morar fora do Brasil - visto de investidor - LCR
EUA e Portugal

Morar fora do Brasil – visto de investidor par quem deseja se mudar para outro país

Quem é que nunca pensou em morar fora do Brasil, né? Experimentar um país diferente, como residente, sem ser apenas um turista, por alguns dias, está entre os desejos mais comuns. Muitos buscam por mais segurança, qualidade de vida e acesso a oportunidades melhores de estudo e emprego… Ou apenas a vontade de realizar um sonho antigo de vivenciar uma nova cultura. 

Eu mesma já morei fora do Brasil para trabalho, estudo e para acompanhar o meu marido que foi expatriado em seu trabalho. E digo: vale a pena demais! Adicionamos tanta experiência e conhecimento na “bagagem” que é impossível mensurar. Nunca mais serei a mesma. 

morar fora do Brasil - visto de investidor - morar em Portugal
Praia do Camilo – Algarve – Portugal

Portugal é um dos melhores países na Europa para se viver! | Foto: Lala Rebelo

Você sabia que existem, no mundo, algumas opções que possibilitam a residência de estrangeiros no exterior, seja de forma temporária ou permanente? Uma das opções menos conhecidas é o visto de investidor. Já ouviu falar?

Em torno de 40 países oferecem residência ou cidadania por meio de investimento, e Estados Unidos e Portugal estão entre os países favoritos dos interessados de todo o mundo, incluindo brasileiros. 

MORAR NOS ESTADOS UNIDOS - VISTO DE INVESTIDOR
Lala no estado americano do Colorado | foto: Lala Rebelo

E é especificamente sobre o visto de investidor nos Estados Unidos (EB-5 e E-2) e em Portugal (Golden Visa) que vamos explicar hoje. Quem traz o conhecimento e suporte para a pauta é a LCR Capital Partners, empresa que presta assessoria para quem quer fazer a mudança para Portugal ou para os Estados Unidos. 

O QUE É O VISTO DE INVESTIDOR? 

É um programa federal (cada país tem o seu, com diferentes exigências) para cidadãos de outras nacionalidades que desejam morar e investir em um país estrangeiro. A modalidade permite que pessoas de outros países comprem propriedades ou invistam em diversos tipos de negócios e têm como objetivo principal fomentar a economia do país. O valor de cada investimento, assim como a modalidade aceita para a aplicação a este tipo de visto, são estipulados pelo governo local. O tempo necessário de permanência no país para manter o visto válido também pode variar consideravelmente, assim como o tempo de processamento e aprovação da solicitação do visto.

POR QUE BUSCAR UMA NOVA CIDADANIA/RESIDÊNCIA? 

Um passaporte alternativo aumenta as oportunidades de vida (emprego, estudos e até facilidade em viagens) no exterior, além de ser a construção de patrimônio para si e gerações futuras e possibilitar a diversificação de portfólio internacionalmente. Além disso, um visto de investidor pode oferecer interessantes retornos financeiros, facilita a adaptação ao novo país e abre portas para o indivíduo e seus dependentes ao embarcarem nesta nova jornada. 

QUAL O PERFIL DE QUEM BUSCA INVESTIR PARA MORAR EM OUTRO PAÍS? 

Os programas de visto de investidor são voltados para pessoas com alto patrimônio líquido. Em sua maioria, os interessados são pessoas com idade aproximada entre 30 e 55 anos, com uma vida financeira sólida, casados, com ou sem filhos e que desejam morar em outro país em busca de qualidade de vida e oportunidades melhores de emprego e estudo para si e seus dependentes diretos. Há também o perfil de jovens, por volta de 20 anos, que recebem uma doação dos pais, que não têm interesse em iniciar uma nova vida em outro país, mas possibilitam este sonho aos seus filhos, que muitas vezes já estão estudando no exterior.

De acordo com a LCR Capital Partners – empresa norte-americana que assessora famílias interessadas em imigrar para o Estados Unidos e Portugal por meio de programas de visto de investidor -, o mercado de visto de investidor está em expansão e é uma das principais modalidades que permite que indivíduos e seus familiares diretos obtenham residência permanente e, até mesmo, a cidadania em outros países.

Entre os brasileiros, os programas de investimento mais populares são os dos Estados Unidos, por meio do EB-5 e E-2 (para vistos permanente e temporário, respectivamente), e de Portugal, a partir do Golden Visa.

QUAIS OS PAÍSES MAIS COBIÇADOS PARA APLICAÇÃO DO VISTO DE INVESTIDOR? 

Estados Unidos e Portugal estão sempre na lista dos países favoritos daqueles que buscam uma residência permanente alternativa, incluindo os brasileiros. De acordo com dados do USCIS (United States Citizenship and Immigration Services), cidadãos brasileiros estão entre as 5 principais nacionalidades que aplicam para o programa de visto norte-americano. 

Além disso, brasileiros têm estado no topo das nacionalidades que aplicam para o Golden Visa Português desde quando o programa foi criado. Os fortes laços culturais entre os dois países, a facilidade com o idioma e a localização estratégica – Portugal é o país europeu mais próximo do Brasil –, a característica amistosa dos portugueses e as temperaturas amenas durante o ano todo contribuem para o constante interesse no país, mesmo entre aqueles que não têm a possibilidade de buscar a nacionalidade portuguesa por meio da ascendência.

como ter visto para morar nos estados unidos
Brickell – Miami – Estados Unidos | foto: Lala Rebelo

► CONHEÇA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS VISTOS DE INVESTIDOR 

VISTO EB-5 (ESTADOS UNIDOS) 

O visto de característica permanente faz parte de um programa federal dos Estados Unidos, criado em 1990, e permite que aplicantes qualificados e seus familiares diretos (cônjuge e filhos) recebam o green card. 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS  

  • 10 mil vistos concedidos por ano;  
  • Alto índice de aprovação:  90% dos aplicantes são aprovados (em média);  
  • Residência permanente nos Estados Unidos em 24 meses (em média);  
  • Aporte de 500 mil dólares (investido por cinco anos, em média);  
  • Visto estendido para cônjuge e filhos solteiros (até 21 anos no momento da aplicação);  
  • A escolha de um projeto com sólida estrutura financeira oferece possibilidade de retorno do capital; 
  • Característica ativa ou passiva, sendo que +95% escolhem a rota de EB-5 passivo (via Centro Regional). 

No momento, a modalidade de aplicação para o visto EB-5 via Centro Regional está pausada desde o dia 01 de julho de 2021. Isso ocorre, pois o governo norte-americano sentiu a necessidade de reestruturação e modernização do programa, mas a expectativa é de que o congresso vote pela reautorização com reformas no início de 2022.   

VISTO E-2 (ESTADOS UNIDOS) 

Já o E-2 é um caminho mais voltado para os que desejam empreender nos EUA. O visto é temporário de não imigrante e possibilita que um aplicante estrangeiro e seus parentes diretos (cônjuge e filhos solteiros até 21 anos), trabalhem e estudem nos Estados Unidos enquanto o negócio que recebeu o investimento esteja operando.  

“Esse tipo de visto é válido somente para países que mantêm um Tratado de Comércio e Navegação com os Estados Unidos. Cidadãos de países que não mantêm o tratado E-2 assinado, como é o caso do Brasil, e têm interesse neste visto podem obter uma cidadania alternativa e, posteriormente, aplicar para o visto norte-americano. A LCR facilita este processo através da cidadania de Granada”, complementa Ana Elisa, vice-presidente da LCR Capital Partners no Brasil.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS   

  • Processo de aprovação relativamente rápido (2-6 meses);  
  • Visto para a família e autorização para trabalhar e estudar nos Estados Unidos (filhos são considerados dependentes até completarem 21 anos, depois devem buscar outro tipo de visto caso desejem permanecer no país);  
  • Possibilidade de patrocinar funcionários da mesma nacionalidade;  
  • Valor a partir de 150 mil dólares (em média);  
  • Flexibilidade para viajar ao exterior sem a necessidade de autorização de reentrada nos Estados Unidos;  
  • O empreendedor pode não estar sujeito à tributação internacional sobre a renda;  
  • Característica ativa, o aplicante deve gerenciar seu negócio. 

GOLDEN VISA (PORTUGAL) 

De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o número de brasileiros vivendo no país lusíada cresceu pelo quarto ano consecutivo e atingiu em 2020 a marca de mais de 180 mil residentes legais, um crescimento de 21,6% em relação a 2019. Com isso, a nacionalidade é considerada a maior comunidade estrangeira na região. 

“O Golden Visa Português é um visto de investidor que permite obter capital estrangeiro para impulsionar a economia em Portugal. Em contrapartida, o aplicante pode adquirir a residência europeia em menos de um ano”, complementa Ana. 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS  

  •  Desde 2012, em media, 3 mil  vistos são concedidos por ano;
  • Múltiplas opções de investimento; 
  • Residência permanente em Portugal entre 6 e 12 meses (em média); 
  • Aporte a partir de 280 mil euros; 
  • Visto estendido para cônjuge, dependentes de até 25 anos e pais do investidor e cônjuge; 
  • Possibilidade de viajar sem necessidade de vistos para 26 países do Espaço Schengen; 
  • Acesso a todas as escolas e serviços públicos europeus por meio de um único investimento.

Para ter um processo mais fácil, seguro e eficaz, os interessados nestes programas devem procurar uma assessoria e obter suporte de profissionais qualificados e experientes. A presença física da empresa no mercado local é um adicional. A LCR Capital Partners está presente em sete países, incluindo o Brasil, e oferece serviços que auxiliam famílias a obterem sucesso e alcançarem seu potencial máximo facilitando acesso a oportunidades globais.  

Site: www.lcrcapital.com/br/


Em breve, realizaremos uma LIVE no meu perfil no instagram @lalarebelo com a LCR para explicar ainda mais um pouquinho sobre o visto de investidor e para tirar todas as dúvidas de quem deseja morar fora do Brasil! Fiquem de olho!

Publieditorial 

Comentários