Dicas de Jaisalmer India – viagem de lua de mel para a Índia – Rajastão
Jaisalmer, também chamada de Golden City (cidade dourada) foi, com certeza, o ponto mais alto da nossa lua de mel.
Leia também os outros posts da série “Currymoon”:
- Parte 1: Todas as informações úteis para ir para a Índia
- Parte 2: Delhi (capital da Índia) & Agra (cidade do Taj Mahal)
- Parte 3: Fatehpur Sikri (a cidade abandonada) & Jaipur (a cidade cor de rosa)
- Parte 4: Jaisalmer (a cidade dourada e uma experiência no deserto Thar) – este post!
- Parte 5: Jodhpur (the cidade azul)
- Parte 6: Ranakpur Jain Temples (o templo das colunas incontáveis) & Udaipur (a cidade dos lagos)
Jaisalmer está no estado do Rajastão, assim como Jaipur, Jodhpur e Udaipur. E se você leu meu post sobre a Pink City (Jaipur), já sabe que eu fiquei completamente fascinada por esta região (e maaaais ainda por Jaisalmer).
A cidade dourada fica no “coração” do deserto Thar, bem pertinho da fronteira com o Paquistão. E seu apelido foi dado devido à cor das pedras utilizadas em todas as construções. Imagino que também possa ser por causa da areia do deserto… São dunas que não acabam mais!
Imagine o que te espera neste lugar: passeio de camelo, jantar privado no deserto, um hotel magnífico que mais parece um oásis, templos e uma cidade vibrante que existe DENTRO do forte.
BEM menor do que todas as outras que visitamos na Índia (apenas 80mil habitantes) e bem mais calma (“calma” nos padrões indianos!! rsrs). Achei Jaisalmer diferente de tudo! Uma experiência que recomendo para qualquer pessoa que for a Índia, mesmo que seja uma ETERNIDADE chegar até lá (acredite, valerá o cansaço!).
*** COMO CHEGAR ***
Uhh… Hoje a gente até ri do que aconteceu. Mas na hora, foi terrível! hehehe! Acho tão louco o fato do PIOR DIA DA VIAGEM ser exatamente O MESMO do MELHOR DIA DA VIAGEM!! 🙂
Jaisalmer fica MUITO longe (~600km de Jaipur, o que dá quase umas 9h de carro) e não existe aeroporto na cidade. Ou seja, você tem duas maneiras de chegar: de carro ou de trem. Jodhpur fica no meio do caminho, você pode se hospedar nela na ida ou na volta. Nós optamos pela volta.
Como não queríamos perder um dia todo de férias na estrada, resolvemos ir de trem noturno (pois não é nada legal dirigir naquelas estradas a noite, muito perigoso! Mesmo com motorista indiano!!). Seriam 12 horas de viagem de trem de Jaipur a Jaisalmer (com uma “escala” em Jodhpur). Nosso motorista iria nos encontrar no fim do dia em Jaisalmer, pois não ia dirigir a noite, e a gente chegaria de manhã cedo antes dele.
Mas o Palace on Wheels que nos venderam não era bem um palácio! hahaha. Isso porque a gente foi de 1ª classe. Os problemas começaram já na estação em Jaipur. Ratos demais para uma viagem de lua de mel! kkkk (e o banheiro da “sala vip” todo sujo de cocô). Mas tínhamos que embarcar. Os fatos nos fizeram abandonar o trem no meio do caminho (em Jodhpur, depois de 6h de viagem) e arranjamos um motorista através do hotel que ficaríamos lá na volta (RAAS). Viva os hotéis indianos!!! Ufa! Minha dica: separe um dia para ir de carro mesmo. Melhor perder um dia das férias na estrada do que encarar o trem.
ATENÇÃO! Tem um Palace On Wheels meeesmo (de verdade) chiquérrimo que, em alguns dias da semana, passa por Jaisalmer. Cheque bem no site antes de comprar.
Quem já quiser contratar essa empresa que nos “salvou” (rs!) para dirigir a viagem toda, indico muito! Carro novinho e cheiroso, motorista profissional, preço justo pelo serviço e super pontuais. K.S. Tours – clique aqui para acessar o site (bem melhor que o nosso).
Talvez seja o fato de Jaisalmer ser tão remota o que a torna tão mágica! 😉
*** ONDE FICAR ***
Foi aqui que Jaisalmer começou a se tornar uma ótima idéia.
Que lugar fantástico! Um verdadeiro oásis em meio ao deserto. E ainda não fica tão longe da cidade (uns poucos minutos de carro). O melhor custo-benefício de toda a viagem. Esse hotel foi um achado!
O atendimento (assim como em todos os hotéis indianos que ficamos) é algo fora-desse-mundo. Na chegada, sombrinha por causa do sol, águas aromatizadas, toalhinhas frias, check-in sentadinho no sofá e o quarto cheio de presentinhos (e que quarto!).
A estrutura do hotel é maravilhosa (só a piscina, que por causa do calor excessivo, é coberta, mas tudo bem…). Indico muito fazer massagem no spa (depois de todo o perrengue que passamos por causa do trem, merecíamos!!) e também usufruir de várias experiências que o hotel oferece.
Nós fizemos o dinner on the dunes (jantar nas dunas), que foi a melhor experiência de toda a lua de mel. Vou falar mais desse jantar abaixo. Uau! Amanhecendo no trem e anoitecendo no deserto, em um jantar só para nós dois… Fato: depois da tempestade sempre vem a bonança!
Reserve aqui.
*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***
Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.
Comes e Bebes
- Dinner on the Dunes (Suryagarh Hotel experience)
Jantar nas dunas do deserto é algo OBRIGATÓRIO na sua viagem a Jaisalmer. Fomos de camionete do hotel até um ponto da estrada, onde pegamos um CAMELO. Tinha um menininho nos esperando na beira da estrada com o camelo. Montamos e lá fomos nós… Fizemos um desert safári pelas dunas (Sam Sand Dunes, a parte do Deserto Thar mais próxima de Jaisalmer) até que chegamos à nossa mesa. NO MEIO DO NADA. Não dava nem para acreditar que aquilo tudo era só pra gente. Uma “cozinha” montada ao lado da nossa tenda para cozinhar só pra gente e uns 5 funcionários!!! Escolhemos o menu previamente (comida típica) e foi delicioso. O clímax foi quando apareceram dois cantores de músicas típicas nas dunas, assim… do nada! Ficamos encantados! O sol foi se pondo e começamos a ver as estrelas, sozinhos, no meio do deserto Thar, na Índia próximo à fronteira do Paquistão. Sério, se for a Jaisalmer NÃO deixe de viver isso. Vamos guardar cada detalhe desse dia para o resto das nossas vidas.
Reserve este jantar com antecedência no momento de reservar seu quarto, pelo site do hotel.
Assista abaixo ao vídeo dessa experiência:
Fica bem pertinho de tudo, então aproveite para almoçar lá no seu dia de turismo por Jaisalmer. Ambiente agradável e comida deliciosa. E a vista também é muito bonita! Peça o chicken tandoor. Hum…
- The Legend of Marwad (Suryagarh Hotel / aberto também para não hóspedes)
Os restaurantes dos hotéis indianos são fantásticos e esse não poderia deixar de ser. Peça uma mesa na parte externa. O hotel fica todo iluminado a noite, é lindo. Prove uma sobremesa feita de Loki, típica da região. Amamos! Não sabíamos o que era Loki então pedimos para ver a fruta! hahaha. Praticamente um chuchu!
Outro restaurante também muito bom dentro do hotel é o Nosh.
↑ Voltar ao começo do post
O que fazer / Roteiros
- Desert safári nas Sam Sand Dunes
Fizemos o passeio de camelo antes do jantar no deserto que já contei acima. Se quiser fazer só o camel safari, o hotel também oferece. Clique aqui. Dezenas de outras empresas também oferecem este serviço. Dica de uma amiga: Royal Desert Safaris.
Para os passeios dentro da cidade de Jaisalmer, contrate o guia Mr. Ajay Bissa (e-mail: jollyajay@hotmail.com). Foi fenomenal. Fez com que tudo tivesse mais sentido… Tornou nossa visita a Jaisalmer ainda mais interessante.
Outro guia indicado por amigos: Lalit Gop (e-mail: lalitgopaji@rediffmail.com)
- Gadi Sagar Lake
É um lago bem bonito. Nós fomos lá bem no início do dia pra tirar fotos. Dizem que é lindo no por do sol.
- Jaisalmer Fort
Esse lugar é muito legal! Imagine que o forte é um “monumento vivo”, já que 25% da população vive dentro dele! São residências, templos, lojinhas de artesanato, museus e hotéis (alguns guias não indicam se hospedar lá dentro pois contribui para a escassez de água do local e para a depredação de um local histórico). Carros não entram, então o lugar é muito mais calmo do que qualquer outro lugar da Índia. Vaca tem de monte!! 🙂 Foi construído em 1156.
Dentro do forte, além de andar à toa e se perder pelas ruelas, visite:
- Maharaja Mahal
Onde residia a família real. Parte do palácio é aberto para visitação. Hoje o lugar é um museu (Fort Palace Museum).
- Jain Temples
Dentro do forte existem 7 desses templos, datados do século 12 ao século 16. São maravilhosos! O Jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia, tem cerca de 4 milhões de crentes. Todos os itens de couro (sapatos, cintos…) devem ser removidos antes de entrar nos templos. Entramos em 2, o Chandraprabhu Temple e Rikhabdev Temple. Estão um ao lado do outro.
– Chandraprabhu Jain Temple:
– Rikhabdev Jain Temple:
- Laxminath & Surya Temple (Hindu)
Este templo hindu que fica dentro do forte de Jaisalmer é bem mais simples do que os Jain Temples, mas tem uma cúpula decorada bem linda e colorida.
- Passeio pelas ruas do forte
Você vai encontrar de tudo… Lojinhas, vacas (e mais vacas) e a vista da cidade dourada! Repare nas dezenas de “convites de casamento” pintados nas paredes das casas do forte. Toda a comunidade é convidada! Muito legal.
- Havelis
Do lado de fora do forte, os Havelis são mansões belíssimas, ricamente decoradas, que mostram a riqueza dos comerciantes dos séculos 19 e 20. Algumas cobram a entrada, mas, na maioria, bonito mesmo é ver do lado de fora. Fomos à Patwa-ki-Haveli, que nos disseram ser a mais bonita. Foi construída entre 1.800 e 1.860, por quatro irmãos que fizeram riqueza com o comércio de jóias. Outros havelis importantes: Salim Singh-ki-Haveli e Nathmal-ki-Haveli.
Que tal fazer um passeio muito louco de tuc-tuc pelas ruas de Jaisalmer?? Prepare o coração! E não fique enjoado! rsrs. Assita ao vídeo abaixo:
Que sonho essa cidade né? Interessantíssima! Muita coisa diferente convivendo junto no mesmo lugar. AMEI! Sei que é uma baaaita esticada e muita gente que vai ao Rajastão acaba não indo a Jaisalmer. Mas vale a pena!!! Aumente a duração das suas férias e vá sim!! Afinal, não é todo dia que você vai pra Índia, né?! 😀
Para fazer tudo isso ficamos 2 dias/2 noites na cidade. Ideal! Mas muita gente fica um 3º dia/3ª noite na região para dormir no deserto. Não fizemos isso porque “não coube” no roteiro, mas pelas fotos que vi, achei sensacional!!!!
Para quem tem vontade de viver essa experiência, aqui vão duas dicas de hotel:
Demais! Chiquéééérrimo! Luxo puro no deserto. Um casal de amigos foi e aprovou! Achei a diária beeem carinha, mas pelas fotos, deve valer a pena! É um hotel da coleção Relais & Chateaux.
Lindo hotel também. Várias tendas com uma super estrutura, piscina linda… Tudo em meio ao deserto Thar.
Para quem quiser ver mais opções de hotéis em Jaisalmer ou no deserto, clique aqui. Há um montão!!!
>> Próxima parada: Jodhpur, a cidade azul. Clique aqui para ler o post!
Obrigada pela visita!
Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog
↑ Voltar ao começo do post