Listas

5 destinos para conhecer na América Central

Apesar de ser uma região tão próxima do Brasil (e com fácil acesso – vôos diretos ou com apenas uma conexão), mais barata do que muito lugar por aí e TÃO interessante (cheia de belezas naturais e história), seus países não são muito visitados pelos brasileiros. Mas motivos para conhecê-los não faltam.

Selecionei 5 destinos para você visitar na América Central e porquê:

Conhecido mundo afora apenas pelo seu Canal (que, de fato, é fantástico), pelas compras e pelo turismo de negócios, o Panamá é muuuito mais do que isso. O que esperar de um país estreito bordeado por DOIS oceanos? Claro, muitas praias com fácil acesso! E várias delas praticamente desertas e selvagens. Já ouviu falar no Arquipélago de San Blas? É um dos meus lugares favoritos do mundo (contei mais de San Blas aqui). Imagine 365 ilhas pequenininhas com areia branca e água azul turquesa… E há ainda outras praias lindas como Isla Contadora, Bocas del Toro, Pedasí, Portobelo e Coiba.

Panamá é um destino completo, pois existe também um fator histórico muito forte (visite o Casco Viejo, uma zona colonial belíssima) e uma capital super moderna e cosmopolita. A paisagem da cidade é marcada pelos edifícios arranha-céus com mais de 60 andares.

A Cidade do Panamá vista do Panaviera Pool Bar | foto: Lala Rebelo
Salardup – Arquipélago de San Blas, ou Kuna Yala – Panamá | foto: Lala Rebelo

[ONDE FICAR?]
Cidade do Panamá:
 Hard Rock Hotel Panama Megapolis [ler dicas aqui]
San Blas: Veleiros da Sailing Life Experience [ler dicas aqui]
Isla Contadora: Mar y Oro [ler dicas aqui]
Bocas del Toro: Hotel Bocas Town [ler dicas aqui]
Pedasí: Playa Venao Hotel Resort [ler dicas aqui]
Portobelo: El Otro Lado [ler dicas aqui]
Coiba/Santa Catalina: Hotel Santa Catalina

>>> Leia aqui todas as dicas do Panamá.

Pura vida! A Costa Rica é mesmo tudo o que diz o seu slogan, e mais um pouco. Que país verde, natural, consciente… As praias mais famosas e de fácil acesso ficam do lado do Pacífico. Têm uma beleza diferente, com jeito de “perdidos na selva”, com areia mais escura e muita vegetação. Um destino perfeito para curtir praias lindas, se hospedando em hotéis boutique (visite Uvita), ver vulcões de perto (conheça La Fortuna – Vulcão Arenal) e para se encantar com a flora e a fauna local. O bicho-preguiça é símbolo do país e você verá vários deles.

Hotel Oxygen Jungle Villas em Uvita, Costa Rica | foto: Lala Rebelo
Vulcão Arenal, em La Fortuna – Costa Rica | foto: divulgação

[ONDE FICAR?]
Uvita (praias):
 Oxygen Jungle Villas [ler dicas aqui]
La Fortuna (Vulcão Arenal): Nayara Hotel Spa & Gardens [ler dicas aqui]

>>> Leia aqui todas as dicas da Costa Rica.

A Guatemala faz fronteira com o México e guarda uma cultura Maya riquíssima. Um daqueles destinos para mergulhar com tudo na história, se encantar pelo seu povo simpático, conhecer ruínas e sítios arqueológicos intocados e se apaixonar pelas belezas naturais, seja visitando um dos seus muitos vulcões (vários ainda ativos) ou descansando nas margens de um lago paradisíaco. Recomendo visitar Antigua (cidade histórica próxima da capital, localizada no meio de 3 vulcões), Lago de Atitlán e Tikal.

Piscina privativa da vila do hotel Casa Palopó – Lago de Atitlán – Guatemala | foto: divulgação
Pelas ruas da cidade histórica de Antigua Guatemala | foto: divulgação

[ONDE FICAR?]
Antigua: El Convento Boutique Hotel
Lago de Atitlán: Casa Palopó
Tikal/Flores: Las Lagunas Boutique Hotel

Esse país vem despertando aos poucos o interesse dos brasileiros que buscam paisagens mais preservadas e riqueza cultural. Um lugar para sair do óbvio, sabe? E se surpreender. A Nicarágua foi sempre conhecida pelas praias de surf, mas, claramente, o destino vai além disso. Hotéis de luxo vêm surgindo na Costa Esmeralda (Oceano Pacífico) e prometendo experiências completas de praia + vulcão (tem até “esqui-bunda” em vulcão – dá pra acreditar?). Visite também a Isla Ometepe (dois vulcões, Volcán Concepción e Volcán Maderas, que ficam no meio de um lago imenso). Do lado do Mar do Caribe as Corn Islands (ou Islas Maíz) chamam a atenção pela tranquilidade e visual com águas cristalinas e areia branca. 

Vista aérea do Mukul Resort, na Nicarágua | foto: divulgação
Totoco Eco-Lodge no Vulcão Maderas, na Nicarágua | foto: divulgação

[ONDE FICAR?]
Costa Esmeralda/Guacalito de La Isla: 
Mukul Resort
Corn Islands: Yemaya Island Hideaway & Spa
Isla Ometepe (Volcán Concepción e Volcán Maderas): Totoco Eco-Lodge

De todos os países da América Central, esse é o único que não fala espanhol e sim inglês. Antiga colônia britânica, Belize, banhada pelo Mar do Caribe, é pura praia azul turquesa, vida marinha abundante e história interessante, com vários sítios arqueológicos maias preservados. Visite San Pedro na ilha Ambergris Caye para praias lindas, Placencia para ver tubarões-baleia e o Blue Hole para fazer o melhor mergulho da sua vida (mas não deixe de sobrevoá-lo também).

Blue Hole – Belize | foto: divulgação
Praia do hotel Victoria House, em San Pedro, Belize | foto: divulgação

[ONDE FICAR?]
Ambergris Caye/San Pedro:
Victoria House
Placencia: Naïa Resort and Spa

[COMO CHEGAR?]

Para chegar a todos os países da América Central, voe COPA AIRLINES. A cia aérea tem vôos diretos para o Panamá saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre e Manaus. Para ir aos outros destinos citados (Costa Rica, Guatemala, Nicarágua e Belize) basta fazer uma rápida conexão no Panamá. Nessas conexões não é preciso fazer imigração nem retirar/despachar mala novamente. No Brasil mesmo suas malas já serão etiquetadas ao destino final.

A Copa Airlines também tem dezenas de vôos via Panamá para as ilhas do Caribe, países da América do Norte e da América do Sul.

Obrigada pela visita!
Beijos, Lala

Siga @lalarebelo no instagram e curta nossa página /lalarebelotravelblog no facebook.

Comentários