Nordeste

Dicas de Fortim – Ceará

Muito sossego (e vento, claro!)

Encontre aqui nesse post dicas de Fortim, no Ceará (em especial, a praia de Pontal de Maceió). Um vilarejo sossegado ao sul de Fortaleza (aproximadamente 2 horas de carro, em uma estrada ótima), pertinho de Canoa Quebrada. Fortim venta bastante e vem ficando conhecida para a prática de kitesurf. Vamos contar aqui dicas de onde ficar (os melhores hotéis são Vila Selvagem e Jaguaribe Lodge), dicas de restaurantes, como chegar, passeios, melhor época para ir e muito mais.

***

Em tempos de pandemia, buscávamos um destino MUITO TRANQUILO para passar o fim de 2020 e início de 2021 na praia. Depois de muitas pesquisas, chegamos a Fortim. Acertamos em cheio!!! Praias completamente vazias, hotel pequeno, charmoso e muuuuito sossegado, centrinho gostoso (bem pequeno ainda) apenas com locais e poucos turistas em pleno 30 de dezembro. Foi uma viagem muito especial!!

Para quem não nos acompanha ainda pelo instagram (@lalarebelo), essa foi mais uma viagem em família: eu, meu marido Ricardo, meu filho Vinicius (2 anos e 10 meses na data) e meu outro filho Miguel (7 meses na data). Nosso objetivo é desmistificar a ideia de que é impossível fazer viagens charmosas e “fora do óbvio” com crianças pequenas. E mais uma vez, conseguimos!! Fortim foi uma delícia.

dicas de fortim ceara - jaguaribe lodge
Pelas passarelas do Jaguaribe Lodge, em Fortim | foto: Lala Rebelo
Fortim Ceara
Meus filhos brincando na Praia Pontal do Maceió, em Fortim – hotel Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Hotel Vila Selvagem - Fortim
Praia em frente ao hotel Vila Selvagem, em Fortim | foto: Lala Rebelo
Dicas de fortim - ceara - forte
Vini brincando em frente ao forte, em Fortim | foto: Lala Rebelo
Hotel Vila Selvagem Fortim
Nossa família no delicioso hotel Vila Selvagem, em Fortim, Ceará | foto: Lala Rebelo

/// COMO CHEGAR EM FORTIM

O jeito mais comum de chegar a Fortim é voando para o aeroporto de FORTALEZA. Depois pegar um transfer ou alugar um carro (que é o que fizemos e o que eu recomendo) para Fortim, que está a 134km ao sul da capital cearense. São aproximadamente 2h de viagem, em uma estrada ÓTIMA! Toda duplicada.

Outra opção é voar para Canoa Quebrada (município de Aracati – ARX), que fica a 20km de Fortim (menos de meia hora de viagem). Porém, há poucas opções de voos para Aracati. Creio que apenas Azul opera, alguns dias da semana.

onde fica fortim
A cidade de Fortim está localizada ao sul de Fortaleza | mapa: Google

/// QUANDO IR – Melhor época para viajar para Fortim – Ceará

Faz calor o ano todo no Ceará. Eu já fui em várias épocas do ano diferentes e sempre peguei dias de sol (alguns revezando mais ou menos com momentos de chuva).

Para quem vai para praticar kitesurf, a melhor época vai de julho a janeiro, porque venta mais.

Os ventos ficam mais calmos entre o fim de janeiro até junho. Mas é nesse período que acontece a maior incidência de chuvas (mas geralmente, são chuvas rápidas e dá pra aproveitar super os dias!!).


/// HOTÉIS – Onde ficar em Fortim?

Fortim é um destino novo, portanto não existem muitas opções de hotéis e pousadas ainda. Porém, creio que em breve teremos muitas coisas novas 🙂 Inclusive os dois principais hotéis da região (Vila Selvagem e Jaguaribe Lodge) são responsáveis pelo desenvolvimento turístico do local.

Nós adoramos o Vila Selvagem. Um hotel muito acolhedor, agradável… E, em tempos de pandemia, era tudo o que queríamos: um hotel sossegado, amplo (leia-se: muuuito espalhado, a gente nem percebe muito os outros hóspedes) e seguro. Achei perfeito para famílias (e, claro, também casais). Não é um hotel luxuoso, mas muito charmoso, com serviço bom, comida boa, e uma praia em frente enooooooorme praticamente só para os hóspedes.

Conta com uma piscina maior e uma mais “silenciosa”, para leitura. Ambas bem bonitas. A comida do restaurante é muito gostosa (aberto a não hóspedes também) em um ambiente aberto, bem arejado. O café da manhã, incluído na diária, é servido na mesa e é super completo. Não deixe de pedir o pain au chocolat. Como os donos são franceses, a parte de pães, croissants etc. é uma delícia! Eu também pedia tapioca todo santo dia.

Pegamos um bangalô jardim que era muito espaçoso e colocaram um bercinho para o Miguel e uma cama extra para o Vini (não tinha gradinha, então improvisamos com as costas da cadeira). Há outros tipos de quartos, menores e mais antigos, e o bangalô oceano que, além de não ter “vizinho de parede” (o bangalô jardim tem, pois dá pra ser conjugado), fica bem em frente ao mar.

O que gostei no Vila Selvagem foi o gramadão, tem bastante área verde para brincar (e o bendito cajueiro que o Vini não queria descer), então os pequenos ficam bem soltos! Aceitam crianças e são muito hospitaleiros (ajudaram MUITO na parte da alimentação do baby, fazendo papinhas deliciosas. A comida do Vini, do menu kids, era sempre saudável), mas não possuem uma “infraestrutura” específica com brinquedoteca, parquinho etc (eu sinceramente não acho essencial, ainda mais em um lugar assim com tanta natureza!). Fica na praia Pontal do Maceió e faz parte da Roteiros de Charme.

Recomendo muito. Passamos dias preciosos e muito relaxantes.

::: Clique aqui para reservar a sua estadia no hotel Vila Selvagem.

Vila Selvagem Fortim Ceara
Bangalô Oceano do Hotel Vila Selvagem, Fortim (nós ficamos no bangalô JARDIM) | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Piscina principal do Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Hotel Vila Selvagem - Fortim - Ceará
Curtindo a piscina em família no Hotel Vila Selvagem, em Fortim | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Segunda piscina do Vila Selvagem, mais tranquila, para leitura | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Restaurante do Vila Selvagem – ambiente super gostoso (comida também!) | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Nosso café da manhã bagunceiro de todos os dias no Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Pain au chocolat e outros pães são imperdíveis no café da manhã do Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Interior do nosso quarto – Bangalô Jardim | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Banheiro do nosso bangalô | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Praia do hotel Vila Selvagem – Pontal do Maceió | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Praia muito tranquila (com vento, sim!), ideal para esse momento de pandemia (ou pós pandemia!!)
Vila Selvagem Fortim Ceara
Pôr do sol maravilhoso no hotel Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Mais um pouquinho da piscina principal do hotel Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Vila Selvagem Fortim Ceara
Meus babies curtindo muito e sendo muito bem tratados no Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo

Apesar do Jaguaribe Lodge ser do mesmo dono e estar muito perto ao Vila Selvagem, são hotéis completamente diferentes. O Jaguaribe Lodge tem foco bem forte em kitesurf (inclusive tem um centro de kite surf internacional, IKO), é super moderninho e está localizado às margens do Rio Jaguaribe, no encontro com o Oceano. Além disso, é um hotel sustentável, todo em madeira de reflorestamento, construído sobre passarelas, causando o menor impacto possível ao meio ambiente. Dentro do conceito ecológico, há também o fato que os quartos não possuem ar condicionado (nem tv), pois foram projetados para circular a brisa do mar (e realmente venta muito!).

Eu não me hospedei no Jaguaribe, apenas passei o dia. Ouvi relatos de que realmente o ar condicionado é dispensável, mas recomendaram escolher um bangalô mais próximo ao mar. Alguns hóspedes relatam mosquitos e pererecas em alguns períodos do ano rsrsrs mas no geral quase todo mundo AMA o Jaguaribe e volta sempre.

O hotel tem uma atmosfera jovem e cool. Mas mesmo assim, é family friendly. Conta com uma piscina bem grande e uma área de praia muito gostosa. O restaurante (muito bom também) está aberto a não hóspedes mediante reserva. Também faz parte da Roteiros de Charme.

O ideal, na minha opinião, seria combinar uma estadia no Vila Selvagem com o Jaguaribe, pois são experiências bem distintas, até o mar faz parecer um outro destino!!!

::: Clique aqui para reservar a sua estadia no Jaguaribe Lodge.

jaguaribe lodge fortim quarto
Um dos quartos do Jaguaribe Lodge, em frente ao mar | foto: divulgação
jaguaribe lodge fortim quarto
Interior do bangalô no Jaguaribe Lodge | foto: divulgação
jaguaribe lodge fortim quarto banheiro
Banheiro do bangalô no Jaguaribe Lodge, Fortim | foto: divulgação
Jaguaribe Lodge Fortim Ceará
Um dos bangalôs do Jaguaribe Lodge, em Fortim | foto: Lala Rebelo
Jaguaribe Lodge Fortim Ceará
Passarelas do Jaguaribe Lode – o hotel é todo suspenso | foto: Lala Rebelo
Jaguaribe Lodge Fortim Ceará
Piscina do Jaguaribe Lodge, Fortim | foto: Lala Rebelo
Jaguaribe Lodge Fortim Ceará
Todo mundo na piscina!! | foto: Lala Rebelo

Essa é uma opção mais econômica mas muito muito bem avaliada. Tenho amigos que já ficaram no Pausa e adoraram. Os quartos são bem bonitinhos e confortáveis. Ele não está exatamente na praia, mas a poucos passos dela.

::: Clique aqui para reservar a sua estadia no Pausa Hotel.

pausa hotel fortim
Piscina do Pausa Hotel em Fortim | foto: divulgação
pausa hotel fortim
Quarto do Pausa Hotel | foto: divulgação
pausa hotel fortim
Recepção do Pausa Hotel | foto: divulgação

Este hotel só para adultos é muito charmoso. Me lembrou bastante o estilo de decoração do Vila Selvagem. Também não está exatamente beira-mar, mas a poucos passos.

::: Clique aqui para reservar a sua estadia no hotel Vila Vera Theresa.

Hotel Vila VeraTheresa fortim
Piscina do Hotel Vila VeraTheresa, em Fortim | foto: divulgação
Hotel Vila VeraTheresa fortim
Um dos quartos do Hotel Vila VeraTheresa, em Fortim | foto: divulgação

Veja mais opções de hospedagem em Fortim aqui.

Acredito que muito em breve teremos mais e mais opções de hotéis em Fortim, pois a região está se desenvolvendo bastante.

dicas de hotéis em fortim ceara


/// RESTAURANTES – Onde comer em Fortim?

O centrinho de Pontal de Maceió (principal praia do município de Fortim – “Pontal” é como se fosse um bairro, uma cidadezinha, a parte mais organizada de Fortim) é pequeno e uma graça. Uma praça toda bem cuidada, com jardins e luzinhas, um parquinho de madeira (onde crianças locais brincam), uma igrejinha e alguns restaurantes charmosinhos em volta. Adorei!

centrinho Fortim - pontal de maceió
Pracinha de Pontal de Maceió, Fortim | foto: Lala Rebelo
centrinho Fortim - pontal de maceió
O centrinho de Fortim (Pontal de Maceió) tem pracinha fofa, restaurantes e igrejinha | foto: Lala Rebelo

Jantamos nesse restaurante que fica na pracinha e que bela surpresa. O lugar é uma graça e a comida divina. Além das porções serem muuuuito bem servidas. O carro chefe da casa é o feijão verde cremoso gratinado com queijo coalho, bem típico da região (R$20). Gostei bastante, mas achei um prato pra provar um pouquinho, dividir com mais gente da mesa!! Os pratos principais custam, em média, R$70 para duas pessoas. Achei tudo muito justo e delicioso. Ricardo comeu camarão e eu filé.

Precisa reservar pelo tel/whatsapp: (88) 9 8161 2121.

Restaurantes em Fortim - Mandacaru
Restaurante Mandacaru em Fortim | foto: Lala Rebelo
Restaurantes em Fortim - Mandacaru
Interior do restaurante Mandacaru – uma gracinha | foto: Lala Rebelo
Restaurantes em Fortim - Mandacaru
O famoso feijão verde cremoso com queijo coalho do restaurante Mandacaru | foto: Lala Rebelo

Além de pizzaria, o Vila Caiçara é “parrilla” também, e faz carnes bem gostosas. A pizza estava muuuuito boa! O ambiente é despojado, bem tranquilo. Indico chegar cedo, pois costuma encher bastante. Não fica na pracinha e sim em uma rua lateral, pertinho. Não anotei os preços, mas pra quem mora em SP fique tranquilo hahaha você vai achar bem barata a pizza!!!

Pizzaria vila Caicara em Fortim
Pizzaria Vila Caiçara em Fortim | foto: Lala Rebelo

Nós acabamos não conseguindo ir comer no Casarão da Praça, mas me falaram super bem. Me disseram que o melhor hambúrguer é o de lá e que o clima é muito animado, tem música ao vivo, drinks… Precisa reservar pelo whatsapp (88) 98117-1995. Como diz o nome, fica na praça principal de Pontal de Maceió.

Aquele lugar que ninguém espera encontrar em um vilarejo!! Uma confeitaria francesa artesanal. Vocês vão perceber que há muitos franceses na região (os donos dos principais hotéis, os turistas…) então não podia faltar um lugar que fizesse os melhores croissants, pain au chocolats e éclairs do Nordeste! hehehe. O lugar é uma gracinha também. Fica no caminho entre o hotel Vila Selvagem e a pracinha.

  • Restaurante do Jaguaribe Lodge

O restaurante do hotel Jaguaribe Lodge é um must e está aberto para não hóspedes mediante reserva na alta temporada ( +55 (88) 9 8121 0441). A comida é boa, mas a ida vale mesmo a pena pelo ambiente, moderninho, jovem, descolado!! Pratos principais em torno de R$55 e petiscos em torno de R$35.

Jaguaribe Lodge Fortim Ceará - Restaurante
Restaurante do Jaguaribe Lodge | foto: Lala Rebelo
Jaguaribe Lodge Fortim Ceará - Restaurante
Ambiente super agradável e moderninho no restaurante do Jaguaribe Lodge | foto: Lala Rebelo
Jaguaribe Lodge Fortim Ceará - Restaurante
Nossos pratos no restaurante do Jaguaribe Lodge | foto: Lala Rebelo
  • Restaurante do Vila Selvagem

Como estávamos hospedados no Vila Selvagem, comemos lá em várias vezes, no almoço e no jantar (e claro, todos os dias no café da manhã). Amamos o restaurante! Ele está aberto também a não hóspedes. A comida é bem gostosa, mas o ambiente é o melhor, pois é bem ventilado, aconchegante… Pratos principais em média R$60 e petiscos R$35.


/// ATIVIDADES / PASSEIOS – O que fazer em Fortim?

  • Praia

Claro! Curtir muuuuita praia! A Praia de Pontal de Maceió (onde fica nosso hotel Vila Selvagem) é uma delícia, super tranquila! Na maré baixa o mar fica calminho e surgem até piscininhas. Para quem não está hospedado no hotel, ali pertinho há uma barraca de praia (creio que o nome era Canto Verde) com cadeira, guarda-sol, bebidas e petiscos (bem simples!!).

Venta bastante sim. A gente acabou ficando até mais nas piscinas. Mas não é que venta o dia toooodo!! Então aproveite para curtir praia nos horários mais parados.

Chapéuzinho é bom o de amarrar embaixo do queixo (pra não sair voando) e se seus filhos deixarem colocar óculos de sol, é uma boa!!

Praia pontal do maceio fortim
Praia Pontal do Maceió, em Fortim – em frente ao Hotel Vila Selvagem | foto: Lala Rebelo
Praia pontal do maceio fortim
Hotel Vila Selvagem – Fortim – Praia Pontal do Maceió | foto: Lala Rebelo
  • Kitesurf

Boa parte dos turistas da região viaja para Fortim para praticar kitesurf. Nós não praticamos, mas realmente dizem ser um dos melhores lugares do Brasil para fazê-lo. No Jaguaribe Lodge tem um kite center, que oferece aulas, aluguel de equipamento, navegação supervisionada etc.

kitesurf fortim
Kitesurf em Fortim – em frente ao Jaguaribe Lodge | foto: Lala Rebelo
  • Passeio de barco

Fizemos um passeio bem bacana com a Fortim Náutica pelo Rio Jaguaribe. Foi bem gostoso… Conhecemos o mangue (Vini viu muuuuitos caranguejos), passamos pelo “Canal do Amor” e, ao final, paramos em um banco de areia muito lindo! O passeio também incluía uma passadinha pelo farol, mas o mar estava muuuuito batido e desistimos. Custou R$700, passeio de 2 horas. Há opção de passeios mais longos, com wake, com bóia e até aluguel da lancha com marinheiro.

Fortim Nautica - passeio de barco em Fortim
Sede da Fortim Náutica, de onde saiu nosso passeio de barco | foto: Lala Rebelo
Passeio de barco em Fortim
Passeio de barco em Fortim, começando pelo Rio Jaguaribe | foto: Lala Rebelo
Passeio de barco em Fortim
O barco para nesse banco de areia delicioso, em frente ao Jaguaribe Lodge | foto: Lala Rebelo
  • Passeio de buggy

Atividade imperdível em Fortim, é o passeio de buggy. Nós optamos por um passeio de TROLLER (fechado), por causa do bebê (mas já fiz passeio de buggy com Vini quando tinha 6 meses e foi ok também. É só pedir pra ir com calma). Há várias opções de roteiros (até mesmo pra ir de buggy até Canoa Quebrada), mas nós fizemos um itinerário mais básico, para conhecer mais da área de Pontal do Maceió mesmo. Fiz com o Bolota (whatsapp 88 988875251). Me indicaram também a empresa EASY PONTAL, para aluguel do buggy.

Durante o passeio, visitamos uma piscininha de mar, vamos até o farol, vemos algumas formações rochosas (me lembrou até Algarve, só que mini rs) e assistimos ao pôr do sol UAU UAU UAU de um mirante. O Bolota tira fotos beeeeem lindas. Pede pra ele ir com calma, sem correr muito, que vale a pena.

Passeio de buggy Fortim
O troller do Bolota, para passeio em Fortim. Também tem buggy! | foto: Lala Rebelo
Passeio de buggy Fortim
Primeira parada – uma piscina natural perto de Pontal de Maceió | foto: Lala Rebelo
o que fazer em fortim
Forte de Fortim, uma das paradas do buggy | foto: Lala Rebelo
dicas de fortim ceara
Local para ver o pôr do sol em Fortim | foto: Lala Rebelo
Mirante por do sol Fortim
Pôr do sol em Fortim – lindo demais!!! | foto: Lala Rebelo
Dicas de Fortim
Formações rochosas em Fortim – me pareceu um mini Algarve! | foto:
  • Passeio de quadriciclo

Outra atividade imperdível é o PASSEIO DE QUADRICICLO. Acabei ficando no hotel com o Miguel (muito baby), mas o Ricardo foi com o Vini (quase 3 anos), juntos no mesmo quadriciclo e foi sensacional. O passeio é todo guiado e passeia por praias na região. Recomendo a empresa Quadrifort (whatsapp: 88 99740-7433). São muito cuidadosos. Há várias opções de itinerários. O nosso foi o mais básico, de 40 minutos e custou R$100 (dez/2020).

fortim passeio quadriciclo
Passseio de quadriciclo guiado em Fortim, com a Quadrifort | foto: Lala Rebelo
dicas de fortim ceara - passeio de quadriciclo
Vini amou o passeio de quadriciclo em Fortim! | foto: Lala Rebelo

fortim passeio quadriciclo

  • Canoa Quebrada

Canoa Quebrada está bem pertinho de Fortim, 30 minutos de carro. Eu fui na minha infância e lembrava de um lugar muito bonito. Realmente é bem lindo – um cenário de paredões avermelhados, com o mar azul batendo – porém o turismo de massa deu uma boa detonada. É muuuito cheio e em tempos de covid, fica totalmente inviável na nossa opinião. Brinquei que nosso passeio se chamou “Canoa FURADA”. Chegamos até lá e nem saímos do carro. Mass… se fizer questão, está ali do lado. Outra ideia é fazer um passeio de buggy ou quadriciclo até lá. Assim o caminho também é o atrativo.

  • Drinks no Jaguaribe Lodge

O Jaguaribe Lodge tem um mood muito bacaninha! Quando fomos tinha DJ na praia! Acho que vale como programação tomar uns drinks e/ou almoçar no restaurante do hotel. Muito kitsurf na paisagem, mar azulzinho… Adorei!


/// QUANTOS DIAS FICAR EM FORTIM?

Ficamos 7 dias (7 noites) e achei uma delícia. Fizemos todas as atividades, conseguimos descansar e curtir o hotel. Mas caso não tenha toda essa disponibilidade e se nem pretende ficar muito no hotel, sem fazer nasa, 4-5 dias é um tempo bom para aproveitar Fortim.


E aí, o que acharam do destino?? Uma delícia, né? Daqueles lugares para voltar!! Um sossego, uma paz… Melhor escolha de viagem que fizemos para esses tempos esquisitos.

Assista nossos dias em Fortim em detalhes (mostrados ao vivo pelos stories do Instagram):
Parte 1 ]
Parte 2 ]
Parte 3 ]

Beijos, Lala Rebelo

::: Acompanhe nossas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta nossa página no facebook /LalaRebeloTravelBlog

Por favor, nos apoie e reserve seu hotel pelos links aqui do blog! Obrigada! 🙂

(aliás, qualquer hotel, em qualquer destino que você for pesquisar/reservar – independente de estar citado aqui no blog ou não – se iniciar a busca por este link, eu sou comissionada e você não paga nada a mais).

Comentários