Jamaica - Parte 2

OCHO RIOS – JAMAICA

Cachoeiras e praias

Hora de escrever sobre a nossa 2ª parada na Jamaica: OCHO RIOS, na parte norte da ilha. Como falei no primeiro post sobre o país, a Jamaica é grande, e diferente de outros “Caribes”, que permitem a hospedagem em apenas um hotel-base para fazer day-tours a diferentes atrações, aqui é preciso dividir sua viagem em 2 ou 3 cidades, para explorar e aproveitar bem (claro que muita gente não faz isso, mas acaba desperdiçando parte da experiência).

Antes de ir a fundo no post de Ocho Rios, se você ainda não leu o meu post anterior sobre a Jamaica, acho melhor ler! 😀 É uma super introdução ao país com dicas úteis (dinheiro, clima, segurança etc.), minhas impressões gerais (uma vibe muuuuito boa! Me encantei!) e dicas de Negril. Clique aqui para ler.

Hoje em dia, Ocho Rios é um dos destinos mais conhecidos da Jamaica. Mas essa fama é recente, e se deve, principalmente, aos grandes cruzeiros que começaram a incluir a cidade em seu itinerário. Antigamente, só atracavam em Montego Bay (104km a oeste). Vale dizer “destino mais conhecido” pelos americanos e outros turistas… Pois, definitivamente, quase não se vê brasileiros na Jamaica!!

Ocho Rios é menorzinha, as praias são de areia e o mar tem um azul turquesa incrível. Pra completar, o lugar possui uma cachoeira BIZARRA que desemboca no mar, e você pode escalá-la todinha (Dunn’s River Falls). Se for para a Jamaica com menos tempo, e só puder escolher UMA cidade como BASE, a melhor escolha é Ocho Rios, por ser mais central e por estar no “meio do caminho” de várias atrações turísticas imperdíveis (entre Negril e Port Antonio, por exemplo, e ainda não muito longe dos dois grandes aeroportos do país).

Muita gente faz a base em Montego Bay, mas não acho uma boa escolha. Lá tem suuuper hotéis e um aeroporto internacional, mas acaba já ficando bem distante da ponta leste (que eu ameeeei! Onde fica a Lagoa Azul do filme com a Brooke Shieldssabe?!).

Hibiscus Lodge, em Ocho Rios
Hibiscus Lodge, em Ocho Rios

Nosso roteiro (e a sequência de posts aqui no blog – clique para ler):

  1. Introdução a Jamaica + Negril
  2. Ocho Rios (+ Montego Bay) – este post! 
  3. Port Antonio (Lagoa Azul, praias e bamboo rafting)

DESTINOS-JAMAICA-DICAS-O-QUE-FAZER-ROTEIRO


Sobre o lugar

OCHO-RIOS-DICAS-JAMAICA

Ocho Rios é uma cidade “estratégica”. Bem pequenininha (menos de 10 mil habitantes), com praias lindas (porém, o centrinho é beeeem feio e bagunçado! hehehe), bons hotéis (para todos os bolsos e gostos), restaurantes, lojas e mercados. Está super bem localizada (não muito longe dos dois maiores aeroportos da Jamaica, entre as duas zonas turísticas imperdíveis do país, pontas oeste e leste, e a menos de 2 horas de Nine Mile, vila onde nasceu Bob Marley) e ainda cheia de atrações em seu próprio território (cachoeiras, mar azul turquesa, pontos de mergulho, nado com golfinhos etc.).

Pertinho de Ocho Rios, a apenas 16km, há uma outra cidadezinha chamada Oracabessa, que também vale a visita. Foi local de residência do escritor Ian Fleming, que escreveu ali muitos de seus romances James Bond. Sua casa hoje é parte de um hotel (GoldenEye), mas a praia que leva o nome de seu personagem mais icônico, James Bond Beach, é linda e aberta ao público.

mapa-jamaica-OCHO-RIOS-onde-fica-roteiros

mapa-jamaica-onde-fica

<div class=”separa”><span> CLIMA – Quando ir? </span></div>

A ilha está na rota de furacões do Atlântico, por isso é melhor visitar o país na época certa. Evite ir de julho a outubro. Os meses mais secos em Ocho Rios vão de dezembro a abril (apesar de que fomos em fevereiro e pegamos  chuva e dias nublados em Ocho Rios o tempo todo hehehe. Não demos sorte! Ainda bem que nas outras regiões jamaicanas que visitamos, os dias estavam lindos!).

Viagem-jamaica-dicas-tomada-voltagem-fuso-moeda-idioma *Apesar da moeda oficial ser o dólar jamaicano (JMD), o dólar americano (USD) é amplamente aceito, assim como cartões de crédito. Nós nem fizemos câmbio.  **Durante o horário de verão brasileiro, o horário da Jamaica fica 3 horas atrás do horário de Brasília.  Para saber mais sobre a Jamaica (economia, história, segurança etc.) acesse este post aqui.

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

<div class=”separa”><span> VÔOS </span></div>

Para chegar em Ocho Rios é preciso voar para Montego Bay (MBJ), a 100km de distância (aprox. 1h40 de viagem), ou para a capital jamaicana, Kingston (KIN), a 108km (aprox. 2h20 de viagem). Não há vôos diretos do Brasil para Jamaica. O jeito mais fácil é via Cidade do Panamá, pela Copa Airlines.

Outras maneiras possíveis (e bem mais demoradas):

Há um aeroporto internacional pequenininho em Ocho Rios (Ian Fleming Airport), mas por enquanto só recebe vôos particulares e charters.

Nós voamos para Montego Bay porque fomos para Negril antes, e Kingston fica muuuuito mais longe.

Agora começa um Copy+Paste bááásico do post de Negril (se você já leu, pule para a parte de HOTÉIS):

<div class=”separa”><span> PASSAPORTES, VISTOS & VACINAS </span></div>

Brasileiros não precisam de visto para visitarem a Jamaica como turistas, apenas passaporte válido e com página livre para o carimbo. Também é obrigatório possuir a vacina de febre amarela marcada no certificado internacional de vacinação.

<div class=”separa”><span> COMO SE LOCOMOVER NA JAMAICA </span></div>

[ALUGUEL DE CARRO]

Essa era a nossa maior dúvida antes de ir. Quase não há informação online que estimule qualquer tipo de turismo que não seja em tours. E a gente queria ficar livre, explorar a vontade… Perguntei aos nossos hotéis o que achavam de alugarmos um carro, e todos disseram para fazê-lo, sem problema algum!! E então ALUGAMOS UM CARRO. E valeu MUITO A PENA! Recomendo.

Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e sempre funcionou perfeitamente. Pesquise aqui.

Apenas alguns cuidados:

  • Escolha uma locadora grande. Alugamos com a Hertz. Pesquise aqui.
  • Na Jamaica, dirige-se na esquerda (mão inglesa). Portanto, atenção redobrada! No começo é esquisito, mas logo se acostuma.
  • Alugue um carro com GPS. Waze e Google Maps também funcionam, mas era o GPS que estava sempre certo e atualizado. De qualquer maneira, há placas.
  • Não dirija a noite nas estradas (dentro das cidades, não há problema algum). Mas nas estradas, para ir de uma cidade a outra, não há iluminação e alguns trechos são CHEIOS de curvas. Voltamos um dia a noite e foi tenso. 
  • De Montego Bay a Ocho Rios, o caminho é uma reta só (e a estrada, muuuito boa!). Mantenha-se na estrada A1, que vai rente ao mar. Não tem erro!
  • Cuidado para não atropelar as cabras!! rsrs.
  • Leve uma playlist no celular!!! Impossível achar uma rádio que funcione o tempo todo!!! E uma musiquinha sempre vai bem! 🙂

Agora, quanto ao tema que muita gente tem me perguntado: SEGURANÇA. Eu, particularmente, achei bem seguro. Pode ser um pouco “intimidante”, pois para ir de um lugar a outro, passa-se por dentro de cidadezinhas, com muita gente na rua, e aparentemente é pobre e bagunçado (apesar de não haver UM lixo na rua). As pessoas também chegam perto do carro e tal, e dá aquela assustada. Eu andava sempre de portas trancadas, sem celulares e câmeras a mostra, mas apenas por pura precaução (como faço no Brasil). Não me senti “ameaçada” em nenhum momento.

[MOTORISTAS & TAXIS PRIVADOS]

Bom, quem não quer alugar carro, algo bem comum por lá é contratar motoristas particulares/taxis privados, que acompanham o turista ao longo da estadia na Jamaica. Achei bem caro, e isso foi o principal motivo de termos desistido desse tipo de transporte.

Recomendações de empresas que prestam esse serviço:

  • Juta Tours – domina a Jamaica! Vimos dezenas de carros e vans dessa empresa por lá.
  • Kenny Tours – é a empresa recomendada pelo nosso hotel em Negril, Rockhouse.

[TOURS]

Outra maneira de explorar o país é contratando tours fechados (em grupo ou privados). Há alguns interessantes no Viator, e a agência Amazing Jamaica me pareceu bem bacana. Quase fechamos um dia com eles, mas a princípio não tinham disponibilidade na nossa data, e acabamos optando pelo carro alugado mesmo.

<div class=”separa”><span> HOTÉIS </span></div>

Foi o hotel com melhor custo-benefício que conseguimos encontrar em Ocho Rios (hospedagem na cidade é algo BEM caro). Era um hotel simples, mas muito bem localizado: quase no centrinho da cidade e praticamente SOBRE O MAR. A vista era simplesmente deslumbrante! Como nosso tempo era curto e íamos ficar boa parte dos dias fora, decidimos pegar um hotel apenas como base, para dormir.

Não tem PRAIA, mas é possível entrar no mar, se quiser (inclusive para fazer snorkel). O mar, que é muuuito turquesa naquela região, é calminho e há uma baita barreira de corais.

Achei que o Hibiscus está bem descuidado. Sabe aquele lugar que tem um mega potencial para ser um hotel bacana? É enorme, bem localizado, vista linda… Mas falta manutenção. Nosso quarto era bem velho. Mas para nós, naquele momento, foi o suficiente (e o café da manhã ainda estava incluído). Espero voltar um dia e encontrar a propriedade reformada!! Quem sabe, né?! De qualquer maneira, recomendo. Comparado aos preços exorbitantes que vimos, foi um achado.

Olha esse mar... Lindo!! E isso porque estava nublado! - Hibiscus Lodge Ocho Rios
Olha esse mar… Lindo!! E isso porque estava nublado! – Hibiscus Lodge Ocho Rios
Café da manhã no Hibiscus Lodge - Ocho Rios - Jamaica
Café da manhã no Hibiscus Lodge – Ocho Rios – Jamaica
Piscina e edifício com quartos
Piscina e edifício com quartos
Recepção
Recepção
Piscina
Piscina
Jacuzzi
Jacuzzi
hibiscus-lodge-ocho-rios-jamaica
Quartos
Barzinho
Barzinho
hibiscus-lodge-ocho-rios-jamaica
A vista linda
Nosso quarto
Nosso quarto
Vista UAU do hotel!!!
Vista UAU do hotel!!!

E olha como que com sol ficaria tudo mais bonito… ☀

Hibiscus Hotel, em Ocho Rios, com SOL!!! :) | foto: divulgação
Hibiscus Hotel, em Ocho Rios, com SOL!!! 🙂 | foto: divulgação

Reserve aqui sua estadia no Hisbiscus Lodge.

Mas se você pretende ficar mais dias em Ocho Rios, recomendo pegar um hotel que esteja na PRAIA, pois as públicas não são bonitas.

  • Jamaica Inn

Hotel de luxo, super elegante e charmoso localizado em uma praia privada de Ocho Rios. Fomos para jantar no restaurante do hotel (que, aliás, recomendo muito – vou contar mais na parte de Comes & Bebes) e pude conhecer um pouquinho da propriedade.

[fotos de divulgação do hotel]

Lobby do Jamaica Inn Hotel
Lobby do Jamaica Inn Ocho Rios
Praia privada - Jamaica Inn Ocho Rios
Praia privada – Jamaica Inn Ocho Rios
Terraço da Suíte Premier Verandah - Jamaica Inn Ocho Rios
Terraço da Suíte Premier Verandah – Jamaica Inn Ocho Rios
Terraço privado da White Suite - Jamaica Inn Ocho Rios
Terraço privado da White Suite – Jamaica Inn Ocho Rios
Restaurante do Jamaica Inn Ocho Rios (fui e recomendo!!)
Restaurante do Jamaica Inn Ocho Rios (fui e recomendo!!)

Esse hotel sim é fantástico. Se está disposto a gastar mais para se hospedar nos arredores de Ocho Rios, recomendo que escolha o GoldenEye. Fica na cidade de Oracabessa, a 16km de Ocho Rios, e é aqui que está a casa do escritor de James Bond, Ian Fleming. Oferece aos seus hóspedes uma praia privada (com água no tom de um azul bem clariiinho. Linda!), lagoa com água verde esmeralda (há opções de quartos “bangalôs” nesse lagoa), piscina externa, spa, restaurantes e uma decoração super charmosa. Mesmo sem se hospedar no GoldenEye, é possível pagar para passar um dia no local. Solicite seu day-pass com antecedência escrevendo para info@goldeneye.com.

O GoldenEye faz parte do grupo Island Outpost, assim como um dos hotéis que recomendei no post de Negril, The Caves.

[fotos de divulgação do hotel]

FieldSpa - GoldenEye Hotel
FieldSpa – GoldenEye Hotel
Praia e piscina do GoldenEye Hotel
Praia e piscina do GoldenEye Hotel
Lagoon Cottages - GoldenEye Hotel
Lagoon Cottages – GoldenEye Hotel
Vista das Lagoon Cottages - GoldenEye Hotel
Vista de uma Lagoon Cottage – GoldenEye Hotel
One Bedroom Villa - GoldenEye Hotel
One Bedroom Villa – GoldenEye Hotel

goldeneye-hotel-ocho-rios-oracabessa-jamaica-07 Reserve aqui sua estadia no GoldenEye Hotel. *** E claro, em Ocho Rios também tem os resortões all inclusive das redes Moon Palace, Sandals, RIU, entre outros. Veja todas as opções aqui. *** Quem preferir se hospedar em Montego Bay, recomendo os seguintes hotéis:

lalarebelo-hoteis-booking

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Clique aqui para ler sobre os pratos típicos da Jamaica e o que você deve provar. Já aviso… A pimenta é forrrrrte!!! 😛

Que achado foi esse restaurante!! Não sei se era porque estávamos morreeeeendo de fome quando paramos ali ou se realmente o chef mandava bem rsrs, mas a verdade é que nossas massas estavam divinas! O lugar também era uma gracinha. Fica no Harmony Hall, uma galeria em Ocho Rios. Mais afastado do “centrinho”, na área dos grandes hotéis, na rodovia A3 (veja localização no mapa ao final do post).

Hum... Toscanini Restaurant, Ocho Rios, Jamaica.
Hum… Toscanini Restaurant, Ocho Rios, Jamaica.
Os cardápios são assim! :)
Os cardápios são assim! 🙂
Harmony Hall - onde fica o restaurante Toscanini
Harmony Hall – onde fica o restaurante Toscanini

Restaurante chique e delicioso do hotel Jamaica Inn. Imperdível se quiser fazer um jantar especial, mais romântico e comer MUITO bem (mais caro que a média da Jamaica). O menu era formado por pratos internacionais com toques jamaicanos (costuma mudar com frequência). Meu cordeiro estava saborosíssimo. O ambiente é mais formalzinho… Pediram para meu marido ir de calça e camisa. Achei um pouco too much, afinal, em um ambiente de praia assim, acho até mais chique ir em um estilo mais despojado. Mas parece que isso é comum em restaurantes e hotéis da Jamaica. É necessário reservar. Ligue para (+876) 974-2514 ou (+876) 618-7700. Não sei se também abrem o restaurante para não-hóspedes no horário do almoço, porque seria mais legal pra poder ter a vista da praia.

dicas-jamaica-viagem-_0881
Dinner Terrace at Jamaica Inn – Ocho Rios
dicas-jamaica-viagem-_0867
Meu prato: costela de cordeiro com pistache, com gelatina de menta

dicas-jamaica-viagem-_0868

dicas-jamaica-viagem-_0870

dicas-jamaica-viagem-_0874
Restaurante do hotel Jamaica Inn – Ocho Rios

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Além de curtir a praia do seu hotel (se ele tiver uma… No nosso caso, não tinha!! 😀 ), há muuuita coisa para se fazer em Ocho Rios e arredores. Se você for dedicar alguns dias a Negril e outro(s) a Port Antonio, para explorar essas outras duas regiões com calma, 2 dias inteiros em Ocho Rios é o suficiente.

Praia do Sandals Royal Plantation, em Ocho Rios | foto: divulgação
Praia do Sandals Royal Plantation, em Ocho Rios | foto: divulgação

As atividades abaixo também podem ser feitas por quem estiver hospedado em Montego Bay (apenas o deslocamento para algumas delas é que será muito maior).

Sabe aquela experiência diferente de tudo o que você já fez antes? Pra mim, foi escalar a Dunn’s River Falls (eu nunca tinha escalado uma cachoeira antes… E essa ainda é enorme… Muito linda!!). Foi muito marcante. No começo, você acha que não será capaz de subir… Mas aí você vai indo acompanhando o guia e o grupo, vai indo… E chega lá! Programa imperdível.

Essa é uma cachoeira com 183 metros de extensão que desemboca na PRAIA (Mar do Caribe – Dunn’s River Beach)!!! Fica bem pertinho do centro de Ocho Rios (fácil pra ir de carro – tem estacionamento grátis – ou de taxi). Fica aberta de 8:30 às 16:00 e costuma encher.

Dica: como os cruzeiros geralmente ficam atracados em Ocho Rios das 7h da manhã às 16h, e os turistas geralmente correm pra essa cachoeira (que aliás, fica bem perto do píer), recomendo ir na parte da tarde. Fomos às 14:30 e já estava “menos cheio” do que em algumas fotos que vimos.

O lugar é super organizado. O ingresso custa US$20 por pessoa (+uma gorjeta para o guia), mas é necessário estar com sapato apropriado. Quem já tiver aquelas sapatilhas para andar na água, leve! Se não, é só comprar um par lá na hora, pertinho da bilheteria. Pagamos US$10 em cada par.

O tour é em grupo (que eles formam na hora) e vai acompanhado de um guia e de um “cinegrafista” (que claro, vai tentar te vender as imagens no final – mas você também pode levar sua câmera). Achei essencial estar com o guia para saber onde pisar e minimizar as quedas!! rsrs. Aliás, nem sei se pode subir sem guia (imagino que não, pois me parece perigoso). Quem não aguentar o tranco, há alguns escapes ao longo do caminho. Recomendo não ir com nada nas mãos, para poder se segurar bem. Há lockers para que você guarde suas coisas. Nós estávamos com uma mochila impermeável (que está super aprovada!!), GoPro e celular com capinha a prova d’água. Prepare-se para ficar completamente molhado!!!!

Lá dentro do parque há uma praça de alimentação “que dá pro gasto”, mas não recomendo… Melhor chegar alimentado!

A bilheteria e entrada do parque Dunn's River Falls, Ocho Rios, Jamaica
A bilheteria e entrada do parque Dunn’s River Falls, Ocho Rios, Jamaica
Sapatilhas compradas!!!
Sapatilhas compradas!!!
Olha só onde desemboca a cachoeira!
Olha só onde desemboca a cachoeira!
Final da Dunn's River Falls - NA PRAIA!
Final da Dunn’s River Falls – NA PRAIA!
E começa a subida...
E começa a subida… (ainda sequinhos!!)

dunns-river-falls-ocho-rios-jamaica

dunns-river-falls-ocho-rios-jamaica

dunns-river-falls-ocho-rios-jamaica

IMG_0572

dunns-river-falls-ocho-rios-jamaica

dunns-river-falls-ocho-rios-jamaica

Assistam abaixo a alguns vídeos da gente na Dunn’s River Falls para vocês verem melhor como é a subida!! Eu achei muuuuito legal!!! Aperte o play!! 🙂

<iframe width=”680″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/h53ENv8Gk_U” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

<iframe width=”680″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/Q1il0QfE4EY” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Essa praia fica em Oracabessa, pertinho do Hotel GoldenEye e é pequeninha, super bonita. 007 – Dr. No teve cenas filmadas no local. Fica a alguns poucos quilômetros de Ocho Rios, sentido Oracabessa. Há uma placa na estrada identificando a entrada. A entrada custa US$5 por pessoa e há um restaurante no local.

O tempo não ajudou... Mas procure no google o nome dessa praia e achará um montão de fotos liiindas! Com espreguiçadeiras na areia e tudo mais! ;)
O tempo não ajudou… Mas procure no google o nome dessa praia e você achará um montão de fotos liiindas! Com espreguiçadeiras na areia e tudo mais! 😉

james-bond-beach-jamaica

Se você tem vontade de nadar com golfinhos, em Ocho Rios você pode fazê-lo! Como eu já tinha feito em Punta Cana (veja post aqui), não fiz na Jamaica. Todas as informações estão no site (reserve online).

  • Blue Hole

Não confunda com a Blue Lagoon, em Port Antonio. São lugares e experiências diferentes. 🙂 O Blue Hole fica mais perto de Ocho Rios e trata-se de um buraco profundo cheio de água, rodeado de montanhas e mata. A cor da água fica azul quando há luz do sol, e há também uma cachoeira. Ainda não é uma atração muuuito conhecida pelos turistas, por isso, acho melhor fazer com uma empresa de turismo. Achei essas opções aqui no Viator e há também várias outras empresas que fazem (como, por exemplo, a Fun Tours Jamaica). A entrada ao Blue Hole custa US$10 por pessoa.

Muita gente que vai a Jamaica, claro, quer conhecer mais a fundo a vida do astro do reggae, Bob Marley. Uma das excursões mais conhecidas e turísticas relacionadas ao ídolo é a visita ao vilarejo de Nine Mile, em St. Ann. O local que foi a residência de Bob Marley é hoje um museu. Normalmente os tours para lá partem de Montego Bay (apesar de estar mais perto de Ocho Rios), mas caso não esteja de carro, fale com essas empresas de taxi que recomendei acima para te levar.

Casa onde nasceu Bob Marley, em Nine Mile, Jamaica | por david_e_waldron - Flickr (CC)
Casa onde nasceu Bob Marley, em Nine Mile, Jamaica | por david_e_waldron – Flickr (CC)

A Jamaica é um dos poucos lugares do mundo onde existe o fenômeno da bioluminescência. Como tinha feito uma experiência parecida em Porto Rico (clique aqui para ver), não fui na Jamaica. Mas é sensacional. E o da Jamaica ainda é permitido pular na água (o de Porto Rico não). Veja mais aqui.

Um parque em Ocho Rios (pertinho da Dunn’s River falls e da Dolphin Cove), cheio de atrações como Canopy, parque aquático… Mas, pra mim, o principal chamativo, que valeria a visita, é o BOBSLED!! Que tal dar uma de “Jamaica Abaixo de Zero” e fazer um passeio desses, só que com uma super vista?!

Bobsled na Mystic Mountain de Ocho Rios | foto: divulgação
Bobsled na Mystic Mountain de Ocho Rios | foto: divulgação

Caso você não fique hospedado um dia na região de Port Antonio como recomendo, e prefira ficar só em Ocho Rios, é possível fazer um bate-volta para conhecer a Blue Lagoon e a Frenchman’s Cove. A viagem é longa, mas vale muuuuito a pena, pois é maravilhoso. Na mesma região também há uma super atração: Bamboo Rafting no Rio Grande

Como fizemos as três coisas no mesmo dia, ficou bem cansativo voltar para Ocho Rios a noite dirigindo (e já era bem tarde – nuncaaaa pegue essa estrada a noite!!!! Maior tensão da vida! São 2 horas de estrada com curvas sinuosas, e na mão inglesa. E ainda pegamos a maior chuva!! Ufa!).

Essa região de Port Antonio é tão incrível que vale a pena ficar por ali uma noite ou duas. Mas se o tempo for curto, como no nosso caso, não deixe de ir de forma alguma!! Faça o bate-volta que também será fantástico. Conto tudo aqui. 🙂

Se não quiser dirigir até lá, encontrei uma empresa que me pareceu bem bacana e que fazia exatamente esse itinerário “Blue Lagoon + Frenchman’s Cove + Bamboo Rafting”Amazing Jamaica. Só não fomos com eles porque não tinham disponibilidade na nossa data. E aí, decidimos ir de carro por conta própria. Mas também foi super tranquilo! É tudo fácil de achar, bem sinalizado. Recomendo. É só voltar mais cedo, antes de escurecer.

PORT-ANTONIO-DICAS-VIAGEM-JAMAICA-Blue-lagoon-frenchmans-cove-bamboo-rafting-rio-grande

Curtiram Ocho Rios? Jamaica é demais!!! ❤

turquesometro-ocho-rios-jamaica-dicas-viagem *A nota 3 no Turquesômetro para Ocho Rios foi dada com base no mar que EU vi naqueles dias na cidade. Mas como vocês puderam ver pelas fotos, estava BEM nublado. Acredito que em um dia ensolarado, Ocho Rios deve explodir meu turquesômetro!! rsrs 

Outros posts sobre o país (clique para acessá-los):

<div class=”separa”><span> ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL </span></div>

Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos. 

///

Vejam no mapa abaixo todos os itens que mencionei aqui (praias, hotéis, bares, restaurantes, aeroportos etc.):

<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/embed?mid=zEUGcK52gYEY.k_zPRKMK-B7I” width=”680″ height=”480″></iframe>

E pra terminar, a palavra/saudação mais dita pelos Jamaicanos: RESPECT! 🙂

Beijos, Lala
Acompanhem minhas viagens ao vivo pelo instagram @lalarebelo e pelo snapchat lalarebelo.

*foto de capa do post: Dunn’s River Falls, Ocho Rios | por Chris Ford para Flickr (Creative Commons) | https://www.flickr.com/photos/chrisschoenbohm/ 

↑ Voltar ao começo do post

Comentários