Encontre aqui nesse post todas as dicas de Kotor Montenegro. Esse é um dos destinos principais para quem viaja a esse país europeu, localizado na Península dos Bálcãs. Apesar da moeda ser Euro, Montenegro não faz parte da União Europeia. Fica coladinho na Croácia e na Albânia e é um verdadeiro paraíso de praias e montanhas.
➤ Se quiser ler o post geral do país, com nosso roteiro de Montenegro, com dicas mais completas sobre o destino como um todo, clique aqui.
***
Como um dos lugares mais visitados de Montenegro (talvez seja o mais visitado, de fato) é a BAÍA DE KOTOR (um must! Simplesmente MARAVILHOSO) resolvi fazer esse post dedicado a ela. Imagine um rio que foi tomado pelo mar, formando algo parecido com um fiorde. Outro nome da baía de Kotor é “Baía de Cattaro” (prefiro Kotor! rs).
Não se trata de um único lugar, e sim de uma baía imensa, com várias cidades e vilarejos ao seu redor. A cidade mais importante é a que leva o mesmo nome da baía: Kotor. É onde podemos visitar as muralhas da cidade antiga, Kotor Old Town, e passear por uma cidade medieval fabulosa. Tombada como patrimônio pela UNESCO.
O que há na Baía de Kotor? Praias lindas para curtir no verão (o visual do mar verde esmeralda em frente às montanhas altíssimas, que mais parece um cenário de “lago”, é demais)… Passeios de barco… Se perder em cidades históricas como Kotor Old Town e Perast… Marinas chiquérrimas com iates luxuosos… Ótimos restaurantes… E muito mais!
Você vai encontrar aqui nesse post:
- Dicas de hotéis em Kotor – onde ficar na Baía de Kotor
(há opções fabulosas como o HUMA Kotor Bay e o Casa del Mare Amfora, que têm área de praia na Baía, ou o Hotel Monte Cristo que fica dentro da cidade medieval!! Para quem não tiver limites de orçamento, o novíssimo One&Only Portonovi está maravilhoso!) - Dicas de restaurantes em Kotor – onde comer na Baía de Kotor
- Como chegar em Kotor – aeroportos mais próximos
- Como se locomover em Kotor
- Quantos dias ficar em Kotor
- O que fazer em Kotor – dicas de passeios, cidades para visitar e muito mais
/// SEGURO VIAGEM
Costumava não achar essa dica “uma das mais importantes”, mas recentemente precisei usar messssmo o seguro viagem, fui para o hospital em Portugal, estando com sozinha com meu filho pequeno e tudo mais, e estava com cobertura do seguro viagem CORIS. E de forma anônima (não era parceria nem nada, meu marido que tinha emitido o seguro pra mim), eu fui MUITO bem atendida e fiquei super impressionada com o serviço da CORIS. Desde então, não tenho feito outro seguro viagem (e ainda se tornaram meus parceiros!). Sério… Não viaje sem. É um gasto muito pequeno perto de todo o investimento da viagem, mas se você precisar usar, vai ser a maior dor de cabeça de toda a viagem.
::: Faça a cotação do seguro aqui (www.coris.com.br/seguroviagem) ou com seu agente de viagens. Utilize o cupom LALAREBELO15 para 15% de desconto.
Aqui nesse post contei um pouquinho do perrengue de saúde que passei em Portugal e também trouxe alguns dos diferenciais do seguro viagem Coris.
/// DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
PARA VIAJAR PARA MONTENEGRO
Não precisa de visto, apenas passaporte válido. Mas, durante a pandemia, está sendo preciso apresentar um certificado de vacinação ou um exame PCR negativo para Covid-19. Clique aqui para saber mais sobre as regras e protocolos de entrada em Montenegro, no meu post geral sobre o destino.
::: Clique AQUI para acessar o post com dicas gerais de Montenegro, uma introdução ao seu roteiro – tudo o que você precisa saber antes de viajar para Montenegro
Sobre o lugar
/// QUANTOS DIAS FICAR NA BAÍA DE KOTOR
Eu recomendo 4 dias para: curtir praia, fazer passeio de barco, visitar Perast (e as ilhotas que ficam em frente), bater perna na cidade antiga de Kotor Stari Grad (que tal subir as muralhas?), visitar as marinas de Lustica Bay e Porto Montenegro e comer tranquilamente em restaurantes gostosos.
/// MELHOR ÉPOCA PARA IR A KOTOR BAY
O principal atrativo de Montenegro são as PRAIAS, por isso é mais buscado no verão. Mas se você não pode ir nessa época, há sim o que fazer que não seja ficar curtindo o mar (cidades históricas, parques nacionais, lagos, marinas…). Eu só não iria no extremo frio, porque não há quase nada indoor (e um desperdício ir para não curtir o mar).
A melhor época para ir a Montenegro vai de maio ao início de outubro. Evite apenas ir no mês de agosto que, por ser férias na Europa, fica beeeem cheio (e caro). E saiba que no alto verão há cruzeiros enormes que param em Kotor, então fica tudo ainda mais cheio.
Se estiver buscando “mais agito”, marque sua viagem para depois de maio e antes do dia 15 de setembro. Pois como 15/09 é fim da temporada, muita coisa, como beach clubs, fecham. Fomos em setembro e foi perfeeeeito!
Pegamos apenas dias lindos em Kotor (e dois dias nublados em Budva).
::: Clique AQUI para acessar o post com dicas gerais de Montenegro, uma introdução ao seu roteiro – tudo o que você precisa saber antes de viajar para Montenegro
↑ Voltar ao começo do post
Como chegar / Onde ficar
/// COMO CHEGAR EM KOTOR – MONTENEGRO
A Baía de Kotor conta com um aeroporto na cidade de Tivat (TIV). Está a menos de 15 minutos da cidade medieval de Kotor. É super prático chegar já bem no meio de tudo!!
Nós voamos do Brasil para Tivat fazendo apenas uma conexão em Frankfurt, Alemanha. Voamos com a Lufthansa.
Mas se você encontrar voos melhores / mais baratos apenas para Podgorica (capital de Montenegro), fique tranquilo, porque o país é bem pequeno e você chegará super fácil em Kotor e em outros destinos turísticos, como Budva.
Além de Lufthansa, outra maneira de chegar em Montenegro com apenas uma conexão é ir de Turkish Airlines (via Istambul). Quem topar fazer duas conexões, uma rota comum é ir para Tivat ou Podgorica de Air France + Air Serbia, com conexão em Paris e Belgrado. Você compra o bilhete todo junto pelo site da Air France.
[Clique para ver nosso roteiro completo de viagem por Montenegro]
/// COMO SE LOCOMOVER EM KOTOR E MONTENEGRO EM GERAL
[ALUGUEL DE CARRO]
Nós optamos por alugar um carro no aeroporto de Tivat. As estradas são lindas e seguras. Dirigir em Montenegro é muito tranquilo. Alugamos pela Enterprise, mas todas as grandes locadoras estão no aeroporto (Tivat ou Podgorica).
Não havia sinalizações de “Enterprise” na saída do aeroporto, mas fomos andando para o estacionamento e encontramos.
Para circular com o carro em outros países, você precisa pagar à locadora um documento chamado “green card”. É pedido nas fronteiras.
[TAXI]
Nós pegamos taxi uma vez em Montenegro (chegamos no restaurante Stari Mlini, na Baía de Kotor, de barco, e fomos embora para o hotel de taxi). É bem barato, mas combine o valor ANTES. Mesmo que ele use o taxímetro, é bom conversar antes quanto acha que a corrida vai custar, para não levar sustos ou golpes. Não vi nada sobre UBER lá.
/// HOTÉIS EM KOTOR E ARREDORES
ONDE SE HOSPEDAR NA BAÍA DE KOTOR
Eu, pessoalmente, recomendo que você se hospede em um hotel que esteja “na praia”, com estrutura de espreguiçadeiras e tal, ou que tenha ao menos um deck de acesso ao mar. O visual de curtir o mar na Baía de Kotor, rodeado de montanhas altíssimas, é realmente mágico. Mesmo que isso signifique ter que pegar o carro para jantar no centrinho.
Há alguns hotéis “com praia” já bem próximos à cidade de Kotor, e outros bem distantes, ao redor da Baía, em outros vilarejos.
[Hotéis para quem quer ficar em frente ao mar, na Baía de Kotor]
Foi onde nos hospedamos. Quartos espaçosos, café da manhã gostoso incluído, duas piscinas (geladas) e o melhor era o acesso gratuito ao beach club Virtù, que realmente era lindo. A praia com mar verde esmeralda, junto às montanhas altíssimas, era demais! Passamos boas horas por lá. Super recomendo o hotel, principalmente pela localização e a praia.
O Huma está bem perto de Kotor. Não para ir a pé, mas cerca de 5 minutos de carro. E na própria rua do hotel há restaurantes bons para ir caminhando, como Konoba Bonaca e Konoba Portun.
::: Clique aqui para reservar sua estadia no Hotel HUMA Kotor Bay.
Os hotéis boutique do grupo Casa del Mare são um achado. Uma coleção de hotéis pequenos e charmosos, que rodeiam a Baía de Kotor. Todos muito bem avaliados e com ótimo custo-benefício.
São eles:
::: Casa del Mare Amfora (lindo e bem localizado, com praia gostosinha)
::: Casa del Mare Vizura
::: Casa del Mare Pietra (o menorzinho)
::: Casa del Mare Mediterraneo (um pouquinho mais distante, porém um dos mais bonitos)
Mesma ótima localização do Huma, pois ficam bem próximos.
Hotel histórico, localizado em um edifício de pedra do século XVIII.
- Blue Kotor Bay Premium Resort (adults only)
Esse é o hotel de luxo mais novo de Montenegro. Aberto recentemente, tem sido muito avaliado por hóspedes bem exigentes. É lindo, mas fica bem distante de tudo, já em um vilarejo chamado Herceg Novi.
Quem quiser ficar no pequeno e pacato vilarejo de Perast, que, na minha opinião, é o mais lindo da Baía de Kotor, pode se hospedar nesse hotel instalado em um palácio do século 18.
[Hotéis para quem quer ficar no centro histórico de Kotor, dentro das muralhas]
::: Clique aqui para pesquisar mais hotéis na Baía de Kotor
(qualquer hotel que você reservar por esses links, mesmo os que não mencionei aqui, serei comissionada! Muito obrigada!!) 🙂
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Eu, sinceramente, não amei SUUUUUPER a culinária montenegrina. Tem muitos frutos do mar, presunto cru e burek (tipo uma tortinha de massa folhada). Mas as verduras são muito frescas. Os tomates são maravilhosos. Mas mesmo não tendo ficado FÃ da culinária, comemos muito bem. Muitos restaurantes charmosos, principalmente na Baía de Kotor e arredores.
Aqui vão as dicas:
::: BAÍA DE KOTOR (e proximidades)
- Stari Mlini (Kotor – a caminho de Perast)
Um antigo moinho dos anos 1700! Isso torna esse restaurante imperdível! O ambiente é simplesmente mágico. A comida, que é tradicional montenegrina, nem é lá mil maravilhas (achei apenas ok), mas o lugar merece sua visita. Reserve. Nós chegamos de barquinho (final do nosso passeio de barco pela Baía de Kotor) e fomos embora de taxi, mas você pode ir e voltar de carro mesmo.
Exemplo de valores: tábua de queijos 16 euros, polvo 68 euros (para 2 pessoas), 1kg de peixe 70 euros, cordeiro 38 euros.
- Mudra Art Cuisine (Baía de Kotor)
Restaurante do hotel Huma, em um cenário deslumbrante na Baía de Kotor. Os valores estão bem acima da média de Montenegro (ex: prato de peixe 35euros), mas para uma ocasião especial, vale a pena. Comi um risoto com parmesão, molho de pato e café que estava divino. Vá no pôr do sol.
- Konoba Bonaca (Baía de Kotor)
Achadinho na baía (vizinho ao nosso hotel), com um super visual, pratos variados, bom atendimento e bom custo-benefíco (beefsteak super bem servido 21 euros; filé de peixe 16 euros; salada 4 euros; camarões grelhados 15 euros).
- Konoba Portun (Baía de Kotor)
Muito bem recomendado, vizinho ao Konoba Bonaca. Mas não conseguimos ir porque estava cheio sempre que tentamos. Fica a dica.
- Galion Restoran (cidade de Kotor)
Um dos restaurantes mais tradicionais e recomendados de Kotor mas, infelizmente, não conseguimos conhecer pessoalmente. Falam super bem e o visual na baía é bem UAU.
- Restaurante Astoria (Kotor Old Town)
Dica de restaurante para quem quer almoçar ou jantar dentro dos muros da cidade antiga. Pertence ao hotel Astoria.
- Horizont Restaurant & Bar (Kotor – no alto da montanha)
Esse restaurante e bar vale pela vista. É o ponto maaaais alto, então você vê a Baía de Kotor lá de cima. Vá nem que seja para um drink.
::: PERAST
Como só passamos uma tarde em Perast (suficiente, pois a cidade é pequenininha) conheci apenas um restaurante.
- Armonia Perast Restaurant (Perast)
Há dezenas de opções de restaurantinhos simpáticos beira-mar em Perast. Paramos nesse que tinha a cara menos “turistona”, mais local / simples. Era bem menorzinho. E foi delicioso. O peixe com purê de brócolis, apesar de não estar bonito na foto, era bem gostoso. E os meninos detonaram a salada de tomate e pepinos. Preço justo.
Exemplo de valores: prato de filé de peixe 10.80 euros / “meatballs” vegetarianas com arroz 7.50 euros.
::: LUSTICA BAY
- Kiki’s at Lustica Bay (Lustica Bay)
É o mais elegante da marina e tem um visual lindíssimo de uma “caverna”. Mas como fomos cedo, ainda estava fechado e não conhecemos. Apesar de que a área aberta, perto do mar, tinha um aviso que era proibida para crianças (então não se se conseguiríamos ir mesmo chegando mais tarde). Restaurante muito bem recomendado. Reserve se estiver na alta temporada.
- 21 Bistro Sea View (Lustica Bay)
Era um dos poucos restaurantes abertos da marina no horário que fomos e nos surpreendemos. Estava delicioso e o ambiente bem agradável. Prato delicioso de vitela com purê de batata 17.90 eur
::: PORTO MONTENEGRO
Acabamos não indo conhecer essa marina, mas este é o restaurante que me recomendaram:
::: Clique AQUI para acessar o post com dicas gerais de Montenegro, uma introdução ao seu roteiro – tudo o que você precisa saber antes de viajar para Montenegro
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Recomendo 4 dias na Baía de Kotor (para explorar Kotor, a baía e arredores).
- PRAIA
Eu amei muuuuito curtir praia na Baía de Kotor. O visual parece de lago, mas é MAR. Sensacional nadar nessa água verde esmeralda, rodeado por essas montanhas altíssimas. Escolhemos justamente um hotel com praia (Huma), e não na cidade histórica, para poder descansar.
Se o seu hotel não tiver praia como o nosso, você pode pagar para passar o dia em um beach club. Super recomendo o beach club do nosso próprio hotel, VIRTÙ BEACH, que também é aberto a não hóspedes (e há outras opções na Baía de Kotor, como o Waikiki).
- PASSEIO DE BARCO PELA BAÍA DE KOTOR
Você verá por toda a cidadezinha de Kotor e no porto principal, em frente à cidade histórica, vááárias ofertas de passeio de barco. Nós escolhemos um da empresa Seamount Kotor, que nos buscou no píer do hotel. Mas se seu hotel não tiver píer, eles também partem da cidade (ou até de Perast, pelo que pesquisei).
Escolhemos um passeio privativo. Por causa da pandemia e das crianças pequenas, achei melhor. Custou 150 euros (disseram que é um valor mais baixo que o normal, porque já era baixa temporada) com 2h30/3h de duração. Há opções mais longas também. Os tours compartilhados custam em torno de 30 euros por pessoa
Levamos cerca de 1 hora cruzando tooooda a Baía de Kotor para chegar em mar aberto, onde está uma caverna bem linda, a Blue Cave. Os meninos amaram! Você pode descer do barco e nadar, mas muita gente não o faz pela água fria! rsrs. No caminho, passamos do ladinho da Croácia! E também passamos por um antigo presídio e uma ilha que é um mosteiro.
Outra parada super interessante do passeio foi o esconderijo de submarinos da Segunda Guerra Mundial. São 3 túneis construídos na época da Iugoslávia, para esconder as embarcações. Eles eram interligados.
No final, o barco também passa pelas duas ilhotas que estão em frente à Perast. Você pode descer do barco pra conhecer uma das ilhas, a Nossa Senhora das Rochas (igreja). Como nós já tínhamos conhecido durante nossa visita a Perast (fomos de taxi-boat, conto a seguir), nesse passeio apenas vimos de fora. A outra ilha, São Jorge, não pode ser visitada.
O barco poderia nos deixar de volta no hotel (ou no porto, se for o seu caso), mas tivemos uma ideia mais legal: chegar de barco em um dos restaurantes mais famosos da Baía de Kotor (e, sem dúvidas, o mais lindo!!): Stari Mlini, um antigo moinho do Século 16. Chegamos de barco e fomos embora de taxi (mas você pode ir e voltar de carro, se preferir). Incrível!
- PERAST
A cidadezinha mais charmosa de todo Montenegro! Que fofaaaaa! Apesar de pequena, com apenas 400 habitantes, é super imponente com vários palácios!! Há vários restaurantes charmosinhos (comemos no Armonia) e o Iberostar Grand Heritage Perast ocupa alguns edifícios, entre eles um palácio. A dica é andar pela cidade sem rumo. Delícia de lugar. Paramos o carro pertiiiinho (não sei como é na alta temporada) e fomos andando.
Em frente a Perast, você verá duas ilhas: Lady of the Rock, que conto abaixo mais detalhes, e Ilha de São Jorge, que não pode ser visitada. É um mosteiro do século 12.
Você pode pegar um taxi-boat em vários pontos de Perast para visitar a igreja. Pagamos 5 euros por pessoa. O barqueiro nos deixou lá e em cerca de 40 minutos voltou para buscar.
A Lady of the Rock (Nossa Senhora das Rochas) não é uma ilha natural. A história (uma delas! rsrs) começou lá em 1420, quando dois irmãos pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora com Jesus no mar (é a imagem que está na igreja). Levaram a imagem para a cidade de Perast, e todas as pessoas na cidade que tinham alguma deficiência física, foram curadas. Decidiram construir uma igreja em homenagem. Cada pessoa ia colocando uma pedra, uma pedra… E assim surgiu a ilha (mais de 200 anos depois!!).
Na ilha, você pode entrar na igreja e se encantar por todo o visual. É realmente lindo.
Na saída, encontramos um parquinho público que os meninos amaram.
- KOTOR OLD TOWN
A cidadezinha histórica de Kotor (Kotor Old Town ou Kotor Stari Grad) é um charme e vale a pena se perder por entre as irregulares ruelas de pedra. É uma cidade fortificada, com vários portões! Para os amantes de hospedagem dentro da cidade medieval, recomendo o Hotel Monte Cristo.
Entramos na cidade murada pelo Sea Gate, que é o “principal”, em frente ao mar. Mas não deixe de passar pelo portão lateral, pois a foto da Scurda Bridge fica bem linda. Marquei no mapinha que está no fim do post o estacionamento próximo de onde paramos (como a cidade não estava tão cheia em setembro, conseguimos um lugar na rua). Mas há vários estacionamentos próximos à entrada de Kotor Old Town.
Uma atividade imperdível para quem vai sem filhos (ou para pais que aguentam mais que nós hahha mais atletas) é subir os muitos muitos degraus da muralha de Kotor. São 1350 degraus até o Castelo de Saint John (ou San Giovanni). A vista compensa. Quem quiser ir só até parte do caminho, a parada é na Nossa Senhora dos Remédios.
Patrimônio Mundial pela UNESCO. Quase não há ângulos retos na cidade medieval. Não foi planejada. Repare nos muuuuuitos gatos de Kotor!!
- PORTO MONTENEGRO
Não conseguimos conhecer essa marina, que fica em Tivat (não foi por falta de tempo… Estávamos programados para ir, mas vimos na previsão do tempo que o clima ia virar no dia seguinte, e decidimos usar o fim de tarde que estava dedicado à Porto Montenegro, para ir ver o Sveti Stefan em Budva – a uns 50 minutos – ainda com sol!!! Mas o tempo não virou… hahaha! E vimos o Sveti com sol várias vezes depois. Mas valeu!).
Me disseram que a marina é uma delícia para passear no fim de tarde, com vários restaurantes gostosinhos, lojas e iates enooooormes. O melhor hotel é o Regent Porto Montenegro.
- LUSTICA BAY
Lustica Bay tem um visual diferente porque é mar aberto. É uma marina bonitinha, gostosa para passear no fim de tarde, com boas opções de restaurantes. Fomos muito cedo, antes ds 16h, então não tinha muito movimento. É a noite que enche e que se sente mais a vibe gostosa do lugar. Tem um hotel bem bacana no local, o The Chedi Lustica Bay.
/// MAPA
Explore pelo mapinha abaixo todos os pontos que foram citados aqui no post:
::: Clique AQUI para acessar o post com dicas gerais de Montenegro, uma introdução ao seu roteiro – tudo o que você precisa saber antes de viajar para Montenegro
Espero que tenham amado Kotor assim como nós!! Que lugaaar!
Assista toda a nossa viagem que foi mostrada ao vivo pelo Instagram Stories:
Leia também:
Outros posts de Montenegro:
- Dicas gerais de Montenegro (roteiro completo)
- Dicas de Budva e Sveti Stefan
- Review do hotel Villa Geba Sveti Stefan
Por Lala Rebelo
::: Siga-me no instagram @lalarebelo
Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link (pode ser qualquer hotel, não apenas os recomendados e não apenas em Montenegro! Qualquer destino!!!).
Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂
↑ Voltar ao começo do post