Voltamos de Gramado completamente encantados pelo Hotel Casa da Montanha. Sim, Gramado tem muuuitos hotéis e várias opções luxuosas, mas nenhuma delas é tão bem localizada como o Casa da Montanha: em plena avenida principal (Borges de Medeiros), ao lado de todas as lojas, restaurantes e atrações, pra fazer muita coisa a pé (amo!). Portanto, nossa escolha foi certeira. Indico muito ficar no centrinho (você vai se complicar com estacionamento se se hospedar longe).
Para começar: eu amo hotéis com história, com significado e que estejam conectados com o destino, principalmente na arquitetura (sabe aquela coisa esquisita de estar na África e ficar em um hotel com cara de palácio francês, ao invés de algo que privilegie o estilo local? Não gosto. Isso vale para todas as minhas viagens). E o Hotel Casa da Montanha tem exatamente essa conexão com Gramado que amo: um enorme “chalé” de madeira, no maior estilo invernal da Serra Gaúcha e suas influências européias (os carpetes, cortinas, papéis de parede e roupas de cama te transportam literalmente para a casa do Papai Noel). Mas o que nos ganhou de fato foi o atendimento acolhedor. Poucos hotéis no Brasil me fizeram sentir assim, tão “em casa”.
A história do Hotel Casa da Montanha se mescla com a história do chocolate no Brasil. Em 1997, Jayme Prawer (aliás, gravem esse nome PRAWER), fundador da primeira fábrica de chocolates caseiros brasileiros, realizou seu sonho: criar uma hospedagem de montanha com todo o encanto possível, se tornando uma referência na região (na verdade, um visionário, responsável por vários “marcos turísticos” de Gramado).
De uma propriedade surgiram várias, e hoje o Casa da Montanha faz parte do portfólio da CASA HOTÉIS, uma coleção de hotéis de charme no Rio Grande do Sul (Casa da Montanha, Hotel Wood e Hotel Petit Casa da Montanha, em Gramado, e o famoso Parador, em Cambará do Sul).
O Hotel Casa da Montanha conta com 77 acomodações, divididas entre apartamentos e suítes. Nós ficamos em uma suíte natalina espaçosa, com quarto e antessala. Pelo nome vocês já devem imaginar a decoração, né? Charmosa e muuuito aconchegante, com lareira, mini bar*, máquina de café Nespresso, smart TV com Netflix e um banheiro moderninho, que contrasta com o estilo alpino do quarto.
* Welcome mini bar cortesia – ou seja, os produtos que você encontra dentro da geladeirinha são cortesia. Se precisar repor, aí os seguintes terão custo! 😉
Cama muito confortável, com enxoval Trousseau, tomadas bem posicionadas próximas à cama (com entrada USB), boa iluminação, chuveiro potente e amenities de banho L’Occitane. Um detalhe que me chamou a atenção: além de um bom secador, o hotel disponibiliza aos hóspedes no quarto até mesmo um steamer (para desamassar roupas, à vapor)!!
No Casa da Montanha é realizado o turndown service que, pessoalmente, eu amo e já me apeguei! É aquele segundo serviço de quarto, que a camareira vem no fim do dia para abrir a cama (guardar todas as almofadas e colchas extras e deixar tudo prontinho para deitar), fechar as cortinas, posicionar as pantufas ao lado da cama e, muitas vezes (oba!) deixar um mimo sobre o travesseiro ou mesinha de apoio, junto a uma cartinha. No caso desse hotel, era deixado diariamente uma caixinha de chocolate da Prawer (vocês não fazem ideia do quanto são deliciosos!!) com a previsão do tempo para o dia seguinte.
KIDS FRIENDLY
Bom, se você está viajando para Gramado com crianças, não tenha DÚVIDAS de que o Casa da Montanha é a melhor opção de hotel pra você e sua família. A gente fica até emocionado com a forma carinhosa que nossos pequenos são tratados pelos funcionários do hotel. Quase tudo é pensado para facilitar a estadia de quem viaja com filhos.
A começar por um dos símbolos do hotel: um CARROSSEL logo na entrada, aberto também ao público.
Já no check-in e chegada à suíte, fomos surpreendidos por uma cabana em plena antessala, com a foto do meu filho. Sofá? Cama extra? Que nada! Ele dormiu “acampado” e amou!! Os docinhos de boas-vindas também foram certeiros.
Toda essa ideia da tenda no quarto, os mimos, um kit de ferramentas (com lupa, lanterna e mapa!!) e até mesmo um “Tulipito” de pelúcia (o mascote do hotel) fazem parte de uma atividade com custo extra chamada “Um sonho de criança”. Recomendo MUITO contratar! Seu filho se transformará em um “desbravador da montanha”, em uma atividade de caça ao tesouro pelo hotel muito divertida e instigante. Vini, de 4 anos, simplesmente amou.
O quarto também estava equipado com mini roupões, mini pantufinhas, banheirinha, escadinha para facilitar o acesso ao vaso sanitário e à pia e amenidades de banho baby (Natura Mamãe Bebê). – detalhes disponíveis para quem se hospeda na categoria suíte
Meu post no instagram sobre como as crianças são bem-vindas no hotel (+tour pela suíte):
View this post on Instagram
O hotel conta com uma brinquedoteca bem bonitinha (a casa do Tulipito) e uma equipe de recreação muito bem treinada. As crianças amam! Tudo no hotel foi pensado para os “mini-hóspedes” aproveitarem, mas para os pais relaxarem um pouquinho também, com muita “ajuda” disponível.
Quanto à comida, você também não precisa se preocupar. Pratos kids, saudáveis (mas você escolhe, conforme seu filho preferir), com muita flexibilidade, cadeirões, copinhos de plástico, kit desenho e tudo mais. A criança é realmente levada em consideração em todos os ambientes (até nos tratamentos kids no SPA! rs). Veja tudo aqui.
Me disseram que no Natal, o Casa da Montanha fica ainda mais especial para as crianças e para os adultos! “Mágico” (palavra usada por uma amiga que se hospedou no hotel durante o Natal Luz).
E já que citamos o SPA, o Casa da Montanha possui duas salas de tratamento, uma para casais e outra individual, com terapias assinadas pela L’Occitane. Na propriedade, há também uma piscina aquecida (deliciosa! Aproveitamos muito!), jacuzzi, saunas e uma academia.
E para fechar, vamos falar de gastronomia, um ponto forte do hotel. Começo pelo café da manhã divino, incluído em todas as diárias. O café acontece de 7h ao MEIO-DIA, no restaurante principal, La Caceria. Várias mesas com bolos, doces, iogurtes, queijos, embutidos, frutas, diversas opções de pães e geléias complementam o menu quente à la carte, composto por ovos, sanduíches e panquecas. Chega a ser “cenográfico” de tão bonito! 🙂
Como opção de almoço, temos o Bistrô da Varanda, onde comemos duas vezes. Menu variado, ambiente informal. Aberto também no jantar, junto com o outro restaurante, mais formal, La Caceria, especializado em carnes nobres e de caça, além de uma super adega de vinhos (não conhecemos).
Indico muito incluir no roteiro também um jantar no restaurante do irmão “Hotel Wood”, que é delicioso e moderninho.
O Casa da Montanha também pode organizar algo especial. Que tal uma cesta de piquenique? Recomendo muito! Gramado tem vários cantinhos para isso. Nós fizemos o nosso no Lago Negro.
E aí, o que achou do hotel? Escolha certeira. Nossa estadia no Casa da Montanha foi realmente muito especial. Obrigada pelo convite!
Um video fofo para fechar a experiência:
View this post on Instagram
::: Quer dicas de Gramado? Acesse meu guia completo aqui.
Assista aqui os stories da viagem que foram mostrados ao vivo pelo Instagram @lalarebelo
(detalhes do hotel e nossa programação em Gramado)
Por Lala Rebelo
Site do hotel: casadamontanha.com.br
Reserve sua estadia aqui ou diretamente com a propriedade.