Em outubro desse ano, realizamos um sonho: fazer um safári com nossos filhos E nossos pais na África do Sul. E a reserva / hotel escolhido para tal experiência foi: andBeyond Phinda Mountain Lodge. AndBeyond Phinda é uma reserva privada com vários lodges. O que ficamos se chamava Mountain Lodge. É um hotel de safári na África do Sul que aceita crianças a partir de 3 anos (em certos tipos de acomodação e com carro de game drives privativo) e isso contou bastante na nossa escolha, afinal meus filhos têm 3 e 5 anos.
Para quem acompanha esse blog já há bastante tempo, sabe que somos muito fãs dos lodges da andBeyond. Temos um carinho enorme porque neles vivemos momentos memoráveis e algumas das melhores viagens das nossas vidas! São elas: andBeyond Ngorongoro Crater Lodge e andBeyond Serengeti Under Canvas, na Tanzânia, e andBeyond Xaranna Okavango Delta, Botsuana.
Então claro que, quando decidimos convidar nossos pais para essa viagem e queríamos que fosse MUITO ESPECIAL, logo consideramos escolher um andBeyond mesmo, porque tinha a ver com a nossa história. Fizemos 10 anos de casados e convidamos nossos pais e nossos sogros (e nossos filhos) para viajarmos juntos para a África do Sul e Ilhas Maurício (onde fizemos uma cerimônia de renovação de votos na praia e foi surpreendente! Leia aqui). Um total de 8 pessoas.
Nosso roteiro foi: Vinícolas (Stellenbosch e Franschhoek), Cidade do Cabo, Safári em Phinda, Joanesburgo (apenas pernoitamos no aeroporto dessa vez) e Ilhas Maurício.
[TUDO SOBRE ÁFRICA DO SUL COM CRIANÇAS – LEIA AQUI]
::: COMO CHEGAR EM PHINDA?
Para ir do Brasil para a África do Sul, voe direto para Joanesburgo com a LATAM ou South African Airways, ou direto para a Cidade do Cabo com a South African Airways.
&Beyond Phinda Private Game Reserve é uma reserva privada com quase 30 mil hectares localizada no norte de KwaZulu Natal, na África do Sul. É uma área de safári não muito distante do mar, o que confere um visual diferente de outros safáris que já fizemos na África do Sul, Tanzânia e Botsuana.
Existem algumas formas de chegar em Phinda:
- Voo para Durban + 4 horas de carro
Essa foi a forma que escolhemos na IDA. Estávamos previamente em Cape Town e de lá para Durban havia voos diretos e muito baratos. Voamos Fly Safair (avião “normal”, grande!!). Organizamos o transfer com o próprio andBeyond, que nos buscou no aeroporto de Durban. A estrada é ampla, segura e tranquila.
- Voo para Richards Bay + 2 horas de carro
Esse foi a forma que escolhemos na VOLTA. O aeroporto de Richards Bay é pequenininho, portanto tem voos apenas para alguns lugares, um deles o aeroporto de Joanesburgo. Organizamos o transfer com o próprio hotel. O voo era da Air Link, uma aeronave menor (porém não era teco-teco! rsrs “avião normal”, só que menor)
- Voos diretos para a pista de pouso de Phinda
A Federal Air opera esses voos programados que pousam pertinho do lodge, no meio do safári. Não consideramos essa opção de “teco-teco” apenas porque saía bem mais caro, mas seria mais prático. É possível vir de várias cidades africanas, via Nelspruit ou Skukuza.
- 7 horas de estrada partindo de Joanesburgo
Dentro da reserva de Phinda, você irá encontrar 6 lodges, todos da andBeyond. São eles: Mountain Lodge (o que ficamos), Rock Lodge, Forest Lodge, Vlei Lodge, Zuka Lodge e Phinda Homestead.
Saiba mais aqui no site da &BEYOND.
Precisa pernoitar em Joanesburgo? Recomendo o hotel City Lodge at OR Tambo Airport que fica DENTRO do aeroporto e que já nos hospedamos algumas vezes! Nem precisa pegar transporte. O acesso é direto, sem precisar sair do edifício. Outro hotel que também oferece essa praticidade e segurança é o InterContinental.
Quer fazer uma viagem parecida com a nossa? Fale com a Ei Viajante, que foi a agência que organizou tudo na África do Sul para nós!! Fale que veio por recomendação da Lala Rebelo e ganhe um brinde especial ao fechar a sua viagem (para esse ou qualquer outro destino).
Instagram: @eiviajante
Telefone: (11) 98969-6069
WhatsApp (clique para entrar em contato com o número 11 4416-7744)
Email: atendimento@eiviajante.com.br
::: QUANTO TEMPO FICAR? COMO É A ROTINA DE UMA VIAGEM DE SAFÁRI?
Nós ficamos 3 noites e acho o tempo ideal em praticamente qualquer viagem de safári se não for trocar de lodge. Como são duas saídas por dia, nesse tempo, conseguimos ver bastante animais e sem enjoar.
> Acordamos por volta de 5h da manhã, tomamos um rápido café (bolachinha, café, chá etc.) e partimos para o game drive da manhã. O horário pode variar. Fomos no verão e esse era o horário de quase todos os grupos.
> O game drive pode durar em torno de 3 horas, fazendo uma paradinha no meio para descanso e lanchinhos, outras bebidas, mais café (com Amarula?!)… Parece bastante, mas passa voando!
> Na volta ao lodge é que tomamos o “café da manhã” de fato (completo, com waffles, ovos, à la carte e buffet).
> O restante do tempo até o safári do fim da tarde é muito tranquilo, de puro descanso. Piscina, walk safari, massagem, algumas atividades para as crianças (fizeram cookies durante a nossa estadia), ou até uma visita a uma tribo Zulu (pago à parte).
> Por volta de 16h, tomamos um “chá da tarde” e partimos para o segundo game drive do dia, que também dura cerca de 3 horas, com uma paradinha no meio para pôr do sol e drinks.
> Na volta ao lodge, jantamos. Esse jantar pode acontecer no restaurante, em um local especial ou na Boma! Um churrasco tradicional sul-africano, em volta da fogueira, com algumas carnes de caça. Acontece dia sim, dia não no Phinda Mountain Lodge, para que todos os hóspedes possam ter a experiência.
::: CRIANÇAS SÃO PERMITIDAS NOS SAFÁRIS?
Essa é uma pergunta que sempre aparece em posts gerais da África e a resposta é: DEPENDE DO LODGE! Há hotéis que nem mesmo restringem idade mínima para as crianças.
No andBeyond Phinda Mountain Lodge a política para criança é:
- Crianças de 0 a 2 anos são aceitas nos safáris mediante a aprovação do ranger.
- Crianças de 3 a 11 anos são permitidas nos safáris.
- Crianças de 0 a 16 anos não podem andar fora do lodge.
Quem viaja com crianças para o Phinda, precisa se hospedar em uma Family Suite ou Family Cottage, que incluem um VEÍCULO PRIVADO de safári. O que eu, pessoalmente, acho ESSENCIAL nas viagens de safári com crianças pequenas. Assim temos mais flexibilidade de horários, duração dos game drives, não atrapalhamos ninguém etc.
O menu kids, em todas as refeições, é excelente e super saudável.
Crianças de 3 a 12 anos podem participar do programa WILDchild, no qual ganham mochilinha, livrinho com animais e podem participar de algumas atividades especiais no lodge (baking, frog safari, poo walks etc). Não há um “kids club” ou alguma área específica para crianças.
Há serviço de babá por um custo adicional.
::: INFRAESTRUTURA DO &BEYOND PHINDA MOUNTAIN LODGE
O hotel conta com uma piscina principal (pena que estava gelaaaada até no calorão que fazia!! Mas aproveitamos mesmo assim), uma academia, uma lojinha que é uma graça, restaurante e boma.
O café da manhã é servido no buffet + pratos quentes à la carte e o almoço e jantar são à la carte, exceto o jantar na boma, que é self-service.
As acomodações dispõem também de uma banheira de hidromassagem (menos a family suite).
::: COMO SÃO OS QUARTOS DO PHINDA MOUNTAIN LODGE?
Como fomos em 8 pessoas, tivemos a oportunidade de conhecer 2 tipos de quartos distintos: uma family suite com 2 suítes grandes + 2 quartos de criança, que acomodava até 4 adultos e 4 crianças, com uma salinha de convivência no meio + varanda (por onde sempre passavam macacos e inhalas!!*) e uma cottage dupla (para duas pessoas), que contava com plunge pool na varanda.
Nos banheiros, além da ducha e da área do vaso sanitário separada por porta, para mais privacidade, há também banheira e ducha externa.
Os quartos são bem espaçosos e a decoração de muito bom gosto, em harmonia com o local. Ar condicionado, mini bar, amenities de banho de marca própria, utensílios para preparar um cafezinho, livros…
Algo que gosto muito nos lodges andBeyond é que a lavanderia é grátis (e chega rapidinho). Como deixamos a parte de safári bem no meio da viagem, entre Cidade do Cabo e Ilhas Maurício, conseguimos lavar muitas peças para seguir viagem.
*O lodge NÃO é cercado.
[FAMILY SUITE]
[COTTAGE]
::: VIDA SELVAGEM – O QUE MAIS MARCOU?
Para ser sincera, em relação à QUANTIDADE de bichos, não vimos TANTO assim em Phinda. Não vimos manadas de nenhuma espécie. Porém, em questão de QUALIDADE do que presenciamos, vimos algumas cenas marcantes e sensacionais.
Por exemplo:
> Um rinoceronte-negro (black rhino) de muito muito perto, passando em frente ao nosso carro, super tranquilo. E muitos rinocerontes-brancos.
> Seguindo sons diferentes dos macacos, chegamos até uma cheetah que tinha acabado de caçar um inhala. Estava até ofegante e começou a comer o bicho na nossa frente!
> Girafas lindas de pertinho e uma girafa bebê correndo ao lado de sua mãe!
> Isso foi o que mais me marcou: nosso ranger dirigia tranquilamente, não pensávamos que encontraríamos leões…. De repente, três zebras cruzaram nosso caminho correndo e lá vieram 3 leoas atrás. Não vimos a caça, mas a cena nos pegou de surpresa e as leoas rodearam o carro e passaram muito perto.
> Um leopardo no alto de uma árvore muito alta.
> Bebês de hiena brincando, enquanto suas mães dormiam antes do “round de caça noturno”.
> Um hipopótamo solitário no lago, saltando loucamente.
> Não tem a ver com bicho e sim com estrelas: em uma noite de céu muito limpo e estrelado, desligamos as luzes do carro, olhamos para o céu e vimos até a via láctea.
Nosso ranger e nosso tracker, Kenny e Sipeewe, respectivamente, eram EXCELENTES!!! Muito cuidadosos, preparados, calmos, simpáticos… Creio que os melhores que já tivemos entre tooodos os safáris da vida. Adoramos!
Fomos embora da África do Sul com uma grande certeza: AMAMOS ESSE TIPO DE VIAGEM! Amamos safári!! Amamos a África do Sul (país que já estive 3 vezes e meu marido, quatro! E que sempre nos recebe tão bem) e amamos o continente africano. Há uma luz especial, algo no ar, uma energia… Feliz que as crianças amaram!! Feliz que nossos pais também. Foi a realização de um sonho.
Para viajar para África do Sul, brasileiros não precisam de visto. Apenas passaporte válido e vacina contra febre amarela no Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
Não viaje sem Seguro Viagem. Recomendo CORIS, que inclusive precisei usar esse ano e foi incrível. Faça aqui sua cotação e use meu cupom de desconto LALAREBELO10.
Que tal? Curtiu? Já fez safári? O que acha?
Beijos, Lala Rebelo
Siga-me no instagram: @lalarebelo
Assista a todos os stories que postei durante essa viagem:
- África do Sul – PARTE 1 (Cidade do Cabo e Vinícolas)
- África do Sul – PARTE 2 (Safári em Phinda)
- Ilhas Maurício – PARTE 1
- Ilhas Maurício – PARTE 2
- Recasamento (cerimônia de renovação de votos)
Quer fazer uma viagem parecida com a nossa? Fale com a Ei Viajante, que foi a agência que organizou tudo na África do Sul para nós!! Fale que veio por recomendação da Lala Rebelo e ganhe um brinde especial ao fechar a sua viagem (para esse ou qualquer outro destino).
Instagram: @eiviajante
Telefone: (11) 98969-6069
WhatsApp (clique para entrar em contato com o número 11 4416-7744)
Email: atendimento@eiviajante.com.br
Combine essa viagem também com: