Hotel Review

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge – Tanzânia

O mais fabuloso que um safári pode ser

“Antecipar as necessidades e desejos”. Isso é o que melhor resume minha experiência no &Beyond Ngorongoro Crater Lodge. Chegou de um safári cansado? Sua banheira estará cheia de água quentinha esperando por você. Choveu e o passeio ficou um pouco lamacento? Galochas estarão à disposição. Tem um vôo na hora do almoço? Claro que o almoço estará preparado em uma sacolinha pra você levar. Voltou do jantar com frio? A lareira do quarto estará acesa, assim como o cobertor elétrico da sua cama ligado. E por aí vai. São detalhes e mais detalhes que me deixaram fascinada.

E ainda tem mais! O lodge é LINDO (muito mais do que nas fotos), com uma decoração bem diferente, cheia de luxo e rusticidade ao mesmo tempo, e está localizado em um dos lugares mais fabulosos do planeta Terra: nas bordas da Cratera de Ngorongoro, na Tanzânia, literalmente encaixado em suas “paredes”. E a vista já dá para imaginar, né? Bem UAU.

Um hotel que traduz com perfeição o que é fazer um safári com todo o conforto possível.

O colorido dos animais na Cratera de Ngorongoro
Na varanda do nosso quarto no North Camp, com vista para a Cratera
Amanhecer na Cratera de Ngorongoro

*** Clique aqui para ler todas as dicas da Cratera de Ngorongoro – um guia completo com melhor época para ir, como chegar (vôos e transfers) e outras informações práticas. ***

O &Beyond Ngorongoro Crater Lodge, construído em 1995, é o hotel mais luxuoso de Ngorongoro e, provavelmente, um dos mais opulentos da África oriental. São 30 quartos, organizados em três camps distintos (North, South e Tree), que funcionam de maneira independente, criando uma sensação ainda maior de privacidade. O lodge é all inclusive e “all” aqui significa TUDO mesmo. Refeições, bebidas (alcóolicas e não-alcóolicas), mini-bar, safáris e até mesmo serviço de lavanderia.

Cada quarto tem seu próprio mordomo, que está 24/7 à disposição. Mas não pense que é aquele tipo de serviço exagerado. Tudo é muito sutil e o mordomo aparece nos momentos que você mais precisa, pronto para surpreender (por exemplo, estar de pé na porta do lodge, esperando sua volta do safári, com uma bandeja e sua bebida favorita pronta). Um serviço de alto nível, totalmente personalizado.

Chegamos do safári e a banheira estava assim, a nossa espera

O lodge fica a 2.200m acima do nível do mar, na borda da Cratera de Ngorongoro, no norte da Tanzânia, local que foi formado há aproximadamente 2.5 milhões de anos. No passado, um vulcão altíssimo que, ao entrar em erupção, criou o que vemos hoje: uma planície com 260km2 (a Cratera tem 19km de diâmetro), cercada por “paredes” de 500m de altura (no topo de uma delas está o &Beyond Ngorongoro Crater Lodge). Dentro da Cratera, milhares e milhares de bichos (leões, búfalos, hipopótamos, elefantes, zebras, gnus, hienas e muitos outros). E fora também há muitos animais.

Como era a paisagem há 2.5 milhões de anos e agora

O lodge não está cercado, então não há nenhuma barreira física que impeça os animais de estarem nos “jardins” do hotel (vimos búfalos da janela do quarto! Sensacional). Mas é terminantemente proibido andar pelo lodge a noite sem escolta. Mas basta ligar que a escolta aparece em poucos segundos.

A área do lodge também está rodeada de vilarejos Maasai (são cerca de 60.000 deles vivendo na Área de Conservação de Ngorongoro – fora da Cratera). Uma ótima oportunidade para conhecer de perto esse povo.

Conhecendo um vilarejo Maasai

O melhor jeito de chegar é de avião, voando para o Manyara Airstrip (voamos de Coastal Aviation). De Manyara até Ngorongoro são cerca de 2h de carro. O &Beyond possui serviço de pick-up no aeroporto que, de novo, vai além das expectativas. O motorista/guia que está te esperando já tem uma mesinha montada com lanches e bebidas.

Airport pick-up do &Beyond, com petiscos e bebidas

Clique aqui e veja todos os detalhes de como chegar na Cratera de Ngorongoro.

Estou de acordo com a definição que a própria &Beyond dá para o estilo de decoração desse lodge: onde Versailles encontra o Maasai. E é exatamente isso. Contrastes dramáticos permeiam todos os ambientes: tetos de palha (feitos artesanalmente com folhas de bananeira) e madeiras rústicas misturados com candelabros de cristal, espelhos em molduras opulentas, tapetes persas e tecidos de seda e veludo revestindo sofás e almofadas. Um lodge extremamente luxuoso mas completamente integrado à natureza e à cultura local.

Exterior dos quartos do andBeyond Ngorongoro Crater Lodge – bem rústicos e com referências à cultura Maasai
Área comum do North Camp – decoração cheia de opulência

O lodge está dividido em 3 camps, que funcionam de maneira independente e contam com suas próprias facilidades (restaurante, bar, funcionários…). O North Camp e o South Camp possuem 12 quartos cada e o Tree Camp conta com apenas 6 quartos. Hospedei-me no North Camp. Não conheci outros quartos além do meu mas, de acordo com o manager, são todos muito parecidos em questão de layout e decoração. O que muda é apenas a sua disposição dentro do lodge. O North é o que fica mais atrás, South no meio e o Tree lá embaixo, na pontinha. Todos tem vistas lindas da Cratera.

O quarto é muito espaçoso, com cama king-size, lareira e um banheiro enorme, com duas pias, penteadeira, ducha e uma banheira super charmosa, posicionada de frente para um janelão com vista da Cratera. Ambientes com muita iluminação natural, criada por janelas que vão do chão ao teto, com acesso a uma varanda privativa. Lugar gostoso para tomar um vinho ou uma cerveja local e ler um livro (ou fotografar a Cratera – o que não paramos de fazer por lá).

Come-se muito bem no hotel. No primeiro dia, tomamos café da manhã e almoçamos durante o safári. Como queríamos começar cedo e ficar bastante tempo para conseguir ver TUDO em apenas uma descida à Cratera, essa foi a solução. Eles se encarregam de levar os alimentos, bebidas, cadeiras e montam a mesinha em um lugar especial. No café, tivemos pães, bolos, frutas, ovos e empanadas de linguiça e no almoço tivemos carne, couscous e pães (além de bebidas quentes e frias). Em caso de qualquer restrição alimentar, basta dizer. Absolutamente tudo pode ser adaptado.

Café da manhã na Cratera – olha quem veio também! Fofo.
Esse foi o lugar que o guia escolheu para nosso café da manhã!
Almoço na Cratera, durante o safári.

As refeições no restaurante do lodge são à la carte. No menu, opções internacionais e também pratos típicos swahili. Estava tudo delicioso. Dizem que você pode comer onde quiser, quando quiser e o que quiser, ou seja, super flexível. O restaurante, assim como o bar e o restante do lodge, são bem elegantes (mas não existe dress code, pode ir como se sentir mais confortável). Cada butler atende seus respectivos hóspedes, tudo bem exclusivo.

Restaurante do North Camp no &Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Café da manhã
Pratos à la carte no café da manhã – french toast especial do chef

Um dos deliciosos pratos do jantar no lodge

Cabe dizer novamente que todas as refeições (inclusive bebidas alcóolicas) estão incluídas nos valores das diárias.

Na suíte:

  • Roupões e pantufas macias.
  • Penteadeira com secador (forte – nem precisei usar o meu).
  • Turndown service.
  • Lareira e cobertor elétrico (que estarão acesos/ligados quando você chegar).
  • “Gym in a basket” – uma cesta com itens de academia, como colchonete e pesos.
  • Galochas.
  • Caixa com guloseimas (chocolates e outros doces).
  • Mini-bar completo, com bebidas alcóolicas e não-alcóolicas.
  • Cofre.
  • Aménities (shampoo, condicionador, creme hidratante, sabonete líquido, sais de banho, óleo corporal e sabão para roupas delicadas) de marca própria &Beyond (African Touch) – excelente qualidade, biodegradáveis e não testados em animais.
  • Tratamentos de Spa realizados dentro da suíte (custo adicional).

No lodge como um todo:

  • Serviço de mordomo.
  • Lojinha com vários souvenirs lindos.
  • Lavanderia (sem custo adicional – o que é perfeito, já que as cias aéreas locais não permitem levar muita bagagem).
  • Guia de safári qualificado.
  • Carros de safári em excelentes condições, com mantinhas em cima dos bancos para os hóspedes não sentirem frio durante o passeio.
  • Internet wifi nos quartos e nas áreas comuns (o sinal não é tão forte, o que é super compreensível se levarmos em consideração a localização do hotel).
  • Livrinhos com informação da área e dos animais, colocados no quarto e nos bancos dos carros de game drive, com lápis e espaço para anotações.
  • Comprometimento com a terra, com a vida selvagem e com as comunidades locais. Tentam minimizar ao máximo o impacto, mas sem comprometer a experiência do hóspede. Ao ficar no lodge, o hóspede já está ajudando imensamente a diversas iniciativas, mas é possível se envolver ainda mais. Leia um pouquinho sobre a organização sem fins lucrativos Africa Foundation.
É assim que as roupas chegam da lavanderia. Que delicadeza!
Mantinhas nos carros de safári
Livrinhos com informações da área e dos animais nos carros

  • Safári dentro da Cratera de Ngorongoro

Os carros da &Beyond são espaçosos (é até possível circular dentro deles e ficar de pé) e são fechados, apenas com janelas de vidros e tetos que abrem (assim como todos que circulam na Cratera – obrigatório). Mantinhas para os hóspedes ficam sobre os bancos, afinal, faz frio de manhã cedo. Não há trackers nos carros (aquela pessoa que fica sentada na frente, a procura dos animais) e não há a menor necessidade disso, já que a quantidade de bichos é absurda. O caminho lodge-Cratera leva em torno de 40 minutos, mas no caminho já é possível avistar muitos animais, como búfalos e girafas.

Oficialmente o lodge realiza dois game drives (safáris) por dia (6h às 14h ou 15h às 18h), mas você pode conversar com seu guia para adaptar o horário. Os passeios não são privados e é importante que todos estejam de acordo. Há opções de passeios privados, mas é preciso pagar uma quantia extra.

Na noite anterior, nosso guia Killian veio até nós durante o jantar para planejar o dia seguinte. Fizemos apenas um dia de safári, porém bem longo. Partimos do lodge às 6:30 da manhã e voltamos apenas às 15h. Foi perfeito… Vimos tudo o que tinha para ser visto e em nenhum momento a atividade se torna cansativa, já que a quantidade de animais é infinita! Sempre há algo interessante à vista.

Aliás, o Killian (guia/ranger) era um fenômeno. Pessoa extremamente agradável, simpática, dono de um conhecimento gigantesco a respeito da Cratera e dos animais e atento a cada detalhe.

Tomamos café da manhã e almoçamos lá embaixo. O &Beyond organiza tudo. Já leva tudo dentro do carro: mesinha, talheres, pratos, comidas, bebidas… E se tiver alguma restrição alimentar, só avisar previamente que eles se adequam. Fato importante: há banheiros espalhados (e escondidinhos) na Cratera. Normalmente os guias fazem as paradas para lanche nesses locais.

Crianças acima de 12 anos são bem-vindas para participar dos safáris. Crianças de 6 a 11 anos de idade precisam da autorização do gerente do lodge para poder ir.

  • Visita a um vilarejo Maasai

Pertinho do lodge há vários vilarejos Maasai. Pedimos pro nosso guia nos levar a um e foi uma experiência super interessante. Incrível poder conhecer de perto uma cultura tão diferente da nossa. O povo Maasai habita o norte da Tanzânia e há de 60.000 deles na Área de Conservação de Ngorongoro. Vivem de pastoreio. Os homens são conhecidos por seus altíssimos pulos (um estilo de dança) e as mulheres usam gigantescos colares no pescoço, que têm significados importantes (saiba mais aqui). As mulheres cantam e dançam sacudindo seus colares gigantes com movimentos de clavícula e ombro. As roupas, em cores fortes como vermelho e azul, são como cobertores amarrados no corpo, bem diferente também. Trata-se de uma cultura nômade. Seu povo vive em casas feitas com terra, bambu e estrume de vaca.

O chão do vilarejo que visitamos era puro lama. Importante utilizar as galochas que estão à disposição no seu quarto!

As mulheres da tribo Maasai com seus colares enormes

Um vilarejo Maasai no caminho do lodge para a Cratera

O lodge também organiza outras atividades como walking safaris e visitas ao Olduvai Gorge, um dos sítios paleo-antropológicos mais importantes do mundo.

Nosso guia/ranger Killian

O serviço atento à cada detalhe e sempre disposto a surpreender. A localização do lodge, praticamente encaixado nas bordas da Cratera, também é algo surreal.

Entre as pouquíssimas opções de hospedagem que há na Cratera de Ngorongoro, com certeza esta é a melhor e mais luxuosa de todas. Não só pelo lodge em si mas pelo serviço de game drives impecável que oferece.

Assista no vídeo abaixo a um resumo da minha experiência no &Beyond Ngorongoro Crater Lodge:

Clique aqui para ler um post com dicas gerais sobre o destino.

Para reservar sua estadia no andBeyond Ngorongoro Crater Lodge, escreva para simplysafari@andbeyond.com ou entre em contato por meio do site. A andBeyond possui mais de 30 propriedades (entre super hotéis e acampamentos de luxo) e é especialista em safáris. Conheça aqui os outros destinos.

Leia os outros posts da minha viagem pela Tanzânia:

Beijos,
Lala Rebelo

Minhas experiências de viagem são mostradas ao vivo pelo instagram @lalarebelo. Todos os vídeos gravados durante minha estadia e postados no Snapchat e no Instagram Stories estão no meu canal do Youtube /lalarebelo. Inscreva-se!! Clique para assistir: Dia 1 /// Dia 2.

Comentários