COMO TIRAR PASSAPORTE DE BEBÊ
Bebê viajante

Como tirar passaporte de bebê e criança

|

Como tirar passaporte de bebê e criança? Hoje vamos falar do assunto mais recorrente da minha vida no momento: viajar com bebês (ou melhor, com BEBÊ, no singular. Por enquanto! rsrs). Bom, e se estamos falando de viagens internacionais com bebê, a primeira coisa a providenciar é um PASSAPORTE (a não ser que você esteja viajando para um país do Mercosul. Aí o passaporte é dispensável, mas você precisará fazer o RG do menor. De qualquer maneira, eu faria o passaporte, pra guardar o carimbo! hehehe).

Tirar passaporte para um bebê brasileiro, no Brasil, é absurdamente fácil (assim como para um adulto. Quando tudo está normalizado, acho o procedimento da Polícia Federal super rápido e organizado!!). Na verdade, o mais difícil é conseguir a bendita foto 5×7 do bebê.

É que crianças menores de 3 anos de idade devem levar a foto 5×7 já impressa (apenas UMA) no dia do atendimento (maiores de 3 anos tiram a foto na hora). Se seu bebê já for maiorzinho, você pode fazer a foto em qualquer quiosque/banca que ofereça o serviço (normalmente há várias opções perto dos postos de atendimento da PF), mas se for um bebê BEBÊ mesmo, sobrará para os pais, já que ele não fica durinho para fazer uma foto em pé no fundo branco de estúdio.

::: COMO FAZER A FOTO 5X7 DO BEBÊ PARA O PASSAPORTE

A solução é esticar um lençol ou manta branca lisa no chão (beeeem retinho, sem dobras e amassados), colocar o bebê em cima e fazer dezenas de cliques com a câmera ou celular até UMA sair boa! rs. E depois mandar imprimir na medida 5×7 (dica: segure os bracinhos do bebê para baixo com os seus pés).

Atenção: a foto precisa ser recente, SEM data, com fundo branco, nada cobrindo a face do bebê, sem enfeites no cabelo e tal… E de preferência com roupa lisa e escura (assim quem sabe já até aproveita pra foto do visto americano).

Ah, o bebê também precisa estar com a face “plena” (rsrs). Nada de sorrisos, caretas, choro… Esse foi o nosso problema. Vinicius só queria saber de mostrar a língua! Não sei porque… Ele nem é disso!!! Parecia que até sabia que tinha que ser foto séria e tava tirando com a nossa cara! #nãoseioquepassanacabeçadosbebês.

foto passaporte bebe
Filho, fica quietinho que é foto para o passaporte, tá?
como tirar passaporte de bebê - foto
Tá! hahahaha

No final, conseguimos a foto boa (eu dei uma melhorada no brilho pra ficar mais clara) e eu levei umas 3 opções no dia do agendamento (medo de não dar certo). Todas estavam boas… Eles só digitalizam a foto e devolvem. E foram muito atenciosos, simpáticos. Tudo MUITO tranquilo!

::: PASSO-A-PASSO – O QUE FAZER PARA TIRAR O PASSAPORTE DE BEBÊ (brasileiros)

  1. Solicite a emissão do passaporte no site da Polícia Federal (se esse link direto para o formulário não funcionar, acesse por aqui).
  2. Depois de incluir todos os dados, emita a GRU (Guia de Recolhimento da União), que é um boleto no valor de R$257,25 (junho/2018). Pague o boleto o quanto antes. Apenas depois da compensação do pagamento, é que você poderá agendar o atendimento. GUARDE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO!!! Vai que…
  3. Junto com esse boleto, também será emitido um “Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem”. Esse número é importantíssimo pois é com ele que você entrará no sistema da Polícia Federal para verificar se o pagamento já está ok e você já pode agendar seu horário.
  4. Se o pagamento já foi compensado, com o número do protocolo em mãos, CPF do menor (ou responsável) e data de nascimento, agende o seu atendimento aqui.
  5. Compareça no dia e horário agendado, no posto da PF de sua preferência (com antecedência, claro) com todos os documentos necessários (veja aqui quais são os documentos necessários para fazer o passaporte do bebê). Eu escolhi ir na Polícia Federal do Shopping Eldorado, em São Paulo, e foi muuuuito tranquilo.

Atenção: o menor PRECISA estar presente E acompanhado de AMBOS GENITORES no momento da solicitação do passaporte.

Caso um dos pais (ou até mesmo, nenhum dos pais) possa estar presente na data do atendimento, ainda há como fazer o passaporte. Mas verifique aqui quais medidas precisam ser tomadas.

::: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TIRAR O PASSAPORTE DE BEBÊ  

  1. Documento de identificação do menor. O menor de 12 anos pode apresentar CERTIDÃO DE NASCIMENTO ORIGINAL. Não adianta cópia, nem mesmo autenticada.
  2. Uma foto 5×7 impressa.
  3. Protocolo de agendamento impresso.
  4. Boleto, comprovante de pagamento e protocolo de solicitação de documento de viagem IMPRESSOS (na verdade, eu nem sei se precisa levar tuuudo isso impresso, mas eu levei rsrs. Vai que dava algum problema…).
  5. Passaporte anterior, caso haja.
  6. Formulário para autorização de expedição de passaporte para menor JÁ PREENCHIDO (porém deve ser ASSINADO pelos pais NA FRENTE DO ATENDENTE). Há 3 tipos de autorização. Eu escolhi a que inclui uma AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL NO PASSAPORTE COMUM, PARA VIAJAR COM UM DOS PAIS INDISTINTAMENTE (PODERES PARA GENITOR). Ou seja, Vinicius já tem autorização para fazer viagens internacionais só comigo ou só com o meu marido (pai dele). Essa aqui.

Nesse formulário de autorização, é preciso colocar número do documento de identificação dos pais (RG – com CPF – ou passaporte), portanto é preciso levar os documentos originais de ambos no momento da solicitação.

::: ENTREGA DO PASSAPORTE DO BEBÊ

No ato da entrega do passaporte, o menor deverá estar presente e acompanhado de UM DOS genitores, do responsável legal ou do procurador.

Levar o protocolo de retirada e o documento original.

Ficou pronto muuuuito rápido… Em menos de 1 semana!!! Chegou um email avisando que estava pronto e que eu podia já ir retirar.

como tirar passaporte de bebê
Vinicius com seu passaporte no dia da retirada no posto da Polícia Federal

::: VALIDADE DO PASSAPORTE DE BEBÊ E CRIANÇA

Estou 100% satisfeita com esse serviço de emissão de passaporte no Brasil 🙂 É muito prático, fácil e rápido.

Só tem UMA coisa ruim: VALE POR MUITO POUCO TEMPO!! Por isso, indico que você não faça o passaporte TÃO antes de uma viagem internacional marcada (mas também, não vá fazer muito em cima… Vai que não fica pronto, né?!).

A validade “regular” de passaportes para maiores de 18 anos no Brasil é de 10 anos. Mas para menores de 18 anos a validade é definida de acordo com a idade, e vai aumentando conforme o bebê vai crescendo (acredito que por causa da mudança de fisionomia).

Veja na tabela abaixo:

como tirar passaporte de bebê
Validade do passaporte brasileiro para bebês, crianças e maiores de 18 anos | fonte: site da Polícia Federal

Super fácil, né?!
Que venham as viagens internacionais do Vinicius!!!

Beijos, Lala Rebelo

::: Acompanhe minhas viagens (e as do Vinicius) ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta minha página no facebook /LalaRebeloTravelBlog

Leia também:

Comentários