Continuando nossa viagem pelo Vietnã, hoje é dia de escrever sobre a parte 2: HALONG BAY. A primeira coisa que tenho a dizer: recomendo que você não parta dessa vida sem antes conhecer esse lugar!!! hehehe. Halong Bay é de deixar qualquer pessoa C-H-O-C-A-D-A!
Como escrevi no post anterior, nosso roteiro no país teve duração de 10 dias, e foi dividido da seguinte forma (clique para ler os posts):
- Parte 1: Hanoi (capital / norte do Vietnã)
- Parte 2: Halong Bay (baía com mais de 3 mil ilhotas / litoral norte do Vietnã) – este post!
- Parte 3: Hoi An (cidade antiga, fofa e pequenininha / centro do Vietnã)
- Parte 4: Ho Chi Minh City & arredores (antiga Saigon, maior cidade do país / sul do Vietnã)
Ir ao Vietnã e não conhecer Halong Bay é algo que não faz sentido algum. Ainda mais se tratando de um lugar tão próximo da capital, Hanoi (apenas 4 horas de carro).
Hoje contarei sobre a minha experiência em Halong Bay, porque é melhor ficar 1 noite hospedado no barco e não apenas passar o dia, quais são os melhores barcos disponíveis, como é a “vida” a bordo (refeições, quartos, atividades…), que lugares visitar (praias, mirantes, cavernas…), valores, transporte até o local, melhor época para ir e muito mais. Sei que surgem muitas dúvidas na hora de organizar um passeio como esse, e espero ajudá-los. 🙂
Sobre o lugar
Halong Bay, Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das 7 Maravilhas da Natureza, é uma baía formada por um mar verde esmeralda e milhares de ilhas e ilhotas calcárias. Na verdade, elas não têm cara de “ilhas”, e sim de rochas “brotando” do mar, enooormes, como se fossem prédios. Bem U-A-U mesmo!
O nome do local significa “baía onde o dragão desceu” e é considerado um lugar abençoado (ooo se é!). A maior das ilhas é Cat Ba, um parque nacional que também possui alguns hotéis/lodges. Porém, a maioria das ilhas não tem nada (além de muita beleza), por causa de seu formato pontudo. Há vários vilarejos flutuantes, formados por pescadores, que também abastecem os grandes barcos que passeiam por lá.
Halong Bay está localizada ao norte do Vietnã, a aproximadamente 160km de Hanoi, e já próximo da fronteira com a China.
Para explorar a região, é possível fazer um passeio de um dia partindo de Hanoi (bate-volta) ou dormir 1 ou 2 noites a bordo de um tradicional navio vietnamita/chinês chamado junk (recomendo muuuuito). Tem gente também que se hospeda em terra firme, próximo aos locais de onde partem os barcos (Halong City) ou na ilha de Cat Ba.
<div class=”separa”><span> CLIMA – Quando ir? </span></div>
Eis uma das perguntas mais importantes de todas: quando pegar o bendiiiiito céu de Halong Bay azul??? rsrs. Afinal, muitos dão esse “azar” e a maioria das fotos que vemos internet afora não são ensolaradas. Eu não dei essa sorte também!!!! 🙁 Olha, eu geralmente sou suuuper cri-cri com clima, e costumo ficar bicuda quando não abre sol, mas esse lugar é tão mas tããão lindo, que é impossível ficar se quer chateada em vê-lo todo nublado.
O clima do Vietnã é bastante instável, principalmente no norte do país. Andei perguntando a todos de lá e de fato a época que fomos (MARÇO-ABRIL) é uma das melhores para ir (no inverno/primavera do Hemisfério Norte). Não chove, mas fica assim, nublado. E um pouco frio. Me disseram que as chances de pegar tempo aberto, com sol e céu azul, são maiores em JULHO. Mas que há mais chances de chover também (já é verão, e faz mais calor). Será que vale arriscar?!?!
A opinião mais unânime foi a de evitar ir de setembro a dezembro, por causa de chuvas e ventos fortes.
E agora?? Eu pretendo voltar para tentar pegar Halong Bay com céu abertiiiiiiinho.
<div class=”separa”><span> OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS </span></div>
- Que MALA levar?
Os quartos nos barcos não costumam ser tããão grandes, e como o normal é passar apenas 1 ou 2 dias a bordo, não há necessidade de uma mala enorme. Mas… O que fazer com a outra mala, que está com o resto das coisas? Muita gente se hospeda em Hanoi em um hotel antes de ir a Halong Bay, e depois do passeio, volta para o mesmo hotel. Assim é possível pedir para deixar a mala grande guardada lá, no guarda-volumes, em segurança. É bem comum e muita gente faz isso.
Porém nós estávamos com muita preguiça na noite anterior para separar a malinha, e levamos tudo mesmo. Ficou bem apertadinho no quarto, mas não tivemos problema algum.
- ROUPAS – O que levar?
Fiz questão de fazer este tópico no post porque eu errei FEIO. Estava frio, mas mesmo que fosse no verão, dizem que a noite é sempre fresquinho. Leve um casaco. Mas nada de jaqueta de couro como a minha. O ideal é um casaco mais esportivo, impermeável (mais ou menos desse estilo aqui). Um coletinho também iria bem.
Outro erro foi não ter levado uma calça legging e um tênis esportivo. Por exemplo, subir 424 degraus de chinelo, short jeans e casaco do marido não foi o mais adequado.
Para o kayak, também fez falta estar de legging ou de calça impermeável e um casaquinho apropriado… A água em março/abril estava super gelada, não fazia sentido estar de biquini (mas é bom levar um biquini, body/maiô ou sunga para colocar por baixo).
A única hora que você precisará de uma roupa mais “arrumadinha” é no jantar (mesmo assim, naaada de mais… Tipo calça jeans, blusinha, rasteirinha ou um vestidinho informal). Lembrando que fui em março/abril. Talvez no aaaalto verão, beeem mais quente, você use roupas mais curtas, cavadas e muito biquini/saída de praia (mas leve um casaquinho, uma legging e um tênis anyway).
Para mais informações sobre dinheiro, idioma, história, religião, culinária e muito mais, leia o primeiro post sobre o Vietnã, clicando aqui.
↑ Voltar ao começo do post
Como chegar / Onde ficar
<div class=”separa”><span> TRANSPORTE </span></div>
Como comentei acima, Halong Bay está a apenas 160km de Hanoi, mas a a viagem leva em torno de 4 horas pois a estrada não é das melhores (apesar de não ser ruim) e há um certo trânsito. O shuttle da empresa do barco que escolhemos (Paradise Luxury Cruises) passou para nos buscar no hotel no Old Quarter de Hanoi (Apricot Hotel) por volta das 7:45 e nos deixou de volta lá no dia seguinte, às 16h. Esse transporte (ida e volta) custou 40 dólares por pessoa (van com outros hóspedes). Vale a pena! Mas muitas empresas já incluem esse valor no preço. Por 150 dólares é possível contratar um transfer privado para 2 pessoas.
Sem dúvidas, ir com a van do próprio barco é o jeito mais prático. Você pode pegar um taxi, ou ir de ônibus, mas sinceramente… O valor vale a comodidade.
O caminho até Halong já é uma atração (pelas cenas do cotidiano que você pode observar da janela e pelo nosso motorista vida loka rsrs).
<div class=”separa”><span>BARCOS </span></div>
Há dezenas de empresas que fazem o passeio por Halong Bay, seja de apenas 1 dia, de 2 dias/1 noite ou até mesmo de 3 dias/2 noites, para toooodos os gostos e bolsos.
Recomendo fortemente que você durma por lá e não passe apenas o dia. É longinho (4 horas para ir e + 4 horas para voltar de Hanoi) e o lugar merece mais tempo para ser bem aproveitado. Achei 2 dias/1 noite (na verdade, é menos do que 2 dias, pois começa e termina ao meio-dia) o suficiente. Claro que dá um gostinho de quero mais, mas talvez 3 dias/2 noites seja muito tempo (mas claro que só vivendo para saber. Talvez com sol seja fantástico ficar 3 dias por lá!!!).
Lembre-se: o barco pode até parecer caro, mas é importantíssimo escolher algo que seja bem avaliado, confiável e confortável. Afinal, a sua experiência em Halong Bay está 100% ligada à sua experiência com a empresa de cruzeiros. Outro ponto importante: pense que na maioria dos casos, quase TUDO está incluído (quarto, comida, passeios, guias etc.).
Sugestões de barcos:
AMEI ter ido nesse barco, que tem estilo tradicional e é todo de madeira. Instalações bonitas, bem cuidadas, um quarto aconchegante com varanda (há opções sem varanda também), uma área comum super espaçosa, com móveis elegantes, restaurante bacana, comida deliciosa e um ótimo custo-benefício. Uma pena que estava frio e não conseguimos aproveitar muito a parte externa do barco. Recomendo que escolham um quarto com varandinha para poderem curtir a vista com mais privacidade.
Os funcionários são super gentis e atenciosos. Tive uma excelente experiência com as refeições: não como frutos do mar e a base do cardápio era isso. Avisei e eles conseguiram adaptar de maneira brilhante. Estava tudo muito gostoso. Aliás, era MUITA comida.
No valor da diária estavam incluídos todos os passeios, guias e refeições (bebidas eram pagas a parte. Apenas água era servida a vontade. Eu achei que os valores estavam ok, mas se você não achar, não se preocupe… Sempre passa uma vendedora ambulante rodeando o cruzeiro em um barquinho de madeira, oferecendo latinhas e garrafas para os hóspedes – bem pitoresco!! Vale a pena comprar algo apenas para filmar o “método de entrega” rsrs).
Além dos passeios externos (praias, mirantes, cavernas, passeios de kayak etc. – tudo incluído), há também atividades dentro do barco. Coisas simples como sessão de Tai Chi Chuan de manhã cedinho no deck, aulinha rápida de culinária (para aprender a fazer rolinhos de papel de arroz!!), filmes, pescaria de lula (o animal! hehe) e spa (apenas este último pago a parte).
O shuttle Hanoi-Halong não estava incluído e custou US$40 por pessoa. Vale a pena pagar, pois achei que ir por conta própria é meio complicado. Eles buscam no hotel (no Old Quarter de Hanoi) e depois levam de volta.
Reserve aqui.
Um tour pelo nosso quarto:
<iframe width=”680″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/b0PrvAlLUpk” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
Os vendedores ambulantes que comentei acima, que ficam rodeando o barco oferencendo bebidas e lanches mais baratos do que os vendidos a bordo:
Gente, tenho uma história engraçada para contar aqui: a senhorinha chegou toda remando (cansaaaada, coitadinha) para vender seus produtos, e bate aquela pena, né?! Depois que conseguiu vender pro barco todo, inclusive para nós, não é que ela liga o motor do barco e vai embora?!?!?! hahahaha. Ixxxxperrrrta!! kkkk deu certo a estratégia.
<iframe width=”680″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/e5BOeMmOEoA” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
Esse é o mais famoso entre os “barcos melhores” e uma referência em Halong Bay. Nos disseram que fazem uma rota diferente, alternativa, fora dos passeios mais óbvios. Acredito que seja verdade, pois por onde passamos, não vi nenhum barco da empresa. Conheço gente que fez o passeio nesse barco e amou.
Um barco ainda mais requintado, luxuoso e exclusivo. Por ser menor (apenas 6 cabines), os quartos são gigantes e o serviço é muito mais personalizado.
Também é super luxuoso, mas ao contrário de todos os barcos citados acima, este é enorme e tem estilo completamente diferente. A madeira e as velas tradicionais dão lugar às estruturas metálicas e a decoração é bem contemporânea. O que mais gostei nesse barco é que ele possui uma jacuzzi externa. Se for a Halong Bay em dias quentes, isso pode ser um baita diferencial.
Há outras dezenas de opções de barcos em Halong Bay. Veja tudo aqui. O importante é reservar com antecedência para escolher algo com o melhor custo-benefício.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Duração: 2 dias (na verdade, menos do que isso, pois o passeio começa no 1º dia ao meio-dia e termina no 2º dia ao meio-dia) / 1 noite
Halong Bay é enorme e nem todos os barcos fazem as mesmas rotas. Escrevo aqui sobre o que eu vivenciei a bordo do Paradise Luxury Cruises, e que foi muito legal (além de tooodo o tempo passado na varanda do quarto e/ou no deck, só apreciando visual…).
[Dia 1]
- Partida de Hanoi rumo a Halong Bay. Ao chegar em Halong, 4 horas depois, é servido um lanchinho no hotel Paradise Suites (em terra / da mesma rede do barco).
- Todos a bordo!! É servido o almoço (buffet).
- Visita a Hang Sung Sot, um lugar também chamado de “Caverna das Surpresas”. É uma caverna gigaaaantesca e lindíssima. Porém, colocaram umas luzes coloridas e ficou bem descaracterizada, mas ainda assim é bonita. A vista lá de cima também é maravilhosa.
- Ti Tôp Island – essa ilha é um must pois é lá de cima que se tem A melhor vista da baía!! São 424 degraus imperdíveis. Aguente fiiiiirme!! rsrs. Nessa ilha também há uma praia, mas como estava frio, focamos mais no mirante.
- Aula de culinária no barco! Ricardo aprendeu a fazer rolinhos com papel de arroz e até ganhou um diploma! 😛 Eu tirei fotos. hehehehe.
- Jantar à inglesa (pratos vem prontos na mesa). Mas são muuuuitos pratos. Comi super bem nesse jantar.
- Após o jantar, são oferecidas atividades como pescaria de lula (calamar), sessão de cinema etc. Nós preferimos curtir um pouquinho nossa varanda e dormir cedo para madrugar no dia seguinte!!
[Dia 2]
- Aulinha de Tai Chi Chuan, que é tipo um “yoga chinês” (gente, sou super leiga no assunto!!!), no deck do barco, beeem cedinho (tipo 6:30). Consiste em uma série de movimentos lentos e suaves, combinados com controle da respiração (fonte Reikiactivo). Ideal para começar bem o dia.
- Café e biscoitinhos são servidos (ainda não é o café da manhã… Mas pra mim, já era como se fosse. Os croissants estavam deliciosos).
- Visita à tranquila Luon Cave, um lugar absurdamente lindo. Você pode explorar o local de kayak (cedido pelo próprio barco) ou em grupo, em barquinhos tradicionais de madeira+bamboo a remo, com uma pessoa conduzindo. Sem dúvidas, de kayak é muuuuuito mais especial. Você faz o seu tempo, sabe? Ao passar por uma pequena passagem, você chega a uma lagoa enooorme, com águas tranquilas, cercada de cliffs altíssimos, vegetação e muitas aves e macacos. Iradoo!!! Só achei que o tempo no local foi muito curto… Ficaria mais muuuitos minutos por lá!!
- De volta ao barco, é servido o café da manhã (agora sim!!).
- Aproveitamos os últimos minutos para curtir o ventinho no deck e apreciar a beleza absurda desse lugar. Na tarde do dia anterior, compramos uma garrafa de vinho tinto vietnamita da senhorinha que passou de barquinho vendendo. Não era uma dilííícia, mas complementou a experiência! (e ainda foi bem barato).
- Após o check-out, somos levados de volta ao píer, onde será servido um almocinho leve (no mesmo hotel da chegada, Paradise Suites.
- 4 horas de estrada para voltar para Hanoi! Fim! Após chegada em Hanoi, lá pelas 16h, tivemos mais um tempinho para aproveitar o Old Quarter e assistir ao Water Puppet Show. Contei tudo aqui.
É… Pensando bem, se estivesse SOL e CALOR, eu gostaria de ter ficado mais uma noite sim, para aproveitar tudo com mais calma. Com esse tempo nublado e friozinho, 2 dias/1 noite foi o tempo perfeito. 😉
<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>
Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Pra finalizar, um vídeo que resume toda a nossa experiência no destino. Assistam!! 🙂
<iframe src=”https://player.vimeo.com/video/164667502″ width=”680″ height=”382″ frameborder=”0″ webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe>
<p><a href=”https://vimeo.com/164667502″>HalongBay-vietna-lalarebelo</a> from <a href=”https://vimeo.com/user50270507″>Lala Rebelo</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a>.</p>
E aí, que tal Halong Bay? Que lugar, heim?!
Leia também os outros posts sobre o Vietnã:
- Parte 1: Introdução ao Vietnã + Hanoi
- Parte 2: Halong Bay
- Parte 3: Hoi An
- Parte 4: Ho Chi Minh City (antiga Saigon)
Obrigada pela visita! Beijos, Lala
Siga-me também no instagram @lalarebelo
↑ Voltar ao começo do post