Viagem África

Vôos dentro da Tanzânia – Coastal Aviation

Como chegar nos destinos mais remotos de praia e safári

Acabei de voltar de uma viagem inesquecível pela Tanzânia, com dias maravilhosos de praia em Zanzibar e dias de safári “selvagem” no norte do país (Cratera de Ngorongoro e Serengeti). Foram 8 dias intensos, passando por paisagens, culturas e atividades completamente diferentes, em um país com dimensões bem grandes (quase do tamanho do estado do Pará).

Como o país não tem uma infraestrutura de estradas bem construída (além de Zanzibar ser uma ilha a 30km do continente), a logística era um desafio para otimizar meu tempo e aproveitar ao máximo cada um dos destinos. Só que era muito difícil conseguir informação na internet, já que os principais sites de busca de vôos não tinham todas as companhias aéreas e as rotas eram bastante complicadas.

Depois de muita pesquisa, descobri a Coastal Aviation, que não só conseguia chegar diretamente nos destinos que eu precisava (bem remotos), mas também prestava um serviço de excelente qualidade. Pilotos competentes e simpáticos, aeronaves em excelentes condições e muito pontual.

Rotas da Coastal Aviation

A Tanzânia tem três aeroportos principais e internacionais (Dar es Salaam, Zanzibar e Kilimanjaro), porém não são todos os hotéis que ficam perto deles. Muitos dos lodges são acessados pelas chamadas airstrips que, como o nome diz, são “faixas” estreitas com pouquíssima estrutura (algumas de terra). É só a pista de pouso mesmo, no meio do safári, uma experiência única que acabou se mostrando super prática e segura.

Muita gente acompanhou minha viagem pelo instagram stories (@lalarebelo) e recebi centenas de perguntas (aliás, os stories estão todos publicados aqui – aproveite e curta meu canal!!). Por isso, resolvi fazer esse post para esclarecer as principais dúvidas que chegaram:

  • Como são os aviões?

Eu fiz 4 vôos diferentes, em dois tipos de avião: um monomotor pequeno para até 13 pessoas que é menor e voa um pouco mais baixo (Grand Caravan – Cessna C208B) e um segundo, que eles chamam de First Class, que é um pouco maior (9 pessoas bem acomodadas, com espaço) e parece um jatinho, com cabine pressurizada e tudo (PC12 Eagle – Eagle). Bem mais luxuoso! Os vôos first class geralmente são mais caros, mas permitem levar mais bagagem e fazem rotas mais diretas. A aeronave também é mais confortável.

Confesso que no primeiro vôo eu fiquei um pouco apreensiva, nunca tinha voado em um avião tão pequeno e íamos fazer algumas escalas… Mas depois da segunda escala, a apreensão virou empolgação e consegui aproveitar a paisagem lá de cima. Vi a Cratera de Ngorongoro, o monte Kilimanjaro (o mais alto da África) e até alguns bichos de safári.

Ainda há um terceiro tipo de aeronave, bem pequena mesmo, que é a Stationair (Cessna C206), para apenas 5 pessoas, mas não experimentei.

A aeronave comum da Coastal – Grand Caravan/Cessna C208B
Nesse avião, voamos de Zanzibar a Manyara (Ngorongoro) com 5 escalas
Essa é a aeronave da Coastal que faz os vôos FIRST CLASS
Dentro da aeronave que opera os vôos FIRST CLASS
  • Quanto pode levar de bagagem?

O limite da empresa são 15kg, e pedem para levar malas flexíveis, porque vai literalmente “encaixado” no bagageiro do avião. Nós levamos mala de mão tipo sacola para a viagem toda (uma façanha!), com menos de 10kg cada uma. Também tínhamos uma mochila cada um, que levamos a bordo sem problemas. Confira no site da empresa antes de ir. Pagando um adicional, é possível comprar uma passagem XL e levar até 30kg.

  • Em quais aeroportos posso pousar?

Nós paramos em alguns deles: Zanzibar, Arusha, Lake Manyara, Ndutu e Dar Es Salaam. A Coastal Aviation tem itinerários fixos, que podem ser levemente alterados caso não haja demanda por algum aeroporto específico.

Também trabalham com vôos charters diretos, a um custo mais elevado, e os vôos First Class, em um avião maior e geralmente sem escalas. Os itinerários estão bem detalhados no site da empresa, são mais de 35 aeroportos/airstrips atendidos, inclusive alguns em países vizinhos da Tanzânia.

  • É confiável?

SIM! Nos 4 vôos que pegamos, não tivemos nenhum atraso. Inclusive, o último vôo que pegamos era o começo da nossa jornada de volta (Serengeti-Ndutu, Dar es Salaam, Joanesburgo, São Paulo, Panamá – ufa!!) e estávamos com medo de atrasar para a conexão em Dar es Salaam. Chegou 15 minutos antes do previsto.

Também me senti segura. Voamos em dias lindos mas pegamos uma chuva forte também, e o avião continuou firme! 🙂 Na verdade, balançou menos do que muito avião grande por aí. rsrs.

O Monte Kilimanjaro visto da aeronave da Coastal Aviation – nós fizemos escala lá no vôo de Zanzibar para Manyara (Ngorongoro) | foto: divulgação
  • Qual o custo?

Depende do vôo, obviamente, mas por exemplo nosso vôo de Zanzibar para Lake Manyara, onde está a Cratera de Ngorongoro, custou 310 dólares por pessoa. Não é barato, mas economiza um tempo precioso de transporte.

  • Nossas rotas

Gostei muito de ter feito esse itinerário de um jeito mais rápido, afinal, queria mesmo é curtir os meus destinos ao máximo! Para quem quiser, o site da Coastal Aviation é www.coastal.co.tz.

*Para quem chega de Coastal no aeroporto de Dar Es Salaam (terminal doméstico) e precisa pegar vôo no terminal internacional, a empresa oferece shuttle gratuito de um terminal ao outro.

Todos os vídeos que gravei no Instagram Stories e no Snapchat durante a viagem estão no meu canal no Youtube (youtube.com/lalarebelo).

Assista:
vôos de Zanzibar a Lake Manyara (Ngorongoro)
vôo de Serengeti-Ndutu a Dar Es Salaam

Leia os outros posts da minha viagem pela Tanzânia:

[ Post com dicas de vôos internos / domésticos na Tanzânia e outros países africanos – como ir de um destino ao outro, como chegar na Cratera de Ngorongoro e outros destinos de safári remotos, como Serengeti e Lake Manyara, e destinos de praia como Zanzibar e Pemba Island. Review da empresa Coastal Aviation. Qual a política de bagagem – tamanho e peso de mala, segurança nos vôos, pontualidade e muito mais ]

Comentários