Encontre aqui nesse post todas as dicas da Praia do Forte – Bahia – um dos melhores destinos de férias no Nordeste brasileiro. Saiba onde ficar (os melhores hotéis, como o super resort Tivoli e a charmosa pousada Refúgio da Vila), onde comer (as melhores opções de restaurantes da região), o que fazer (praias, Projeto Tamar, baleias jubarte, piscinas naturais, entre outras atrações), como chegar, clima, melhor época para ir e muito mais!
***
A Praia do Forte fica no município de Mata de São João, a apenas 60km do aeroporto da capital baiana, Salvador (muito pertinho e fácil de chegar!). Trata-se de uma ótima opção de destino, pois oferece uma excelente infra-estrutura de resorts e pousadas, além de uma Vila bacana, com ótimos restaurantes e lojas.
A Praia do Forte é um ótimo exemplo de crescimento organizado, pensado para o turista mas sem perder as origens e o “jeitinho local”.
São 12 quilômetros de praia, com muitos recifes de corais (que formam piscinas naturais). O litoral norte da Bahia está REPLETO de coqueiros. Muito verde! Lindo de se ver!
Eu tenho um carinho enorme por esse destino, pois foi na Praia do Forte, em janeiro de 2013, que meu marido me pediu em casamento. ♥
*** CLIMA – Melhor época para ir ***
Faz calor o ano todo e o clima é bem estável. A época de chuvas vai de abril a julho (mas, normalmente, nada que arruine a sua viagem) e o destino costuma ficar cheio nos finais de semana do ano todo (devido à proximidade com Salvador). Mais cheio ainda fica no verão brasileiro, época de férias escolares e festividades.
Nesse período de final/começo do ano, os biólogos do Projeto Tamar soltam as tartaruguinhas na areia da praia. Para os que desejam avistar as baleias jubarte, a melhor época para ir para a Praia do Forte vai de julho a outubro.
Eu fui uma vez no final de janeiro e outra vez no meio de agosto. Em ambas viagens peguei sol o tempo todo e consegui aproveitar muito bem.
*Atenção! A voltagem das tomadas da Praia do Forte é predominantemente 220V, mas a maioria dos hotéis também dispõe de tomadas 110V.
Leia também:
- Todos os detalhes do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
- Dicas de Trancoso – o pedacinho mais charmoso da Bahia
Como chegar / Onde ficar
*** VÔOS ***
Para chegar na Praia do Forte de avião, é preciso voar para SALVADOR (o que é ótimo, pois a cidade recebe um montão de vôos, de todo o Brasil e das principais cias aéreas (Avianca, Azul, Gol e Latam). O aeroporto de Salvador fica a apenas 60km da Praia do Forte.
::: Pesquise preços de passagem pelo site da eDestinos. Essa empresa sempre tem muitas ofertas. Recomendo!
*** TRECHO AEROPORTO DE SALVADOR – PRAIA DO FORTE ***
Para ir de Salvador até a Praia do Forte são 60km (leva mais ou menos 1 hora de carro). Essa estrada, que liga a capital baiana à Costa dos Coqueiros, é bem bonita e cheia de vegetação. Tem até “passarela” para macacos passarem por cima da rodovia.
A melhor maneira de fazer esse trajeto é de carro alugado. O caminho é fácil/simples, e está no Waze e Google Maps. Além disso, você fica com o carro à disposição para fazer passeios na região. Eu sempre alugo pela RentalCars e dá super certo (quando você reserva por esse link, eu ganho um pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Obrigada!!).
Outra maneira de chegar é contratar um transfer com o seu hotel ou com alguma empresa local (ex: Valdécio Franco – contato@praiadofortetaxiespecial.com.br) ou ir de taxi. No aeroporto mesmo você encontra esses taxis, que fazem a corrida por um preço fechado que giram em torno de 300 reais para mais. Não esqueça que também tem o preço do transfer da volta! 🙂
*** HOTÉIS ***
Na hora de escolher sua acomodação na Praia do Forte, você precisa escolher basicamente entre duas opções: ficar na beira da praia, com muita infraestrutura, em um hotelzão com ambiente mais relaxado (sensação de “isolamento” da cidade) ou ficar na vilinha, perto de restaurantes e do “agito” (que não é tanto assim, trata-se de um destino tranquilo).
Ouuuu, MISTURAR AS DUAS EXPERIÊNCIAS, ficando um pouquinho em cada tipo de hospedagem! 🙂 Acho bem legal. Quando fui a primeira vez fiquei na vila, e na segunda, em frente a uma praia da região.
Ah, tenho um carinho ENORME por essa pousada!! Foi nela que meu marido me pediu em casamento, em 2013. Eles foram MUITO legais nos preparativos da surpresa (de acordo com o Ricardo), preparam um cantinho liiiindo pra gente jantar no jardim, e depois foram super atenciosos.
Mas, independente de ser uma ocasião especial para gente, a pousada é LINDA, muito charmosa (faz parte da coleção Roteiros de Charme), com um serviço espetacular. Ela fica na cidade, localização perfeita para ir para a vilinha a pé, comer nos restaurantes locais e visitar as lojinhas de artesanato da área. E também está a apenas 4 minutos a pé da praia.
A Pousada conta com um jardim agradável, com uma linda piscina ao ar livre (adorei que a água não era gelada), decoração rústica e um restaurante delicioso (recomendo, inclusive, para não-hóspedes). O café da manhã (incluído no valor da diária) é muito bom, servido no jardim, com tapiocas e sucos naturais sendo feitos na hora. O custo-benefício também é excelente. Vale cada centavo!!! 🙂
::: Reserve aqui a sua estadia na Pousada Refúgio da Vila.
Para quem gosta de tirar férias para ficar em um hotel com uma SUPER INFRAESTRUTURA, conforto, serviço de qualidade, boa gastronomia e ótima localização pé-na-areia, o Tivoli Ecoresort é a opção ideal. Hotel perfeito para famílias com crianças, casais e grupos de amigos.
O resort conta com 12 km de praia e 8 PISCINAS (uma delas, a de borda infinita, exclusiva para adultos), um Spa completíssimo (com piscinas, jacuzzi e saunas, além das salas de tratamento), academia e 3 restaurantes.
A localização também é incrível, pois, apesar de estar em uma área que te faz sentir “isolado”, está a apenas 10-15 minutos a pé da vilinha da Praia do Forte (basta ir caminhando pela praia – ou pedir um taxi rapidinho). Super hotel com excelente custo-benefício! O hotel trabalha com meia pensão, ou seja, café da manhã e jantar incluídos. Amei!! Clique aqui para ler um post que escrevi contando em detalhes minha experiência no Tivoli Ecoresort.
::: Reserve aqui a sua estadia no Tivoli Ecoresort Praia do Forte.
***
Se precisar dormir uma noite em Salvador, e quiser ficar perto do aeroporto mas ao mesmo tempo em um hotel com praia, indico o CATUSSABA RESORT. É um hotel antigo, com quartos ultra simples, mas está em uma zona de praia bem bonita e é bem barato (ideal para passar pouco tempo e curtir um dia ensolarado!!).
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
- Casa de Farinha
Esse na verdade não é um restaurante e sim um quiosque no meio da rua (uma das principais do centrinho, a Alameda do Sol – Av. Antônio Carlos Magalhães) . Trata-se de um projeto social e a, cada semana, uma comunidade assume o quiosque para produzir (e comercializar) tapioca da maneira mais rudimentar possível. É TÃO BOM que sempre há uma fila na frente! Minha tapioca preferida. Voltei pra fila umas 10 vezes! rsrs.
É bem famoso na vila (turístico), mas imperdível por conta do seu bolinho de peixe frito. Música ao vivo nas noites de sexta, sábado e feriados.
Ambiente super charmoso, perfeito para quem quer dar uma fugidinha da comida baiana. E apesar de parecer ser estranho risoto na praia, o restaurante é ótimo (e há muitas opções de grelhados e frutos do mar também).
- Restaurante da Pousada Refúgio da Vila
Como já falei na parte de hotéis, eu AMO essa pousada. E seu restaurante, especializado em comida baiana e frutos do mar, é IMPERDÍVEL. O melhor da casa é o “Camarão Refúgio”, preparado com leite e creme de coco, servido dentro do coco. Para reservar, ligue para (71) 3676-0114 ou (71) 3676-0324.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
A principal atividade da Praia do Forte é, claro, curtir as PRAIAS da região, tranquilamente, para descansar bastante. Mas, além disso, há algumas atividades/atrações imperdíveis, como:
- Passear pela vilinha da Praia do Forte
Passear por esse vilarejo, que já foi uma vila de pescadores, é uma delícia, pois é cheio de lojinhas de artesanato (e outras de marcas conhecidas), bares e restaurantes. Não deixe de conhecer a igrejinha (Igreja São Francisco de Assis) que é pequenininha e muito charmosa. A Alameda do Sol é a principal rua e é onde há mais movimento durante o dia e noite.
- Projeto Tamar
O famoso projeto que proteje as tartarugas das praias brasileiras foi criado na década de 80 e tem mais de 20 bases espalhadas pelo Brasil. Mas na Praia do Forte (entrada pela vilinha – super fácil!) fica a principal delas (a mais bem-equipada). Em uma visita ao Projeto Tamar você verá tanques e aquários com tartarugas (e outros animais marinhos), além de poder aprender com vídeos e explicações.
- Castelo Garcia D’Ávila
A 3km de distância da vila da Praia do Forte, fica o Castelo Garcia d’Ávila, que é a primeira construção militar portuguesa no Brasil (1551). Para chegar, vá de carro, de quadriciclo ou de carona com um tuc-tuc (o caminho passa no meio da Reserva Ecológica de Sapiranga). Está no ponto mais alto do litoral baiano e foi construído para avistar a chegada de navios invasores.
Grande parte do monumento está em ruínas (o que o torna ainda mais charmoso e fotogênico), mas a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que está ao lado, já foi restaurada e está aberta para visitação. Casamentos lindos acontecem nesse local!! Foi esse castelo (que na verdade era um “forte”) que deu nome à Praia do Forte. Vá no horário do pôr-do-sol.
- Piscinas naturais
Por causa dos recifes de corais, que impedem que as ondas cheguem pertinho da praia, formam-se muitas piscinas naturais em várias áreas da Praia do Forte (e ainda com água quentinha). Ideal para fazer snorkel. Dava para chegar a pé, mas nós pegamos um tuc-tuc para nos levar ao melhor pedaço das piscinas.
- Observação de baleias jubarte
Entre julho e outubro as baleias jubarte vão para essa área de águas mornas do litoral para acasalar e ter seus filhotes. Portanto, nessa época, é fácil vê-las saltando. Para quem tem muita curiosidade de vê-las, acho legal fazer um passeio de barco, para chegar mais perto (no período certo, há dezenas de opções sendo ofertadas na vilinha). Eu fiz um passeio parecido em Isla Contadora, no Panamá, e ADOREI!!
E claro que outra coisa imperdível para quem está na Praia do Forte é comer moqueca, acarajé e bolinho de peixe!! 🙂 Eu não como frutos do mar nem gosto muito de peixe, mas meu marido sempre fica maluco lá!!! rsrs. Foco mesmo é na tapioca!! E as de lá são deliciosas.
Veja no mapinha abaixo a localização de tudo o que foi citado aqui no post:
Espero que tenha gostado da Praia do Forte (e que esteja de viagem marcada pra lá!!).
Beijos, Lala
. Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo Instagram @lalarebelo
. Inscreva-se no meu canal do Youtube /lalarebelo
↑ Voltar ao começo do post