Dicas de Porto – Encontre aqui nesse post dicas da cidade do Porto, em Portugal. Ao norte do país, na margem do Rio Douro, Porto é uma cidade charmosa, com boa gastronomia, muita história, arquitetura interessante e, claro, vinho do porto (direto da fonte*! rsrs).
Descubra aqui onde ficar na cidade do Porto (dicas dos melhores hotéis, como The Yeatman, com a melhor vista, e Hotel Infante Sagres, com a melhor localização), onde comer (dicas de restaurantes), as caves de vinho do porto em Vila Nova de Gaia (como Taylor’s, Sandeman, Ramos Pintos, entre outras) e sugestões de passeios (o que fazer no Porto – igrejas, bairro da Ribeira, estação de trem São Bento, miradouros com lindas vistas, a Livraria Lello que inspirou Harry Potter e muito mais).
::: Leia também nosso roteiro completo de viagem para Portugal.
*CURIOSIDADE – Vinho do Porto direto da fonte – na verdade, o vinho do porto é cultivado e produzido no Vale do Rio Douro, mas ganhou o nome de “Porto” porque era descarregado nas caves que ficam na cidade (para envelhecer, ser engarrafado e depois exportado). Mas, na verdaaaade, as caves ficam em Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio, e não no Porto. Resumindo… Seria mais justo o famoso vinho ser chamado de Vinho de Gaia ou Vinho do Douro, e não de Vinho do Porto! rsrs 😛
O Porto, apesar de não ser a capital, é a cidade que deu nome a Portugal. Se comparado ao tamanho de sua fama, trata-se de uma cidade pequena, com menos de 250 mil habitantes. Porém, a região metropolitana do Porto tem mais de 1 milhão. Além de ser conhecida por “seu” vinho, a cidade do Porto também é famosa por seu centro histórico (classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO), por suas pontes e por sua universidade (Universidade do Porto), considerada uma das melhores do mundo.
/// COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE DO PORTO
Na chegada do aeroporto do Porto, achei que o melhor é pegar um taxi ou Uber. A viagem vai custar em torno de 10-15 eur.
Mas tivemos um azar e chegamos no meio de uma greve nacional de taxis (zero taxis e uber super ocupados). Nao sabíamos e quem nos salvou foi a empresa PTRAVEL (info@ptravel.pt), que enviou um transfer em 20minutos, por 35eur. Super qualidade! Essa mesma empresa também faz tours a cidades próximas, para o Douro e até mesmo para Lisboa.
Também há estação de metrô pertinho do aeroporto. Super fácil.
O melhor meio de transporte para explorar a CIDADE do Porto é o PÉ!!! Mesmo com muuuuitas ladeiras (algumas bem cansativas) é essa de fato a melhor maneira. Mas da também para usar metrô, uber, tuc-tuc!!! Tuc-tuc esta na moda em Portugal. 🙂
Ah, e claro, dá para se locomover em Porto de BONDE (elétricos do Porto), que são históricos, turísticos e percorrem pontos importantes da cidade (são 3 linhas).
Fizemos essa viagem para Portugal com nosso bebê de 6 meses. Porto não é a cidade mais baby-friendly que já fui. Muuuuitas ladeiras rsrs (haja perna!!!). Mas mesmo assim, é super possível! Usamos tranquilamente nosso carrinho – um Yoyo pequenininho que pode ir a bordo no avião. Ele voltou inteiro! \o/
Espero que gostem das dicas a seguir!
/// DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
e SEGURO OBRIGATÓRIO:
Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal (e União Européia), apenas passaporte válido E o Certificado Schengen (seguro de saúde obrigatório, com cobertura mínima de 30.000 euros).
Recomendo fazer o seu seguro de saúde internacional pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras. Já precisei usar e fui super bem atendida (na época, fiz o AC35). Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
/// CLIMA – Melhor época para ir para o Porto
Achei perfeita a época que fomos (fim de setembro/início de outubro). Calorzão sim, mas não extremo como julho e agosto. E já não estava mais tão cheio de turistas.
Dizem que de novembro a fevereiro, alem de ser frio, é a época com maior incidência de chuvas. Maio e junho também são ótimos meses para visitar. E bom porque não está bombando de gente.
Como chegar / Onde ficar
/// VOOS & ALUGUEL DE CARRO
A TAP faz voos diretos do Brasil para a cidade do Porto (OPO) em alguns dias, mas o mais comum mesmo é voar para Lisboa (LIS) como fizemos, pois há opções da própria TAP e também da AZUL e da LATAM. Nós fomos de Azul. Excelente.
Chegando em Lisboa, você pode alugar um carro para ir até Porto por terra. A viagem é super agradável, cheia de cidades interessantes para parar no caminho (Óbidos, Coimbra, Fátima, Aveiro e muuuuitas outras). De Lisboa a Porto são apenas 300km de distância (3h de estrada, se não parar).
* Sempre alugo meus carros em viagem pela RentalCars e dá sempre certo (melhor preço!!). Se você alugar por este link, eu ganho uma pequena comissão (você não paga nada a mais). Obrigada! 😉
DICA IMPORTANTE: alugue o carro com o VIA VERDE, um dispositivo de cobrança automática de pedágio. É simplesmente impossível dirigir nas estradas de Portugal sem isso, pois há vários pedágios sem cabine.
Outra opção é voar de Lisboa para Porto. Há um voo local da TAP Express para ir para Porto, com 1h de duração.
*Atenção pra quem alugar carro para chegar no Porto: não é a cidade mais friendly para se locomover de carro. Melhor achar um estacionamento e ficar a pé (mas se forem se hospedar em um dos hotéis que fiquei, The Yeatman e Infante Sagres, ambos contam com estacionamento).
/// HOTÉIS
Onde se hospedar durante seus dias na Cidade do Porto? Nós dividimos nossa estadia em dois hotéis: The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com a vista mais fabulosa do Porto, e Infante Sagres, com a melhor localização possível no centro histórico.
Sem dúvidas, o melhor hotel da cidade do Porto e arredores. Na verdade, o The Yeatman não está no Porto e sim na cidade em frente, do outro lado do Rio Douro, Vila Nova de Gaia. E é exatamente por isso que tem a vista mais linda de todas. Além disso, a localização é ótima porque todas as adegas de vinho do porto (visitá-las é um must no seu roteiro) ficam em Gaia. E do The Yeatman dá para conhecer várias delas a pé.
Trata-se de um hotel Relais & Châteaux maravilhoso. Excelente serviço, gastronomia impecável, quartos espaçosos e duas piscinas lindíssimas (uma externa e outra interna, no spa, ambas com vista para a cidade). Os restaurantes são imperdíveis, até mesmo para não-hóspedes.
Clique aqui para reservar a sua estadia no The Yeatman.
O Infante Sagres é um hotel boutique histórico, localizado no coração do centrinho do Porto. Faz parte da coleção Small Luxury Hotels of The World e é suuuuper charmoso. É antiquíssimo (o elevador de época é o máximo!!!), mas está completamente restaurado (reaberto em abril de 2018). O nosso quarto era amplo, com móveis de muito bom gosto e o banheiro branquinho, bem moderno.
Clique aqui para reservar a sua estadia no Hotel Infante Sagres.
Dicas extras:
Quem se hospedou nesse hotel foi a minha irmã e adorou. A localização é uma delícia, bem na Ribeira, pertinho dos restaurantes, com vista para o Rio Douro. Clique aqui para reservar a sua estadia no Pestana Vintage.
Não conheci esse hotel por dentro e nem foi recomendação de ninguém, mas passei na porta e achei lindo, bem simpático! Excelente localização, em uma pracinha charmosa (Largo São Domingos), bem pertinho do Restaurante DOP do chef Rui Paula, no centro histórico. Clique aqui para reservar.
::: Para pesquisar outros hotéis na Cidade do Porto, clique aqui.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Come-se muito bem por todo Portugal. Em Porto não seria diferente! Há muitos restaurantes deliciosos pela cidade.
Sugestões:
- DOP
Centro Histórico – Largo São Domingos
É o restaurante do famoso Chef Rui Paula, que traz no menu pratos tradicionais da cozinha portuguesa, mas com um toque moderno. O local é descontraído e acolhedor. Para ir almoçar ou jantar. Recomendo fazer reserva pelo telefone +351 22 20 14 313 ou +351 91 001 4041.
- Restaurante Gastronómico – The Yeatman
Vila Nova de Gaia – Hotel The Yeatman
Esse restaurante possui 2 estrelas Michelin e é considerado o melhor da cidade do Porto. Fica no hotel que nos hospedamos, o The Yeatman. Abre apenas para jantar e são dois tipos de menu degustação. Reserve com antecedência pelo site. Eu, mesmo hospedada no hotel, não consegui reservar a tempo.
- The Orangerie – The Yeatman
Vila Nova de Gaia – Hotel The Yeatman
Esse é outro restaurante do The Yeatman, com pratos à la carte e menos formal. Tem a mesma vista fabulosa e estava uma delícia! Recomendo. Aos domingos está aberto para almoço, que deve ser ainda melhor, para ver Porto de dia (mas a vista noturna também é UAU – piscina, ponte e cidade iluminadas!).
- Mini Bar Porto
Centro Histórico – Rua da Picaria, 12
O Mini Bar, do chef José Avillez, já era um sucesso em Lisboa, e agora chegou com tudo no Porto. Apesar do nome “bar”, o local é um restaurante, com decor extravagante, cheia de veludos, vermelhos e neon. Os pratos mais icônicos são as Gambas do Algarve em ceviche e o Abacate em Tempura. Às sextas e sábados, a partir das 22h, há DJ. Precisa reservar pelo telefone +351 221 129 729.
- Café Santiago
Centro Histórico – Rua Passos Manuel 226
Vários locais recomendaram o Café Santiago como o melhor lugar para provar a tradicional francesinha. A francesinha é o prato típico do Porto, não dá para ir embora sem prová-lo. Trata-se de um sanduíche feito com queijo e vários tipos de carnes (bife bovino, presunto – na verdade é fiambre – linguiça, salsicha…) e coberto com um molho apimentadinho e adocicado delicioso. Servido com batata frita! O ambiente do Café Santiago é BEMM simples!!
O Café Santiago fica perto do Café Majestic, que é um dos pontos turísticos mais recomendados do Porto, mas que não vi nada demais (apenas um local bonito, lotado com fila na porta e caro). Nem recomendo o Café Majestic aqui no post.
- Café do Cais
Ribeira
A visita a esse lugar vale mais pela localização, pois a comida é normal. É que a região da Ribeira é uma delícia para passear no fim de tarde, mas todos os bares e restaurantes ali são MEGA turísticos. Achei esse o mais simpático.
Restaurante muito fofo (casual mas com toque de sofisticação) que cria seu menu com base na sazonalidade. O que não for da época, não estará no menu. Ingredientes comprados de pequenos produtores locais. Cozinha portuguesa reinventada. Reserve pelo site.
Olha, eu recomendo muuuuuito que você durma 1 ou 2 noites no Vale do Rio Douro (130km de Porto) e conheça bem a região. Minhas dicas do destino (vinícolas, restaurantes, hotéis…) estão aqui. Mas caso você não tenha esse tempo e pretende apenas passar o dia no Douro, não deixe de comer no DOC (do mesmo chef do DOP que recomendei acima).
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
/// QUANTOS DIAS FICAR?
Achei DOIS dias inteiros na cidade do Porto o suficiente para conhecer o melhor da cidade.
/// ATRAÇÕES
[VILA NOVA DE GAIA]
É a cidade que está na outra margem do Rio Douro. É em Gaia que ficam as tradicionais caves de Vinho do Porto (e não na cidade do Porto rsrs).
- Caves de vinho do Porto
Fazer um wine tour em uma (ou várias) das mais tradicionais caves é imprescindível na sua viagem. Nós escolhemos fazer o wine tour da Taylor’s, que custou 15 euros por pessoa com audio guide. Foi bem legal. Recomendo. E ainda ficava pertinho (há poucos passos) do nosso hotel, The Yeatman. Não precisa de reserva.
Através do tour, conhecemos toda a história dessa icônica bebida (e porque os nomes das caves são tão britânicos – sim, foram os ingleses que começaram com isso em Portugal) e, no final, podemos degustar dois tipos do vinho.
Como não somos muuuito fãs de vinho do Porto e também, com o bebê, esse não era nosso foco na viagem, apenas visitamos a Taylor’s e achei uma boa “representante”. 🙂
Mas caso você queira ir mais a fundo e conhecer mais caves, as mais recomendadas são:
. Graham’s (precisa reservar)
. Cockburn’s (precisa reservar)
. Sandeman (vários tipos de tours, a partir de 12 euros. A maior das marcas de vinho do porto da atualidade)
::: Uma boa dica é aproveitar para almoçar em uma dessas adegas. O restaurante da Taylor’s é considerado muito bom.
SOBRE O VINHO DO PORTO
O vinho do Porto é produzido no Douro, uma das mais antigas e belas áreas vitivinícolas do mundo onde se faz vinho há pelo menos dois mil anos. Em 1756, as vinhas do vinho do Porto no Douro tornaram-se a primeira área vitivinícola no mundo a ser legalmente demarcada. O terroir ímpar da região do Douro e os seus excelentes vinhos não podem ser reproduzidos em qualquer outro lugar.
As primeiras expedições de vinho sob o nome de “vinho do Porto” foram registadas em 1678. Apesar do vinho ser produzido no interior do país, nas vinhas do Alto Douro, este deve o seu nome à cidade costeira do Porto a partir de onde é tradicionalmente exportado. Até meados do século XX, o vinho era transportado desde as vinhas pelo rio Douro em barcos especiais conhecidos por barcos rabelos. O vinho era então descarregado nas caves das casas de vinho do Porto, que estão alinhadas nas ruas estreitas de Vila Nova de Gaia em frente ao centro histórico da cidade do Porto. Aí o vinho era envelhecido, loteado, engarrafado e finalmente expedido.
fonte: taylor.pt
Para ter uma vista linda da Cidade do Porto, faça esse passeio de teleférico (Gaia Cable Car). Nosso hotel já tinha essa super vista, por isso decidimos não fazer, mas nos pareceu um passeio interessante. Veja aqui.
- Cais de Gaia
Na Ribeira de Vila Nova de Gaia há várias opções de restaurantinhos para comer com vista da cidade do Porto.
[CENTRO DE PORTO]
Basta 1 dia e meio de caminhada (ou menos) para conhecer os pontos turísticos imperdíveis na cidade. Recomendo contratar um FREE WALKING TOUR (precisa reservar pois o tamanho do grupo é limitado, mas você paga apenas gorjeta ao guia no final).
O que achei mais bonito conhecer:
- Estação São Bento
Foi oficialmente inaugurada em 1916, mas funciona de forma provisória desde 1896. Está em um edifício belíssimo em estilo francês. Os painéis de azulejos são maravilhosos. Amooo azulejos portugueses!
- Catedral – Sé do Porto
É um dos mais antigos monumentos de Portugal. O início da construção se deu na primeira metade do Século 12! É de frente da igreja que se tem uma das vistas mais legais da cidade. A Torre dos Clérigos em destaque no meio das casinhas baixas!!!
- Ribeira
É a região mais gostosinha para andar… Restaurantes e bares se enfileiram na margem do Rio Douro, com vista para a Ponde de D. Luís (ou Ponte Luis I). Delícia de lugar para curtir o horário do pôr do sol!
Muita gente me recomendou fazer o cruzeiro das 6 pontes, que parte da Ribeira. Não testei.
- Torre dos Clérigos
A torre, que tem mais de 75m de altura, ficou pronta em 1763 e marca a paisagem do Porto. Se tiver pique para subir os 225 degraus, a vista é de tirar o fôlego (o fôlego que ainda lhe sobrar depois da subida rsrsrs). Uma vista de 360º da cidade. Nós apenas conhecemos de baixo! Veja aqui os valores dos ingressos para subir na torre (em algumas épocas, é possível subir de noite!! Deve ser lindo!).
- Livraria Lello
A Livraria Lello é daquelas atrações imperdíveis da cidade, que formam fila na porta para entrar! Foi inaugurada em 1906 e até hoje é uma livraria de verdade. Paga-se um ingresso para entrar (apenas 5 euros por pessoa – descontados do valor do livro que for comprar) e a fama se dá por causa de Harry Potter. A autora, J.K. Rownling, que viveu em Porto, se inspirou no local para criar a livraria onde seu personagem comprou livros para usar em Hogwarts.
O fato é que a livraria é mesmo belíssima. Difícil reparar nos detalhes com TANTA gente dentro do local. Parece um formigueiro! rsrs. A escada vermelha é obviamente o grande destaque, mas repare também no teto que parece de madeira talhada mas é de gesso pintado e no vitral com 8m de comprimento por 3,5m de largura. O edifício neogótico também é lindo se visto de fora.
Atenção: carrinhos e mochilas devem ser guardados gratuitamente no locker que fica ao lado da livraria.
- Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas
Achei o máximo essas duas igrejas! Estão PRATICAMENTE lado a lado… Mas na verdade estão separadas por uma casa super estreita (apenas 1 metro de largura) que foi habitada até os anos 80. Havia muita competição entre as igrejas, ordens e quem da sociedade bancava os templos religiosos. Nos disseram que essa casinha fica no meio para que as igrejas não tivessem um muro em comum (bem cristão, né?! hahaha #sóquenão) e para impedir relação entre as freiras da Carmelitas e os monges da Do Carmo.
A Igreja das Carmelitas (1628) é a da esquerda e a Igreja do Carmo é a da direita (1768). Os azulejos são maravilhoooosos!
- Miradouro da Vitória
Esse lugar foi um achado. Caminhávamos do centro histórico para a Ribeira (ladeiras abaixo) até que encontramos esse miradouro, com uma das vistas mais bonitas do Porto. De lá se vê a Sé, o Palácio da Bolsa, o Douro, as caves de vinho do porto em Gaia, a Ponte Luís I… Fica no antigo quarteirão judaico.
- Dica para ir com criança: Museu das Marionetas (R. de Belomonte, 61)
*O Mercado do Bolhão também é um passeio legal, mas o local original estava em obras quando fomos.
[DOURO]
É um desperdício ir para cidade do Porto e não “esticar” 130km a leste para chegar no Vale do Rio Douro, uma das regiões de vinícolas mais lindas em que já estive. Muitos vão apenas para passar o dia, mas recomendo que você fique 1 noite ou 2. São muitas vinícolas maravilhosas e restaurantes deliciosos. A paisagem é bem UAU!
Onde ficar no Douro: Six Senses Douro Valley, Quinta Nova – Luxury Wine House, Casa do Rio ou The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca.
::: Clique aqui para ler todas as dicas do Vale do Rio Douro.
Vejam no mapa abaixo tudo o que foi citado aqui no post:
E aí? O que achou de Porto? Uma cidade linda que merece sua visita, né?! 🙂
Vai viajar para Portugal? Não deixe de ler os outros posts sobre o destino:
- Roteiro completo de viagem para Portugal
- Dicas de Lisboa
- Dicas do Douro (vinícolas)
- Dicas de Óbidos e Aveiro
- Dicas do Algarve (PRAIAS!!!)
Se o post foi útil pra você e te ajudou muuuuito no planejamento, ficaria muito agradecida se você pudesse reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link e fazer seu seguro de saúde internacional obrigatório na Europa por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site (você quase não vê #publi aqui, reparou?) e continuar oferecendo conteúdo gratuitode qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! 🙂 São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuuito obrigada!
Beijos,
Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo Instagram @lalarebelo
::: Curta nossa página no Facebook: /LalaRebeloTravelBlog
↑ Voltar ao começo do post