O único hotel da Polinésia Francesa que faz parte da luxuosa coleção Relais & Châteaux não seria nada menos do que INCRÍVEL. O Le Taha’a Island Resort & Spa está localizado no Motu Tautau, em frente à Ilha Taha’a (motus são pequenas ilhotas próximas às ilhas principais), rodeado por água azul turquesa (dessas que até fazem os olhos arderem) e por uma barreira de corais espetacular (onde fiz um dos mergulhos de snorkel mais lindos da vida).
Neste post você encontrará todos os detalhes do hotel Le Tahaa, um dos mais lindos da Polinésia Francesa. Onde fica, como chegar até ele, como são seus quartos, valores, restaurantes, a área de lazer (que inclui a piscina, claro!), spa, atividades para fazer durante sua estadia e muito mais.
Leia também aqui no blog os outros posts sobre minha viagem pela Polinésia Francesa:
- Dicas gerais da Polinésia Francesa – tudo que você precisa saber antes de ir
- Papeete – Ilha Tahiti
- Ilha Huahine
- Ilhas Taha’a & Raiatea
- Roteiro ideal – ilhas imperdíveis
- Filme Moana na vida real
- Air Tahiti Nui (como chegar na Polinésia Francesa)
Sim, o Le Taha’a é um hotel de luxo. Mas esqueça a pompa, esqueça qualquer tipo de ostentação… Ali senti que chique é algo relativo e pode muito bem ser traduzido pela expressão “pé na areia”. Aliás, você andará com os pés descalços durante quase toda a sua estadia.
Sua arquitetura está inspirada no estilo tradicional polinésio, convivendo harmonicamente com a cultura local e com a natureza preservada que o envolve. O hotel abriu suas portas em 2002.
Ao chegar, fomos recebidas com uma linda coroa de flores e um baita dia ensolarado (depois de alguns de chuva em outra ilha). Condições melhores que essa para ouvir um “Maeva” dos funcionários (“seja bem-vindo” em Taitiano) era impossível. Chegávamos em um dos lugares mais lindos do mundo! Até chorei (e não to exagerando! Tenho vídeo!!! rs).
* Não se trata de um hotel adults-only. Crianças são bem-vindas! Há serviço de babá sob demanda (fazer reserva prévia).
O hotel fica em um motu de Taha’a (Motu Tautau). Taha’a é preservada, cheia de montanhas, vegetação densa e muito mar turquesa. Muitas vezes, a ilha fica de fora do roteiro dos viajantes, que acabam visitando apenas a vizinha Bora Bora (que está a apenas 10min de avião ou 15 de helicóptero). Até porque Taha’a (e seus motus) não têm tantos hotéis assim… O que traz aquele charme adicional, né?!
Taha’a é conhecida como a “Ilha da Baunilha”, porque lá é cultivada a tal especiaria. A baunilha do Tahiti é famosa por ser a mais aromática do mundo. Nos restaurantes do Le Taha’a você poderá provar vários pratos com esse sabor deliciooooso. Há uma plantação de baunilha no hotel (aliás, o restaurante principal se chama… Le Vanille! Vou falar dele mais abaixo, na parte de gastronomia).
** COMO CHEGAR **
Taha’a faz parte do Arquipélago da Sociedade (o mesmo de Tahiti, Huahine, Moorea, Bora Bora etc. – expliquei mais sobre os arquipélagos da Polinésia Francesa aqui) e fica pertinho da ilha de Raiatea (Taha’a e Raiatea dividem a mesma lagoon – estão cercadas pelo mesmo arrecife de corais). Como não há aeroporto em Taha’a, é preciso voar para Raiatea para chegar (de Air Tahiti). Fomos em um vôo direto saindo de Huahine, mas há possibilidade de ir de várias outras ilhas. Nossa volta foi Raiatea-Papeete, com escala em Bora Bora, e a vista ao longo desse caminho foi absuuuuuurda.
No aeroporto de Raiatea, o barco do Le Taha’a estava nos esperando para fazer a viagem até o hotel, que leva em torno de 35 minutos. O caminho é bem tranquilo e cheio de belas paisagens.
O Motu Tautau (hotel) fica bem pertinho da ilha principal de Taha’a (coisa de 5-10 min de barco) e há shuttle boats gratuitos que fazem o trajeto.
Para saber como ir do Brasil para a Polinésia Francesa (quais cias aéreas fazem a rota), clique aqui.
O hotel possui 57 quartos, sendo que 45 deles são os famosos bangalôs (Overwater Suites). Os outros são: 10 Beach Villas e 2 Royal Beach Villas.
- Overwater Suites (bangalôs)
Por incrível que pareça, os lendários bangalôs são o tipo de acomodação mais barata do Le Taha’a (diárias a partir de US$570), porque são quartos menores (têm 90m2 de área total), mas ainda assim, muito espaçosos! Sei que tem gente que não liga para bangalô, mas eu realmente acho que traz uma sensação imbatível para esse tipo de viagem. Fiquei em bangalô nas Maldivas, na Polinésia, e ficaria de novo, muitas e muitas vezes! 🙂
Os valores dos bangalôs mudam conforme sua posição no resort. Há os que têm vista para a ilha de Taha’a, para o pôr do sol e para Bora Bora (distante no horizonte), e os bangalôs que estão na “ponta” do grupo de bangalôs, ou seja, não têm vizinho de um dos lados (mais privativo). Eu fiquei em uma Taha’a Overwater Suite.
Os quartos são bem iluminados (muitas janelas de vidro, pra acordar de cara para o marzão), e são decorados no estilo polinésio. Bem rústicos, construídos com madeira e palha. O destaque fica para o deck com duas espreguiçadeiras, que dá acesso ao mar calminho.
A abertura de vidro na frente da cama também é o máximo. Vi alguns peixes passando mas uma amiga viu até uma tartaruga! Tentei jogar pão para atraí-los, mas parece que eles só gostam da ração que é vendida na recepção do hotel rsrs (não testei).
O banheiro do bangalô também é bem espaçoso, com uma banheira deliciosa.
Aperte o PLAY no vídeo abaixo para fazer um tour pelo meu bangalô:
- Beach Villas
As beach villas, como diz o nome, ficam na areia da praia e são bem maiores. As principais diferenças entre a “normal” e a “royal” são apenas tamanho (180m2 X 260m2) e número de quartos (1 x 2). Nas villas, o living fica separado do quarto, há piscina privativa, chuveiro e banheira externos e acesso direto à praia. Oferecem muito mais privacidade aos hóspedes do que um bangalô.
* Atenção! Não há internet nos quartos, apenas nas áreas comuns, como lobby, piscina e restaurantes (grátis).
Por ser um hotel com o selo Relais & Châteaux, claro que a parte gastronômica seria excelente. O Le Taha’a conta com 3 restaurantes e 2 bares:
. The Ohiri – é o restaurante mais gourmet, menorzinho e mais exclusivo, com menu polinésio-francês, aberto apenas para jantar (e mediante reserva).
. Le Vanille – restaurante principal, aberto para café da manhã e jantar. O menu do jantar muda a cada dia. Na primeira noite, era como um “buffet” (bem normal) e, na segunda, eram pratos mais refinados, à la carte. Muito gostoso! O café da manhã era excelente.
. La Plage – é o que abre para almoço e fica ao lado da piscina. Pratos impecáveis e ambiente super agradável. Eu amo comer pertinho do mar e da piscina.
. Bares: Manuia Bar (piscina) & Tehutu Bar (anexo ao restaurante Vanille. Também serve tapas).
Como falei acima, a ilha de Taha’a é famosa por produzir uma das melhores baunilhas do mundo, portanto não deixe de provar pratos que levam essa especiaria! E não é só doce não… O peixe com molho de baunilha é um dos mais pedidos. Mas confesso que o crème brûlée, com baunilha cultivada in loco, estava divino (sou formiguinha mesmo. Amo doce!).
Uma experiência que você PRECISA viver no Le Taha’a por um dia, se estiver hospedado em um bangalô, é pedir o café da manhã no quarto (Canoe Breakfast). A refeição chega pelo mar, levada por funcionários taitianos a bordo de uma tradicional pirogue (expliquei melhor aqui o que é a pirogue taitiana). Não pedi, mas vi sendo entregue para outro bangalô e fiquei maluca!! Doida para ter ido com o maridão.
Além dos 3 restaurantes e 2 bares, o hotel possui:
. Piscina linda, bem turquesinha, combinando com o mar que está atrás.
. Spa muito bem avaliado, localizado na beira de um lago tranquilo. Ambiente perfeito para uma massagem com Monoï (trata-se de um autêntico óleo taitiano usado há mais de 2.000 anos, feito com pétalas de tiare – a florzinha branca símbolo do Tahiti – e óleo de coco).
. Academia completinha, também com vista para o lago.
. Quadra de tênis.
. Heliporto para quem chega de helicóptero ou vai fazer um passeio panorâmico.
. Lojinha de souvenirs e joalheria de pérolas negras do Tahiti.
Atividade é o que não falta pra você fazer durante sua estadia no Le Taha’a. Fiquei apenas 2 noites e achei extremamente curto! 😀 O ideal seria ficar 4 noites.
Nadar em volta do bangalô, absurdamente extasiada com a beleza do lugar, já seria o suficiente para alguns dias. Recomendo levar uma bóia!!
Mas outras coisas também vão te encantar:
. Mergulho de snorkel no Coral Garden, um canal entre o motu do hotel e um motu privado, com corais ultra coloridos e vida marinha surpreendente. A quantidade de peixes avistada era incontável (e nos disseram que é comum encontrar tubarões – pequenos – por lá também). Fomos com um guia, mas dá para ir sozinho tranquilamente, só evite a maré baixa (para não raspar nos corais) e leve um saquinho de ração para ver mais peixes. O hotel fornece equipamento de snorkel e sapatilhas.
Aperte o PLAY no vídeo abaixo para ver um pouquinho desse snorkel maravilhoso:
. Mergulho com cilindro – dizem que o mergulho na quentinha lagoon de Taha’a e Raiatea é um dos mais lindos da Polinésia. O dive center do hotel, Taha’a Diving faz parte do “Te Moana Diving Pass” (um passe que inclui 10 mergulhos em diferentes ilhas polinésias – fica a dica para quem gosta de mergulhar!).
. Stand-up paddle & caiaque – para quem quiser explorar o entorno do motu de caiaque ou stand-up, o hotel deixa os equipamentos à disposição dos hóspedes na praia.
. Excursões para conhecer Taha’a & Raiatea – basta avisar o hotel, que eles irão providenciar o barco de algum local para buscá-lo. Há muita coisa para fazer nas ilhas (fazenda de pérolas negras, plantação de baunilha, um rio lindo – Fa’aroa River, templos/maraes etc.). Nós fizemos com a Poerani Tours.
. Passeios de barco – a lagoon de Taha’a & Raiatea tem muuuuita coisa linda para ser explorada! Basta contratar um barqueiro (solicitar ao hotel) para visitar corais lindos e avistar muitos peixes, raias e tubarões. Também fizemos esse passeio com a Poerani Tours (foi um mix de terra + mar, com almoço típico polinésio na casa dos donos, Teva & Flo. Muito especial! – conto mais sobre essa experiência aqui).
Veja a lista completa de atividades oferecidas pelo hotel aqui.
. Almoços/jantares românticos – para quem quiser viver uma experiência mais do que especial, o hotel organiza almoços/jantares privados, à luz de velas ou em ilhas desertas. Perfeito para casais, né?! ♥ Veja aqui a lista de experiências.
[Leia AQUI o post completo sobre a ilha de Taha’a e todas as atividades que fizemos por lá!]
Foi o meu bangalô (espaçoso, decorado em estilo típico polinésio e super confortável), que estava estrategicamente construído em um mar com a água mais turquesa que já vi na minha vida! Todo o entorno do Le Taha’a é tão lindo que chega a arrepiar. Amei também o fato de que o hotel está inserido no contexto da Polinésia Francesa. Não tem uma decoração exorbitante, daquelas que nada têm a ver com a cultura local. Bem autêntico, sabe?
Não deixe de incluir essa ilha no seu roteiro de viagem pela Polinésia Francesa.
Reserve aqui a sua estadia no Le Taha’a.
Leia também os outros posts sobre a Polinésia Francesa:
- Dicas gerais da Polinésia Francesa – tudo que você precisa saber antes de ir
- Papeete – Ilha Tahiti
- Ilha Huahine
- Ilhas Taha’a & Raiatea
- Roteiro ideal – ilhas imperdíveis
- Filme Moana na vida real
- Air Tahiti Nui (como chegar na Polinésia Francesa)
Beijos, Lala
(acompanhe minhas viagens ao vivo pelo instagram: @lalarebelo)