havaí com bebê
Estados Unidos

Dicas do Havaí – Roteiro de viagem

Oahu, Maui, Kauai, Big Island, Lanai e Molokai

Encontre aqui nesse post todas as dicas do Havaí. Um pouquinho de todas as ilhas: Oahu, Maui, Kauai, Big Island (ou Hawaii), Lanai e Molokai. Um guia completo com informações de clima (qual a melhor época?), transporte (como chegar, como se locomover), roteiro ideal de viagem para o Havaí, quais ilhas visitar, as principais atrações, os melhores hotéis, um pouco da história e cultura e muito mais!

Espero que gostem das dicas abaixo e se apaixonem pelo Havaí assim como eu!

Four Seasons Oahu Hawaii - Ko Olina - resort and hotel - Lala Rebelo
Pôr do sol em Oahu, a mais conhecida das ilhas havaianas | foto: Lala Rebelo

roteiro havaí

O Havaí não é um destino que sempre esteve na minha lista de sonhos. Claro que tinha vontade de viajar para lá, mas não estava no topo das prioridades, sabe? Porém, definindo nosso destino de férias/carnaval, eis que apareceu uma promoção da LATAM para Los Angeles.

Não queríamos viajar para a Califórnia. Amaaaamos o estado, inclusive já moramos lá (clique aqui para ler os posts), mas queríamos algo diferente (era aniversário de 1 ano do nosso bebê). E aí entendemos que seria uma ótima oportunidade para conhecer o HAVAÍ (que está a aproximadamente 5 horas de voo direto de Los Angeles). Era isso!!! Fechamos! Começamos a ler e a nos empolgar… Algo bom estava por vir!! Não conheço quem foi ao Havaí e não amou.

Passamos 1 semana maravilhoooosa nesse estado americano (sim, apesar de ter uma cultura bem própria e estar “isolado” no Oceano Pacífico, o Havaí é parte dos Estados Unidos), que deixou aquele gostinho de quero mais. Mesmo se você ficar 1 mês no Havaí, ainda assim não terá feito tudo de mais legal que esse destino tem a oferecer. Ficamos realmente apaixonaaaados! ♥

viagem para o havaí - roteiro
Felizes demais em Lanikai Beach, em Oahu | foto: Lala Rebelo

Só achei curioso não ter visto muitos brasileiros por lá (pra ser sincera, vi apenas 2), enquanto na Polinésia Francesa, mais distante e mais remoto (ok, mais romântico, porém tão lindo quanto o Havaí), vi um montão de conterrâneos.

E por que ficamos tão encantados? Porque o Havaí é simplesmente o que eu chamo de “mundo ideal” (um desses lugares no qual eu moraria fácil!): praias lindas (e se engana quem pensa que só há praias com ondas. Há muuuuitas praias calminhas E azuis de explodir o #turquesometro), natureza exuberante, montanhas, riqueza cultural e histórica, gente simpática e relaxada e uma baita infraestrutura (boa gastronomia, todas as lojas que você pensar, das baratex às super chiques, outlets, hotéis incríveis, supermercados e farmácias americanas, boas estradas dignas de road trips e muito mais!). Ah, e tem também O pôr do sol!

Four Seasons Oahu Hawaii - Ko Olina - resort and hotel - Lala Rebelo
Pôr do sol no Four Seasons Oahu at Ko Olina, Havaí | foto: Lala Rebelo

Foram exatamente esses porquês que também me levaram a concluir que o Havaí é um BAITA destino legal para ir com bebês e crianças. É longe? É longe pra caraaaamba. Mas se você levar numa boa as muitas horas de voo (esticando a conexão pra dar uma quebrada), eu juro que vai valer a pena!

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// SOBRE O HAVAÍ

E o que é que tem no Havaí além de ondas, abacaxi e as origens do ex-presidente Barack Obama?

O arquipélago do Havaí é formado por 8 principais ilhas: Oahu (onde fica a capital, Honolulu), Maui, Kauai, Hawaii (mais chamada de Big Island ou The Big Island of Hawaii), Lanai, Molokai, Niihau e Kahoolawe (visitas não são permitidas a essas duas últimas).

O Havaí é um dos 50 estados americanos e, localizado no Oceano Pacífico, fica super isolado. Encontra-se a quase 3000 milhas de distância da Califórnia e 4000 milhas do Japão.

ilhas do havaí
As ilhas do Havaí
onde fica o havaí - distâncias
O Havaí no mapa | créditos: Google Maps

A principal atividade econômica é, de fato, o turismo, mas os abacaxis são muito importantes. Ouvi dizer que mais de 1/3 dos abacaxis comercializados no MUNDO vem do Havaí. UAU! Que tal visitar uma plantação de abacaxi?

O Havaí já foi uma MONARQUIA (o único estado americano que já teve monarquia) e ainda hoje é possível visitar o antigo Palácio Iolani, que se encontra no centro de Honolulu. Em 1898 o Havaí passou a ser um território dos Estados Unidos, mas só em 1959 é que se tornou de fato um ESTADO do país (sim, depois da 2ª Guerra Mundial e do ataque dos japoneses às tropas estadunidenses em Pearl Harbor).

Iolani-Palace oahu hawaii
Iolani Palace – o Palácio Real da monarquia havaiana em Honolulu | foto: hawaii.com

Trata-se de um destino super multicultural (de maioria asiática) e, apesar dos nativos representarem apenas 8% da população (que é de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes), o HAVAIANO é um idioma oficial (o único estado bilingue dos EUA).

Aposto que você já conhece várias palavras: Aloha (oitchau e amor, mas na verdade, é muuuuito mais do que isso!), Mahalo (obrigado), Ohana (família) e Wiki (rápido). Uma palavra que adorei: Keiki (criança). Eles simplesmente nem usam kids. Fofo demais!

Lahaina - front street - Maui - Hawaii
Eu e meu “keiki” em Lahaina, Maui | foto: Lala Rebelo

E você, que teve sua vida marcada pelo “É o Tchan no Havaí” (shame on us) deve estar se perguntando: e o “Hula Hula de lá?! Quebra quebra daqui?” Caaalma!! Cumpadi Washington e Beto Jamaica não estavam loucos em 1998 (sim, há mais de 20 ANOS!). O HULA é tão importante que é considerado mais do que uma dança. É um estilo de vida, pois era a forma de repassar a cultura e as tradições havaianas de geração em geração, em uma época que nem existia a escrita.

Não deixe de ver um show de hula em um LUAU no Havaí (sem as Sheilas, óbvio). 😉

hula dancing hawaii
Bailarinas de Hula – dança tradicional do Havaí | foto: gohawaii.com

fuso horário idioma moeda tipo de tomada voltagem havaí

*Para usar eletrônicos com voltagem de 110 a 127V. 

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// VOOS
::: Como chegar no Havaí

O jeito mais fácil de ir do Brasil para o Havaí é pegando um voo direto para Los Angeles (quem faz esse trecho é a American Airlines, mas compramos nossas passagens com a LATAM). São aproximadamente 12h de voo.

De Los Angeles, voe para alguma das ilhas havaianas (a que você escolher para começar seu roteiro). Há voos diretos de LA para Oahu (HNL – Honolulu), Maui (OGG – Kahului), Kauai (LIH – Lihue) e Big Island (KOA – Kailua). Pesquise nas cias aéreas: American Airlines, Hawaiian Airlines, Alaska, Delta e United. A duração do voo é de aproximadamente 5 horas.

[Você já pode comprar o ticket todo junto até o Havaí, mas por causa de milhas, nós quebramos as passagens]

Chegamos em Oahu voando Hawaiian Airlines (exceleeeente!) e fomos embora de Maui voando United. Isso é uma das coisas boas de viajar para o Havaí. Você não precisa voltar para a “ilha principal” para pegar o voo internacional.

aeronave hawaiian airlines
Interior da aeronave da Hawaiian Airlines que faz o trecho de Los Angeles ao Havaí | foto: Lala Rebelo

Recomendo muito que você estique a sua conexão na ida ou na volta para conhecer Los Angeles ou viajar pela Califórnia (já ouviu falar na Highway 1, estrada maravilhosa que vai beirando o Oceano, passando por San Francisco, Carmel, Big Sur, Santa Bárbara e vários outros pontos legais?! Leia aqui.).

Nós fomos mais “doidos” e também fomos para Los Cabos – México na mesma viagem (2h de voo de Los Angeles).

Também dá para chegar com 1 conexão via Nova York, Atlanta, Washington, Chicago e Houston.


::: Como ir de uma ilha à outra no Havaí

Para ir de uma ilha a outra é preciso ir de avião. O trecho mais longo não leva mais do que 1h de voo. De Oahu a Maui, por exemplo, demorou 40 minutos. A principal cia aérea havaiana é a Hawaiian Airlines. Achei ótima.

Apenas as ilhas de Lanai e Molokai podem ser acessadas de ferry partindo da vizinha Maui (partem de Lahaina). Pesquise: ferry entre Maui e Lanai / ferry entre Maui e Molokai. Mas também há voos para as duas (Hawaiian Airlines, Mokulele e Lanai Air).

COMO CHEGAR NO HAVAI VOOS PARA O HAVAI
Olha que linda nossa chegada em Maui – Havaí | foto: Lala Rebelo

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR PARA O HAVAÍ

Como Havaí é Estados Unidos, brasileiros precisam de passaporte e VISTO AMERICANO. Não é necessário ter vacina contra febre amarela.

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// ALUGUEL DE CARRO – Como se locomover nas ilhas do Havaí

A melhor dica que posso dar a você é: alugue um carro no Havaí! Um não… Vários! Um em cada ilha que você visitar. As praias e outras atrações são bem espalhadas e as distâncias são razoáveis (40 minutos… 1 hora…).

Eu sempre alugo pela RentalCars e NUNCA deu errado \o/ Faço a reserva pelo site e retiro o carro no destino (geralmente no aeroporto).

*Viajando com bebê: ainda mais importante ter o carro. Além de poder solicitar a cadeirinha, você terá mais mobilidade para explorar o destino, além de poder encher o carro de tralhas! rs

No Havaí soa muuuuuito legal alugar um carro conversível (você verá dezenas de Mustang!), mas tenha algo em mente: lá chove muito e de repente! Então, mesmo que a capota suba automaticamente, é preciso parar para fazê-lo. E aí até conseguir você pode estar já molhado! 😀

Dica: baixe os mapas off-line do GoogleMaps, para usá-los mesmo sem internet!

Abra seu app Google Maps > Clique nas 3 linhas no canto superior esquerdo > Clique em mapas off-line > Mapa Personalizado > Selecione a área que deseja baixar (coloque a ilha havaiana dentro do quadradinho). Depois é só usar seu maps normalmente, mesmo off-line, para traçar rotas e tudo mais. O mapa off-line fica disponível no seu celular por 30 dias.

*Mas dessa vez estava usando esse chip com internet ilimitada, e nem precisei ficar off-line! Vou falar mais desse chip abaixo.

dirigir no havaí - aluguel de carro
Olha que lindo é dirigir no Havaí! | foto: Lala Rebelo

Para quem não quer dirigir, há taxi, UBER e Lyft no Havaí. Óbvio que você não terá a mesma liberdade de ter um carro alugado, mas dá para se virar dessa forma.

* Quando você reserva seu carro por esse link, eu ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso. Obrigada! 

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// CLIMA – Melhor época para viajar para o Havaí

A melhor época para ir para o Havaí vai depender do que você está buscando no destino, mas não existem graaaandes alterações e você pode viajar para lá em qualquer época do ano. Basicamente só existem duas estações no Havaí:

. Verão (kau): de maio a outubro, com temperaturas que podem chegar a 30ºC durante o dia, com pouco vento e pouca chuva. A água fica agradável e pode chegar a 26ºC (delícia, né?!). Essa é a melhor época para quem busca mar calminho, sem ondas (mas ainda assim é possível encontrar ondas em certas praias, dependendo do dia) e com a cor mais turquesa!

. Inverno (hooilo): de novembro a abril, com média de 25ºC durante dia e 15ºC a noite. Faz um ventinho bem gelado a noite (leve casaco corta-vento), mas de dia, quando bate o sol, é um calorão. Esses são os meses em que costuma chover mais, mas são chuvas localizadas. Por causa das montanhas altíssimas, se chove de um lado da ilha, pode ser que esteja sol do outro lado.

Para quem vai ao Havaí para surfar, é ideal ir no inverno, pois as tempestades no Pacífico nessa época trazem as ondas gigantes para as praias da costa norte das ilhas. Mas claro que não é todo dia e toda hora que se vê ondas gigantes. E, mesmo nessa época, ainda é possível encontrar muuuuuitas praias calminhas espalhadas pela ilha. O mar fica mais frio, com temperatura em torno de 23ºC.

Minha experiência: fomos na primeira semana de março, ou seja, ainda no inverno. A previsão era de chuva TODOS OS DIAS, mas só ficou nublado uma manhã em Oahu. Ventava bastaaaante, mesmo de dia, mas não fazia FRIO (claro que a noite estávamos de casaquinho). O mar, para mim, era gelado, mas meu marido e o bebê ficaram o tempo todo na água (pra eles, a temperatura era OK). Muita gente surfando em North Shore (Pipeline), mas não vimos ondas gigantes. A água estava bem calminha em quase todas as praias que fomos ao redor das ilhas. Como não surfo, gosto de calor, sol de rachar, água morna e ainda viajo com o bebê, o ideal era ir nos meses do verão, mas mesmo assim, aproveitamos muito!!!!

Four Seasons Oahu Havai - resort Ko Olina Hawaii
Um dos dias lindos que pegamos no Havaí – praia em Ko Olina, no Four Seasons Oahu | foto: Lala Rebelo

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// QUANTOS DIAS FICAR NO HAVAÍ

Essa é a pergunta mais difícil. Quantas ilhas você quer visitar? Acho que o ideal é ficar 10 DIAS no Havaí, visitando DUAS ILHAS (conhecendo cada ilha com mais calma) ou TRÊS (ficando menos tempo em cada). Lembre-se que mudar de ilha envolve trâmite de aeroporto.

Se você tem 10 dias, uma boa ideia, na minha opinião, seria: Oahu + Maui + Lanai ou Molokai (pois são ilhas menorzinhas, para 2 dias, e se chega de ferry de Maui).

Outra sugestão é ir por pelo menos 1 SEMANA visitando DUAS ILHAS (por exemplo: 4 dias em Oahu e 3 dias em Maui). A verdade é que tem gente que fica 1 MÊS só em Oahu e ainda assim não vê tudo! rs

Nós ficamos 5 dias inteiros em Oahu (4 noites) e foi o suficiente para ver o melhor da ilha e ainda descansar um pouquinho no nosso hotel Four Seasons Oahu. Também ficamos 3 dias em Maui (2 noites) e foi legal, mas a ilha é tão incrível que teria ficado 1 ou 2 noites mais. Mas foi um roteiro incrível de qualquer forma. Eu fui embora com muuuuuita vontade de ter conhecido também Kauai, mas para isso eu precisava ter ficado pelo menos mais 3 dias no Havaí.

Está indo para o Havaí (tããão longe! E caro, né?!) e quer conhecer de uma vez as 4 principais ilhas (Oahu, Maui, Kauai e Big Island)??? 15 DIAS seria o ideal. Mas EU, Lala Rebelo, ficaria satisfeita com 3 ilhas (porque mesmo as ilhas sendo bem diferentes, acho que em algum ponto o roteiro acabaria ficando repetitivo).

Difícil, né?! Sorry escrever tanto sobre o tema. Mas nunca foi tão difícil chegar a um consenso interno (certeza que você verá muita opinião completamente diferente em outros blogs).

Four Seasons Oahu Hawaii - Ko Olina - resort and hotel - Lala Rebelo
Curtindo com muita calma nossos dias no Havaí. Praia do Four Seasons Oahu | foto: Lala Rebelo

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// QUAIS ILHAS CONHECER NO HAVAÍ? 

Eita, outro tema difícil… Dúvida cruel. Uma coisa é certa: NÃO DÁ PARA CORTAR OAHU. E aí quais outras ilhas visitar vai depender do seu perfil. Eu fui para Oahu e para Maui (mas quaaaase fui para Kauai. Queria ter ido a essas 3. Confesso que a Big Island não me tentou tanto, mas conheço quem diz que essa é a favorita das 4).

Aqui vai um resuminho de cada uma delas para te ajudar a decidir:

  • OAHU

Chamada de “Coração do Havaí”, pois é a ilha onde tudo acontece. É em Oahu que está a capital do Havaí, Honolulu (e a famosa Waikiki Beach e o vulcão Diamond Head).

Antes de ir, eu achava que Oahu era uma ilha “civilizada demais”, quase como Miami Beach, sabe? Sem muuuuita natureza. Mas não é nada disso! Óbvio que Honolulu é um cidadão, com um monte de prédio alto (e feio) que faz até você se perguntar se está mesmo no Havaí…

waikiki beach - honolulu - oahu -havaí
A famosa Waikiki Beach em Honolulu | foto: Lala Rebelo
waikiki beach - honolulu - oahu -havaí - lojas
A rua principal de Waikiki / Honolulu, Kalakaua Ave, cheia de lojas famosas | foto: Lala Rebelo

Mas a parte de natureza é simplesmente fantástica!!! Muuuuito verde, muuuuuita praia com água azul turquesa (meeeesmo!!! De fazer os olhos arderem), muuuitas ondas (é lá que fica North Shore e as famosas praias de surf Banzai Pipeline e Waimea Bay e a cidadezinha histórica Haleiwa), muitas montanhas e, claro, como todo destino com boa infraestrutura (ainda mais nos Estados Unidos), muitas lojas (outlet e lojas de grife), hotéis de luxo (e mais econômicos também), vida noturna e bons restaurantes.

Banzai Pipeline - North Shore - Oahu - Havaí surf
A famosa Banzai Pipeline, em North Shore. A praia do surf! | foto: Lala Rebelo
Banzai Pipeline - North Shore - Oahu - Havaí surf
Facilmente se percebe que não somos surfistas! hahaha | foto: Lala Rebelo
Waimea Bay - North Shore - Oahu - Havaí surf
Waimea Bay em um dia de mar calminho. Nessa praia há ondas gigaaaantes! | foto: Lala Rebelo

É em Oahu também que fica Pearl Harbor, base naval americana atacada pelos japoneses na 2ª Guerra Mundial.

pearl harbor arizona memorial oahu hawaii
Memorial Arizona em Pearl Harbor, Oahu | foto: Lala Rebelo

No leste de Oahu estão as atrações que mais amei: Lanikai Beach (uma das praias mais turquesas da vida! Não deixe de fazer a trilha Lanikai Pillbox para ter uma vista linda do alto), Kailua Beach (também muito turquesa), Makapuu Lookout (um mirante com um visual bizarramente lindo) e Hanauma Bay (uma baía preservada, perfeita para fazer snorkel em seus corais). Dirigir na costa leste é maravilhoso. A estrada vai beirando o oceano e, de quebra, ainda víamos muitas baleias saltando!

Lanikai Beach - Oahu - Hawaii
A maravilhosa praia de Lanikai, em Oahu | foto: Lala Rebelo
Lanikai Pill Box Hike oahu island havai havaí
A vista do alto da Lanikai Pillbox. Demais, heim? | foto: Jéssica Zeidler (cunha!!!)
makapuu lookout oahu hawaii
Makapuu Lookout, em Oahu | foto: Lala Rebelo
hanauma bay - oahu - havaí
Hanauma Bay é maravilhoooosa! E super preservada. | foto: Lala Rebelo

O Hoomaluhia Botanical Garden também é imperdível.

Hoomaluhia Botanical Garden - Oahu - Hawaii
Hoomaluhia Botanical Garden em Oahu | foto: Lala Rebelo

E se você gosta de fazer compras quando viaja para os Estados Unidos, não perca o Waikele Premium Outlets (muita coisa barata meeesmo! Comprei mala Samsonite e bolsa Tory Burch com baita desconto!). Em Honolulu tem também o Ala Moana, que dizem ser o maior shopping ao ar livre do mundo.

::: Onde ficar em Oahu?

. Four Seasons Oahu – fica muito bem localizado em Ko Olina, na costa oeste, região com fácil acesso a todos os pontos da ilha. O hotel tem quartos espaçosos, excelente serviço, uma baita infraestrutura (4 piscinas e vários restaurantes!) e uma praia de água bem calminha. É um Four Seasons, né?! Opção ideal para quem viaja em família com crianças ou em casal. Clique aqui para reservar.

Contei todos os detalhes da nossa estadia no Four Seasons Oahu aqui.

Four Seasons Oahu Hawaii - Ko Olina - resort and hotel - Lala Rebelo
Four Seasons Oahu, Havaí | foto: Lala Rebelo
Four Seasons Oahu Hawaii - Ko Olina - resort and hotel - Lala Rebelo
Praia super calminha do hotel Four Seasons Oahu | foto: Lala Rebelo
Four Seasons Oahu Hawaii - Ko Olina - resort and hotel - Lala Rebelo
Pôr do sol na Adult Pool do Four Seasons Oahu | foto: Lala Rebelo
Four Seasons Oahu Havai - resort Ko Olina Hawaii
Amamos a varanda do nosso quarto! | foto: Lala Rebelo
Four Seasons Oahu Havai - resort Ko Olina Hawaii
Colocaram até uma tenda no quarto para o bebê brincar! Four Seasons Oahu | foto: Lala Rebelo

Se você prefere se hospedar no agito de Waikiki, recomendo: Halekulani (The Leading Hotels of the World), The Royal Hawaiian (Luxury Collection – Marriott), Moana Surfrider (Westin) e Hilton Hawaiian Village. Todos são na beira da praia.

::: Aeroporto para chegar em Oahu: Honolulu (HNL).

Clique aqui para ler dicas completas de Oahu (dicas de restaurantes, mais hotéis, mais fotos, mais detalhes das praias, achadinhos e muito mais!).

roteiro havaí

  • MAUI

A “Ilha do Vale” é linda e tem muito daquela vibe havaiana do nosso imaginário. Acaba sendo a opção de quem quer ir a apenas 1 ilha, mas quer fugir de “cidade grande”. Foi eleita a melhor ilha pela Condé Nast Traveler. Mas não pense que a ilha é roots não. Há ótimas estradas, supermercados enormes, lojas, restaurantes… Ela só não tem uma cidade tão desenvolvida como Honolulu.

A cidade de Lahaina, na costa oeste de Maui, é, para mim, o lugar mais charmoso da ilha. Lahaina já foi capital do Reino do Havaí e seu centrinho ainda guarda várias construções históricas, em madeira. É uma graça!!! Que delícia passear por lá. O pôr do sol em Lahaina é maravilhoso e a vista é sempre linda, pois vemos as ilhas de Lanai e Molokai na paisagem (aliás, é de lá que partem os ferries para as duas vizinhas). E no inverno é possível avistar muuuuitas baleias na área!

Lahaina - front street - Maui - Hawaii
Olha que graça é o centrinho histórico de Lahaina, Maui | foto: Lala Rebelo
Lahaina - front street - Maui - Hawaii - sunset
O pôr do sol em Lahaina, com vista para Lanai e Molokai, é o máximo! | foto: Lala Rebelo

Kaanapali Beach e Kapalua Bay, também na costa oeste, são as praias mais famosas. São lindas e têm o mar calmo. Mas, sem ver em nenhum guia, descobrimos a Ukumehame Beach e amamos!! Estávamos passando de carro e nos encantamos pela água clara e calminha e pela atmosfera super relaxada.

Kaanapali Beach - Royal Lahaina - Maui - Hawaii
Kaanapali Beach, praia em frente ao hotel Royal Lahaiana | foto: Lala Rebelo
as praias mais bonitas de maui - Ukumehame Beach - Havaí
Achado: Ukumehame Beach, em Maui | foto: Lala Rebelo
as praias mais bonitas de maui - Ukumehame Beach - Havaí
Delícia de água calminha e transparente em Ukumehame Beach | foto: Lala Rebelo

A costa sul guarda as praias mais lindas e os hotéis mais luxuosos (em Wailea). Amei a Big Beach do Makena State Park (foto de capa do post). Tem a água muito turquesinha, com a ilha de Kahoolawe na paisagem. A Small Beach também fica no mesmo parque, mas é de nudismo.

Big Beach - Makena State Park - Maui - Hawaii
Big Beach, no Makena State Park | foto: Lala Rebelo
Big Beach - Makena State Park - Maui - Hawaii
A praia é enorme e a água muito turquesa! | foto: Lala Rebelo

Se você gosta de mergulho, precisa pegar uma excursão de barco para Molokini, uma cratera de vulcão extinto, que abriga muita vida marinha.

molokini crater maui
Molokini Crater, em Maui – para fazer snorkel | foto: molokinimaui.com

Mas… E a famosa Road to Hana? Muitos vão para a ilha apenas por causa dessa estrada cheeeeia de curvas na costa leste, que vai beirando o Oceano, passando por cachoeiras, florestas e praias de areia escura. Uma costa bem selvagem!! Acabamos não indo pelo baby. Há quem vai e amaaaa e há quem diz que não tem nada demais. Só indo pra saber se vale mesmo a pena! 😉

road to hana maui
Meu irmão na Road to Hana em Maui

Ah, e claro que também há surf em Maui (vá para a cidade de Paia, com vibe descolada). Apesar de Oahu ter as praias mais famosas, fica em Maui o pico com uma das maiores ondas já surfadas no mundo: Jaws (ou Pe’ahi na língua local), mas o acesso é super difícil (apenas com 4×4).

::: Onde ficar em Maui?

Prepare-se, pois Maui é uma ilha muuuito cara.

[Lahaina & Região]

Eu amei ter ficado na costa oeste, pertinho de Lahaina. Infelizmente não há bons hotéis no centrinho (recomendo apenas o flat Aina Nalu Lahaina by Outrigger – dica da querida Flavia Pires Explora), portanto, o melhor é ficar nas praias das proximidades, como Kaanapali (5-10 minutos de carro do centrinho). Nós ficamos no Royal Lahaina Resort que era bem ok (bom custo-benefício, não cobrava resort fees e estava na beira da praia). Outras sugestões (hotéis melhores): The Westin Maui e Hyatt Regency Maui.

Royal Lahaina Resort Maui Hawaii
A vista da nossa varanda no Royal Lahaina Resort, em Maui | foto: Lala Rebelo
Royal Lahaina Resort Maui Hawaii
Nosso quarto no Royal Lahaina. Hotel OK, mas a vista era demais! | foto: Lala Rebelo

[Wailea]

Região na costa sul/sudoeste da ilha. Não tem cidade charmosinha como em Lahaina, mas tem praias lindíssimas e os hotéis mais luxuosos, como o Four Seasons Resort Maui e o Andaz Maui.

Four Seasons Resort Maui at Wailea, Havaí
Four Seasons Resort Maui at Wailea, Havaí | foto: Riddle, Don / Four Seasons

::: Aeroporto para chegar em Maui: Kahului (OGG). Mas entre ilhas há voos para Kapalua, na west/north coast, e para Hana, na east coast.

Clique aqui para ler dicas completas de Maui (dicas de restaurantes, mais hotéis, mais fotos, mais detalhes das praias, achadinhos e muito mais!).

roteiro havaí

  • KAUAI

Kauai é chamada de “Ilha Jardim”, devido à quantidade de verde em seu território (uma ilha muuuito preservada, a menos urbana entre as principais). Também é chamada de “chicken island” pois tem galinhas por todo lado! rsrs (também vimos galinhas em Maui e Oahu, mas dizem que em Kauai é surreal!). Eu fiquei louca pra conhecer Kauai porque tudo o que via e lia me passava uma certa magia. Sem dúvidas, tem o litoral mais bonito [e recortado] entre todas as ilhas havaianas.

Kauai Napali Coast Hawaii
Na Pali Coast – ilha de Kauai – Havaí | foto: gohawaii.com

Apesar de ter praias lindas, as principais atrações de Kauai são as falésias gigantescas chamadas Na Pali Coast, o Waimea Canyon (chamado de Grand Canyon do Pacífico) e diversas cachoeiras.

Waimea Canyon Kauai Hawaii
Waimea Canyon – ilha de Kauai – Havaí | foto: Derek Giovanni para Flickr (CC)

Não há estradas para explorar Na Pali Coast (apenas trilhas com alto grau de dificuldade). A maneira mais bonita de ver essas montanhas altíssimas que se estendem por 27km na costa norte de Kauai é de helicóptero. Do ar, você verá, inclusive, uma cachoeira maravilhosa, chamada Manawaiopuna Falls (cenário do filme Jurassic Park).

Outro jeito lindo de conhecer Na Pali Coast é em um passeio de barco (saindo de Port Allen, na costa oeste). No verão, quando o mar está mais calmo, também dá para fazer um tour guiado de caiaque.

napali coast kauai hawaii view from helicopter flight
Na Pali Coast em Kauai vista do passeio de helicóptero | foto: Wally Gobetz para Flickr (CC)
na pali coast kauai from sea
Na Pali Coast em Kauai vista de um passeio de barco | foto: Craig James para Flickr (CC)
Jurassic Park Falls - Kauai Hawaii - Manawaiopuna Falls
A famosa Jurassic Park Falls em Kauai vista do passeio de helicóptero (nome oficial é Manawaiopuna Falls) | foto: Andy LoPresto para Flickr (CC)

Quem vai atrás de surfe, deve ir para a pitoresca cidade de Hanalei Town.

Uma das praias mais bonitas da ilha é Ke’e Beach, ainda na costa norte, que tem água muito azul turquesa. Deixe para ir na maré baixa para ver os corais.

Ke'e Beach kauai hawaii
Ke’e Beach vista da Kalalau Trail – Kauai – Havaí | foto: Jim Twitchell para Flickr (CC)

::: Onde ficar em Kauai?

Uma boa região para se hospedar é Poipu, no sul da ilha. Praia bonita com boas opções de hotéis como Koa Kea Hotel & Resort, Sheraton Kauai Resort, Grand Hyatt Kauai Resort & Spa e Koloa Landing Resort (Autograph Collection/Marriott). Há hotéis para todos os gostos em Kauai e não se trata de uma ilha exageradamente cara como Maui. Veja todas as opções de hospedagem em Kauai aqui.

::: Aeroporto para chegar em Kauai: Lihue (LIH).

roteiro havaí

  • BIG ISLAND (HAWAII)

A Big Island é a ilha mais jovem (geologicamente falando) e, como o nome diz, é a maior do Havaí (tem mais do que o dobro do tamanho das vizinhas!). E continua crescendo. Por ter um vulcão em plena atividade (Kilauea – o mais ativo do mundo), a ilha cresce dia após dia (visível aos olhos).

É a ilha para os mais aventureiros e gostar de fazer trilhas é (quase que) essencial. Por ser uma ilha, óbvio que a Big Island está cheia de praias (apesar de nem ser o foco), mas as que mais chamam a atenção é as de areia preta, como Punaluu Black Sand Beach.

Punaluu Black Sand Beach Big Island Hawaii
Punaluu Black Sand Beach – Big Island – Hawaii | foto: gohawaii.com

Acho que por isso acabei não considerando tanto incluir Big Island no meu roteiro, pois não sou das mais atletas e amantes de aventura! Mas já que é possível ver a lava do vulcão bem de perto também de helicóptero ou de barco (além das trilhas), se tivesse tempo, iria a Big Island sim (com foco nesse passeio!).

O verdadeiro atrativo da Big Island são os vulcões! Se quando você estiver na ilha, a lava estiver caindo no mar, encare o “passeio” de barco para viver uma das experiências mais únicas e esfumaçadas da vida (com mar agitado MESMO). Pesquise: passeio de barco para ver a lava do vulcão Kilauea.

Kilauea Volcano - Big Island - Hawaii - lava from the sea
Lava do Vulcão Kilauea derramando do mar – Vista do passeio de barco | foto: milquetoast para Flickr (CC)
Kilauea Volcano - Big Island - Hawaii - lava from the air helicopter flight
O caminho da lava do Vulcão Kilauea visto de cima, no helicóptero | foto: milquetoast para Flickr (CC)

A parte boa de fazer a trilha (prepare-se para caminhar muuuito e com cuidado, pois o solo é cortante) é que você pode não só chegar super pertinho da lava, como esperar o anoitecer e ver a lava brilhando no escuro. Melhor contratar um passeio guiado para essa aventura. No Hawaii Volcanoes National Park (sim, há um parque nacional só para os vulcões da Big Island) você também pode visitar cavernas formadas pela lava (lava tubes).

::: Onde ficar em Big Island / Hawaii?

[Kona e região]

Os melhores hotéis ficam na costa oeste da ilha, perto do aeroporto de Kona. Região mais turística, com praias bonitas, principalmente para fazer snorkel. Aliás, mergulhar com raias-manta é uma das atrações da ilha.

. Four Seasons Resort Hualalai (considerado o Four Seasons mais bonito e romântico do Havaí!)
. Sheraton Kona Resort & Spa 
. Fairmont Orchid

[Volcano ou Hilo]

Como Big Island não é pequena, se você vai focar sua visita nos vulcões (e trilhas), acho melhor se hospedar na cidadezinha de Volcano (ao menos 1 noite) ou em Hilo, que está a uns 40min do parque. Pesquise: hotéis em Volcano e hotéis em Hilo (Hilo já é uma cidade maior, que é, inclusive, onde fica o principal aeroporto de Big Island).

::: Aeroportos para chegar em Big Island: Hilo (ITO) e Kona (KOA). 

Four Seasons Resort Hualalai - Big Island - Hawaii
Four Seasons Resort Hualalai – Big Island – Hawaii | foto: Riddle, Don / Four Seasons

roteiro havaí

  • LANAI

É a menor ilha habitada do arquipélago e fica a apenas 14km de Maui. Chega-se de avião de Oahu, Big Island ou Maui (Lanai Air, Hawaiian Airlines ou Mokulele), ou de ferry de Maui ou barco privativo.

A ilha é conhecida por ser a mais exclusiva de todas. Puu Pehe (ou Rocha dos Amantes) é uma das principais atrações da ilha, pois além de ser um lugar lindo (principalmente no nascer do sol), faz parte do folclore havaiano. Mesmo que seja uma ilha “luxuosa”, é muito relaxada e cheia de personalidade havaiana original. É praticamente a “ilha do Four Seasons Lanai” rs. Se você está indo para descansar e tiver budget para o hotel, Lanai pode ser o lugar certo.

::: Onde ficar em Lanai?
. Four Seasons Lanai (dentro dele tem um restaurante Nobu)

four seasons resort lanai hawaii
Four Seasons Resort Lanai – Havaí | foto: Kraft, Barbara / Four Seasons
Four Seasons Resort Lanai Island Hawaii
Praia do Four Seasons Lanai – Havaí | foto: Vitale, Peter / Four Seasons
Puu Pehe - Lanai Island - Hawaii
Puu Pehe (Rocha dos Amantes) – uma das atrações de Lanai | foto: Riddle, Don / Four Seasons

roteiro havaí

  • MOLOKAI

Eu realmente fiquei com vontade de conhecer Molokai. É a mais autêntica, pois grande parte de seus habitantes são de origem havaiana meeeesmo e levam um estilo de vida rural. Se está buscando um lugar para se conectar de fato com essa cultura, insira a ilha em seu roteiro.

É em Molokai que estão as falésias marítimas mais altas do mundo e o mais longo recife de corais “de franja” (eu não sabia o que era isso, mas pesquisei: são os mais comuns, que existem perto de ilhas ou continentes). Visite Kalaupapa National Historical Parl e Papohaku Beach, uma das praias de areia branca mais extensas do Havaí.

Você sabia que a macadâmia havaiana é famosíssima? E uma delícia??? Em Molokai não deixe de visitar uma fazenda de macadâmia, a Purdy’s All Natural Macadamia Nut Farm. Outra visita interessante é à Coffees of Hawaii (o café de Molokai é servido em todas as ilhas, eles têm muito orgulho do café que produzem localmente).

Você pode chegar em Molokai de avião ou de ferry vindo de Maui (Lahaina). Inclusive pode ir apenas para passar o dia, se o roteiro estiver apertado.

dicas de Molokai havaí
Vista aérea de Molokai | foto: gohawaii.com

::: Onde ficar em Molokai?
A ilha é roots mesmo e quase não há opções de hotéis em Molokai (veja aqui). Por isso, o melhor mesmo é fazer um day-trip de Maui.

DICAS DE HOTÉIS NO HAVAÍ

dicas do havaí - roteiro de viagem
/// O QUE COMER NO HAVAÍ (pratos típicos havaianos)

Uma mistura constante de doce e salgado. Achei tudo muito gostoso e o curioso é que eles usam muuuito pouco sal (eu sou daquelas que jogo sal em tudo e mesmo assim gostei).

. Abacaxi – Gente, é sério… Eu fico brincando, mas tem muito abacaxi lá e é MUITO BOM!!! Muito docinho… E eles comem inclusive com comida salgada. Ex: pedi um prato infantil de frango e o acompanhamento podia ser batata frita ou ABACAXI!! 😀

. Poke – Combinação de peixe cru, shoyu, óleo de gergelim e sal marinho. Há versões mais mirabolantes, inclusive sem peixe (aqui no Brasil o poke está super na moda),

comida havaiana - poke
O POKE havaiano, no restaurante Aloha Mixed Plate em Maui | foto: Lala Rebelo

. Poi – É a base da culinária havaiana, presente em quase todos os pratos. É um purê derivado de uma raíz (planta taro), que não consegui definir se parece mais com batata ou inhame rs.

. Kalua Pig – Um porco enrolado na folha de bananeira, cozido embaixo do solo.

comida havaiana - KALUA PIG
Kalua Pig, no restaurante Aloha Mixed Plate em Maui | foto: Lala Rebelo

. Huli Huli Chicken – Frango grelhado com shoyu, suco de abacaxi (aí ele de novo!) e açúcar mascavo.

. Macadâmias – Hummm… Delícia! Exportam para o mundo todo.

. Shave ice – a famosa raspadinha de gelo com algum sabor. Todo mundo toma!

. Cervejas locais da Maui Brewing Co – Adorei a Big Swell e a Bikini Blonde.

O prato básico havaiano (“PLATE”) é composto de 2 bolotas (ou scoops rs) de arroz branco, 1 scoop de salada de macarrão (aquele macaron do Mac n’ Cheese), um, dois ou três tipos de carne (que pode ser o Kalua Pig, o Huli Huli Chicken etc.), repolho e o poi.

plate hawaii
O tradicional PLATE havaiano (vulgo PF rs) | foto: Bonchan/Thinkstock

Ah, uma palavra fofa do idioma havaiano é “PUPU”. São os aperitivos/entradinhas! Geralmente na “sessão pupu” do cardápio você encontrará o poke ou sushis.

Se você não gosta de provar pratos “diferentões”, fique tranquilo porque nas ilhas sempre há hamburger e pizza! 😉

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL

Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Eu nuuuuuunca viajo sem seguro!!! Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// CHIP DE CELULAR – internet ilimitada 

Nessa viagem usei o chip de celular da EasySim4U. Comprei online ainda no Brasil, o chip chegou na minha casa e, já no avião, coloquei no meu celular e desembarquei nos Estados Unidos com dados ilimitados. Muuuito bom! Era melhor do que o wifi dos hotéis! Clique aqui para comprar.

dicas do havaí - roteiro de viagem

/// MAPA

Acho que “fuçando” o mapinha que montei, vai ficar mais fácil você se localizar e entender as dimensões das ilhas do Havaí. Marquei os pontos mais importantes como aeroportos, praias/atrações famosas e os hotéis recomendados.

/// COMBINAR UMA VIAGEM PARA O HAVAÍ COM…
  • Califórnia (5 horas de voo direto de Los Angeles)
  • Polinésia Francesa (6h de voo direto de Papeete; poucas vezes na semana)
  • Canadá (6h de voo direto de Vancouver)
  • Fiji (6h30 de voo direto de Nadi; poucas vezes na semana)
  • Japão (7h40 de voo direto de Tóquio)
  • Nova Zelândia (9h de voo direto de Auckland)
  • Austrália (9h30 de voo direto de Sydney)

dicas do havaí - roteiro de viagem

E aí, gostou do Havaí? Não é um destino surpreendente? Pra mim, foi muito mais bonito e legal do que eu esperava! Um daqueles lugares que marcam a gente pra sempre e dão vontade de voltar (ou de morar?! hehehe). Espero que você marque logo a sua viagem para lá! 🙂

Leia também os posts: Guia de Oahu e Guia de Maui.

Beijos, Lala

::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
:::
 E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog

Clique para assistir toda a nossa viagem pelo Instagram Stories: Oahu & Maui.

Se o post foi útil pra você e te ajudou muito no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde internacional por este link e comprar seu chip por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! 🙂 São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuuito obrigada! 

Comentários