Você é do tipo de viajante que prefere campo ou praia? No Sublime Comporta, destino tendência de Portugal, não é preciso responder a essa pergunta. Você pode ter os dois. Um hotel que te faz sentir no meio de uma floresta, só que a poucos minutos do mar e da areia branca e fininha.
A Comporta, que não envolve apenas a Praia da Comporta e sim todo um litoral de quase 60km (vai de Tróia a Melides), é o destino mais falado do verão europeu. Alguns me disseram que Comporta parecia com Trancoso (mas não achei tão hippie-chic assim) ou com José Ignácio, no Uruguai (faz mais sentido, só que a caminho de se tornar tão charmosa).
O que de fato Comporta não é (e nem quer ser), é aquele destino de praia fancy e glamuroso, à la St. Tropez, ou ultra agitado como Ibiza. Mas tem badalação (apenas no verão), tem bons restaurantes, sangria, gente bem vestida (looks praieiros, claro), lojinhas bacanas (apesar de Vilebrequin já ter marcado presença, o que predomina são as marcas locais cool e originais) e – ainda – quase não tem brasileiros (diferente do destino português de praia mais ao sul, Algarve).
Mas, apesar de já ser um destino bem cobiçado, ainda não há muitas boas opções de acomodação. A não ser que você consiga disponibilidade no melhor hotel da Comporta, o Sublime.
O nome Sublime não foi escolhido por acaso. Trata-se realmente de um hotel encantador, extraordinário, que mesmo com decoração contemporânea, traz vários elementos que homenageiam Portugal. Uma imagem icônica é a arquitetura das cabanas, que são uma releitura das casas típicas da Comporta.
Tudo começou com a casa de férias do dono, que depois de usá-la algum tempo para si, decidiu transformá-la em hotel (inaugurado em 2016). Trata-se hoje do charmoso edifício principal, onde ficam o SPA e algumas suítes. A estrutura foi sendo ampliada e ampliada, até chegar ao que temos hoje: um complexo com 23 quartos e suítes e 22 vilas, todas com piscina privativa. A propriedade tem 17 hectares.
/// LOCALIZAÇÃO
Comporta é também parte do Alentejo. Sei que essa é uma região mais associada aos campos e ao vinho (a típica paisagem do São Lourenço do Barrocal, que também visitamos na mesma viagem), mas também compreende muitos quilômetros de litoral. O Alentejo é a maior região de Portugal (e uma das menos povoadas da Europa). Ela começa na praia e vai até a fronteira com a Espanha.
O Sublime Comporta está a apenas 1h20 ao sul de Lisboa (120km), perfeito para uma escapada de fim de semana para os portugueses e para os brasileiros adicionarem em seu roteiro de férias no país (fica entre Lisboa e o Algarve).
A Herdade da Comporta corresponde a uma área de mais de 12 mil hectares, incluindo sete vilarejos diferentes: Pego, Carvalhal, Brejos, Torre, Possanco, Carrasqueira e Comporta. Nas proximidades também encontramos Tróia, Melides, entre outras. Até mesmo Setúbal e a Serra da Arrábida não ficam muito distantes, sendo possível incluir na mesma viagem. As praias famosas da Comporta são a Praia do Carvalhal, a Praia do Pego e a própria Praia da Comporta (mas há praias menores, escondidinhas).
Além das praias de areia branca e com água azul – quase – a la #turquesometro, dos pinheiros e das dunas, Comporta surpreende por seus ARROZAIS (asia feelings). Os maiores campos de arroz de Portugal estão lá, formando uma paisagem linda, bem verdinha, em contraste com o amarelado das dunas e do céu azul que costuma prevalecer por lá.
A região vem sendo escolhida como refúgio de várias pessoas ilustres, como Christian Louboutin. A Forbes até apelidou Comporta de “Hampton’s dos anos 70” ou “St. Barth dos anos 80″. Eu sinto que o destino está apenas “começando”, mas promete surpreender (tomara que não perca o mood tranquilo que tem até agora).
Não gosto das comparações (Hampton’s, St. Barths, José Ignácio, Tulum, Trancoso…). Comporta tem personalidade o suficiente para ser apenas Comporta, um destino bacana, cheio de caráter próprio e bem português!
/// ACOMODAÇÕES
Os primeiros tipos de quartos ficam na casa principal, onde está o SPA (antiga casa do dono). São a owner’s suite e os friends rooms. As guest suites ficam em um edifício anexo. A decoração é contemporânea e o branco é a cor predominante.
Como a propriedade é grande, as vilas ficam bem espalhadas. Há opções de 2, 3, 4 e 5 quartos. Seu formato de cabana remete às casas típicas da Comporta, em madeira. Apenas o bloco principal das vilas tem fundações de concreto. O restante está construído sobre palafitas, para reduzir o impacto ambiental. São os tipos de acomodações mais bonitos e que oferecem mais privacidade, na minha opinião.
Os quartos de algumas vilas também podem ser reservados independentemente. São os cabana rooms e cabana suites.
Ficamos em uma vila com 5 quartos muito espaçosa, moderna e bem decorada (achei o estilo mais escandinavo do que português). A sala de estar tem vidros do chão ao teto, permitindo a entrada de muita luz natural. Móveis brancos, detalhes azuis e uma lareira suspensa central charmosíssima. A cozinha, aberta para a sala, é totalmente equipada.
Uma das partes mais gostosas da vila é o enorme deck com piscina privativa, rodeado pela vegetação (que ainda precisa crescer um pouco mais).
Os quartos da vila também contam com o janelão de vidro e têm terracinho particular. Apenas um deles está equipado com banheira. Amenities da marca portuguesa Claus Porto, com cheirinho de limão com baunilha. Cafeteira Nespresso e minibar em todos os quartos.
A última categoria de quartos adicionada ao hotel foi a Bio-Pool Suites, inauguradas em maio de 2019. São como bangalôs de madeira sobre uma piscina orgânica (piscina sem adição de cloro ou qualquer outro produto químico. O que trata a água são as plantas aquáticas – explicarei mais abaixo, em infraestrutura), com acesso direto à água. As suítes são decoradas com muitos elementos típicos da Comporta.
Hoje o hotel tem capacidade para hospedar até 180 pessoas.
/// GASTRONOMIA
O grande destaque da gastronomia do Sublime não está em um restaurante e sim na horta orgânica (ou jardim biológico), onde são cultivadas 300 variedades de plantas (ervas aromáticas, legumes e até flores comestíveis). Da horta diretamente para os pratos dos restaurantes do hotel (e até mesmo para o SPA). Mais fresco e natural, impossível.
O restaurante principal é o SEM PORTA, com menu inspirado na horta, nas tradições locais e na sazonalidade dos ingredientes. Entre os mais pedidos: franguinho assado com batata rosti e bacalhau com broa de milho. Há também um menu kids, com peixe com arroz e legumes, macarrão com tomate e outros pratos menos elaborados.
Nesse restaurante são servidas as três refeições do dia. O buffet de café da manhã é bem farto, com muitas frutas, pães (com e sem glúten), sucos, ovos, bacon (fininhos e crocantes) e, claro, pastel de nata.
Adorei que a cozinha toda fica a mostra, atrás de um janelão de vidro.
O outro restaurante do hotel, FOOD CIRCLE, é mais especial. Para apenas 12 pessoas, tudo é preparado pelos chefs em frente aos clientes, utilizando apenas o fogo. O nome é literal, pois trata-se de um grande balcão circular. O jantar com 10 pratos, harmonizados com vinhos, custa 165 euros por pessoa. Os pratos estavam gostosos, mas o ponto alto da experiência foram as sobremesas muito criativas.
O hotel também conta com um bar no lobby.
Além dos restaurantes do hotel, a cada temporada surgem mais opções gastronômicas na Comporta. No momento, os mais bem avaliados são: Sal (Praia do Pego), Comporta Café (Praia da Comporta), O Dinis (Praia do Carvalhal) e Gomes (centrinho – Largo de São João).
/// INFRAESTRUTURA
O Sublime possui 4 piscinas. A principal, externa, foi inspirada nos tanques que a comunidade local lavava roupas (por isso é elevada), mas achei mais parecida com um espelho d’água, refletindo os pinheiros que estão ao seu redor.
A outra piscina externa é menorzinha e mais rasa, para crianças, e fica no mesmo edifício do lobby.
No SPA encontra-se a piscina coberta e aquecida, que é exclusiva para adultos (com exceção da “happy hour”, das 10h às 11h, quando crianças podem usá-la). Ambiente super aconchegante.
A 4ª piscina é a adição mais recente, inaugurada em maio de 2019: piscina orgânica (ou bio pool). Uma piscina orgânica não é tratada com cloro ou qualquer outro produto químico. O que trata a sua água é um micro-organismo que se alimenta de bactérias e de todas as impurezas e que, depois, serve de alimento para as plantas que também fazem parte da piscina. Nada de sair da água com olhos ardendo e vermelhos, cabelo verde etc. Legal, né?!
O Sublime Spa utiliza produtos da marca Amala Organic Skincare, somados à ingredientes obtidos na horta do hotel e na região (ervas, sal, arroz, óleos). Há sauna seca e a vapor.
A nova academia do hotel ficará pronta em breve, em um edifício de vidro que estava sendo construído durante a nossa visita. O Sublime oferece aulas de yoga, meditação e treinamentos funcionais.
Há quadra de tênis e a possibilidade de fazer aulas particulares.
/// ATIVIDADES
O hotel disponibiliza bicicletas para os hóspedes explorarem a área do hotel e a região. Também é possível realizar degustação de vinhos do Alentejo, degustação de ostras e piqueniques (o staff do hotel prepara a cesta e cria o cenário).
Fora do hotel, há muita coisa para fazer. A primeira delas, claro, é conhecer algumas das praias que se espalham pelos 60km de litoral, e comer em seus melhores bares e restaurantes (no verão, são super badalados). Praia da Comporta (Comporta Café), Praia do Pego (Sal) e Praia do Carvalhal (O Dinis).
Na alta temporada, os restaurantes colocam tendas, espreguiçadeiras, montam bangalôs e toda a infraestrutura na areia! Mas fora da época de pico também é possível aproveitar, esticando sua própria canga (a maioria dos estabelecimentos fica aberta o ano todo).
Para os que gostam de surfar, as praias indicadas são a do Carvalhal ou São Torpes. Tróia é ótima pedida para praticar kitesurf e windsurf.
Uma das atividades mais procuradas da Comporta são os passeios a cavalo. A empresa pioneira é a Cavalos na Areia. Boa pedida: um tour de 1h30, que passa pelos campos de arroz e praias desertas. Essa mesma empresa oferece também passeios de bike e de caiaque nos arrozais (esse último deve ser MUITO bacana!).
O centrinho da Comporta (Largo de São João) também é muito agradável e cada vez mais surgem bares, restaurantes e lojinhas descoladas por lá. Falando em lojas, as que vendem acessórios, roupas, moda praia, coisinhas pra casa, fabricados na própria Comporta, são demais (as que mais amei: Briffa e Lavanda).
Ali pertinho, no centro, encontramos a vinícola Herdade da Comporta. O tour pela adega (das 10h às 19h) custa a partir de 5 euros. Nós não fomos, mas provei o vinho rosé no restaurante Sal e simplesmente amei. Combina MUITO com sol e praia.
Na aldeia de pescadores chamada Carrasqueira, que está a uns 10 minutinhos da Comporta, você encontrará o Porto Palafítico, um cais em madeira construído pela comunidade local há mais de dois séculos. Por causa da margem lamacenta e rasa do Rio Sado, os barcos não conseguiam chegar para entregar a pesca do dia e essa foi a solução encontrada, que até hoje permanece igual. Um local pitoresco, perfeito para um pôr do sol acompanhado de espumante (o Sublime pode organizar!).
Já não mais em Comporta, e sim no distrito de Setúbal, há um lugarzinho mágico e com água bem azul turquesa chamado Portinho da Arrábida. Ali você pode almoçar frutos do mar fresquíssimos, fazer mergulho, caiaque e stand-up paddle. Indo de carro da Comporta fica um pouco longe (mais de 1 hora), mas uma boa pedida é fazer um passeio de barco saindo de Tróia. Há várias praias lindas e bancos de areia na costa da Serra da Arrábida (se tiver sorte, você ainda verá golfinhos no Rio Sado! Nós não tivemos).
Ainda nessa região de Setúbal e Serra da Arrábida vale a pena visitar a pacata Vila Fresca de Azeitão para conhecer uma fábrica de azulejos (fomos na S. Simão Arte). Que tal colocar a mão na massa e pintar o seu próprio azulejo? Adorei. Achei tão terapêutico. Poderia ficar hooooras ali. Essa região também é muito famosa pelo Queijo de Azeitão!
/// KIDS FRIENDLY
O Sublime Comporta aceita crianças com o maior prazer! 🙂 Inclusive há uma sala de brinquedos (não é uma brinquedoteca “oficial”, mas há jogos de tabuleiro, TV e videogame, lego, mini-cozinha etc.) e uma piscina dedicada aos pequenos. No restaurante, há cadeirão e menu kids.
/// QUANDO IR?
Se você não liga para badalação, é possível aproveitar o destino tranquilamente de abril até novembro, mas o hotel está aberto o ano todo, inclusive no alto inverno. Se quiser garantir dias mais quentes, vá de junho a setembro, mas prepare-se para gastar mais! 😉 É nessa época também (a partir da segunda quinzena de junho) que começa oficialmente a temporada de verão na Comporta (com bangalôs nas praias, programação nos bares etc.).
Fomos no início de maio, chegamos com frio e tempo nublado (frente fria), mas no 2º dia abriu de vez, com céu azul e temperatura deliciosa!!
/// POR QUE ESCOLHER O SUBLIME COMPORTA?
Para conhecer o melhor da Comporta. Nada como explorar um lugar lindo, cheio de praias, bons restaurantes e outras atrações, fazendo base em um hotel que por si só já é um destino. Para se refugiar no campo, respirando ar puro, estando a poucos minutos do mar.
Veja no mapinha abaixo todos os pontos que foram citados aqui:
► Clique AQUI para reservar a sua estadia no Sublime Comporta, em Portugal.
Por Lala Rebelo
[Viagem realizada à convite da TL Portfolio, que tem o Sublime Comporta como um de seus clientes. A Ju Monte Travel Designer foi a agência que apoiou a minha participação nessa press trip, custeando o aéreo. Se precisar de ajuda para organizar a sua viagem, fale com ela!]
Diárias a partir de 225 euros.
Vai viajar para Portugal? Leia também:
- Guia de Portugal – Roteiro completo
(com informações de outras cidades e regiões, como Porto, Algarve e Lisboa, clima/melhor época para ir, voos, aluguel de carro, passeios, restaurantes e muito mais) - São Lourenço do Barrocal
(um hotel-fazenda no Alentejo, a 2h de Lisboa, para sentir o tempo passar mais devagar)
Se você for combinar o Alentejo com outros destinos portugueses, temos guias completos de Lisboa, Algarve, Porto e Vale do Rio Douro.
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Clique aqui para assistir aos nossos dias no Sublime Comporta, que foram mostrados ao vivo no Instagram Stories.