Viagem África

Dicas para seu safari na África do Sul – Kapama

Estou na África do Sul recebendo muitas perguntas. Muita gente interessada em dicas extras e precisando tirar dúvidas. Realmente é um país INCRÍVEL e entendo muito bem o interesse e empolgação de vocês para visitá-lo! 🙂 Venham!!!

Dúvidas mais recorrentes: 

  • KAPAMA vs. KRUGER – Por que escolher o Kapama?

Kapama é uma reserva PRIVADA, próxima ao Kruger Park. É cercada e cheia de bichos dentro. E é gigantesca. A vantagem disso é que os animais estão “concentrados”, sendo mais fácil encontrá-los. Os guias se comunicam por rádio, então se alguém vir um leão em determinado ponto, vai avisar e outros guias podem tentar chegar a tempo. No Kapama o safari é unicamente feito com os carros do hotel, e com guias/rangers especializados e trackers (aqueles caras que vão sentados no banquinho da frente, que ficam em busca dos animais). Isso me passou muito mais confiança. Diferente do Kruger, que você pode ir com seu próprio carro. Mas os bichos vivem sem controle algum, caçam da mesma maneira que no Kruger etc. É real life mesmo.

Carros para safari (game drive) do Kapama, África do Sul | foto: Lala Rebelo
Baby zebra – Kapama Private Game Reserve – África do Sul | foto: Lala Rebelo
  • LODGES DENTRO DO KAPAMA

Dentro da reserva do Kapama há 4 lodges. São bem diferentes entre si, têm preços bem diferentes e oferecem experiências distintas.

Cabe aqui dizer que no valor das diárias estão incluídos TODOS OS SAFARIS (2 por dia), transfers e TODAS AS REFEIÇÕES, que são várias (café pré-safari, lanchinho no safari, café da manhã, almoço, lanchinho pré-safari da tarde, lanche no safari e jantar). As bebidas não estão incluídas (apenas no Karula que bebidas também entram no preço pago pela diária). Os jantares normalmente acontecem na Boma (em volta da fogueira), em mesas com seu grupo de safari + o seu guia (há excessões e estão abertos a pedidos especiais).

Ao ver o valor da diária, não se assuste de cara. Pense que você não vai gastar praticamente NADA A MAIS do que esse valor durante a sua estadia.

Um pouquinho de cada um dos lodges:

. Kapama Karula

O mais luxuoso dos 4, muito procurado por casais em lua de mel (porém não é adults-only). Tem piscina privativa em todos os quartos e no valor da diária estão incluídos safaris, transfers e refeições à la carte, assim como bebidas alcóolicas e não-alcóolicas. Os jantares, mesmo na Boma, são realizados de maneira mais exclusiva, com mesa apenas para o casal. A decoração é super moderna. Conta com um wellness center (academia e spa) recém-inaugurado, com uma piscina belíssima, aberto para hóspedes dos quatro lodges.

>>> Reserve aqui sua estadia no Kamapa Karula.

Suite do Kapama Karula, África do Sul | foto: divulgação

. Kapama Southern Camp

Escolhi ficar uma noite nesse lodge porque também oferece uma experiência super exclusiva, só que com um preço mais acessível do que o Karula. São apenas 25 quartos. Nos hospedamos em uma “Luxury Suite” com piscina privativa (e esse tipo de quarto lembra bastante as suites do Karula). Quarto super espaçoso, que conta também com jacuzzi, ducha externa e interna e lareira (não usamos no verão, claro!). A outra categoria de quarto é a “Suite”, sem piscina privativa, mas são quartos excelentes e espaçosos. O lodge também conta com uma piscina comunitária bem bonita.

O que gostei é que o Southern Camp, mesmo sendo bem luxuoso, tem um excelente custo-benefício. A razão disso são as refeições: as bebidas não estão incluídas (apenas nos lanchinhos no meio dos safaris). O que é bem vantajoso, pois as bebidas vendidas no lodge não são caras. E tudo é servido no sistema de buffet. Os jantares acontecem na Boma e as mesas são grandes, para todo o seu grupo de safari + o guia (mas no nosso caso, fizemos safari um dia apenas com um outro casal e no outro dia, sozinhos). Mas pedimos mesinha especial, para dois, e fomos atendidos sem custo adicional.

Adorei a decoração, um mix de moderno e étnico. Não é adults-only.

>>> Reserve aqui sua estadia no Kapama Southern Camp. 

Nosso quarto com piscina privativa no Kapama Southern Camp, África do Sul | foto: Lala Rebelo

. Kapama Buffalo Camp

Apenas 10 quartos, também um lodge super exclusivo. A acomodação é feita em “tendas” de luxo e a decoração é bem típica. As refeições são à la carte. O jantar também acontece na Boma. O lodge conta com uma piscina para todos os hóspedes (no máximo, 20). Pelo estilo do lodge, achei uma experiência bem autêntica. Acho legal vir pra África e viver isso. Apenas para pessoas acima de 12 anos de idade.

>>> Reserve aqui sua estadia no Kapama Buffalo Camp.

Quarto no Kapama Buffalo Camp, África do Sul | foto: divulgação

. Kapama River Lodge

O maior dos quatro e o mais acessível. É um hotel grandão, com 64 quartos, mas ainda assim muito bonito. Os quartos são mais “executivos”, mas as áreas comuns são bem “africanas”, cheio de madeira e vegetação. Para tudo o que oferece (safaris, transfers, refeições etc. incluídos), achei o valor BEM OK, mais do que justo. As refeições são todas no sistema buffet, e o jantar, em grupo (seus companheiros de safári + seu guia) acontece na Boma.

O lodge conta uma piscina comunitária e uma outra que é exclusiva aos clientes do Spa (precisa fazer algum tratamento para poder utilizá-la). As duas são lindas, mas a do spa é FANTÁSTICA! Fica na beira do rio, em uma área que não é mais “cercada”, ou seja, é possível avistar hipopótamos e outros animais de dentro dela. Recomendo muito fazer um tratamento nesse spa. É divino. É aberto para hóspedes dos outros lodges também.

Ficamos uma noite nesse lodge também e gostei bastante. Crianças de todas as idades são bem-vindas.

>>> Reserve aqui sua estadia no Kapama River Lodge.

Piscina do spa do Kapama River Lodge, África do Sul | foto: Lala Rebelo

Importante:
– Os lodges todos são cercados. Não há animais dentro deles, apenas alguns kudus e impalas (tipos de antílopes) e macacos.
– Idade mínima para safari: 6 anos de idade.

Achei bacana ter me hospedado em DOIS lodges diferentes, para viver duas experiências distintas. Além disso, como a reserva é grande, e os lodges estão espalhados, os safaris são sutilmente diferentes. Claro que os guias dirigem por toda a área e tentam achar bichos espalhados pela reserva, mas a experiência muda um pouquinho sim.

O transfer de um para o outro é feito gratuitamente, e como o caminho é praticamente um safari, isso acaba sendo mais uma atração.

Em um dos piqueniques preparados pelo Kapama no meio dos safaris | foto: Lala Rebelo
Girafas mãe e filha avistadas no transfer de um lodge ao outro dentro do Kapama | foto: Lala Rebelo
  • O Kapama não tem mais vaga, QUAIS AS OPÇÕES?

Por tudo o que ouvi falar e por relatos de amigos, boas opções são:

. Royal Malewane

. Thornybush Game Lodge

. The River Lodge at Thornybush

. Pondoro Game Lodge

. nThambo Tree Camp

O fabuloso hotel Royal Malewane, na África do Sul | foto: divulgação

  • QUANTOS DIAS FICAR?

Acho que o ideal é uma estadia de 3 dias, para conseguir aproveitar mais os lodges e fazer mais safaris, aumentando as chances de avistar mais animais. Como é natureza e não um zoológico, simplesmente pode acontecer de você dar azar (pequenas). Então é melhor ter mais chances. Eu fiquei apenas 2 noites porque farei safari na Tanzânia também.

Leoas dentro da reserva do Kapama, África do Sul | foto: Lala Rebelo
  • COMO CHEGAR

O Kapama está em frente ao Eastgate Airport em Hoedspruit (HDS). São apenas 50min de vôo operado pela SA Express (é possível comprar essa passagem avulsa ou junto com a passagem Brasil – Joanesburgo – Hoedspruit da South African Airways (basta selecionar “múltiplos destinos” no site). Atenção: nos meses de verão (final/começo do ano) costuma chover mais (mas ainda assim, não chove MUITO) mas o aeroporto fecha com frequência. Compre o primeiro vôo do dia para ter mais chances. Ou faça um dos trechos de/para Joanesburgo de carro. Parte da estrada, chamada Panoramic Route, é MARAVILHOSA!!!

Alugue seu carro pela Rentalcars clicando aqui.

* Quando você reserva por esse link, eu ganho uma pequena comissão! 🙂

  • DÁ PRA VIAJAR POR CONTA PRÓPRIA?

Sim, sim e sim. Não existe segredo algum. Reserve o hotel pelos links da booking.com que informo acima, compre seu vôo, entre em contato com a propriedade próximo à data para informar os dados de chegada/partida e PRONTO! Está absolutamente tudo arranjado. Os dias são de safari de manhã, tarde de descanso no lodge (ou em alguma atividade oferecida por ele), safari no fim do dia e todas as refeições e transfers oferecidos pelo lodge também. Sem erros. 

Elefantes avistados em um dos safaris do Kapama | foto: Lala Rebelo
  • ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL 

Acho importantíssimo ir com seguro e esse da Real Seguros já funcionou comigo (fiz o da Assist Card 35 pelo site da Real Seguros) na própria África do Sul, da última vez que vim (e tive que ir embora antes do planejado por problemas de saúde). Contrate por este link e a apólice chegará por email em poucos minutos.

Para quem vai visitar também a região da Cidade do Cabo, leia também:

Continue acompanhando minha viagem pelo instagram @lalarebelo.

Se tiver dúvidas, por favor, deixe no espaço para comentários abaixo!

Beijos, Lala @lalarebelo

Comentários