Sublime Comporta - hotel de luxo na Praia da Comporta - Portugal - Bio Pool Suites
Alentejo

Sublime Comporta – Portugal

Charmoso hotel com ares de campo, pertinho das praias mais badaladas

Você é do tipo de viajante que prefere campo ou praia? No Sublime Comporta, destino tendência de Portugal, não é preciso responder a essa pergunta. Você pode ter os dois. Um hotel que te faz sentir no meio de uma floresta, só que a poucos minutos do mar e da areia branca e fininha.

Sublime Comporta - Vila com 5 quartos
Piscina privativa da nossa vila no Sublime Comporta
Sublime Comporta - hotel Praia da Comporta - Alentejo Portugal
Cabana de espelhos no Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo
Praia do Pego - Comporta - Portugal
Praia do Pego – Comporta – Portugal
Sublime Comporta - Portugal
Pôr do sol na mata do Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo

A Comporta, que não envolve apenas a Praia da Comporta e sim todo um litoral de quase 60km (vai de Tróia a Melides), é o destino mais falado do verão europeu. Alguns me disseram que Comporta parecia com Trancoso (mas não achei tão hippie-chic assim) ou com José Ignácio, no Uruguai (faz mais sentido, só que a caminho de se tornar tão charmosa).

O que de fato Comporta não é (e nem quer ser), é aquele destino de praia fancy e glamuroso, à la St. Tropez, ou ultra agitado como Ibiza. Mas tem badalação (apenas no verão), tem bons restaurantes, sangria, gente bem vestida (looks praieiros, claro), lojinhas bacanas (apesar de Vilebrequin já ter marcado presença, o que predomina são as marcas locais cool e originais) e – ainda – quase não tem brasileiros (diferente do destino português de praia mais ao sul, Algarve).

Praia do Carvalhal - Comporta - Portugal
Praia do Carvalhal, uma das praias da Comporta, fora da alta temporada | foto: Lala Rebelo
Largo de São João - Centrinho da Comporta - praias de Portugal
Pelo centrinho da Comporta – Largo de São João

Mas, apesar de já ser um destino bem cobiçado, ainda não há muitas boas opções de acomodação. A não ser que você consiga disponibilidade no melhor hotel da Comporta, o Sublime.

O nome Sublime não foi escolhido por acaso. Trata-se realmente de um hotel encantador, extraordinário, que mesmo com decoração contemporânea, traz vários elementos que homenageiam Portugal. Uma imagem icônica é a arquitetura das cabanas, que são uma releitura das casas típicas da Comporta.

Sublime Comporta - Lobby
Lobby do hotel Sublime Comporta, Portugal | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - hotel de luxo Praia da Comporta - Portugal - Alentejo
Piscina principal do hotel Sublime Comporta

Tudo começou com a casa de férias do dono, que depois de usá-la algum tempo para si, decidiu transformá-la em hotel (inaugurado em 2016). Trata-se hoje do charmoso edifício principal, onde ficam o SPA e algumas suítes. A estrutura foi sendo ampliada e ampliada, até chegar ao que temos hoje: um complexo com 23 quartos e suítes e 22 vilas, todas com piscina privativa. A propriedade tem 17 hectares.

Vilas do Sublime Comporta
Vilas do hotel Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo

/// LOCALIZAÇÃO

Comporta é também parte do Alentejo. Sei que essa é uma região mais associada aos campos e ao vinho (a típica paisagem do São Lourenço do Barrocal, que também visitamos na mesma viagem), mas também compreende muitos quilômetros de litoral. O Alentejo é a maior região de Portugal (e uma das menos povoadas da Europa). Ela começa na praia e vai até a fronteira com a Espanha.

O Sublime Comporta está a apenas 1h20 ao sul de Lisboa (120km), perfeito para uma escapada de fim de semana para os portugueses e para os brasileiros adicionarem em seu roteiro de férias no país (fica entre Lisboa e o Algarve).

Onde fica Praia da Comporta Portugal
Localização do Sublime Comporta | imagem: Google Maps

A Herdade da Comporta corresponde a uma área de mais de 12 mil hectares, incluindo sete vilarejos diferentes: Pego, Carvalhal, Brejos, Torre, Possanco, Carrasqueira e Comporta. Nas proximidades também encontramos Tróia, Melides, entre outras. Até mesmo Setúbal e a Serra da Arrábida não ficam muito distantes, sendo possível incluir na mesma viagem. As praias famosas da Comporta são a Praia do Carvalhal, a Praia do Pego e a própria Praia da Comporta (mas há praias menores, escondidinhas).

Além das praias de areia branca e com água azul – quase – a la #turquesometro, dos pinheiros e das dunas, Comporta surpreende por seus ARROZAIS (asia feelings). Os maiores campos de arroz de Portugal estão lá, formando uma paisagem linda, bem verdinha, em contraste com o amarelado das dunas e do céu azul que costuma prevalecer por lá.

Arrozais da Comporta - Portugal
Os campos de arroz da Comporta | foto: Lala Rebelo

A região vem sendo escolhida como refúgio de várias pessoas ilustres, como Christian Louboutin. A Forbes até apelidou Comporta de “Hampton’s dos anos 70” ou “St. Barth dos anos 80″. Eu sinto que o destino está apenas “começando”, mas promete surpreender (tomara que não perca o mood tranquilo que tem até agora).

Não gosto das comparações (Hampton’s, St. Barths, José Ignácio, Tulum, Trancoso…). Comporta tem personalidade o suficiente para ser apenas Comporta, um destino bacana, cheio de caráter próprio e bem português!

/// ACOMODAÇÕES

Os primeiros tipos de quartos ficam na casa principal, onde está o SPA (antiga casa do dono). São a owner’s suite e os friends rooms. As guest suites ficam em um edifício anexo. A decoração é contemporânea e o branco é a cor predominante.

owners suite sublime comporta
Owner’s Suite – Sublime Comporta | foto: divulgação

Como a propriedade é grande, as vilas ficam bem espalhadas. Há opções de 2, 3, 4 e 5 quartos. Seu formato de cabana remete às casas típicas da Comporta, em madeira. Apenas o bloco principal das vilas tem fundações de concreto. O restante está construído sobre palafitas, para reduzir o impacto ambiental. São os tipos de acomodações mais bonitos e que oferecem mais privacidade, na minha opinião.

Os quartos de algumas vilas também podem ser reservados independentemente. São os cabana rooms e cabana suites.

Sublime Comporta - Vila com 2 quartos
Interior da Vila com 2 quartos do Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - Vila com 2 quartos
Banheira de uma das suítes da vila com 2 quartos | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - Vila com 2 quartos
Piscina da vila com 2 quartos

Ficamos em uma vila com 5 quartos muito espaçosa, moderna e bem decorada (achei o estilo mais escandinavo do que português). A sala de estar tem vidros do chão ao teto, permitindo a entrada de muita luz natural. Móveis brancos, detalhes azuis e uma lareira suspensa central charmosíssima. A cozinha, aberta para a sala, é totalmente equipada.

Sublime Comporta - Vila com 5 quartos
Vila com 5 quartos – Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - vila com 5 quartos
Living com lareira suspensa | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - vila com 5 quartos
Cozinha equipada e sala espaçosa | foto: Lala Rebelo

Uma das partes mais gostosas da vila é o enorme deck com piscina privativa, rodeado pela vegetação (que ainda precisa crescer um pouco mais).

Sublime Comporta - Vila com 5 quartos
Vista aérea da nossa vila com 5 quartos no Sublime Comporta | foto: Tati Sisti – Trip to Follow
Sublime Comporta - Vila com 5 quartos
Piscina linda da nossa vila no Sublime Comporta

Os quartos da vila também contam com o janelão de vidro e têm terracinho particular. Apenas um deles está equipado com banheira. Amenities da marca portuguesa Claus Porto, com cheirinho de limão com baunilha. Cafeteira Nespresso e minibar em todos os quartos.

Sublime Comporta - vila com 5 quartos
Meu quarto na vila. Amei o janelão e a cabeceira! | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - vila com 5 quartos
Banheiro de uma das suítes da vila de 5 quartos | foto: Lala Rebelo

A última categoria de quartos adicionada ao hotel foi a Bio-Pool Suites, inauguradas em maio de 2019. São como bangalôs de madeira sobre uma piscina orgânica (piscina sem adição de cloro ou qualquer outro produto químico. O que trata a água são as plantas aquáticas – explicarei mais abaixo, em infraestrutura), com acesso direto à água. As suítes são decoradas com muitos elementos típicos da Comporta.

O exterior das Bio Pool Suites - piscina orgânica do hotel Sublime Comporta
O exterior das Bio Pool Suites – piscina orgânica do hotel Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - hotel de luxo na Praia da Comporta - Portugal - Bio Pool Suites
Interior das Bio Pool Suites – mas cada uma tem uma decoração diferente | foto: Lala Rebelo

Hoje o hotel tem capacidade para hospedar até 180 pessoas.

/// GASTRONOMIA

O grande destaque da gastronomia do Sublime não está em um restaurante e sim na horta orgânica (ou jardim biológico), onde são cultivadas 300 variedades de plantas (ervas aromáticas, legumes e até flores comestíveis). Da horta diretamente para os pratos dos restaurantes do hotel (e até mesmo para o SPA). Mais fresco e natural, impossível.

Sublime Comporta hotel - Horta Orgânica
A horta orgânica do Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo

O restaurante principal é o SEM PORTA, com menu inspirado na horta, nas tradições locais e na sazonalidade dos ingredientes. Entre os mais pedidos: franguinho assado com batata rosti e bacalhau com broa de milho. Há também um menu kids, com peixe com arroz e legumes, macarrão com tomate e outros pratos menos elaborados.

Sublime Comporta - Restaurante Sem Porta - Portugal
O restaurante principal do hotel Sublime: Sem Porta | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - Restaurante Sem Porta - Portugal
Entradinha no restaurante Sem Porta | foto: Tati Sisti – Trip to Follow
Sublime Comporta - Restaurante Sem Porta - Portugal
No jantar, fomos de macarrão básico | foto: Tati Sisti – Trip to Follow

Nesse restaurante são servidas as três refeições do dia. O buffet de café da manhã é bem farto, com muitas frutas, pães (com e sem glúten), sucos, ovos, bacon (fininhos e crocantes) e, claro, pastel de nata.

Adorei que a cozinha toda fica a mostra, atrás de um janelão de vidro.

Café da manhã hotel Sublime Comporta
Bacon crocante no buffet de café da manhã | foto: Lala Rebelo
Café da manhã hotel Sublime Comporta
Croissants e pastéis de nata | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - Restaurante Sem Porta - Portugal
Cozinha à vista no Restaurante Sem Porta | foto: Lala Rebelo

O outro restaurante do hotel, FOOD CIRCLE, é mais especial. Para apenas 12 pessoas, tudo é preparado pelos chefs em frente aos clientes, utilizando apenas o fogo. O nome é literal, pois trata-se de um grande balcão circular. O jantar com 10 pratos, harmonizados com vinhos, custa 165 euros por pessoa. Os pratos estavam gostosos, mas o ponto alto da experiência foram as sobremesas muito criativas.

Restaurante Food Circle - Sublime Comporta - Portugal
Food Circle, localizado no meio da horta orgânica
Restaurante Food Circle - Sublime Comporta - Portugal
Chefs do Food Circle preparando todos os pratos no fogo | foto: Lala Rebelo
Restaurante Food Circle - Sublime Comporta - Portugal
Uma das delícias preparadas para nós | foto: Lala Rebelo
Restaurante Food Circle - Sublime Comporta - Portugal
Os clientes se sentam no balcão circular para assistir aos Chefs cozinhando. Na foto: eu (Lala Rebelo), Paty Ruzene, César Santos, Teresa, Priscila Quirós e Pimpa Brauen.

O hotel também conta com um bar no lobby.

Além dos restaurantes do hotel, a cada temporada surgem mais opções gastronômicas na Comporta. No momento, os mais bem avaliados são: Sal (Praia do Pego), Comporta Café (Praia da Comporta), O Dinis (Praia do Carvalhal) e Gomes (centrinho – Largo de São João).

Comporta Café na Praia da Comporta
Comporta Café na Praia da Comporta | foto: Lala Rebelo

/// INFRAESTRUTURA

O Sublime possui 4 piscinas. A principal, externa, foi inspirada nos tanques que a comunidade local lavava roupas (por isso é elevada), mas achei mais parecida com um espelho d’água, refletindo os pinheiros que estão ao seu redor.

Sublime Comporta hotel - Portugal
Piscina principal do hotel Sublime Comporta
Sublime Comporta hotel - Portugal
Seu formato foi inspirado nos tanques de lavar roupa das comunidades locais

Sublime Comporta hotel - Portugal

A outra piscina externa é menorzinha e mais rasa, para crianças, e fica no mesmo edifício do lobby.

No SPA encontra-se a piscina coberta e aquecida, que é exclusiva para adultos (com exceção da “happy hour”, das 10h às 11h, quando crianças podem usá-la). Ambiente super aconchegante.

Sublime SPA - Sublime Comporta hotel - Portugal
Piscina aquecida do Sublime Comporta, localizada no SPA | foto: Lala Rebelo

A 4ª piscina é a adição mais recente, inaugurada em maio de 2019: piscina orgânica (ou bio pool). Uma piscina orgânica não é tratada com cloro ou qualquer outro produto químico. O que trata a sua água é um micro-organismo que se alimenta de bactérias e de todas as impurezas e que, depois, serve de alimento para as plantas que também fazem parte da piscina. Nada de sair da água com olhos ardendo e vermelhos, cabelo verde etc. Legal, né?! 

Bio Pool Suites - Sublime Comporta - Portugal
A piscina orgânica e as Bio Pool Suites | foto: Lala Rebelo

O Sublime Spa utiliza produtos da marca Amala Organic Skincare, somados à ingredientes obtidos na horta do hotel e na região (ervas, sal, arroz, óleos). Há sauna seca e a vapor

Sublime SPA - Comporta - Portugal
Sublime Spa – Comporta | foto: Lala Rebelo

A nova academia do hotel ficará pronta em breve, em um edifício de vidro que estava sendo construído durante a nossa visita. O Sublime oferece aulas de yoga, meditação e treinamentos funcionais.

quadra de tênis e a possibilidade de fazer aulas particulares.

/// ATIVIDADES

O hotel disponibiliza bicicletas para os hóspedes explorarem a área do hotel e a região. Também é possível realizar degustação de vinhos do Alentejo, degustação de ostras e piqueniques (o staff do hotel prepara a cesta e cria o cenário).

Fora do hotel, há muita coisa para fazer. A primeira delas, claro, é conhecer algumas das praias que se espalham pelos 60km de litoral, e comer em seus melhores bares e restaurantes (no verão, são super badalados). Praia da Comporta (Comporta Café), Praia do Pego (Sal) e Praia do Carvalhal (O Dinis).

Na alta temporada, os restaurantes colocam tendas, espreguiçadeiras, montam bangalôs e toda a infraestrutura na areia! Mas fora da época de pico também é possível aproveitar, esticando sua própria canga (a maioria dos estabelecimentos fica aberta o ano todo).

Praia do Pego - Comporta - Portugal
Praia do Pego – Carvalhal – Comporta – Portugal | foto: Lala Rebelo
Restaurante Sal - Praia do Pego - Comporta - Portugal
Restaurante Sal na Praia do Pego, Comporta | foto: Lala Rebelo
Praia do Pego - Comporta - Portugal
Belíssima Praia do Pego, na Comporta. Turma: Eu, Tati Sisti, Paty Ruzene, César Santos, Priscila Quirós e Pimpa Brauen.
Praia do Carvalhal - Comporta
Restaurante O Dinis na Praia do Carvalhal | foto: Lala Rebelo
Comporta Café - Praia da Comporta - Portugal
Comporta Café – Praia da Comporta (Na foto: eu, Paty Ruzene, César Santos, Priscila Quirós, Tati Sisti e Pimpa Brauen).

Para os que gostam de surfar, as praias indicadas são a do Carvalhal ou São Torpes. Tróia é ótima pedida para praticar kitesurf e windsurf.

Uma das atividades mais procuradas da Comporta são os passeios a cavalo. A empresa pioneira é a Cavalos na Areia. Boa pedida: um tour de 1h30, que passa pelos campos de arroz e praias desertas. Essa mesma empresa oferece também passeios de bike e de caiaque nos arrozais (esse último deve ser MUITO bacana!).

Cavalos na Areia - Comporta - Portugal
Cavalos na Areia – Comporta
Cavalos na Areia - Comporta - Portugal
O passeio de 1h30 passa por praias desertas e arrozais
Cavalos na Areia - Comporta - Portugal
Olha que lindo os cavalos e os campos de arroz da Comporta | foto: Lala Rebelo

O centrinho da Comporta (Largo de São João) também é muito agradável e cada vez mais surgem bares, restaurantes e lojinhas descoladas por lá. Falando em lojas, as que vendem acessórios, roupas, moda praia, coisinhas pra casa, fabricados na própria Comporta, são demais (as que mais amei: Briffa e Lavanda).

Largo de São João - Centrinho da Comporta - praias de Portugal
Centrinho da Comporta – Largo de São João | foto: Lala Rebelo
Briffa Comporta
Uma das lojinhas legais do centrinho da Comporta: Briffa | foto: Lala Rebelo
Lavanda - Comporta
Outra loja bacana: Lavanda | foto: Lala Rebelo

Ali pertinho, no centro, encontramos a vinícola Herdade da Comporta. O tour pela adega (das 10h às 19h) custa a partir de 5 euros. Nós não fomos, mas provei o vinho rosé no restaurante Sal e simplesmente amei. Combina MUITO com sol e praia.

Na aldeia de pescadores chamada Carrasqueira, que está a uns 10 minutinhos da Comporta, você encontrará o Porto Palafítico, um cais em madeira construído pela comunidade local há mais de dois séculos. Por causa da margem lamacenta e rasa do Rio Sado, os barcos não conseguiam chegar para entregar a pesca do dia e essa foi a solução encontrada, que até hoje permanece igual. Um local pitoresco, perfeito para um pôr do sol acompanhado de espumante (o Sublime pode organizar!).

Porto Palafítico da Carrasqueira - Comporta - Portugal
Porto Palafítico da Carrasqueira – Comporta – Portugal | foto: Tati Sisti – Trip to Follow
Porto Palafítico da Carrasqueira - Comporta - Portugal
O Sublime Comporta preparou um brinde para nós! | foto: Tati Sisti – Trip to Follow
Pôr do sol no Porto Palafítico da Carrasqueira - Comporta - Portugal
Pôr do sol lindo no cais! | foto: Tati Sisti – Trip to Follow

Já não mais em Comporta, e sim no distrito de Setúbal, há um lugarzinho mágico e com água bem azul turquesa chamado Portinho da Arrábida. Ali você pode almoçar frutos do mar fresquíssimos, fazer mergulho, caiaque e stand-up paddle. Indo de carro da Comporta fica um pouco longe (mais de 1 hora), mas uma boa pedida é fazer um passeio de barco saindo de Tróia. Há várias praias lindas e bancos de areia na costa da Serra da Arrábida (se tiver sorte, você ainda verá golfinhos no Rio Sado! Nós não tivemos).

Portinho da Arrabida - Setubal - Serra da Arrábida - Portugal
Portinho da Arrábida – Setúbal – Portugal
Praias da Serra da Arrábida - Portugal
Uma das lindas praias da Serra da Arrábida, Portugal | foto: Lala Rebelo

Ainda nessa região de Setúbal e Serra da Arrábida vale a pena visitar a pacata Vila Fresca de Azeitão para conhecer uma fábrica de azulejos (fomos na S. Simão Arte). Que tal colocar a mão na massa e pintar o seu próprio azulejo? Adorei. Achei tão terapêutico. Poderia ficar hooooras ali. Essa região também é muito famosa pelo Queijo de Azeitão!

Pintura de azulejos S. Simão Arte Azeitão Setúbal Portugal
Eu e Tati Sisti pintando azulejos na S. Simão Arte, no Azeitão (Setúbal)

/// KIDS FRIENDLY

O Sublime Comporta aceita crianças com o maior prazer! 🙂 Inclusive há uma sala de brinquedos (não é uma brinquedoteca “oficial”, mas há jogos de tabuleiro, TV e videogame, lego, mini-cozinha etc.) e uma piscina dedicada aos pequenos. No restaurante, há cadeirão e menu kids.

Sublime Comporta - baby and kids friendly - Portugal - sala de brinquedos
Sala de brinquedos do Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo
Sublime Comporta - baby and kids friendly - Portugal - piscina infantil
Piscina para crianças do Sublime Comporta | foto: Lala Rebelo

/// QUANDO IR?

Se você não liga para badalação, é possível aproveitar o destino tranquilamente de abril até novembro, mas o hotel está aberto o ano todo, inclusive no alto inverno. Se quiser garantir dias mais quentes, vá de junho a setembro, mas prepare-se para gastar mais! 😉 É nessa época também (a partir da segunda quinzena de junho) que começa oficialmente a temporada de verão na Comporta (com bangalôs nas praias, programação nos bares etc.).

Fomos no início de maio, chegamos com frio e tempo nublado (frente fria), mas no 2º dia abriu de vez, com céu azul e temperatura deliciosa!!

Quando ir - clima - Comporta - Alentejo - Portugal
Só alegria depois que o tempo abriu na Comporta!

/// POR QUE ESCOLHER O SUBLIME COMPORTA?

Para conhecer o melhor da Comporta. Nada como explorar um lugar lindo, cheio de praias, bons restaurantes e outras atrações, fazendo base em um hotel que por si só já é um destino. Para se refugiar no campo, respirando ar puro, estando a poucos minutos do mar.

Veja no mapinha abaixo todos os pontos que foram citados aqui:

Por Lala Rebelo

[Viagem realizada à convite da TL Portfolio, que tem o Sublime Comporta como um de seus clientes. A Ju Monte Travel Designer foi a agência que apoiou a minha participação nessa press trip, custeando o aéreo. Se precisar de ajuda para organizar a sua viagem, fale com ela!]

Diárias a partir de 225 euros. 

Vai viajar para Portugal? Leia também:

  • Guia de Portugal – Roteiro completo
    (com informações de outras cidades e regiões, como Porto, Algarve e Lisboa, clima/melhor época para ir, voos, aluguel de carro, passeios, restaurantes e muito mais)
  • São Lourenço do Barrocal
    (um hotel-fazenda no Alentejo, a 2h de Lisboa, para sentir o tempo passar mais devagar)

Se você for combinar o Alentejo com outros destinos portugueses, temos guias completos de LisboaAlgarvePorto e Vale do Rio Douro.

::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
:::
 E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog

Clique aqui para assistir aos nossos dias no Sublime Comporta, que foram mostrados ao vivo no Instagram Stories.

Comentários