O Hotel The Yeatman é um dos hotéis mais luxuosos de Portugal e a melhor opção de hospedagem no Porto. Com o selo Relais & Châteaux, acolhe seus hóspedes em um ambiente clássico, com ares britânicos, com a hospitalidade e simpatia portugueses.
O conceito e a essência do The Yeatman foram inspirados em um único tema: VINHOS. A começar pela piscina de borda infinita, em forma de um decanter. Até mesmo os elevadores nos fazem sentir em um vinhedo ou em uma cave, pois estão envelopados com fotografias desses lugares. Cada quarto é decorado com itens de uma vinícola portuguesa (e leva o nome dessa vinícola) e amenities são Caudalie, com produtos à base de vinhos. O hotel tem a mais abrangente cave de vinhos portugueses do mundo.
A arquitetura do The Yeatman é surpreendente, sendo a entrada no nono andar do prédio (o último) e as demais comodidades nos andares inferiores. Ou seja, ao chegar na recepção, aparentemente um edifício com apenas 1 pavimento, você nem imagina tudo o que está “por baixo”.
Os corredores dos quartos também foram surpreendentes para mim, pois cada andar traz uma exposição diferente: “época dos descobrimentos”, “história de Porto e Vila Nova de Gaia”, “mapas” e “as principais regiões vitivinícolas de Portugal”.
::: Leia também: dicas do Porto – o que fazer na cidade
A seguir, mais detalhes do The Yeatman:
/// LOCALIZAÇÃO
O hotel The Yeatman não está localizado na cidade do Porto e sim em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio Douro. E é exatamente por isso que sua localização é singular. Desse ponto se tem a melhor vista do Porto. De lá, é possível ver a ponte D. Luís I, a Ribeira, as casinhas coloridas, a imponente Torre dos Clérigos… E muito mais. A piscina externa do The Yeatman dá um toque especial na paisagem.
Mas a localização do The Yeatman não é privilegiada apenas pela vista. Hospedar-se em Vila Nova de Gaia é também estar em um ambiente histórico. As tradicionais caves de vinho do porto estão ao redor do hotel e é possível visitá-las a pé. Por exemplo, para visitar a Taylor’s, basta atravessar a rua.
Em 5 minutos de carro ou em 20 minutos a pé já se está do outro lado do rio e há uma estação de metrô a 10 minutos de caminhada do hotel (General Torres).
/// ACOMODAÇÕES
O tema VINHO está presente também na decoração dos 109 quartos e suítes. Cada uma das acomodações é personalizada (não há um quarto igual ao outro), decorada com objetos de um produtor de vinho português. O nosso, um quarto superior, era no tema da tradicional vinícola Luís Pato.
Todos os tipos de quartos (executivo e superior) são parecidos em metragem (30-40m2), mudando apenas a disposição do mobiliário e também o tipo de “área aberta” (uma varanda ou um terraço mais amplo). Mas ambos são muito espaçosos, contam com banheira de hidromassagem no banheiro e vista deslumbrante da cidade do Porto.
Amenities CAUDALIE – produtos à base de vinhos.
Há também as suítes e suítes master, muito mais amplas (44-65m2 & 60-90m2, respectivamente), que não cheguei a conhecer.
A melhor suíte do The Yeatman é a suíte presidencial, inaugurada em 2018, com 170m2. Conta com dois quartos, sala de estar, lareira, banheira em cobre, banheiros para cada quarto e, o melhor, um terraço com 115m2 e piscina privativa.
/// LAZER
Se você não quiser sair do hotel por alguns dias, não será necessário, porque dentro dele há muitas opções de lazer (mas claro que você vai sair, afinal, está no Porto!). O The Yeatman conta com uma piscina externa com borda infinita em formato de decanter que é o ícone do hotel. Ela é linda de dia ou de noite, quando iluminada. Há janelinhas embaixo d’água.
Também há a piscina interna, que faz parte do complexo do SPA. Esta também tem uma belíssima vista e é levemente aquecida (pelo menos no verão/outono, quando fomos). O SPA é assinado pela CAUDALIE, com seus produtos à base de vinho. Há banhos de imersão em barris, massagens relaxantes, ducha Vichy, roman bath, hamman e sauna.
O hotel também conta com uma academia bem equipada.
O The Yeatman está todo rodeado por jardins, o que torna a estadia muito agradável. A área no último andar (rooftop) também é linda, e além da vista fabulosa, está ali uma oliveira com mais de 1350 anos!
Apesar de ser um hotel muito romântico (uma delícia pra quem vai de lua de mel), achei o The Yeatman bem family-friendly. Tem até mesmo um kids club, com serviço de babá mediante reserva.
/// GASTRONOMIA
Como um bom hotel detentor do selo Relais & Châteaux, a gastronomia está entre os destaques. O Restaurante Gastronómico (The Restaurant) é o único 2 estrelas Michelin do Porto. Sob o comando do chef Ricardo Costa, os dois menus degustação, harmonizados, trazem interpretações contemporâneas de pratos tradicionais portugueses. É preciso reservar com antecedência (clique aqui). Nós, mesmo como hóspedes, não conseguimos mesa porque não reservamos previamente.
O segundo restaurante do hotel, The Orangerie, é uma opção de jantar menos formal, com menu à la carte. Aos domingos abre também no almoço. Nós jantamos por lá e aprovamos. Pedimos um prato chamado “Peixes da Nossa Costa”, uma caçarola de peixes e frutos do mar com arroz, e estava delicioso!
A vista de ambos restaurantes é extraordinária.
Há um bar/restaurante na piscina externa, para lanches rápidos e almoços (comemos lá na tarde que chegamos em Portugal), e também um bar no rooftop.
Senti falta apenas de uma opção mais sofisticada para o ALMOÇO diariamente.
O café da manhã (ou pequeno-almoço, como dizem os portugueses) é servido no mesmo local do restaurante The Orangerie (lindo) e é muuuuito completo. Há um salão com diversos tipos de queijos, pães, mel, doces portugueses, frutas, cereais servidos no estilo buffet (salmão, caviar e espumante não ficam de fora do menu). E há também os pratos quentes à la carte. Se o clima permitir, pegue uma mesinha na parte externa. 😉
O The Yeatman foi a melhor opção possível para a nossa chegada no Porto, depois de uma longa jornada vindo de São Paulo.
Um hotel para relaxar, curtir a vista maravilhosa e as piscinas, comer deliciosamente e tomar um belo vinho português. Além disso, nos receberam muito bem com o nosso bebê!
::: Clique aqui para reservar a sua estadia no Hotel The Yeatman
Veja no mapa abaixo a localização do The Yeatman:
Também nos hospedamos no Infante Sagres, hotel do mesmo grupo do The Yeatman, localizado no centro histórico do Porto. Clique aqui para ler o review.
Vai viajar para Portugal? Leia também:
- Roteiro completo de viagem para Portugal
- Dicas de Porto
- Dicas de Lisboa
- Dicas do Douro (vinícolas)
- Dicas de Óbidos e Aveiro
- Dicas do Algarve (praias)
Por Lala Rebelo
::: Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta minha página no facebook /LalaRebeloTravelBlog