coronavirus - para onde sera seguro viajar - anguilla
Turismo pós-Covid-19

Para onde será seguro viajar em tempos de Coronavírus

Para onde será seguro viajar em tempos de Coronavírus? Não que viagens internacionais devam acontecer agora, mas a verdade é que, enquanto não sair uma vacina, viveremos em “tempos de Coronavírus” por muito tempo. E depois que a poeira baixar (quando casos estiverem controlados), quais são os lugares aparentemente seguros para estar?

Esqueça aviões (o principal receio das pessoas no momento), esqueça o “como chegar”… Nesse post, tratei apenas de apresentar 6 DESTINOS que se firmam como ótimas opções para quem quer estar em um lugar seguro, com poucos ou nenhum caso de Coronavírus. Países que estão tomando medidas eficientes para erradicar o vírus e que deixam a gente doido de vontade de passar uns dias por lá (ou muitos dias! rs).

Ainda não sabemos quando as fronteiras estarão realmente abertas para nós, brasileiros, mas já podemos começar a planejar as nossas próximas viagens (ou ao menos sonhar com elas).

Os destinos são:

Para onde será seguro viajar em tempos de Coronavírus
Meads Bay, em Anguilla – Caribe | foto: Lala Rebelo

No dia 18 de junho, Anguilla, que é uma das ilhas mais bonitas do Caribe, foi oficialmente classificada pela OMS como “livre da Covid-19”. As fronteiras do país seguem fechadas, mas a expectativa é que sejam reabertas em breve ao turismo internacional. O destino, que é um território ultramarino britânico, mantém um site muito didático com informações em tempo real sobre a Covid.

Para chegar em Anguilla, brasileiros precisam voar para a ilha vizinha St. Maarten (geralmente via Cidade do Panamá ou Miami) e de St Maarten pegar 40 minutos de barco.

::: Para mais informações sobre Anguilla, clique aqui.

Melhores hotéis de Anguilla:

. Zemi Beach House
.
Four Seasons Anguilla
.
Belmond Cap Juluca


nova zelandia coronavirus
Milford Sound – Nova Zelândia | foto: Lala Rebelo

Exemplo mundial de combate ao coronavírus, a Nova Zelândia oferece um roteiro super completo de viagem. Praia, montanhas nevadas, calor, frio, vinícolas, parques geotermais, fiordes etc. tudo em um território relativamente pequeno e fácil de ser explorado pelo turista.

O fato de ser um país completamente isolado (2000km da Austrália), colaborou com o controle da covid-19 (além das políticas de seus governantes, claro). E apesar de todo esse isolamento e de “parecer o fim do mundo”, é fácil chegar vindo do Brasil. Basta fazer uma conexão em Santiago do Chile.

Por motivos óbvios de pandemia, com certeza o país vai demorar a abrir suas fronteiras, principalmente a brasileiros e outros países com muitos casos da doença (que saia logo a vacina!!). Mas, assim que for permitido entrar (com todos os cuidados), não tenha dúvida de que este é um ótimo candidato a país extra-seguro para estar com toda a família.

::: Clique aqui para todas as dicas para viajar para a Nova Zelândia.

Melhores hotéis da Nova Zelândia:

Huka Lodge (Taupo)
Lake Tekapo Lodge (Lake Tekapo)
AZUR Lodge (Queenstown)
Delamore Lodge e Te Whau Lodge (Waiheke Island – pertinho de Auckland)


Funchal - Ilha da Madeira - Portugal
Funchal – Ilha da Madeira – Portugal | foto: Andre Carvalho

A Ilha da Madeira (que, na verdade, é oficialmente “Arquipélago da Madeira”, porque envolve outras ilhas) está empenhada em se posicionar como um destino turístico seguro para receber turistas internacionais. A reabertura do destino português acaba de acontecer neste 1º de julho.

O governo da Madeira passa a exigir a apresentação de um exame para Covid-19, realizado até 72 horas antes do desembarque. Para agilizar a saída do aeroporto, foi desenvolvido o app Madeira Safe to Discover, onde o visitante poderá se registrar, responder o questionário obrigatório de saúde e incluir o teste. O governo local também irá oferecer testes aos passageiros que não portarem o exame, que serão realizados no formato RT-PCR no momento da chegada e sem nenhum custo. O passageiro será avisado sobre o resultado em até 12 horas e deverá permanecer em seu hotel durante o tempo de espera. 

O Arquipélago da Madeira registrou um baixo número de infectados e agiu com rapidez para controlar o vírus em seu território. A região teve apenas 92 infectados, dos quais 90 já estão recuperados. Não houve nenhum óbito.

Tem vontade de conhecer a Madeira? Clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, impressionantes cenários de montanhas, vales, penhascos e praias esperam por você.

Basta aguardar que a União Europeia e Portugal estejam novamente abertos para nós brasileiros.

::: Clique aqui para mais informações de Portugal para programar a sua viagem.

Melhores hotéis da Madeira: 

Belmond Reid’s Palace
. Hotel The Vine
. Estalagem Quinta da Casa Branca
. Castanheiro Boutique Hotel


sacromonte hotel e vinicola uruguai
Sacromonte – hotel e vinícola no Uruguai | foto: Lala Rebelo

Nosso vizinho que é o caso mais bem-sucedido de combate à Covid-19 na América Latina. O país tem cerca de 3,5 milhões de habitantes e menos de 1.000 casos de coronavírus confirmados desde o início da pandemia (menos de 30 mortes até o final de junho). O país não decretou quarentena e nem uso obrigatório de máscaras, mas fechou fronteiras. Aos poucos o Uruguai já vem retomando atividades.

Por enquanto, brasileiros não podem ingressar no país, mas acredito que, com todos os protocolos de segurança e higiene que serão exigidos dos viajantes, e o quão significativo é o turista do Brasil, em breve poderemos estar em terras uruguaias (quando for seguro para todos, claro).

O Uruguai surpreende porque vai muito além de sua capital Montevidéu, a pitoresca Colonia del Sacramento e o famoso balneário de Punta del Este. Ali pertinho, aliás, encontramos vinícolas maravilhosas (em Maldonado, a menos de 1h30 do aeroporto, como a Sacromonte) e uma paisagem extraordinária.

::: Clique aqui para dicas de destinos no Uruguai.

Melhores hotéis no Uruguai:

. Playa Vik (José Ignacio)
. Bahia Vik (José Ignacio)
. Hotel Fasano Punta del Este (Punta del Este)
. Sacromonte Hotel e Vinícola (Maldonado)
. Casa Suaya (José Ignacio)
. Sofitel Montevideo (Montevidéu)


Popeye Village - Anchor Bay - Malta
Popeye Village – Anchor Bay – Malta | foto: Lala Rebelo

Malta é um país pequenininho localizado no continente europeu, entre Itália e a Tunísia, na África. A ilha, localizada no Mar Mediterrâneo, é ensolarada, o frio do inverno não é intenso, tem belíssimas praias e cidades históricas charmosas. Aquele destino completo! É o menor país da União Européia, o que colaborou muito para um maior controle da Covid-19 em seu território.

Com meio milhão de habitantes, contabiliza menos de mil infectados no total, desde o início da pandemia, e já há algum tempo zerou o número de casos diários. Claro que para podermos visitar esse arquipélago mágico (uma energia sem igual!!) teremos que aguardar as fronteiras da UE se abrirem para nós brasileiros, mas pode colocar na listinha. Além de seguro, é maravilhoso.

::: Clique aqui para todas as dicas de Malta.

Melhores hotéis de Malta:

The Xara Palace, Relais & Chateaux (Mdina)
Hotel Juliani (St. Julian’s)
. Casa Ellul (Valletta)


Hoi An Vietna
Hoi An – Vietnã | foto: Lala Rebelo

O Vietnã é um caso de sucesso no combate ao coronavírus. Localizado no Sudeste Asiático e vizinho de onde tudo começou, sempre teve o número de casos super controlado. Com uma população de quase 100 milhões de habitantes (em um território muito menor que o nosso Brasil) contabiliza menos de 400 casos e nenhuma morte.

A estratégia foi dura. Sem testes para aplicar na população, isolou doentes e todas as pessoas que estiveram em contato com os infectados. A quarentena obrigatória – e repentina – também aconteceu com turistas. Quem chegava do exterior era imediatamente colocado em quarentena (muitas vezes em antigos prédios militares). Conheço quem passou por isso, e não foi muito “amistoso” não.

Bom, se as a Covid-19 estiver sob controle no mundo, as fronteiras estiverem abertas e os brasileiros forem bem-vindos, o Vietnã é um dos destinos de viagem mais incríveis que conheço (um dos meus preferidos da Ásia).

Impossível ir ao Vietnã e ficar indiferente. É uma cultura que realmente te toca. Ali você vê a vida real. Mesmo que seja um povo educado e receptivo, e já preparado e acostumado com o turismo, a vida deles simplesmente SEGUE. Não mudam o cotidiano por causa de você que está ali passeando. É a oportunidade de estar em contato com algo completamente diferente dos nossos costumes e rotina.

::: Clique aqui para todas as dicas do Vietnã.

Melhores hotéis do Vietnã:

Apricot Hotel (Hanoi)
InterContinental Hanoi Westlake (Hanoi)
Four Seasons Resort The Nam Hai (Hoi An)
Anantara Hoi An Resort 
(Hoi An)
Park Hyatt Saigon 
(Ho Chi Minh)


Para checar como está o “combate” ao coronavírus em cada país, acesse o site EndCoronavirus.org. Os países estão classificados em 3 diferentes categorias: “vencendo” (verde), “quase lá” (amarelo) e “requer ação” (vermelho).

*** Atenção: enquanto o “clima” estiver assim tão instável, e mesmo que esteja liberado viajar, lembre-se que enquanto houver qualquer sinal de volta de aumento de casos, os países podem simplesmente fechar suas fronteiras, decretar quarentena obrigatória, sem aviso prévio etc. e você turista acabar sem conseguir voltar pra casa. Que saia logo essa vacina! ***

E aí, depois que a pandemia passar e você se sentir seguro para viajar, vai querer ir para onde?

Por Lala Rebelo

Siga-me no instagram @lalarebelo
Curta minha página no facebook /LalaRebeloTravelBlog

Comentários