Caribe

Dicas de Varadero – Cuba

Turquesa sem fim!

Preparem os olhos!!Pois o post de hoje está cheio de fotos tão tão azuis, que fazem até os olhos arderem! 🙂 Encontre aqui dicas de Varadero Cuba, um verdadeiro paraíso com praias turquesas a cerca 2h de distância da capital cubana, Havana. Varadero é o balneário mais famoso e turístico dessa ilha caribenha.

Dicas de como chegar (vôos, taxi, transfer etc. e a bonita estrada entre Havana e Varadero), onde se hospedar (os melhores hotéis, como o que fiquei, Melia Las Américas), clima e melhor época para ir, restaurantes, os trechos de praia mais bonitos, fotos bem azuis e muito mais!

***

Conheci Cuba em 2013 (já leu o post sobre Havana? Clique aqui) mas não tinha ido a nenhuma praia. Voltei em 2015 pra ver de perto o tal do turquesa cubano tão fotogênico nas fotos que via pela internet (depois voltei algumas vezes apenas para a capital). E por isso posso dizer com certeza: é lindo mesmo!!!

Recomendo: 4 dias em Havana + 3 dias inteiros de praia em Varadero. O combo ideal para curtir muuuuita história interessante, cultura, restaurantes, “vida real” e depois relaxar profundamente.

dicas de varadero cuba
Varadero, Cuba – em frente ao hotel Melia Las Américas | foto: Lala Rebelo
dicas de varadero cuba hotel melia las americas
Que surf que nada! Prancha em Varadero é BÓIA! hahaha! Águas calmíssimas (e muito azuis) | foto: Lala Rebelo

Varadero é PRAIA PRAIA PRAIA e é um dos lugares mais turísticos do país. Fica na Península de Hicacos, que é formada por nada menos do que 20km de praias com areia branquinha e água quentinha azul turquesa (e claro, muitos resorts).

O motivo da popularidade não é só a beleza do local: das praias lindas de Cuba, Varadero é a mais próxima de Havana (fácil para chegar de carro – cerca de 2h), e a com melhor estrutura de hotéis.

dicas de varadero cuba onde fica mapa

Quem conhece um pouco da história de Cuba, fica intrigado com Varadero, afinal, é algo que sabemos que só os turistas podem curtir. Digo em relação aos hotéis, pois as praias (TODAS) são públicas.

Aliás, mudei bastante de opinião depois que fui pra lá. Ouvia dizer que Varadero era tão, mas tão turístico, que cubanos não podiam nem entrar na Península. Fato que tem um pedágio no caminho, que dificulta um pouco pra quem mora lá e ganha em CUP e não em CUC (vou falar sobre as moedas cubanas mais abaixo – os cubanos ganham mesmo muuuito pouco por mês). Entretanto, estivemos lá em um final de semana e havia várias famílias de locais, usufruindo das mesmas praias que nós, “gringos”.

Apesar de ser uma loooonga faixa de resorts all-inclusive, achei que o esquema é um pouco diferente do que vi em Cancún e Punta Cana: muuuuito mais relax! Não tinha tanta música alta, tanta atividade na piscina, nem tanto exagero em comida e bebida. Pra não esquecer de que é um hotel de praia no Caribe sim… Só que em CUBA! 🙂

Eu, particularmente, não sou fã de hotéis com tudo incluído e nem de estar em um local onde não há muito para fazer além do resort, mas os 3 dias em que estive em Varadero foram SENSACIONAIS, e pude curtir MUITO!!!

dicas de varadero cuba o que fazer
De caiaque pelas água de Varadero – Cuba | foto: Lala Rebelo
dicas de varadero cuba por do sol hotel melia las americas
Maravilhoso pôr do sol em Varadero, Cuba | foto: Lala Rebelo

Vai para Cuba? Então leia também:


Acerca del destino

*** Um pouco de história ***

O balneário, que está na Província de Matanzas, era moda entre os cubanos ricos, que construíram ali suas mansões de verão.

Lá pelos anos 20-30, um ricaço americano, Alfred Irénée Dupont de Nemours, comprou boa parte da península (pooooobre o Dupont, heim?!), loteou e vendeu a terra para cubanos e norte-americanos, que a transformaram em um destino turístico de elite, atraindo ricos e famosos. Aos poucos, a região foi virando um “paraíso do prazer”, com muita prostituição e jogos.

Dupont também construiu sua “casinha” em Varadero, chamada de Mansión Xanadú. Um edifício de 4 andares, revestido de mármore italiana, com campo de golfe particular.

mansion xanadu varadero cuba

mansion xanadu varadero restaurante hotel
Mansión Xanadú, em Varadero

Após a Revolução Cubana (1959), as mansões de Varadero foram expropriadas pelo governo de Fidel, Dupont fugiu de Cuba, e sua Mansión Xanadú foi transformada, em 1963, no Restaurante Las Américas. Você pode ir conhecê-lo mesmo se não for comer lá. O campo de golfe ainda existe: é o Varadero Golf Club, lindíssimo por sinal.

mansion xanadu varadero golf club
Varadero Golf Club, os “jardins” da Mansión Xanadú

Nos anos 90, as redes hoteleiras (nada de hotéis americanos por enquanto…) começaram a aparecer e Varadero voltou a ser um destino turístico para estrangeiros. E lá estávamos nós! o/

*** Dinheiro – moedas locais ***

Ctrl+C – Ctrl+V do post de Havana!!

Moedas Cubanas: CUP para locais // CUC para turistas

A moeda oficial de Cuba é o Peso Cubano (CUP). O CUP é usado pelos cidadãos e vale muito muito pouco (cerca de 25x a menos que o Dólar Americano). Mas existe também o CUC (que é o Peso Convertible), que é a moeda para os turistas, que equivale mais ou menos a 1 Dólar Americano.

>> Uma dica importante: se você for levar dinheiro para trocar lá (que foi o que fiz) leve EUROS e não DÓLARES. Pois no câmbio de dólar é aplicado um imposto de 10%, o que não acontece no câmbio de Euro. Ou seja, levando Euros seu dinheiro valerá mais CUCs. Troque nas casas de câmbio que se chamam CADECA (estão por todos os lados, inclusive no aeroporto), pois são as casas oficiais do governo. <<

Alguns lugares já aceitam cartões de crédito, mas achei muito muito restrito (e se for de banco americano então… esquece!!). Por isso, é melhor garantir dinheiro em CASH o suficiente para toda a sua estadia no país.

Mas fique tranquilo caso esteja indo só para Varadero: lá você não vai usar dinheiro para nada. Afinal, é tudo incluído. E qualquer extra pode ser pago com cartão de crédito junto com as diárias do hotel. Você só vai precisar de cash para pagar o taxista ou o pedágio da estrada Havana-Varadero.

tipo de tomada e voltagem cuba

*Me disseram que a voltagem oficial de Cuba é 110v, mas encontrei tomadas 220v e 110v tanto em Varadero como em Havana. Portanto, acho melhor apostar em eletrônicos bivolts ou conseguir um transformador. Quanto às tomadas, também tinha de todos os jeitos. Essas foram as que mais vi! Ou seja, não esqueça seu adaptador universal. 😉

*** ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL ***

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional. Sempre faço o meu pela REAL Seguros e recentemente precisei usar e fui super bem atendida. Clique aqui para fazer uma cotação. Após compra online, a apólice chega por email em minutos.

↑ Volver al inicio del post


Cómo llegar / Donde quedarse

*** Vôos + estrada ***

Para chegar em Varadero, o jeito mais fácil pra quem está partindo do BRASIL, é voando para o aeroporto de Havana (José Martí International Airport – HAV), pelas cias aéreas abaixo, e depois ir de carro até Varadero.

::: Voe: 

  • Avianca – com conexão em Bogotá
  • Copa Airlines – com conexão na Cidade do Panamá
  • LATAM – com conexão em Lima
  • Aeroméxico – com conexão na Cidade do México (opção mais demorada)

E agora já há também vôos de Miami (American Airlines) e de Nova York (United).

Uso o site da eDestinos para pesquisar e comprar passagens aéreas e gosto bastante! O site é cheio de ofertas para vários destinos. Clique aqui para acessar.

::: Trecho Havana-Varadero (~160km – aproximadamente 2 horas de viagem):

  • TAXI – me pareceu ser a melhor opção (pena que só descobrimos lá!). Em torno de 80 CUC (aprox. 80 dólares) cada trecho. Chegando no aeroporto de Havana, há várias ofertas de taxis que fazem o trajeto. E na volta, o hotel de Varadero pode conseguir o taxi pra você. Super tranquilo!
  • CARRO ALUGADO – acabou saindo mais caro, pois o aluguel era de 150 euros pelos 3 dias, mas ao chegar na locadora, existiam várias “surpresinhas”, como seguro (80 CUC – e lá não dá pra usar o do cartão de crédito), combustível (70 CUC e te fazem pagar o tanque inteiro, mesmo que não use) etc. E ainda corre o risco de você ser parado pela polícia no caminho (é óbvio que o seu carro vai parecer de turista), que vai inventar alguma infração, vai querer te multar e vai sugerir a você que pagar por fora (diretamente para ele) compensa mais. Insistimos que preferíamos pagar O DOBRO do modo oficial, e ele acabou desistindo da multa (claro, a infração nem existia). Além disso, se você for só pra Varadero, seu carro vai ficar parado no estacionamento do hotel.

Locadoras: REX (a que alugamos), Cubacar e Havanautos (Transtur).

Quanto ao caminho, a estrada é bem sinalizada, e Google Maps (pasmem!!) funciona por lá! rs. Mas baixe a rota em algum lugar que tiver acesso a internet, antes de sair para a estrada.

  • TRANSFER (carro com motorista) – Um contato que só descobri nas idas seguintes a Cuba foi o Sr. Agustin de La Osa Reyes (que de quebra, já é um super guia). É de extrema confiança!! Pode combinar com ele pelos telefones +53 47 384083 / +53 5 2644735 ou pelo email delaosa@nauta.cu. Ele te busca no aeroporto ou na cidade de Havana e te leva até Varadero. Depois volta na data combinada para te pegar.

Repare na quantidade de pessoas pedindo carona na estrada! Em Cuba, isso é muuuuuito comum!

Indo de carro ou de taxi, se tiver tempo disponível, no caminho, dê uma passadinha em: 

  • Matanzas – cidadezinha que dá nome a província, cheia de casinhas coloridas. É chamada de “Veneza Crioula”, por causa dos muitos rios que cortam a cidade (são 17 pontes). Dizem ser o local onde nasceu a rumba (ritmo caribenho).
Matanzas Cuba
Matanzas, Cuba
  • Ponte de Bacunayagua – ponte sobre o Valle del Río Yumurí, com 310m de extensão e 110m de altura. Uma das maravilhas da engenharia cubana. Há um mirador de onde você pode ter essa bela vista das fotos abaixo! Placas na estrada indicam a entrada para o mirante. Está a aproximadamente 100km de Havana e 60km de Varadero.
Puente de Bacunayagua cuba
Ponte de Bacunayagua

Puente de Bacunayagua cuba

puente bacunayagua varadero matanzas havana cuba

Para quem está partindo de vários outros países que não o Brasil (Holanda, Alemanha, Canadá, México etc.) há VÔOS DIRETOS PARA VARADERO (Juan Gualberto International Airport – VRA). Mas sinceramente, não recomendo ir até Cuba e não conhecer Havana, que é o meeelhoooor do país!!! Se a ideia é só ir a praia, pulando toda a riqueza da capital, acho mais fácil ir para um Caribe mais perto e com mais estrutura, como Aruba ou Curaçao, por exemplo.

*** Visto ***

Quem vai a Cuba a turismo precisa comprar a TARJETA DE TURISTA. É super fácil. Você pode comprar com a própria cia aérea antes de ir (se informe com a que vai voar – sei que na Copa Airlines dá pra comprar no check-in mesmo), em agências de turismo credenciadas ou através do serviço consular. Da última vez que fui a Cuba, a tarjeta custou 20 CUCs (aprox. 20 dólares).

*** Hotéis ***

Em Varadero, é importante escolher BEM o hotel. Por poucos euros a menos você pode cair em uma furada. Os 20km de praia são QUASE inteiramente lindos, porém, há alguns trechos em que a praia é bem bem apertadinha/estreitinha (e fica todo mundo amontoado) ou que há muitas pedras e corais na entrada do mar. Ou seja, não têm esse visual incrííível das fotos que todos costumam ver de Varadero.

Vou recomendar 2 resorts testados e aprovados. Mas são centenas de hotéis. Se for escolher qualquer outro, pesquise o máximo possível fotos REAIS (foto só do site do hotel não vale!!), para tentar descobrir se a praia é mesmo ampla e sem pedras.

Acertamos em cheio na escolha desse hotel! Tranquilo, enorme e super espaçoso (as pessoas ficavam tão espalhadas que o hotel nem parecia estar cheio).

Instalações super bacanas (piscinas deliciosas), comida e bebida acima da média de outros hotéis all inclusive, e, além do buffet, o hotel possui restaurantes à la carte excelentes (tudo incluído), funcionários simpáticos, aluguel (sem custo adicional) de kayaks, veleiros e pedalinhos e o principal, uma praia logo em frente de CAIR O QUEIXO. Maravilhosa. Não conseguia parar de tirar foto!! rsrs. (hotel só para adultos)

Atenção! Faça reservas para jantar nos restaurantes à la carte assim que chegar, pois os lugares são limitados.

Fica exatamente ao lado da Mansión Xanadú que comentei acima (restaurante e campo de golfe).

::: Reserve aqui a sua estadia no Melia Las Américas Varadero.

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

 

HOTEL MELIA LAS AMERICAS VARADERO

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

varadero cuba hotel melia las americas

É hoje considerado um dos melhores resorts de Varadero (que oferece mais “mimos” e luxo aos hóspedes) e, assim como o Melia Las Américas, está em um trecho de praia BEM bonito, com areia branquinha e sem pedras. Tem uma boa infraestrutura, com piscinas e 4 restaurantes e uma arquitetura bonita, bem típica caribenha. Reserve aqui.

Hotel Royalton Hicacos em Varadero
Hotel Royalton Hicacos em Varadero | foto: divulgação
Hotel Royalton Hicacos em Varadero
Lobby Royalton Hicacos – mais moderninho | foto: divulgação
Hotel Royalton Hicacos em Varadero
Um dos restaurantes do Royalton Hicacos Varadero | foto: divulgação
Hotel Royalton Hicacos em Varadero
Pôr do sol em frente ao Royalton Hicacos – Varadero | foto: divulgação

Este hotel foi recomendação de um casal de amigos (obrigada pela dica, Igor e Kaka!), que ficou lá e adorou. EU NÃO CONHECI. É o antigo “TRYP Península”.

Palavras deles: “O hotel era BEM completo, tinha opções de lazer variadas, como shows de dança, balada de noite etc. Os barmans eram ótimos, foram alguns dos drinks mais gostosos que tomamos na viagem. A praia ventava muito, então, mesmo no calor extremo, continuava fresco.”

Não é adults only, portanto é uma boa opção para famílias com crianças. Reserve aqui.

Melia Peninsula | foto: Igor e Karina
Melia Peninsula | foto: Igor e Karina
foto: Igor e Karina
foto: Igor e Karina
Piscina do hotel | foto: cubatravelusa.com
Piscina do hotel | foto: divulgação

O que mais gosto nesse hotel é sua arquitetura colorida e vibrante. Como não é só para adultos, é uma excelente opção para famílias com crianças, pois é cheio de piscinas e inclusive de brinquedos. Tem academia, spa, várias piscinas e 4 restaurantes. Reserve aqui.

iberostar varadero resort cuba
Iberostar Varadero | foto: divulgação
iberostar varadero resort cuba
Área de praia do Iberostar Varadero, Cuba | foto: divulgação
iberostar varadero resort cuba
Um dos quartos do Iberostar Varadero | foto: divulgação
iberostar varadero resort cuba
SPA do Iberostar Varadero | foto: divulgação

dicas de hotéis em varadero cuba

 

↑ Volver al inicio del post


Comer y beber

Como falei, Varadero é cheeeeeeia de hotéis all inclusive, fazendo com que não haja uma forte “cena gastronômica” na cidade, afinal, muita gente nem sai do hotel. Mas, sempre há boas opções para provar da autêntica culinária cubana!!

É o restaurante que comentei acima, do ricaço americano que loteou as terras de Varadero. Fica ao lado do Meliá Las Américas, e ainda possui alguns móveis originais e fotografias da família que antes era dona do imóvel (antes dele ser expropriado pelo governo de Fidel Castro!!). Serve comida cubana e internacional, considerado o melhor da Península. A vista é maaara!!

Mansión Xanadú - beeeela vista!
Mansión Xanadú – beeeela vista!
Restaurante Mansión Xanadú | fotos: 123rf stock photos
Restaurante Mansión Xanadú | fotos: 123rf stock photos

Recentemente, foi inaugurada em Varadero uma unidade “réplica” da Bodeguita del Medio de Havana. O lugar é famoso por seus mojitos, mas não deixe de provar os pratos moros y cristianos (arroz e feijão misturado) e ropa vieja (carne de panela desfiada) de lá! Delííícia. Esta unidade também tem as paredes tooooodas assinadas pelos turistas, assim como a original.

bodeguita del medio varadero cuba

Olha só quem esteve por lá...
Olha só quem esteve por lá…
Música cubana! :)
Música cubana! 🙂

↑ Volver al inicio del post


Qué hacer

Roteiros e passeios em Varadero?

Hum… Passeio de kayak, de pedalinho, de veleiro, snorkel, flutuação na bóia, drinks na espreguiçadeira da praia, hidromassagem na piscina… Hehehe!! Varadero é isso: PURO DESCANSO!

cuba varadero dicas

cuba varadero dicas

 

cuba varadero dicas kayak

 

 

cuba varadero dicas veleiro

cuba varadero dicas

cuba varadero dicas
Lazy surf… No mar de Varadero, bóia é prancha!!
E agora... Surfando!! hahaha
E agora… Surfando!! hahaha

 

 

cuba varadero dicas kayak

Pedalinho :)
Pedalinho 🙂

Obs.: a bóia era nossa! Sempre levamos nas nossas viagens de praia!

Para quem quiser fazer atividades com golfinhos, lá tem também, e costuma ser bem mais barato do que em outras cidades do Caribe. Há duas opções: no Delfinarium, que fica próximo à zona dos hotéis (dá pra ir de taxi), e um passeio de catamarã que vai a Cayo Blanco (uma ilha), e lá o “encontro” é realizado. A segunda opção custa bem mais caro do que a primeira. Recomendo deixar pra reservar o passeio lá mesmo no seu hotel (sempre há um concierge vendendo as atividades locais), já que as informações online são bem confusas.

Outra atividade interessante para se fazer nessas águas tão cristalinas é mergulho com cilindro. Você também pode reservar diretamente com seu hotel assim que chegar. São muitos lugares subaquáticos lindos para você conhecer!! 🙂 O Diving Center mais conhecido na Península é o Barracuda.

Olha o tanto de peixes que vimos nesse rápido passeio de veleiro:

*** CLIMA – Quando ir ***

Cuba é uma delícia o ano todo, pois as temperaturas costumam estar sempre ideais para curtir praia (claro que excessões podem ocorrer… E rolar um “friozinho” de vez em quando).

Li que a melhor época para ir é de dezembro a junho. Dizem que nos meses de junho, julho e agosto costumam ter temperaturas altíssimas, e um calor insuportável (na boa… Nessa praia maravilhosa, eu achei beeeem suportável!!!).

Já fui em fevereiro e em junho, e só pegamos dias lindos! 🙂 Porém… No dia que chegamos e aconteceu isso [por alguns minutos]:

VARADERO CUBA MELIA LAS AMERICAS TEMPESTADE
Uau… O ensaio para tempestade!

Mas era lindo mesmo assim, né?!

Engraçado que NÃO choveu e em menos de 1h o tempo abriu completamente. Foi quando tiramos essas fotos:

VARADERO CUBA MELIA LAS AMERICAS

VARADERO CUBA MELIA LAS AMERICAS

VARADERO CUBA MELIA LAS AMERICAS POR DO SOL SUNSET
E esse por do sol?! ♥

Evite ir de julho a novembro, que é a “temporada de furacões no Caribe”. O turismo ocorre normalmente nessas datas, mas em muitos anos, os furacões chegam sim na ilha e causam um belo estrago.

///

Veja no mapa abaixo a localização de todos os hotéis, restaurantes, atividades, estradas, aeroportos e outros pontos de interesse citados neste post:

E aí, que tal Varadero?? Um paraíso na terra, né?! Pra descansar 100% e renovar as energias! 🙂

turquesometro-varadero---mar-azul-turquesa-cuba

///

Não deixe de ler também o post sobre Havana clicando aqui e conheça os dois lugares na mesma viagem. E aqui há um monte de dicas de hotéis e restaurantes em Cuba.

Obrigada pela visita!
Beijos, Lala
(siga minhas viagem em tempo real pelo insta: @lalarebelo
e curta minha página no facebook Lala Rebelo Travel Blog)

roteiros personalizados viagem lala rebelo

 

↑ Volver al inicio del post

Comentários