Caribe

Dicas de Exuma – Bahamas

Explodiu o Turquesômetro!

Neste post você vai encontrar um guia completo de Exuma, nas Bahamas, com todas as informações e dicas que você precisa saber para planejar sua viagem para lá. Vôos, vacinas, onde se hospedar, melhores hotéis, bares e restaurantes, como se locomover (taxi vs. aluguel de carro), clima e melhor época para ir, dicas de tours, as praias e as ilhas mais bonitas (inclusive a Pig Beach, dos famosos porcos nadadores – swimming pigs), bancos de areia (os famosos sandbars), spots de snorkel/mergulho, entre outras atrações e atividades imperdíveis. Vai ficar fácil montar o seu roteiro! 🙂 Enjoy!! E qualquer dúvida, deixe no espaço para comentários que está no final do post.

separador-polka-dots

Exuma (ou Exumas) nas Bahamas é o verdadeiro paraíso na Terra!! “Nossa, Lala, que frase mais cliché. Você diz isso para todos os destinos!!”… NOT!!!! Esse lugar ganhou de verdade um posto entre os mais lindos em que já estive. É que azul turquesa mexe muito comigo, me passa uma energia boa, uma alegria… E Exuma era puro turquesa! 🙂

O que você vai encontrar por lá: praias praticamente desertas com areia branquinha e água turquesa (ops! Já falei isso antes! rs), porcos que nadam (bizarro!!! Nunca vi nada parecido!), tubarões, arraias, iguanas, peixes coloridos, tartarugas, cavernas aquáticas, ilhas e mais ilhas, mansões de famosos, cidades/vilas super rústicas e muuuitos bancos de areia, que são verdadeiras PRAIAS formadas bem no meio do Mar do Caribe. Bem UAU mesmo!

Haulover Bay - Rolle Town - Great Exuma - Bahamas
Haulover Bay – Rolle Town – Great Exuma – Bahamas
Com os porquinhos nadadores na Pig Beach - Exuma Cays - Bahamas
Com os porquinhos nadadores na Pig Beach – Exuma Cays – Bahamas

As Bahamas são um país localizado no Mar do Caribe, formado por nada menos do que 700 ilhas e 2400 ilhotas (cays). Ou seja, tenho MUITAS razões para voltar (conheci apenas Exuma! rs). Fica pertinho da Flórida (Estados Unidos), de Cuba e de Turks & Caicos, e é um dos principais destinos de praia do mundo (não é pra menos… Cada paisagem!), fazendo do turismo a principal fonte de renda do país. A capital das Bahamas é Nassau, que fica na ilha de New Providence, a 40min de vôo de Exuma (George Town).

localizacao-bahamas-onde-fica-exuma-como-chegar-dicas

exuma-exumas-bahamas-dicas-localizacao-como-chegar

Apesar de ter sido o primeiro lugar em que desembarcou Colombo no “Novo Mundo”, as Bahamas foram colonizadas pelos britânicos e não pelos espanhóis, que deixaram várias heranças por lá, como, por exemplo, o jeito de dirigir (na esquerda – mão inglesa), o idioma inglês e alguns pratos da culinária. Apesar de ser hoje um país independente (desde 1973), trata-se de uma monarquia constitucional, comandada pela Rainha Elisabeth II (sim, a da Inglaterra!), representada por um governador-geral e um primeiro-ministro.

As Bahamas têm uma população de aprox. 380mil habitantes, sendo que a grande maioria vive em Nassau (mais de 240mil habitantes na cidade!). Exuma, tão pequenininha, tem apenas 7.000 habitantes (espalhados por Great Exuma, Little Exuma e por suas mais de 365 ilhas e ilhotas). Eu poderia dizer que tem até menos gente!! Não vi ninguém!! rsrs.

Uma praia só para nós!! Haulover Bay - Great Exuma - Bahamas
Uma praia só para nós!! Haulover Bay – Great Exuma – Bahamas

Sobre o lugar

As Exumas são um arquipélago formado por mais de 365 ilhas e ilhotas (uma para cada dia do ano?! 🙂 Igual ao Arquipélago de San Blas, no Panamá!!), divididas em 3 principais áreas: “Great Exuma”, “Little Exuma” e “The Exuma Cays”.

Great Exuma e Little Exuma (duas ilhas interligadas por uma pequena ponte) são conhecidas pela atmosfera mais descontraída, rústica… Apesar de terem alguns hotéis luxuosos, de grande porte, são localidades mais simples, mais “tranquilas”, que também dispõem de pequenos hotéis e pousadas e bares/restaurantes típicos. Nós nos hospedamos em Great Exuma e fizemos passeio de barco por Exuma Cays.

Nosso hotel Paradise Bay em Great Exuma, Bahamas | Atmosfera relax!
Nosso hotel Paradise Bay em Great Exuma, Bahamas | Atmosfera relax!
Casa linda na ilha de Great Exuma - Bahamas
Casa linda na ilha de Great Exuma – Bahamas
Posto de gasolina na ilha de Great Exuma, Bahamas - Tudo muito rústico!
Posto de gasolina na ilha de Great Exuma, Bahamas – Tudo muito rústico!

Já os Exuma Cays são puro luxo! Há muitas casas/ilhas particulares, de milionários e celebridades (como Faith Hill, Tim McGraw, David Copperfield, Chuck Noris, Sir Richard Branson, Nicolas Cage, entre outros), yachts enormes, resorts de luxo e condomínios a beira-mar. São como os hotéis das Maldivas, que ocupam toda uma ilha, só que achei os Exuma Cays MUITO MAIS exclusivos. Que tal se hospedar em Musha Cay, a ilha-hotel super privada do mágico David Copperfield?

Mansões em ilhas privadas de Exuma Cays - Bahamas
Mansões em ilhas privadas de Exuma Cays – Bahamas
Casa da Faith Hill & Tim McGraw em ilha privada de Exuma Cays - Bahamas
Casa da Faith Hill & Tim McGraw em ilha privada de Exuma Cays – Bahamas
Musha Cay - Hotel em ilha privada de David Copperfield - Exuma Cays - Bahamas
Musha Cay – Hotel em ilha privada de David Copperfield – Exuma Cays – Bahamas
Musha Cay em Exuma Cays, Bahamas | Créditos: divulgação Musha Cay
Musha Cay em Exuma Cays, Bahamas | Créditos: divulgação Musha Cay

*** CLIMA – Quando ir? ***

Assim como boa parte do Caribe (exceto Aruba, Curaçao e outras ilhas próximas), Bahamas está na “zona de furacões”, que vai de julho a outubro. A chance de pegar um furacão justo no dia que você está no destino é pequena, mas vai que, né?! Melhor evitar. O furacão Matthew passou por lá (out/16) e deu uma bela detonada, inclusive em George Town/Exuma.

A melhor época para ir vai de novembro ao começo de abril, no “inverno” deles (não se preocupe… Faz bastante calor no inverno bahamense!!). Fui na primeira semana de novembro, peguei dias LINDOS e a ilha absolutamente vazia (dizem que a alta temporada só começa no final do mês). E bastante vento!

Dias ensolarados em Exuma, Bahamas! Foto nos famosos sandbars (bancos de areia).
Dias ensolarados em Exuma, Bahamas! Foto nos famosos sandbars (bancos de areia).

bahamas-tomada-voltagem-idioma-moeda-dinheiro-fuso-horario

*1 Dólar Bahamense (BSD) equivale exatamente a 1 Dólar Americano (USD), que é aceito em todos os lugares da ilha, de igual pra igual. Portanto não há necessidade alguma de fazer câmbio. Só chegar com as verdinhas mesmo. Porém, você receberá de troco moedas locais (que são lindas, por sinal), e é bom gastá-las enquanto estiver por lá!!

**Há horário de verão nas Bahamas, de março a novembro (adianta-se 1 hora).  

Notas e moedas de Dólar Bahamense
Notas e moedas de Dólar Bahamense

separador-polka-dots

Curiosidade: o nome Bahamas vem do espanhol “baja mar” (algo como “mar raso”). Pelas fotos que vocês estão vendo dos bancos de areia, o nome faz todo sentido, né?! 🙂

Muito muito muito importante!!! Não esqueça de levar REPELENTE, para aplicar o tempo todo!! Há muuuuuito mosquito na ilha. Eu voltei toda picada (e isso porque levei uma tal pulseirinha repelente, a qual não tirei nem por um minuto, e ainda me besuntava de OFF! o dia inteiro).

*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

*** VÔOS ***

[Para chegar em George Town, Great Exuma]
Great Exuma é a principal ilha das Exumas, que tem mais hotéis, estrutura em geral e facilidade de acesso. É onde indico fazer base pois de lá é possível realizar passeios para outras ilhas e para os cays. Além da própria ilha já ter muita praia linda e estar ligada a Little Exuma por uma pequena ponte. 

O jeito mais fácil de chegar em Exuma (Exuma International Airport – George Town – GGT) é via Estados Unidos, fazendo apenas 1 conexão em Miami (American Airlines / American Eagle) ou em Atlanta (Delta). Também dá para chegar via Toronto, de Air Canada.

Outra maneira fácil (que foi o que fiz) é ir para NASSAU (aeroporto NAS), capital das Bahamas, de Copa Airlines (conexão no Panamá), de American ou de Delta (conexão nos EUA) e de lá pegar um vôo de uma cia aérea local para Exuma (George Town – GGT), que são:

A Bahamas Air tem aviões mais novinhos, maiores (ATR, tipo os da antiga Trip, que hoje é Azul) e um site mais moderninho, mas está sempre atrasada. Já tinham me avisado e pude confirmar… Nosso vôo de ida NAS-GGT atrasou em 1h30. Mas fora isso, achei tudo ok. Dica: faça o check-in da Bahamas Air online para evitar problemas na hora.

A SkyBahamas é mais “rústica”, os aviões são menores e mais antigos, mas achei a cia EXCELENTE, super pontual e profissional. Atenção! Os assentos entre as fileiras 5-7 (aeronave saab sf340b) ficam em cima da asa e não têm muita vista (e a vista é demais!!!). Voamos SkyBahamas na volta GGT-NAS.

O vôo dura apenas 40 minutos.

Aeroporto Internacional de Exuma
Aeroporto Internacional de Exuma
Aeronaves da Bahamas Air e da Sky Bahamas
Aeronaves da Bahamas Air e da Sky Bahamas
Sobrevoando as Exumas, Bahamas - MARAVILHOSO!!!
Sobrevoando as Exumas, Bahamas – MARAVILHOSO!!!

[Para chegar em Staniel Cay]
Alguns preferem se hospedar nas pequenas ilhas de Exuma, e entre elas está Staniel Cay. É possível chegar de barco vindo de Great Exuma ou de avião vindo de Nassau ou outras ilhas das Bahamas. Voe:

** Não se esqueça de que para fazer conexão nos Estados Unidos o passageiro precisa ter VISTO AMERICANO válido **

Para quem for viajar apenas para NASSAU e quiser ao menos VER um pouquinho de Exuma, dá para ir para o norte de Exuma Cays em aproximadamente 1-2h de speedboat.

*** PASSAPORTE, VISTO E VACINA ***

Brasileiros não precisam de visto para entrar nas Bahamas, apenas passaporte válido e VACINA CONTRA FEBRE AMARELA no cartão de vacinação internacional. Nem tente embarcar sem! Pedem no check-in, na porta de embarque e na imigração.

*** TRANSPORTE AEROPORTO-HOTEL ***

A ilha não é tão pequena como eu achava e é preciso ir de taxi para o hotel. O aeroporto é MINI e não vi muita opção de transporte na chegada (na verdade, chegamos depois das 20h e o aeroporto estava até fechado!). Acho melhor combinar antes. Peça para o seu hotel reservar um pick-up pra você. Ou entre em contato com:

  • Icelyn Curry: (242) 524-8466 / (242) 554-3159 / ettlimited@hotmail.com
    Essa mulher é uma figura!! A pessoa mais feliz que já vi! rs

Pagamos US$30,00.

*** COMO SE LOCOMOVER NA ILHA ***

Taxi é caro em Exuma (algo em torno de US$30 para curtos trajetos), portanto o ideal é ALUGAR UM CARRO para explorar as praias ao redor da ilha. Afinal, da ponta norte de Great Exuma à ponta sul de Little Exuma são quase 80km (as ilhas são “compridas”, mas são bem estreitinhas). Nós alugamos por apenas 1 dia, mas acho que o ideal seria ter alugado por 2, para fazer tudo com mais calma. Para dias como o do tour pelos Exuma Cays (praia dos porquinhos, bancos de areia etc.), é preciso contratar uma empresa de barco que faz o passeio, que normalmente inclui pick-up e drop-off no hotel. Vou falar mais abaixo, na parte de “roteiros/o que fazer”.

O esquema de aluguel de carro na ilha é bem simples, nada de grandes redes ou reservas por sites. Entre em contato com a empresa para reservar e peça para levarem o carro no seu hotel ou no próprio aeroporto, na chegada. Custou US$80/dia com taxas e seguro (carro básico). Alugamos com a:

MÃO INGLESA ALERT!!! Atenção… Nas Bahamas se dirige na mão inglesa, ou seja, na pista da esquerda. A maioria dos carros (inclusive o que alugamos) tem o volante do lado oposto (alguns não! rs). Mas não se preocupe, porque o trânsito é meeeeega tranquilo, quase não há carros na ilha. Se você nunca dirigiu na mão inglesa antes (apesar de ser algo que se acostuma facilmente – falei disso nos posts de Jamaica, Malta e África do Sul), o melhor lugar para “se arriscar” é em Exuma.

Quanto ao caminho, não há erro (nem precisa de GPS, Waze, Google Maps etc.)… Basta um mapinha simples! A ilha é praticamente uma estrada de ida e volta.

Dirigindo carro alugado na mão inglesa em Great Exuma e Little Exuma, Bahamas
Dirigindo carro alugado na mão inglesa em Great Exuma e Little Exuma, Bahamas

*** HOTÉIS ***

Como comentei acima, recomendo se hospedar na ilha de Great Exuma, que é a maior de todas do arquipélago (tem 60km de extensão). Apesar de ser suuuper rústica, com bastante mato e poucas casas/estabelecimentos comerciais (até mesmo na capital, George Town, que é mini), é onde há a melhor infraestrutura (aeroporto internacional, hotéis, restaurantes e oferta de passeios para ilhas nas proximidades). E as praias da própria Great Exuma (e da vizinha, Little Exuma, conectada por uma ponte) são lindas!

Esse foi o hotel em que nos hospedamos em Exuma. Pequeno e muito fofo! Cada uma dessas casinhas coloridas é um quarto, que é muito espaçoso por sinal. O hotel é rústico e não tem luxo, mas eu adorei ter me hospedado lá. Achei que tem bem o mood da ilha mesmo!

Pé-na-areia, localizado na Flamingo Bay, uma praia com extensa faixa de areia branquinha (daquelas boas para caminhar!) e mar azul, no município de Steventon (no norte de Great Exuma), a 25min de carro de George Town e a 15min do aeroporto. O hotel dispõe de palapas e espreguiçadeiras na praia para os hóspedes. Venta bastante e muita gente pratica kite surf ali.

O hotel conta com um restaurante (La Fourchette) que serve café da manhã, almoço e jantar (menu internacional/local). O café está incluído na diária, mas é bem básico (pão, manteiga, geléia, sucrilhos, frutas, suco e café). Para opções mais incrementadas, como omeletes, panquecas etc. é preciso pagar a parte (mas é barato, como US$3-5).

Recomendo muito o Paradise Bay! Reserve sua estadia aqui.

Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas
Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas
Nosso quarto no Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
Nosso quarto no Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas
Nosso quarto no Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
Nosso quarto no Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas
Banheiro do quarto - Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
Banheiro do quarto – Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas
Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas
Praia em frente ao Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas | Flamingo Bay
Praia em frente ao Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas | Flamingo Bay
Palapas na praia do Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas | Flamingo Bay
Palapas na praia do Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas | Flamingo Bay
Piscina do hotel Paradise Bay em Great Exuma, Bahamas
Piscina do hotel Paradise Bay em Great Exuma, Bahamas
Café da manhã (Restaurante La Fourchette) - Hotel Paradise Bay - Great Exuma - Bahamas
Café da manhã (Restaurante La Fourchette) – Hotel Paradise Bay – Great Exuma – Bahamas
One Bedroom Cottage - Hotel Paradise Bay em Great Exuma - Bahamas
One Bedroom Cottage – Hotel Paradise Bay em Great Exuma – Bahamas

O melhor hotel de Great Exuma, localizado na Emerald Bay. É bem luxuoso, com uma baita infraestrutura (a piscina é linda!!). Fui comer no restaurante do hotel, Palapa, e pude conhecer um pouquinho da propriedade. Achei tudo lindo! Acho que o Grand Isle é a opção ideal para quem tem mais tempo na ilha e vai fazer um roteiro mais relax, curtindo mais o próprio hotel (nós nem paramos!!). Também fica no norte de Great Exuma, bem pertinho do Paradise Bay. Reserve sua estadia no Grand Isle aqui.

Grand Isle Resort & Spa - Exuma - Bahamas | Créditos: divulgação
Grand Isle Resort & Spa – Exuma – Bahamas | Créditos: divulgação
Quarto do Grand Isle Resort & Spa - Exuma - Bahamas | Créditos: divulgação
Quarto do Grand Isle Resort & Spa – Exuma – Bahamas | Créditos: divulgação

Para mais opções de hotéis, casas e vilas em Exuma, clique aqui.

lalarebelo-hoteis-booking

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Achava que a culinária de Bahamas seria mais americanizada, mas estava errada (ao menos, em Exuma. Não sei em Nassau!). Há sabores próprios (um tempero algo apimentado, leve, muito gostoso!) e vários pratos típicos. O que provar:

  • Conch – caramujo que se come frito, na sopa, em salada e também fresco.
  • Peas ‘n’ rice – arroz com feijão misturado, típico do Caribe.
  • Peixe frito (grouper) – à milanesa, com a pimentinha local fica ainda melhor (mas é deep fried! Calorias gritam! hehehe).
  • Rum Cake – o rum é muito consumido em drinks no Caribe, mas nas Bahamas tem bolo de rum pra todo lado.
  • Cervejas locais: Kalik & Sands (em especial a Sands PINK) – as cervejas são ótimas (levinhas), mas me apaixoneeei pela Pink, com grapefruit. Super fresh!
sands-pink-beer-bahamas
Cerveja Sands PINK – Bahamas
Rum Cake - Bahamas
Rum Cake – Bahamas

Restaurantes: 

Restaurantinho típico, com poucos pratos no menu, que é escrito em um quadro branco (principalmente peixes e frutos do mar). Fica no extremo sul de Little Exuma, com uma baita vista do mar. Ao lado do Santanna’s há uma casinha da “Mom’s Bakery“, de uma senhorinha que faz pães e doces. Boa oportunidade para provar um rum cake ou bread.

Santanna's Restaurant - Little Exuma - Bahamas
Santanna’s Restaurant – Little Exuma – Bahamas
Santanna's Restaurant - Little Exuma - Bahamas
Santanna’s Restaurant – Little Exuma – Bahamas
Santanna's Restaurant - Little Exuma - Bahamas
Santanna’s Restaurant – Little Exuma – Bahamas
Prato típico bahamense de peixe frito e rice n' peas | Santanna's Restaurant - Little Exuma - Bahamas
Prato típico bahamense de peixe frito e rice n’ peas | Santanna’s Restaurant – Little Exuma – Bahamas
Mom's Bakery ao lado do Santanna's - Little Exuma - Bahamas
Mom’s Bakery ao lado do Santanna’s – Little Exuma – Bahamas
Mom's Bakery ao lado do Santanna's - Little Exuma - Bahamas
Mom’s Bakery ao lado do Santanna’s – Little Exuma – Bahamas

É o restaurante principal do Grand Isle Resort (aberto também para não-hóspedes). Ambiente bacana, ao lado da piscina, e pratos gostosos. Há de tudo, especialidades locais e internacionais.

Palapa Grill Restaurant - Grand Isle Resort - Great Exuma - Bahamas
Palapa Grill Restaurant – Grand Isle Resort – Great Exuma – Bahamas
Palapa Grill Restaurant - Grand Isle Resort - Great Exuma - Bahamas
Palapa Grill Restaurant – Grand Isle Resort – Great Exuma – Bahamas

Cheguei a ir até o Catch a Fire mas estava fechado! 🙁 É que o furacão Matthew passou pela ilha e deixou alguns estraguinhos e muitos estabelecimentos decidiram fazer reforma para a alta temporada (que começa no final de novembro). O Catch a Fire é o único bar/restaurante para o lado do pôr do sol. Tem ambiente bacana e música ao vivo em alguns dias da semana. Acho que deve ser animado!

Pôr do sol no Catch a Fire Sunset Bar - Great Exuma - Bahamas
Pôr do sol no Catch a Fire Sunset Bar – Great Exuma – Bahamas
Catch a Fire Sunset Bar em obras - Great Exuma - Bahamas
Catch a Fire Sunset Bar em obras – Great Exuma – Bahamas

catch-a-fire-bahamas

Restaurante do hotel que me hospedei, Paradise Bay. O menu é bem variado, mas com foco em especialidades locais e francesas. Ir de dia ou no fim da tarde é mais bonito, para poder sentar na parte aberta e ter a vista do mar.

Restaurante La Fourchette do hotel Paradise Bay - Great Exuma - Bahamas
Restaurante La Fourchette do hotel Paradise Bay – Great Exuma – Bahamas

Restaurante de comida típica das Bahamas. O local é bem bonitinho, todo colorido, pé-na-areia. Está localizado em Flamingo Bay, a mesma praia do Hotel Paradise Bay. É uma ótima opção de almoço para quem quer curtir a praia e ter a base de um restaurante/bar (abre também para o jantar).

Restaurante Big D's Conch Spot - Flamingo Bay - Great Exuma - Bahamas | Créditos: divulgação
Restaurante Big D’s Conch Spot – Flamingo Bay – Great Exuma – Bahamas | Créditos: divulgação

Adorei esse barzinho descolado que fica na Stocking Island, ilha em frente a George Town. É possível chegar de barquinho alugado ou de taxi-boat. O lugar é famoso pelas arraias que moram na praia em que o bar está localizado, e fazem a festa com os turistas!

Chat 'n' Chill Beach Bar - Stocking Island - Exuma - Bahamas
Chat ‘n’ Chill Beach Bar – Stocking Island – Exuma – Bahamas

Este restaurante faz parte do St. Francis Resort e fica na Stocking Island também. Se você for almoçar lá, basta parar seu barquinho no dock que está em frente (ou ir de taxi boat). O menu é bem variado. Tem uma bela vista!!

Hotel e Restaurante St. Francis - Stocking Island - Exuma - Bahamas
Hotel e Restaurante St. Francis – Stocking Island – Exuma – Bahamas

Descobrimos esse restaurante por acaso, mas estava fechado. Recomendo ele aqui porque simplesmente sua localização é FANTÁSTICA!!! Curtimos muito a praia que fica ao lado dele. É um paraíso!! Vou falar mais desse “achadinho” na parte de “O que fazer / Roteiros”. Tomara que o restaurante/bar esteja aberto quando você for. Parece que alugam até caiaques e stand-ups! Demais.

Haulover Bay Bar e Grill - Great Exuma - Bahamas | Créditos: divulgação
Haulover Bay Bar e Grill – Great Exuma – Bahamas | Créditos: divulgação
Praia que fica ao lado do Haulover Bay Bar and Grill - Rolle Town - Great Exuma - Bahamas
Praia que fica ao lado do Haulover Bay Bar and Grill – Rolle Town – Great Exuma – Bahamas

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Quanto tempo ficar? Recomendo ficar no mínimo 4 dias em Exumas. Nós ficamos 3 e deu para aproveitar muuuito, mas foi bem corrido. Se quiser descansaaaar mesmo e fazer tudo com bastante calma, vale até ficar mais.

the-exuma-cays-bahamas-o-que-fazer-dicas

Os Exuma Cays são essas centenas de ilhotinhas que “saem” de Great Exuma e se estendem para o norte. Muita coisa linda para ver!

Recomendo contratar uma empresa para fazer um passeio de dia inteiro pela região: Four C’s Adventures – Exuma Water Tours [capt.patfourcs@exumawatertours], Sugar Adventure [info@sugaradventure.com], CoastLine Adventures [info@coastlineadventuresexuma.com] e Aquadisiac [aquadisiacadventures@gmail.com].

Queríamos ter feito um passeio privado, mas pesquisando, descobri que sairia ABSURDAMENTE caro. E então fizemos em grupo, que também saiu BEM caro se comparado a outras experiências que já vivi em outros destinos. Escolhemos a empresa Four C’s Adventures – Exuma Water Tours e o full day tour (9h-17h) saiu por US$172/pessoa, com pick-up/drop-off no hotel, equipamentos de snorkel e bebidas não alcóolicas no barco. O almoço em um pequeno restaurante dos Cays era pago a parte (US$21/pessoa). Apesar de ter sido ÓTIMO (nada de “tcha tcha tcha” e festinha a bordo), achei o grupo grande demais (30 pessoas!!). Durante o dia pude avistar os barcos dessas outras empresas que mencionei acima (Sugar, CoastLine e Aquadisiac), bem menores, e me pareceram mais bacaninhas (mas não testei).

Passeio de barco pelos Exuma Cays, Bahamas | Exuma Water Tours - Four C's Adventures
Passeio de barco pelos Exuma Cays, Bahamas | Exuma Water Tours – Four C’s Adventures
  • Sightseeing pelas ilhas (privadas e públicas)

O tour começa passando rapidamente pelas muitas ilhotas do arquipélago, sentido norte, muitas delas pertencentes a celebridades americanas e milionários estrangeiros, como Faith Hill & Tim McGraw (Goat Cay), Sir Richard Branson (da Virgin) e David Copperfield. Aliás, a ilha do Copperfield, Musha Cay, é, na minha opinião, a mais linda de todas as ilhas privadas que vimos (é também um hotel).

Staniel Cay é a ilha mais badalada da zona, com yacht club, hotéis, casas para alugar, restaurantes e até uma pista de pouso. Alguns preferem se hospedar por lá, o que me pareceu bem legal também. Se o tour fosse mais privado, acho que dava para ter almoçado lá. Ficou pra próxima!

É já nessa parte do tour que você começará a se encantar com o tom incrível da água!! Turquesa sem fim.

Musha Cay, de David Copperfield | Passeio de barco por Exuma Cays
Musha Cay, de David Copperfield | Passeio de barco por Exuma Cays
Staniel Cay | Passeio de barco por Exuma Cays
Staniel Cay | Passeio de barco por Exuma Cays
Caverna em Musha Cay | Passeio de barco por Exuma Cays
Caverna em Musha Cay | Passeio de barco por Exuma Cays
Dentro da caverna em Musha Cay | Passeio de barco por Exuma Cays
Dentro da caverna em Musha Cay | Passeio de barco por Exuma Cays
  • Pig Beach 

Essa é a praia mais exótica (para não dizer bizarra!) que já fui na vida. Os muitos swimming pigs (porcos nadadores) habitam o local e vêm receber cada um dos barcos com turistas que chegam na praia (em busca de comida, claro! Já até se aproximam de bocão aberto!!). O pessoal do barco nos deu uns bolos/pães, que logo acabam. Se quiser garantir amizade com os porcos, acho melhor levar na bolsa algumas frutas do café do hotel rsrs. Há porcos enooooormes e outros babies, muito fofos. Confesso que fiquei com um medinho (são enormes!!) mas totalmente inofensivos. Se não estiver com comida, eles nem dão bola. Ah, e se quiser correr pro mar, esqueça… Eles nadam até no fundo!!!

Chegando de barco na Pig Beach - Exuma - Bahamas
Chegando de barco na Pig Beach – Exuma – Bahamas
E os porquinhos vêm receber os turistas!! | Pig Beach - Exuma - Bahamas
E os porquinhos vêm receber os turistas!! | Pig Beach – Exuma – Bahamas
Eu e o porco! Pig Beach - Exuma - Bahamas
Eu e o porco! Pig Beach – Exuma – Bahamas
Praia mais bizarra que já vi na vida!!!
Praia mais bizarra que já vi na vida!!! Pig Beach – Exuma – Bahamas
Porcos nadadores (falo do de pintinhas - meu marido é são paulino!!) :D | Pig Beach - Exuma - Bahamas
Porcos nadadores (falo do de pintinhas – meu marido é são paulino!!) 😀 | Pig Beach – Exuma – Bahamas
  • Nado com tubarões (Compass Cay)

Essa atividade de nadar com nurse sharks (tubarão-lixa) é opcional e paga a parte (US$10/pessoa). Basta chegar para ver dezenas de tubarões nadando nas águas cristalinas de Compass Cay. E aí é só tomar coragem e pular! Esses tubarões pareciam até pets, adoravam carinho!!

Mergulho com tubarões - Compass Cay - Exuma - Bahamas
Mergulho com tubarões – Compass Cay – Exuma – Bahamas
Mergulho com tubarões - Compass Cay - Exuma - Bahamas
Mergulho com tubarões – Compass Cay – Exuma – Bahamas
Mergulho com tubarões - Compass Cay - Exuma - Bahamas
Mergulho com tubarões – Compass Cay – Exuma – Bahamas
Mergulho com tubarões - Compass Cay - Exuma - Bahamas
Mergulho com tubarões – Compass Cay – Exuma – Bahamas
  • Bancos de areia (sandbars

Esse é pra mim o maior atrativo de Exuma. Sou fascinada por essas paisagens de faixas de areia branquinhas no meio do mar turquesa! A região é cheia dessas “formações”, mas é preciso visitar na maré baixa para ver completamente seco. Na época que fomos, os horários de maré baixa eram inviáveis (de madrugada), e acabamos vendo apenas com água até a panturrilha (o que já achei MARAVILHOOOOSO!!).

O sandbar considerado o mais lindo é o “Big Farmer’s Cay Sandbar”, ao sul da ilha Big Farmer, também chamado de “Mile-Long Sandbar” por causa de sua extensão (ou de Musha Cay – porque também fica perto do hotel do Copperfield). Nós também visitamos os sandbars de “Pipe Cay” (foto de capa). Está tudo marcado no mapinha no final do post.

Chegando no sandbar, em Exuma, Bahamas
Chegando no sandbar, em Exuma, Bahamas
Sandbar em Exuma Cays - Bahamas
Sandbar em Exuma Cays – Bahamas
Sandbar em Exuma Cays - Bahamas
Sandbar em Exuma Cays – Bahamas
Não dá para não ser MUITO FELIZ nesse lugar!! Sandbar em Exuma Cays - Bahamas
Não dá para não ser MUITO FELIZ nesse lugar!! Sandbar em Exuma Cays – Bahamas
Sandbar em Exuma Cays - Bahamas
Sandbar em Exuma Cays – Bahamas

sand bar exuma bahamas

musha-cay-sandbar-exuma-mile-long
Mile-Long Sandbar / Musha Cay – Ao sul da ilha Big Farmer | Créditos: divulgação
  • Thunderball Grotto (snorkel)

Uma caverna aquática linda, super escondida dentro de uma ilha. Muitos peixes coloridos, mas o mais legal mesmo é o visual UAU. A entrada é apertadinha, portanto se você é um pouco claustrofóbico, melhor ir com calma ou ficar no barco!

Caverna em Exuma, Bahamas - Thunderball Grotto
Caverna em Exuma, Bahamas – Thunderball Grotto
Entrando na caverna... Apertadinho!!! Thunderball Grotto - Exuma - Bahamas
Entrando na caverna… Apertadinho!!! Thunderball Grotto – Exuma – Bahamas
Thunderball Grotto - Exuma - Bahamas
Thunderball Grotto – Exuma – Bahamas
Thunderball Grotto - Exuma - Bahamas
Thunderball Grotto – Exuma – Bahamas
  • Praia das Iguanas 

Dizem que a ilha onde fica essa praia foi comprada por Nicolas Cage, que só depois viu que era infestada por iguanas!! Das grandes… Parecem até mini-dinossauros!! Segundo o guia, ele tentou mas não conseguiu se desfazer dos “bichinhos”, e vendeu a ilha por menos da metade do que pagou (não sei se a história é verídica). A verdade é que é só o barco chegar na praia, que elas vêm… Não têm o menor medo das pessoas. Mais uma experiência exótica de Exuma rsrs.

Praia das Iguanas - Exuma - Bahamas
Praia das Iguanas – Exuma – Bahamas
Selfie com a iguana!!! Exuma - Bahamas
Selfie com a iguana!!! Exuma – Bahamas

Almoço: almoçamos no meio do passeio em um vilarejo chamado Black Point, que fica na ilha Great Guana Cay. O nome do restaurante era Lorraine’s Café. Suuuper simples mas com comida bem gostosinha.

great-exuma-dicas-bahamas-o-que-fazer

Recomendo alugar um carro para explorar a ilha de Great Exuma (+ Little Exuma). Assim, você não perderá nenhuma praia linda e encontrará cantinhos paradisíacos que nem nome tem!! Sem carro, você pode chegar a algumas praias de taxi (ou contratar um tour/motorista), mas não vai ser a mesma coisa!!

Praias/cidades para visitar (do norte para o sul):

  • Coco Plum Beach

Fica bem no norte da ilha de Great Exuma, entre os municípios de Rolleville e Steventon. É calminha, rasinha e quase sempre deserta. A dica é pesquisar na internet o horário de maré mais baixa (veja esse tide table aqui) e ir, porque logo em frente há vários bancos de areia! Aproveite para procurar sand dollars!

Coco Plum Beach, Great Exuma | Créditos: youtube /barbiedegainza (clique na foto)
Coco Plum Beach, Great Exuma | Créditos: youtube barbiedegainza (clique na foto para assistir)
Sand Dollars | Créditos: katiew para Flickr (CC)
Sand Dollars | Créditos: katiew para Flickr (CC)

Mais ao norte, no município de Rolleville, há um restaurante pé-na-areia chamado Shoreline. Boa opção para fazer base e ficar umas horinhas na praia.

  • Flamingo Bay

Essa é a praia do hotel em que nos hospedamos, Paradise Bay. É beeeeem compridona, boa para caminhar. Venta bastante e por isso, há várias pessoas praticando kite surf. Para quem não está hospedado no hotel, tem o barzinho Big D’s Conch Spot, onde você pode ficar para curtir a praia!

Flamingo Bay (a praia do Paradise Bay Hotel) - Exuma - Bahamas
Flamingo Bay (a praia do Paradise Bay Hotel) – Exuma – Bahamas

flamingo-bay-exuma-bahamas

  • Hoopers Bay (tartarugas) 

O maior atrativo dessas praias são as tartarugas que podem ser facilmente avistadas. Elas ficam nadando e se alimentando perto dos três cais que estão na ponta da praia. O acesso a Hoopers Bay é um pouco difícil, quase passa batido (acho que as casas dão uma escondida na passagem – uma tentativa de “privatizar” a praia, que é pública). Indo sentido sul, já quase chegando em George Town, você passará por um “shopping” chamado “La Familia Darville”. Aprox. 10min depois você verá a placa “BEACH ACCESS” à esquerda. Estacione e caminhe até a praia.

Acesso para Hoopers Bay - praia das tartarugas | Exuma - Bahamas
Acesso para Hoopers Bay – praia das tartarugas | Exuma – Bahamas
Em busca das tartarugas em Hoopers Bay - Exuma - Bahamas
Em busca das tartarugas em Hoopers Bay – Exuma – Bahamas
Hoopers Bay - Great Exuma - Bahamas
Hoopers Bay – Great Exuma – Bahamas

playa-tamarindo-tartarugas-isla-culebra-puerto-rico-dicas-blog-lalarebelo-04

  • Jolly Hall Beach 

Não cheguei a ficar nessa praia, apenas passei em frente porque é a mais central e pertinho de George Town (boa para quem está hospedado na cidade!). Me pareceu bem bonita, mas mais “grandona”.

  • George Town

A cidade é minúscula, não há muitas lojas nem restaurantes, mas vale dar uma voltinha por ali. Quem precisar de mercadinho ou posto de gasolina, ali estão os principais. Achei apenas UMA loja de souvenir!! rsrs.

George Town - Great Exuma - Bahamas
George Town – Great Exuma – Bahamas
  • Haulover Bay / Rolle Town

Essa “praia” foi nosso achadinho, porque estávamos apenas dirigindo quando um azul turquesa quase neoooon gritou pra gente parar e ir atrás de um lugar que dava acesso àquela água!! Assim que chegamos na cidade de “Rolle Town”, entramos na rua à esquerda (placas indicavam o restaurante Haulover Bay). Siiiiga essas placas e você chegará no paraíso. Na alta temporada, o restaurante (Haulover Bay Bar & Grill) fica aberto e parece que tem até caiaques para alugar. Imagine que demais poder passear de caiaque com esse visual lindo. Quando fomos, infelizmente, estava tudo fechado.

Portanto, se também estiver fechado quando você for, ache o restaurante, estacione em frente… Você logo verá um cemitério (não é nada macabro, juro! É bem pequenininho). Atravesse o cemitério e o caminho de plantas/pedras (bem curtinho) e você chegará no mar. Na maré baixa há uma praia aí onde tiramos as fotos!!! E são dezeeeenas de bancos de areia. Há uma ilha logo em frente, Man-O-War Cay, que ajuda a fazer esse visual UAU!

Sem dúvidas, essa Haulover Bay, juntamente com os bancos de areia que vimos em Exuma Cays, são os lugares mais lindos que fui nessa viagem (e um dos mais lindos da vida!!).

Placa na estrada indicando a entrada para Rolle Town / Haulover Bay.
Placa na estrada indicando a entrada para Rolle Town / Haulover Bay.
Estacionamos o carro no Haulover Bay Bar & Grill e atravessamos esse pequeno cemitério...
Estacionamos o carro no Haulover Bay Bar & Grill e atravessamos esse pequeno cemitério…
Depois do cemitério, atravesse esse matinho e pedras, para chegar...
Depois do cemitério, atravesse esse matinho e pedras, para chegar…
PARAÍSO!!! Haulover Bay - Rolle Town - Exuma - Bahamas
PARAÍSO!!! Haulover Bay – Rolle Town – Exuma – Bahamas
Uma praia só para nós! Haulover Bay - Rolle Town - Exuma - Bahamas
Uma praia só para nós! Haulover Bay – Rolle Town – Exuma – Bahamas

little-exuma-dicas-bahamas-o-que-fazer

Ainda com o carro alugado, após passar pela ponte (que só passa 1 carro por vez), você estará na ilha de Little Exuma, menorzinha, como diz o nome, mas também repleta de praias lindas.

  • Forbes Hill Beach
  • Love Beach

Não cheguei a ir a essas duas praias, mas elas estão lado a lado, são lindas, e ficam um pouquinho antes da Tropic of Cancer Beach (que é liiiinda… a atração mais conhecida de Little Exuma), portanto vale uma passada em ambas na ida.

  • Tropic of Cancer Beach 

Essa praia, onde passa o Trópico de Câncer, é enooooorme, tem areia bem bem branquinha e mar muito turquesa. É daquelas para levar a canga, esticar na areia, e passar hoooooras “torrando” ou nadando/boiando no mar (o mar é bem calminho). Apesar de estar entre as mais conhecidas de Exuma e de ser grandona, é super vazia!!! Quando fomos, só estávamos nós e outros 3 casais. Não dá para acreditar.

Tropic of Cancer Beach - Little Exuma - Bahamas
Tropic of Cancer Beach – Little Exuma – Bahamas
Local que passa o Trópico de Câncer - Little Exuma - Bahamas
Local que passa o Trópico de Câncer – Little Exuma – Bahamas
Tropic of Cancer Beach - Little Exuma - Bahamas
Tropic of Cancer Beach – Little Exuma – Bahamas

stocking-island-exuma-dicas-bahamas-o-que-fazer

Essa é a ilha que fica em frente a George Town e, junto com a vizinha Elisabeth Island e outras ilhotinhas, formam um paraíso de praias calminhas, bancos de areia e vida marinha. O melhor jeito de explorar é ALUGANDO UM BARCO. Não é preciso licença para fazê-lo e é algo super tranquilo, pois só se navega dentro do harbour, que tem mar bem calmo (protegido pelas ilhas). Assim você tem liberdade para parar na praia que curtir, fazer snorkel onde desejar, ficar o tempo que quiser…

Alugamos o nosso na Minns Water Sports, que fica em George Town (marquei a localização no mapinha ao final do post). Alugamos por meio dia (4 horas) e pagamos US$145 (o barco menor, que não estava disponível, custava US$125/meio dia). Também é possível alugar para o dia inteiro (boa opção para quem tem mais tempo, pois o barco menor para o full day custa US$155). Excelente custo-benefício. Para a experiência que proporciona, não é nada caro!!! Eles podem te emprestar um cooler, mas não deixe de passar em um mercadinho da cidade e comprar bebidas e snacks para a “viagem”. Nós não reservamos, mas quase ficamos sem barco. Melhor escrever antes para info@mwsboats.com ou ligar para (242) 336-3483. Veja detalhes dos preços aqui.

Explorando a Stocking Island com nosso barquinho alugado - Exuma - Bahamas
Explorando a Stocking Island com nosso barquinho alugado – Exuma – Bahamas
Stocking Island de barco alugado na Minns Water Sports - Exuma - Bahamas
Stocking Island de barco alugado na Minns Water Sports – Exuma – Bahamas

Para quem não quiser alugar o barco, dá para visitar a Stocking Island de TAXI-BOAT, que partem do píer em George Town. Alguns contatos de capitães: Elvis Water Taxi (site), Martin’s Ferry Service (tel: 242-357-0896 & 242-524-4335) e Bryan Pearce (tel: 242-524-3800).

Elvis Water Taxi - de George Town a Stocking Island, em Exuma - Bahamas
Elvis Water Taxi – de George Town a Stocking Island, em Exuma – Bahamas

Falei desse bar na parte de “comes & bebes” e repito aqui porque ele é a principal atração de Stocking Island. Você não precisa consumir nada para ficar na praia, só não pode levar comida/bebida. O local, além de ter uma atmosfera incrível, é famoso pelas arraias que nadam na praia. São muitas!!! E elas vem mesmo nos turistas, praticamente abraçam as pessoas!

Nosso barquinho atracado no bar Chat 'n' Chill, em Stocking Island - Exuma - Bahamas
Nosso barquinho atracado no bar Chat ‘n’ Chill, em Stocking Island – Exuma – Bahamas
Chat 'n' Chill Beach Bar - Stocking Island - Exuma - Bahamas
Chat ‘n’ Chill Beach Bar – Stocking Island – Exuma – Bahamas
Ricardo e uma das arraias do Chat 'n' Chill - Stocking Island - Exuma - Bahamas
Ricardo e uma das arraias do Chat ‘n’ Chill – Stocking Island – Exuma – Bahamas
  • Descoberta de praias e bancos de areia

O legal de alugar o barco é poder ir descobrindo lugares e parando onde tiver vontade. Assim, achamos uma pequena praia para chamar de nossa, na pontinha de Elisabeth Island (na verdade, não sei se tinha dono!! hehehe!).

Praia que achamos só pra gente em Elisabeth Island/Stocking Island - Exuma - Bahamas
Praia que achamos só pra gente em Elisabeth Island/Stocking Island – Exuma – Bahamas
In looooove por esse lugar! Nosso banco de areia em Stocking Island - Exuma - Bahamas
In looooove por esse lugar! Nosso banco de areia em Stocking Island – Exuma – Bahamas
  • Bancos de areia da Man-O-War Cay

Esse banco de areia, como todos os outros, só é visível quando a maré está baixa. Se for o caso, pare seu barco nas proximidades, e saia nadando!! Esse é o banco de areia visível do bar Haulover Bay que comentei acima, em “Great Exuma”.

**A Minns Watersports fornece um mapinha para se localizar no mar, mas eu recomendo você baixar uma imagem do Google Maps no celular, com essa base que está o mapinha abaixo, que dá para ver os bancos de areia.**

dicas-exuma-bahamas

Veja no mapinha abaixo a localização de tudo o que foi escrito aqui:

E… Para fechar… Não poderia faltar o TURQUESÔMETRO!! 🙂 E claro que a nota seria:

praias-mais-bonitas-imperdiveis-exuma-bahamas-azul-turquesa

*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***

 Já tem seguro de saúde internacional? Sempre fecho o meu pela REAL Seguros, que compara preços de diversas seguradoras. Já precisei usar uma vez, e deu tudo certo. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

Obs.: Quando você reserva seu seguro por este link acima, eu ganho uma pequena comissão, que ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou de Exuma??? Demais, né?! Fala se eu não tinha razão ao escrever no início do post que era um verdadeiro paraíso na Terra?!

E ainda tem um montããão de praia que eu não fui!!! Esse lugar é bonito demais, gente!! É praia que não acaba mais. E muitas não tem nome, nem placa… É difícil achar informação. O melhor é mesmo “se enfiar” e ir descobrindo. 😉

Beijos, Lala

Siga-me no instagram @lalarebelo

lala-veste
Saídas de praia: Pitusa /// Maiô: Nu Bodywear
Óculos: Gentle Monster & Prada


roteiros-personalizados-lala-rebelo-viagem

Se você gostou desse destino, acho que também vai gostar de:

↑ Voltar ao começo do post

Comentários