Já fiz um post contando tudo sobre o maravilhoso Le Tahaa Island Resort & Spa (clique aqui para ler). Hora de falar da ilha de Taha’a de uma maneira geral, além do hotel, assim como de sua vizinha, Raiatea, onde fica o aeroporto.
Taha’a é uma ilha bem VERDE (montanhas e vegetação densa) rodeada de um mar MUITO TURQUESA. Sabe aquele Listerine azul? É tipo um mar disso. 😀 Raiatea fica logo em frente e as duas dividem a mesma lagoon (estão cercadas pelo mesmo arrecife de corais), mas é uma ilha mais famosa pelos sítios arqueológicos (diferente de Taha’a, famosa pelo mar e pelos bangalôs).
Muitas vezes, Taha’a fica de fora do roteiro dos viajantes, que acabam visitando apenas a vizinha Bora Bora (que está a 10min de avião ou a 15 de helicóptero), mas eu acho que vale muuuuito a pena conhecer ambas. São bem diferentes. Bora Bora é cheia de hotéis luxuosos, alguns mais moderninhos… Uma ilha cheia de estrutura. Taha’a é SUPER RÚSTICA. Claro que tem hotéis de luxo, como o que me hospedei, Le Tahaa Island Resort & Spa, mas ainda assim tem uma “pegada” mais local, mais “pé-no-chão” (e fica em um motu – uma ilhota em frente a Taha’a). Já as outras opções ficam na própria ilha e são muito mais simples.
Taha’a vai muito além do hotel e, junto com Raiatea, formam um super destino de viagem, cheio de atividades interessantes. Imperdível!
***
Encontre aqui neste post dicas das ilhas de Taha’a e Raiatea, na Polinésia Francesa. Onde ficam, como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer. Praias, mergulhos e atividades em terra como fazenda de pérolas e produção de baunilha.
Sobre o lugar
Taha’a é conhecida como a “Ilha da Baunilha”, porque lá é cultivada a tal especiaria. A baunilha do Tahiti é famosa por ser a mais aromática do mundo. É um cruzamento de uma espécie de Madagascar com uma do México que, ao ser cultivada no solo e ao clima de Taha’a, resulta em um sabor único.
Já Raiatea é conhecida como a “Ilha Sagrada” porque lá fica o templo antigo mais importante de todo o triângulo Polinésio (expliquei melhor sobre esse triângulo aqui), o Marae Taputapuatea. Todas as decisões e cerimônias importantes eram realizadas no local.
Em Raiatea está a segunda maior cidade da Polinésia Francesa, depois de Papeete no Tahiti, que é Uturoa. Mas ainda assim a ilha é pequena, com apenas 12 mil habitantes. Taha’a é menor ainda, com um pouco mais de 6 mil habitantes.
Fazem parte do Arquipélago da Sociedade, assim como Tahiti, Huahine e Bora Bora.
[Clique AQUI para ler tudo o que você precisa saber antes de ir para a Polinésia Francesa – melhores vôos, ilhas imperdíveis, cultura e muito mais]
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Obs.: Quando você reserva seu seguro por este link acima, eu ganho uma pequena comissão, que ajuda a manter o blog sempre atualizado.
↑ Voltar ao começo do post
Como chegar / Onde ficar
*** VÔOS + SHUTTLE BOATS ***
Clique aqui para saber as melhores opções de vôos para chegar na Polinésia Francesa. A porta de entrada do destino é Papeete, na ilha do Tahiti. E de lá você deve pegar um vôo local para as outras ilhas.
Não há aeroporto em Taha’a, então é preciso voar para Raiatea, de Air Tahiti. Fomos em um vôo direto saindo de Huahine, mas há possibilidade de ir de várias outras ilhas. Nossa volta foi Raiatea-Papeete, com escala em Bora Bora. Chegando em Raiatea, é preciso pegar um taxi-boat para Taha’a. No nosso caso, o barco do Le Tahaa estava esperando. Contato de taxi boat sem ser o do hotel: (689) 40.66.49.06 & (689) 40.65.61.33. São aprox. 30min de barco. Encontre mais infos aqui.
*** COMO SE LOCOMOVER NAS ILHAS ***
Acho bacana alugar carro tanto em Taha’a como em Raiatea, ao menos por um dia. Eu sempre alugo pela Rentalcars.
Para os que preferem contratar uma empresa para fazer um tour, tanto por terra, explorando a ilha de Taha’a e a ilha de Raiatea, ou por mar, explorando a lagoon, indico muito a Poerani Tours.
*** HOTÉIS ***
Como já comentei, Taha’a é pouco explorada turisticamente e há poucas opções de hospedagem. A melhor delas, sem dúvidas, é:
Está em uma pequena ilhota em frente a Taha’a (Motu Tautau) e é simplesmente um sonho. Super bangalôs, mar azul turquesa cheio de vida marinha, serviço impecável e tudo construído em estilo tradicional polinésio, em harmonia com o entorno. Leia aqui o post com todos os detalhes do hotel.
Reserve sua estadia aqui.
Veja aqui outras opções de hotéis em Taha’a, um pouco mais econômicas.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Comemos no hotel quase que em todas as refeições (restaurantes maravilhoooosos!) à parte de um dia que fizemos tour por terra e mar com a Poerani Tours e almoçamos na casa dos donos, Teva & Flo. Que experiência! Fizeram um almoço típico polinésio pra gente… Tudo fresquinho! O tour com almoço é uma das atividades oferecidas pela empresa.
Sugestões de restaurantes na ilha de Taha’a:
Não esqueça de provar pratos com baunilha. A ilha produz a melhor do mundo! Escrevi mais sobre a culinária típica da Polinésia Francesa e o que você não pode deixar de provar aqui.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Recomendo ficar em torno de 4 dias. Assim dá para curtir bastante o hotel e as atividades oferecidas dentro dele e também as ilhas de Taha’a e Raiatea.
Em Taha’a:
- Fazenda de pérolas negras.
- Plantação de baunilha.
- Excursões de quadriciclo.
- Muito conhecimento cultural com nosso guia animado. Tatuagem branca feita com plantas, a história do hibisco selvagem, a importância do coco (e suas delícias) e muito mais.
Em Raiatea:
- Marae Taputapuatea – o templo antigo mais importante de toda a Polinésia.
- Fa’aroa River.
- Conhecer a cidade de Uturoa, a segunda maior cidade da Polinésia Francesa (depois de Papeete). Ainda assim é bem pequenininha, mas é bonitinha. E tem um mercado com itens frescos deliciosos.
- Hike no Monte Tapioi para ter uma vista linda da lagoon e de Taha’a.
Na água (lagoon):
- Mergulho com snorkel e/ou com cilindro.
- Esportes náuticos não motorizados como caiaque e stand-up paddle e motorizados como jet ski.
- Passeios de barco para conhecer a lagoon e nadar com raias e tubarões.
Fizemos tudo com a Poerani Tours. Recomendo. O guia Aaro era o máximo!
Que tal Taha’a & Raiatea? O bom é que um combo. Duas ilhas em uma! 🙂 Não deixe de acrescentá-las em seu roteiro.
Veja no mapinha abaixo todos os pontos citados aqui:
Leia também os outros posts sobre a Polinésia Francesa:
- Dicas gerais da Polinésia Francesa – tudo que você precisa saber antes de ir
- Papeete – Ilha Tahiti
- Ilha Huahine
- Le Taha’a Island Resort & Spa
- Roteiro ideal – ilhas imperdíveis
- Filme Moana na vida real
- Air Tahiti Nui (como chegar na Polinésia Francesa)
Obrigada pela visita. Beijos, Lala
(instagram: @lalarebelo)
↑ Voltar ao começo do post