Tem monorail, trenó, casa do Papai Noel, renas… Eu acho mais interessante ir a um lugar assim no Natal, pra não confundir a cabeça das crianças hahaha Mas fica a dica!! Aliás, tem outras mil atrações no tema NATAL durante o Natal Luz (ou até mesmo um pouco antes, algumas começam em outubro).

Um local para ver a plantação de lavandas, jardins, estufas e uma vista linda da Serra. No local há também uma loja com itens fabricados com Lavanda e uma Casa de Chá. Para ver lavandas de fato, precisa ir de setembro a dezembro.

  • Pizzaria Temática

Como comentei acima em “onde comer”, indico a Hector 🙂

Em breve: Vila da Mônica em Gramado.

Me indicaram o site “Laçador de Ofertas” para comprar ingressos para as atrações de Gramado e Canela com desconto. Eu não utilizei, mas compartilho a dica. Recebi muitas mensagens no instagram sobre isso. Restaurantes & Entretenimento.


/// MELHOR ÉPOCA PARA IR A GRAMADO E CANELA 

O Natal em Gramado é lindo demais, então é algo que você pode colocar na sua agenda: NATAL LUZ. Mas claro que é super cheio, então tente ir antes ou depois da semana do Natal.

Páscoa também é super cheio, assim como outros feriados, claro.

Se possível tente ir em “dias normais”. Nós fomos no feriado de Tiradentes e estava “cheio OK”, porque foi muito perto do feriado da Páscoa, que lotou. Programe bem pra não passar perrengue, pois esse é um destino que lota MESMO.

Se não gosta de muito frio, evite ir no meio do ano. Fomos em abril e pegamos um friozinho gostoso (tipo de 10ºC a noite, mas 15-18ºC de dia), com 3 dias ensolarados e 1 dia bem nublado e chuvoso.

quando ir a gramado
Pegamos dias lindos em Gramado em abril (e um dia nublado), já com friozinho gostoso

/// QUANTOS DIAS FICAR EM GRAMADO?

Nós ficamos 3 noites / 4 dias inteiros, mas acho que o tempo ideal para uma viagem para Gramado e Canela é de 5 noites.


/// MAPA

Veja no mapinha abaixo todos os pontos que foram citados no post:

E aí, o que acharam de Gramado e Canela? Realmente é um destino super kids friendly e que dá para ser muuuuito romântico também.

::: Assista aqui a nossa viagem, que foi postada ao vivo no instagram stories, com todos os detalhes.

Obrigada pela visita!!
Beijos, Lala Rebelo

::: Siga-me no instagram @lalarebelo
::: Curta nossa página no facebook /LalaRebeloTravelBlog

Por favor, nos apoie e reserve seu hotel pelos links aqui do blog! Obrigada!

(aliás, qualquer hotel, em qualquer destino que você for pesquisar/reservar – independente de estar citado aqui no blog ou não – se iniciar a busca por este link ou pelo banner da booking que temos na homepage do lalarebelo.com, eu sou comissionada e você não paga nada a mais. Assim como seguro de viagem e aluguel de carro). Se preferir fechar com uma agência de viagens, recomendo a Specialité Turismo (Fabiola – whatsapp). Fale que chegou por minha recomendação. Super obrigada 🙂

Gostou de Gramado e Canela? 
Acho que você também pode gostar de:

Comentários