As Ilhas Virgens Britânicas, mais conhecidas como BVI (British Virgin Islands), são o mais novo point de kitesurfe. Mar com água azul turquesa, praias vazias (sem muita gente surfando junto) e ventos frequentes e potentes fazem desse destino um achado para quem ama o esporte.
O arquipélago das Ilhas Virgens Britânicas é formado por 4 principais ilhas: Tortola, Virgen Gorda, Jost Van Dyke e Anegada. É essa última, mais isolada ao norte (a 45km de Tortola, onde fica a capital Road Town), que atrai os praticantes de kitesurf.
Mas não pense que só de ventos vive Anegada… A ilha se destaca por ter um dos mais preservados arrecifes de corais do Caribe, com abundante vida marinha, o que a torna imperdível também para os mergulhadores.
E claro, BVI também é um SUPER destino para quem ama descansar na praia e não praticar esporte nenhum além de bronzear! rs 🙂 A cor do mar é de explodir o #turquesômetro!
A novidade é que, em 10 e 11 janeiro de 2020, a ilha recebe mais uma edição do festival de esportes aquáticos, o Anegada Kite & Paddle. Serão dois dias de práticas de kitesurfe e stand up paddle, para iniciantes e também os que já se arriscam na prancha, com direito a aulas de ioga e meditação, além de muita música e comidas típicas.
Como chegar nas Ilhas Virgens Britânicas?
Não há voos diretos do Brasil para as Ilhas Virgens Britânicas, nem mesmo dos Estados Unidos (continental). Para chegar no principal aeroporto do destino, em Tortola / Beef Island (Terrence B. Lettsome Airport – EIS), é preciso fazer uma parada em Porto Rico, St. Thomas (Ilhas Virgens Americanas), Antigua ou St. Maarten.
O jeito mais comum é ir do Brasil para Miami, para depois chegar no Caribe. Mas você também pode voar para Puerto Rico e St. Maarten via Panamá (Copa Airlines).
Estando já em uma dessas ilhas caribenhas “maiores”, pegue um voo da Liat, da Seaborne, da Air Sunshine, da Cape Air ou da interCaribbean Airways para Tortola. De todas essas, eu já voei com a LIAT e com a interCaribbean e achei bem ok! 😉
Como chegar na ilha de Anegada?
A ilha antes podia ser acessada apenas por barcos particulares. Mas agora ficou bem mais fácil chegar em Anegada. Pegue um ferry que sai diariamente das ilhas de Tortola ou Virgin Gorda.
Você também pode chegar em Anegada de avião vindo de Tortola, com a VI Airlink.
Onde ficar em Anegada?
Em Anegada, a melhor opção é o novo hotel do Anegada Beach Club. Cabanas rústicas e charmosas, com vista para o mar.
Como provavelmente você vai precisar passar pela belíssima ilha de Tortola (que tem uma ótima infraestrutura), aproveite para ficar uns dias no destino. Veja aqui os melhores hotéis de Tortola.
Onde comer e beber em Anegada?
O Anegada Beach Club é uma excelente opção de bar e restaurante, pé-na-areia, assim como o The Lobster Trap, do mesmo dono (para comer lagostas frescas grelhadas).
Anegada é famosa pelas lagostas! Todos os anos, em novembro, acontece o festival gastronômico Anegada Lobster Festival.
Mapa – onde fica as Ilhas Virgens Britânicas?
Por Lala Rebelo
Informações enviadas por Makata Latam
Gosta de kitesurf? Então leia também:
- Zanzibar – Tanzânia – África
- Trinidad & Tobago – Caribe
- Punta Chame – Panamá – América Central
- Fortaleza – Ceará – Brasil
Combine sua viagem para as Ilhas Virgens Britânicas com:
- Porto Rico – um pedacinho dos EUA no Caribe
- St. Maarten & St. Martin – uma ilha azul dividida entre Holanda e França
- Anguilla – um dos destinos mais turquesas do Caribe
- St. Barth – o charme da Riviera Francesa no Caribe
- Turks and Caicos – tipo Maldivas só que muito mais pertinho
- Bahamas – com destaque para Exuma, a ilha dos porquinhos
- Antigua e Barbuda
- Ilhas Virgens Americanas
- Panamá – praias no Pacífico e no Caribe
- Miami – muito além das compras
- Flórida além do óbvio e as praias da costa oeste