Dicas de Nova York – Hoje é dia de falar sobre essa cidade vibrante que todos amam (tanto quem já foi uma vez, várias vezes ou nenhuma vez!): New York City! Chamada em português de Nova Iorque (ou Nova York pela maioria). A queridinha dos filmes de Hollywood e dos seriados americanos.
É claro que quando você pensa em NYC o que vem à cabeça é: Central Park, Estátua da Liberdade, compras na 5ª Avenida, os painéis de LED da Times Square, espetáculos da Broadway e os arranha-céus como o Empire State Building.
UAU! Se só o que “vem à cabeça” já é uma lista enoooorme de coisas, que ocupam dias e dias de viagem, imagina então o que tem além do “óbvio”?!
Desafiante escrever sobre Nova York. Um lugar com milhares de sites com dicas incríveis, que você pode achar facilmente no Google. Como não sou uma super expert em NY (nunca morei na cidade. Fui uma vez em 2009 com a família e três com meu marido, em 2014, 2015 e 2016), decidi escrever apenas sobre as MINHAS experiências na cidade. O que fiz e indico e o que fiz e não indico! O post estará sempre aberto a novas dicas. 🙂
***
Encontre aqui nesse post dicas de Nova York – um guia de viagem, com informações e ideias de roteiro. Onde ficar (os hotéis mais legais como o Hudson e o Nomo Soho e os com bom custo-benefício como o CitizenM e o SpringHill Suites by Marriott), onde comer (super dicas de restaurantes e bares), onde ir, passeios imperdíveis (museus, parques, bairros, atrações muuuuito e pouco turísticas e muito mais).
Vai para Nova York? Leia também:
- Nova York Gourmet – dicas de bares, docerias, cafés e restaurantes imperdíveis na cidade
- Hotel Nomo Soho – uma super opção de hospedagem no bairro mais descolado de NY
Sobre o lugar
Quem já conhece NY, pode pular essa parte e passar para as dicas!!
New York City está localizada no estado de mesmo nome, New York, e é formada por 5 “boroughs”: Manhattan, Brooklyn, Queens, The Bronx e Staten Island. As estações do ano são bem marcadas e “ao contrário” das estações do Brasil/hemisfério sul (ou seja, por volta de janeiro prepare seu casacão peludo e por volta de julho, encha a mala de vestidos, bermudas e sandálias. Você vai passar calor!). O fuso horário é simples: em boa parte do ano, fica apenas 1h antes de SP / Brasília (NYC tem mesma hora de Cuiabá – MT! Chique! hahaha).
Para se locomover pela cidade, prepare seu sapato confortável, pois você vai andar MUITO (o que é muito legal!). Mas você também pegar um taxi amarelinho que está por todos os lados (pra quem mora em São Paulo, o preço do taxi em NY é bem ok!), ou usar o metrô (que é bem confuso pra quem está pouco tempo na cidade). Veja o mapa do metrô clicando aqui.
A moeda oficial da cidade, e de todo o país, Estados Unidos, é o Dólar Americano (USD). Independente da cotação do dólar na época da sua viagem (veja aqui ao lado o preço de hoje), saiba que seu dinheiro lá vai ser pouco! rs! Apesar de compensar MUITO fazer compras por lá, comparando os preços com os do Brasil (um absurdo), Nova York é uma cidade cara, que oferece tantas coisas legais pra fazer que você vai acabar gastando mais do que o planejado. Costumo dizer que NYC é uma São Paulo melhorada! 😉 Ah, e ainda tem as TIPS (gorjetas), que você precisa dar para tudo e para todos (o “sugerido” lá é em torno de 20%, 25% sobre o preço).
O idioma é inglês, mas são tantos estrangeiros vivendo lá que você vai ouvir de TUDO.
Bom, introdução feita, vamos às dicas!
↑ Voltar ao começo do post
Como chegar / Onde ficar
É muito fácil ir do Brasil a NY pois existem vários vôos diretos:
E com conexão tem centenas!! Como, por exemplo, Aeromexico (conexão na Cidade do México), Air Canada (conexão em Toronto), Avianca (conexão em Bogotá), Copa Airlines (conexão na Cidade do Panamá) e todas as outras que fazem 1 parada em outras cidades americanas.
Uso o site da eDestinos para pesquisar e comprar passagens aéreas e gosto bastante! O site é cheio de ofertas para vários destinos. Clique aqui para acessar.
As dicas desse post é de hotéis na parte “bem turística” meeeesmo, nas proximidades da Times Square.
Eu simplesmente AMEI esse hotel. Fiquei FÃ! Adorei o conceito, a decoração, o atendimento, tudo. Comparando com os preços de outros hotéis da região (e do mesmo estilo), este é “mais em conta”. Os hotéis de NYC são caros, você sempre vai achar que não valem o que custam. Mas este é justo.
Os quartos são pequenos sim (beeeeem pequenos! hehehe), mas foram planejados por um arquiteto que soube aproveitar o espaço da melhor maneira. Você não se sente “apertado” e o quarto é todo inteligente (por exemplo, luzes e persianas que ligam pelo tablet, tomadas com entrada de USB e muito mais).
Fica em Midtown, nos arredores da Times Square (218 W 50th Street). Mas apesar de estar bem pertinho da “bagunça”, está um pouco mais “atrás”, e sua rua já é um pouco mais tranquila. Eu como publicitária, adorei a experiência que este hotel oferece. Muito bem pensado em cada mínimo detalhe. Reserve pelo booking.com.
Fiquei hospedada neste hotel com a minha família em 2009. Achei a localização excelente. Também fica em Midtown, pertinho da Broadway e tudo mais, só que em uma região muito mais tranquila. Fica mais perto do Central Park do que da Times Square, o que já muda completamente sua percepção sobre a cidade. O hotel é daqueles tradicionais, com carregador de carrinhos de malas na porta e tudo mais! rs rs! Ele é mais caro que o CitizenM mas também é beeem mais espaçoso.
Reserve por aqui.
Estou mencionando este hotel aqui porque a decoração dele é realmente fantástica, by Philippe Starck (adoro o estilão dele!), mas minha dica é para NÃO ficar no Hudson, mesmo que ele esteja na melhor localização dos 3 hotéis indicados aqui (área mais tranquila, pertiiiinho do Central Park – 356 West 58th Street). Achei uma baita enganação, já que paguei US$300 por noite para ficar lá e todo o “brilhantismo” da arquitetura se limita ao lobby (ninguém dorme no lobby, certo?!). Os quartos são tão, mas tão pequenos que não há espaço para abrir UMA mala se quer (pequenos até para os padrões de NYC!). O Hudson é super badalado, pois é cheio de bares bonitos com música alta, formando até uma fila na porta de gente querendo entrar. O rooftop bar pelas fotos me pareceu lindo e super legal, mas como ainda fazia friozinho em maio/14, estava fechado e não conheci.
[Atualização em 01/09/15]
Fui a Nova York há pouco tempo, e me hospedei no SpringHill Suites by Marriott. Recomendo! Hotel novíssimo, descomplicado, café da manhã e wifi gratuitos, quartos espaços e super bem localizado, na 37th Street, quase esquina com a 5ª Avenida, pertinho do Empire State Building. O preço também era um dos melhores. Não é luxuoso nem design, mas para NYC achei MUITO justo!
Reserve aqui.
Esse hotel fica fora da zona mais turística. Está localizado no descolado bairro do SoHo. Uma região não pode ficar de fora do seu roteiro: lojas bacanas, restaurantes gostosos, hotéis cheios de estilo, galerias de arte… O NOMO SOHO é um hotel de luxo com decoração ousada e “provocante”, que mistura modernidade com elementos clássicos. E a vista do quarto é sensacional!! A-M-E-I e recomendo muito! Reserve aqui.
Fiz um post contando em detalhes minha experiência no NOMO SOHO. Clique aqui para ler.
↑ Voltar ao começo do post
Comes e Bebes
Eu voltei de Nova York ENCANTADA por este restaurante. Agora entendi o porquê de ser tão famoso. Primeiramente, a decoração do lugar te deixa de boca aberta. Depois, a comida, que vai te deixar assim… (de boca bem aberta por bastante tempo, colocando comida dentro! hahaha). O restaurante, que já foi cenário de Sex and The City e Gossip Girl, fica em uma das regiões mais badaladas de NYC atualmente, o Meatpacking District. O menu é asiático, com influência principalmente da culinária chinesa. É gostoso pedir diversos pratos para compartilhar. O lugar é bem disputado, por isso reserve sua mesa com antecedência pelo Open Table.
Este restaurante também é maravilhoso! Do estilo do Buddakan: asiático e com decoração UAU! Fomos no de Downtown, mas há também uma unidade em Uptown. Apesar de ter gostado mais do Buddakan, a comida do TAO é deliciosa! E tem uma ampla variedade de sushis (e outros pratos japoneses, que não tem no Buddakan). Não dá pra escolher ir em apenas um. Tem que ir nos dois!! Também é super disputado! Por isso reserve sua mesa pelo Open Table. Se estiver em casal, peça uma mesa na escada. LINDO!
O Eataly é um “complexo italiano” que vai te fazer se sentir na Itália. Há unidades do Eataly em vários lugares do mundo além de New York (Chicago, Japão, Itália, Dubai, Turquia…). São diversos restaurantes (de massas, pizzas, pescados…), mercados de massas frescas, carnes, molhos, azeites (loucuuuura!), cafeterias, loja de vinho e escola de culinária. Tudo fresco, cheiroso, delicioso! Impossível entrar e sair do Eataly com o mesmo peso! rs!! Fomos sem reserva alguma (a maioria dos restaurantes do Eataly não fazem reserva. Trabalham com “first-come first-served”. Dê uma olhadinha no site antes!) e paramos para almoçar no La Pizza & La Pasta. Achei gostoso isso de “ir ver e decidir”. Paramos onde gostamos mais.
Não dá pra ir pra New York e não comer hamburger né? Então já que é pra “chutar o balde”, que seja no melhor lugar!! Tem unidades do Shake Shack por Nova York toda (aliás, por todo USA). Só achar a mais perto.
Essa é famosa! Que delícia de cupcake. Mas prepare-se para a fila gigante!! Apesar de ser conhecida pelos cupcakes, os BOLOS da Magnolia Bakery são divinos. Comi um bolo red velvet tãaao fofinho (e doce na medida certa). A primeira Magnolia Bakery (“a original”) fica em West Village, na Bleecker Street (essa é a mais cheia de todas). Mas você também pode ir na do Rockefeller Center (fotos abaixo), da Bloomingdale’s, da Grand Central Terminal e da Columbus Avenue.
No ano seguinte fui a Nova York em uma viagem TOTALMENTE GASTRONÔMICA e voltei cheia de dicas “quentinhas” (e saborosas) de restaurantes, cafés, bares, rooftops e docerias imperdíveis (como CATCH, Gallow Green, entre outros). Acesse o post NYC Gourmet para ler tudo.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
Eu sou uma eterna apaixonada pela Disney. E também amo musicais. Aladdin estreou na Broadway em março deste ano (2014) e já está com quase todos os ingressos vendidos. Ganhou todos os prêmios possíveis! Não conseguimos ingresso com antecedência, já tínhamos nos conformado em não ir. Até descobrirmos uma lista de espera no próprio teatro (New Amsterdam Theatre)… Algumas pessoas que compraram o ingresso e desistem de ir, ligam no teatro avisando. Estávamos no início da fila e conseguimos um lugar excelente e por um preço ótimo. Bem na frente! A peça é ESPETACULAR! As músicas, as cores e brilhos das fantasias (calças com milhares de cristais Swarovski bordados), os cenários… E O TAPETE VOA! O gênio é o grande destaque do musical. DEMAIS! Compre seu ingresso com antecedência no site da TicketMaster.
Entre no clima:
Também fomos ao musical do Rei Leão (depois de termos ido ao do Aladdin). Se você quiser ver os DOIS, veja o Lion King ANTES. Pois Aladdin deixa qualquer outro no chinelo! O musical do Rei Leão também é maravilhoso… Te transporta para a infância. Mas é mais antigo, está há anos e anos na Broadway. Na minha opinião já falta cor, brilho, gente! Se for para escolher um, vá ao Aladdin. 🙂
Não dá pra escolher apenas 1 museu de Nova York. Os 3 principais são incríveis e completamente diferentes um do outro.
O meu preferido. O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque tem um acervo incrível com obras de Andy Warhol, Picasso, Monet, Matisse… O audio tour funciona muito bem. Não deixe de pegar seu fone, pois é grátis. O jardim das esculturas também é bem bonito! O MoMA fica pertinho da 5ª Avenida. Aproveite para ir ao museu de manhã e passear a tarde!
O famoso MET é um museu gigantesco, com 17 departamentos, completamente diferentes, um mais incrível que o outro. Não perca a parte de Arte Egípcia. Tem um templo inteiro lá dentro (Temple of Dendur). Pra mim, a melhor de todas é a parte de European Paintings. Pra quem gosta dos impressionistas, é um verdadeiro paraíso: Monet, Degas (ah, as bailarinas…), Cézanne, Van Gogh, Manet…
O MET fica “coladinho” no Central Park. Vá ao museu de manhã e passeie no parque a tarde.
O American Museum of Natural History é um programão pra família inteira. As crianças ficam malucas neste lugar! Divirta-se (e imagine-se naquela época! rsrs) com os esqueletos dos dinossauros GIGANTES.
- 5ª Avenida
Eu acho a 5ª Avenida um paraíso de compras! São centenas de lojas incríveis (todas as famosas e algumas que você vai descobrir por lá). Como quase todo mundo sabe, a Apple Store de lá é MARAVILHOSA. O legal da 5ª Avenida é que as lojas que abrem uma unidade lá, capricham na decoração, o que torna uma super experiência. O problema é que é cheio demais. Tem loja que tem fila na porta. E outras já tem tanta gente dentro que mesmo no inverno fica o maior calor. Prepare o braço pra carregar sacolas! Academia pra que?!
- Madison Ave
Paralela à 5ª Avenida, também é um paraíso de compras. Na parte da Madison Ave que fica paralela ao Central Park, estão as grifes de luxo (Hermès, Chanel, Carolina Herrera…). Gosto mais da Madison do que da 5ª, por ser mais calma. Mas tem muito mais lojas caras. A 5ª Avenida tem lojas mais acessíveis. Mas você pode passear nas duas no mesmo dia, são paralelas, grudadas uma na outra! Aproveite para almoçar no LAVO que fica na Madison Ave com a E 58th St, um restaurante italiano do mesmo grupo do TAO. Peça meatballs!
Eu sinceramente não gosto muito desse tipo de loja. Você acaba ficando ali fechada, tanto tempo, que até perde a noção do dia. Mas, já que estamos em NY, vale a visita! Achei a Macy’s beeeem caída. Reforma aí, Macy’s!! A Saks 5th Avenue (como o nome diz, fica na 5ª Avenida) é linda e mais cara (mais chique) e a Bloomingdale’s também é bonita e acessível. Tem de tudo! Adorei a parte de utensílios para casa. Vá a Macy’s no mesmo dia que você for no Empire State Building. Ficam próximos um do outro.
Pra quem mora no Brasil, sabe como é bom fazer compras nos EUA. Ainda mais se for num outlet cheio de marcas legais (são centenas de lojas!!). Você vai passar um dia inteiro lá e ainda vai ser pouco. Você pode alugar um carro pra ir (vai bem bem cedo, volta no fim do dia e devolve o carro). Nem pense em ficar com o carro em Manhattan. Você vai pagar fortunas por estacionamento! Já o outlet tem estacionamento a vontade!! Ou, se achar mais fácil, vá com uma “excursão” que te pega no hotel e te deixa de volta. Reserve aqui esta excursão. Veja aqui como chegar.
O que você TEM que ir/fazer pelo menos 1 vez na vida (principalmente se for sua 1ª vez em NY):
- Times Square
Pra mim, a Times Square é praticamente a 25 de março paulista kkkk só que mais moderna. Uma loucura, gente pra todo lado te oferecendo coisas, falando com você, fantasiados, trombando. Mas faz parte! Os painéis de LED gigantes estão a cada vez mais impressionantes.
Francesa, foi inaugurada em 1886. Símbolo dos Estados Unidos. Reserve sua balsa (ferry) e compre sua entrada para visitar a estátua nesta página.
Aproveite para passear por lá no mesmo dia do passeio pela 5ª Avenida. Fica ali no meio! Se você é menina, vai entender a minha dica: vá a ANTHROPOLOGIE do Rockefeller (amo!). E maridos/namorados, fiquem tranquilos… Tem bastante sofá na loja. Já que você está no Rockefeller, suba ao Top of The Rock Observation Deck para ver a cidade de cima (e ver NYC com o Empire State Building na paisagem). Compre seu ingresso aqui. As duas vezes que fui a NYC não era inverno, mas é aí no Rockefeller onde montam aquela super pista de patinação no gelo famosa.
Foi construído em 1931 e foi considerado uma das estruturas mais altas do mundo por mais de 40 anos. Hoje é o ponto de observação mais famoso de NYC, e o prédio mais importante e famoso do skyline da cidade. Eu, particularmente, acho a vista do Top of the Rock (Rockefeller) mais bonita, pois de lá você consegue ver justamente o Empire State. Do Empire State, você consegue ver o Chrysler Building, que é lindo (foto de capa deste post foi tirada lá no Empire).
Construído em memória às 3.000 pessoas mortas (aprox.) no atentado. Ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo (vai ficar pra próxima ida a NY), mas pelas fotos que vi e pelas conversas que tive com quem já foi, é MUITO IMPRESSIONANTE, de arrepiar!
- Central Park
Enfim ele! O pulmão da cidade em meio aos arranha-céus. Lagos, caminhos, monumentos, fontes, zoológico… Descubra tudo o que existe no Central Park aqui. Alugue bicicletas para se perder. Pude ir na primavera (maio) e achei lindo! Mais lindo do que no verão (julho).
[West Village + Meatpacking District + Chelsea Market + High Line Park + The Standard Hotel]
O sul de Manhattan é o que está na moda agora!
1. Comece o dia pela BLEECKER STREET. Uma rua fofa, que faz você esquecer que Nova York é a cidade que nunca dorme. As travessas da Bleecker são ainda mais fofas. Cheias de casinhas e flores (neste caso, na primavera). Essa rua é pra passear sem pressa. Cheia de lojas legais… Pare para comer macarons na Bisous Ciao. Eu AMO macarons, e confesso que esses são bem à la Ladurée. Se tiver paciência para a fila, conheça a Magnolia Bakery, “onde tudo começou” (401 Bleecker St and W. 11th St.) e engorde só mais um pouquinho.
2. Vá subindo a Bleecker St. sentido norte, e chegue ao famoso Meatpacking District. É formado por 20 quadras e dezenas de restaurantes, bares, design é muito mais. É o que está “de moda” agora em Nova York. O nome vem do fato de a área ter sido ocupado por matadouros e fábricas de processamento e embalagem de carnes. Nos anos 80, o Meatpacking era casa de clubes de sexo e prostituição, mas nos anos 90 as boutiques de grife e ótimos restaurantes e hotéis invadiram o local. Hoje tem um super comércio de rua, com lojas conhecidas e outras que só existem ali. O Spice Market é um restaurante bem legal pra você almoçar ali. Tem também o Serafina (o mesmo de SP), de comida italiana.
Entenda mais sobre o Meatpacking assistindo ao vídeo e baixando o mapa que estão nesta página.
3. Depois do almoço, vá para o CHELSEA MARKET. Ou se preferir, almoce por lá. Me indicaram o restaurante italiano Giovanni Rana como uma ótima opção para almoçar no Chelsea Market. Eu não fui, mas pelo site, parece ótimo!! O Chelsea Market é uma delícia para passear. Vários restaurantes, padarias, lojinhas e também banquinhas de vendedores independentes.
Não se preocupe em se perder! Tudo é muito pertinho.
4. Vá para o HIGH LINE PARK. Um parque lindo e com uma história impressionante. O parque é linear e tem aproximadamente 2,5km de extensão. Foi construído em 2009 em uma via férrea desativada. Fica a 8m de altura e atravessa 3 bairros (Meatpacking District, West Chelsea e Hell’s Kitchen/Clinton). Reciclar uma linha de trem antiga e abandonada e transformá-la em um parque verde e tranquilo foi uma super ideia. Passeie tranquilamente, leia deitado nos bancos (que estão instalados nos antigos trilhos!) ou fique só observando o Rio Hudson.
5. E pra fechar, vá ao THE STANDARD HOTEL, que é elevado, sobre o High Line Park. No último andar está o Top of the Standard, um bar super sofisticado (tem que estar bem vestido). A vista é incrível, pois as paredes são todas de vidro. Não espere um super jantar, o menu é recheado de opções para petiscar e tomar “uns bons drinks” (rs). E ainda pode curtir um show de jazz! O local também serve brunch aos domingos de 12pm às 5pm. Faça reserva antes de ir (Tel: 212-645-4646 / newyork@standardhotel.com).
Aliás, se estiver com budget “sobrando”, o The Standard é uma E-X-C-E-L-E-N-T-E opção de hospedagem em NY. Demais!! 😉
Bom… Por enquanto, é “só” isso. Mas, com certeza, Nova York tem muuuuito mais! (Ainda falta tooooda a parte do sul de Manhattan, como SoHo, TriBeCa, e também outros “boroughs”, como Brooklyn). NYC é uma cidade que não para nunca. Você pode voltar mil vezes, que sempre haverá coisas novas a fazer.
Espero que tenham gostado e ficado com vontade de ir pala lá!
Obrigada pela companhia em mais uma viagem!
Um beijo,
Lala Rebelo
. Siga-me no Instagram @lalarebelo
. Curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post