samana cayo levantado dicas republica dominicana caribe playita rincón playa
Caribe inexplorado

Samaná e Cayo Levantado

República Dominicana

Quando se fala em República Dominicana, é comum pensarmos logo de cara em Punta Cana, né? Sim… E com razão. O balneário é o mais famoso do país, recebe turistas do mundo todo, possui uma super infra-estrutura de resorts internacionais e ainda tem vôos diretos do Brasil (leia post sobre Punta Cana aqui).

Mas o que muita gente não faz ideia é de que República Dominicana NÃO se resume a Punta Cana. Há muuuuitas outras áreas com praias lindas, vazias e praticamente desconhecidas, espalhadas por todo o território dominicano. E hoje, venho falar sobre uma dessas regiões que conheci recentemente, e me apaixonei: a autêntica SAMANÁ.

Samana_Cayo_Levantado_Republica_Dominicana_0272

Samaná fica no nordeste da República Dominicana e é uma das 32 províncias do país. A capital é Santa Bárbara de Samaná (pequenininha, de 50 a 100 mil habitantes – não encontrei a informação correta), possui muitas praias e povoados que se espalham por toda a península.

MAPA REPUBLICA DOMINICANA - ONDE FICA SAMANA

Achei Samaná um lugar puro e genuíno. Apesar de já ter uma certa estrutura para o turismo, com bons hotéis e estradas, ainda não houve uma superexploração (e espero que não haja!). Dizem os dominicanos (de brincadeira!!) que Punta Cana foi feita para aglomerar todos turistas, enquanto o povo de lá aproveita o resto em paz e sem preços abusivos. rs. Faz sentido. Em Samaná, você vê a população local nas ruas, vendendo suas coisinhas, frequentando as praias… Enfim, vivendo de verdade.

Uma natureza quase virgem, repleta de praias de areia branca e água transparente, muito verde, com áreas de reserva florestal, cachoeiras e um “plus”, que é a observação de baleias jubarte, que passam pelas águas da Baía de Samaná em alguns meses do ano. Um dos lugares mais lindos do país também fica na região: Cayo Levantado – uma ilhotinha paradisíaca, fácil de chegar em poucos minutos de barco.

Samana_Cayo_Levantado_Republica_Dominicana_0379

Samana_Cayo_Levantado_Republica_Dominicana_0481


Sobre o lugar

O país está localizado no Caribe e ocupa 2/3 de uma ilha chamada Hispaniola (a outra parte pertence ao Haiti.). É até chocante pensar como dois países que tiveram exatamente os mesmos recursos naturais e estão lado a lado, podem ser completamente diferentes. A República Dominicana é um país próspero, democrático, moderno e em desenvolvimento (Santo Domingo, a capital, é uma cidade bem legal – post em breve.). A língua falada é o espanhol e o país tem aproximadamente 10 milhões de habitantes. Hispaniola foi onde Cristóvão Colombo desembarcou em 1492, dando início ao domínio espanhol nas Américas.

REPUBLICA DOMINICANA MAPA ONDE FICA

<div class=”separa”><span> DINHEIRO </span></div>

A moeda oficial do país é o Peso Dominicano (DOM). $1 peso equivale aproximadamente R$0,08 e US$0,02. Recomendo levar já em cash dólares americanos, e trocar para pesos no próprio aeroporto. Você vai precisar de dinheiro trocado na estrada, para pagar os pedágios.

<div class=”separa”><span> CLIMA – Quando ir? </span></div>

Faz calor o ano todo (de 20º a 35ºC), mas evite ir de julho a novembro, que é o período com maior incidência de chuvas e risco de furacões. Mas não é uma REGRA. Todas as vezes que estive no país, fui nessa época “ruim”, e peguei bastante sol (com alguns rápidos momentos de chuva).

republica-dominicana---tomada-voltagem-eletricidade-fuso-horário-moeda-idioma---punta-cana---samaná

<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

<div class=”separa”><span> VÔOS, ALUGUEL DE CARRO & ESTRADAS </span></div>

O aeroporto que fica pertinho de Samaná (El Catey de Samaná – AZS) por enquanto só recebe vôos dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Portanto, para quem sai do Brasil, o melhor jeito de chegar é pegando um vôo para Santo Domingo (Aeropuerto Internacional de Las Américas – SDQ), partindo de várias cidades brasileiras.

Algumas companhias aéreas fazem o trecho com apenas 1 parada:

Chegando em Santo Domingo, alugue um carro no aeroporto (recomendo reservar com antecedência) e parta rumo a Península de Samaná. Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui

A estrada é excelente, foi inaugurada há poucos anos e a viagem dura apenas 2 horas (160km). No passado, antes da rodovia ficar pronta, a mesma viagem levava mais de 4 horas para ser realizada!! *Leve pesos dominicanos em cash para pagar os pedágios. 

O caminho é super fácil (uma reta e depois uma curva à direita para adentrar na península), e tudo é muito bem sinalizado. Mas Waze e Google Maps também funcionam muito bem por lá. 🙂

Mesmo que a estrada seja ÓTIMA, não recomendo percorrê-la a noite. Não é iluminada e um trecho razoável é lotado de curvas. Se seu vôo chegar tarde em Santo Domingo, recomendo dormir em um hotel próximo ao aeroporto, e seguir viagem na manhã seguinte.

Infelizmente não há muitas opções próximas ao aeroporto, e o que tem, é caro. Ficamos no Quality Hotel Real Aeropuerto Santo Domingo, pertiiinho do aero SDQ e quase na saída para Samaná. Era bonitinho, com bom café da manhã. Não fique de forma alguma em “Boca Chica” (você verá que é uma zona próxima ao aero, com hotéis mais baratos). Nos disseram que é perigosíssimo.

<div class=”separa”><span> PASSAPORTES & VISTOS </span></div>

Brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana, apenas passaporte válido por 6 meses. Ao chegar no país, todos os turistas do Brasil (e da maioria dos outros países) precisam comprar uma TARJETA TURISMO que tem valor de 10 dólares ou 10 euros (pagar em dólar sai mais barato, né?! 😉 ). Compra-se lá mesmo, antes da imigração (leve o valor em cash – moeda americana ou européia são aceitas).

<div class=”separa”><span> HOTÉIS </span></div>

Há vários hotéis lindos espalhados pela Península de Samaná, na beira das águas da Baía, com um visual maravilhooooso. E há também um hotel que fica no próprio Cayo Levantado, rodeado de mar turquesa.  Aqui vão as minhas sugestões:

Na Península (próximo a Santa Bárbara de Samaná e Los Naranjos): 

Esse foi o nosso escolhido! 🙂 Amei ter ficado lá. O Bannister Hotel está localizado dentro de um condomínio-marina chamado Puerto Bahia, e faz parte da charmosa coleção Small Luxury Hotels Of The World. Tem um serviço impecável, ótimos restaurantes, decoração linda (sabe quando tudo é bem novinho??) e piscinas super fotogênicas (vocês verão pelas fotos!! hehe). Um excelente custo-benefício. Achei o preço ótimo para tudo o que proporciona.

Apesar de estar na beira do mar (é uma marina) NÃO TEM PRAIA. Adooooro quando o hotel é “pé na areia”, mas achei que neste caso não fez muita diferença. É que de lá é super fácil chegar na ilha mais famosa da região, Cayo Levantado. São apenas 20 minutinhos de barco, que parte da própria marina do hotel (arranjado por eles). E também achei bacana explorar de carro as várias praias que estão a 30minutos-1hora do hotel. Ficávamos no hotel apenas de manhã cedinho e no fim da tarde, e as duas piscinas deliciosas (uma com vista para a baía e a outra com vista para os barcos da marina) eram tudo o que a gente queria para terminar o dia! 🙂

Reserve aqui.

The Bannister Hotel - Samaná - República Dominicana
The Bannister Hotel – Samaná – República Dominicana
the bannister hotel - samana - republica dominicana
Uma das piscinas, com vista para a marina | The Bannister Hotel – Samaná – Rep. Dominicana
the bannister hotel - samana - republica dominicana
Lobby – The Bannister Hotel Samaná
the bannister hotel - samana - republica dominicana
Ocean View Suite | The Bannister Hotel Samaná
the bannister hotel - samana - republica dominicana
Ocean View Suite | The Bannister Hotel Samaná

the bannister hotel - samana - republica dominicana

the bannister hotel - samana - republica dominicana
O café da manhã | The Bannister Hotel Samaná

the bannister hotel - samana - republica dominicana

the bannister hotel - samana - republica dominicana
E a outra piscina, no Café del Mar, com vista para a Bahia. Liiiinda!!! | The Bannister Hotel

the bannister hotel - samana - republica dominicana

the bannister hotel - samana - republica dominicana
Por do sol perfeito 🙂
the bannister hotel - samana - republica dominicana
Que delicinha de fim de tarde nessa piscina… | The Bannister Hotel Samaná

Hotel com vista linda, super piscina e bem pertinho da cidade de Santa Bárbara de Samaná. Tem acesso a uma praia (sinceramente, não achei a praia mais linda do mundo. Mas é o mesmo caso do Bannister – fica perto do Cayo Levantado e de fácil acesso de carro a diversas outras praias paradisíacas, então, tanto faz a praia!! rs.).

Hotel Grand Bahia Principe Cayacoa - Samaná - República Dominicana | foto: transat.com
Hotel Grand Bahia Principe Cayacoa – Samaná – República Dominicana | foto: transat.com
Hotel Grand Bahia Principe Cayacoa - Samaná - República Dominicana | foto: dertour.de
Hotel Grand Bahia Principe Cayacoa – Samaná – República Dominicana | foto: dertour.de

Fica logo em frente ao Cayo Levantado. Possui piscina, uma praia privada e é só para adultos.

Hotel Luxury Bahia Principe Samaná - República Dominicana | foto: booking.com
Hotel Luxury Bahia Principe Samaná – República Dominicana | foto: booking.com

Esse hotel já está mais próximo da cidade Los Naranjos do que Santa Bárbara de Samaná, mas também é suuuper bem localizado (é tudo bem pertinho), e fica logo em frente ao Cayo Levantado. É um hotel boutique que pertence a um casal de franceses, com estilo bem mais rústico que as outras opções mencionadas aqui. Eu achei uma gracinha, combina com a atmosfera de Samaná. São apenas 7 bangalôs e 4 quartos. O hotel tem piscina, bar/restaurante e oferece excursões para os pontos turísticos da região (praias, cachoeiras, ilha do Cayo Levantado, observação de baleias etc.). Uma opção mais barata de hospedagem, mas sem perder o charme. Reserve aqui.

Hotel Las Ballenas Escondidas - Samaná - República Dominicana | fotos: site do hotel
Hotel Las Ballenas Escondidas – Samaná – República Dominicana | fotos: site do hotel

hotel samana las ballenas escondidas republica dominicana 02

No Cayo Levantado (ilha): 

Esse é o único hotel da ilha. Ocupa metade dela, enquanto a outra metade é aberta ao público. Como estava hospedada no The Bannister, só conheci a parte free, mas os reviews são os ótimos! Realmente a ilha é linda, com areia branquinha, mar bem azul turquesa e uma tranquilidade absoluta. Se é puuuro descanso o que você está procurando, acho que vale a pena ficar lá. Só achei que você acabará ficando “preso” ao hotel, e deixando de conhecer as praias da Península (que também são maravilhooosas). Já que dá para ir passar o dia na parte pública do Cayo Levantado e até mesmo pagar um day-pass para usufruir do hotel por um dia, mesmo sem estar hospedado lá (prepare o booorso para essa experiência no lado privado), achei que valeu mais a pena ficar fora da ilha.

Hotel Luxury Bahia Principe Cayo Levantado - República Dominicana | foto: transat.com
Hotel Luxury Bahia Principe Cayo Levantado – República Dominicana | foto: transat.com

Em Las Terrenas: 

Hotel lindo, moderno e novinho, e também faz parte da coleção Small Luxury Hotels Of The World. Fica do outro lado da Península, afastado de todos os hotéis que recomendei aqui acima. Está na beira de uma praia chamada Cosón (veja no mapa no fim do post a localização de cada hotel). Não espere um mar azul turquesa, mas a parte disso, a praia é bem bonita, e o lugar é propício para quem busca muuuito descanso. Como está longe da baía, fica mais difícil chegar no Cayo Levantado. Porém de carro, é possível chegar a várias outras atrações da Península. Reserve aqui.

hotel sublime samana republica dominicana cayo levantado
Hotel Sublime Samana – República Dominicana | foto: site do hotel

dicas de viagem onde ficar hotel peninsula samana republica dominicana cayo levantado punta cana

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Não fomos a nenhum restaurante como “destino”, pois acabamos comendo sempre na praia onde estávamos e no próprio hotel. Entretanto, mesmo se você não estiver hospedado no The Bannister, recomendo que almoce ou tome um drink no fim de tarde no:

  • Café del Mar (The Bannister Hotel) 

Fica na área da piscina principal do hotel, com uma super vista da baía (e do por do sol maraa!). A comida é muito gostosa (foco em frutos do mar, mas há opções para todos os gostos – como o meu! Não como peixes, camarão, lula e afins… Nada que nada! rsrs). Os drinks também estavam deliciosos.

CAFE DEL MAR - BANNISTER HOTEL - PUERTO BAHIA - SAMANA - REPUBLICA DOMINICANA
Visual do Café del Mar, no The Bannister Hotel, Samaná

CAFE DEL MAR - BANNISTER HOTEL - PUERTO BAHIA - SAMANA - REPUBLICA DOMINICANA

CAFE DEL MAR - BANNISTER HOTEL - PUERTO BAHIA - SAMANA - REPUBLICA DOMINICANA

CAFE DEL MAR - BANNISTER HOTEL - PUERTO BAHIA - SAMANA - REPUBLICA DOMINICANA

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Há bastante coisa para se fazer em Samaná!! Acho que o ideal é ficar de 3 a 4 dias na região para conhecer com calma as principais atrações.

  • Cayo Levantado (Ilha Bacardi)

Vou começar pelo que a região tem de mais famoso: a ilha Cayo Levantado. Um paraíso em miniatura, com apenas 1km2.

Tem areia bem bem branquinha, mar azul turquesa e uma certa infra-estrutura. Achei bacana, porque você não precisa se preocupar com nada. Lá tem cadeiras para alugar, comida, bebida… Tudo bem gostosinho (comida de praia, gente!! Bem simples.).

Como comentei na parte dos hotéis, metade da ilha pertence ao hotel Luxury Bahia Principe, portanto só pude conhecer o que era “aberto ao público”. E já foi o suficiente para me encantar. Que lugar tranquilo!! Adorei.

A ilha é também chamada de Bacardi porque dizem que as palmeiras de lá aparecem nas propagandas da marca de rum.

Para chegar é super fácil. Há ofertas de barcos que fazem a travessia na cidade de Samaná e em toda a costa. Nós saímos da marina do nosso hotel Bannister e pagamos US$20 por pessoa.

Uma delícia passar o dia DEITADO em Cayo Levantado!! 🙂 (não podia perder o trocadilho hehehe).

A tão falada ilha: CAYO LEVANTADO - Samaná - República Dominicana | foto: best-beaches.com
A tão falada ilha: CAYO LEVANTADO – Samaná – República Dominicana | foto: best-beaches.com
Chegando em Cayo Levantado...
Chegando em Cayo Levantado…
Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana
Chegando no paraíso! Cayo Levantado – Samaná – República Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana
As palmeiras Bacardi | Cayo Levantado – Samaná – Rep. Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana

Cayo Levantado - Samaná - República Dominicana

  • La Playita Beach (Las Galeras)

Esse lugar foi um verdadeiro achado!!! Praia maravilhosa, água azulziiinha, calma e quentinha! E ainda tem cadeiras e palapas para alugar e restaurante com petiscos gostosos e cerveja gelada. Para chegar é super fácil, pois fica a apenas 30km de Samaná (uns 40 minutos de carro).

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana
La Playita Beach – Las Galeras – Samaná – República Dominicana

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana

Sombra, cadeiras e cerveja gelada em La Playita Beach, Las Galeras, Samaná
Sombra, cadeiras e cerveja gelada em La Playita Beach, Las Galeras, Samaná

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana

La Playita Beach - Las Galeras - Samaná - República Dominicana

  • Playa Rincón

Ideal programar a ida a Playa Rincón no mesmo dia da Playita, pois as duas ficam no mesmo rumo e bem próximas uma da outra. São 2km de areia fina e clarinha e água azul do Caribe. Dizem que é a 4ª praia mais bonita do mundo… Um pequeno rio chamado Cano Frio, também com água transparente, desemboca na praia e é possível nadar nele.

Vista aérea da Playa Rincón - Samaná - República Dominicana | foto: godominicanrepublic.com
Vista aérea da Playa Rincón – Samaná – República Dominicana | foto: godominicanrepublic.com
Playa Rincón - Samaná - República Dominicana | foto: BradTombers (flickr)
Playa Rincón – Samaná – República Dominicana | foto: BradTombers (flickr)

  • Playa El Valle & Cascada Lulu

Essa praia é menos clarinha mas é beeem mais selvagem e inexplorada. Há alguns barzinhos pra você poder comer no local. No caminho para a Playa El Valle há uma cachoeira chamada Lulu que vale a paradinha para um banho de água doce!

Playa El Valle - Samaná - República Dominicana | foto: exploradominicana.com
Playa El Valle – Samaná – República Dominicana | foto: exploradominicana.com
Cascada Lulu - Samaná - República Dominicana | foto: panoramio.com
Cascada Lulu – Samaná – República Dominicana | foto: panoramio.com

  • Salto Del Limón

Uma das atrações turísticas mais populares de Samaná. Trata-se de uma queda d’água de 40m de altura com água bem verdinha. O passeio é feito a cavalo (veja aqui). Quando fomos a Samaná, fazia bastante tempo que não chovia e a cachoeira estava bem seca, que até nos recomendaram não ir. Ficou pra próxima!

Salto del Limón - Samaná - República Dominicana | foto: uncommoncaribbean.com
Salto del Limón – Samaná – República Dominicana | foto: uncommoncaribbean.com
  • Observação de baleias

A passagem das baleias jubarte pelas águas da Baía de Samaná ocorre apenas de janeiro a março. Se estiver na região nessa época, não deixe de fazer o passeio para avistar essas gigantes de pertinho!! Sério, é fantástico! Pude fazer essa experiência em Isla Contadora, no Panamá (leia post aqui) e foi de arrepiar. Há várias opções de tours e os valores variam entre Us$40-70.

Observação de baleias em Samaná, República Dominicana | foto: cultourall.com
Observação de baleias em Samaná, República Dominicana | foto: cultourall.com

Veja aqui essas e outras opções de passeios em Samaná.

MAR-AZUL-TURQUESA-SAMANA-CAYO-LEVANTADO-RINCON-PLAYA-PLAYITA

Veja no mapa abaixo a localização de todas as praias, cachoeiras, hotéis e outros pontos de interesse citados aqui no post. Clique nos ícones para ver o que é cada coisa!

<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zEUGcK52gYEY.kPIx-E2vJVbQ” width=”680″ height=”480″></iframe>

E aí, gostou desse paraíso tranquilo e quase desconhecido? Ficou com vontade de explorá-lo? Espero que sim!! Eu amei!! ♥

Obrigada pela visita!
Beijos, Lala
(siga-me também no Instagram: @lalarebelo)

☼ ♡

↑ Voltar ao começo do post

Comentários