O Tahiti é a porta de entrada da Polinésia Francesa. Pelo aeroporto Fa’a’ā (PPT) entram milhares de turistas ansiosos para explorar suas belíssimas ilhas. Papeete, a capital, acaba sendo apenas uma parada obrigatória, já que pelo horário de chegada dos vôos internacionais, fica mais conveniente dormir uma noite na cidade, para pegar um vôo local no dia seguinte para outras ilhas.
É fato que as praias turquesas da Polinésia, presentes no imaginário do viajante que vai até lá, se concentram em outras ilhas do Arquipélago da Sociedade (como Taha’a, Bora Bora, Moorea, Huahine…) e do Arquipélago de Tuamotu (como Tikehau e Rangiroa)…. Mas há sim um lado muito bacana do Tahiti (Papeete e arredores) que merece ser explorado. Não vou dizer aqui para você ficar dias e dias na ilha, enquanto poderia usar seu tempo disponível em uma outra ilha mais “UAU”… Mas o que quero dizer é que acho um baita desperdício ficar apenas uma noite, sem ao menos sair do hotel. Recomendo separar um dia inteiro + uma noite para conhecer a maior ilha da Polinésia Francesa!
Você encontrará neste post todas as dicas necessárias para viajar para Papeete, no Tahiti, a capital da Polinésia Francesa. Saiba como chegar, como se locomover, vôos internacionais e internos, os melhores hotéis para se hospedar, dicas de restaurantes e sugestões de passeios, roteiros e tudo o que você pode fazer por lá.
[Leia aqui o post de introdução a Polinésia Francesa – com todas as informações úteis para o viajante]
Sobre o lugar
O Tahiti, com aprox. 180 mil habitantes e 1045 km2, é a maior ilha da Polinésia Francesa (o país tem aprox. 275 mil habitantes). Sua capital (que é também capital do país), é Papeete, com cerca de 20 mil habitantes. Está localizado no Arquipélago da Sociedade, o mais turístico dos 5 que compõe essa Coletividade de Ultramar Francesa. Sim… É um país, que tem uma certa autonomia, mas também faz parte da França. Parece meio confuso, mas expliquei tudo direitinho aqui. Vem ler!
Tahiti, apesar de ser nome só de uma das ilhas, acaba dando também nome a todo o território, chamado pelos locais de “Tahiti e suas ilhas” (já que o povo de lá não se identifica muito com o nome Polinésia Francesa – não se acham parecidos com os franceses – e não são mesmo! rs).
*Muita coisa está precificada em Euros e em Dólares Americanos. Cartões de crédito são bem aceitos.
**Taitiano é falado principalmente no Arquipélago da Sociedade (ilhas como Tahiti, Bora Bora, Moorea, Taha’a etc.).
↑ Voltar ao começo do post
Como chegar / Onde ficar
<div class=”separa”><span> VÔOS </span></div>
Chegamos no Tahiti voando com a cia aérea nacional, AIR TAHITI NUI, que é ótima! A aeronave é super confortável (e se já não bastasse, ainda é todinha turquesa – pra ir entrando no clima!). O vôo partiu de Los Angeles e teve 8 horas de duração.
Para ir do Brasil até Los Angeles, voamos American Airlines. Achei ótimo esse itinerário, pois assim foi possível aproveitar um pouquinho de LA também, que amo!
Clique aqui para saber outras maneiras de chegar (outras rotas e cias aéreas) e também a documentação necessária para brasileiros (passaporte, visto, vacinas etc.).
<div class=”separa”><span> COMO SE LOCOMOVER ENTRE ILHAS </span></div>
Para ir de uma ilha para outra, voamos sempre Air Tahiti (neste caso, fizemos Tahiti-Huahine, direto). Sempre super pontual! A vista da janela é de tirar o fôlego. O transporte entre algumas ilhas mais próximas, como Tahiti & Moorea, é possível de barco (empresas Aremiti ou Terevau).
<div class=”separa”><span> COMO SE LOCOMOVER DENTRO DO TAHITI </span></div>
- Aluguel de Carro
Sem dúvidas, o mais legal no Tahiti é alugar um carro, para explorar suas praias e povoados, tranquilamente e no próprio tempo. Prefira um 4×4 caso deseje sair das rotas principais. Sempre alugo pela Rentalcars e dá tudo certo. Clique aqui para reservar o seu.
[Se você reservar seu carro através deste link, você paga a mesma tarifa e o blog ganha uma pequena comissão. Obrigada! 🙂 ]
- Taxi / Transfers / Ônibus
Você pode reservar um transfer para te esperar no aeroporto (veja essas opções aqui) ou pegar um taxi na chegada. Outra opção é pedir para o hotel.
Veja aqui diversos contatos de taxistas no Tahiti e também as tarifas.
Dizem que o sistema de ônibus, Le Truck, funciona bem entre as cidades/vilarejos da ilha, mas não testei.
<div class=”separa”><span> HOTÉIS </span></div>
Eu acredito que a primeira impressão fica… As outras ficam também (rsrs), mas chegar em um lugar com o pé direito já dá aquela inspirada! Por isso, recomendo que você escolha bem o primeiro hotel da viagem, no Tahiti (mesmo que seja para passar pouco tempo!). Sugestões:
Daqueles hotéis pra falar UAU na chegada. Tem duas piscinas incríveis, uma com 1.200m2 que mais parece uma lagoa turquesa, e uma outra, grande também porém mais intimista, em uma área mais reservada, que tem até fundo e borda de areia (me fez sentir dentro do mar), bar e, se o tempo estiver limpo, vista para a ilha de Moorea!
Fiquei em um quarto superior, com vista para o mar. Mas para quem já quiser começar a viagem com clima de Polinésia mesmo, o hotel também dispõe dos tão sonhados bangalôs sobre a água.
O hotel oferece também 4 opções de bares/restaurantes. Comi apenas no Te Tiare (onde é servido também o super café da manhã), mas fiquei com vontade de ter experimentado o restaurante mais gourmet, Le Lotus, que é sobre a água!
O InterContinental tem uma localização super conveniente, a apenas 2.6km do aeroporto. Clique aqui para reservar.
Para quem está com menos budget e quer economizar um pouco no hotel de Papeete, recomendo o Manava, que é também um bom hotel e tem uma bela (e grande) piscina. O pôr do sol visto de dentro dela é lindo!! Os quartos são simples, porém super espaçosos. Também fica perto do aeroporto, a apenas 6.5km (10min de carro). Tem restaurante e dois bares (um na piscina e um no lobby). Faz parte do portfólio da SPM Hotels, um grupo com vários hotéis bacanas na região. Clique aqui para reservar.
Clique aqui para pesquisar outros hotéis no Tahiti / Papeete.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Sem dúvidas, você tem que ir ao Mercado Central de Papeete (Marché de Papeete) para passear e, claro, para comer! No andar de cima há vários restaurantes, onde você pode provar da culinária local. O prato mais típico é o peixe cru (normalmente, atum), marinado no suco de limão, misturado com vegetais (como cenoura e repolho ralados) e molhado com muito leite de coco. Peça uma água de coco para acompanhar e de sobremesa, frutas (fruta-pão, banana, manga, coco, abacaxi…)! No mercadão, indico almoçar no restaurante:
- Café Maeva (aberto de manhã até às 17h)
Para quem quer fazer um almoço ou jantar mais sofisticado, com um super visual, recomendo o:
- Le Lotus (no InterContinental Hotel) – um bangalô sobre a água, com excelente comida. Recomendo reservar pelo email tahiti@ihg.com (12h-14h almoço / 18:30 – 21:30 jantar).
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Primeiramente, claro: curtir o hotel (a vista, as piscinas, as atividades – snorkel, caiaque, stand up, spa etc). Maravilhoooso! Para começar (ou finalizar) a viagem pela Polinésia Francesa em grande estilo.
Mas, como comentei, há outras coisas legais para se fazer na ilha do Tahiti! 🙂 Algumas sugestões:
- Passeio de Pirogue à Voile (Tahitian Sailing Canoe)
A Pirogue, chamada no idioma local de “Va’a”, é uma canoa que tem a largura de um tronco (o comprimento pode variar), com uma viga lateral ligada por dois braços, normalmente de madeira, para dar equilíbrio. Uma embarcação que se move à vela e à remo.
A Pirogue é importantíssima na história da Polinésia, afinal, com ela é que os povos polinésios conseguiram ocupar toda a região (ilhas e mais ilhas do Pacífico, concentradas dentro do “Triângulo Polinésio” que tem como vértices o Havaí, a Ilha de Páscoa e a Nova Zelândia – expliquei melhor aqui). Viajaram muito em suas va’a’s!
O passeio que fizemos era em uma Pirogue adaptada para o conforto do turista. rs! Era maiorzona e ainda tinha duas redes laterais para irmos deitadonas! 🙂 Uma delícia!
Partimos da Praia Pointe Venus, onde o Capitão James Cook desembarcou, e passeamos por toda a Baía Matavai. Muito sol, muito vento e muito banho de mar! O passeio durou em torno de 2h, 2h30. O mais engraçado é que ao falar Tahiti, todo mundo já logo pensa em água azul turquesa, né?! A água era super cristalina, mas a areia é PRETA! Por causa de sua origem vulcânica. Super diferente.
Recomendo muito a empresa com quem fizemos o passeio (pai e filho, bem simpáticos!):
. Titiraina Tours (tel: 87-206-913 / Facebook)
- Visita ao Marché de Papeete
No Mercado Central de Papeete, você pode comprar souvenirs e produtos típicos (como os famosos monoïs, que são os óleos de massagem feitos com a flor tiare e óleo de coco e colares de flores e conchas.). Como falei na parte de “Comes & Bebes”, no andar de cima do mercado, há vários restaurantes com comida local da Polinésia e também comida francesa. Ótimo para um almocinho.
Aproveite para fazer um rápido passeio pelo centrinho de Papeete, conhecendo a Catedral da cidade. Uma dica de algo que está ficando popular é fazer city tour de segway!
Outros passeios que não fiz mas que gostaria de ter ficado mais tempo para fazer:
- Marae Arahurahu (os maraes são locais sagrados de cerimônia dedicados aos antigos deuses polinésios. Visitamos um na ilha de Huahine e este do Tahiti, pelas fotos e descrição, me pareceu interessante).
- Cachoeira de Vaipahi
- 4×4 tour pelo centro da ilha (para conhecer o coração da ilha, o centro da cratera, Papenoo Valley).
Quer saber mais sobre a cultura da Polinésia Francesa, que é linda, exótica e super interessante? Clique aqui.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Obs.: Quando você reserva seu seguro por este link acima, eu ganho uma pequena comissão, que ajuda a manter o blog sempre atualizado!
Espero que tenham gostado do Tahiti 🙂
Veja no mapa abaixo todos os pontos citados aqui neste post:
<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1sRfrKv6x-tNY9ahpT-jMmd4mgN4″ width=”680″ height=”480″></iframe>
Beijos, Lala
Leia os outros posts no blog sobre a Polinésia Francesa:
- Dicas gerais da Polinésia Francesa – tudo que você precisa saber antes de ir
- Ilha Huahine
- Le Taha’a Island Resort & Spa
- Ilhas Taha’a & Raiatea
- Roteiro ideal – ilhas imperdíveis
- Filme Moana na vida real
- Air Tahiti Nui (como chegar na Polinésia Francesa)
Saída de praia: Pitusa / Maiô: Salinas
Óculos: Gentle Monster
↑ Voltar ao começo do post