veleiro em paraty e ilha grande
Brasil

Viagem de veleiro em Paraty e Ilha Grande – RJ

Veleiro Paraty e Ilha Grande – dicas para explorar as ilhas e praias mais lindas do litoral do Rio de Janeiro, sudeste brasileiro, a bordo de um super veleiro. Durma no barco, veja o sol se pôr e nascer de dentro do mar, faça um delicioso churrasco, navegue por lugares lindos… Dicas para você aproveitar ao máximo essa super experiência.

veleiro paraty ilha grande
Velejando em Paraty com a Sailing Life Experience – Veleiro Keela Wee | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Belezas da região de Paraty | foto: Lala Rebelo

veleiro paraty

No início desse mês, realizei uma viagem que já sonhava há anos: explorar Paraty e Ilha Grande em um veleiro. Acredito que só assim se conhece as praias mais lindas da região e se tem uma verdadeira experiência “no mar”.

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu sou apaixonada pelo Arquipélago de San Blas no Panamá (fui 24 vezes) e defendo de coração que o melhor jeito de conhecer essas ilhas é de veleiro (leia relato aqui). A empresa que sempre recomendo para organizar essa experiência a bordo é a SAILING LIFE EXPERIENCE (testei dezenas e dezenas de vezes, são sempre impecáveis).

E a boa notícia é que agora a Sailing Life Experience também tem barcos no Brasil. Mais especificamente na região de Paraty e Ilha Grande! Veja aqui. E então, na primeira oportunidade desde que voltamos a morar no Brasil, lá fomos nós (eu, meu marido e o futuro baby Vinicius, na barriga) curtir 2 noites a bordo. 🙂

veleiro paraty ilha grande
Linda praia na Ilha da Cotia, que descobrimos com o veleiro | foto: Lala Rebelo

veleiro paraty

[O CAMINHO ATÉ PARATY]

Viajamos de São Paulo a Paraty (250km), optando por chegar pela estrada de CUNHA (que é uma gracinha, cheia de lojinhas de cerâmica e cafés da fazenda. Recomendo parar no Tudo da Roça). Fizemos esse trecho de manhã cedinho, mas uma opção era ir na noite anterior e dormir em Cunha.

Há hotéis ótimos em Cunha, como a Pousada Barra do Bié (gracinha, porém afastada do centrinho) e Latitude Lodge (são como “casas-containers”, bem modernos e com baita vista). Veja mais hotéis em Cunha aqui.

tudo da roca cunha
Tudo da Roça – no caminho de São Paulo a Paraty (Cunha) || foto: Lala Rebelo
tudo da roca cunha
Delícias do Tudo da Roça – Cunha | foto: Lala Rebelo

Chegando em Paraty, já fomos direto para a Marina Farol de Paraty, onde estacionamos nosso carro (sem custo adicional) e encontramos o capitão do barco (o grande Giba!). E começamos nossa aventura!!!

marina farol de paraty
Marina Farol de Paraty | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty
Já a bordo do veleiro Keela Wee, do capitão Giba! | foto: Lala Rebelo

[O VELEIRO]

Nosso veleiro, com 40 pés, tinha duas cabines (uma para nós e uma para o capitão), ou seja, ideal para hospedar um casal ou uma família de 3 pessoas. Em caso de grupos maiores, até é possível acomodar na sala. O barco também conta com 2 banheiros, sendo 1 dentro do nosso quarto (suíte). Achei isso ótimo. Pra quem nunca se hospedou em barco, trata-se de um um banheiro normal (ducha com água doce, pia, vaso sanitário…), mas claro, com dimensões reduzidas. Tudo mais apertadinho.

Conta também com cozinha completa, com uma salinha, e também uma área externa com sofás. Acho a área externa sempre a melhor parte! 🙂

veleiro paraty ilha grande
Na parte externa do veleiro | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty
Área externa do veleiro | foto: sailinglifeexperience.com
veleiro paraty ilha grande
Salinha do veleiro | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Cozinha completa (e compacta, claro!) | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty
Nosso quarto no veleiro | foto: sailinglifeexperience.com

Todas as refeições estavam incluídas no nosso pacote, à parte de bebidas alcóolicas (nós levamos). Não esqueça de avisar caso tenha alguma restrição alimentar. Comemos sanduíche no café da manhã, macarrão no jantar e um dia fizemos, no almoço, um churrasco a bordo que foi uma delícia!!

veleiro paraty ilha grande
Macarrão deliciooooso preparado pelo capitão Giba | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Churrasquinho delícia a bordo!! | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Café da manhã no veleiro | foto: Lala Rebelo

Não precisa levar toalha nem roupa de cama. Isso também é providenciado pelo capitão do barco. Esse veleiro também tem o “dinghy” (que é o bote motorizado para levar e buscar nas praias), um stand-up paddle, equipamentos de pesca e snorkel. Completinho!!

veleiro paraty ilha grande
Toalhinhas | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
foto: Lala Rebelo

Como éramos apenas um casal, esse veleiro (Fast 395) foi uma boa opção para nós. Mas caso seu grupo seja um pouquinho maior ou caso você queira algo mais confortável e espaçoso, é só falar com a Marina e o Lorenzo da Sailing Life Experience, que eles providenciam o melhor barco disponível para você.

veleiro paraty ilha grande
Veleiros em Paraty – Sailing Life Experience | foto: Lala Rebelo

[ROTEIRO] 

Quanto tempo ficar? Como nossa ideia era navegar por Paraty E Ilha Grande, fomos para dormir 2 noites. Para fazer esse roteiro completão, é ideal ficar 2 ou 3 noites a bordo (de Paraty a Ilha Grande são 4 horas para ir mais 4 horas para voltar, na vela).

Porém, nos dias que estivemos lá, o mar estava muito mexido, com muito vento, e não era uma boa ideia cruzar de Paraty a Ilha Grande. Achamos mais seguro navegar apenas pela região de Paraty mesmo, que também é LINDA. Nesse caso, creio que 1 noite já é o ideal para aproveitar o melhor da área e conhecer as praias/ilhas mais bonitas.

Dormimos ancorados na Ilha da Cotia e tivemos a bênção de um pôr do sol maravilhoooooso e uma lua cheia absurda!

Essa Ilha da Cotia é belíssima. Os barcos ficam parados de um lado da ilha, o bote te leva até a areia, e você cruza a pé para o outro lado (uns 3 minutos andando!). Dependendo da maré, você poderá curtir piscinas naturais deliciosas!!! Fomos na maré alta e baixa, sempre lindo.

veleiro paraty ilha grande
Ancorados na Ilha da Cotia – Paraty | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
A cor da água é fantástica | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Que pôr do sol mais lindo!! | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Olha que linda essa praia da Ilha da Cotia! | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Ilha da Cotia – Paraty | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Essa é a trilhazinha que leva até à praia da Ilha da Cotia | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
Um lugar de paz 🙂 | foto: Lala Rebelo

No dia seguinte, passeamos pelas praias lindas do Saco do Mamanguá (considerado o único fiorde tropical do mundo).

veleiro paraty ilha grande
Navegando pelo Saco do Mamanguá | foto: Lala Rebelo

Depois ancoramos na Praia Escondida (ou Praia Secreta – porém há um nome oficial que eu não sei, que não é nenhum desses dois) para fazer o churrasco no barco!! Foi uma delícia. Essa praia é bem pequenininha, uma graça.

veleiro paraty ilha grande
Uma praia pequenininha e linda só pra nós! | foto: Lala Rebelo
veleiro paraty ilha grande
foto: Lala Rebelo

Para quem navega até Ilha Grande, é possível dormir ancorado em uma praia paradisíaca, do lado Atlântico ou continental e, de dia, ir rodando a ilha para conhecer os cantinhos mais lindos e até mesmo dar um passeio pela Vila do Abraão.

A praia mais famosa de Ilha Grande é Lopes Mendes, mas também são destaque as praias Dois Rios, Aventureiro, Parnaioca, Feiticeira, Saco do Céu, Araçatiba, Ubatubinha, Abraozinho, Das Palmas e também as Lagoas Azul e Verde. É praia linda que não acaba mais!!!

Caso você queira combinar sua experiência a bordo com 1 noite em terra, recomendo se hospedar em:

Essa experiência do veleiro é IMBATÍVEL! Dormir e acordar rodeado de mar, ver o sol nascer e se pôr assim do barco, explorar ilhas e praias DESERTAS, às quais só se chega assim… É DEMAIS! Amo amo amo e vou vivenciar isso sempre que puder. E o que o nosso Brasilzão é lindo, né, gente?! 🙂 A-D-O-R-E-I!

veleiro paraty ilha grande
Sempre apaixonada por essa experiência a bordo | foto: Lala Rebelo

veleiro paraty

[RESERVAS]

Para reservar sua experiência no veleiro,
escreva para Sailing Life Experience
(Marina e Lorenzo)

E-mail: info@sailinglifeexperience.com
Tel (chamadas ou WhatsApp): +34 677865419
Instagram: @SailingLifeExperience

Eles são um casal de espanhola + italiano, mas falam português (e inglês e várias outras línguas!!). Podem te ajudar com toda a organização da reserva.

Recomendo muito!!

Veja no mapinha abaixo tudo o que foi citado aqui no post:

Quer explorar outras praias brasileiras? Então leia também:

Beijos, Lala Rebelo
. Siga-me no instagram @lalarebelo
. E curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog

Comentários