Encontre aqui nesse post todas as dicas de Bruges Bélgica – tudo o que você precisa saber para a sua viagem. Como chegar (trens, voos, estradas, aluguel de carro…), onde ficar (os melhores hotéis), os melhores bares e restaurantes, onde comer a melhor waffle, batata frita, chocolate e cerveja belga, o que fazer na cidade, clima, melhor época para ir e muito mais!
***
Bruges (ou Brugge) é fofa. Qualquer bom adjetivo no diminutivo se encaixaria perfeitamente a esta cidade: bonitinha, gracinha, charmosinha… Um dos destinos turísticos mais procurados da Bélgica é uma cidadezinha medieval (olha aqui o “inha” de novo!! rsrs), localizada na região de Flandres, a um pouco mais de 100km da capital belga, Bruxelas.
A popularidade se deve, principalmente, ao seu centro histórico, cheio de belíssimas construções e charmosos canais (não a toa, também é chamada de “Veneza do Norte” – apesar de que, eu mesma, já estive em muuuitas cidades com esse título hehe).
A cidade, que tem um pouco mais de 117 mil habitantes, é Patrimônio Mundial pela UNESCO (centro histórico). Fica no noroeste da Bélgica, um país que muita gente diz ser “sem graça” (a definição fica melhor em inglês: “boring”). Sinceramente, eu não achei a Bélgica nem um pouco sem graça. Muito pelo contrário (digo não só por Bruges, mas também por Bruxelas, que conheci na mesma viagem). Me diz uma coisa… Como um país com tanta cerveja, waffles, chocolates e batata frita pode não ter graça?! 😛
Achei Bruges super romântica. Preciso voltar com meu marido, pois fui com uma amiga!! 😀 A cidade parece até cenário de uma animação de princesas da Disney. Tenho certeza de que você irá adorar.
*O horário padrão da Bélgica é UTC/GMT +1, porém, há o horário de verão que vai do fim de março a outubro, adiantando o relógio em 1 hora (UTC/GMT +2, ou seja, 5 horas a frente do horário de Brasília).
**O dutch (holandês) é a língua oficial, mas inglês e francês são amplamente falados.
*** COMO CHEGAR ***
Uso o site da eDestinos pra encontrar passagens aéreas em oferta, principalmente na Europa. Clique aqui para pesquisar e tentar encontrar algo com preço bom também!!
[TREM]
O jeito mais fácil de chegar em Bruges é de TREM. Quando fui, saí de Paris (estação Paris Nord), fiz uma rápida baldeação em Bruxelas e cheguei em Bruges, em apenas 2 horas e meia de viagem (todo o trajeto, incluindo a parada). Compre sua passagem online aqui, pelo site do TGV/SNCF.
Você pode comprar também apenas o trecho Bruxelas-Bruges (menos de 1h de viagem), caso não tenha Paris incluída no seu roteiro. Acesse o site da Belgian Rail.
A estação de Bruges fica pertinho do centro, apenas 1,5km da praça principal. Dá pra ir andando se não estiver cheio de malas… Ou pegar um taxi ou um ônibus também será super prático e rápido.
Uma sugestão de itinerário que fiz, e que recomendo muuuito: Paris – Bruges – Bruxelas – Luxemburgo – Estrasburgo (França) – Paris. Tudo de trem! Muita gente inclui Amsterdam nesse itinerário também. Amo!!
Viajar na Europa de trem é tudo de bom!! 🙂
Leia post sobre Paris, cidade onde morei, clicando aqui.
[CARRO]
Outra maneira deliciosa de viajar dentro da Europa é de carro. Na Bélgica não seria diferente. Lá dentro de Bruges (e dessas outras cidades que citei na sugestão de roteiro), você não precisará de carro para absolutamente nada. Todas são bem pequenas (a parte de Paris, claro) e o mais gostoso é explorá-las a pé. Por isso, acho que ir de trem é mais vantajoso (e mais livre)!
Nós sempre alugamos o carro pela Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.
* Quando você aluga por esse link, eu ganho uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada 🙂
*** HOTÉIS – Onde ficar? ***
A grande maioria das pessoas que visita Bruges passa apenas O DIA na cidade. Poxa, eu acho um desperdício ir a um lugar desses e não dormir nem uma noite.
Sim, de fato, é possível conhecer “bem” a cidade em apenas um dia de passeio. Mas com um pouco mais de tempo, dá pra fazer tudo com mais calma (e calma é algo que combina muuuito com Bruges)… Pare no café que você quiser, tome o tanto de cerveja belga que tiver vontade e coma o máximo de chocolates que couber na barriga rsrs. E ainda terá tempo pra bater perna e queimar tudo isso! 🙂
A noite a cidade acaba morrendo um pouco (claro, quase todos os turistas vão embora). Mas o charme fica, e você poderá desfrutar de um jantarzinho romântico com muito mais tranquilidade.
Por isso recomendo: fique 1 NOITE em Bruges.
Todas as sugestões abaixo são charmosíííssimas, elegantes e MUITO bem localizadas. Sem erro!
*fotos: divulgação
Comes e Bebes
Na terra da cerveja, da batata frita, do chocolate e dos waffles, é claro que você vai comer bem. Hum… Deu água na boca na hora de escrever!!
*** Para WAFFLES… ***
- OYYA Ice Bar
Endereço: Noordzandstraat 1
As waffles mais suculentas de Bruges com os toppings mais deliciosos: chocolate, nutella, morango com chantilly, caramelo… E tudo pode ser acompanhado com sorvetes artesanais ou frozen yogurt.
*** Para CHOCOLATES… ***
Bruges é o paraíso para qualquer chocólatra. São dezenas e dezenas de lojas, lado a lado, com as vitrines mais apetitosas (e cheirosas) que já vi. Difícil escolher a melhor. Ia comendo um chocolatinho aqui, outro ali, um chocolate quente acolá… E eis aqui algumas SUGESTÕES (sério, qualquer lugar que você parar, na melhor ou na pior chocolateria de Bruges, vai deixar aquela caixa de bombons que você ganhou no amigo secreto da firma no chinelo! hehehe):
- Café Tasse / Chocolaterie ‘t Begijntje
Endereço: Wijngaardstraat 16
- Dumon Chocolatier
3 endereços: Simon Stevinplein 11 / Eiermarkt 6 / Walstraat 6
- The Chocolate Line
Endereço: Simon Stevinplein 19
Tem também as mundialmente famosas (e belgas) GODIVA e NEUHAUS, e o MUSEU DO CHOCOLATE!! rsrs. Vou falar dele na parte de passeios.
Não importa onde você decidir parar… Vai sempre comer chocolates deliciosos! Seja em barrinhas, em trufas ou na forma líquida e quentinha, que no inverno é simplesmente IMPARÁVEL!!!
*** Para CERVEJAS… ***
- 2be Bar
Endereço: Wollestraat 53
Centenas de cervejas decoram toda uma parede, que não pode deixar de ser fotografada (a famosa Beerwall). O bar também deve ser visitado… Consiga um lugar no terraço pra degustar (e depois, comprar) algumas cervejas belgas.
*** Para BATATA FRITA… ***
Sinceramente, recomendo que você coma o famoso cone de batata frita belga nos food trucks que ficam na praça principal mesmo! Mas se achar melequento demais para comer “on-the-go” (porque o gostoso é encheeeer de maionese hahaha), e preferir comer em um lugar mais bonitinho, com mesinhas e tal (e com outras coisas para comer junto com a batata) vá ao:
- Chez Vincent “Real Belgian Fries”
Endereço: Sint-Salvatorskerkhof 1
*** Para COMIDA em geral… ***
Até agora, só sugeri comidas gordas, né? Se bem que chocolate (o dark) não é tão gordo assim! 😀 (#lalaemdefesadochocolate hahaha). Mas claro que, se você for ficar uma noite em Bruges, como recomendo, vai querer fazer pelo menos uma refeição em um lugar charmoso e elegante, com menu variado, com pratos bem executados e deliciosos.
- Parkrestaurant Brugge
Endereço: Minderbroedersstraat 1
Localizado em uma antiga mansão, com ambiente romântico e mais “refinado”/elegante. Especialidades da casa: vieiras, carnes e fritas (olha elas de novo aqui). Excelente lugar para tomar vinhos também.
- De Stove
Endereço: Kleine St. Amandsstraat 4
Restaurante pequenininho, aconchegante e intimista, em uma rua peatonal, a 50m da Market Square, administrado por mais de 30 anos pelos mesmos donos (que também são os chefs), o casal Gino Van Brabant e Erica Travers. O menu muda a cada mês, conforme os produtos da temporada. Cozinha regional.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Para conhecer Bruges, recomendo estar a pé! Uma outra ideia é alugar uma bicicleta, que também é muito gostoso. 1 dia e meio na cidade é o ideal.
O que fazer, ver e visitar:
É a praça principal da cidade (a que ilustra a foto de capa desse post). Muito bonitinha, cheia de edifícios coloridos, uma estátua de bronze e pedra bem no meio (em homenagem a Jan Breidel e Piet de Konink, heróis de uma revolução em 1302) e o Campanário de Bruges (Belfort), símbolo da cidade, com 83m de altura. Os turistas podem subir os seus 366 degraus para ter uma vista panorâmica linda da cidade.
Uma outra pracinha linda, cheio de edifícios lindos e suntuosos. Lá está o prédio que abriga a prefeitura da cidade e a Basílica do Sangue Derramado (Basiliek van het Heilig Bloed), onde se encontra um relicário que guarda um pouquinho do sangue de Cristo (é o que se acredita).
- Passeio de barco pelos canais
Uma das coisas que mais gostei de fazer em Bruges. Sim, é algo que TOOOOODO turista que vai a cidade faz, mas é imperdível (afinal, estamos em uma das Venezas do norte!!). A cidade é toda cortada por canais, e fazendo esse tour, você vê as construções pela água, conhece um pouco da história e vê paisagens lindíssimas. Geralmente o tour custa em torno de 10 euros.
Na terra do chocolate, imperdível ir a um museu que ensina toda a história do cacau/chocolate, seu processo de fabricação e termina, claro, em chocolatinhos gostosos para provar. As esculturas feitas com chocolate são absurdas!
Sinceramente, achei esse “museu” um pouco forçado hehehe. Mas se você é muito fã de batata frita, vale ir para conhecer a história da batata, os países que a produzem, quais são as maneiras de fazê-la, diferentes tipos, molhos etc. O mais gostoso é o cone de batata frita no final! 😛 Mas que não é grátis (apenas com desconto). Acho que vale mais a pena usar seu dinheiro e tempo para devorar muitas fritas com molhos melequentos na praça!!!
Visitas guiadas percorrem esta tradicional e familiar cervejaria de Bruges, que produz autênticas cervejas belgas desde 1856. Não deixe de degustar a famosa Brugze Zot, a mais típica.
- Passeio pelas ruelas e becos (a pé ou de bicicleta)
Tão gostoso se perder pelas ruelas e becos da cidade, tanto de dia, como de noite, que muitos edifícios ficam iluminados. Um passeio de bike por essas ruas também não seria nada mal.
[BRUGGE CITY CARD]
Um cartão que você compra (lá mesmo em Bruges ou on-line) e que te dá direito a entrar a 27 museus e a fazer um passeio de barco. Entre os museus, está o Campanário na praça principal, o Choco-Story, o Frietmuseum e a Cervejaria De Halve Maan. Com o cartão, você também terá descontos em outras coisas, como aluguel de bicicleta, shows, compras etc. Leia mais informações sobre o Brugge City Card aqui, para fazer as contas e decidir se vale a pena comprá-lo ou não, pois custa 46 euros (48 horas).
*** CLIMA – Quando ir ***
Não há data ideal para visitar Bruges. A cidade é uma graça em qualquer estação. Eu fui no início da primavera (março), e como podem ver pelas roupas, peguei bastante frio… Mas achei que a cidade combina muuuuito com um friozinho também! 🙂 Delícia de lugar!
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros. Já precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. Ah, inclui o seguro obrigatório para entrar na Europa (certificado Schengen).
No mapa abaixo, marquei todos os hotéis, bares/restaurantes/cafés, chocolaterias e pontos turísticos indicados neste post:
Espero que você também tenha gostado de Bruges e ficado animado (e com água na boca) para conhecê-la na próxima ida a Europa!!
Obrigada pela visita.
Beijos, Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
Gostou de Bruges? Achou fofa?
Acho que você também vai gostar da charmosa Ljubljana, capital da Eslovênia, de Amsterdam, na Holanda, e de Budapeste, na Hungria. Clique nos nomes das cidades para acessar os posts cheios de dicas e inspirações!!
↑ Voltar ao começo do post