2 dias

LJUBLJANA – Capital da Eslovênia

Parte da antiga Iugoslávia

Já pensou em ir para a Eslovênia?

Essa é a pergunta que me fiz quando estava planejando minhas férias para a Croácia: incluir a Eslovênia no roteiro… Por que não?! Nunca tinha pensado em ir pra lá, mas depois de ler sobre o país e ver algumas fotos na internet, me animei! Então fomos para… Liubli o que?! hahaha


Sobre o lugar

A Eslovênia, país do leste europeu, fica entre a Croácia, Itália, Áustria e Hungria e sua capital, Ljubljana (fala-se Liubliana) fica a apenas 1h30 de carro de Zagreb (145km). Então, começamos a viagem em Dubrovnik, sul da Croácia, e fomos subindo até Zagreb (para ler sobre essa jornada incrível, clique aqui). E de Zagreb fizemos uma “esticadinha” até a tranquila e agradável capital eslovena.

01 mapa eslovenia e países vizinhos

O país é pequeno, apenas 2 milhões de habitantes (a capital tem aproximadamente 300 mil). Tornou-se independente da eX em 1991 e desde 2004 faz parte da União Européia. A moeda lá é EURO (ou seja, se estiver vindo da Croácia como nós, gaste todos os seus Kunas Croatas antes de cruzar a fronteira!!) e o idioma falado é o esloveno (eu achei bem parecido com o croata), mas com inglês você vai se virar muuuito bem! Aliás, as pessoas eram tão simpáticas que até fazendo mimica vocês se entenderão! rs

↑ Voltar ao começo do post


Como chegar / Onde ficar

LABEL chegando de AVIAO

Não existem vôos diretos do Brasil para a Eslovênia. Mas é super fácil de chegar fazendo apenas 1 conexão em Paris/França (Air France), em Munique/Alemanha (Lufthansa) ou em Zurique/Suiça (Swiss).

A companhia aérea nacional da Eslovênia é a ADRIA, que faz parte da Star Alliance. Chegamos em Ljubljana de carro, vindo da Croácia, mas fomos embora voando ADRIA até Paris. Excelente empresa.

Como o país faz parte da União Européia, brasileiros não precisam de visto para entrar. Apenas passaporte válido para estadias de até 90 dias.

LABEL chegando de carro

Como comentei, nossa viagem a Eslovênia foi uma esticadinha da viagem a Croácia, já que fica muuuuito pertinho.

[clique aqui para ler o post sobre a Croácia]

Alugamos nosso carro em Dubrovnik (sul da Croácia), e fomos subindo até Ljubljana, onde marcamos para devolver o carro na ESTAÇÃO DE TREM, pois está bem pertinho da zona peatonal (dá pra ir caminhando, mas se precisar, ligue para o seu hotel ir te ajudar com as malas – é normal isso lá pois ninguém chega de carro no centro histórico).

Não marque para entregar no aeroporto pois fica muuuito longe da cidade. A não ser que você fique com o carro durante sua estadia toda em Ljubljana – totalmente desnecessário – e devolva no dia de ir embora.

Nós sempre alugamos o carro através da Rentalcars e funciona perfeitamente. Pesquise aqui.

[IMPORTANTE]

VIGNETTE slovenia eslovenia viagem de carroA Eslovênia exige que os carros tenham uma “vignette” para circular nas estradas do país. É um selinho que você compra e cola no para-brisa. Ainda na Croácia você já pode comprá-la nos postos da estrada rumo a Ljubljana (A2). Achei caríssimo. A validade mínima é de 7 dias (nós usamos 1) e custa 17 euros. Bom, mas não tem saída, tem que comprar! rs. Pelo menos com o selo você não precisa mais pagar nenhum dos pedágios eslovenos.

Ah, e não se esqueça de deixar os passaportes à mão dentro do carro. Tem fronteira no caminho e seu passaporte será carimbado. É que a Eslovênia faz parte do Espaço Schengen (que permite a livre circulação de pessoas entre certos países membros da União Européia) e a Croácia ainda não.

estradas da eslovenia viagem de carro croacia ljubljana
Paisagens pelas estradas da Eslovênia

LABEL HOTEIS

Uma coisa é certa: seu hotel TEM que estar dentro do centro histórico! 😉

Eu simplesmente AMEI esse hotel! Não tenho nem como indicar outro além dele. É membro da coleção Design Hotels, então imagine um lugar todo moderninho e estiloso… Reservamos pelo Visa Luxury Hotel Collection (e ganhamos upgrade na chegada!!) mas, se você não tiver Visa Platinum ou Infinite, pode reservar por aqui. O custo-benefício também é ótimo. O hotel fica bem no MEIO DE TUDO, no centro histórico de Ljubljana, onde carros não entram. Muito charmoso. Da janela você já pode ver o rio, os restaurantinhos… Se o tempo estiver bom, você pode até curtir uma piscininha com vista da cidade (aliás, a única piscina da zona turística!).

Fachada do hotel/restaurante Vander | foto: nowwhatstheplan.com
Fachada do hotel/restaurante Vander | foto: nowwhatstheplan.com
 Nosso quarto (river side room). Tínhamos reservado a categoria anterior e ganhamos upgrade! | foto: cntraveler.com

Nosso quarto (river side room). Tínhamos reservado a categoria anterior e ganhamos upgrade! | foto: cntraveler.com
Ljubljana vista da janela do nosso quarto
Ljubljana vista da janela do nosso quarto

hotel vander ljubljana slo arh sadar vuga

Bar/restaurante do Vander
Bar/restaurante do Vander

HOTEIS EM LJUBLJANA ESLOVENIA - Vander Urbani Resort hotel - dicas de viagem 08

Piscininha no terraço | foto: nytimes.com
Piscininha no terraço | foto: nytimes.com

HOTEIS EM LJUBLJANA ESLOVENIA - Vander Urbani Resort hotel - dicas de viagem piscina no terraço rooftop pool bar06

dicas de viagem onde ficar hotel ljubljana eslovenia capital

↑ Voltar ao começo do post


Comes e Bebes

Fica bem em frente à Butchers Bridge (a ponte dos cadeados de Ljubljana, em aço, cimento e vidro, construída especialmente para aguentar os “love locks”). Essa ponte também tem umas estátuas beeem estranhas… Que explicam o nome “Butchers” = carniceiro!! Comida deliciosa e mesinhas ao ar livre.

01 restaurantes ljubljana eslovenia - MOST Restaurant - dicas de viagem

02 restaurantes ljubljana eslovenia - MOST Restaurant - dicas de viagem
Ponte Butchers, que também é a ponte dos cadeados. Bem em frente ao MOST.

Adorei o restaurante do hotel que ficamos. Além de lindo, a comida é ótima. Servem pratos “óbvios” mas também comida tradicional eslovena, preparada de “forma mais moderna”, reinventada. Tudo feito com ingredientes frescos locais. É bom reservar assim que chegar na cidade, principalmente se você deseja uma mesinha fora (que é muuuito mais agradável!).

O restaurante também possui uma adega (wine cellar) bem completa. Foi lá que provamos pela 1ª vez o tal do ORANGE WINE, comum na Eslovênia e raro em várias partes do mundo (vinho laranja?! Esse era novo pra mim. Conhecia rosé, branco, tinto… LARANJADO não!! rsrs). E você, já tomou?

orange wine vinho laranja eslovenia 02

Para saber mais, clique aqui.

03 restaurantes ljubljana eslovenia - VANDER Urbani resort hotel restaurant - dicas de viagem

04 restaurantes ljubljana eslovenia - VANDER Urbani resort hotel restaurant - dicas de viagem

05 restaurantes ljubljana eslovenia - VANDER Urbani resort hotel restaurant - dicas de viagem

Essa dica é para os amantes de SORVETE. E que sorvete!!! Ficamos dois dias na cidade e fomos lá 3 vezes! hehehe. Sabores diferentes, todos deliciosos. Fica pertinho da Robba Fountain (também conhecida como Fountain of the Three Rivers of Carniola) e do City Hall (prefeitura). É na mesma “rua” da Triple Bridge, a ponte mais central da cidade. A zona peatonal é bem pequenininha. Facilmente você encontrará a VIGÒ.

06 restaurantes ljubljana eslovenia - sorvete VIGO Vigò Ice cream - dicas de viagem

07 restaurantes ljubljana eslovenia - sorvete VIGO Vigò Ice cream - dicas de viagem

08 restaurantes ljubljana eslovenia - sorvete VIGO Vigò Ice cream - dicas de viagem

  • Restaurantes da rua STARI TRG

Passeando “sem rumo”, descobrimos a rua mais legal de Ljubljana. Cheia de restaurantinhos com mesas ao ar livre. Um clima super legal! É só atravessar a Triple Bridge sentido “Vigò” rsrs (= sentido Fonte Robba e sentido City Hall) e quando estiver de “cara” para a fonte, virar a direita. Comemos no Marley & Me (comida italiana). Outro que foi muito bem recomendado mas estava cheio e não conseguimos mesa foi o JULIJA, de comida eslovena.

09 restaurantes ljubljana eslovenia - STARI TRG street rua - dicas de viagem
O comecinho da STARI TRG, ainda na fonte (só ir em frente e os restaurantinhos aparecem…)

10 restaurantes ljubljana eslovenia - STARI TRG street rua - dicas de viagem

11 restaurantes ljubljana eslovenia - STARI TRG street rua - dicas de viagem

12 restaurantes ljubljana eslovenia - STARI TRG street rua - dicas de viagem

13 restaurantes ljubljana eslovenia - STARI TRG street rua - Marley and me Julija restaurant - dicas de viagem

↑ Voltar ao começo do post


O que fazer / Roteiros

Ljubljana é praticamente caminhar. Se perder pelas ruas estreitas, cruzar as pontes, sentar para comer ao ar livre… Eu amei o clima da cidade! Um lugar “fofo”, que até parece um vilarejo desses de desenho animado, estilo A Bela & a Fera rsrs (apesar da história se passar no interior da França). Nós ficamos 2 dias (1 noite) na cidade. Curti tudo com calma, “vivenciei” o lugar. Mas se seu tempo for mais curtinho, em 1 dia também dá pra aproveitar.

O que ver/conhecer:

  • As Pontes sobre o Rio Ljubljanica (a cidade toda é cortada por ele)

1. Dragon Bridge: delimita a zona peatonal. Foi construída no início do século XX. Os dragões verdes (de cobre) se tornaram o símbolo da cidade. Você vai encontrar todo tipo de souvenir com eles!

01 ponte Dragon Bridge dragões verdes de cobre - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

02 ponte Dragon Bridge dragões verdes de cobre - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

2. Butcher’s Bridge (Mesarki Most): falei dela na parte dos restaurantes, quando recomendei o MOST, que fica logo em frente. É novíssima (inaugurada em 2010), arquitetura super moderna, com cimento, aço e vidro. É também a “ponte dos cadeados” e tem o nome Butcher’s (carniceiro) devido a uma outra ponte da cidade (Cobbler’s Bridge) que tinha um açougue sobre ela que teve que ser removido devido ao mau cheiro. Por isso, na Butcher’s Bridge existem várias estátuas no “tema” rs.

03 ponte Butchers Bridge Mesarki Most ponte dos cadeados - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

04 ponte Butchers Bridge Mesarki Most ponte dos cadeados - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

3. Triple Bridge (Tromostovje): já falei dessa ponte aqui. Está no centro de tudo, um dos símbolos da cidade. Tem esse nome porque nas laterais foram anexadas duas outras pontes só para pedestres (mas desde 2008 a zona inteira é exclusivamente peatonal).

05 ponte triple bridge - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

4. Cobbler’s Bridge ou Shoemaker’s Bridge (Cevljarski Most): uma das pontes mais antigas da cidade (século XIII). Era uma ponte de madeira que tinha um açougue (bucther’s shop) sobre ela, que foi removido pelo mau cheiro e substituído por uma sapataria, por isso foi nomeada assim (ponte “sapateiro”).

07 ponte Cobbler's Bridge or Shoemaker's Bridge - Cevljarski Most - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

08 ponte Cobbler's Bridge or Shoemaker's Bridge - Cevljarski Most - Rio Ljubljanica - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

  • Preseren Square (Presernov Trg)

É a praça central da cidade.

Nesta praça também está:

1. Triple Bridge (ponte que comentei acima).

2. Igreja Franciscana da Anunciação: em estilo barroco, foi construída entre 1646 e 1660.

3. Estátua de France Preseren: foi o principal poeta da Eslovênia. A estátua está olhando para a janela onde morava sua musa (no prédio existe uma pequena estátua dela).

09 Preseren Square - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

10 Preseren Square - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

12 Preseren Square - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

09 B Preseren Square - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

  • Robba’s Fountain (The Fountain of Carniolian Rivers)

Fica bem em frente ao Town Hall (a prefeitura). Em 2006 a fonte original foi restaurada e levada para a National Gallery. O que está hoje a céu aberto é uma cópia perfeita.

13 Robbas Fountain fonte city town hall - tolerancia muculmano vs gay contrastes - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem
Foto cheia de contrastes!
  • Cathedral Saint Nicholas

Um dos marcos da cidade (está na foto de capa deste post). Bem linda por fora e por dentro. Mas o que achei mais legal (e medonho! rs) foi a porta de bronze lateral, com as cabeças de vários Papas te olhando entrar na igreja. A porta foi adicionada em 1996 para a visita do Papa João Paulo II a Ljubljana.

14 Catedral Saint Nicholas - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

  • Praça do Congresso (Kongresni Trg)

Mais uma das praças importantes da cidade. A praça, construída em 1821, era usada para cerimônias. Em seu centro foi adicionado um parque chamado Park Zvezda (Star Park), por causa do seu formato de estrela. Durante o período socialista, teve seu nome alterado para Praça da Libertação (Osvoboditve Trg) mas os locais continuaram a chamando pelo nome antigo. Em 1990 voltou a chamar “Praça do Congresso”. Nesta praça também estão alguns edifícios muito importantes:

1. Slovenian Philharmonic: a Academia Philharmonicorum foi fundada em 1701 e a construção do edifício foi concluída em 1892. Este prédio sobreviveu a duas revoluções, duas guerras mundiais e a um terremoto.

2. Universidade de Ljubljana

3. Ursuline Church of the Holy Trinity (Cerkev Svete Trojice): igreja em estilo barroco construída entre 1718 e 1726.

15 Academia Philharmonicorum praça do congresso - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem
Academia Philharmonicorum na Praça do Congresso. Em cima, o Castelo de Ljubljana.
16 vista do castelo praça do congresso - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem
Praça do Congresso vista do Castelo de Ljubljana

  • Castelo de Ljubljana (Ljubljanski Grad)

Pra chegar no castelo é preciso pegar um funicular (moderníssimo, por sinal) para subir. O ingresso custa 8,50 euros por pessoa e, além da passagem do funicular, inclui visita à torre de observação (vista legal da cidade), penitenciária, Capela St. George, museu de história da Eslovênia (que não fomos) e filme sobre o castelo (Virtual Castle). Lá em cima também tem restaurantes, exibições temporárias (fomos à de melhores fotografias da National Geographic) e lojinhas de souvenir.

Minha opinião sobre esse castelo é que “reformaram demais”! rs. Ficou muito moderno e o descaracterizou. Mas a subida vale a pena pela vista da cidade a partir da torre de observação e pelo vídeo “Virtual Castle”, que explica bem a história (muito interessante), e você sai da sessão (12 minutos) mais animado e entendido. Para ler mais sobre o castelo e saber sobre preços, horários, exposições e eventos, clique aqui.

17 Castelo de Ljubljana castle grad - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

18 Castelo de Ljubljana castle grad - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem
Funicular para chegar ao Ljubljana Castle
19 Castelo de Ljubljana castle grad - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem
Salas do castelo (reformadas demais, não?!)

20 Castelo de Ljubljana castle grad - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

21 Castelo de Ljubljana castle grad - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem
Vista de Ljubljana a partir da torre de observação do Castelo

Marquei no mapinha abaixo os principais pontos citados neste post. Para ver diretamente no Google Maps, clique aqui. Dessa forma fica mais fácil “entender” a cidade. Apesar de parecer que tem um montããão de coisas pra fazer e de que será corrido, ao contrário… Repare como a cidade é MINI, tudo muito pertinho!

23 MAPA pontos turísticos roteiro - o que fazer em ljubljana eslovenia - dicas de viagem

Espero que tenha viajado comigo para Ljubljana e gostado!
Que tal considerar uma visitinha a Eslovênia na próxima ida a Europa??? 😀

Beijo, Lala Rebelo

↑ Voltar ao começo do post

Comentários