Encontre aqui nesse post todas as dicas de Nobres MT. Saiba como chegar em Nobres (distância de Cuiabá), onde ficar (melhores hotéis e pousadas de Nobres), o que fazer (as principais atrações de Bom Jardim, como Aquário Encantado, Cachoeira Serra Azul, flutuação no Rio Salobra, Lagoa das Araras…) e muito mais.
***
Se você está buscando um destino para uma viagem rápida de um final de semana ou feriado curto no Brasil, BARATO, fácil de chegar e ainda vazio, Nobres pode ser uma ótima opção pra você.
Nobres é um município no estado de Mato Grosso, a 145km de Cuiabá, capital do estado (2 horas de viagem de carro). Os atrativos estão concentrados no distrito de Bom Jardim.
Os mato-grossenses costumam brincar que “Nobres não é bonito, é lindo”, fazendo comparação com outro paraíso muito semelhante, que fica no estado vizinho, Mato Grosso do Sul. Não posso comparar Nobres com Bonito, pois não conheço a segunda cidade, mas posso afirmar, sem dúvidas, de que Nobres é realmente MARAVILHOSO. Porém, trata-se ainda de um destino MUITO RÚSTICO com infraestrutura BEM precária.
Por um lado, isso é ótimo. Essa falta de infraestrutura pode não ser atraente para muitos turistas em busca de charme e conforto, mas te garante uma viagem muito autêntica, sem filas, sem pegadinhas e sem muitos gastos.
Se quiser ver Nobres ainda assim, antes de ser descoberta pelo turismo de massa, recomendo ir LOGO, pois as mudanças estão acontecendo rapidamente. Estive na região em 2012 e em 2019 e já notei muitas diferenças. Acredito no potencial turístico desse destino. Sou de Cuiabá e vejo que os locais estão cada vez mais interessados!
Não creio que demorará muito para vermos Nobres com seus rios lotados de pontinhos coloridos (não seriam os peixes e sim os coletes salva-vidas de turistas fazendo flutuação). Mas espero que seja um crescimento organizado. Por enquanto, apesar de tudo muito simples, achei super certinho. Estão no caminho certo! 🙂
Não espere encontrar em Nobres pousadas luxuosas ou mesmo charmosinhas. Tudo é muuuuito simples e básico, bem ao estilo da Pousada Serra Azul, que nos hospedamos, ou da Pousada Rota das Águas e Lagoa Azul, que são as mais recomendadas no momento.
Caso queira um hotel com mais infraestrutura, recomendo se hospedar no Malai Manso Resort, que está a 50km de Nobres (1 hora de estrada) e ir apenas para passar o dia (funciona também! Com um dia em Nobres já dá pra fazer as 3 atrações principais. Tanto que a primeira vez que fui fiz apenas um day-tour de Cuiabá).
Veja mais opções de pousadas em Nobres aqui e aqui.
Confira abaixo todas as dicas de Nobres, para começar a programar já a sua viagem para esse destino lindo, tão perto de Cuiabá e – ainda – tão pouco conhecido.
::: Siga minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
Leia também: Cristalino Lodge – sul da Floresta Amazônica, em Mato Grosso
Como chegar / Onde ficar
/// COMO CHEGAR EM NOBRES
- VOOS
Voe para Cuiabá (CGB). O aeroporto da cidade recebe voos da Azul, Gol e LATAM.
- ESTRADA
O melhor jeito para ir de Cuiabá para Nobres é alugando um carro. Eu sempre alugo pela RentalCars e dá tudo certo (além de encontrar as opções mais baratas).
*Quando você aluga seu carro por este link, eu ganho uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso.
São apenas 145km de estrada (2 horas), sendo metade do caminho em uma estrada “semi-asfaltada”. Na verdade, ela deveria ser de fato asfaltada, mas está mais de terra do que de asfalto, e totalmente esburacada. Não é perigoso, porque não há curvas e nem muito fluxo de veículos, mas requer bastante atenção para desviar dos buracos que são enormes. Sensação de estar dirigindo na lua. Que vergonha, Mato Grosso! rsrs. Mas eu juro que compensa o esforço! 🙂
Basta colocar o nome da pousada ou “Bom Jardim” no Waze ou Google Maps e ir seguindo o caminho. Recomendo baixar o Google Maps off-line pois pode não haver sinal 3G/4G no caminho.
Dica: baixe os mapas off-line do GoogleMaps, para usá-los mesmo sem internet!
Abra seu app Google Maps > Clique nas 3 linhas no canto superior esquerdo > Clique em mapas off-line > Mapa Personalizado > Selecione a área que deseja baixar (coloque Mato Grosso dentro do quadradinho). Depois é só usar seu maps normalmente, mesmo off-line, para traçar rotas e tudo mais. O mapa off-line fica disponível no seu celular por 30 dias.
Para os que não querem dirigir, é possível contratar um serviço de transfer. Eu nunca utilizei, mas ouvi falar bem da Anaconda Adventure (ligue ou escreva por WhatsApp para Vicente: (65) 99600-9944 / 9969-0259).
Eu acho essencial estar de carro em Nobres, pois as atrações são bem espalhadas. Sem carro, você ficará sem nenhuma flexibilidade e dependendo de vans para os passeios. E não há taxi e uber por lá.
/// HOTÉIS – ONDE FICAR EM NOBRES
Como comentei no início do post, as opções de hospedagem em Nobres são SIMPLÉRRIMAS. Sério, ainda não há nada nem sequer charmoso por lá. Portanto, as opções que trago aqui são simplesmente básicas e limpas. Lugares decentes para você passar a noite tranquilamente, ter uma boa noite de sono e descansar.
Obs: Não acredito que demore muito para surgir um hotel bacaninha por lá não. Espero que seja logo! 🙂
Essa foi a pousada que nos hospedamos em Nobres. Ela é simples, como todas as outras da cidade, e é bem localizada, na via principal do Distrito de Bom Jardim (perto de algumas atrações, restaurantes, agências de turismo e posto de gasolina).
Os quartos são pequenos, mas possuem ar condicionado e mini geladeira. A pousada tem uma área de lazer no fundo, com churrasqueira e piscinas. As piscinas são bem “básicas”, de fibra, mas pode ajudar a dar uma refrescada em um dia bem quente em Nobres!
O café da manhã da pousada era bem completo e gostoso. Destaque para o pão de queijo quentinho e as diversas opções de bolos caseiros.
► Clique aqui para reservar a sua estadia na Pousada Serra Azul.
Hoje essa é considerada a melhor pousada de Nobres. É mais arrumadinha, com decoração local, jardim bonito e tal. Mas ainda continua sendo BEM simples, heim? A localização também é boa, na via principal do Distrito de Bom Jardim.
► Clique aqui para reservar a sua estadia na Pousada Rota das Águas.
Mais uma pousada extremamente simples, mas bem organizada e limpa. A vantagem da Pousada Lagoa Azul é que está vinculada à Anaconda Turismo, uma das melhores agências de Nobres, que “comanda” vários passeios. A pousada também fica ao lado do maior restaurante de Bom Jardim (um restaurante simples, mas com comida gostosa self-service), o que pode ser bem conveniente. Ar condicionado nos quartos (sem ar, não dá! Sério!!!).
► Clique aqui para reservar a sua estadia na Pousada Lagoa Azul.
::: Veja aqui mais opções de hotéis e pousadas em Nobres. Você também pode procurar por hotéis em Estivado, que é praticamente o mesmo lugar.
RESORT NAS PROXIMIDADES:
Se você não abre mão de infraestrutura e de uma acomodação mais luxuosa, o Malai é a única opção possível nessa região (mas, apesar de ser muito bom, também não se trata de um hotel de LUXO).
O Malai é um grande resort localizado no Lago do Manso, uma represa em Mato Grosso. Essa represa é gigantesca e uma das principais atrações turísticas do estado. É ponto de encontro de cuiabanos que têm lanchas ou casas nas margens do lago. E é um lugar realmente LINDO, pois além da represa ser gigantesca (às vezes até parece mar!), dela é possível ver os paredões da Chapada dos Guimarães.
O resort tem uma excelente infraestrutura, com restaurante (funciona no sistema all-inclusive), piscina externa e interna, quadras, SPA L’Occitane, atividades de recreação para adultos e crianças, campo de golfe, passeios de barco no lago e muito mais.
Conheço muitos paulistas e cariocas que viajam para Mato Grosso apenas para se hospedarem alguns dias no Malai Manso Resort, em busca de descanso!
O Malai Manso Resort fica a 50 KM de Nobres (1 hora de estrada) e a 96km de Cuiabá (1h20 de estrada). Não é perto, mas é uma boa ideia se hospedar lá e ir para Nobres apenas para passar o dia (em um dia é possível visitar as três atrações mais lindas de Nobres, na minha opinião: Aquário Encantado de manhã, Cachoeira Serra Azul a tarde e pôr do sol na Lagoa das Araras).
► Clique aqui para reservar a sua estadia no Malai Manso Resort.
Vai combinar sua viagem para Nobres com Chapada dos Guimarães?
Na Chapada, hospede-se em:
- Pousada Bosque da Neblina (atualmente considerada uma das melhores e mais charmosas pousadas da Chapada)
- Pousada Quinta dos Quintais (simples mas muito ajeitadinha. Bom café da manhã e ótimo custo-benefício. Com piscina. Fiquei lá na minha última ida).
- Pousada Penhasco (resort com mais infraestrutura)
Vai precisar pernoitar em Cuiabá? Hospede-se em:
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Nobres (inclusive o próprio distrito de Bom Jardim, onde se concentram as principais atrações turísticas da região) não tem um “centrinho”. Trata-se apenas de uma rua com algumas pousadas, agências de turismo, posto de gasolina e restaurantes (todos baratos, com ambiente simples e com comida caseira). Os melhores são:
- Restaurante do Chapolin
Bem pitoresco, esse restaurante no qual o dono vem atender os clientes vestido de Chapolin Colorado (uma figura! hahaha), é considerado o melhor de Nobres. Comida regional, como peixe na grelha, farofa de banana e galinha caipira.
- Restaurante da Pousada Lagoa Azul
(ao lado da agência Anaconda Turismo)
É um restaurante no estilo buffet, para comer à vontade. Fica na via principal de Bom Jardim, ao lado da agência de turismo Anaconda. Comida simples e variada, para um almoço rápido entre passeios em Nobres.
Algumas atrações, como Aquário Encantado e Cachoeira Serra Azul, possuem o próprio restaurante e/ou lanchonete.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
/// QUANTO TEMPO FICAR EM NOBRES?
Recomendo ficar 2 dias (2 noites) em Nobres. É tempo o suficiente para conhecer as principais atrações de Bom Jardim.
Para os que não têm muito tempo, apesar de cansativo, é possível fazer um bate-volta de Cuiabá, em um dia inteirinho (não vai conhecer tudo, mas o mais lindo dá sim para conhecer).
/// O QUE FAZER EM NOBRES – ATRAÇÕES
Muitas das atrações de Nobres estão em áreas privadas, que cobram a entrada do visitante. A maioria dessas visitas precisa ser agendada e é necessário comprar um voucher em uma agência de turismo.
Nós utilizamos a Anaconda Turismo para parte das atrações (65 99600-9944 / 9969-0259) e a Serra Azul para outras (65 99602-8981). A Anaconda fez tudo certinho, já a Serra Azul fez uma bela confusão com horários e vouchers. Ouvi falar bem da Nobres Agência de Turismo, mas não testei.
Conheça as principais atrações:
- AQUÁRIO ENCANTADO (Recanto Ecológico)
O Aquário Encantado é a atração mais linda de Nobres, na minha opinião, e é a foto que ilustra a capa do post! 🙂 Você pode optar por apenas nadar no Aquário Encantado, local onde estão 3 nascentes do Rio Salobra, ou pode também fazer uma flutuação pelo rio, para observar a vida aquática. Nós só fizemos a primeira opção e foi uma delícia! Nessa o bebê também pode ir. o/
É preciso marcar hora / comprar o voucher para visitar, com antecedência (vão poucas pessoas por vez). Ao entrar na fazenda, você estaciona seu carro e depois vai de trator por 5 minutos em uma estrada de terra até o início da trilha. A trilha, de tablado de madeira no meio da vegetação tem apenas 400m. E aí você chega no fabuloso Aquário Encantado! UAU!
Eles fornecem coletes salva-vidas (uso obrigatório, pois não é permitido encostar os pés no fundo do rio), sapatilhas e equipamento de snorkel. Tudo limpo e em ótimo estado. Leve bóias para os pequenos (são 3m de profundidade)!!
A visibilidade é absurda e o azul da água é de explodir o #turquesômetro! Nós fomos às 8h da manhã, mas imagina esse lugar ao meio-dia, com a luz do sol batendo diretamente na água?! R$75 por pessoa.
Veja no vídeo abaixo um pouquinho mais do Aquário Encantado:
- CACHOEIRA SERRA AZUL
Linda cachoeira (uma queda alta, de 40 metros!) que está em uma área do SESC. O local é super organizado e para entrar é preciso pagar R$70 (para quem vai apenas nadar). Para chegar até ela há 800 metros de trilha e, apesar dos 480 degraus, é BEM tranquilo. Só entra crianças com mais de 5 anos de idade.
Quem estiver com preguiça de voltar caminhando da cachoeira, há uma tirolesa bem legal!! O valor incluindo a tirolesa é de R$105. Se quiser incluir arvorismo também, o total fica em R$125.
Aberto de terça a domingo, de 9h às 17h. Para visitar a atração, é preciso reservar seu horário e também comprar um voucher nas agências de turismo autorizadas (veja a lista delas aqui – recomendo a Anaconda).
- LAGOA DAS ARARAS
Esse é O lugar para assistir ao espetáculo que acontece DURANTE o pôr do sol. Uma lagoa cheia de buritis que foram escolhidos pelas araras para serem suas casas (é que como embaixo é alagado, o predador não sobe!). Então, no fim do dia (precisa chegar ANTES do sol se pôr, heim? Ainda de dia!!) elas voltam para dormir. Chegam em casais… E são muitas!!! Coisa mais linda de se ver!
Quando fui em 2012, o local ainda era bem rústico, com um píer de madeirinha. Voltei em 2019 e foi construída uma estrutura bem maior!! Veja nas fotos a diferença. Mas continua lindo! Pra ver a natureza de camarote.
Paga-se R$20 por pessoa para entrar na fazenda (onde fica a lagoa, uma propriedade particular). Como dessa última vez chegamos depois do pôr do sol, quando já estava todo mundo indo embora, negociamos e pagamos R$10. Mas as araras já tinham chegado e já estava escuro.
- MIRANTE DO CERRADO
Mais um lugar para ir no fim de tarde. O Mirante do Cerrado é um restaurante que também oferece day-use para usar a piscina de borda infinita e contemplar o pôr do sol. Custa R$25 por pessoa. Tem também tirolesa, com custo extra.
- FLUTUAÇÃO NO RIO TRISTE
Fiz flutuação no Rio Triste na minha primeira ida a Nobres, anos atrás. Apesar do nome do rio sugerir algo monótono, eu gostei muito do passeio! É lindíssimo… E a água super cristalina! Vimos muitos peixes e até arraias. São 1200 metros de descida.
- BALNEÁRIO ESTIVADO
Gente, eu fui a esse lugar na primeira vez que estive em Nobres, em 2012. Sério, não vá! hahaha. É um restaurante que dá acesso a um balneário lotado de peixes (e de pessoas). Não sei se fui no dia errado, mas era até difícil entrar na água! Não curti. Um zona…
- PASSEIO DE BARCO NO LAGO DO MANSO
Isso não fica exatamente em Nobres e sim a 50 minutos de lá (para quem está hospedado no Malai, é uma das atividades imperdíveis). O lago é enorme e há pontos que parecem até mar! Trata-se da represa da Usina Hidrelétrica do Manso. O lindo de se fazer um passeio de barco por lá é que é possível ver os paredões da Chapada dos Guimarães! Também há praias, bancos de areia e cachoeira.
E ainda há mais algumas atrações que são bacanas em Nobres, mas que não experimentei:
- BÓIA CROSS NO DUTO DO QUEBÓ – passeio de bóia que desce um rio, em um percurso de 1300 metros, e passa por cavernas! Parece divertido!
- FLUTUAÇÃO em vários outros rios e parques com água cristalina, como Reino Encantado, entre outras nascentes e trechos do Rio Salobra (são muitas opções).
- GRUTA DA LAGOA AZUL – um dos lugares mais lindos de MT, mas que se encontra fechado para turismo há mais de 20 anos. Sempre ouvimos burburinhos de reabertura, após grandes investimentos em infraestrutura previstos. Mas não há nenhuma previsão oficial.
/// DÁ PARA IR PARA NOBRES COM BEBÊ OU CRIANÇA PEQUENA?
Sim, dá para ir para Nobres com bebê ou criança pequena. Não é tão longe assim de Cuiabá, uma capital com boa infraestrutura de hotéis, hospitais e aeroporto com uma quantidade razoável de voos. Porém não recomendo. E não é nem por “achar remoto” ou por ter bastante mosquito na região não (eu sou daquelas que topam levar o bebê para todo canto e não acho que exista “destino para bebê”).
O problema é que a grande maioria das atrações, com exceção do Aquário Encantado, é proibida para menores de 5 anos de idade.
Fomos com o Vinicius, na época com 1 ano e 1 mês, e conseguimos aproveitar porque meus pais (e toda a família – era o noivado do meu irmão) estavam junto. Eles não faziam questão de ir a algumas cachoeiras e rios, e portanto ficavam cuidando do baby. Na Cachoeira Serra Azul, por exemplo, o Vinicius não podia nem ir na trilha. Precisava ficar aguardando na recepção.
Só não tivemos problemas no Aquário Encantado. E isso ele realmente amou!!! Porém não podíamos encostar os pés no fundo do rio (para não levantar sedimentos e atrapalhar a visibilidade, além de ter 3m de profundidade em alguns pontos) e para ficar com o bebê (que ainda não sabe nadar ou flutuar), precisávamos ficar “equilibrados” em um tronco dentro da água.
Caso você JÁ esteja em Cuiabá, ou no Malai Manso ou em uma viagem pela Chapada dos Guimarães, com o bebê junto, e não queira perder a oportunidade de ir até Nobres, aí sim creio que vale a pena ir até lá…
Mas o ideal mesmo é ir com uma criança a partir dos 5 anos de idade. Aí sim acho que o destino é simplesmente O MÁXIMO! Seu filho vai aproveitar muito e vocês vão poder fazer tudo juntos.
/// SEGURO DE SAÚDE
Acho importantíssimo ir a Nobres (assim como todo Mato Grosso) com um BOM seguro de saúde. Caso você não esteja muito certo da cobertura do seu seguro (por exemplo: se atende em Nobres, se atende em Cuiabá, se te leva para um centro maior em casos mais graves…), acho que vale a pena fazer um plano nacional específico para essa viagem. O barato pode sair caro, né?!
Eu recomendo fazer pela REAL Seguros, que compara preço e cobertura das melhores seguradoras e é parceira do blog. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
/// MAPA
Veja no mapinha abaixo a localização de tudo o que foi citado aqui no post:
E aí, o que achou de Nobres? Um baita destino brasileiro, né? Ideal para uma voagem rápida e barata. Se você gosta de contato com a natureza, em sua forma mais rústica e bruta, programe o quanto antes uma viagem para lá!!
Beijos, Lala Rebelo
::: Acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo
::: Curta minha página no facebook /LalaRebeloTravelBlog
Assista aqui toda a minha viagem por Nobres e região que foi mostrada pelo instagram stories.
Quer viajar mais pelo Brasil? Então leia também:
- Cristalino Lodge – hotel de luxo no sul da Amazônia – Mato Grosso
- Cataratas do Iguaçu – com base no Awasi, do lado argentino
- Fernando de Noronha
- Pipa, Tibau do Sul, Sibaúma e Barra do Cunhaú – RN
- Viagem de veleiro por Paraty e Ilha Grande – RJ
- Roteiro completo de viagem por Alagoas
- 10 hotéis charmosos em praias do Brasil
Se o post foi útil pra você e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você reservar seus hotéis por este link, reservar seu carro por este link, fazer seu seguro de saúde por este link. Somos parceiros dessas empresas e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva/venda. Você não paga nada a mais por isso, mas é essa a forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade. Sou 100% dedicada a esse trabalho! São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens. Muuuito obrigada! 🙂
↑ Voltar ao começo do post