Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabeleceu normas mais rigorosas no procedimento de inspeção em todos os aeroportos brasileiros. Sendo assim, os passageiros terão que passar por etapas mais detalhadas e demoradas durante o despacho de bagagens e todo o processo de embarque. Para que essas mudanças não atrapalhem as viagens, evitando estresse e, principalmente atrasos, separei algumas dicas que podem fazer toda a diferença e ajudar na adequação das novas regras. Confira:
1. Essa é básica e é avisada por todos os lados: chegue no aeroporto com no mínimo 2h de antecedência do horário do seu vôo. As filas estão realmente enormes, e a companhia aérea não vai te esperar.
2. Após fazer check-in e despachar a mala, não dê bobeira no aeroporto, passeando, comendo, conversando etc. Embarque imediatamente. Em muitos aeroportos como, por exemplo, Guarulhos-SP, a fila não é tão visível do lado de fora, e você pode ter uma “bela” surpresa.
3. Facilite. Se todos colaborarem, o tempo de fila será menor para todos. Já antecipe tirando computador e líquidos da mala antes de chegar ao Raio-X. Jaqueta, cintos e moedas dos bolsos também devem ser retirados. Faça-o durante a fila também, para agilizar. Nos meses mais frios, é possível reparar que muita gente viaja de bota. Pode ser que ela não “apite” no detector, mas as chances de apitar são grandes. Para ajudar a ir mais rápido, por que não tirá-las de uma vez, né?!
4. Seja ágil. Após passar no Raio-x e detector, deixe para se vestir e guardar as coisas fora da esteira. Carregue tudo para as cadeiras próximas e libere espaço para outros passageiros passarem pelos procedimentos de segurança.
5. Leve seus líquidos em saquinhos com fechamento tipo “zip-loc”. Além de facilitar a visualização do que tem dentro, pelos agentes, se abrirem não irão manchar seus pertences (aliás, eu viajo com esses saquinhos há anos!!!).
Siga-me também no instagram @lalarebelo