Encontre aqui nesse post dicas de Bruxelas. Tudo o que você precisa saber para viajar para a capital da Bélgica e também capital da Europa. Dicas de hotéis em Bruxelas (como o super bem localizado, histórico e charmosíssimo Hotel Amigo), dicas de restaurantes, dicas de passeios (o que fazer em Bruxelas?) e muito mais. E claro: a melhor batata frita de Bruxelas, a melhor waffle, o melhor chocolate e um pouco do famoso Tintim 🙂
Hum… Viajar para BRUXELAS não é uma unanimidade. Já conhecia a cidade (fui em 2009) e confesso que não tinha amado tanto, ainda mais se comparada a Bruges que simplesmente ameeeei (super romântica e charmosa, porém fui com uma amiga!!). Achei que tinha feito um “check” no destino Bélgica. Até que voltando de uma viagem para o Marrocos, com meus filhos, faríamos conexão em Paris (Air France). Conheço super bem a capital francesa e já tínhamos explorado bastante a cidade em novembro/21 com meus filhos (leia tudo sobre Paris com crianças aqui). Que tal então ir para algum lugar de trem, saindo do próprio aeroporto Charles de Gaulle? Pesquisa vai, pesquisa vem… BRUXELAS! Apenas 1h30 de trem rápido e direto, o TGV.
Decidimos dar uma nova chance a essa cidade, agora com as crianças pequenas. E não é que Bruxelas nos surpreendeu? Muita coisa legal para fazer em uma viagem rápida, de 3 dias. E várias atrações interessantes e agradáveis para se fazer em família. Afinal, Bélgica é terra de Tintim e dos Smurfs, né?! É terra da Mini Europe, do Atomium… Da batata frita e do chocolate… E ainda tem a única “Tintim Suite” do mundo, no Hotel Amigo, onde ficamos hospedados (Vini ama o Tintim!!). Como não seria kids friendly, né?! hehehehe
Bruxelas é a capital da Bélgica e a maior cidade do país, com quase 2 milhões de habitantes. A cidade simplesmente se tornou um centro político internacional: é a sede da OTAN e a capital da União Europeia.
Os idiomas falados em Bruxelas são: neerlandês (na verdade o “flemish”, ou flamengo, uma versão belga da língua falada nos Países Baixos), francês e alemão. Mas o inglês também é amplamente falado.
QUANDO IR A BRUXELAS? QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA A BÉLGICA?
Em qualquer viagem para a Europa (exceto destinos de praia) eu sempre prefiro evitar o alto verão (julho e agosto) para não ser tããão cheio (férias escolares) e o alto inverno para não ser tão frio. Pensando em clima, o melhor é ir de maio a setembro. Fomos na segunda quinzena de maio e mesmo assim pegamos uma onda fria com um dia de chuva (mas os dias já eram beeeem longos!!!). Estava gostoso, mas não pudemos abrir mão dos casacos. Sempre esteja preparado para um friozinho que seja e para uma chuvinha.
O famoso Tapete de Flores (Carpet Flower) acontece a cada 2 anos. Esse ano de 2022 teve! Então o próximo será em 2024. Geralmente acontece no segundo ou terceiro fim de semana de agosto (fique atento às datas!!), homenageando alguma cultura, povo ou evento. São mais de 500.000 flores!! Formando um tapete de 75 metros de comprimento por 24 metros de largura!! Saiba mais aqui.
SEGURO DE SAÚDE INTERNACIONAL
Recomendo a REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Clique aqui para fazer uma cotação. Sempre opto pela Universal Assistance ou pela Assist Card, independente do valor. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. Sou comissionada a cada seguro feito. Agradeço muito se utilizar o meu link na compra. Obrigada.
Combine sua viagem a Bruxelas com:
- Bruges, Bélgica
- Paris, França
- Vale do Loire, França
- Amsterdam, Países Baixos
- Londres, Inglaterra
- Alemanha
- Luxemburgo
Agora vamos às dicas de Bruxelas atualizadas!
Como chegar / Onde ficar
COMO CHEGAR EM BRUXELAS
Não existem voos diretos do Brasil para a Bélgica, mas seu aeroporto internacional recebe voos de várias partes da Europa, como Paris, Londres, Zurique, Amsterdam, Lisboa, Madri etc. Então é possível ir do Brasil para Bruxelas fazendo apenas 1 conexão.
O mais comum é chegar em Bruxelas de TREM. Que é justamente o que fizemos. Voltando do Marrocos via Paris (com a Air France), não queríamos ficar na França porque tínhamos feito uma viagem recente pra lá. Olhamos todas as opções de trem TGV e o destino mais fácil era justamente BRUXELAS. Apenas 1h30 de viagem, partindo do aeroporto Charles de Gaulle. Super rápido e confortável.
Se precisar dormir uma noite no aeroporto de Paris, o mais conveniente é o Sheraton que está DENTRO do aeroporto (e simplesmente em cima da estação do TGV). Porém é o mais caro. Há outras opções próximas ao aeroporto.
Na primeira vez que fui a Bruxelas, também cheguei de trem.
Como estávamos com crianças e malas, optamos por contratar um transfer, com o próprio hotel, para nos buscar na estação (que está a uns 15minutos de carro do Hotel Amigo), mas é muito fácil e tranquilo ir de transporte público ou uber/taxi também.
Também é possível chegar a Bruxelas de carro, vindo de outras cidades europeias.
Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.
HOTÉIS – Onde ficar em Bruxelas
Escolhemos o Hotel Amigo principalmente pela localização. Simplesmente não há melhor lugar para ficar em Bruxelas do que nesse hotel. Está a poucos passos da Grand Place (o lugar mais incrível de Bruxelas, a praça mais linda da Europa, de fato). Podíamos ver a torre da Prefeitura (Hôtel de Ville) da janela do quarto.
Outro fator decisivo na escolha do Amigo: este hotel é um CLÁSSICO da Bélgica (nas medidas proporções, como um “Copacabana Palace” para o Rio de Janeiro. Ou seja, aquele hotel que de fato faz parte da história da cidade, sabe?!). O edifício do Hotel Amigo é histórico (existia um prédio no local que foi vendido à cidade em 1522 para se tornar prisão. Mas o edifício atual foi construído em 1950 pela família Blaton para receber a realeza mundial e a nobreza durante a Feira Mundial de Bruxelas em 1958, aproveitando lajes originais do sçulo XVI). O interior é decorado em estilo contemporâneo. E está impecável. Super elegante. O Hotel Amigo faz parte do portfólio da Rocco Forte Hotels (só propriedades espetaculares).
O serviço também é impecável. E coincide com o significado em português da palavra “amigo”. Funcionários muito prestativos. Destaque para o concierge, que até português tentava falar.
O café da manhã também merece destaque. Um buffet bem completo, ao qual ainda se adiciona pratos quentes à la carte, como waffles (claaaro!!), ovos e iogurtes. O cantinho belga do buffet, com waffles de liège, chocolates e biscoitos speculoos é de dar água na boca. O serviço do café acontece no espaço do restaurante BoCConi, de cozinha italiana e super elogiado, porém não experimentamos.
Bom… Mas o clímax MESMO da nossa experiência no Hotel Amigo foi ter ficado na SUÍTE TINTIM!!! Meu filho Vinicius é simplesmente maluco por esse personagem. E é no Hotel Amigo que se encontra a única “Tintin Suite” oficial do mundo. Tooooda decorada com itens do Tintim e do Milu (papel de parede, enfeites, quadros, livros). Até mesmo a roupa de cama e as toalhas do banheiro era do Tintim. Sem falar no tanto de mimos que o hotel deixou para os meninos (muito obrigada!!). Vinicius entendeu que o Tintim saiu de viagem e deixou o apartamento dele para a gente usar. Fofo, né?! Apesar de ser uma “suíte temática”, ela não é exagerada. É chique, contemporânea. São pequenos toques. A suíte, com 2 quartos, 2 banheiros e uma sala, era muito espaçosa! AMAMOS DEMAIS ESSA EXPERIÊNCIA.
Veja o vídeo abaixo para entender a empolgação do meu filho:
View this post on Instagram
Mesmo se não for ficar em uma suíte, os quartos clássico do Hotel Amigo são ótimos. Destaque para as amenidades de banho La Bottega.
::: Reserve aqui a sua estadia no Hotel Amigo Bruxelas.
Outras opções de hotéis em Bruxelas:
- Hotel NH Collection Grand Sablon
(Achei super bem localizado. Gostei dessa região de Grand Sablon) - Le Dixseptieme
- The Dominican
::: Pesquise outros hotéis em Bruxelas aqui.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
ONDE COMER EM BRUXELAS?
- Maison Dandoy – melhores waffles
- Bar Delirium – 1300 rótulos de cervejas
- Frank (australian style breakfast, almoço e cafés) e Francine (tasting menu; foco vegetariano & vinhos) – ficam próximos da Place de La Monnaie (Rue des Princes).
- Café Georgette – simples e gostosinho para provar pratos belgas!! Tem a parte de batata frita “to go”, mas todos os pratos do restaurante vêm com fritas também.
- Chez Léon – um dos mais tradicionais da cidade para comer o prato típico mexilhão com fritas.
- Secret Rooftop Bar by Warwick – não fui, mas vi uma placa e me pareceu beeeem legal. Apenas nos meses menos frios. Super vista, drinks, entradinhas.
- Rue de Brasseurs – uma rua no centro da cidade, perto da Grand Place, com restaurantes (simples, com mesinhas na rua e tal) de tudo quanto é canto no mundo. Comemos em um grego e em um libanês.
- Food Market do Tour & Taxis – ameeeeei!!! Conto mais abaixo em “o que fazer”.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
QUANTOS DIAS FICAR EM BRUXELAS?
2 a 3 dias é o tempo ideal, na minha opinião.
O QUE FAZER EM BRUXELAS?
- Comer waffles (gaufres)
Originais da Bélgica e simplesmente MARAVILHOSAS. Não dá pra ir embora sem comer. A melhor e mais tradicional é a da Maison Dandoy. Há várias unidades, mas a mais bonitinha fica bem em frente ao Hotel Amigo, pertinho da Grand Place (Rue Charles Buls). É um café para sentar e curtir.
Existem dois tipos de waffles: a “Brussels”, que é aquela mais conhecida, quadrada e fofinha, mais leve (tipo uma panqueca). E a “Liège”, que tem formato irregular, é mais amanteigada, densa, com cristais de açúcar. Eu gosto mais da “Liège”, por ser mais única, parece um biscoitinho. A outra encontramos em todo lugar do mundo.
O que não pode mesmo faltar na sua waffle, além da calda de chocolate belga quentinha e do chantilly, é o tal do SPECULOOS – suuuuper típico!!! É um biscoito de brown sugar, manteiga e especiarias que é servido moído sobre a waffle. MARAVILHOSO. Existe também a pasta de speculoos (Nutella que lute!!).
- Comer batata frita
A batata frita é BELGA!! Você encontra ótimas batatas fritas por tooooda a cidade. Seja em balcões, restaurantes ou food trucks. Nós gostamos muito das batatas da La Friterie (um balcão na Rua Charles Buls, pertinho da Grand Place, mas tem a mesma loja em outros endereços também).
Mas você sabia que o óleo utilizado para fritar a batata frita belga não é vegetal? Tradicionalmente, o óleo utilizado é o de BOI. E é frita 2x. Primeiro é frita em óleo a 130º; descansa; depois é frita novamente a 180º. Por isso são mais douradas e crocantes (e mais gordinhas rsrs). Se você for vegano, precisa buscar batatas veganas (hoje em dia já existem muitas opções pela cidade).
- Tomar cerveja
Se é belga, é boa, né?! A cerveja da Bélgica é tão famosa que foi até tombada como Patrimônio da UNESCO em 2016!! Nós amamos tomar a cerveja Mort Subite (eu, particularmente, amo as frutadas, mas sei que não é algo que todo mundo ama!! hehehe). Para quem não sabe qual é a favorita, um dica imperdível é ir ao Bar Delirium, com mais de 1.300 rótulos (eu fui em 2009. Dessa vez, com os filhos pequenos, degustamos diferentes cervejas a cada refeição).
- Comer chocolate
Waffle… Batata… Cerveja… Ainda tem espaço para chocolate??? Oooo se tem!! Os melhores do mundo. Meus preferidos são os da Pierre Marcolini. Acho deliciosos e elegantérrimos!! Mas você vai encontrar todas as marcas famosas na Grand Place ou na Galerie St Hubertus: Godiva, Neuhaus, Mary, Wittamer, Laurent Gerbaud, Guylian… Atenção que tem coisa ruim e grosseira também! hehehe. O barato (em euro) nem sempre significa economia.
- Passear pela Grand Place
É considerada a praça mais bonita da Europa e eu concordo. É tão imponente. Nós ficamos andando ali “a toa”, escutando música a vivo… Um clima muito gostoso! Mas é possível visitar a prefeitura (Hôtel de Ville).
Ali pertinho da praça está a famosa estátua do Manneken Pis, um menininho (micro) fazendo xixi (e um montão de gente em frente tirando foto dele). Acho que é a estátua mais “ué” que já vi. Mas tem lá sua graça. Sabia que existe também a Jeanneke Pis (meninininha) e o Zinneke Pis (cachorro)??
Ah, aliás, o Manneken Pis tem um guarda-roupa enooooorme!! Fica no Museu da Cidade (na Grand Place) e você pode visitar.
- Galerias Saint Hubertus
São as primeiras galerias cobertas da Europa, do ano 1947. Fica ali no centro, perto da Grand Place. É para passear “sem rumo”, passando por suas lojas de… CHOCOLATE! Bem bonito.
No caminho da Grand Place para as Galerias St Hubertus você passará pela loja oficial do Tintin (La Boutique Tintin – Rue de la Colline 13)!
- Pôr do sol no Mont des Arts
Uma praça agradável e uma grande escadaria, com um bar ao lado. Gostoso pra sentar e assistir ao pôr do sol “do alto”.
Possui a maior coleção de instrumentos musicais do mundo. Mas o prédio, em art noveau, é que é belíssimo.
- Musée Magritte
Magritte foi um dos principais artistas surrealistas e era belga. Quem lembra do quadro do cachimbo “Ceci n’est pas une pipe”? Nesse museu há mais de 250 obras dele. Curioso porque o edifício do museu é um “palácio neoclássico”, contrastando com as obras surrealistas de seu interior.
Pra quem não sabe, a Bélgica é o berço das histórias em quadrinhos!! Criou Tintin, Smurfs e vários outros personagens. Vale a pena pra quem for fã. Nós optamos por não ir pois achamos que era coisa demais para os filhos pequenos.
- Praça du Grand Sablon e Parque de Bruxelas
Achei essa praça e essa região bem linda. Tem uma igreja, a Catedral du Grand Sablon que é super imponente e o bairro é bem agradável para passear. Ali perto tem uma rua chamada Boulevard de Waterloo que é cheia de lojas de grifes internacionais (compramos nossa querida malinha Rimowa lá!!). Ali perto também fica o Parque de Bruxelas que, supostamente, era pra ser bem lindo para passear. Mas achei super caído.
- Atomium
Fica um pouco mais afastado do centrinho, então precisa ir de taxi/uber (cerca de 20 minutos; pagamos 20 euros) ou de tram / metrô de superfície (cerca de 40 minutos). Fica ao lado do Mini Europe (para fazer no mesmo dia). Recomendo comprar o ingresso com antecedência pelo site. Muita gente só vai ver o Atomium de fora… Mas entreeee! É super legal!!!
O Atomium (o “átomo”) foi construído em 1958 para a Feira Mundial (Expo 58). Foi pensado para ser temporário (como a Torre Eiffel), mas decidiram manter (que bom!!!). E assim se tornou símbolo da cidade de Bruxelas. É um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Seus “tubos” têm escada rolantes por dentro para acessarmos algumas bolas. A bola do topo é acessada por um elevador. Vemos toda Bruxelas lá de cima.
Que graciiiinha! Tem que ir também, principalmente com crianças. Ao menos, falando pelos meus que são mega interessados em viagens e geografia. Tínhamos ido no Mini Mundo de Gramado, mas esse é tããão maior!!! E traz muitos monumentos europeus (todos os famosos!!). Também tem interatividade, como Vulcão Vesúvio entrando em erupção, moinho girando, foguete sendo lançado etc. O mais legal são as intervenções de “mini humanos” nos momumentos (ex: Greta Thunberg protestando na Suécia e britânicos contra o Brexit na parte do Reino Unido).
Fica bem ao lado do Atomium.
Esse local foi um verdadeiro achado, não estava em nenhuma dica. Na verdade, uma dica de um amigo belga do Ricardo. Encontramos com ele e sua família lá. É o antigo terminal marítimo que foi revitalizado e está se tornando uma zona bem descolada, com lojas, restaurantes, edifícios residenciais e comerciais. Fomos ao FOOD MARKET. São várias opções de restaurantes e você pede/paga tudo pelo aplicativo e depois só vai retirar.
E por que “Tour & Taxis”? Porque no século 17 essa área pertencia à família Thurn and Tassis!!
Fora do galpão há um parquinho de areia super legal (público). As crianças amaram.
Fica afastadinho do centro, então melhor ir de Uber/Taxi.
- Parlamento Europeu
Visitei essa área da cidade só em 2009. Dessa vez optamos por não ir. É bem bonita e interessante, com bandeiras de toooodos os países que formam a União Europeia, além de praças espaçosas e agradáveis.
Como estava com crianças, decidimos ir a esse pequenino museu que fica pertinho da Grand Place. Sei que é batido e tem em vários cantos do mundo, inclusive no Brasil. Mas foi bem legal 🙂
- Comprinhas
Aproveitem a loja da francesa Izipizi (Rue du Marché Aux Herbes, 5) para comprar os melhores óculos de sol infantis que existem. E a loja da UNIQLO (Place de La Monnaie) para renovar os casacos (os melhores!!). The Grasshopper é uma loja de brinquedos linda! (Rue du Marché aux Herbes 39 – 43).
Um resuminho de tudo o que fizemos de mais legal em Bruxelas:
View this post on Instagram
- Passeios de 1 dia
Bom é que Bruxelas é super central e conectada por trens, assim que você pode aproveitar para fazer um day-tour a cidades charmosas da Bélgica, como: Bruges (recomendo dormir. Lindaaa), Gent (unanimidade. Todo mundo que perguntei, amoooou), Leuven, Antuérpia (outra unanimidade) e Durbuy (pequena e charmosa).
Nos comentários desse post do meu instagram, vocês vão encontrar dezenas de dicas de Bruxelas pelos seguidores!! Muita dica boa!! Aproveitem!! 🙂
View this post on Instagram
E aí, o que acharam de Bruxelas? Se animaram?
::: Assista aqui todos os nossos stories da nossa viagem para Bruxelas.
Veja no mapa abaixo tudo o que foi citado no post:
Obrigada pela visita e boas viagens!
Lala Rebelo
(Acompanhe minhas viagens ao vivo no insta @lalarebelo)
Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link e fazer seu seguro de saúde internacional por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂
Se interessou por Bruxelas? Então leia também:
↑ Voltar ao começo do post