Sudeste Asiático

El Nido – Filipinas

Ilha de Palawan

Me perguntam com frequência qual é o lugar mais bonito do mundo em que eu já estive. Mas essa pergunta nunca teve uma resposta (impossível escolher apenas UM lugar, não é mesmo?!)… Até que, no mês passado, coloquei meus pés (e meu coração) em EL NIDO, na pontinha norte da Ilha de Palawan, nas Filipinas. Achei meu destino preferido! ♥ Me arrepiei, chorei e não queria mais ir embora de lá. 

El Nido é um daqueles lugares que a gente fica CHOCADO por não serem massivamente conhecidos, e também, agradecido. Nunca estive tão confusa… Ao mesmo tempo que eu sinto vontade de gritar aos quatro ventos, espalhar fotos e convencer todo mundo a viajar para as Filipinas, eu também gostaria de guardar esse lugar só para mim (e para os outros turistas maravilhados que encontrei por lá). Mas já que criei esse blog, a segunda opção não cola, né?! hehehe. Então vamos lá! Já aviso: as chances de você terminar de ler este post e comprar uma passagem imediatamente são ENORMES!!!

Lagen Island - El Nido Resorts
Lagen Island – El Nido Resorts
Big Lagoon - uma das atrações mais famosas de El Nido
Big Lagoon – uma das atrações mais famosas de El Nido


Sobre o lugar

<div class=”separa”><span> AS FILIPINAS </span></div>

O que encontrar nas Filipinas além da última Miss Universo que “tomou” a coroa da colombiana? Confesso que não sabia muita coisa, até me apaixonar por todas as fotos que, de repente, comecei a ver desse país. 

A República das Filipinas é um país do Sudeste Asiático formado por mais de 7.000 ILHAS. Uau! Nessa minha viagem só pude conhecer a pontinha norte de UMA delas. Ou seja, 6.999 motivos para voltar. Tem mais de 100 milhões de habitantes, o que faz das Filipinas o 7º país mais populoso da Ásia e o 12º mais populoso do mundo. Mas mais de 12 milhões de filipinos vivem no exterior (a maior diáspora da atualidade!). Não sei vocês, mas eu sempre vejo filipinos trabalhando em hotéis, navios e restaurantes mundo afora! A capital do país é Manila

Agora vem a parte que mais me instigou… Enquanto todos os países asiáticos que já visitei são budistas ou hinduístas, as Filipinas é um país predominantemente CATÓLICO ROMANO. E sabe por quê? Porque as Filipinas foi colonizada pelos ESPANHÓIS e foi parte do Império por mais de 300 anos. E é por isso mesmo que tem esse nome, por causa do Rei Filipe II

Com a Revolução Filipina (final do século 19), o país se tornou uma república, mas como a Espanha não reconheceu essa independência, cedeu o território aos Estados Unidos. Só em 1946 é que a soberania das Filipinas foi reconhecida. Hoje o país é uma democracia

mapa filipinas el nido palawan onde fica dicas como chegar

<div class=”separa”><span> IDIOMA, CULTURA & CULINÁRIA </span></div>

Por causa desse domínio dos Estados Unidos, há dois idiomas oficiais no país: inglês e filipino (na verdade, o nome oficial é tagalo). Nesse idioma local há uma fortíssima influência do espanhol. Chega a ser engraçado, pois quando os filipinos estão falando, é possível entender algumas coisinhas. Como, por exemplo, “Kumustá?” que significa??? “Cómo estás?” em espanhol!! 🙂

Apesar de estar na Ásia, achei que, em termos culturais, as Filipinas tem muito mais do ocidente do que do oriente. Claro que há muita coisa malaia, polinésia… Mas as influências espanholas (e norte-americanas também) são visíveis aos olhos. Por exemplo, uma das festas tradicionais do país é chamada barrio fiestas. Uma noite no nosso hotel teve uma apresentação de dança típica filipina… E sabe o que era? Uma quadrilha!! Com enfeites de bandeirolas! Igualzinho às nossas festas juninas!

Na culinária não seria diferente. Os pratos mais típicos são as paellas e os cocidos. Come-se MUITO arroz (a base da alimentação local) e a fruta mais popular é a manga. Nada de comida apimentada por lá. Um docinho que gostei muito se chama puto, que é um bolinho de arroz recheado com queijo. A cerveja local, San Miguel, também é muito boa!! 

Cerveja filipina San Miguel
Cerveja filipina San Miguel

Algo MUITO tradicional nas Filipinas é o barco outrigger (também chamado de pumpboat). Essa estrutura toda é para dar mais estabilidade. Dos maiores, para turistas, aos menores, de pescadores, todos que vimos eram assim. 

Um outrigger boat de turistas
Um outrigger boat de turistas
E outro outrigger boat bem pequenininho, de pescador
E outro outrigger boat bem pequenininho, de pescador

<div class=”separa”><span> MOEDA </span></div>

A moeda oficial é o Peso Filipino (PHP). Em El Nido eu não precisei usar dinheiro em cash para nada, mas no aeroporto de Manila consegui comprar um lanche utilizando dólares americanos. 1 dólar é igual a 46 pesos filipinos. 

<div class=”separa”><span> EL NIDO </span></div>

El Nido é um município que fica ao norte da ilha filipina de Palawan. O nome do arquipélago é Bacuit, mas, popularmente, tudo é chamado de El Nido. Para quem gosta do visual de água cristalina (em tons que vão do verde esmeralda ao azul turquesa) com gigantescas falésias calcárias, acredite, esse é “O” lugar. Um mix de Halong Bay, no Vietnã, com Krabi, na Tailândia. São milhares de rochas enormes espalhadas pela baía, que mais parecem terem sido erupcionadas pelo mar. E, claro, muitas praias, lagoas, cavernas e uma vida marinha espetacular.

Sabe a famosa (e maravilhosa) Maya Bay, em Phi Phi Islands, na Tailândia? Diria que El Nido são milhares de Maya Bays juntas (só que muito mais vazias)! É INACREDITÁVEL! As atrações mais famosas são a Big Lagoon e a Small Lagoon (mas há muuuitas outras coisas tão lindas quanto essas duas lagoas). 

El Nido mesmo é uma cidade pequenininha, com poucos habitantes e nada desenvolvida. Ela é apenas a base para explorar o Arquipélago de Bacuit!

Small Lagoon - El Nido - Filipinas
Small Lagoon – El Nido – Filipinas
Small Lagoon, cedinho, quando não há quase ninguém!
Small Lagoon, cedinho, quando não há quase ninguém!
"Flutuando" na Big Lagoon, em El Nido
“Flutuando” na Big Lagoon, em El Nido

<div class=”separa”><span> CLIMA – Quando ir? </span></div>

Para todos que perguntamos por lá, a melhor época para ir a El Nido é de dezembro a maio, quando chove menos (temporada seca). Mas claro que podem haver exceções! Conheço gente que foi em março e pegou dias chuvosos. 

Nós fomos no início de abril e só pegamos SOL e CÉU AZUL t-o-d-o-s os dias. A previsão do tempo nos assustou antes de chegarmos, mas acho que estavam falando de outro El Nido!! 😛 Ufa!

Miniloc Island - El Nido Resorts
Muitos dias de sol! | Miniloc Island – El Nido Resorts

tomada-voltagem-fuso-horario-idioma-moeda-dinheiro-filipinas-el-nido

<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

<div class=”separa”><span> VÔOS </span></div>

[PARA IR DO BRASIL A MANILA, CAPITAL DAS FILIPINAS]

Como vocês devem imaginar, as Filipinas não é um país que está muito pertinho do Brasil! 😀 Mas, mesmo assim, é possível chegar em Manila (MNL), a capital, fazendo apenas 1 conexão: 

  • Delta (conexão nos Estados Unidos)
  • Emirates (conexão em Dubai)
  • Etihad (conexão em Abu Dhabi)
  • KLM (conexão em Amsterdam)
  • Korean Air (conexão em Seoul)
  • Qatar (conexão em Doha)
  • Turkish Airlines (conexão em Istambul)

Nós estávamos no Vietnã antes de ir para as Filipinas, então voamos de Ho Chi Minh City (Saigon) a Manila de Cebu Pacific. Depois fomos para Hong Kong e partimos de Manila de Philippine Airlines

[PARA IR DE MANILA A EL NIDO]

Há um tempo atrás, só era possível chegar em El Nido voando de Manila ou de outra cidade filipina para PUERTO PRINCESA, capital de Palawan. E de Puerto Princesa pegar um taxi, transfer ou ônibus para El Nido, no norte da ilha (230km de distância, mas quase 5h de carro devido à péssima condição da estrada). 

Ainda bem que Deus ouviu as minhas preces e a minha vontade de chegar logo em EL NIDO, e um vôo direto apareceu!! o/ A AirSwift faz a rota Manila-El Nido e Cebu-El Nido. O avião é pequenininho e o vôo dura apenas 1 hora. Corra, pois há poucos vôos por dia e poucos lugares!! Achei a companhia muito profissional, muito prática e pontual. 

[PARA IR DO AEROPORTO DE EL NIDO AO SEU HOTEL NAS ILHAS]

O aeroporto em que a AirSwift aterriza fica próximo a El Nido Town (ENI). Praticamente uma fazenda, super rústico, com búfalo e tudo! hehehe. Chegando, fomos recebidos por música típica e lanchinhos filipinos no lounge da El Nido Resorts. De lá entramos em um pequeno ônibus que nos levou ao barco (5 minutos de “estrada”), que nos levou até o hotel da rede El Nido Resorts escolhido (no nosso caso, o Miniloc) em cerca de 30 minutos. Quem não estiver hospedado em um hotel da El Nido Resorts, pode conseguir um taxi (recomendo combinar com antecedência) para te levar do aeroporto à cidade. 

Aeronave da AirSwift no aeroporto de El Nido
Aeronave da AirSwift no aeroporto de El Nido
Repare no búfalo ali a esquerda, no aeroporto de El Nido. É uma fazenda!!
Repare no búfalo ali a esquerda, no aeroporto de El Nido. É uma fazenda!!
Cartões de embarque BEM rústicos! | Aeroporto de El Nido
Cartões de embarque BEM rústicos! | Aeroporto de El Nido

el-nido-airport-air-swift-philippines-03

el-nido-airport-air-swift-philippines-02

Interior da aeronave da AirSwift
Interior da aeronave da AirSwift
el-nido-airport-air-swift-philippines-05
A caminho do barquinho que nos levou do aeroporto ao hotel

air swift el nido manila philippines filipinas como chegar em el nido

PS.: até cogitei estender minha passagem em Manila para conhecer um pouquinho da capital filipina, mas todos os depoimentos que li e fotos que vi me desencorajaram de fazê-lo. Preferi dedicar mais tempo às praias, e não me arrependi não!!!

<div class=”separa”><span> HOTÉIS </span></div>

El Nido Town não é um município desenvolvido e, apesar de já estar na beira do mar, as praias não são bonitas e nem muito convidativas para o banho. Muita gente acaba se hospedando na cidade por oferecer opções mais baratas. Mas para chegar até as principais atrações da região (Big Lagoon, Small Lagoon e outras ilhas lindas) você terá que pegar tours de barco de manhã e/ou a tarde. Sinceramente, as Filipinas não é “logo ali”. Já que você cruzou mares e oceanos em busca de água verde esmeralda e azul turquesa e falésias gigantes, recomendo MUITO que você já fique hospedado em meio a esse cenário. Sério, você não vai se arrepender de gastar um pouco mais. Amanhecer e anoitecer em uma ilha do Arquipélago de Bacuit é algo que não tem preço. 

A rede hoteleira El Nido Resorts domina a cena local. O grupo possui 3 hotéis na região (e mais um 4º em Taytay, município vizinho), cada um em uma ilha do arquipélago, e todos possuem um forte comprometimento com a sustentabilidade e operam com o mínimo impacto possível ao meio ambiente. São eles: 

Foi o nosso escolhido, e a razão, antes de mais nada, foi a sua LOCALIZAÇÃO. Ele é o único hotel que está de fato na Miniloc Island, onde ficam as famosas Big Lagoon e Small Lagoon (as principais atrações de El Nido). Isso significa poder chegar até elas em poucos minutos de caiaque (20min até a Big e 30min até a Small), partindo do hotel a hora que desejar e ficando lá dentro o tempo que quiser. Acredite: isso faz TODA a diferença, pois é a única maneira de pegar o local 100% vazio (partíamos do hotel remando às 7h da manhã e ficávamos mais de uma hora com aquele lugar surreal SÓ PARA NÓS. Aliás, para nós e para os macaquinhos e aves que acordavam quando entrávamos com os nossos caiaques. E aí, depois de um bom tempo, começava a chegar o “enxame” de turistas. rs.). Se ficar hospedado em outro lugar, você só conseguirá chegar à Big e Small Lagoons em tours de barco, normalmente em grupo, nos horários mais cheios e terá pouco tempo livre para curtir os dois paraísos. Nada do que eu escrever aqui vai conseguir transmitir de fato o quão mágico foi entrar nesse lugar no amanhecer, sozinhos, em um silêncio absoluto, ouvindo apenas ao som dos animais. Uma das experiências mais incríveis da minha vida, que eu JAMAIS esquecerei. Arrepieiiiii!!!!

Bom… Quanto ao hotel, trata-se de uma propriedade antiga (a primeira da rede), com vários tipos de quartos (alguns mais novos, como os que têm vista para o mar, e alguns mais velhos, como o Garden Cottage e o Cliff Cottage, os dois modelos de acomodação que nos hospedamos. Mudamos de quarto pois não havia disponibilidade no mesmo para todo o período que ficamos lá). Mas achei todos os quartos excelentes, mesmo os mais antigos (Cliff e Garden Cottages). A decoração é bem típica, com materiais filipinos, cobertura de palha, pisos de madeira e paredes cobertas de tecidos de bambu (chamados de Sawali). Todos têm varandinha privada e mesmo os que não têm “vista para o mar”, estão a pouquíssimos passos da praia. Trata-se de um hotel pequeno e TUDO é pé-na-areia (o dress code é chinelo, o tempo todo!). 

As diárias podem parecer caras em um primeiro momento, mas todas as refeições estão incluídas no preço (bebidas são à parte), assim como TODAS as excursões (todos os passeios, idas a ilhas diferentes, beach clubs, e até mesmo almoços servidos em outras praias). Eu normalmente não gosto de ficar em hotéis all inclusive, mas em El Nido esse esquema funciona bem porque você não tem outras opções. O Miniloc possui apenas um restaurante e o tipo de serviço é buffet. Buffets nunca são muito sofisticados, né? Mas achei a comida boa, com opções para todos os gostos. 

A área do hotel não é muito grande, mas o cenário é UAU, literalmente encaixado nas falésias. Há espreguiçadeiras na beira do mar, quadra de vôlei na areia, restaurante e esportes náuticos não motorizados para usar a vontade (caiaque e stand-up paddle). Não há piscina. Única coisa que fez falta!! O Miniloc não é um hotel luxuoso, mas é muito confortável… E, sinceramente, poder chegar a Big e Small Lagoon em menos de 30 minutos de caiaque, pra mim, é puro luxo!!

Um esquema que achei bacana é que estando hospedado no Miniloc, você pode ir passar um dia no Lagen, e vice-versa (com almoço e transporte incluído no preço da diária). Assim é uma boa maneira de conhecer e aproveitar a estrutura/cenários/entorno dos dois hotéis, independente do qual você se hospedar. Ah, e o Lagen tem uma piscina mara!!!

Reserve aqui a sua estadia no Miniloc.

Miniloc Island - El Nido Resorts
Miniloc Island – El Nido Resorts

miniloc island el nido resorts palawan filipinas philippines

Cliff Cottage - um dos nossos quartos no Miniloc - El Nido Resorts
Cliff Cottage – um dos nossos quartos no Miniloc – El Nido Resorts
Primeiro quarto do Cliff Cottage (são dois) | Miniloc Island - El Nido Resorts
Primeiro quarto do Cliff Cottage (são dois) | Miniloc Island – El Nido Resorts
O segundo quarto do Cliff Cottage | Miniloc Island - El Nido Resorts
O segundo quarto do Cliff Cottage | Miniloc Island – El Nido Resorts
Garden Cottage (nosso segundo quarto no Miniloc Island - El Nido Resorts)
Garden Cottage (nosso segundo quarto no Miniloc Island – El Nido Resorts)
Quarto do Garden Cottage no Miniloc Island - El Nido Resorts
Quarto do Garden Cottage no Miniloc Island – El Nido Resorts
Garden Cottage | Miniloc Island - El Nido Resorts
Garden Cottage | Miniloc Island – El Nido Resorts
Banheiro do Garden Cottage | Miniloc Island - El Nido Resorts
Banheiro do Garden Cottage | Miniloc Island – El Nido Resorts
Restaurante | Miniloc Island - El Nido Resorts
Restaurante | Miniloc Island – El Nido Resorts
Área do hotel - espreguiçadeiras na praia | Miniloc Island - El Nido Resorts
Área do hotel – espreguiçadeiras na praia | Miniloc Island – El Nido Resorts
Área comum do hotel | Miniloc Island - El Nido Resorts
Área comum do hotel | Miniloc Island – El Nido Resorts

miniloc island el nido resorts palawan filipinas philippines

miniloc-el-nido-resorts-palawan-philippines-filipinas

Outro hotel da rede El Nido Resorts localizado em um cenário espetacular. Apesar de não estar na ilha da Big e Small Lagoons, o entorno do Lagen é incrível!! As falésias são ainda mais altas! E dá para chegar às lagoons nos passeios de barco do hotel (assim como passar o dia no Miniloc). O Lagen funciona no mesmo esquema do Miniloc: todos as excursões e refeições incluídas no valor da diária (bebidas à parte). O que gostei muito neste hotel é que as instalações são muuuuito mais novinhas. Tudo mais moderno, branquinho, mais sofisticado. Apesar de não ser muito mais caro do que o Miniloc (aliás, quando fomos estava quase o mesmo preço), o Lagen tem um valor percebido muito maior, parece mais luxuoso. Ah, e claro, duas coisas no Lagen ganharam meu coração: uma piscina MARAAAAAVILHOOOOSA e um mar muito muito azul turquesa. ♥

Os bangalôs do Lagen Island - El Nido Resorts
Os bangalôs do Lagen Island – El Nido Resorts
Mar muuuuito azul turquesa por aqui! Lagen Island - El Nido Resorts
Mar muuuuito azul turquesa por aqui! Lagen Island – El Nido Resorts
Piscina do Lagen Island - El Nido Resorts
Piscina do Lagen Island – El Nido Resorts
Lagen Island - El Nido Resorts
Lagen Island – El Nido Resorts

Lagen Island El Nido Resorts Palawan Philippines Filipinas

Esse é o hotel mais chique do grupo e MUITO mais exclusivo e luxuoso, e por isso, faz parte da coleção Small Luxury Hotels of The World. Fui conhecê-lo e achei perfeito para casais em lua de mel. O hotel ocupa uma ilha inteirinha e, ao contrário dos outros hotéis da rede em que as praias são apertadinhas, esse tem nada menos do que 750 metros de areia branca. A ilha Pangulasian é conhecida como a “Island of the Sun” porque de lá é possível assistir ao nascer e ao pôr do sol.

O tipo de serviço desse hotel é bem diferente dos outros. Nada de all inclusive, excursões em grupo ou restaurantes buffet. Aqui tudo é muito personalizado. O Pangulasian tem SPA, academia, piscina linda e um design bem contemporâneo, no estilo filipino. Carrinhos de golf podem transportar os hóspedes dentro do hotel, já que a área é bem grande (haja caminhada!!). Visitei alguns quartos e achei realmente impressionante. Tudo muito espaçoso, bem decorado e com uma baita vista! Alguns tem piscina privada. Amei!! Reserve aqui

Vista aérea do Pangulasian Island Resort | foto: divulgação
Vista aérea do Pangulasian Island Resort | foto: divulgação
Piscina do Pangulasian Island Resort | foto: divulgação
Piscina do Pangulasian Island Resort | foto: divulgação
Beach Villa do Pangulasian Resort, em El Nido
Beach Villa do Pangulasian Resort, em El Nido
O banheiro é gigante! Beach Villa do Pangulasian Resort, em El Nido
O banheiro é gigante! Beach Villa do Pangulasian Resort, em El Nido

pangulasian resort el nido filipinas palawan

O "bichinho de estimação" do hotel
O “bichinho de estimação” do hotel
Academia - Pangulasian Resort
Academia – Pangulasian Resort
Pangulasian Resort - El Nido - Filipinas
Pangulasian Resort – El Nido – Filipinas
Pangulasian Resort - El Nido - Filipinas
Pangulasian Resort – El Nido – Filipinas

Veredito final: acho imperdível se hospedar no Miniloc por causa do seu entorno UAU e pela facilidade de chegar nas Big e Small Lagoons (sério, não tem preço!!). Mas duas noites ali já seriam o suficientes para aproveitar essa comodidade. Se pudesse voltar no tempo, das 4 noites que ficamos em El Nido, com certeza ficaria 2 no Miniloc (pela localização) e + 2 no Lagen ou no Pangulasian (por causa da infraestrutura, da piscina e pelo conforto).  😉

Se você não conseguir mesmo bancar um hotel nas ilhas, e precisar de uma opção mais econômica, na cidade de El Nido, encontrei uma boa opção:

É a melhor opção de hospedagem na cidade de El Nido, com decoração super moderninha e boa localização. Um daqueles hostels “estilosos”, cheio de personalidade. Há dormitórios femininos, masculinos, mistos e também privativos, com banheiro dentro do quarto, com cama de casal ou duas de solteiro. Nós íamos passar nossa última noite lá, já que nosso vôo saía de El Nido bem cedinho, mas acabamos ficando no Miniloc mesmo todas as noites. A diária custou em torno de US$30 para o casal. 

Spin Designer Hostel em El Nido Town | foto: divulgação
Spin Designer Hostel em El Nido Town | foto: divulgação

O 4º hotel da rede El Nido Resorts, Apulit, não fica em El Nido (apesar do aeroporto-base ser o da cidade), e sim do outro lado da ilha de Palawan, em um município chamado Taytay:

Apesar de não ficar em El Nido (e sim a mais de 1h de carro após chegada no aeroporto, na outra costa da ilha de Palawan), dizem que este é o que oferece o melhor custo-benefício de todos, por causa do seu entorno paradisíaco e estrutura do hotel. Quero muito conhecer em uma próxima ida às Filipinas! 

Apulit Island - El Nido Resorts | foto: divulgação
Apulit Island – El Nido Resorts | foto: divulgação

buy me a coffee 2

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Recomendo ficar 4 dias inteiros (4 ou 5 noites) em El Nido para conhecer [quase] todo o Arquipélago! Achei tempo suficiente para ver tudo com calma e aproveitar muuuuito. 

O que visitar:

  • Big Lagoon

Entrar nesse lugar é mágico, principalmente se for bem cedinho, de caiaque, sozinho. Vimos o sol subir até ultrapassar as rochas altíssimas que cercam a lagoa e tocar a água, revelando uma cor tão verde esmeralda que chegava a arder nos olhos!

Entrando na Big Lagoon
Entrando na Big Lagoon

big-lagoon-el-nido-palawan-philippines-filipinas

big lagoon el nido palawan philippines filipinas

Chegando cedinho, sem ninguém, quando o sol nem tinha "entrado" na Big Lagoon ainda.
Chegando cedinho, sem ninguém, quando o sol nem tinha “entrado” na Big Lagoon ainda. Olha como o sol faz diferença na cor da água!!
Indo embora da Big Lagoon felizes, depois de horas e horas com o paraíso só para nós!!!
Indo embora da Big Lagoon felizes, depois de horas e horas com o paraíso só para nós!!!

  • Small Lagoon

A versão em miniatura da Big Lagoon! Só que ainda mais bonita. A entrada se dá por um pequeno espaço na rocha. Tão pequeno que, se estiver de caiaque, é preciso recolher o remo para não trombar. Recomendo chegar por volta das 7h30 da manhã para ter o lugar só para você, pois como não é muito grande, quando começam a chegar barcos e mais barcos, o local perde um pouco da magia. 

Como falei na parte dos hotéis, chegar tão cedo assim na Big Lagoon e na Small Lagoon só foi possível estando hospedados no Miniloc Resort, que está na mesma ilha das duas lagoas, a “kayak-distance” delas (20 minutos e 30 minutos, respectivamente). Sério, não há palavras que expliquem estar nesse lugar completamente sozinhos! 

Small Lagoon só para nós (e para a minha bóia!)
Small Lagoon só para nós (e para a minha bóia!)
Muitos macaquinhos ao redor da Lagoon ao chegar bem cedinho...
Muitos macaquinhos ao redor da Lagoon ao chegar bem cedinho…
Caiaque flutuante! Small Lagoon - El Nido - Filipinas
Caiaque flutuante! Small Lagoon – El Nido – Filipinas
A Small Lagoon em um horário mais cheio...
A Small Lagoon em um horário mais cheio…
Small Lagoon de manhã cedinho, sem ninguém!!
Small Lagoon de manhã cedinho, sem ninguém!!

small lagoon el nido philippines filipinas palawan

Esse buraquinho é a única entrada da Small Lagoon
Esse buraquinho é a única entrada da Small Lagoon
Marido se pendurando para tirar as fotos lindas aqui do blog :)
Marido se pendurando para tirar as fotos lindas aqui do blog 🙂

  • Entalula Island

Geralmente essa ilha é o ponto de almoço dos tours em grupo que partem de El Nido Town. O El Nido Resorts tem um “beach club” lá, com espreguiçadeiras e restaurante. Um almoço maravilhoso foi servido para nós no local (incluído no valor da diária). A praia tem areia branquinha, um mar muito muito azul turquesa e rochas em formatos muito estranhos saindo do mar. Super fotogênica. Amei!

Entalula Island - El Nido - Filipinas
Entalula Island – El Nido – Filipinas
Pedras em formatos estranhos na Entalula Island
Pedras em formatos estranhos na Entalula Island

  • Secret Lagoon

Uma lagoa que se forma entre os cliffs e a qual só é possível entrar por um pequeno buraquinho na rocha. Sensação incrível! Fomos no entardecer, já quando não havia sol, por isso a água não estava tão clarinha. 

Secret Lagoon - El Nido - Palawan - Filipinas
Secret Lagoon – El Nido – Palawan – Filipinas
  • Shimizu Island

Essa ilha não ficava muito longe do nosso hotel e é famosa por ser um spot de snorkel. Está na rota de vários tours. Ficamos de ir um dia de caiaque (caiaque para quem está hospedado no Miniloc é tipo bicicleta! hehe), mas acabou não dando tempo. 

  • Hidden Beach

UAU UAU UAU! Quando você está passando pelo mar de barco e vê uns cliffs enormes, como vários outros, você não imagina o que há POR TRÁS deles. Uma praia linda, completamente escondida! Fomos na maré baixa porque queríamos pegar o local vazio (após às 15h), mas recomendo verificar o horário que a maré está um pouco mais alta, para curtir a praia mesmo. Ao menos não tinha ninguém além da gente lá! 🙂

Hidden Beach el nido palawan philippines filipinas
Hidden Beach – El Nido – Filipinas
Estacionamos nosso kayak para entrar andando na Hidden Beach (com maré alta precisa entrar remando ou nadando)
Estacionamos nosso kayak para entrar andando na Hidden Beach (com maré alta precisa entrar remando ou nadando)
Todinha, só pra nós! Atrás desse "muro" é mar aberto
Todinha, só pra nós! Atrás desse “muro” é mar aberto
Contratamos um passeio de barco com guia e ganhamos um fotógrafo! hehehe :D
Contratamos um passeio de barco com guia e ganhamos um fotógrafo! hehehe 😀

  • Snorkel no Estreito de Tapiutan 

Um dos mergulhos de snorkel mais lindos que já fiz na vida. O barco te deixa em um ponto e você vai descendo junto com a corrente, para encontrar o barco no final. Muitas e muitas cores, muitos peixes lindos! Ali vi pela primeira vez o famoso Nemo. Apaixonei!! Há tempos que viajo para essas “bandas asiáticas” e nada de encontrá-lo. Dessa vez vi aos montes. Parecia um brinquedinho de borracha. Reparem nas estrelas-do-mar, super azuis!

Início do Estreito de Tapiutan - aqui começava o snorkel. Maravilhoso!!
Início do Estreito de Tapiutan – aqui começava o snorkel. Maravilhoso!!
Achei o Nemo!!!
Achei o Nemo!!!
Peixe palhaço, mais conhecido como NEMO, no snorkel em El Nido
Peixe palhaço, mais conhecido como NEMO, no snorkel em El Nido

El Nido também é muito famoso por ser um excelente local para praticar mergulho com cilindro. Infelizmente a visibilidade estava péssima na época que fomos (relatos dos próprios guias do hotel e outros hóspedes). Nem arriscamos! 

Nos contentamos em “alimentar os jacks” e nadar com eles (meu marido, no caso) – atividade do hotel. Os jacks são peixes enoooormes que diariamente se aproximam do Miniloc Resort para comerem. Eu fiquei com medinho. São MUITOS!!! E enoooormes. 

Esse grandão preto é o tal do Jack. Dá pra nadar com centenas deles. MEDO!!
Esse grandão preto é o tal do Jack. Dá pra nadar com centenas deles. MEDO!!
  • Secret Beach 

Outra praia escondida, mas essa só pode ser acessada por um buraco na rocha. Tem areia lá dentro e entrada de sol – uma praia mesmo! Só que fechada. Só se chega nadando ou de kayak. Estava beeeem lotada quando fomos!!! 

Entrando na Secret Beach, em El Nido
Entrando na Secret Beach, em El Nido

[Este tour da Hidden Beach + Snorkel + Secret Beach foi pago à parte das excursões incluídas do hotel. Não estava na lista de atividades e estava doida para conhecer essas atrações. Pagamos cerca de 80 dólares por um passeio privado de 4 horas, com guia, capitão e até “segurança” rsrs. Levaram kayak para nós no barco e aproveitamos demais. Valeu muito!!]

  • Snake Island (Vigan Island)

Esse nome foi dado porque há um banco de areia em formato de cobra que liga a ilha a Palawan. É possível fazer uma curta caminhada para chegar no topo e ter uma bonita vista. 

Snake Island, ou Vigan Island, vista do topo
Snake Island, ou Vigan Island, vista do topo
Snake Island - El Nido - Filipinas
Snake Island – El Nido – Filipinas

  • Cudugnon Cave

Mais uma caverna! Essa região é cheia delas. E também só dá para entrar passando por um buraco. Essa não tem água dentro, apenas morcegos! hehehe. Achei muito bonita. Mas à parte da beleza das formações geológicas (muitas estalactites e estalagmites), o local tem significado histórico, pois lá foram encontradas jóias e cerâmicas que remontam à dinastia Sung (960-1279 a.C.).

Entrando na Cudugnon Cave... Bem apertadinho!
Entrando na Cudugnon Cave… Bem apertadinho!
Cudugnon Cave - El Nido - Filipinas
Cudugnon Cave – El Nido – Filipinas
Cudugnon Cave - El Nido - Filipinas
Cudugnon Cave – El Nido – Filipinas

  • Sunset Cruise

Não era possível ver o pôr do sol do nosso hotel, então eles organizam esse passeio lindo para assistí-lo de camarote. Foi espetacular! Adorooo essa hora do dia! E nesse dia, o céu estava especialmente lindo. 

SUNSET CRUISE EL NIDO PHILIPPINES PALAWAN FILIPINAS

SUNSET CRUISE EL NIDO PHILIPPINES PALAWAN FILIPINAS

SUNSET CRUISE EL NIDO PHILIPPINES PALAWAN FILIPINAS

SUNSET CRUISE EL NIDO PHILIPPINES PALAWAN FILIPINAS

Para quem não está hospedado nos hotéis da El Nido Resorts, e sim em El Nido Town, o esquema dos passeios funciona de outra maneira. Há 4 tours estabelecidos. As rotas são as mesmas para todas as empresas de barco e os preços muito parecidos (entre 900 e 1500 pesos / aprox. 15-30 dólares). O valor inclui almoço, que geralmente é feito no próprio barco, atracado em alguma praia (bem rústico). Estes são os tours:

Tour A – Small Lagoon, Big Lagoon, Shimizu Island, Secret Lagoon, 7 Commandos Beach
Tour B – Entatula Island, Pinagbuyutan Island, Snake Island, Cudugnon Cave, Cathedral Cave
Tour C – Mantiloc Shrine, Secret Beach, Hidden Beach, Helicopter Island and Star Beach
Tour D – Bukal Beach, Ipil Beach, Nat-Nat Beach, Cadlao Lagoon, Paradise Beach

No mapinha abaixo marquei todos os hotéis citados, ilhas, lagoas, praias, cavernas e outros pontos de interesse:

<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1ghKSqp8L6BC3pNhx_oMKH7AiZvE” width=”680″ height=”480″></iframe>

E para fechar com chave de ouro, um vídeo que resume nossos dias nesse paraíso. Aperte o PLAY!!

<iframe src=”https://player.vimeo.com/video/169620026″ width=”680″ height=”360″ frameborder=”0″ webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe> <p><a href=”https://vimeo.com/169620026″>El Nido – Palawan – Filipinas | por Lala Rebelo</a> from <a href=”https://vimeo.com/user50270507″>Lala Rebelo</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a>.</p>

Entendeu porque eu amei tanto esse lugar?? Faltam adjetivos no meu vocabulário para descrevê-lo! Acho que vai ser difícil encontrar um outro destino tão lindo assim no planeta Terra. Já tá decidido… Se um dia eu tiver um filho homem, muuuito provável que ele se chamará FELIPE! hehehehe. Amei as Filipinas e voltarei COM CERTEZA! 7.000 vezes se for preciso!

Quero voltar em breve para as Filipinas para conhecer Coron, Oslob em Cebu e Boracay. E dar um pulinho em um país vizinho que parece UAUUU também, chamado Palau. Se você tiver tempo disponível para fazer tudo de uma vez, recomendo! 

Obrigada pela visita!
Beijos, Lala

Se você gostou do visual de El Nido, acho que também vai gostar desses posts:

Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo e pelo snapchat lalarebelo

miniloc island el nido resorts palawan filipinas philippines

↑ Voltar ao começo do post

Comentários