Encontre aqui nesse post todas as dicas de Portugal, que irão te ajudar a programar a sua viagem ao país. Nosso roteiro (quais cidades visitar em Portugal, atrações imperdíveis, quantos dias em cada lugar), clima, a melhor época para ir, onde ficar, onde comer (muitas dicas de hotéis e restaurantes em Portugal), informações sobre o destino, voos do Brasil, como se locomover no país (estradas e aluguel de carro em Portugal) e muito mais.
Quantos dias ficar em Portugal?
Nosso roteiro teve 12 dias, mas é possível ajustá-lo para ficar mais longo, conhecendo mais lugares ou fazendo tudo com mais calma, ou torná-lo mais compacto! 😉
***
Portugal está mais do que “na moda”. O país entrou de vez entre os lugares mais desejados pelos turistas, principalmente brasileiros. É que, além de ser muito fácil chegar (apenas 9h de voo direto – vários por dia, de várias cias aéreas e cidades brasileiras), é um país pequeno (dá para conhecer praticamente por completo em poucos dias), com atrações diversas para todos os gostos (cidades, praias com e sem ondas, vinícolas, montanhas…), com boa gastronomia e muita segurança.
Portugal ainda não é um destino caro como alguns vizinhos europeus, mas possui uma excelente infraestrutura para o turismo. O fato de falar português também colabora com essa sensação de “se sentir em casa”.
Já tinha visitado Portugal antes, em 2009, e estava louca para voltar. Queria ver o país com essa nova cara, mais moderna. Nesses quase 10 anos MUITA COISA MUDOU! Nem parece o mesmo país. Até o fado pareceu ter ficado mais feliz! 🙂
VOOS:
Voamos de São Paulo para Lisboa (LIS) com a cia aérea AZUL (que parte do aeroporto de Campinas Viracopos). Achei a cia aérea excelente! Atendimento muito atencioso. Fomos de executiva (e o bebê não paga cadeira extra na executiva, como em algumas outras cias aéreas) e voltamos de econômica (conseguimos solicitar aquele bercinho para o bebê – até 11kg). A classe executiva da Azul é extremamente confortável e a comida é deliciosa.
A LATAM e a TAP também fazem voos diretos do Brasil para Portugal.
Como começamos o roteiro por PORTO, assim que chegamos no aeroporto de Lisboa, pegamos um voo local da TAP Express para ir para Porto (1h de duração).
Muita gente já aluga um carro no aeroporto e vai dirigindo para Porto, pois são menos de 3h de estrada (e muitas cidades interessantes no caminho). Mas como não sabíamos se íamos conseguir dormir ou não nesse primeiro voo longo com o bebê junto, preferimos não arriscar ir de carro cansadíssimos. Além de que, Porto não é uma cidade muito car-friendly, então melhor estar apenas a pé por lá.
A TAP também faz voos diretos do Brasil para a Cidade do Porto (OPO).
ALUGUEL DE CARRO:
Pegamos nosso carro previamente alugado pela RentalCars apenas na última manhã em Porto, já para pegar estrada rumo ao Vale do Rio Douro (marcamos a retirada em uma locadora no centro da cidade). Ficamos com o carro até a chegada em Lisboa (também devolvemos o carro no centro de Lisboa assim que chegamos, pois é melhor estar a pé ou usar o transporte público na cidade). Para quem vai com bebê, é só solicitar o bebê-conforto no momento da reserva (e ligar antes para confirmar!).
DICA IMPORTANTE: alugue o carro com o VIA VERDE, um dispositivo de cobrança automática de pedágio. É simplesmente impossível dirigir nas estradas de Portugal sem isso, pois há vários pedágios sem cabine.
* Sempre alugo meus carros em viagem pela RentalCars e sempre deu super certo. Se você aluga por este link, eu ganho uma pequena comissão (você não paga nada a mais). Obrigada! 🙂
COMO SE LOCOMOVER EM PORTO E LISBOA
(sem carro alugado):
O melhor jeito de ir do aeroporto do Porto para seu hotel é de taxi ou Uber (custará em torno de 10-15 euros). Mas, quando chegamos, os taxis estavam em greve e Uber demorava horrores. Em cima da hora conseguimos um serviço de transfer excelente, por 35 euros: PTRAVEL (info@ptravel.pt).
Dentro da cidade do Porto é uma delícia caminhar (mesmo com as ladeiras!).
Em Lisboa, os taxis já estavam trabalhando e os usamos bastante, assim como Uber. Funciona muito bem. Lá também é muito gostoso andar a pé e utilizar metrô e bondes.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
e SEGURO OBRIGATÓRIO:
Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal (e União Européia), apenas passaporte válido E o Certificado Schengen (seguro de saúde obrigatório, com cobertura mínima de 30.000 euros).
Recomendo fazer o seu seguro de saúde internacional pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Já precisei usar e fui super bem atendida (na época, fiz o AC35). Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
CLIMA – Melhor época para ir para Portugal:
Faz MUITO calor no verão português (não é exagero – sou cuiabana com experiência em Panamá rsrs), além de que tudo fica muito cheio, principalmente a região do Algarve. Portanto, evite ir nos meses de julho e agosto.
Fomos no final de setembro / começo de outubro, ainda fazia bastante calor durante o dia (28 – 30ºC), mas a noite era bem agradável, lá pelos 18ºC. Maio e junho também são ótimos meses para visitar. E bom porque não está bombando de gente.
Nos disseram que, além do frio que em Portugal é sempre moderado, de novembro a fevereiro costuma chover mais.
NOSSO ROTEIRO:
-
PORTO (2 dias / 2 noites)
Conheça Vila Nova de Gaia (na outra margem do Rio Douro) e as adegas das mais tradicionais produtoras de vinho do Porto (escolhemos fazer o wine tour da Taylor’s – 15 euros com audio tour – e foi bem legal, mas há várias outras caves como Graham’s, Croft, Ferreira, Cockburn’s, Ramos Pinto etc.).
Também em Gaia, passeie pela ribeira (vários restaurantes) e, se quiser ter uma vista panorâmica, faça o passeio de teleférico. Nós não fizemos porque nos hospedamos no The Yeatman, o hotel com a vista mais fabulosa da cidade do Porto.
Em Porto, o gostoso mesmo é caminhar pela maravilhosa Ribeira e pelo centro histórico (Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Estação de Trem São Bento, Catedral da Sé… Muitos recomendam também ir ao Café Majestic, mas não vi nada demais além de uma fila imensa). O pôr do sol na Ribeira é lindo, programe um fim de tarde por lá! *O Mercado do Bolhão também é um passeio legal, mas o local original estava em obras quando fomos.
/// Onde ficar na cidade do Porto:
. The Yeatman – Hotel Relais & Châteaux maravilhoso, em Vila Nova de Gaia, com a vista mais impressionante do Porto. Excelente serviço, gastronomia impecável, quartos espaçosos e duas piscinas lindíssimas (uma externa e outra interna, no spa). Clique aqui para reservar.
. Infante Sagres – Hotel histórico, muito bem localizado no centrinho do Porto, com ótimo custo-benefício. É muito charmoso (parte da coleção Small Luxury Hotels of The World), completamente restaurado (antiquíssimo, mas depois de uma longa reforma, foi reaberto em abril de 2018). Clique aqui para reservar.
. Pestana Vintage – A localização desse hotel é uma delícia, pois está bem na Ribeira, pertinho dos restaurantes todos, com vista para o Rio Douro. Clique aqui para reservar.
::: Clique aqui para ler todas as dicas da cidade do Porto
(inclusive sugestões de restaurantes!)
-
VALE DO RIO DOURO (2 dias / 2 noites)
Muitos fazem apenas um day-tour à região do Vale do Rio Douro quando estão em Porto (são apenas 130km – 1h30 de carro), mas eu recomendo fortemente que você se hospede por lá. Que lugar lindo!!! Já viajei para muitos destinos de vinícolas (África do Sul, Mendoza, Nova Zelândia, Chile, Napa Valley…) e nunca vi uma paisagem tão BONITA. Não estou falando da qualidade dos vinhos (que é ótima) ou beleza das vinícolas… Estou falando da paisagem mesmo. O rio, o vale, o verde… Bem UAU!
Se você se hospedar em um hotel fantástico como o que nós ficamos, rodeado de vinhedos, com piscinas e tudo mais (Six Senses Douro Valley), provavelmente vai querer passar um bom tempo sem sair de lá! rs. Mas recomendo que saia para dirigir pela região e conhecer algumas das lindas vinícolas.
Fizemos o wine tour da Quinta das Carvalhas (escolhi esse Quinta porque é uma das mais “altas”, 550m, com uma vista uau do vale, e também é a pioneira da região – empresa Real Companhia Velha). Depois almoçamos no restaurante Conceitus da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo. Outra vinícola lindíssima!
Recomendo visitar também a Quinta do Crasto (queria muuuuito conhecer, mas estava lotada mesmo com 1 mês de antecedência. Tem uma piscina maravilhosa!), a Quinta da Pacheca (excelente restaurante) e Quinta do Vallado (arquitetura contemporânea). O restaurante DOC, do Chef Rui Paula, é simplesmente IMPERDÍVEL.
/// Onde ficar no Vale do Rio Douro:
. Six Senses Douro Valley – Um dos melhores hotéis que já me hospedei na vida. Era louca para conhecer um Six Senses (uma rede mais conhecida na Ásia) e era realmente tudo o que eu esperava (ou melhor, MAIS do que eu esperava).
O serviço é sensacional, a comida é de comer rezando rsrs, tudo é muuuuuito lindo, pensado nos mínimos detalhes e as duas piscinas (ao ar livre e interna) são de filme. O SPA é um dos pontos altos da estadia. O que amei também é que o Six Senses é muito engajado na conservação do meio ambiente (quase não há nada de plástico no hotel) e no apoio às comunidades locais.
O Six Senses Douro Valley está localizado em Lamego, próximo a várias vinícolas bacanas para visitar. É um hotel caro, mas é um sonho, juro! Clique aqui para reservar.
. Quinta Nova – Luxury Wine House – Esse é o hotel da Quinta Nova, vinícola onde fui almoçar. Que graça! Muito charmoso, pequenininho… E a piscina no meio dos vinhedos dá aquele toque especial. Hotel que transmite uma calma sem igual! Clique aqui para reservar.
. Casa do Rio – Esse hotel faz parte do grupo da Quinta do Vallado, mas tem um conceito completamente diferente. Muito aconchegante, contemporâneo, novíssimo, piscina com vista UAU e tudo mais. Amei! Clique aqui para reservar.
. The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca – Fica ao lado do Six Senses, em uma das melhores vinícolas da região. O hotel está instalado em uma charmosa casa do século 18, totalmente restaurada. Mas tem um estilo mais antigão. Clique aqui para reservar.
::: Clique aqui para ler todas as dicas do Douro, em detalhes.
-
AVEIRO (meio dia)
Aveiro não estava nos nossos planos. Saímos do Douro rumo ao sul (tínhamos hotel reservado em Óbidos), e o caminho pensado seria passando por Coimbra, mas de última hora decidimos ir para Aveiro. Acho que fizemos uma boa escolha, pois a cidade é muuuuito agradável. Tem apelido de “Veneza Portuguesa”, por causa de seus canais. Aveiro é a terra dos ovos moles, um doce português deliciooooso. Eu amo esses doces portugueses!!! Não deixe de provar ovos moles e outros doces na tradicional confeitaria Peixinho (é linda!!!).
Atenção: se for para almoçar, calcule bem o tempo pois a maioria dos restaurantes fecham às 15h e só reabrem para o jantar, às 19h.
Aveiro está a 1h30 (135km) do Douro, a apenas 45 minutos (70km) do Porto e a 1h40 (170km) de Óbidos.
-
ÓBIDOS (meio dia / 1 noite)
Óbidos é outro destino muito comum para day-tours que vêm de Lisboa, pois está a apenas 1h de carro da capital portuguesa (ou a 2h do Porto). Mas recomendo que você durma uma noite, pois é a chance de ver a cidade completamente VAZIA. Como Óbidos é uma cidade medieval, murada, com ruas de pedras, naquele escurinho… Chega até a ser sombria! rsrs. Tem sua magia! Adorei.
Chegamos no entardecer e logo fomos jantar dentro da cidade murada. Dizem que o melhor bacalhau de Portugal está no restaurante Tasca Torta (o Ricardo adorou! Eu não como bacalhau!). No outro dia, acordamos cedo e exploramos a cidade de dia. São experiências bem distintas!
A programação é Óbidos é andar sem rumo por suas ruelas, ir até o Castelo, visitar suas igrejas, andar sobre as muralhas (se estiver sem bebê, claro! rs), provar uma ginjinha (licor de cereja servido em copinho de chocolate) e comprar um azulejo (você pode encomendar um personalizado de um dia para o outro).
Observação para quem viaja com bebê: é melhor dar um descanso no carrinho e ir de canguru.
/// Onde ficar em Óbidos:
. Hotel Real d’Óbidos – Optamos por esse hotel porque fica bem na entrada da cidade murada, porém FORA dela, o que facilitaria para estacionar o nosso carro. Achei uma ótima escolha pois, apesar de ser um hotel bem velhão, com decoração temática de castelo (bem exagerada! rsrs), tem uma ÓTIMA localização e uma piscina linda com vista para as muralhas (nem usamos a piscina, mas a vista era linda mesmo!).
No fim, vi carros dentro das muralhas, estacionados próximos aos hotéis que ficam lá dentro, mas acho que não deve ser tão fácil parar como fora. Clique aqui para reservar.
::: Clique aqui para ler todas as dicas de Óbidos.
-
ALGARVE (4 dias / 3 noites)
Essa foi a parte mais esperada da nossa viagem!!! Eu era simplesmente louca para conhecer as famosas praias entre falésias. E o lugar é mesmo fantástico. Mas já recomendo ficar 4 noites e não 3, para ter NO MÍNIMO 4 dias inteiros na região. As distâncias de um lugar ao outro no Algarve são gigantes. Perde-se bastante tempo no carro. Ah, e ter um carro alugado por lá é realmente ESSENCIAL. (alugue pela RentalCars)
Essa foi uma esticadona, pois de Óbidos até Lagos, nossa base no Algarve, são aproximadamente 3h30 de estrada (370km). O Algarve está a uns 300km de Lisboa. Quem não está viajando de carro por Portugal também pode chegar ao Algarve pelo aeroporto de Faro (mas recomendo alugar um carro já no aeroporto, para explorar a região).
Não pense que ir para o “Algarve” é uma coisa só… Que rapidinho você conhece tudo. É uma região enorme, com mais de 5.000 km2 (praticamente todo o extremo sul de Portugal). As praias mais procuradas (essas das falésias que eu tanto sonhava) ficam mais próximas da cidade de Lagos (entre Lagos e Albufeira, mais ou menos). O ideal é se hospedar exatamente nessa área.
Recomendo conhecer as seguintes praias: Praia do Camilo, Praia de Dona Ana, Ponta da Piedade (que não é uma praia e sim um lugar para ver as falésias e fazer um passeio de barco ou caiaque), Praia de Benagil (e a famosa Gruta de Benagil, oficialmente ALGAR de Benagil), Praia da Marinha, Praia do Carvoeiro, Praia dos Três Irmãos, Prainha (que é bem mini, mas maravilhosa) e Praia de São Rafael. Ufa! Muitas praias!!! Há milhaaaares… E muitas são parecidas entre si! A gente acaba até confundindo. Por isso vale a pena ir apenas nas melhores. Algumas também você irá apenas “passar para ver”, e não ficar um tempão curtindo.
Também recomendo fazer um passeio de barco pelas praias e grutas do Algarve. É uma maneira bem legal de ter aquela visão geral, além de ver as falésias de outro ângulo (do mar para a terra).
E, por último, passeie pelo centrinho de Lagos e de Albufeira. Ah, e tem um vários restaurantes BEM bacanas espalhados pela região! Todas as dicas de restaurantes no Algarve estão no post sobre o destino. Clique aqui para ler.
Dizem que o pôr do sol em Sagres é maravilhoso, mas não conheci.
/// Onde ficar no Algarve:
A localização do seu hotel no Algarve é o ponto mais importante a levar em consideração no momento da reserva. Se você, assim como eu, deseja ir ao Algarve para ver as famosas praias cercadas de falésias laranjadas, o melhor é se hospedar do “lado esquerdo” da região, próximo a Lagos, Portimão, Alvor e Porches. Algum lugar entre Lagos e Albufeira! 😉
. Casa Mãe – Recomendo muuuuito! Amei amei amei me hospedar nesse lugar. Escolhi esse hotel principalmente por causa de sua localização, no centro histórico de Lagos, e por seu estilo descontraído. Quero uma casa na praia com essa vibe! 😀 Apesar de não estar em frente ao mar, fica muito pertinho das praias mais lindas, como Camilo e Dona Ana. Tem uma piscina delícia e uma horta enorme (quase tudo o que nos é servido em seu restaurante é cultivado ali). Clique aqui para reservar.
. Vila Vita Parc – Considerado o melhor do Algarve. Enorme com uma SUPER infraestrutura (várias piscinas, restaurantes, bares, spa e ESTRUTURA DE PRAIA na “própria praia” de falésias!). Se você vai ficar mais tempo no Algarve e terá tempo de curtir um pouco mais de hotel, sem dúvidas essa é a melhor opção. Ótima localização também. Clique aqui para reservar.
. Bela Vista – Selo Relais & Châteaux, ou seja, não tem erro. Queria muito ficar lá mas é adults only (ótima opção se você quer uns dias mais românticos, heim?!). Muito charmoso (instalado em um castelinho histórico), localizado na Praia da Rocha em Portimão. Clique aqui para reservar.
::: Clique aqui para ler todas as dicas do Algarve, com sugestões de restaurantes, valores, mais detalhes dos hotéis e das praias, muitas fotos e links para sites importantes, e também um ROTEIRO DETALHADO, dia-a-dia, da nossa estadia na região.
-
LISBOA (3 dias / 3 noites)
Chegamos em Lisboa e já entregamos nosso carro alugado, pois não há necessidade de estar com carro por lá, além de ser difícil estacionar. Uber, taxi, bondinho, metrô e PERNAS funcionam muito bem. Caso você vá para Sintra e Cascais, recomendo fazer isso no primeiro dia, antes de devolver o carro! 😉
O tempo que você vai ficar em Lisboa depende do quão interessado em história você é e/ou se já foi antes à capital portuguesa. Como eu já conhecia Lisboa e arredores (Sintra e Cascais), essa ida foi apenas para curtir meus bairros favoritos, rever amigos, passear a toa pela cidade e comer bem.
Se você não conhece Lisboa, sugiro ficar 3 ou 4 dias inteiros na cidade para conhecer os “must-see’s” (depende do seu ritmo) e um dia extra para fazer um day-tour a Cascais e Sintra (ambas cidades estão a meia hora de carro de Lisboa) e também ao Cabo da Roca. Na verdade, se você tiver uma ou duas noites sobrando, recomendo MUITO que você se hospede em Cascais para curtir o visual lindíssimo do mar desse destino (Cascais está super na moda!!!). Dica de hotel em Cascais: Farol Hotel.
Bairros a conhecer em Lisboa: Príncipe Real (na moda agora, cheia de lojas descoladas, restaurantes legais e um mirante com super vista da cidade), Chiado (cafés, livrarias, praças e lojas de cerâmica/porcelana), Alfama (o bairro mais tradicional da cidade, onde nasceu o fado – único lugar que não foi destruído pelo terremoto, ou seja, é histórico MESMO), Belém (para conhecer a famosa Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, comer o Pastel de Belém original, além de curtir a atmosfera delícia nas margens do Rio Tejo – AMEI Belém!).
Alcântara é agora um bairro que também está bem em alta, mais moderninho (me lembrou o Meatpacking District de NYC), com seus cafés saudáveis e o complexo de lojas e restaurantes LX Factory.
Quem vai pela primeira vez a Lisboa, também não pode deixar de andar de bondinho, entrar no Castelo de São Jorge (super vista!! Aliás, Lisboa é cheia de miradouros com vistas lindas), passar pela Praça do Comércio e testar o Ascensor da Glória (funicular) e o Elevador de Santa Justa.
O Cais de Sodré também é a dica da vez: caminhar pela Av. Ribeira da Naus e visitar o TIME OUT Market (Mercado da Ribeira).
Lisboa é viva! Lisboa está com tudo!!! Sem falar nas dezenas e dezenas de restaurantes incríveis, com atmosfera cool, que abriram por lá. E tem também as “tasquinhas” tradicionais (para aquele famoso bacalhau). Todas as dicas de restaurantes imperdíveis em Lisboa estão aqui.
/// Onde ficar em Lisboa:
. Tivoli Av. da Liberdade – Achei uma das melhores opções de hospedagem de Lisboa. O Tivoli fica na Av. da Liberdade, uma avenida charmosíssima (beeeem européia), toda arborizada, com lojas de marcas de luxo. Super central, para ir a pé tanto para a região da Praça do Comércio (Rio Tejo / Chiado etc.) ou para os bairros mais altos, como Príncipe Real. O hotel é bem luxuoso, tem um serviço impecável, quartos espaços, excelente café da manhã, piscina, spa Anantara e um bar no rooftop com uma das vistas mais lindas de Lisboa (e em breve o restaurante no rooftop também será inaugurado!). Um hotel parte da The Leading Hotels Of The World (não tem erro nuuuunca!). Recomendo muito! Clique aqui para reservar.
. Avani – Tem todas as qualidades da localização do Tivoli, só que com preços de diárias um pouco mais econômicas. Faz parte do mesmo grupo, Minor Hotels. Clique aqui para reservar.
. Altis Belém – Belém não é um bairro nada central, mas se você está indo para Lisboa pela segunda vez, acho uma boa se hospedar lá, porque é uma região muito gostosa, arborizada, cheia de praças, parques e um calçadão delícia nas margens do Tejo. O Altis Belém é um hotel moderninho membro da Design Hotels, com vista linda do Rio (tanto dos quartos como da piscina linda no rooftop!). Clique aqui para reservar.
. Memmo Príncipe Real – Esse hotel está localizado no bairro da moda de Lisboa, Príncipe Real, próximo às lojas mais descoladas e restaurantes bacaninhas. Tem uma vista linda do bar/restaurante e da piscina. Um hotel boutique, membro da Design Hotels. Os quartos são apertadinhos, mas cheios de charme. Clique aqui para reservar.
. Altis Avenida – Excelente opção de hospedagem com boa localização: pertinho do Rio Tejo, do Chiado e “na boca” da Avenida da Liberdade. Clique aqui para reservar.
. Memmo Alfama – Alfama não é um dos bairros mais escolhidos pelos turistas para se hospedar, porque é bem histórico, com ruas e calçadas estreitas. Mas se você gosta de ficar hospedado em um centrinho antigo, o Memmo Alfama pode ser uma ótima opção. Tem um rooftop com vista linda e uma piscina vermelha! Membro da Design Hotels. Clique aqui para reservar.
::: Clique aqui para ler todas as dicas de Lisboa, com mais detalhes de cada bairro e ponto turístico e muitas dicas de restaurantes imperdíveis em Lisboa.
De Lisboa pegamos o voo da AZUL de volta para São Paulo (Viracopos). Que viagem incrível! Portugal é demais! 🙂
Um destino em Portugal que, infelizmente, não tivemos tempo para conhecer e que estou simplesmente louca para ir é o ALENTEJO. Se você tiver ao menos dois dias extras, creio que vale MUITO A PENA incluir essa região no seu roteiro. História genuína, lindas paisagens e vinícolas espetaculares. O melhor hotel do Alentejo é o São Lourenço do Barrocal.
Veja no mapa abaixo o nosso roteiro de viagem por Portugal. O pin cinza é o destino que não conseguimos ir, Alentejo.
Espero que tenham amado Portugal também e ficado com vontade de conhecer esse país lindo mais a fundo! É surpreendente como, em um espaço tão pequeno, há TANTO cantinho lindo e distinto.
Leia também as dicas completas de cada cidade do nosso roteiro:
Vai para Portugal em um voo que não seja direto? Que tal aproveitar para uma esticadinha? Leia também aqui no blog:
Beijos, Lala
. Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog