Caribe

Dicas de St Maarten e St Martin, no Caribe

+ dicas de Anguilla

Encontre aqui nesse post todas as dicas de St Maarten & St Martin, uma ilha dividida entre Holanda e França. Dicas de onde ficar (sugestões dos melhores hotéis como o lindíssimo Belmond La Samanna), onde comer (os melhores restaurantes e os mais românticos – muitas opções de gastronomia francesa na ilha), as praias mais lindas e imperdíveis (claro, você não pode perder o pouso dos aviões em Maho Beach), clima e melhor época para ir, moeda, idioma, como chegar, melhores opções de vôos e muito mais.

Nesse post, você também encontrará dicas de ANGUILLA, a ilha que fica a apenas 20 minutos de barco de St. Maarten e que você pode conhecer apenas passando o dia. Porém, Anguilla é linda demais e recomendo que você durma uns dias lá também! Leia aqui o post com todas as dicas de Anguilla. Se tiver mais tempo de viagem, recomendo conhecer também a outra vizinha de St. Maarten, a ultra francesa e chiquérrima ST. BARTH (dá para conhecer em day-tour, mas eu achei um pouco longe. Melhor ir pra ficar uns dias!).

dicas de st maarten - Hotel Belmond La Samanna st martin
Hotel Belmond La Samanna em St Martin – lado francês da ilha | foto: Lala Rebelo

***

Sint Maarten… Saint Martin… Provavelmente a primeira coisa que você vai pensar sobre esse destino é: COMO FALA ISSO??? rs

Sint Maarten, lado holandês, se diz sint mártin, e Saint Martin, lado francês, se diz sãn marrrtãn. 🙂

St. Maarten e St. Martin ocupam uma ilha de 96km² localizada no nordeste do Mar do Caribe, próximo a Porto RicoTrata-se do menor território contínuo governado por 2 países! Está dividida entre França (parte norte, conhecida como French Side / lado francês) e Países Baixos (parte sul, conhecida como Dutch Side / lado holandês). O mais legal é que você pode viajar para UM lugar e conhecer DOIS, cheios de encantos distintos (acredite, há muita diferença entre os dois lados!). Apesar da “divisa” estar bem marcada no mapa, a fronteira não passa de uma placa na calçada e você pode circular livremente entre os dois países.

dicas de st maarten - mapa

dicas de st maarten - fronteira lado francês e holandês


*** OS DOIS LADOS: FRANÇA X HOLANDA ***

O lado francês é francês MESMO: a placa dos carros é da União Européia, a moeda é Euro (apesar de que se você só tiver dólar americano, eles vão aceitar também), o idioma é o francês (mas se escuta de tudo, principalmente inglês) e são tantos bistrôs, patisseries e cafés pelas ruas de MARIGOT, capital do lado francês, que por alguns segundos você vai achar que está na Riviera Francesa (assim… Por ALGUNS segundos mesmo rsrs). Essa tamanha fidelidade à cultura da França se deve ao fato de que St. Martin faz mesmo PARTE da República Francesa. É uma das coletividades de ultramar da França (collectivité d’outre-mer française).

dicas de st maarten - marigot capital do lado francês st martin
MARIGOT – capital de St. Martin (lado francês) | foto: panoramio.com
dicas de st maarten e st martin - marigot lado francês boulangerie sarafinas
Macarons parisienses na Boulangerie Sarafinas, em MARIGOT | foto: Lala Rebelo

Já o lado holandês não é exatamente uma Amsterdam: tudo é bem agitado (cassinos, resorts…), a moeda utilizada é o dólar americano, apesar das oficiais serem o Florin e o Antillean Guilder (eu nem vi isso por lá!) e o idioma falado é o inglês (apesar do “oficial” ser o dutch).

Até 2010, St. Maarten integrava as Antilhas Holandesas, sendo parte dos Países Baixos. Hoje, tem administração autônoma, é de fato um PAÍS, que faz parte do Reino da Holanda. O país tem as próprias placas dos carros, o próprio carimbo de imigração e a própria logomarca.

A capital é PHILIPSBURG, pequenininha e bonitinha, cheia de lojinhas que só ficam abertas durante o DIA, quando os cruzeiros estão atracados no porto. Depois que os cruzeiros se vão, a cidade “morre”. Por isso, programe sua visita à cidade para o turno da manhã / início da tarde.

dicas de st maarten - PHILIPSBURG - capital do lado holandes

dicas de st maarten - PHILIPSBURG - capital do lado holandes
PHILIPSBURG – capital de St. Maarten (lado holandês) | Calçada beira-mar próximo à praia de Great Bay
dicas de st maarten - PHILIPSBURG - capital do lado holandes
Front Street em PHILIPSBURG

Não importa de que lado você fique, você TEM que conhecer TUDO. Afinal, a ilha é minúscula. E praias lindas é o que não falta em ambos os lados. Por isso, o melhor a fazer é ALUGAR UM CARRO (andar de taxi lá sai bem caro) e percorrer a ilha toda, conhecendo todos os cantinhos, seja francês ou holandês.

Todas as locadoras de automóveis conhecidas estão presentes lá (Avis, Dollar, Alamo e outras menores). Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.

* Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂

quando ir st maarten melhor época clima

A melhor época para ir é dezembro a maio, quando quase não chove. De julho a novembro é a famosa “temporada de furacões” no Caribe (com exceção de Aruba, Curaçao e outras ilhas que estão fora da rota clique aqui para saber quais são os destinos no Caribe fora da zona de furacões).

Eu fui três vezes para St. Maarten / St. Martin: em fevereiro, em maio e em junho (junto com Anguilla e St. Barth). Em todas as viagens peguei dias lindos. Quando fui em junho, peguei um dia BEM chuvoso quando estava na ilha vizinha de St. Barth (daqueles que não dá nem pra sair do hotel).

clima st maarten melhor época para ir furacões
Dia ensolarado em St Maarten, em MAIO – ainda antes do início da época dos furacões | foto: Lala Rebelo

Gostou de St. Maarten? Então acho que também vai gostar de:

day tour anguilla st maarten
ANGUILLA – Hotel Zemi Beach House
day tour st barth st maarten
ST. BARTH – Hotel Le Sereno

*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.


Como chegar / Onde ficar

LABEL VOOS

O aeroporto internacional da ilha fica no lado holandês, e se chama Princess Juliana (SXM). Saindo do Brasil, você pode chegar em SXM mais facilmente de 3 maneiras:

  • Copa Airlines – com conexão na Cidade do Panamá [estique sua conexão e conheça +1 país!]
  • American Airlines – com conexão em Miami [lembre-se de que você vai precisar de visto americano para voar via Miami, mesmo se não for sair do aeroporto.]
  • United Airlines – também com conexão em Miami [também há a necessidade de visto americano.]

Brasileiros NÃO precisam de VISTO para entrar em St. Maarten / St. Martin. Apenas passaporte válido e certificado internacional de vacina contra febre amarela.

Uso o site da eDestinos para pesquisar e comprar passagens aéreas e gosto bastante! O site é cheio de ofertas para vários destinos. Clique aqui para acessar.

LABEL HOTEIS

St. Maarten/St. Martin é mais um lugar que eu NÃO indico ficar em hotéis All Inclusive. A ilha oferece tantas opções de praias lindas!! Aliás, o mais legal de se fazer lá é ir de carro cada dia para um lugar diferente. Se você tiver pago muito mais caro por um hotel com tudo incluído vai ficar até chateado por ter que pagar o almoço cada dia em um lugar diferente. E muitas vezes, até o jantar. Hotel all inclusive em lugares assim acaba te prendendo. E St. Maarten/St. Martin é muito mais do que “a praia e o buffet do hotel”. E ainda tem muito restaurante! Afinal, metade da ilha é francesa, né?!

Fica em St. Maarten, lado holandês, mas já pertinho da “fronteira” com a “França”. É um hotel beeem grandão (nada de exclusividade) mas MUITO bonito e confortável. A praia à sua frente é bem linda. Fora do hotel há restaurantes também mas, como já falei, melhor ter o carro para ir a diferentes regiões.

Reserve aqui.

01 Hotel Westin Dawn Beach lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe

Eu gostei bastante desse hotel que fica em St. Maarten, lado holandês. As instalações são menores (nada como esses resorts gigantescos que estamos acostumados a ver no Caribe) mas tudo é bem bonitinho. A praia é simplesmente MARAVILHOSA, chamada Great Bay (uma das praias que mais gostei). E o hotel fica a poucos metros de Philipsburg, ideal para ir caminhando pela praia. Gostoso para passear durante o dia (não se esqueça de que no fim da tarde todas as lojas fecham, pois os cruzeiros vão embora). Não tem vida noturna ao redor deste hotel, mas em Simpson Bay, que está próximo, há alguns restaurantes. E de carro, fica fácil ir para qualquer outro lugar.

Reserve aqui.

02 Sonesta Great Bay lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe

03 Sonesta Great Bay lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe
Que azul! Praia Great Bay, em frente ao hotel Sonesta Great Bay

Esta dica é de onde NÃO FICAR. O hotel fica na famosa praia dos aviões que passam raspando. Talvez isso explica o fato do hotel custar muito mais caro do que deveria: turístico demais. Sonesta Maho Beach está velho, mal cuidado, os funcionários foram mal educados com a gente, a comida não é boa (aliás, este foi um all inclusive que me arrependi de ter pago), faltam opções de restaurantes no hotel e a “praia dos aviões” nem é muito bonita pra você ficar hospedada nela. Maho Beach vale uma ida para assistir aos aviões aterrizando e tirar fotos e não uma hospedagem (pois a praia é apertadinha e uma hora você cansa do barulho). O mais legal de ter ficado neste hotel é que você pode usar todas as instalações do Sonesta Great Bay (acima), incluindo alimentação e bebidas, sem custo adicional. E também o fato de estar super próximo de Mullet Bay, uma praia LINDA.

04 SONESTA MAHO BEACH praia avioes lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe

05 SONESTA MAHO BEACH praia avioes lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe
Maho Beach (em frente ao Sonesta Maho Beach)
06 SONESTA MAHO BEACH praia avioes lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe
foto: deepfriedyankee.wordpress.com

08 SONESTA MAHO BEACH praia avioes lado holandes - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe

O hotel mais chique da ilha. A praia e as instalações são de tirar o fôlego. Não é a toa que o preço da diária também é alto (a partir de 1.000 reais). Fica no lado francês, St. Martin. Se for viagem de lua de mel, eles prometem que vão fazer valer cada centavo.

A área de praia desse hotel também é lindíssima… Enorme, muito ampla, super azul e praticamente privativa!

(eu fiquei nesse hotel na minha segunda ida à ilha, em uma viagem com foco no lado FRANCÊS – clique aqui para ler o post com as dicas e com mais fotos desse hotel)

10 Belmond la samanna - lado frances - onde ficar em St. Maarten e St. Martin - dicas de viagem Caribe

belmond la samana st martin
Piscina de borda infinita do hotel Belmond La Samanna
belmond la samana st martin
Um dos restaurantes do Hotel Belmond La Samanna
belmond la samana st martin
Uma das villas maravilhosas do Belmond La Samanna

dicas de viagem onde ficar hotel st maarten st martin caribe

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

No post que fiz sobre a minha 2ª ilha a St. Martin, que teve foco no LADO FRANCÊS DA ILHA, tem mais dicas de restaurantes!! E está mais atualizado. Clique aqui para ler.

O melhor lugar para comer na ilha é o lado francês, principalmente no Grand Case, uma cidade pequenininha e charmosinha, praticamente de uma rua só, cheia de bons restaurantes. O gostoso é chegar lá, estacionar o carro, sair andando e parar para comer onde mais agradar. Se precisar de uma dica de lugar para comer: L’Auberge Gourmand. O típico também é comer nos lolôs, barraquinhas que vendem comida crioula. Grand Case é ótimo para almoçar e para jantar.

O restaurante Le Pressoir, que também fica em Grand Case, é considerado um dos melhores do Caribe.

Na capital francesa Marigot, há uma boulangerie chamada Sarafina (já coloquei foto dos macarons dela aqui acima rsrs) que é uma delícia para tomar um bom café da manhã. Mas vá de MANHÃ mesmo, pois depois que os cruzeiros chegam, a fila vai até a calçada.

foto: caribbeanmedstudent.com
foto: caribbeanmedstudent.com

12 sarafinas boulangerie marigot lado frances - onde comer - st maarten e st martin - dicas de viagem caribe

Para quem quer curtir uma noite bem caribenha e dançante, me indicaram ir ao La Bamba, que fica em Simpson Bay (lado holandês), por volta das 22h. Eu não conheci, mas fica a dica! 😉

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

PRAIAS E PASSEIOS (em St. Maarten, St Martin, Anguilla & St. Barth)

Agora sim, chegou a melhor parte de St. Maarten/St. Martin: PRAIAS. Se tem uma coisa que esse lugar tem de bonito, é isso. E ainda melhor: uma viagem a St. Maarten não inclui apenas as praias de lá. A ilha está super bem localizada em meio a taaaantos outros países/ilhas fantásticas que você pode ir conhecer viajando apenas alguns minutos de barco. Demais!

00 LABEL LADO HOLANDES

  • Maho Beach 

Vou começar pelo lugar mais conhecido internacionalmente: Maho. A famosa praia vizinha do aeroporto que os aviões decolam e aterrizam quase raspando na areia. Vale a ida para tirar ótimas fotos e sentir aquele medinho! A praia em si é pequena e passar um dia inteeeeiro lá com os barulhos de avião não é o mais legal. Além da própria areia, há um barzinho na praia que você pode ir para tomar uma cerveja e assistir aos aviões decolando e aterrizando (Sunset Bar & Grill).

Essas eram as fotos que eu gostaria de ter tirado, mas só consegui pegar aviaozinhos!! hehehe:

07 MAHO BEACH BAY - praia dos avioes - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe

07-2 MAHO BEACH BAY - praia dos avioes - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe
foto: reddit.com

08 MAHO BEACH BAY - praia dos avioes - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe

Assista abaixo ao vídeo que fiz de um avião pousando:

  • Great Bay

Essa praia no lado holandês é LINDA. Um mar turquesa de arder os olhos. E ainda fica coladinha em Philipsburg, ou seja, dá pra dar uma volta na cidade (de DIA), fazer umas comprinhas e ainda voltar pra praia! rs.

Falando em comprinhas, já tinha falado sobre as lojas de diamantes do Caribe no post de Aruba. St. Maarten também é O lugar para comprar as pedras preciosas. Sério, é MUITO mais barato do que no Brasil. Você vai ficar de queixo caído rsrs. Se estiver precisando comprar um presente nesse estilo… Enjoy!

09 Great Bay - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe
Great Bay | foto: blog.sunwing.ca

10 Great Bay - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe

  • Mullet Bay

Alguns dizem que essa é a praia mais linda da ilha, com águas calmas e transparentes e areia bem branquinha. É vizinha da Maho Beach, mas não tem tanta estrutura. Apenas um restaurante. Ou seja, é beeem mais calma do que as outras praias da ilha.

11 mullet Bay - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe
foto: blog.sunwing.ca

00 LABEL LADO FRANCES

  • Orient Beach (Baie Orientale)

É a praia mais agitada de toda a ilha, com bastante infra-estrutura. Há quem diga que a Orient é uma praia Miami Beach style (ui!). Uma partezinha da Orient Beach é praia de nudismo. Mas se você não for procurar, você não vai achar. É bem escondidinho, fica no extremo sul da praia.

12 Orient beach - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe
foto: stmartinluxuryvacationhomes.com
  • Pinel Island (Ilet Pinel)

Uma ilhotinha fofa que fica MUITO perto de St. Martin. Super rústica, virgem e mar excelente para snorkel. Dirija até French Cul-de-Sac. Deixe seu carro no estacionamento e pegue um “ferry”, conhecido como barco Santoise (que sai a cada 30min das 10h às 16h e leva apenas 10min para chegar, custando aproximadamente US$6).

13 Pinel island - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe
Pinel Island, St. Martin | foto da minha amiga Maria Eugenia Cerchi
14 Pinel island - St Maarten e St Martin - dicas de viagem Caribe
foto: caribbeanpaddling.com

ATENÇÃO: Voltei a St. Maarten / St. Martin, conheci muuuuitas outras praias e fiz um post bem mais completo, que está AQUI.

00 turquesometro st maarten

00 LABEL LADO ilhas proximas

Para conhecer mais países! 😉

Quem nunca ouviu falar? St. Barth é o que está na moda hoje no Caribe e, assim como St. Martin, também pertence à França. Um lugar de beleza que impressiona e muita sofisticação francesa (prepare-se para ver iates, carros de luxo e boutiques chiquérrimas). Foi lá o casamento da blogueira Helena Bordon em 2016.

Para quem está em St. Martin, é possível ir de teco-teco pela Winair (vôo de aprox. 10min). Se o medo for muito, vá de ferry-boat, que sai do porto de Marigot e leva cerca de 90min (mas o mar é agitado e todo mundo costuma enjoar). Reserve com a empresa Voyager.

::: Clique aqui para ler todas as dicas de St Barth.

Chegando em St. Barths | foto: st-barths.com
Chegando em St. Barth | foto: st-barths.com
Hotel Christopher St Barth | foto: visaluxuryhotelcollection.com
Hotel Christopher St Barth | foto: divulgação

Anguilla… Ah, Anguilla! Deus estava MUITO inspirado quando fez esse lugar. Pra mim, Anguilla conseguiu superar a beleza de TODAS as praias que escrevi aqui. Juro, quando cheguei em Shoal Bay, a praia que fui na ilha, dei um suspiro e fiquei alguns minutos paralisada observando aquilo. Nem as fotos conseguem traduzir! UAU!

::: Clique aqui para ler todas as dicas de Anguilla.

“Anguilla is ranked number one world’s best all around beaches.” – The Travel Channel

Shoal Bay, em Anguilla
Shoal Bay, em Anguilla

Anguilla é um MINI território ultramarino britânico. Você já vê que o lugar é inglês assim que chega: uma imigração super séria, carimbo de passaporte e tudo mais. Mesmo para passar o dia. E eu só passei o dia (na primeira vez. Depois voltei em outra viagem para dormir – veja aqui).

Fui com uma empresa bem certinha que se chamava Tour Anguilla, que buscava no hotel em St. Maarten, fazia a viagem de barco (apenas 25min) até Anguilla, levava de carro até Shoal Bay, a praia considerada uma das mais bonitas da ilha, e trazia de volta. Tinha almoço incluído, espreguiçadeiras e guarda-sol. Fechamos o passeio lá mesmo em St. Maarten, no nosso hotel. Para quem tem vontade, Anguilla também tem lugar para nadar com golfinhos. A empresa Tour Anguilla também oferecia esse passeio, mas você pode negociar diretamente com a empresa Dolphin Discovery.

Se você quiser ir por conta própria e ficar mais tempo (o que fiz três anos depois), existem várias empresas de ferry-boat que fazem o trajeto St. Martin – Anguilla. Anguilla merece, no mínimo, uns 3 dias inteiros. Até porque os hotéis são maravilhosos. Fique no Zemi Beach House (demais!!!).

Imigração de Anguilla
Imigração de Anguilla
Mesmo se for apenas passar o dia, NÃO ESQUEÇA SEU PASSAPORTE!
Mesmo se for apenas passar o dia, NÃO ESQUEÇA SEU PASSAPORTE!

23 ANGUILLA - shoal bay - britanico - dicas de viagem Caribe

22 ANGUILLA - shoal bay - britanico - dicas de viagem Caribe

24 ANGUILLA - shoal bay - britanico - dicas de viagem Caribe

Zemi Beach hotel Anguilla
Na piscina do Zemi Beach House, onde me hospedei na minha 2ª viagem a Anguilla

00 turquesometro anguilla

Gostou? Espero que tenha amado e ficado com vontade de conhecer ou voltar para St. Maarten, St. Martin, Anguilla e St. Barth. Eu já to doida pra ir de novo!!!

Beijos,
Lala Rebelo

. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog

roteiros personalizados viagem lala rebelo

↑ Voltar ao começo do post

Comentários