ILTM LATIN AMERICA 2019
Notícias

ILTM Latin America 2019 – destaques da maior feira de turismo de luxo

Back to Life

Do dia 14 ao 17 de maio, aconteceu em São Paulo a ILTM Latin America 2019, a maior e mais importante feira de turismo de luxo da América Latina. Essa foi a 9ª edição do evento e apresentou crescimento de 14% em relação a 2018, demonstrando a força do mercado de viagens de alto padrão.

A ILTM reuniu, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, 400 expositores de 65 diferentes países. Esses expositores são os melhores hotéis de luxo, destinos, companhias aéreas, selos, coleções e associações da hotelaria (como The Leading Hotels of The World e Preferred Hotels), empresas de cruzeiros, DMCs e outros fornecedores de serviços relacionados ao turismo de luxo.

Quem visita a feira são os buyers, que são as agências de viagem selecionadas (operadoras ou agências boutique) de 40 cidades (14 países), para realizar reuniões pré-agendadas com os expositores, a fim de gerar NEGÓCIOS. Nessa edição da ILTM, dos 400 agentes, 25% eram estreantes.

Foram 16.000 reuniões em 3 dias de evento (UAU!). Relações iniciadas na feira e que, com certeza, durarão anos e anos, resultando em muitos clientes finais viajando cada vez melhor.

“Não apenas realizamos 16.000 reuniões de negócios, mas apresentamos milhares de oportunidades para os latino-americanos terem o conhecimento de novos produtos de alto padrão de 65 diferentes destinos”, conta Simon Mayle diretor da ILTM Latin America.

ILTM Latin America 2019 - expositores e buyers
Uma das 16.000 reuniões que aconteceram na ILTM Latin America 2019 | foto: divulgação
ILTM Latin America 2019 - São Paulo
Pelos corredores da ILTM Latin America, na Bienal do Ibirapuera | foto: divulgação

O tema escolhido para a edição desse ano foi BACK TO LIFE (o meu preferido até agora): de volta ao que é essencial no mundo das viagens de luxo. De volta às conexões com a natureza, de volta às origens e à paz interior.

Creio que essa já não é mais uma tendência e sim a realidade. A meu ver, o viajante de luxo (e não só ele) tem buscado experiências autênticas que o coloque em contato com as comunidades locais, que façam o bem para o meio-ambiente, que não prejudiquem e sim ajudem. Esse viajante de alta renda busca experiências que resgatam o bem-estar e já não mais aquilo que é “puramente luxuoso” (luxo em seu sentido mais extravagante e supérfluo). Luxo sem lixo é sim possível. 

“Há uma busca por oportunidades de detox, no sentido de dar uma desacelerada no uso de gadgets e tecnologias, e investir em experiências reais de conexão com o entorno e nós mesmos.”, destaca Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America.

ILTM Latin America 2019 - Simon Mayle
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, em apresentação para a imprensa | foto: divulgação

A cerimônia de abertura da feira, que aconteceu na tarde de 14 de maio, no Hotel Tivoli Mofarrej, foi basicamente uma aula com Pedro Andrade e Andrea Bisker nos ensinando que alinhar turismo de luxo com preservação ambiental, consciência social e bem-estar é viável, praticável e lucrativo.

Pedro Andrade - ILTM Latin America 2019
Pedro Andrade na cerimônia de abertura da ILTM Latin America 2019 | foto: Lala Rebelo
ILTM Latin America 2019 - São Paulo - Didi Krepinski - Lala Rebelo - Shoichi Iwashita
Didi Krepinski, eu (Lala Rebelo) e Shoichi Iwashita na abertura da ILTM Latin America 2019 | foto: Lala Rebelo

“O tema escolhido, ‘Back to Life’, só agrega positivamente o negócio. Estamos numa nova era de voltar às nossas raízes, à nossa família, à sustentabilidade – coisas básicas das quais nos distanciamos mas que agora são as diretrizes do momento. Os clientes clamam silenciosamente para este sentido nas viagens e nós temos por obrigação adicionar esse valor da melhor forma possível”, comenta Vera Gattaz, da L’Espace Tours.  

Durante a feira, em meio a correria das reuniões e entrevistas, vários pontos nos lembravam de respirar e desacelerar: estações de massagem, coco gelado, açaí, sandálias Havaianas e até um kit para fazer sua própria barrinha energética em casa. 

ILTM Latin America 2019
Coco gelado durante a feira | foto: divulgação
ILTM Latin America 2019
Estações de massagem na ILTM Latin America 2019 | foto: divulgação

Nós, do LALAREBELO.COM, fomos convidados mais um vez para participar como membro da imprensa. Tivemos a chance de fazer entrevistas, participar de conferências e conversar com expositores, para trazer a vocês as novidades do setor apresentadas na ILTM. E quantas novidades!

Vamos a elas:

/// A VEZ DOS PRIVATE JETS

A Four Seasons, uma das principais marcas do turismo de luxo, anunciou seu ambicioso projeto de reformulação do Four Seasons Private Jet. Esse novo avião privativo está sendo construído com total customização (cada detalhe foi de fato desenhado para ser um avião Four Seasons) e será lançado em 2021.

A nova aeronave será um A321LR, parte da família Airbus NEO, e trará cabines maiores, banheiros espaçosos e características especiais que incluem um novo lounge para os passageiros (para ser usado em workshops interativos com os chefs, mixologistas e experts em arte e cultura que irão acompanhar as viagens, por exemplo). Serão 48 assentos. 

Cabe dizer que as viagens a bordo do Four Seasons Private Jet já existem desde 2015 e são um sucesso, com lugares que se esgotam rapidamente. As rotas de volta ao mundo são fantásticas, parando em países com os hotéis de luxo da rede. Os hóspedes não precisam se preocupar com nada.

Four Seasons Private Jet
Novo Four Seasons Private Jet | foto: divulgação
Four Seasons Private Jet
Interior do novo Four Seasons Private Jet, com cabines mais amplas | foto: divulgação
Four Seasons Private Jet
Os lavatórios também serão mais espaçosos | foto: divulgação
Four Seasons Private Jet
Novo lounge do Four Seasons Jet, para promover a socialização entre passageiros | foto: divulgação

Ainda no tema private jets, a Latitudes, empresa pioneira em viagens de conhecimento, apresentou a terceira expedição internacional a bordo de um exclusivo avião privativo: Around Africa – Origem da vida em um continente multicultural­. 

Serão 22 dias de viagem por 8 países (África do Sul, Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Ruanda, Etiópia, Quênia e Seychelles) na companhia de 3 especialistas, para apenas 32 passageiros, partindo na segunda quinzena de outubro de 2019. 

Voando no Private Jet da Latitudes, o passageiro fica apenas com o melhor da experiência. Não precisa aguardar conexões demoradas ou longas filas no processo de imigração e check-in, não precisa se preocupar com malas (o staff cuida de tudo – tira e coloca no avião, arruma no quarto do hotel etc.) e nem mesmo com vistos. E ainda conta com um médico a bordo. O avião é um Airbus A319 Business Jet. 

O avião exclusivo possibilita ainda acesso a locais remotos e aeroportos menores, escolhidos especificamente para atender a programação da viagem. Todas as despesas, incluindo hotéis, transfers e tours estão incluídos no valor. 

Latitudes Private Jet Expedition
Latitudes Private Jet Expeditions | foto: divulgação
Latitudes Private Jet Expedition - Around Africa - Ruanda e Gorilas
Os gorilas de Ruanda, um dos destinos da rota Around Africa da Latitudes Private Jet | foto: divulgação
Latitudes Private Jet Expedition - Around Africa - Seychelles
Seychelles também está no roteiro Around Africa | foto: divulgação
Latitudes Private Jet Expedition - Around Africa - rota e especialistas
A rota da expedição Around Africa e os especialistas que irão na viagem | imagens: divulgação

/// CRUZEIROS MARÍTIMOS E FLUVIAIS SEGUEM COM TUDO

O turista de alto padrão ama realizar cruzeiros fluviais e marítimos, seja por seu charme ou pela praticidade (ou ambos). Essa é uma realidade que vem se tornando cada vez mais relevante. Novas marcas, novas rotas e novos barcos foram lançados recentemente, animando os players do setor e os viajantes:

A Uniworld é uma das marcas de cruzeiros fluviais mais renomadas do mundo, oferecendo rotas espetaculares na Europa (incluindo Rússia), Egito e Ásia. A frota é de barcos luxuosos com capacidade média de 130 passageiros. Com decoração clássica e serviço impecável (tudo incluído – até mesmo as excursões em terra), os cruzeiros da Uniworld costumam ser chamados de “palácios flutuantes”.

A grande novidade é que a Uniworld lançou uma marca mais moderna e descolada de cruzeiros fluviais, para o público jovem (ou jovem de coração, pois não há limites de idade). Trata-se da U by Uniworld, que promete mudar a cara e a fama desse tipo de viagem.

Um luxo “descomplicado”, com acomodações equipadas com entradas USB e Bluetooth speakers, Wi-Fi ilimitado, atividades mais divertidas (como churrasco no rooftop, aula de mixologia etc.) e um preço mais acessível. O grupo por trás da U é a The Travel Company, a mesma que detém a marca Contiki, para viajantes de 18 a 35 anos (eu já fiz vários! Amo!). Expertise em viagens para o público jovem eles tem!

U by Uniworld - cruzeiros fluviais para jovens
Um dos barcos da U by Uniworld | foto: divulgação
U by Uniworld - cruzeiros fluviais para jovens
Rooftop de um dos barcos da U by Uniworld | foto: divulgação

A Scenic é uma outra empresa extraordinária de tours e cruzeiros, tanto marítimos como fluviais. A grande novidade é o lançamento de seu segundo cruzeiro marítimo, o luxuosíssimo Scenic Eclipse, que irá navegar por lugares como Antártica e Ártico (este promete ser o cruzeiro mais luxuoso do mundo). Com quase um funcionário por hóspede, o barco oferecerá um Spa Sanctuary, lounges e bares espaçosos, terraços externos, piscinas e diversas opções de gastronomia.

Scenic Eclipse - ocean cruise exterior
Projeto do exterior do Scenic Eclipse | imagem: divulgação
scenic eclipse - ocean cruise
Algumas das piscinas do luxuoso Scenic Eclipse | imagem: divulgação

A Scenic também se destaca por seus cruzeiros fluviais em rios do Sudeste Asiático (Mekong River e Irrawaddy River). A empresa possui dois barcos navegando nessa zona, o Scenic Spirit (desde 2016) e o recém-lançado Scenic Aura.

Scenic Aura River Cruise - Cruzeiro Sudeste Asiático - Rio Mekong e Irrawaddy
Scenic Aura River Cruise, que navega pelo Rio Irrawaddy, no Myanmar | foto: divulgação

Fiquei realmente encantada pela Aqua Expeditions, que possui um maravilhoso yacht pronto para explorar a Indonésia (Aqua Blu)! Há rotas incluindo Bali, Komodo National Park, Spice Islands e, o mais lindo na minha opinião (um dos destinos no topo da minha lista): Raja Ampat.

A mesma Aqua Expeditions possui um outro barco que ficará pronto em 2020 (Aqua Nera) para explorar a Amazônia Peruana da forma mais luxuosa possível.

Conheci a Aqua Expeditions no tradicional piquenique da TL Portfólio, que a representa no Brasil. O piquenique acontece todos os anos no parque, do ladinho da ILTM, e é um charme!

Aqua Expeditions - Aqua Blu - Indonesia
Barco Aqua Blu da Aqua Expeditions que navegará pela Indonésia | foto: divulgação
Aqua Expeditions - Aqua Blu - Indonesia - Raja Ampat
Vista aérea de Raja Ampat, por Aqua Expeditions | foto: divulgação
Aqua Expeditions - Aqua Nera - Peruvian Amazon
Uma das cabines super luxuosas do Aqua Nera, que navegará na Amazônia Peruana | foto: divulgação

A Silversea, outro grande player dos cruzeiros marítimos de luxo (totalmente all inclusive), me chamou a atenção por sua rota pelo Alasca, um destino que tenho muita vontade de conhecer. A viagem começa em Anchorage, nos Estados Unidos, e termina em Vancouver, no Canadá. As rotas pelo norte da Europa (Dinamarca, Suécia, Estônia, Rússia, Finlândia etc.) e até mesmo pela Islândia são fabulosas. A Silversea lançará em 2020 o seu novíssimo Silver Origin, um barco elegantérrimo que navegará por Galápagos, no Equador.

Silversea Alaska
Um dos barcos da Silversea, Silver Shadow, no Alasca | foto: divulgação

Mas se você (ou seu cliente) prefere viagens privativas, a bordo de iates que ofereçam conforto e total customização, achei interessante conhecer os serviços de charter da Brazil Yacht Services (roteiro individual e experiência personalizada que leva em consideração os hábitos e preferências do cliente. Barcos no Caribe, no Pacífico Sul, Mediterrâneo, Adriático, Mar do Norte, América do Sul e América do Norte).

A The Moorings é outra empresa com mais de 50 anos de tradição com opção de barcos a motor e veleiros em várias partes do mundo disponíveis para charter, inclusive em Exuma (um dos destinos mais buscados aqui do blog), outras ilhas caribenhas lindas como Antigua, Croácia, Tahiti e Tonga.

The Moorings - yacht and sail boats - Antigua
Veleiro em Antigua, no Caribe | foto: The Moorings

/// CARIBE MAIS DO QUE LUXUOSO, SOFISTICADO

Duas aberturas recentes no Caribe vieram para acrescentar mais sofisticação ao destino.

Em junho de 2018, o Mandarin Oriental Canouan abriu suas portas em uma ilha exótica, com areia branquinha e água azul turquesa (e, claro, os icônicos guarda-sóis cor-de-rosa). A ilha pertence a São Vicente e Granadinas, possui um aeroporto próprio e está fora da zona de furacões do Caribe. São apenas 26 suítes e 11 villas que recebem casais (hotel muito romântico) e famílias com crianças (tem kids club e serviço de babá disponível).

Mandarin Oriental Canouan
Mandarin Oriental Canouan, no Caribe | foto: divulgação

Nassau, capital das Bahamas, muito conhecida turisticamente pelo empreendimento Atlantis (e seu parque aquático), já consegue oferecer opções de hospedagem e entretenimento muito mais luxuosas aos seus visitantes devido à abertura do Baha Mar.

O Baha Mar é um complexo com 3 hotéis de luxo (o recém-inaugurado Rosewood, SLS e Grand Hyatt), restaurantes e cassino.

Para viajantes que buscam mais exclusividade, o ideal é optar pelo Rosewood (ele é o único em que apenas hóspedes podem usar a própria área de lazer, mas também podem fazer uso da área comum de todo o complexo). A decoração tem toques caribenhos, mas sem aquela saturação estereotipada.

Baha Mar Nassau Bahamas
Vista do complexo Baha Mar, em Nassau, nas Bahamas | foto: divulgação
Rosewood Baha Mar
Uma das acomodações do Rosewood Baha Mar | foto: divulgação

/// MAIS HOTÉIS DE LUXO EM DUBAI

Muitas das redes de luxo que apresentaram na ILTM suas aberturas recentes ou para os próximos anos, incluíram propriedades em DUBAI. O Emirado continua atraindo viajantes de luxo, dos mais sofisticados aos descolados. Alguns dos novos hotéis do destino:

Hotel W Dubai - The Palm
O novo hotel W Dubai – The Palm | foto: divulgação
Mandarin Oriental Jumeira Dubai
Mandarin Oriental Jumeira Dubai | foto: divulgação
  • Raffles The Palm Dubai

O segundo hotel Raffles em Dubai, localizado na ilha Palm Jumeirah, será o primeiro hotel de praia da marca. As duas torres que compõem o empreendimento (as mais altas da ilha) serão inauguradas em 2021.

/// O CHARME DOS HOTÉIS BRASILEIROS

A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), que é uma associação sem fins lucrativos que reúne os melhores hotéis e operadores de turismo do Brasil, esteve presente na ILTM. Um mural feito por Fernando Garroux, “Biomes Graffitti Brazil”, trouxe um pouco do colorido da nossa natureza para a feira e convidou os participantes a interagirem (as melhores fotos publicadas no instagram ganhariam diárias em hotéis do portfólio).

O objetivo da BLTA é promover o que o Brasil tem de melhor: destinos maravilhosos e muitas vezes mal explorados (“vendidos” da maneira errada), propriedades autênticas, cheias de charme, e um povo alegre e hospitaleiro. O Brasil pode ser um BAITA produto do turismo de luxo internacional, concordam?

Alguns dos hotéis brasileiros incríveis que fazem parte da associação: Unique, Unique Garden, Belmond Copacabana Palace, Carmel Charme Resort, hotéis Fasano (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Boa Vista), hotéis Emiliano (São Paulo e Rio de Janeiro), Txai Resort, Cristalino Lodge, Pousada Maravilha, entre outros.

Mural BLTA na ILTM Latin America 2019
Mural da BLTA na ILTM Latin America | foto: Lala Rebelo

Uma outra propriedade brasileira cheia de charme que conheci melhor durante a ILTM foi a Fazenda Santa Vitória e me encantei. Fica em Queluz, a aproximadamente 220km de São Paulo.

A fazenda, fundada em 1850 (na era do café, quando tinha o nome de Fazenda Prosperidade) é um lugar gostoso para relaxar e se desconectar. Sabe aquele queijinho feito lá mesmo? O pãozinho quente com café? O bolo? Hum… E ainda tem piscina cachoeira, piscina aquecida à lenha e a vista da Serra da Mantiqueira.

Fazenda Santa Vitória - Queluz - São Paulo
Fazenda Santa Vitória, em Queluz – A 220km de São Paulo | foto: divulgação

/// NOVAS ABERTURAS

O mercado de turismo de alto padrão não para. Prova disso são dezenas de novas aberturas de prestigiadas marcas de hotéis de luxo. Algumas das inaugurações mais relevantes:

  • FOUR SEASONS 

. Four Seasons Astir Palace Hotel Athens – O primeiro hotel Four Seasons da Grécia, que não fica em uma ilha e sim a apenas 30 minutos da capital grega, Atenas. Uma região conhecida como “Riviera Ateniense”, com praias lindas e ótimos restaurantes.

FOUR SEASONS ASTIR PALACE HOTEL ATHENS - novo hotel Four Seasons na Grécia - Atenas
Four Seasons Astir Palace Athens – novo Four Seasons na Grécia | foto: divulgação

. Four Seasons Resort Los Cabos at Costa Palmas – Com inauguração prevista para 1º de novembro de 2019, o novo Four Seasons está mais ao norte de Los Cabos do que os outros hotéis de luxo famosos do destino, próximo à histórica San José del Cabo. Em estilo contemporâneo e com 3.2km de área de praia.

Four Seasons Resort and Residences Los Cabos at Costa Palmas - México
Four Seasons Resort Los Cabos at Costa Palmas – inauguração prevista para novembro de 2019 | foto: divulgação

. Four Seasons One Dalton Street Boston – A segunda unidade da rede na cidade (veja aqui a outra), acaba de abrir as portas no bairro de Back Bay, próximo das lojas e boutiques da Newbury Street, dos concertos do Symphony Hall, das obras do Museum of Fine Arts e de diversas outras atrações. No terceiro arranha-céu mais alto da cidade, o hotel abriga uma piscina interna com vista panorâmica e o badalado restaurante japonês Zuma.

Four Seasons One Dalton Street Boston
Novo Four Seasons em Boston, na One Dalton Street | foto: divulgação
  • MANDARIN ORIENTAL 

. Mandarin Oriental Lake Como – O antigo e tradicional Casta Diva, localizado no Lago di Como, no norte da Itália, se transformou em um belíssimo hotel Mandarin Oriental, o segundo da rede no país (o outro está em Milão). Destaque para a piscina flutuando sobre o lago.

Mandarin Oriental Lago di Como, Itália
Mandarin Oriental Lago di Como, Itália | foto: divulgação

. Mandarin Oriental Santiago – O Hotel Santiago, que está em remodelação para se tornar um Mandarin Oriental, está localizado em Las Condes, um dos melhores bairros para se hospedar na capital chilena.

Mandarin Oriental Santiago, Chile
Mandarin Oriental Santiago, Chile | foto: divulgação

. Mandarin Oriental Hyde Park London

. Mandarin Oriental Doha

. Mandarin Oriental Wangfujing Beijing

  • MARRIOTT INTERNATIONAL LUXURY BRANDS (Milux)

A Marriott International tem em seu portfólio diversas marcas de luxo. São elas: JW Marriott, Ritz-Carlton, Ritz-Carlton Reserve, St. Regis, W Hotels, Edition, The Luxury Collection e Bulgari.

Todas elas tiveram ou terão aberturas importantes. Algumas delas são:

. Ritz-Carlton Reserve Dorado Beach (Porto Rico) – Após uma longa reforma para reparar os estragos causados pelo furacão Maria em Porto Rico, o hotel está de volta e melhor do que nunca.

Ritz-Carlton Reserve Dorado Beach Puerto Rico
Ritz-Carlton Reserve Dorado Beach, Porto Rico | foto: divulgação

. JW Marriott Maldives – O primeiro hotel JW Marriott do arquipélago contará com 61 bangalôs sobre o mar (brasileiros adoram!).

JW Marriott Maldives
Projeto dos futuros bangalôs do JW Marriott Maldives | foto: divulgação

. W Costa Rica Resort – Playa Conchal – Localizado no litoral pacífico norte do país, próximo à Playa Tamarindo, o novo W Costa Rica está em uma região de praias lindas e floresta intocada.

W Costa Rica Resort
Vista aérea do W Costa Rica Resort | foto: divulgação

. St. Regis Hong Kong

. Bulgari Hotel Shanghai

. W Aspen

. W Ibiza 

. Solaz, The Luxury Collection – Los Cabos
(nos hospedamos nesse hotel assim que foi inaugurado! Leia aqui).

  • ACCOR

Há três anos, o grupo Accor tinha apenas a marca SOFITEL em seu portfólio de luxo. Buscando atuar cada vez mais nesse nicho, agora FAIRMONT, RAFFLES e BANYAN TREE (além de Sofitel Legend) também estão debaixo do mesmo guarda-chuva. Há também marcas de lifestyle parceiras como SLS e Delano.

A grande novidade do ano da Accor:

. Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Primeiro hotel Fairmont da América do Sul será inaugurado em agosto de 2019 e promete ser um dos mais bonitos da orla carioca.

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
Hotel Fairmont Rio de Janeiro, em Copacabana | foto: divulgação
  • HYATT 

Novas aberturas no portfólio de luxo da Hyatt incluem propriedades Andaz, marca de luxo moderna e descolada, e Park Hyatt (novas propriedades no Japão, para somar ao primeiro Park Hyatt Tokyo).

. Andaz Munich

. Andaz Palm Springs

. Park Hyatt Kyoto

. Park Hyatt Niseko

. Park Hyatt Auckland

. Park Hyatt Los Angeles

Andaz Munich - Hotel Alemanha
Novo Andaz Munich, Alemanha | foto: divulgação
Andaz Munich - Hotel Alemanha
Interior do novo Andaz Munich | foto: divulgação
  • THE LEADING HOTELS OF THE WORLD

A The Leading Hotels of The World é uma coleção de hotéis autênticos e extraordinários, da qual 400 propriedades em mais de 80 países fazem parte. 95% do portfólio é composto por hotéis independentes (que não fazem parte de grandes redes e grupos).

Neste ano, 30 novos hotéis estão sendo inaugurados e já fazendo parte da Leading, como:

. Nobu Los Cabos, México

. BLESS Hotel Ibiza, Espanha

. Savoy Palace, Portugal (Ilha da Madeira)

. Katikies Garden Santorini, Grécia

. Baglioni Resort, Maldives

nobu los cabos
Banheiro da suíte do Nobu Hotel Los Cabos, México | imagem: divulgação / LHW

No Brasil, várias propriedades também fazem parte: todos os hotéis Emiliano, todos os hotéis Fasano, Palácio Tangará, Ponta dos Ganhos e Tivoli Mofarrej.

Palácio Tangará - São Paulo
Palácio Tangará, em São Paulo | foto: divulgação / LHW
Ponta dos Ganchos Santa Catarina
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Santa Catarina | foto: divulgação / LHW

Além da tranquilidade de que o hotel atenderá suas expectativas, escolher um hotel Leading tem outros benefícios como o Leader’s Club – um “programa de fidelidade” que oferece aos membros upgrade na chegada mediante disponibilidade, chance de ganhar noites grátis, tarifas especiais e café da manhã incluído.

Para fazer parte da The Leading Hotels of The World, um hotel precisa ser referido por outro membro. Há inspeções anuais para garantir que os associados estão cumprindo com os padrões de qualidade do selo.

Cabe aqui dizer que todos os anos a LHW está presente na feira com alguns de seus hotéis membros e é sempre um dos lugares mais animados da ILTM! 🙂

THE LEADING HOTELS OF THE WORLD
O espaço da The Leading Hotel of The World na ILTM: Sheila Mueller, diretora de marketing e vendas da LHW, no centro, e as jornalistas Patrícia Zanotti, Didi Krepinski, Patrícia Mattos, Nathália Stern, Lala Rebelo, Alessandra Leite, Flavia Pires e Ana Maria Junqueira.

Um hotel que também é Leading e que adorei conhecer um pouco mais a fundo na feira foi o Bürgenstock Hotels & Resort, um complexo com 4 hotéis e piscinas fabulosas, nas margens do Lago Lucerna, na Suíça.

burgenstock resort hotel lucerne switzerland
Bürgenstock Hotels and Resort no Lago Lucerna, na Suíça | foto: divulgação

Quantas novidades incríveis, né?! A ILTM é sempre assim, um mergulho no que há de melhor e mais especial no turismo. Realmente inspirador.

*ILTM é a sigla de International Luxury Travel Market, que é um portfólio que agrega as mais prestigiadas feiras voltadas ao mercado de turismo de luxo. Além da ILTM Latin America, que acontece em São Paulo, há também a ILTM Cannes, Asia Pacific, Dubai, North América, China, Arabia e Africa.

A próxima edição da ILTM Latin America acontecerá de 5 a 8 de maio de 2020, no mesmo local. Acesse www.iltm.com/LatinAmerica para mais informações. 

Voltamos no ano que vem, ainda com mais novidades! Aguardem! 😉

Por Lala Rebelo

::: Acompanhe nossas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta nossa página no facebook /LalaRebeloTravelBlog

Comentários