Encontrar a Casa Palopó foi uma surpresa. Já imaginava que a Guatemala tinha bons hotéis (assim como em toda a América Central – moro na região há quase 4 anos), mas não pensava que encontraria algo no nível impecável de um Relais & Châteaux por lá.
A começar por sua localização: Lago de Atitlán. Se ao pensar em destinos com lagos você logo imagina países europeus (Itália, Suíça…), então está na hora de conhecer um lago que está a altura de todos esses. E com o plus de ter 3 vulcões e vários vilarejos típicos ao seu redor. Para ter uma baita imersão cultural! O Lago de Atitlán está a 3 horas e meia de carro da capital, Cidade da Guatemala (mas também dá para chegar de helicóptero, pois o hotel conta com heliponto). Um destino interessantíssimo e que não pode ficar de fora de um roteiro no país.
O município onde fica o hotel, Santa Catarina de Palopó, é, entre todos os pueblos que envolvem o lago, um dos mais tradicionais. Você verá vendinhas, fábrica artesanal de tortillas, população local com roupa típica, uma igrejinha, a praça… Tudo a poucos passos do hotel.
::: Leia todas as dicas do Lago de Atitlán aqui.
A Casa Palopó é um hotel pequenininho, com apenas 9 acomodações, que não recebeu o nome de “casa” por acaso. A propriedade foi uma residência particular até o ano 2000. Está dividida entre o edifício principal (e original), que tem 7 quartos, e a villa, com 2 quartos, que fica mais no alto (vista mais privilegiada) e conta com uma piscina de borda infinita exclusiva. Mas de todo o hotel se tem uma vista bonita do lago e de seus vulcões.
A decoração é cheia de cores fortes, que deixam o ambiente alegre e descontraído. A atenção a cada pequeno detalhe faz você querer morar ali para sempre. São velas, vazinhos, livros e outros enfeites que tornam o lugar ainda mais aconchegante. Destaque para uma autêntica obra de Botero exposta na parede da sala de estar.
Cada quarto é de um jeito, de uma cor diferente e com itens de decoração distintos. Mas todos são espaçosos, possuem terraços e vistas para o lago. Para os que se hospedam no edifício principal, há uma outra piscina e uma área gostosa para relaxar, com sofás e espreguiçadeiras.
Por ser um Relais & Châteaux (selo que reúne os mais incríveis e autênticos restaurantes e hotéis de luxo do mundo), claro que a gastronomia também seria excelente (o Restaurante 6.8 Palopó é também aberto para não-hóspedes – reserve!). O dia já começa bem, com panquecas leves e fofinhas ou com os típicos chilaquiles para os que gostam de experimentar a culinária local. No menu de almoço e de jantar você vai encontrar pratos internacionais e também guatemaltecos, tudo preparado com ingredientes da região. O serviço, do restaurante e do hotel como um todo, é muito atencioso.
Apesar da Casa Palopó ser muito aconchegante e te convidar a ficar o dia todo ali dentro, o entorno é tão interessante que merece um dia todo dedicado a conhecê-lo. Contrate um passeio de barco com o hotel para conhecer os vilarejos que estão ao redor do lago, como San Marco, Santiago de Atitlán, San Juan La Laguna, San Pedro, entre outros. É possível também contratar esses passeios diretamente no píer principal da cidadezinha de Santa Catarina de Palopó. Leia mais aqui sobre o que fazer na região.
Curtir o próprio lago, em um dia de sol e calor, também é imperdível. O hotel possui uma “área de praia”, com sofás, sombra e píer que dá acesso às águas do lago. Ótimo para nadar e praticar atividades como jet ski, wake-board, kite-surf e até mergulho de cilindro! Os funcionários podem agendar pra você.
Em uma viagem para a Guatemala, já sabe, né? Inclua o Lago de Atitlán em seu itinerário. E quanto a onde ficar, a Casa Palopó é, sem dúvidas, a melhor opção da região. Recomendo!
Reserve aqui a sua estadia na Casa Palopó.
Acesse “dicas do Lago de Atitlán” para informações gerais do destino (como melhores opções de vôos do Brasil para a Guatemala e transporte dentro do país).
Leia também:
::: Dicas de Antigua – Guatemala
::: Hotel El Convento – onde ficar em Antigua Guatemala
::: Vulcão Arenal – Costa Rica
::: Dicas da Nicarágua
::: 5 destinos para conhecer na América Central
Beijos, Lala
(acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo)