Apartamento Lala Rebelo – Já que estamos sem sair de casa por causa do coronavírus, achei que era o momento de compartilhar com vocês algumas fotos do meu apartamento. Sem viagens previstas e com um bebezinho a caminho, meu destino pelos próximos meses será mesmo a minha casa! 🙂
Sem bem-vindos!
***
Quando chegamos de mudança do Panamá, eu estava grávida do Vinicius, e tínhamos uma corrida contra o tempo para achar um apartamento em São Paulo. Nos encantamos por um imóvel com quase 60 anos, MUITO VELHO. Mas era cheio de janelas, bem iluminado, fresco e espaçoso. O jeito era encarar uma reforma total (extreme makeover mesmo!) para transformá-lo no nosso lar.
Encontrei a DOOB Arquitetura pelo instagram, pedimos para que a Dani e a Bia (as duas sócias do escritório) visitassem o apartamento para nos dar um parecer (a sonhada transformação era viável?!), nos demos super bem e fechamos negócio. Que decisão certeira! Com certeza as escolheria de novo.
Os desafios apareceram já no início, pois não havia um histórico ou planta original do imóvel. Tudo pegou fogo na antiga administradora do condomínio. Sem saber onde passavam tubulações de água, gás e esgoto e quais paredes eram estruturais, o projeto aprovado seguia sendo um mistério. Mas com a sorte do nosso lado, tudo deu certo!! Praticamente como havia sido sugerido na primeira apresentação. Gostamos de cara!
Quebramos todas as paredes da sala, formando uma grande área social, integrando cozinha, sala de jantar, estar e TV.
Também criamos uma suíte, já que a planta anterior contava com três quartos e dois banheiros independentes. Trocamos praticamente TUDO (fiação elétrica, canos, ar condicionado, janelas, portas, revestimentos…), com exceção dos tacos de madeira dos quartos. Quando compramos o apartamento, os antigos donos “os escondiam” sob um carpete de madeira. Ao removê-lo foi uma grata surpresa: tacos de peroba rosa! Depois de uma restauração, ficaram belíssimos! São eles que carregam a história de décadas do apartamento.
Nos outros cômodos da casa, escolhemos utilizar um piso de porcelanato que reproduz o concreto, para trazer um ar mais moderno. Amo esse contraste do cinza com madeira clara, então optamos pelo carvalho natural em diversos pontos: painel do living (que sustenta a TV, o rack e “esconde” a porta que dá acesso à área íntima), no forro sobre a cozinha e sala de jantar (tampando uma viga) e na parede do nosso quarto, atrás da cabeceira.
Os revestimentos utilizados nos banheiros foram mais ousados: lavabo de ladrilho hidráulico (Decortiles Calu Six) no piso e nas paredes, banheiro do bebê de hexágonos cimentícios, contrastando com o teto azul turquesa e o banheiro da suíte com ares de “banheiro de hotel” (meu sonho de blogueira de viagens HAHAHA), todo branquinho, de porcelanato que reproduz o mármore carrara. Também escolhemos revestir a bancada da cozinha com azulejos geométricos da marca Lurca.
Bom, vocês vão ver que a decoração como um todo é bem colorida. Eu amo uma casa alegre, com cores vivas!! Mas colorido MESMO era o nosso apartamento no Panamá. Bem saturado! rsrs. Nós amávamos aquela explosão de cores (inclusive, trouxemos vários itens do nosso antigo lar). Portanto, nossa ideia no apartamento de São Paulo era manter o colorido, mas de forma que refletisse esse momento mais maduro das nossas vidas. Por exemplo, o amarelo vivo deu lugar ao caramelo e o roxo tornou-se um lilás mais suave. E toda a base da decor é justamente o cinza (sofás, poltronas, piso, paredes de tecnocimento etc.).
Agora vocês devem estar se perguntando: e a decoração inspirada em VIAGEM? Pois bem, O APARTAMENTO TODO REFLETE NOSSAS VIAGENS PELO MUNDO (quase 80 países). Mas não queria uma “casa de viajante” óbvia, com quadros de mapas e globos na sala. Apenas no meu escritório (justamente o escritório de um blog de VIAGENS) quis ser bem literal e colocar um baita papel de parede de mapa-múndi. Queria que os pequenos detalhes imprimissem no apartamento a história das nossas experiências de anos viajando.
O tapete com estampa geométrica veio do Panamá (BoConcept), a pintura sobre o painel de madeira veio de uma feira em Curaçao, na parede atrás da cabeceira temos fotografias tiradas por nós na Índia, Rússia e Cuba… Além de todos os enfeites garimpados ao redor do mundo.
Gosto de comprar “souvenirs” que não são apenas souvenirs. Trago itens úteis (bowls, xícaras etc.) ou objetos de decoração bacanas. Na estante atrás do sofá (Design Somma) e nas prateleiras que enfeitam uma parede da sala (Cremme), temos bonequinhas russas, elefantes e girafas do Camboja e da Tanzânia, escultura de madeira da Tailândia… Além de todos os livros de destinos e álbuns de fotos (adoro revelar fotografias!!).
O quarto do bebê – gerado no Panamá – é no tema PRAIA (nosso tipo de destino favorito, que inclusive nomeou nossa cachorrinha beagle. Sim, ela se chama Praia e também é panamenha!). Usamos bastante amarelo, laranja e tons de azul. Não queria um quarto de bebê menino clássico, monocromático. Vinicius nasceu e o quartinho é mesmo a cara dele! Um sol! 🙂
Hoje, dois anos depois, aguardamos a chegada do Miguel, que irá dividir o quarto com o irmão. A caminha estilo sofá da maioria das fotos (servia de apoio, para um adulto dormir) deu lugar a uma cama baixinha da Ideias de Mamãe (onde o Vini dorme hoje, deixando o bercinho para o novo bebê).
Meu escritório, além do mapa na parede, conta com uma mesa de trabalho AZUL, cor sempre presente no blog (afinal, tínhamos que ter algo do #turquesômetro na casa, né?! Lala Rebelo sem azul turquesa não é Lala Rebelo hehehehe. Azul é minha cor preferida!). O home office, com sofá-cama, também serve de quarto de hóspedes, já que minha família mora em Cuiabá.
O espelho de bolas (comprado na Anthropologie em Miami e levado para o Panamá como bagagem despachada do avião, enrolado por nós em plástico bolha! Ufa! Chegou intacto!), a luminária FL/Y rosa e as cadeiras Mademoiselle da Kartell em estampa floral preta e branca, que no Panamá ficavam na sala, são meus xodós. Vieram de navio, no container, junto com o resto da mudança. E a estante, cheia de nichos, com iluminação em LED, ficou linda demais. Mostrei mais detalhes do meu escritório em um outro post do blog. Clique aqui para ler.
Fotos: Rafael Renzo
Querem ver um pouquinho de como era o apartamento antes da reforma???
E aí, gostaram? 🙂
Obs: as fotos foram tiradas quando o Vinicius era um bebê de colo. Agora que ele tem dois anos, obviamente a realidade da casa é um pouco diferente hahahaha. Com brinquedos espalhados por todos os lados!!!!
Obrigada pela visita!
Beijos, Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta minha página no facebook /LalaRebeloTravelBlog