destinos no caribe fora da zona de furacões

Destinos no Caribe fora da zona de furacões

Destinos no Caribe fora da zona de furacões – Notícias Furacão Irma 2017

Quem está acompanhando as notícias provavelmente está chocado com toda a destruição que o Furacão Irma está deixando por onde passa. Ilhas maravilhosas, cheias de praias com água azul turquesa, super hotéis, restaurantes, comércio local e pessoas queridas, completamente destruídos.

As fotos de St Maarten / St Martin, Anguilla, St. Barth, Antigua & Barburda, Porto Rico, República Dominicana, Turks and Caicos, entre outras ilhas, após a passagem do Irma, são chocantes. A expectativa é que ele chegue logo nas Bahamas, Cuba e no estado americano da Flórida. Eu que já estive em todos esses destinos (clique nos nomes para acessar os posts) estou com o coração partido… Olhando imagens dos lugares por onde passei e que agora praticamente não existem mais.

furacão irma caribe mapa rota
Rota do Furacão Irma | fonte: BBC.com
gustavia capital de st barth
A capital de St. Barth, Gustavia, antes do Furacão Irma, em junho | foto: Lala Rebelo

No vídeo abaixo, as ruas de Gustavia, capital de St. Barth, logo após a passagem do Furacão Irma (setembro/2017):

ilha de st martin maarten
A lindíssima ilha de St. Martin – St. Maarten em um dia de muito sol (maio/2016). Hotel Belmond La Samanna | foto: Lala Rebelo
st martin depois do furacão irma
St. Martin logo após a passagem do Furacão Irma | foto: CNN.com

No ano passado, o Furacão Matthew também não poupou estragos. Cheguei em Exuma (Bahamas) em menos de um mês após a sua passagem, e as marcas ainda eram visíveis.

Mas… Esses furacões são inesperados? NÃO! Existe uma “zona de furacões” (hurricane belt) no Oceano Atlântico (Mar do Caribe, Golfo do México e Estados Unidos), com pré-disposição para a formação desse fenômeno, em uma determinada época do ano (hurricane season), que vai de junho a novembro.

Isso não quer dizer que todas as ilhas do Caribe que ficam dentro dessa zona de furacões serão atingidas anualmente. Na realidade, a chance de você ser atingido por um furacão exatamente no dia e no destino que você está, é mínima.

Porém, sabemos que viagens envolvem sonhos e muito dinheiro e eu SEMPRE RECOMENDO VIAJAR NA ÉPOCA CERTA. Por exemplo, não arrisque ir para a Tailândia ou para as Ilhas Maldivas de abril a outubro (época de monções asiáticas). Eu fui para as Maldivas na lua de mel em outubro (longe e caríssimo) e adivinha? Peguei chuva todos os dias. Claro que tem gente que vai em outro ano e dá sorte, mas pra que arriscar?

E agora? Você tem férias ou quer viajar de lua de mel para o Caribe justamente de junho a novembro? Calma!! Não precisa cortar a região dos seus planos. EXISTEM DESTINOS CARIBENHOS FORA DA ZONA DE FURACÕES, para os quais você pode viajar o ano inteiro. São eles:

Curaçao faz parte das Ilhas ABC (junto com Aruba e Bonaire) e fica pertinho do litoral da Venezuela. Tem personalidade própria, é descolada… O melhor a fazer é alugar um carro e explorar todas as praias espalhadas ao redor da ilha. Tem para todos os gostos: as mais selvagens e rústicas, as com ótima estrutura de bares e restaurantes, as mais desertas, as grandes, as pequenininhas… TUDO MUITO AZUL TURQUESA. Amei Curaçao porque além das belezas naturais, o centrinho é muito gostoso. Destaque para as casinhas coloridas em estilo holandês, cartão-postal do destino. Faça o combo Aruba + Curaçao (e se tiver tempo, conheça Bonaire também) na mesma viagem.

>> Onde ficar? Hotel Papagayo Beach.
>> Clique aqui para ler o post com todas as dicas de Curaçao.

destinos no caribe fora da zona de furacões
Praia Kenepa Grandi em Curaçao | foto: Lala Rebelo

Como disse acima, Aruba também faz parte das Ilhas ABC (junto com Curaçao e Bonaire), e tem clima com média de 27ºC durante todo o ano, quase sem chuvas e completamente fora da zona de furacões do Caribe. Tem hotéis lindos (com muuuuita infraestrutura), praias agitadas, praias calminhas, ótimos restaurantes (amei o Barefoot) e muitas opções de vôos para chegar. Uma das águas mais azuis que já nadei ficava em Aruba, na praia de Mangel Halto. O centrinho foi restaurado e é cheio de lojas. Uma delícia passear por lá.

>> Onde ficar? Bucuti & Tara (Eagle Beach) ou Hyatt Regency (Palm Beach). 
>> Clique aqui para ler o post com todas as dicas de Aruba.

destinos no caribe fora da zona de furacões - aruba
Praia de Mangel Halto em Aruba | foto: Lala Rebelo

Uma cidade histórica junto ao Mar do Caribe, no norte da Colômbia. Seu centrinho (cidade murada) é espetacular (não à toa, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO)! E com poucos minutos de barquinho, você pode chegar a praias paradisíacas. Faz calor o ano todo (muuuuuuito calor) e é fácil chegar de Avianca via Bogotá ou de Copa Airlines via Cidade do Panamá.

>> Onde ficar? Bastión Luxury Hotel
>> Clique aqui para ler o post com todas as dicas de Cartagena.

destinos no caribe fora da zona de furacões - cartagena colombia
Pelas ruas de Cartagena das Índias, na Colômbia | foto: Lala Rebelo

O Arquipélago de San Blas é uma comarca indígena que fica na costa caribenha do Panamá, a aproximadamente 2h30 da capital, Cidade do Panamá (carro + barco). Um destino super rústico, onde não há hotéis. A hospedagem é feita em cabanas/barracas nas ilhas ou em veleiro. Fazendo “base” em uma ilha, é possível explorar várias outras de barquinho, com os Kunas (povo indígena “dono” dessas terras). A beleza do lugar é surpreendente. Imagine estar em uma ilhotinha praticamente deserta (dessas de desenho animado) e poder explorar centenas de praias espalhadas pelo Mar do Caribe (são mais de 365 ilhas – uma para cada dia do ano?!). De arrepiar! Já fui 24 vezes.

A melhor época para ir vai de dezembro a abril, não por causa de furacões, mas por causa da probabilidade de chuvas. Mas eu já estive lá em todos os meses do ano e sempre dá para curtir muito.

>> Onde ficar? Veleiro da Sailing Life Experience.
>> Clique aqui para ler o post com todas as dicas do Arquipélago de San Blas.

destinos no caribe fora da zona de furacões
Uma das 365 ilhas do Arquipélago de San Blas, no Panamá | foto: Lala Rebelo
  • BONAIRE

Bonaire é a ilha “B” das Ilhas ABC, a menos conhecida e visitada das três. É mais famosa entre os mergulhadores, porque tem corais lindíssimos ao seu redor e muita vida marinha. Mas apesar do principal atrativo da ilha ser o mergulho (um paraíso!) há algumas praias bonitas também, para quem curte respirar fora d’água (meu caso). A infraestrutura é boa. E por ser um destino pequenininho, é possível conhecer tudo com pouco tempo de viagem. O ideal é ir para a ilha na mesma viagem que for a Aruba e/ou Curaçao (há vôos bem curtinhos ligando esses três destinos – InselAir).

>> Onde ficar? Thebonairian ou Sorobon

destinos no caribe fora da zona de furacões bonaire
Ilha de Bonaire, no Caribe, vista de cima | foto: dronepicr para Flickr (CC)
  • LOS ROQUES – VENEZUELA 

O destino mais incrível da Venezuela e, apesar da crise do país, ainda muito visitado por turistas estrangeiros (principalmente porque está a 170km do continente). Um arquipélago rústico, com pousadinhas e restaurantes simples, formado por cerca de 50 ilhas. O mar ali é absurdamente azul turquesa, um verdadeiro paraíso na terra. Para chegar é preciso voar para a capital venezuelana, Caracas, e de lá pegar um pequeno avião até Gran Roque.

>> Onde ficar? Pousada Villa Caracol. 

destinos no caribe fora da zona de furacões los roques venezuela
Los Roques – Venezuela | foto: Peter J. Bury para Flickr (CC)

Apesar de não estarem completamente fora da zona de furacões do Caribe, as ilhas de BARBADOS, ST. LUCIA (onde fica o fabuloso hotel Jade Mountain, um dos melhores do mundo) e TRINIDAD & TOBAGO são boas opções de destinos para ir durante todo o ano.

destinos no caribe fora da zona de furacões
Praia de Pigeon Point na ilha de Tobago (Trinidad e Tobago) | foto: Lala Rebelo
hotel jade mountain st lucia
Hotel Jade Mountain em St. Lucia | foto: Lala Rebelo

Veja no mapinha abaixo a localização de todas as ilhas/destinos mencionados aqui no post:

Obrigada pela visita,
Lala Rebelo

::: Siga minhas viagens ao vivo pelo Instagram @lalarebelo
::: Curta minha página no Facebook /lalarebelotravelblog

Comentários